[Música] [Música] Boa noite queridos ah quantos de vocês não estavam ontem levanta a mão só para eu ter uma ideia ok O que que vocês perderam eu tenho que falar sim a todo o pano de fundo histórico para aquilo que nós vamos ver hoje como o que o que aconteceu como se deu e o que ficou decidido no sínodo de dort então algumas coisas que nós vimos ontem calvinismo é sinônimo de teologia reformada tá do que foi produzido pelos teólogos Suíços pelos reformadores isos Isso foi uma das coisas que a gente viu ontem calvinismo não
se resume aos cinco pontos do Calvinismo os cinco pontos de dorte Calvino não foi o pai do Calvinismo isso foi outra coisa que a gente viu muitos falam isso e acabam até eh diminuindo aquilo que ele produziu aquilo que ele fez Tem gente que fala isso inclusive para manchar o nome de Calvino tá já vi pessoas que falam que as institutas né a obra magna de Calvino são sobre a predestinação sobre a eleição agora isso é de uma ignorância gigantesca Calvino ele escreveu As institutas se você não leu Leia são quatro volumes muita teologia você
vai encontrar muita coisa boa lá e também você vai encontar um pouco sobre predestinação lá no Volume 3 você vai ler um pouquinho sobre eleição por que que eu tô falando isso porque não era a tônica de Calvino lidar com a predestinação com a eleição assim como não é a tônica das escrituras o Ponto Central é Cristo vai falar sobre eleição existe sim pontos onde a escritura toca no fato de que Deus escolheu de que Deus predestinou mas o Ponto Central é Cristo e a cruz de Cristo tá agora a eleição é uma doutrina que
ele investigou de fato ele fez a sua investigação ele mostrou nas suas pesquisas nos seus ensinos nas suas publicações que existem sim coisas impossíveis de se resolver de se entender outra coisa que nós vimos ontem e essas coisas existem para que nós adoremos a Deus para que nós fiquemos de boca aberta diante desse Deus que ele é inexplicável existem questões de Deus que nós simplesmente temos que aceitar e ficar Diante da sua infinita sabedoria agora como a gente viu isso gerou questionamentos ah de teólogos reformados da época e começou aquele movimento de escolasticismo Protestante e
aí Começam a surgir questões quando que Deus ah determinou a queda a eleição falei para vocês sobre infralapsarianismo tá que a propósito era calvinista no seu ensino embora ele tenha no final da sua vida expressado determinadas questões mas ele era professor de uma escola calvinista ele foi diretor dessa Universidade de leiden na Holanda tá uma universidade que é calvinista então ele não se via como um arminiano e numa determinada altura nos seus questionamentos ele passa a entender a a predestinação e a elei acontecendo por causa da pré-ciência de Deus porque ele achava que o ser
humano ele ficava de certa forma anulado na sua escolha né Ah então parte do por surgiu o movimento arminiano ou como é hoje conhecido como arminianismo aconteceu ou se deu por conta disso e por que que o arminianismo ele foi rejeitado em dort primeiro porque as respostas de armínio e dos seus alunos dos seus discípulos né os monstres na visão dos teólogos de dort nós estamos falando aqui das 154 sessões de dort eles entenderam que esses pontos levantados por armínio e pelos remonstrantes não eram pontos bíblicos não se alinhavam por exemplo com a confissão belga
que eu falei para vocês ontem nem com o catecismo de Heidelberg que eram duas linhas que abalavam bem a teologia da época e outra coisa que a gente respondeu ontem foi por que a reação de dort foi tão Severa para com os remonstrantes porque a teologia da Holanda ela era uma Teologia oriunda da Suíça vinda ali de Calvino dos seus alunos e a outra se eu puder colocar entre aspas né teologia vigente na época era o catolicismo romano e o catolicismo romano expressado na Espanha estava oprimindo a Holanda então se você era um católico Na
época você era contra a Holanda contra os holandeses contra a pátria holandesa E aí o que acontece eles eles expressam eles mostram a aquilo que eles pensam né a a remonstrance que nós vamos ver um pouco hoje e a os teólogos holandeses começaram a perceber isso tá mais parecido com o catolicismo do que com a teologia protestante que a gente conhece que é o que é o calvinismo Então essas pessoas para eles viraram inimigos viraram Inimigos da Pátria tá então por isso que eles perderam seus cargos por isso que eles foram banidos do país porque
