Abrindo o jogo sobre o dízimo | Rev Hernandes Dias Lopes | IPPTV

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Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Nesta aula, o Rev. Hernandes D. Lopes comenta que há uma enxurrada de comentários tendenciosos e dis...
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e aí é muito bem eu tenho a alegria de compartilhar com você neste momento a preciosa a palavra de deus convido você para abrir sua bíblia comigo no livro de provérbios capítulo 3 nós veremos os versos 9 e o verso 10 oi tá escrito o seguinte honra ao senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda e se encherão fartamente os teus celeiros e transbordarão de vinho e os teus lagares hoje eu quero conversar com você sobre um tema oportuno porém hoje controvertido a doutrina bíblica que está sendo mal compreendida
e distorcida negligenciada e atacada eu quero conversar sobre o seguinte tema abrindo o jogo sobre o dízimo abrindo o jogo sobre o dízimo eu tenho plena consciência de que nenhum tema bíblico hoje recebe mais oposição e ataque frontal de fora e de dentro do que a doutrina do dízimo e a teses de doutorado encontra odísio e a líderes que pregam contra o dízimo e a membros de igreja que se opõem fortemente a prática do dízimo e quando se coloca por exemplo na rede social alguma matéria sobre esse assunto chove de críticas às vezes chamando quem
postou a matéria defendendo a doutrina do dízimo até de heresia eu não quero me furtar e aí nem obtir nem me acovardar diante das críticas a este assunto gostaria então de abrir o jogo e tratar com você de maneira objetiva e clara a luz da escritura a luz da história a luz dos nossos dias sobre este importante assunto e talvez grande parte da oposição a doutrina do dízimo tem a ver com os desvios contemporâneos o e pastores de líderes o que usam essa doutrina e de maneira e muitas vezes a auferir vantagens para si mesmos
o e desta maneira as críticas vêm e colocam todos no mesmo território e eu quero levantar aqui algumas destas desses desvios graves que nós repudiamos e registramos com toda a veemência primeiro e a manipulação de pastores para arrecadar ginger e o ensino bíblico é tão simples e é tão claro nós não precisamos de lançar mão de expedients de esperteza ou torcer a natureza do texto ou fazer aplicações elétricas do texto para impressionar e seduzir as pessoas a contribuição é só ler a bíblia é só expor as escrituras a bíblia poderosa por si mesma para alcançar
o coração das pessoas pouco tempo eu escutava um pregador na televisão e ele faz uma exposição de gênesis 22 acompanhava o seu raciocínio porque ele estava sendo fiel ao registro bíblico da passagem de abraão indo saborear para oferecer o seu filho isaque em sacrifício é mas quando ele termina a sua exposição e vai fazer aplicação ele disse assim assim como o barão sacrificou isaac entregou isaac você precisa sacrificar também o seu isaque e aí entra o problema da aplicação dele se você tem um carro vendo é o carro transfiro dinheiro para igreja se você tem
um apartamento vendo apartamento e deu dinheiro para igreja se você tem uma conta na poupança tiras de dinheiro deposita na conta da igreja e aí percebi que a interpretação ou melhor aplicação do texto não tinha nada a ver com texto e ele está usando o texto como pretexto para tentar seduzir as pessoas de forma equivocada de forma completamente heterodoxa a contribuição cristã não é assim que nós entendemos e nós temos que repudiar esse tipo de aplicação das escrituras o último lugar o segundo erro é lidar com o dízimo ou com uma oferta como a barganha
com deus então eu entro negócio com deus se quem semeia com fartura com abundância ceifara a alma generosa prosperará quem dá o pobre empresta a deus mas me aventurado e dar que receber aí o victor num dizimista ofertante não porque quero glorificar a deus não porque desejo também que servir ao próximo mas é porque eu quero receber mais a motivação é boa a motivação é pura acabou de passar não é santa e isso é barganha seu negócio e como certa feita ouvir na televisão um pregador dizer que se você der um certo o valor você
então receberia cem vezes mais bom então as pessoas são levadas a serem dizimistas ou a ofertarem não porque querem ser fiéis à deus não porque estou em obediência a palavra de deus não porque estragar a glória a deus mas o que eu quero receber mais isso é avareza esse negócio você é barganha se não é o ensino da bíblia nós temos que repudiar essa prática é mais um terceiro lugar muitas pessoas hoje se opõe a doutrina do dízimo por causa da falsa teologia da prosperidade a ideia de que se você é um crente verdadeiro você
