Byung Chul Han • Por que hoje uma revolução não é possível?

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Alfredo Oliva
1. Quem é Byung-Chul Han? Filósofo asiático, nascido na Coreia do Sul em 1959, que vive na Alemanha ...
Video Transcript:
o Olá tudo bem sofredor Iva sou professor universitário e hoje eu quero falar de bi um churra mais uma vez quero abordar este livreto aqui que é uma coletânea de ensaios do Be um chamado capitalismo e impulso de morte ensaios entrevistas e hoje eu quero me dedicar a um ensaio cujo título é uma pergunta porque hoje uma revolução não é possível nós vamos refletir então sobre isso trazer alguns apontamentos do Be um churrasco sobre isso mas eu quero começar então apresentando Ou pelo menos lembrando quem eb1 churrão é um filósofo asiático nascido na Coreia do
Sul em 1959 que vive na Alemanha desde os 22 anos de idade Ele é um ensaio sobre o mundo contemporâneo tá bom tá esse texto porque hoje uma revolução não é possível é um artigo publicado pela primeira vez em 2 há 14 entrou nesse livro é que eu mostrei para vocês que foi publicado na Alemanha em 2019 traduzido aqui no nosso país para o nosso idioma agora em 2021 vamos lá então vamos posicionar então o problema levantado pelo bi um churra Então vamos a página 31 e 32 ele diz assim porque o sistema dominante neoliberal
é tão estável Porque é tão poucas resistências e oposições a ele porque tão rapidamente todas elas não levam a nada porque hoje uma revolução não é possível a despeito do Abismo cada vez maior entre ricos e pobres para explicar isso eu preciso compreender de maneira precisa como funciona hoje a dominação então ele tá partindo da ideia de que o sistema neoliberal no sistema estável de que o e não é ou não tem sido possível que haja uma revolução né problema é que ele tá imaginando uma revolução Como fazer uma Revolução Francesa ou a Revolução Inglesa
né onde você tem um grupo que subverte o um outro grupo que estava o poder e organiza toda a sociedade a partir de outros valores ou seja se você tem algumas pessoas que dominam Essa sociedade estão se dando bem com ela que enriquecer com essa sociedade e consequentemente ocupar espaços de poder de dominação EA pessoas que estão sendo exploradas pessoas que estão na periferia de sistema por quê que essas pessoas que estão na periferia do sistema que estão se dando mal com esse sistema porque elas não se não surgem não organizam uma Insurreição a ponto
de promover uma mudança importante de sistema é essa que se e ele tá levantando e afirmação fundamental dele é de que para a gente entender Por que a Revolução não acontece na atualidade tem a ver com o modo como a dominação funciona nas sociedades contemporâneas né então ele vai começar a falar sobre as sociedades é disciplinares né modelos de sociedade anteriores ao modelo em que nós vivemos né o formas de organização do Poder diferente da forma como o poder é organizado na atualidade e ele diz assim passagem da página 32 para 33 o poder que
sustenta o sistema da sociedade disciplinar Industrial era repressivo trabalhadores eram explorados brutalmente pelos Donos das fábricas essa exploração estrangeira entre aspas né e usa entre aspas e não ele tá usando aqui estrangeira violentada a luz na estrangeira no sentido de que os trabalhadores eram reprimidos por um fenômeno externo os seus patrões né estrangeiro nesse sentir essa exploração estrangeira violenta dos trabalhadores levavam então a protestos e resistências estão uma pessoa era explorada um grupo de pessoas era explorado por um outro grupo é isso que ele chama de exploração estrangeira e esse grupo que era explorado reagia
com protestos e violência era possível aqui diz ele ainda uma revolução que derrubasse a relação dominante de produção nesse sistema repressivo não só a opressão mas também o opressor são visíveis a uma opositor concreto um inimigo visível contra quem se opor certo redes por quê que em épocas anteriores existiu é porque o inimigo era visível existia você sabia que era inimigo que você podia votar contra o inimigo você podia se organizar para lutar contra esse inimigo isso eu que ele chama de sociedade disciplinar nessa modelo de sociedade anterior ao qual nós vivemos e como é
que nós vivemos agora vivemos no âmbito da sociedade de desempenho né Então veja lá o que que ele diz na página passagem da 33 para 34 o neoliberalismo mudou o trabalhador Oprimido em um empreendedor livre um empreendedor de si mesmo cada um é hoje um trabalhador alto explorado de seu próprio empreendimento cada um é senhor e escravo na mesma pessoa a luta de classe também se transformou em luta e interior consigo mesmo quem fracassa hoje culpa a si mesmo envergonha o problematiza-se a si mesmo em vez de problematiza hrhh [Música] [Música] o desempenho em o