o afastamento do Calvinismo Holandês representava um alinhamento com o catolicismo e também uma uma suspeita de traição nacional Ok então vamos lá eu quero ver começar a ver com vocês se você tem a sua caneta o seu papel Ah quero ver com vocês aí o primeiro ponto depois da introdução que é a convocação pro sínodo para vocês verem como não era algo tão simples assim não era simplesmente uma questão teológica o estado geral dos Países Baixos que era o órgão governante da época ele apoia ele ratifica a convocação do sodo tá embora e fosse num
âmbito nacional o sío respondendo a uma pergunta que foi feita ontem ele convocou várias igrejas reformadas da Europa para compor esse sínodo inclus inclusive Delegados da Inglaterra da Escócia da Suíça da Alemanha e de algumas outras regiões nós estamos falando aí de 84 teólogos dos quais 26 eram estrangeiros tá fora os 18 Comissários holandeses que representavam o governo então não era uma coisa não era simplesmente uma questão teológica os remonstrantes eles elaboraram os cinco artigos né os seus cinco pontos e apresentaram esse documento que são os cinco pontos da remon você pode ir na internet
que você acha isso aí né a ideia de protesto tá remonstrance a ideia de protesto Ok ah lá na cidade de Aia tá eles apresentaram isso aos governantes holandeses eram 41 pregadores sendo dos quais dois eram professores lá em leiden naquela universidade calvinista e quais eram os cinco artigos da remonstrance que nós vamos ver primeira primeira coisa eles defendiam o livre arbítrio a eleição pela pré-ciência de Deus ou a predestinação condicional ela está condicionada a ao fato de que um dia Fulano vai crer então de predestina aquele que ele sabe que vai crer o sacrifício
de Cristo na cruz ele foi geral ele foi por todos os seres humanos mas ninguém em particular o ser humano ele tem a capacidade de Resistir à graça de Deus então se Deus quer salvar o pecador mas o pecador não quer ele tem a condição de resistir a graça ou seja a graça ela é resistível e porque ele pode resistir à graça ele pode também cair da Graça que é o quinto ponto ponto é a queda da Graça e uma coisa que a gente tem que entender principalmente você que eu tô imaginando que a maioria
aqui é de uma linha Ah calvinista é que esses cinco pontos eles os cinco pontos do arminianismo eles fazem sentido dentro desse sistema não é uma coisa a assim sem sem pé nem cabeça não tem uma lógica A diferença é que nós entendemos que essa lógica não está pautada pelas escrituras Ok então eles não eram loucos assim que do nada surgiram e começaram a falar coisas da cabeça deles tá então ah e aqui eu quero fazer uma notinha de rodapé quem é meu aluno sabe que eu gosto de fazer esses esses desvios né armínio ele
ele não acreditava no livre arbítrio tá você deve estar pensando por qu primeiro a gente tem que entender o que que é livre arbítrio muita gente diz que livre arbítrio significa vontade isso não tá certo é é é é é até um argumento usado inclusive por arminianos dizendo que o ser humano ele não tem vontade livre no calvinismo ele é um robô tá mas isso tá errado o calvinismo entende que o ser humano ele tem vontade sim mas que não tem o livre arbítrio o que que é livre arbítrio a capacidade de você julgar é
daí que vem a nossa palavra árbitro tá de onde a a concepção de um juiz que tem uma capacidade de tomar decisões julgar a conforme uma uma uma visão Correta que não é influenciada pelo mal tá livre de qualquer influência pecaminosa isso é livre arbítrio o apóstolo Paulo por exemplo ele disse que o bem que eu quero eu não faço e o mal que eu não quero esse eu faço sei que existe algumas divergências quanto a Romanos 7 mas a ideia é que isso que Paulo tá falando não é livre arbítrio isso é é a
escravidão da vontade e qualquer um que crê na depravação total vocês vão entender isso não tem como crer no livre arbítrio ele está escravo do pecado ele não tem como correr para o bem ele está morto n Agostinho que disse né eu eu posso não querer algo mas eu não consigo deixar de querer percebe a diferença eu quero algo mas isso é errado então eu decido não mais querer você consegue fazer isso não a nossa vontade ela não é livre as nossas inclinações as nossas paixões elas muitas vezes nos escravizam de modo que a nossa