nunca vai ter problemas financeiros você nunca vai enfrentar um problema desemprego ou você vai ter que ser necessariamente rico economicamente falando eu equívoco é um equívoco eu vou lidar apenas dois exemplos o primeiro penso comigo o apóstolo pedro apóstolo joão conforme atos 3 versículo 6 os dois líderes da igreja estavam indo para o tempo para oração e lá estava um homem paralítico à porta do templo oi e aquele um pediu uma esmola o e pedro respondeu eu não tenho prata nem ouro mas o que eu tenho isso eu te dou em nome de jesus nazareno
levanta-te e anda mas ele admite que não tem prata nem ouro o grande mito que um homem pobre é porque a riqueza do cristão nem sempre a riqueza material eu não estou lhe dizendo que quando você obedece os preceitos de deus não há benção financeira para sua vida certamente a mais afirmar aqui prosperidade é apenas dinheiro e afirmar que um crente pobre não seja é rico espiritualmente é um equívoco deixa eu lhe dar um segundo exemplo o apóstolo paulo lá em segundo timóteo 4 13 está preso final da vida maior apóstolo maior pregador uma hora
evangelista maior teólogo uma plantador de igrejas da história do cristianismo ele escreve o seu filho timóteo e deste modo que você vê é filho traz a capa que deixei em trôade ele de uma capa você quer para usar no final da vida ele chega dizer pobre mas enriquecendo a muitos então a teologia da prosperidade tem levado muita gente olhar para o dinheiro como um grande vetor que vai fundamentar o fato de eu ser uma pessoa um lado ou não por deus isso é um equívoco há muitos ricos pobres e há muitos pobres ricos diz a
escritura mas ainda é muita gente se coloca na contramão da doutrina dos dízimos por causa do chamado desengavetamento das indulgências num contexto ou chamada evangélico é triste e lamentável o que muitas igrejas hoje estejam criando mecanismos formas meios é métodos é cada vez mais criativos e cada vez mais distantes da bíblia para arrancar dinheiro do povo é a rosa ungida eu lenço ungido é o feijão ungido são tantas coisas que as pessoas usam hoje para enganar os incautos que não estão fundamentados nas escrituras para ensinar o misticismo um sincretismo religioso nós precisamos nos deter nas
escrituras a bíblia não é uma regra é a única regra de fé e prática se nós queremos conhecer o que deus fala sobre esse assunto eu não tenho que ir para os recursos a das novidades do mercado da fé eu tenho que voltar para a palavra de deus isso é sarar de vez esses essas indulgências e onde as pessoas precisam pagar alguma coisa para receber bençãos espirituais pagar alguma coisa para receber os benefícios da graça de deus esta graça é livre esta graça é soberana esta graça é de graça não pode ser paga com dinheiro
mas ainda é muita gente hoje se coloca contra o dízimo por causa do enriquecimento em nome da religião é triste também que alguns líderes transforme a igreja uma empresa particular e os bens adquiridos não são em nome de uma denominação de uma instituição mas em nome do fundador e dono de repente esta igreja vai se tornando uma grande empresa oi e esse pastor e este líder vai se tornando um mega empresário da fé e essas coisas vão gerando escândalo vão gerando resistência vão gerando críticas e com razão e com razão é porque nós não podemos
fazer da igreja a empresa e nós não podemos fazer do evangelho um produto e nós não podemos fazer do púlpito um balcão de negócios e nós não podemos fazer do tempo uma praça de negócios mas não podemos fazer dos dos clientes consumidores e essa prática desvirtuada é que tem gerado tanta resistência no contexto a brasileiro que talvez em outros lugares do mundo sim mas mais do que isso muita gente hoje coloca contra o dízimo por causa do mercadejamento da palavra de deus é o que paulo denuncia lá em segundo os coríntios capítulo 2 versículo 17
eu não estou mercadejando a palavra de deus vendendo a palavra de deus e hoje há grupos seja cantores gospel seja é banda seja pregadores o que cobram gordos cachês para pregar o que são e olhados como verdadeiros astros e estrelas ó e aqui não pregam a não ser depois de fazer um rigoroso relatório para saber as condições para saber qual vai ser a oferta para saber qual vai ser o resultado financeiro desta ida para pregar para cantar ou para fazer qualquer outra atividade e nós não estamos nem com isso dizendo que quem convida alguém não
deva honrar essa pessoa dando uma oferta digna não se trata disso não se trata de usura mas alguém que impõe um valor para cantar para pregar está mercadejando a palavra de deus e criando uma barreira para o entendimento das escrituras acerca do que é dízimos e ofertas e mais ainda é muita gente se coloca contra o dízimo hoje porque a líderes que exploram os seus liderados enquanto eles mesmos vivem em ostentação e quantas pessoas o que vivem precariamente do ponto de vista financeiro que se empenho e se esforçam para oferecer e o máximo além clusive
