O Plano Duvidoso que Liberou MOSQUITOS TRANSGÊNICOS

228.99k views2127 WordsCopy TextShare
Olá, Ciência!
O que é o mosquito transgênico? Como mosquitos transgênicos podem auxiliar na diminuição dos casos d...
Video Transcript:
No vídeo de hoje eu vou te contar tudo  sobre os mosquitos transgênicos da dengue que foram liberados em várias cidades. Será que eles são eficazes para combater a dengue  ou estamos na verdade criando super mosquitos resistentes a inseticidas? Ou pior: alterando o meio ambiente  de uma forma imprevisível?
Será que eles foram os responsáveis  por essa epidemia de dengue? Transgênico, é um organismo que teve  o seu DNA alterado em laboratório, normalmente para que ele tenha  alguma característica especial. Por exemplo, soja transgênica  resistente a pragas, bactérias geneticamente modificadas para produzir insulina.
No caso do mosquito da dengue transgênico, o  objetivo é criar um mosquito capaz de dizimar… a própria população de mosquitos. Assim, dengue, zika e  chikungunya não existiriam mais. Parece uma estratégia bem estranha, né?
Mas a história do que  aconteceu em Juazeiro na Bahia, vai nos mostrar do que essa tecnologia é capaz e se faz sentido liberar mosquitos  geneticamente modificados por aí. 2010. Como a maioria das cidades do Brasil, Juazeiro já naquela época sofria com  o alto número de casos de dengue.
Mas dessa vez, tinha uma novidade. A primeira geração de mosquitos transgênicos da empresa britânica Oxitec seria  liberada em uma área da cidade. Os mosquitos tinham 2 genes extras e por isso, eram diferentes dos mosquitos da  dengue que a gente encontra por aí.
O primeiro é um gene que faz o mosquito brilhar  no escuro quando iluminado com luz negra. Ele permite que os cientistas identifiquem o  mosquito transgênico no ambiente e em laboratório. Mas é o segundo gene a verdadeira cereja do  bolo, o que faz esse mosquito tão especial.
Ele é um gene que é transmitido pelos  mosquitos machos para os filhos, quando eles acasalam com a fêmea na natureza. E pasmem, é um gene letal. A maioria das larvas "filhas" que nascerem com esse gene vão morrer antes  de virarem um mosquito adulto.
As poucas que conseguem, vivem muito pouco,  porque o gene letal continua atuando. É assim que a tecnologia de mosquito transgênico  pode reduzir a população de mosquitos. E como os mosquitos liberados  são machos que não picam, afinal quem pica e transmite dengue é a fêmea, não tem tanto problema liberar  machos transgênicos por aí.
Mas essa tecnologia só funciona  porque durante a produção dos mosquitos transgênicos em laboratório, eles são tratados com tetraciclina, um antídoto que impede o gene letal  de fazer mal pra eles por um tempo. Dessa forma, eles conseguem sobreviver por alguns  dias em laboratório, ser liberados, acasalar e passar o gene letal adiante. Mas atenção, pessoal.
Essa tecnologia de mosquito transgênico é  totalmente diferente do mosquito com Wolbachia, que muita gente também chama  erroneamente de mosquito transgênico. Como eu expliquei nesse vídeo aqui, os mosquitos da dengue são infectados  em laboratório com uma bactéria, a Wolbachia. Essa bactéria compete com os vírus dengue,  zika e chikungunya dentro do mosquito, e impede os vírus de se multiplicarem nele.
Então no mosquito com Wolbachia,  não tem manipulação genética. Já o mosquito transgênico  que eu expliquei para vocês, é modificado em laboratório  para ser uma verdadeira bomba atômica para a população de mosquitos  selvagens, acabando com ela em alguns meses. E foi assim que aconteceu em Juazeiro.
Ao longo de um ano, essa primeira geração de  mosquitos, chamada carinhosamente de Aedes do Bem, reduziu em até 95% a população de mosquito da  dengue nos bairros em que eles foram liberados em comparação com as áreas que  não tiveram mosquitos liberados. Mas o mosquito transgênico,  como vocês devem imaginar, sempre foi cercado de muita controvérsia. Será que liberar mosquitos transgênicos por aí é, de fato, uma estratégia eficaz  e segura, livre de riscos?
Antes de te responder essa pergunta,  eu preciso te falar de uma novidade. Estamos passando pela maior epidemia de  dengue da história e nesse período complicado, precisamos nos proteger com aquilo que tem  eficácia comprovada. Pois olha isso aqui.