vontade ela não é absolutamente livre nós temos vontad Sim mas temos uma natureza depravada e por isso nós não conseguimos domar as nossas paixões e os nossos desejos Ok deu Ficou claro aqui então voltando os remonstrantes eles apresentaram esse documento protestando que reparos fossem feitos tanto no catecismo de Heidelberg quanto na confissão belga isso foi feito em 1610 um ano depois da morte do seu ah professor né do seu mestre então uma coisa que talvez você não saiba agora você vai ficar sabendo é que os cinco pontos do arminianismo surgiram antes dos cinco pontos do
Calvinismo aliás os cinco pontos do Calvinismo só surgiram por causa dos cinco pontos do arminianismo ou da remonstrance que deu origem ao sínodo de dort e agora nós vamos ver o que que eles produziram nesse sínodo Então aete os cintos porque agora a gente vai começar a entrar em um pouquinho de teologia eu vou pedir para você se entrar porque eu vou mostrar algumas coisas para vocês na tela para vocês entenderem o pensamento deles Tá bom então o resumo do sínodo é o seguinte que que a gente vai fazer aqui eu quero analisar os cinco
pontos do Calvinismo ouos cinco pontos de dort à luz daquilo que foi proposto por armínio e pelos remonstrantes quais são os cinco pontos de dort ou cinco pontos do Calvinismo então primeiro a depravação do ser humano ela é total ok isso aqui é base para todo o resto você tem que partir da depravação do ser humano para entender todo o resto tá segunda coisa a eleição de Deus ela é incondicional ela não tem nada a ver com quem eu sou se Deus me escolheu ele me escolheu por razões que ele sabe que não tem nada
comigo não é porque ele viu que eu ia crer ou porque não é porque ele na sua soberania decidiu fazer assim por isso que a eleição ela é incondicional terceiro a expiação ela é limitada ou seja Deus elegeu e porque ele elegeu ele morre por aqueles a quem ele elegeu e essa esse ponto aqui talvez seja o o ponto mais debatido aí eu vou falar um pouquinho mais para frente tá o quarto ponto é que a a graça de Deus ela é irresistível não tem como se Deus quer salvar o pecador ele vai salvar o
pecador ele pode espernear pode chiar que Deus vai salvar ele pronto e acabou porque Deus é soberano sobre a salvação do pecador e a a perseverança dos Santos ou perseverança possível ou tem vários nomes para isso Tá Mas é o fato de que uma vez salvo nós iremos perseverar na fé até oo fim não tem como a gente cair da Graça ou perder a salvação tá isso em inglês é conhecido como Tulipa ou túlipa tá que são as primeiras letras de cada um desses pontos tá Como você vai vai vai ver aí então ficaria total
depravity né começa com o t aí unconditional unconditional election então começa com i né aí Limited atonement que é esse ponto aqui da expiação limitada começa com l aí depois o irresistible Grace que começa com i e o perseverance of the Saint que começa com P então forma esse acróstico Tulip que é tulipa em português tá só para você se se alguém fizer uma brincadeira com você e te der uma tulipa falar que ele é calvinista Agora você entendeu o porquê Tá bom os cinco pontos nessa ordem que eu coloquei para vocês aí Ah não
foi a maneira com a qual o dort começou eles têm uma ordem diferente mas por uma questão de lógica Ah eu vou apresentar nessa ordem Que nós conhecemos por isso que eu falo que depravação total é o ponto central por quê Porque o ser humano à medida que a gente Lê as escrituras a gente entende que ele é totalmente depravado e só tem um jeito dele nascer de novo é Deus fazendo um milagre na vida dele não tem outro jeito você repare que que qualquer crente ele sendo arminiano ou calvinista quando ele vai orar pela
salvação de um ímpio como é que ele Ora como é que você já orou por alguém que é descrente senhor que aquela pessoa use o livre arbítrio dela para se converter é assim que a gente ora não a gente fala Senhor Toca no coração dessa pessoa convence abra os olhos dela faça com que a tua luz brilhe sobre o coração dela Essa oração ela ela é é nítida para mostrar que a depravação do ser humano é total e que sem a intervenção de Deus não tem como alguém é convertido aliás é até uma expressão que