do dízimo que não é uma questão de eu estabelecer valores é deus que estabelece o critério na sua palavra é mas esses líderes vivem não dá para ver se a mente só ostentando riqueza eu posso tentando propriedades vultosas e enquanto aqueles que sustentam toda esta ostentação tantas vezes tão passando privações financeiras e isso leva muita gente a sua pô frontalmente a doutrina dos dízimos e das ofertas é muito bem mas eu quero fechar aqui colocando a última razão porque tem tido tanta resistência muitos líderes usam de armadilhas e truques para colocar medo nas pessoas através
da culpa ou através da ganância é através da ganância se você der mais você vai receber mais através da culpa ué se você não der o que eu estou lhe pedindo vai ter mal são sobre a sua vida você é vai perder e aí todo discurso é um discurso econômico é um discurso financeiro é um discurso do receber mais ou perder mais bom e como as pessoas parecem que cada vez mais estão analfabetas da bíblia elas são de certa forma encabrestados por esses argumentos de pressão de medo de culpa e muitas pessoas entram por este
corredor perigoso escorregadio porque 10 conhecem a palavra de deus o meu povo diz o profeta está sendo destruído é porque não conhece não conhece a palavra de deus por falta de conhecimento da palavra de deus dito isto eu gostaria agora de entrar num outro ângulo dessa mensagem abrindo o jogo sobre o dízimo para tratar daquela chamada desculpa sim fundadas que alguns levantam para não serem dizimistas primeira desculpa e eu não sou ser visto é porque o disney da lei cerimonial e esta lei foi abolida na cruz esse é um argumento que aparentemente parece muito razoável
até teologicamente muito bem consubstanciado é só que tem um problema aqui e aqueles que tentam vincular o desma lei cerimonial comete um grave erro de interpretação da bíblia primeiro porque a prática do dízimo pred a lei cerimonial e a lei foi dada por moisés e abraão pagou o dízimo a melquisedeque 400 anos antes desse fato e logo dizer que o dízimo está atrelado a lei cerimonial apenas a lei cerimonial não é um argumento sólido a mente consistente a luz das escrituras aliás a prática do dízimo o ensino sobre o dízimo está presente antes da lei
na lei nos livros históricos nos livros poéticos nos livros proféticos nos evangelhos e das epístolas o ou seja o ensino sobre o dízimo está em toda a bíblia o mais importante é ressaltar que a ordem levítica você só isso é verdade se a sua é verdade porém porém abraão como pai da fé pagou o dízimo a melquisedeque é de uma outra ordem superior a ordem levítica e jesus esse é o sumo sacerdote não da ordem levítica mas da ordem de melquisedec o que é importante entender que abraão pagou o dízimo a melquizedeque e ele é
o pai da fé e nós filhos de abraão pagamos o dízimo aquele que é da ordem de melquisedeque aqui é cristo a bíblia chega dizer que levy estava nos lombos de abraão quando abraão pagou o dízimo a melquisedeque então a própria tribo de levi também a estava nos lombos de abraão quando abraão pagou dízimos a melquisedeque e desta forma é da mais alta importância você entender que o dízimo é portanto contemporâneo porque a ordem de melquisedeque não encerrou ela permanece perdura para sempre porque cristo é sumo sacerdote da ordem de melquisedec e nós somos filhos
de abraão bom então vale destacar ainda que muita gente diz assim ah mas a bíblia diz lá em em mateus 23 23 que jesus ali estava criticando a prática do dízimo é bom as pessoas que fazem essa leitura de mateus 23 23 também não estão fazendo a leitura correta do texto ai de vós escribas e fariseus que dais o dízimo do endro da hortelã e do cominho e ainda credenciais o principal da lei que a justiça a misericórdia ea fé deveis fazer essas coisas sem omitir aquelas é claro que jesus está condenando aqui a prática
é errada dos dízimos à usada pelos escribas e fariseus porque eles usavam o dízimo como uma espécie de salvo-conduto espiritual eu entrego o dízimo então tá tudo bem comigo eu entrego o dízimo então é nada de ruim pode acontecer comigo eu entrego o disso mas eles estavam negligenciando outros elementos da lei mais importante do que eu dízimo a justiça a misericórdia ea fé é claro que jesus nos tá combatendo dizer porque ele referendo o dízimo devemos fazer essas coisas você praticar a justiça a misericórdia ea fé sem omitir aquelas se omitir a entrega dos dízimos
logo jesus não está condenando o dízimo jesus está referendando o dízimo é afirmando a praça do mesmo jesus está corrigindo a prática errada de fazer do dízimo salvo-conduto para viver de qualquer maneira ele está reafirmando esse ensino e está dizendo que nós não podemos em nome da lei dizer que eu estou usando todo dízimo porque se eu em nome da lei estivesse sendo todo dia ju também nome da lei eu estaria isento da justiça da misericórdia da fé porque também são da lei a segunda desculpa o que as pessoas usam para não serem dizimistas eu