A Insider, nossa parceira aqui no canal, pessoal, lançou a famosa Tech T-Shirt  agora com acabamento repelente. E você pode estar se perguntando, poxa, para  quê eu vou comprar uma camisa com repelente? Não é mais fácil eu simplesmente usar repelente?
Pois então, você sabia que o mosquito  da dengue pica através da roupa? E que uma das maiores razões para a  redução da efetividade do repelente é você esquecer de passar por cima da roupa? Com a Tech T-Shirt você GARANTE que as  áreas cobertas vão estar protegidas… e se for a de manga comprida melhor ainda.
A Tech T-Shirt Mosquito Repeller vem com  todas as qualidades de uma Tech T-shirt. Ela é antiodor, desamassa no corpo e super gostosa  de usar e ainda vem com essa tecnologia repelente que evita 90% do contato com mosquitos e que, inclusive, já é usada em vestimentas  militares há muito tempo pessoal. Entre no site da descrição ou no QR Code e use  o cupom OLACIENCIA12 para ter 12% de desconto e se proteger da dengue enquanto  você veste o conforto da Insider.
Mas falando em se proteger da dengue, será que o mosquito transgênico é  mesmo uma solução ou um problema? É normal desconfiar de tecnologias novas, ainda  mais de um mosquito geneticamente modificado que vai ser liberado no ambiente. E se o mosquito transgênico sobreviver e aumentar  a população de mosquitos ao invés de reduzir?
Será que ele também não vai se tornar resistente  aos inseticidas e virar um super mosquito? Todos esses questionamentos são super  válidos e como qualquer tecnologia nova, sempre surgem novos riscos  que precisam ser avaliados. Mas a verdade, pessoal, é que  os mosquitos transgênicos são até mais frágeis do que os mosquitos "normais".
Um mosquito Aedes vive de 20 a 30 dias, o  macho transgênico vive no máximo 4 dias. Isso por conta do gene letal. O mosquito foi tratado com a  tetraciclina em laboratório para ele ser resistente a  esse gene por alguns dias.
Mas o efeito dela logo passa, e o gene letal  atua, matando o mosquito que foi liberado. E como na natureza não tem  tanta tetraciclina assim, a maioria das larvas que  nascem nesses cruzamentos aí elas acabam morrendo. Mesmo nos ambientes mais contaminados com  tetraciclina, como esgotos e criação de gado, a concentração dela é pelo menos 700  vezes menor do que a usada em laboratório.
Por isso, o mosquito transgênico dura tão  pouco tempo no ambiente depois de liberado. Os mosquitos transgênicos também são  muito mais sensíveis a inseticidas do que os mosquitos que já circulam por aí. Os cientistas selecionaram linhagens que  já eram mais sensíveis a inseticidas, justamente para evitar um super mosquito.
Mas ainda existe outra preocupação, que é  a de um possível desequilíbrio ecológico se a gente eliminar todos os Aedes aegypti. Na natureza, eliminar alguma espécie  pode alterar toda a dinâmica. Por exemplo, se você eliminar os sapos de um lago,  as aves predadoras deles podem ficar sem alimento, enquanto os mosquitos que os  sapos comiam podem se proliferar.
Quais as consequências de dizimar  a população de mosquitos da dengue? Bom, de acordo com estudos ambientais, o sumiço do mosquito da dengue não  seria prejudicial ao ecossistema, já que os predadores dele têm várias fontes de  alimento, que são outras espécies de mosquitos. Além disso, foi visto que mesmo depois de anos,  nas áreas que receberam mosquitos transgênicos não houve um aumento da população de um outro  tipo de mosquito da dengue, o Aedes albopictus.
O que é muito bom. Quem é responsável por regulamentar  organismos transgênicos é a Comissão Técnica Nacional  de Biossegurança, a CTNbio. E durante os testes com os mosquitos transgênicos,  ficou claro que essa é uma tecnologia segura, tanto que ela foi aprovada  para comercialização em 2014.
Mas se o mosquito transgênico  dura tão pouco tempo no ambiente, é tão sensível a inseticidas e é  seguro do ponto de vista ambiental, porque diabos falam que criamos  um supermosquito da dengue? Por que dizem que é esse supermosquito  que está por trás das epidemias de dengue? A fonte de toda essa história de supermosquito  é surpreendentemente um estudo científico, publicado em 2019.
