e fala galera meu nome é rafael sou professor e artista e hoje nós vamos falar sobre o teatro do oprimido [Música] e criado na década de 70 por augusto boal é um diretor e dramaturgo reconhecido mundialmente o teatro do oprimido ele é um tipo diferente de teatro é um pouco mais moderno quase que contemporânea ele tem como principal objetivo trabalhando na sua estética desenvolver a capacidade tanto do artista né do ator conta do telespectador de perceber o mundo como que nós percebemos e como que nós trabalhamos essa percepção de mundo né o que que nós
recebemos o que nós fazemos com que nós recebemos fica confuso mas beleza dá para ir alguns ball ele vai idealizar isso como uma árvore né para você conseguir imaginar imagina uma árvore tá e no tronco dessa árvore onde a base onde vai segurar todas as ramificações que tem o teatro do oprimido é vai tá ali os jogos teatrais ele disse que os jogos teatrais que a gente vai conversar depois o controle para outro vídeo eu quero trazer aqui para o canal joga este atrás ele vai trazer a o treinamento né ao treinamento xiaomi porque ele
tem dois elementos principais que são as regras e a liberdade né meio contraponto é basicamente isso porque as regras ele traz a relação com a sociedade né com suas leis e costumes ea liberdade criativa é o que que nós conseguimos obedecendo essas leis e costumes o que nós conseguimos desenvolver criativamente e isso ele trata de ver essa parte de liberdade criativa ele trata como a vida em si né como que nós curtimos a vida é muito filosófico muito bonito e aí nós chegamos um pouco nos galhos né porque ele vai ter vários estilos e o
estilo às vezes vai levar o ovo começando pelo teatro imagem né você acha imagem ele é quase que uma mímica por que ele vai dispensar a palavra ele vai tratar tudo a imagética né não só imagem impressa mas também imagem que você consegue criar na sua cabeça ele vai tratar ali trabalhar também com a sua cultura pessoal né a sua carga pessoal e como que você entende aqueles alimentos ele é bem difícil de fazer né porque é muito mais mímica muito mais figurativa ea partir do teatro imagem ele vai ter uma ramificação que ao teatro
jornal teatro jornal ela é bem interessante porque ele vai começar a introduzir a palavra nisso né e não é qualquer palavra é exatamente notícias de jornais aonde ele vai criar um debate e vai tentar trazer uma visão diferente daquela visão analítica né então ele vai 15.000 sai isso e trazer e até provocar uma empatia não tá espectador sobre uma notícia específica sobre alguma corrente saiu no jornal uma revista e ainda nessa vibe a imagem a gente vai ter o arco-íris os desejos que é uma outra ramificação que ele vai trabalhar com que nós temos de
[Música] imaginação né do que seria ideal do que é real né o que nós imaginamos como algo ideal eu que nós imaginamos como algo real assim eu tenho um exemplo que eu sempre sinto na sala de aula que a galera entende rapidão né é para sala de aula funcionar no mundo ideal teria que ser ali por volta de uns 15 20 alunos do máximo para cada professor para aquela sala né eu teria que ser mais ou menos isso professor eu consegui dali a atenção para tudo só que o final temos no mundo real nós temos
uma sala aí que já chega minha sala mesmo já chegou até 55 alunos a lista o arco-íris dos desejos ele vai trabalhar de forma teatral no seu roteiro as suas nos seus debates os seus dias e essa diferença ge é o aquela situação ideal é aquela situação real para que gere esse pensamento né para criar essa essa dissonância e debate em cima do assunto abordado aí por um outro lado nós vamos ter o teatro-fórum o teatro-fórum ele até um pouco divertido porque ele é meio os barbixas sabe nem improviso e você vai ter um roteiro
principal que vai tratar e você pode puxar uma ideia do teatro jornal uma ideia do arco de desejos mas a grande diferença do teatro-fórum aí quando chega o aquela aquele drama que elas são chega no seu whats no seu plot twist né naquela na hora que o thanos rouba as joias do infinito e vai dar a estrada é a gente para a encenação e solta aquela problemática aquela questão o público para conseguir perguntar para o qual seria a melhor solução para que ir aí a grande diferença de teatro-fórum é que o público pode não só