não sou dizimista porque o dízimo era para sustento dos sacerdotes e este usar não existem mais e olha que coisa interessante aparece uma colocação de oposição o dízimo muito forte muito consistente mas vamos entender uma coisa o sacerdócio ainda não existiam quando abraão pagou dízimos a melquisedeque e a classe sacerdotal levítica sensor e isso é verdade porém nós todos somos sacerdotes reais e mais do que isto mais do que isto olá hoje nós não temos sacerdote da ordem levítica mas nós temos ministros do evangelho ministros do evangelho e se você vai para o ensino do
apóstolo paulo e ele trata disso com muita clareza no capítulo 9 da sua primeira carta aos coríntios ele vai usar a mesma linguagem da lei e o que era para o sustento dos sacerdotes você se lembra disso que a tribo de levi não recebeu herança de terras é mais vivia dos dízimos das outras tribos então apóstolo paulo e vai usar a seguinte expressão para o sustento dos pastores dos ministros da nova aliança e olha o que ele disse o capítulo 9 verso 13 e 14 não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio
templo se alimentam é de quem serve ao altar do altar tira o seu sustento eu não tá falando lá dos sacerdotes levíticos não ele tá falando dos ministros assim ordenou também o senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho bom então ele está fazendo uma transmissão daquela prática lá da antiga aliança em relação aos sacerdotes levíticos para os ministros do evangelho de o seguinte a mesma maneira de sustento usada lá por deus para tribo de levi e para o sacerdócio deva ser usada agora na nova aliança para o sustento dos ministros do evangelho
e esta ordem não é de homens porque tá escrito assim ordenou também o senhor e o senhor e não dá para você tirar esse texto aqui de primeiro coríntios capítulo 9 sem você afetar profundamente a doutrina dos dízimos que a maneira legítima de deus sustentar a sua causa a sua obra mas deixa eu lhe indicar um outro texto segundo coríntios capítulo 12 o apóstolo paulo a no versículo 13 ele está é escrevendo para a igreja de corinto para igreja que não cuidou dele enquanto ele foi pastor lá e paulo fazia isso quando a igreja não
pagava o seu salário ia fazer tendas eu não deixava de ser pastor porque não recebi essa lata é trabalhava para ser pastor vai sempre que a igreja podia pagar o seu salário ele deixava de fazer tenda e se dedicava exclusivamente a pregação do evangelho bom então o apóstolo paulo vai dizer o seguinte pra igreja de corinto ano capítulo 11 verso 8 despojei outras igrejas é recebendo o salário para os poder servir olha aqui vergonha para igreja de corinto enquanto paulo era pastor da igreja de corinto outras igrejas por exemplo de filipos pagava o salário dele
pc pastor da igreja de corinto versículo 9 11119 e estando entre vós ou passar privações em spaulo alguém podia perguntar lá daquele que você foi nosso pastor encontro você foi nosso pastor você passou privações eu passei vocês não pagaram meu salário e olha mais eurobeats pesada ninguém pois os irmãos quando vieram da macedónia supriram o que me faltava o que isso quer dizer que os irmãos da macedônia que era um pobres vieram aqui mandaram recursos aqui em corinto enquanto você era nosso passou exatamente isso que aconteceu vocês vão muito vocês vão cuidar de mim não
pagar o meu salário e olha o que ele vai dizer agora por gentileza no capítulo 12 verso 13 porque em que tendes vós se tem inferiores às demais igrejas se não neste fato e não vos ter sido pesado perdoai minhas tem justiça que falta dizendo aqui está sendo igreja de corinto eu fui pastor de vocês um ano e meio e enquanto foi pastor de vocês eu passei privações e enquanto fui pastor de vocês outras igrejas pagar o meu salário e enquanto eu fui pastor de vocês eu não fui pesada vocês nisso vocês forem inferiores a
todas as demais igrejas perdoai-me assim justiça eu devia ter comprado uma sala de vocês então tenda teologia de paulo da prática pastoral de paulo o sustento dos obreiros e paulo defini-la em primeiro coríntios 9 que o sustento dos obreiros da mesma maneira que era praticada na nova na velha aliança com o sacerdote é o dízimo como fazer canjica cada não precisa de fazer rifa não precisa de fazer livro de ouro preciso de fazer campanhas especiais para arrecadar dinheiro para sustentar a igreja é deus estabelece um método legítimo digno que eu dízimo ah pois bem e
porque é que as pessoas hoje ainda são quantos dias deixa eu trazer mais uma razão mais uma desculpa que as pessoas têm dar o dízimo era trazido para o templo e hoje nós somos o templo então não tem mais sentido isso é você ser vistas hoje bom é claro que hoje nós somos o templo é sim nós somos o templo do espírito santo deus não habita em templos feito por mãos mas nós temos tempos aliás lá no antigo testamento a prática religiosa era centrípeta oi hoje é centrífuga e a muito mais nessa cidade nós temos