O estudo fala que os genes dos mosquitos transgênicos foram transferidos para  os mosquitos da dengue na natureza, até 30 meses depois do início das liberações. E que isso teria produzido um  mosquito híbrido mais robusto. A mídia noticiou isso como  algo perigoso, prejudicial.
Mas é claro! O uso de palavras como “Transferência  genética”, “híbrido robusto” e “30 meses depois” foi um prato cheio para quem gosta  de compartilhar desinformação. Até o Bill Gates, que é um dos patrocinadores da  empresa, foi acusado de estar transferindo genes para contaminar os mosquitos  brasileiros.
Que beleza. Mas acontece, pessoal, que o estudo  repercutiu muito mal na comunidade científica. Os próprios testes da empresa dos transgênicos já tinham visto que cerca de  5% das larvas de mosquitos poderia sobreviver, se tornar adultos, se acasalar e transferir  alguns genes para mosquitos da natureza.
E não tem problema nenhum nisso. As larvas filhas desses cruzamentos  que sobreviverem são muito frágeis e os estudos mostram que uma vez  paralisada a liberação de transgênicos os genes simplesmente desaparecem  do ambiente até 5 meses depois. Ué, mas como então foram encontrados genes  de mosquitos transgênicos 30 meses depois?
Pois é! Na verdade, pessoal, os  autores também não deixaram claro que o experimento de liberação  de transgênicos durou 27 meses. Falar que os mosquitos híbridos robustos  foram encontrados 30 meses depois dá a entender que o gene está se propagando  por muito tempo depois do fim do experimento, sendo que na verdade é só 3 meses depois da  última liberação do mosquito transgênico.
Algo dentro do prazo esperado. Ou seja, não existem mosquitos transgênicos  voando por aí onde não está tendo teste, ao acaso, e muito menos supermosquitos resistentes. Esse estudo é um dos maiores exemplos de  como o exagero em uma publicação científica e a má divulgação podem destruir a reputação  de uma tecnologia que potencialmente funciona.
Tá cada vez mais difícil fazer  divulgação científica no Brasil. Mas mesmo assim, existe um problema na tecnologia de mosquitos transgênicos que  realmente é bastante sério. E eu, particularmente, acredito que seja o motivo dessa tecnologia não ser  adotada até hoje no Brasil.
Então clica no gostei se você tá gostando desse  vídeo completasso sobre mosquito transgênico e você chegou até aqui, porque agora eu vou te  contar o real problema do mosquito transgênico. Na realidade, pessoal, a primeira  geração de mosquitos transgênicos aqueles que foram testados lá em Juazeiro  na Bahia, em Piracicaba, em Jacobina tinha um sério defeito. Se você liberar mosquitos transgênicos só  uma vez ou durante um curto espaço de tempo, mesmo que sejam milhares ou milhões de mosquitos, os machos não vão acasalar  com todas as fêmeas do bairro.
Diferente das fêmeas, os  machos não voam muito longe e por serem transgênicos, eles já vivem pouco. Por isso, uma única liberação de  mosquito transgênico não é suficiente. Para acabar com a população de mosquitos,  é preciso liberar mosquitos várias vezes, por meses ou até anos, até conseguir  pegar todas as fêmeas da cidade.
E mesmo suprimindo 95% da população de  mosquitos, como aconteceu em Juazeiro, o que os testes mostraram é  que você precisa continuar liberando mosquito transgênico aos poucos, agora em quantidades menores, para manter  os mosquitos em baixa, senão eles voltam. Tanto que Piracicaba, Juazeiro e Jacobina não  ficaram livres da epidemia de dengue de 2024. Não significa que a tecnologia é ruim.
Só  significa que pra ela ter uma chance de funcionar ela precisa estar ativa e ter várias liberações  pra que ela consiga prevenir os casos de dengue. Essa necessidade de ter que liberar  mais mosquitos de tempos em tempos aumenta muito o custo da tecnologia e para  a maioria das cidades, ela fica inviável. É por isso que a empresa responsável desenvolveu  uma segunda geração de mosquitos transgênicos.
Segundo eles, os mosquitos Aedes do  Bem lá de 2ª geração geram larvas, em que só os machos sobrevivem. Diferente das primeira geração  que a grande maioria morria. Esses machos podem chegar à fase adulta e voar  por aí, propagando o gene letal a mais fêmeas e diminuindo a quantidade de  mosquitos a serem liberados.