dar sugestões sugestões para o roteiro como ele pode atuar também né então ele vai estar essa ele vai ter essa dinâmica meio que improviso mais para o final né isso gera algumas coisas interessantes coisas que nem os próprios artes atores estão preparados é para isso tem os jogos teatrais vai dar uma base ali de improviso mas não vai ser algo motorizado bonitinho como fala decorado e tudo mais vai ficar uma coisa bem mais fluida bem mais orgânica e bem até às vezes divertido né partindo disso mas tem também temos que ao teatro invisível quer que
eu mais gosto dentro disso porque ele vai trabalhar de forma até atral né sempre de forma teatral com seus roteiros o que é atores mais só que ele vai ter uma temática um foco central em coisas que nós naturalmente ignoramos o que se torna invisível para nós seja ao morador de rua seja a empregada que sais 5 horas da manhã para chegar no trabalho coisas que nós e hoje tá é chamado galera faça carro aqui coisa que nós é naturalmente ignoramos que se torna invisível para a sociedade né são os visíveis e invisíveis e e
aí o teatro ele vai trazer essa aí vai criar sempre este questionamento essa essa parte mais filosóficas e por último e não menos importante você vai ter o teatro legislativo na minha opinião é um dos mais complicados e chatinhos de colocar em prática porque como o próprio nome diz ele vai falar muito mais especificamente em cima dirlei beleza seja de leis que estão em vigor já pela a lei seca seja de leis que estão tramitando no congresso lá no lembro de nenhuma agora ou seja de leis que podem ser realizadas é mas ele vai tirar
esse debate né ele vai pegar aquela aquele projeto de lei vai criar o roteiro em cima trabalhar como um teatro fórum às vezes né de intervenção dos do público para gerar um debate específico em cima daquela lei e uma característica especial desse teatro legislativo é que essa a proposta é que esse teatro você já fez em praça pública seja feito um no teatro isso numa escola gere de fato uma proposta de lei ou um debate em cima da lei que já está sendo propósito e seja encaminhado judicialmente lá para os mês de legislativos tô assim
é uma coisa muito prática do teatro do oprimido é que tudo se transforme em uma ação tudo gera nem que seja um debate para que seja conversar porque tem uma ação prática e isso traz um último elemento a ser destacado sobre teatro do oprimido que é ele sempre vai tratar oi diana do dia a dia né você sempre vai falar de coisas simples da vida ele não vai fazer que nem eu brinquei aqui um teatro sobre a minha falar star wars guerra infinito sobre caramba do tá vindo nome vingadores eu não vai fazer um teatro
sobre vingadores guerra infinita ele vai fazer um teatro sobre que horas ela volta ó paí ó né coisas mais plausíveis coisas mais do cotidiano mais humanos né o que vai trazer um debate muito mais rico porque são coisas práticas do nosso dia a dia então resumindo o trato do primeiro foi criado por augusto boal na década de 70 ele tem uma estética de tratar o cotidiano aonde ele trabalha todas as ramificações teatro imagem teatro jornal arco-íris os exercícios teatro-fórum teatro do invisível e o teatro legislativo isso ele vai trabalhar de forma muito prático para quê
em baixo artístico gere uma ação prática mais uma vez galera isso aqui é de uma forma muito simples eu vou deixar aqui no na descrição no canal alguns artigos o livro do augusto boal que eu utilizei muito para criar conteúdo e se você chegou até aqui nesse nesse vídeo até esse ponto final eu vou te pedir uma ajuda muito especial que é da coxilha se inscrever no canal mandar para pelo menos uma pessoa que a gente tem um objetivo aí chegar a 300 300 inscritos no canal beleza muito obrigado pelo seu tempo tchau tchau [Música]