hoje é porque hoje nós estamos construindo o tempo muitos tempos centenas de templos milhares de templos esses mais recursos há aqueles que são a argumentam que hoje nós somos o templo não tem nenhuma dificuldade de se dirigir a um templo em uma construção abrigando da chuva do sol e do frio do calor assentam-se em bancos confortáveis e no calor liga o ar-condicionado e é claro que isto custa dinheiro é claro que isso exige investimento financeiro o que deus já providenciou a forma de que a igreja avance bom então embora nós sejamos o tempo mas nós
nos reunimos não templo ou numa casa alugada ou num prédio alugado mas um espaço dedicado ao culto e adoração a deus então o argumento não é válido com quantos dias o senhor eu eu sou contra o dízimo e eu não entrego o meu dízimo porque lá no livro de malaquias diz que quem a não é dizimista é está roubando de deus está debaixo de maldição e jesus já levou a nossa maldição da cruz e portanto aquilo não se aplica mais a igreja de hoje aos dias de hoje bom é verdade que cristo levou sobre si
a nossa maldição e se fez maldição por nós está escrito em gálatas ah mas isso não significa é que quando eu transgrido mandamento de deus no princípio da lei de deus que eu não sofra as consequências correspondentes àquela desobediência e a bíblia diz que a alma generosa prosperará mas aquele que retém mais do que justo isso será pura perda oi tá lá no livro de ageu se você quiser trazer as obras para deus deus vai soprar que não é deuses obras lemos aqui no começo em provérbios 3 9 que você precisa eu também nós precisamos
honrar a deus com as primícias de toda a nossa renda as primícias então preste bem atenção que a obediência gera benção ea desobediência gera as consequências devidas bom então quando eu retenho dízimo eu estou pecando contra o meu deus o respeito à fidelidade vou respeitar o sustento da sua obra o respeito a pregação do evangelho até o redor do mundo até os confins da terra então eu não posso usar esse argumento porque esse argumento tem muito mais a ver com amor ao dinheiro é por isso que o dinheiro é chamado nas escrituras não como uma
moeda mas como um deus como mamon aliás jesus cristo chamou só dois seres de a senhor é deus e o dinheiro quero chamou o diabo de senhor ele não chamou os príncipes e poderosos deste mundo de senhor mas o dinheiro sim e o dinheiro é um senhor carrasco que exige dedicação exclusiva teto integral e quem ama o dinheiro não pode amar a deus que ninguém pode amar a dois senhores ao mesmo tempo e quem é o meu dinheiro se matricula em uma escola de destruição e derrota porque o amor do dinheiro e raiz de todos
os males e aqueles que amam o dinheiro a tormento a si mesmo ficou muito na gelos os outros diz assim olha eu sou contra o dízimo sabe por quê porque a contribuição deve ser voluntária e não imposta e aí usam o texto de segundo coríntios capítulo 9 o que deus ama a quem dá com alegria bom vamos entender bem isso aqui as pessoas que pega o texto de segundo coríntios capítulo 8 e 9 para justificar o que cada um contribua segundo tiver proposto no seu coração porque deus ama quem dá com alegria e eles argumentam
bom eu não propus entregar o dízimo também não tem alegria entregar o diz logo eu estou dispensado o dízimo uso um argumento falso primeiro o que paulo está tratando de dízimos texto e não está paulo está tratando pontualmente de uma oferta que ele está levantando para os pobres da judeia e que tem comer se tem fim esta campanha e ao fim dessa campanha ele vai juntamente com a comitiva levar esses recursos a jerusalém isso é só a campanha então de fato aí é voluntária contribuição e cada um da segundo tiver proposto no coração porém dízimo
não é uma questão voluntária é uma ordenança divina eu não posso mudar isso e eu não posso flexibilizar aquilo que deus estabeleceu com o princípio e eu não posso dar desconto no dízimo não agora tá bom então se entrega assim por cento tá bom não eu não posso fazer isso eu não posso mudar a palavra de deus a palavra dízimo significa literalmente 10 por cento e vale destacar que deus é dono de tudo e eu retorno dos noventa porcento de ficam conosco e tem um redondo dos 10 por cento nós devemos a ele você não
dá dízimo você entrega disso você paga dízimo reter o dízimo então é roubo porque é uma apropriação indébita e dessa forma presta bem atenção comigo o que jesus foi claro ao dizer o seguinte é dai a césar o que é de césar e a deus o que é de deus porque algumas pessoas dizem assim bom eu eu não sou dizimista porque o dízimo era lá para israel no período teocrático mas agora nós não vivemos numa teocracia eu pago imposto de renda logo estou desobrigados de entregar o dízimo esse argumento em vários erros e eu quero