O que é bastante promissor. Mas sinceramente, pessoal, ainda  falta muito teste pra nos dizer se dessa vez a tecnologia é viável economicamente. Na minha opinião, no máximo  o mosquito transgênico vai se somar a outras tecnologias  como a própria Wolbachia, as armadilhas de mosquito adulto  que eu já falei várias vezes aqui e a famigerada vacina da dengue, que eu  expliquei como funciona nesse vídeo aqui.
Me conta aí se eu te ajudei a entender  essa história de mosquito transgênico e compartilha esse vídeo toda vez  que ouvir fake news de supermosquito Um grande abraço, se proteja da  dengue e diga Olá, Ciência! Tchau.
Related Videos
o Perigo Invisível do PLÁSTICO que a Ciência ACABOU DE DESCOBRIR
10:41
o Perigo Invisível do PLÁSTICO que a Ciênc...
Olá, Ciência!
250,124 views
A Farsa MILIONÁRIA da Indústria de SUPLEMENTOS e VITAMINAS
11:01
A Farsa MILIONÁRIA da Indústria de SUPLEME...
Olá, Ciência!
443,782 views
O Dia que as APOSTAS ONLINE se TORNARAM um VÍCIO
11:13
O Dia que as APOSTAS ONLINE se TORNARAM um...
Olá, Ciência!
123,132 views
Qual o MELHOR FILTRO DE ÁGUA para a sua SAÚDE?
10:24
Qual o MELHOR FILTRO DE ÁGUA para a sua SA...
Olá, Ciência!
646,397 views
O Grave Problema do PROTETOR SOLAR que NUNCA TE CONTARAM
11:57
O Grave Problema do PROTETOR SOLAR que NUN...
Olá, Ciência!
316,194 views
Por que a ÁGUA do LAGO não INFILTRA na TERRA? Iberê responde!
22:54
Por que a ÁGUA do LAGO não INFILTRA na TER...
Manual do Mundo
1,439,715 views
As CURIOSAS CAUSAS da RINITE e como REALMENTE TRATAR
10:51
As CURIOSAS CAUSAS da RINITE e como REALME...
Olá, Ciência!
1,928,353 views
Como o seu NOME influencia a sua VIDA
12:59
Como o seu NOME influencia a sua VIDA
Ciência Todo Dia
763,403 views
Esse é o PIOR tipo de lixo que existe
20:08
Esse é o PIOR tipo de lixo que existe
Ciência Todo Dia
605,947 views
BEBÊ RENA: Qual é a DOENÇA da MARTHA segundo a PSICOLOGIA?
11:25
BEBÊ RENA: Qual é a DOENÇA da MARTHA segun...
Olá, Ciência!
100,836 views
Conhecendo os mosquitos Aedes - Transmissores de arbovírus
40:31
Conhecendo os mosquitos Aedes - Transmisso...
SPTI - IOC/Fiocruz
44,973 views
A Verdade sobre ÁGUA COM GÁS: FAZ TÃO MAL ASSIM?
8:49
A Verdade sobre ÁGUA COM GÁS: FAZ TÃO MAL ...
Olá, Ciência!
558,417 views
O PLANO OUSADO do Brasil para ERRADICAR UM CÂNCER
11:11
O PLANO OUSADO do Brasil para ERRADICAR UM...
Olá, Ciência!
107,286 views
O Grave Problema do CORANTE da COCA-COLA
9:15
O Grave Problema do CORANTE da COCA-COLA
Olá, Ciência!
217,847 views
O mundo pode ACABAR em 60 MINUTOS
18:43
O mundo pode ACABAR em 60 MINUTOS
Ciência Todo Dia
1,207,322 views
Por que a ÁGUA ESCURECE as COISAS? Iberê responde!
30:31
Por que a ÁGUA ESCURECE as COISAS? Iberê r...
Manual do Mundo
1,628,683 views
ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA: CURA IMPOSSÍVEL?
10:01
ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA: CURA IMPOSS...
Olá, Ciência!
45,935 views
A Verdade Sobre a DIETA CETOGÊNICA: É TÃO BOA QUANTO DIZEM?
11:02
A Verdade Sobre a DIETA CETOGÊNICA: É TÃO ...
Olá, Ciência!
88,555 views
AZEITE ou ÓLEO: Qual é Mais SAUDÁVEL?
12:58
AZEITE ou ÓLEO: Qual é Mais SAUDÁVEL?
Olá, Ciência!
305,060 views
MOSQUITO DA DENGUE TRANSGÊNICO - Prof. Paulo Jubilut
20:00
MOSQUITO DA DENGUE TRANSGÊNICO - Prof. Pau...
Paulo Jubilut
121,068 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com