a gente deveria corrigir no nosso na nossa maneira Cristã de falar né a gente tem a mania de falar aqui no Brasil ah quando eu me converti ou quando eu me batizei quando eu fui convertido quando eu fui batizado eu não me batizei eu não entrei lá na água tal Não eu fui batizado eu fui convertido pelo senhor tá E é interessante que Agostinho ele fala disso a a respeito da conversão isso é lindo né ele ele usa os cinco sentidos do ser humano para ilustrar ouça o que ele diz olha que legal ele fala
o seguinte chamaste chamaste-me gritaste por mim e rompeste a minha surdez então pensando aqui na audição Reluz ise brilhaste sobre maneira a e a tua luz dispersou a minha cegueira exalaste o teu perfume Fui atraído suspirando por ti eu te saborei agora tenho fome e sede de ti tocaste e inflame me pela tua paz isso tá no em Confissões de Agostinho lá no livro 10 capítulo 27 se você tiver interesse Depois de ler isso de novo ele usa os cinco sentidos para dizer que se Deus não fizer algo se Deus não agir não existe conversão
o mistério tá Por que Deus toca em uns e não toca em outros a resposta para isso tá no segundo ponto ponto dois que é a eleição Incondicional Deus toca em uns e não toca em outros porque ele tem os seus eleitos agora esses eleitos são escolhidos com base em quê algo que existe de bom nele não não tem nada por isso que o título é eleição Incondicional A gente não preenche nenhum requisito de Deus porque Deus é santo e nós não somos não tem como você misturar isso sen não Deus deixa de ser santo
É É aí que é a beleza do Evangelho quando o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado agora quando Deus olha para nós ele nos enxerga com o filtro do sangue do seu filho e aí sim nós podemos nos relacionar com esse Deus santo mas quando nós nascemos todos somos igualmente depravados coração duro de pedra Inimigos de Deus Nós odiamos a Deus mortos cheirando a podridão cadáveres que nos leva a um terceiro ponto se Deus tem os seus eleitos por por quem Cristo morreu a expiação ela é limitada ele morreu para salvar estes
a quem ele elegeu e Deus elegeu se Deus elegeu não tem como quarto ponto você resistir a essa graça a pessoa ela até pode ser dura por um tempo né a gente olha pra vida de Paulo por exemplo ele o a conversão dele não aconteceu na adolescência não aconteceu na juventude ele já era alguém conhecido pelo inre mas naquele momento Deus falou é agora e ele cai com o rosto em terra e não teve como resistir ele não usou o livre arbítrio dele ele tá indo matar cristão como é que ele poderia escolher aquilo ele
ficou Cego Tá a pessoa até humanamente falando pode ser dura por um tempo mas num determinado ponto o ponto que Deus decidiu essa pessoa não consegue resistir à graça de Deus Deus quebra o coração de pedra dessa pessoa e dá um coração de carne e o último ponto é que se a pessoa é Eleita o sangue se o sangue de Cristo comprou essa pessoa e a graça de Deus alcançou essa pessoa essa pessoa vai perseverar essa pessoa não vai perder a sua salvação ela é salva e selada com o Espírito Santo tá então os cinco
pontos do Calvinismo eles têm essa sequência lógica tá embora os sino do dort não tenha feito nessa sequência a gente vai ver nessa sequência que é mais conhecida é mais comum para nós tá o documento é grande e obviamente Por uma questão de tempo eu vou resumir cada ponto eu vou selecionar alguns pontos para ficar um pouco mais claro pra gente entender tá bom então primeira coisa depravação Total primeira coisa que eu quero ver com vocês aí é o que que armínio disse sobre o livre arbítrio e a pração total do ser humano então Acompanha
comigo aí na tela em seu Estado pecaminoso e caído o homem não é capaz de e por si mesmo quer seja pensar querer ou fazer o que É de fato bom mas agora olha só é necessário que seja regenerado e renovado em seu intelecto afeições Ou vontade e em todas as suas atribuições por Deus em Cristo através do Espírito Santo tá ótimo o que ele escreveu aqui continuando para que seja capaz de corretamente compreender estimar considerar desejar realizar o que quer que seja verdadeiramente bom quando ele é feito um participante dessa Regeneração ou renovação eu