citar apenas dois primeiro é que o dízimo continuou sendo praticado em israel mesmo depois que foi estabelecido a monarquia em israel e no período do governo teocrático eles eram dizimistas como é assim então a instituição do reinado né da monarquia com saúde davi salomão a divisão do reino e o povo de deus contou pagando impostos ao rei e o dízimo à deus o que jesus agora vai novamente retornar a este tema dizendo seguinte daí a cézar o que é de 100 posto da é deus o que é de deus isso é dizimo então as duas
contribuições não tenho a ver uma coisa com outra estado é uma coisa igreja outra coisa e não é porque você paga imposto de renda que você tá exército dízimo é mas outras pessoas dizem seguinte bom eu não sou dizimista é porque o que jesus está fazendo lá em mateus 23 23 é condenando a hipocrisia dos fariseus eu acho até que a igreja deva ter uma cota de colaboração para o seu funcionamento mas como é que deveria ser então eu os mesmos é que se reúne e diz ao nosso orçamento é tanto nós vão gastar tanto
então cada membro vai dar uma colaboração a cota de participação e cobrimos orçamento e tá tudo resolvido é o grande problema aí é que eu não tenho autorização para mudar a palavra de deus e não foi o homem que institui o disso foi deus o tanto na antiga aliança como na nova aliança bom então é que os membros ficou tizen para ajudar a igreja uma determinada causa ok o legítimo importante o que a bíblia diz que o dízimo também é proporcional é quem ganha r$1000 entregas em reais e quem ganha 50.000 reais entrega r$5000 o
e untada mais que o outro porque deus não vê quantidade deus é fidelidade é por isso que jesus elogiou a oferta da viúva pobre enquanto gente estava depositando o gazofilácio quantias vultosas deu seu coração fiel íntegro eu não posso mudar os prefeitos de deus eu não posso mudar a lei de deus ao meu bel-prazer não vou fazer uma cota agora e vão cessar com atenção diz que não posso sessão que deus ordenou devias fazer essas coisas sem omitir aquelas é claramente preceituado por jesus é ordenança divina é jesus quem tá dizendo a mas outros desligar
pastor eu sou contra o dízimo está por quê é porque o teu ganha pouco e não sobra e deixa eu dizer algo muito solene a você meu amado irmão irmã e se você entender dízimo como sobra você não entendeu nada do diesel oi leia a sua bíblia de novo no velho e no novo testamento e você notará que dízimo é primicia meu deus meu deus de sobra meu deus é deus de primícias oi e a ordenança bíblica honra o senhor e o a premissa de toda a tua renda não posso sobra da tua renda me
diz uma questão de fé é porque matematicamente e fala matematicamente falando noventa porcento é menos do que cem porcento bom então quando você tira 10 fica menos e vai deixa eu dizer algo a você que é melhor você ter 90 porcento sobre a benção de deus que cem porcento tem essa benção e quando você entrega o dízimo você tá dizendo eu dependendo do provedor marca da provisão e eu vou lhe dizer que eu sou pastor há 38 anos e tem muitos outros irmãos com mais tempo de pastorado eu nunca vi um crente ser pastor a
minha vida com o pior depois que eu fiquei de me tornei dizimista eu fiquei mais pobre depois de me tornar um dizimista a minha vida financeira entrou em colapso depois que eu comecei a entregar o dízimo eu confesso a você que eu tenho escutado muito os testemunhos ao contrário disso depois que eu entreguei o dízimo depois que eu fui fiel o meu deus depois que eu reconheci que tudo vem de deus e depois que eu quero resolvi ser fiel a deus entregando o que lhe pertence deus abençoa minha vida pessoal familiar financeira porque a promessa
dele a honra ao senhor com a preguiça torto a gente se encherão os teus celeiros e transbordarão os teus lagares a deus não fica em dívida com ninguém a promessa de deus e realidade são a mesma coisa é por isso que maravilha exista faça a prova de deus fazei prova de mim diz o senhor se eu não vos abrir as janelas dos céus se eu não derramar sobre vós bênção sem medidas quem não ama o dinheiro a minha deus e obedeça a palavra de deus porque a benção para os obedientes as escrituras as outras pessoas
respondem assim a pastora eu não sou dizimista porque porque a igreja administra bem a administrar bem o dízimo então vou lhe dizer algumas coisas importantes aqui primeiro primeiro a deus ordena a você e a minha sermos dizimistas mas deus não nos no meia como fiscais da administração do dízimo bom dia recebe o dízimo vai dar contas a deus dessa administração e o que compete a você entregar a segunda coisa se você tem ciência de que a igreja que você está entregando o dízimo tá usando de forma ilegítima e o dízimo você pode deve ir confrontar