próprio o próprio trabalhador ele é o patrão e o trabalhador ele é o explorado e o explorador sujeito explora assim mesmo e ele ele disse que o que faz funcionar isso é um dispositivo né chamado de dispositivo de empreendedor do empreendedorismo né a ideia de empreendedorismo crie seu próprio negócio Faça seu próprio negócio render Faça seu próprio negócio gera renda é como se as coisas dependem única e exclusivamente de cada um de nós fosse suficiente para que a gente pudesse se dar bem na sociedade atual e de acordo com binho um churras Essa é a
razão pela qual a gente então não luta mais contra um inimigo externo né a gente tá muito ocupado lutando contra si mesmo ele vai falar ainda sobre liberdade né o já está na página passagem de há 35 para 36 o sujeito submetido não tem aqui nem sequer consciência de sua submissão supõe-se em liberdade né As pessoas dizem assim puxa tão bom agora né coisa tão dele eu posso ficar em casa o tempo todo né É verdade há uma série de vantagens em poder ficar em casa EA outras desvantagens a pessoas que estão muito mais cansadas
Por que estão trabalhando muito mais em função do fato de estar em casa supõe-se Liberdade essa técnica de dominação neutraliza a resistência de um sujeito efetivo A Dominação que oprime atacar Liberdade não é estável regime neoliberal é tão estável que estão imunizados contra qualquer resistência e oposição justamente porque faz uso da Liberdade ao invés de oprimi-lo né você é livre para fazer o que você a ser livre para empreender você é livre para fazer da direção para sua vida que você quiser dar com tanto naturalmente que você use dessa liberdade para empreender para criar o
seu próprio negócio e para atingir as metas de se tornar uma pessoa bem-sucedida nessa economia capitalista Aí ele diz a opressão da Liberdade provoca rapidamente resistência à exploração da Liberdade ao contrário não né quando a liberdade é oprimida ela causa resistência quando ela é explorada alto explorado não existe resistência né então é probium chuva não a revolução na atualidade Exatamente porque as pessoas têm a sensação de que são livres EA sensação de liberdade não faz com que as pessoas lutem contra um inimigo externo ele fala ainda sobre a ciência que está na página 37 antigamente
as empresas entraram em concorrência umas com as outras hoje concorrem todos contra todos um contra o outro até mesmo no interior de uma empresa essa concorrência absoluta aumenta tremendamente a produtividade mas acaba destruindo a solidariedade o senso Cívico imaginando uma empresa em que tenhamos vários vendedores vendedores na essas pessoas estão concorrendo por um prêmio por exemplo né faz com que as pessoas concorram umas com as outras aquele que vender mais vai ganhar o prêmio certo e só aumenta a produtividade mas esse diminui a solidariedade das pessoas na Elisa ainda na citação na página 37 de
indivíduos esgotados depressivos isolados não se pode formar é uma revolução é de massa acho que só estão cansados estão totalmente alto destruídas e por isso elas não conseguem a organizar uma revolução é isso é muito interessante aí qual seria a saída de novo ele parece que aponta uma saída dentro do campo da amabilidade então ele diz assim a na página 39 uma amabilidade sem finalidade não é mais possível no mundo contemporâneo as pessoas ficam amigas umas das outras para receber avaliações melhores né Talvez ele esteja pensando também nas redes sociais né a gente não estabelece
necessariamente vínculos com as pessoas né a gente é simpático Ele tá dizendo para que as pessoas avaliam positivamente o trabalho que nós fazemos né me parece que ela fala um tanto quanto o pessimista é de terminal ensaio mas a gente também pode a fazer uma leitura invertida disso né quer dizer se um dos problemas é a ausência que a mobilidade na sociedade contemporânea a gente pode pressupor que a presença da amabilidade nos curaria desses males dos dos quais nós estamos parecendo na atualidade né então me parece que a gente deveria então cultivar a mobilidade né
primeiro a mobilidade para consigo mesmo né não se explorando não exagerando né estabelecendo limites para o trabalho né procurando negociar eventualmente com alguma empresa na qual a gente trabalha com um certo tempo em que a gente simplesmente desliga toda aparelhagem toda a conexão com o mundo Ester para que a gente possa cuidar das coisas que a gente gosta de fazer né tá aquelas coisas que a gente faz quando não está trabalhando né amanhã a mobilidade eu não sentido de respeitar os limites do corpo saber que que nós Oi tudo e também é uma habilidade para
com as pessoas próximas a nós não invés de concorrer a gente pode se unir a ela a gente pode respeitar me parece que é por aí é esse o caminho que tá sendo para suposto né amabilidade para com o próprio planeta terra que tem recursos limitados né então a gente não deve explorar a gente deve amar o planeta deve respeitar os limites do planeta me parece que tudo está sendo é pressuposto uma frase que parece que tá sendo colocada que uma forma tanto quanto percebi esta mas eu acho que a uma Horizonte que uma saída
uma sugestão de saída apontada pelo Binho chuva tá bom Espero que você tenha gostado de mais esse vídeo e espero que a gente possa se encontrar no próximo vídeo até lá um abraço
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