considero que uma vez que ele é liberto do pecado ele é capaz de pensar desejar e fazer o que é bom mas entretanto não sem ajuda olha essa expressão contínua da a a ajuda da Graça Divina Então quando você olha para essa perspectiva de armínio a respeito do do do arbítrio humano você percebe que ele tinha a compreensão de que o arbítrio humano estava totalmente corrompido e que sem a intervenção do Espírito o ser humano não poderia sequer pensar no que é bom Então essa era a concepção que ele tinha de livre arbítrio Ok então
isso isso é importante pra gente entender agora presta atenção no que que os remonstrantes Qual que é a perspectiva que eles tinham é um pouquinho diferente e ela é Sutil olha só Aí na tela que o homem não possui por si mesmo a graça salvífica até aqui tá ótimo agora olha só é necessário que por Deus em Cristo através do seu Espírito Santo seja de gerado de novo e olha essa expressão renovado renovado em entendimento afeições e vontades em todas as suas faculdades para que ele seja capacitado a entender pensar e querer e praticar o
que é bom repara essa ênfase é que nós não temos em nós a graça salvífica tá é uma distinção da doutrina católica onde você recebe doses de graça a partir de diversos sacramentos Tá mas o problema tá na linguagem Sutil deles em dizer que essa graça faz o quê Ela capacita o ser humano a querer e praticar o que é bom ou seja o o ser humano pecador se ele for auxiliado por seu livre arbítrio ele pode escolher o que é bom então isso se alinha muito com a doutrina católica existe um grau de de
moralidade no ser humano pequenininho que esse grauzinho faz com que o ser humano tenha uma inclinação para buscar Deus e cooperando com a graça Aí sim ele vá até a salvação agora olha a resposta de dort Foi eles foram bem enfáticos Olha só todos os seres humanos são concebidos em pecado e nascem como filhos da Ira aí olha o que eu grifei aí incapazes de qualquer ação que os salve inclinados para o mal mortos em pecados escravos do pecado sem a graça do Espírito Santo regenerador e olha só nem desejam nem tão pouco podem retornar
a Deus corrigir suas naturezas corrompidas ou ao menos estar dispostos para essa correção Agora presta atenção no artigo 17 o ser humano não deixou apesar da queda de ser dotado de intelecto Ou vontade que é uma das dos conflitos que os arminianos têm com os calvinistas e o pecado que penetrou em toda a raça humana não privou o homem da sua natureza humana mas trouxe sobre ele a depravação e morte espiritual assim também a graça Divina da Regeneração aqui é diferente não é inovação é Regeneração Não age sobre os seres humanos como se eles fossem
máquinas e não destrói a vontade ou os coage violentamente ou a coage né violentamente mas a graça a faz reviver percebe que a linguagem é diferente espiritualmente a cura a corrige e aobra agradável e ao mesmo tempo poderosamente como o resultado onde dominava a rebelião e a resistência da carne agora pelo Espírito começa a prevalecer uma pronta e sincera obediência e essa é a verdadeira renovação espiritual e liberdade da vontade e se o admirável autor de todo bem não agisse desse modo conosco o ser humano não teria esperança de levantar-se da sua queda por meio
da su sua livre vontade percebeu como é que eles abraçaram toda a questão e falaram o ser humano tem vontade sim mas essas vontades são inclinadas para o mal antes de Cristo tá segunda coisa a eleição Incondicional eu quero ver primeiro o que que armínio E os remonstrantes falaram então próximo ponto Aí presta atenção min disse o seguinte Deus decretou salvar e condenar certas pessoas em particular repara que ele concorda com eleição tá mas olha o que que vem em seguida este decreto tem o seu embasamento na pré-ciência de Deus aí pronto V embora pela
qual ele sabe desde toda a eternidade que tais indivíduos por meio de sua graça preventiva ou preveniente creriam e por sua graça subsequente perseveraram então para armínio ficava assim Deus escolheu porque ele viu de antemão quem ia crer Agora pensa comigo vamos vamos fazer um exercício lógico aqui quem que nos deu a fé para crer Efésios 2:8 fala o quê que a graça e a fé são dons de Deus não dons do meu livre arbítrio né ah Hebreus 12:2 Quem que é o autor é o início e o consumador o fim da nossa fé é