a liderança desta igreja e se não há transparência na administração do dízimo se esse dinheiro está sendo desviado para o enriquecimento de algumas pessoas da liderança ou ou pastor você já tem for e não estão dispostas a se arrependerem tá na hora de você procurar uma igreja fiel as sagradas escrituras o que ensine a palavra de deus que viva a palavra de deus mas jamais você pode reter o dízimo porque você acha que as pessoas que estão lá não estou administrando do jeito que você gostaria que elas administração a outra pessoa diz a pastora eu
não sou dizimista mas eu dou oferta eu numa festa não deixa eu ter algo para você é ser ofertante é necessário a bíblia diz lá em malaquias a mim me roubais nos dízimos e nas ofertas então um crente ele é dizimista porque isso aí não é dele ali entrega e agora ele é generoso nas ofertas ele é fiel nudismo e generoso nas ofertas agora nenhuma pessoa está desobrigada de obedecer ao princípio do dízimo porque da oferta o primeiro você paga dívida depois você dá presente bom então é eu não estou eu e não encontro em
lugar nenhum da escritura a qualquer texto que me diga que se eu dou oferta eu estou dispensado de devolver o dízimo e ao contrário se você começa a fazer continha bom eu dei tanto agora possa bater tanto você está com a mente matemática material carnal a bíblia nos ensina a sermos generosos a alma generosa prosperará jesus mais bem aventurado e dar do que receber a mas outros dias assim pastor eu não sou dizimista porque porque eu não sinto do coração não tá escrito lá na bíblia cada um contribua segundo tiver proposto no coração então eu
não tô sentindo nada não por nada e eu achei curioso que é muitos anos eu era seminarista em se há 40 anos e naquela época foi ao seminário de campinas é um pregador brasileiro muito conhecido na época que era um dos grandes mestres dessa área do disco e ele deu uma palestra muito bem consubstanciada e quando ele terminou a palestra levanta o seu nariz te dizem pastor escutei a sua palestra achei interessante mas eu sinto um coração que eu devo pegar o meu dízimo entregar uma parte para missão tal outra parte tua família necessitada outra
parte para é o mesmo comprar as cestas básicas e distribuir para as pessoas que estão necessitadas eu achei curioso que o pastor respondesse meu filho você sentiu errado pode sentar fala a verdade não está fundamentado no que eu sinto a bíblia me manda levar a casa do tesouro jesus trazei todos os dízimos a casa do tesouro a igreja igreja igreja que você participa que você é membro e a igreja que assiste você espiritualmente a igreja que cuida de você que sustenta você que alimenta você palavra de deus e o que imagine você você frequenta a
igreja a frequenta os cultos você que serve a visita pastoral você quer sabe o cuidado da igreja o amor da igreja comunhão da igreja e toda assistência da igreja e vai entregar o dia na outra igreja e já mesma coisa você passar no mcdonald's comprar um lanche e pagar o lanche lá no bobs vou lá no burger king bom então você entrega o dízimo na igreja que você recebe a instrução da palavra de deus não não é questão de eu sentir que eu vou fazer isso vou fazer aquele não obedece a palavra e não é
o meu sentimento que é a regra de fé e prático é a palavra de deus então eu queria agora já na fase conclusiva abrindo o jogo sobre o dízimo mostrar para você que a quatro pecados graves que nós podemos cometer em relação ao disso primeiro pecado é administrar o dízimo e trazei todos os dias o seu tá usando trazeira então não sou eu quem administro e eu entrego para que a autoridade que deus estabeleceu competente para receber o dízimo administra esse disso é para sustentar a obra de deus segundo erro segundo problema é ver terrorismo
o vovô denúncia de deus a mim me roubais vós a nação toda mas entendi o roubamos nos dízimos e nas ofertas quando eu retenho dízimo a bíblia tá me dizendo isso é um roubo e a palavra no hebraico lá não é a o crepes batedor de carteira cleptomaníaco é orestes com barrabás aquele que rouba afrontosamente eu não posso reter o dízimo sem cometer esse grave pecado de roubar a deus porque eu digo é meu é de deus ele é santo é o senhor só quer ser o pecado e subtrair o dízimo e trazei todos os
dízimos e a pessoas que parece que acham que deus não sabe fazer conta e aí eles entregam parte como ananias e safira e dizem que estão entregando todo eu não eu não posso fazer isso deus conhece oi tudo bem você é o que você tem então não traga parte dizem que tá trazendo todo ao preencher um cheque do seu dízimo o cientismo então entregue o que é devido se você não pode subtrair e mais ainda você não pode subestimar o quarto pecado o que é que roubamos a luz de jesus as ofertas tem gente que
não eu eu sou um crente maravilhoso sou um crente oração prego a palavra faço a obra e não sou dizimista manda mensagem não tem problema e sara não tem importância isso aí não é relevante não cuidado não chame de relevante aquilo que deus estabeleceu para a sua igreja é bom quais são as promessas para você que é um dizimista a deus diz lá no processo da bala que o seguinte fazei prova de mim e se eu não vos abrir as janelas dos céus oi oi gente quem abençoe e deus as janelas não são abertas pela
mão do homem mas pela mão de deus não são abertas na terra a sua abertas no céu e o que você quer para sua vida janelas abertas e o janelas fechadas se você tem dúvida eu tinha pegado o dinheiro passa a prova de deus não estamos interessados o seu dinheiro nem deus está interessado o seu dinheiro ele é dono do ouro e da prata tudo de deus a terra de deus recursos minerais são de deus os rebanhos são de deus tudo que existe de deus ele não quer seu dinheiro e quer seu coração ea sua
fidelidade a segunda coisa que segundo a promessa derramarei sobre vós bênção sem medidas eu não tô falando só de dinheiro gente nós não somos daqueles que materializam as bençãos de deus em coisas financeiras tem muita gente aí morando em apartamento cobertura em verdadeiras mansões andando em carro importado com robusta conta no banco e que está vivendo uma vida miserável e infeliz e paupérrimos uma igreja de laudicéia tô rica e abastada não precisa de coisa alguns jesus não seja pobre miserável cego e nua e tem muita gente que vive num casebre e é feliz e tem
harmonia no lar e tem alegria no coração e tem paz na alma e os filhos são uma benção ea família bem-aventurada e é claro que a benção de deus passa pelo econômico pelo material mas não se limita a ele a terceira benção e o devorador é repreendido por vossa causa repreenderei o devorador a muito devoradores hoje o que vão como gafanhotos devastando destruindo solapando a vida financeira oi e o profeta ageu chega dizer que quando você retém o dízimo de deus é como se você colocasse o seu salário um saco furado vai vazar vai vazar
o que você quer a benção de deus você quer os gafanhotos repreendidos na sua vida na sua casa na sua família seja fiel ao seu deus e vai finalmentes eu peço disse que quando você é fiel a deus e você vai desfrutar de uma felicidade de uma alegria tão grande você vai ser considerado bem-aventurada entre as nações é aquele cidade brotará e eu posso lhe garantir isso eu nunca vi um crente fiel dizimista é está triste porque é dizimista a ele uma pessoa feliz por entender uma coisa ele depende de deus tudo pertence a deus
e ele quer ser fiel a deus eu concluo que os anos seguintes e quando você quer tem o dízimo você está roubando a forma tríplice primeiro você tá roubando a deus a minha eu vou base do senhor e se você tá roubando a você mesmo você está privando a você mesmo de bênçãos e você está sujeitando-se e aos predadores o terceiro você está roubando aos outros porque em vez de você ser uma benção e todos olharem para você e verem que você é feliz e abençoado as pessoas começa a olhar para você ver as lutas
as provas as dificuldades então você tá roubando os outros viver para viver em você um abençoador alguém que vai estender a benção para além da sua vida como josé que era um ramo frutífero junto à fonte que estende os seus ramos para além dos muros é porque eu estou lhe falando sobre esse assunto abrindo o jogo sobre o dízimo o que eu tenho encontrado hoje tanta gente que quer agradar a deus mas por influência é de alguns mestres que alguns estudiosos estão se colocando contra o dízimo em alguns equivocadamente acham que a igreja que prega
sobre dízimo ela ela se desligou da verdade aposta toda fé o do pastor que prega sobre essas um tem um avarento tá querendo dinheiro daqueles enriquecer o que quer dizer para você que nós não queremos o seu dinheiro nem deus o que é o que deus quer de você e de mim fidelidade e obediência a deus quero seu coração e quando você trouxer o seu coração para deus todas as outras coisas viram a reboque é a ordem de deus é filho meu dá-me o teu coração que deus abençoe você se você ainda não é um
dizimista passa a prova de deus a deus não fica devendo a ninguém a deus não decepciona ninguém e essa é uma área que o próprio deus nos orienta faça prova passa a prova e se você já é um dizimista eu tenho certeza que você sabe que pensa é isso na sua vida prossiga continue o que você ainda não é o ofertante generoso começa a ser e tem tanta gente à sua volta preciso de uma ajuda sua mão estendida oi gente uma oferta e a bíblia diz que aquele que dá ao pobre a deus empresta que
bom que deus abençoe sua vida que deus abençoe seu coração que deus movie incline o seu coração a obediência a sua palavra um grande abraço deus abençoe sua vida e
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