Deus não é o meu livre arbítrio ou seja se Deus previu quem creria ele na verdade elegeu a quem ele mesmo daria a fé então no final das contas isso é eleição Incondicional só o arminiano que não percebeu isso errou aqui acreditando que o ser humano tenha em si a capacidade para crer os remonstrantes eles pioraram o negócio né eh olha só na sua tela Deus por um eterno e imutável decreto em Jesus Cristo seu filho antes de ter lançado os fundamentos do mundo decidiu salvar dentre a raça humana caída em Pecado os que em
Cristo por causa de Cristo e através de de Cristo é até bonito o jeito que eles falam né por meio da Graça do Espírito Santo creriam nesse filho e que pela mesma graça perseveraram até o fim nessa fé e na obediência de fé é um pouco diferente da visão que armínio tinha porque para eles é Deus falando eu predestino paraa salvação todos aqueles que eventualmente ao longo da história crerem Então essa é a predestinação na remonstrance Além disso para não dizer que a fé vem do ser humano eles dizem que Deus concede ao ímpio a
graça capacitadora que é quando essa pessoa ela é evangelizada como é que isso funciona quando um ímpio tá sendo evangelizado eles diziam que Deus cancela que Deus anula de alguma forma essa cegueira espiritual que impede a pessoa de crer então ele anula isso ele capacita a pessoa a crer se ela quiser é como se naquele momento a corrupção total da pessoa a depravação total da pessoa fosse suspensa que ela tá ouvindo o Evangelho é isso que os arminianos chamam de graça preventiva ou graça preveniente tá o problema com essa visão é que a Bíblia mostra
em várias ocasiões pessoas que Ao serem expostas pelo evangelho tiveram o seu coração o quê endurecido por Deus um exemplo disso por exemplo um exemplo disso por exemplo foi redundante né um exemplo disso tá lá em Isaías 6 lembra quando Isaías é comissionado por Deus que que Deus falou para ele o seu ministério vai ser o melhor de todos você vai pregar e ninguém vai nascer de novo você que é pastor você queria ter o ministério de Isaías difícil né mas Isaías obedeceu agora Isaías foi lá e pregou pregou pregou pregou não teve uma conversão
como é que você explica isso remonstrance como é que você explica isso arminiano não tem como e qual que foi a resposta dada aí pelo sodo de dort eles disseram o seguinte olha só essa eleição é o imutável propósito de Deus pela qual ele antes da fundação do mundo escolheu um número grande e definido de pessoas para a salvação presta atenção no que eu grifei aí por graça pura ou seja não tem mérito nenhum no ser humano morto um cadáver que fede a pecado inimigos deleo está lá em romanos 5 filhos da Ira Efésios 2
continuando Essas são escolhidas né Essas pessoas são escolhidas de acordo com o soberano bom propósito de sua vontade ISO aqui é linguagem de Efésios 1 ou seja critério de Deus é ele que escolhe e ele não nos revelou o porquê por que Deus salvou aquele e não esse eu não sei Nós não sabemos é isso que Agostinho chamou do quê de abismo da cruz é algo que é insondável pro ser humano Lutero como eu falei ontem né ele chama isso de luz da glória coisas que vão além da nossa compreensão e a gente não tem
como saber que Paulo aquele texto que eu li ontem né que fala ó profundidade da riqueza tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus ele fala quão insondáveis são os teus juízos eu não tenho como sondar isso com inescrutáveis são os teus caminhos então a pergunta por que que essa pessoa foi salva e essa aqui não é algo que não deveria ser questionado por nós Claro eu não tô falando daquele momento onde você tá orando lá no seu quarto e você tá chorando diante de Deus falando Senhor por queê gente O Lamento ele é completamente
bíblico tem um livro na Bíblia chamado Lamentações Cuidado para isso não virar murmuração Cuidado para isso não virar um questionamento que não É cabível para um crente diante de um Deus santo criador de todas as coisas mas não tem problema nenhum você lamentar aliás que o seu lamento se transforma em oração por aqueles que estão perdidos Tá qual que é o problema da gente ir além quando a gente começa a fazer essas perguntas por que que ele foi salvo por que que ela foi salva e eu não fui ou ele não foi eu não né
Mas por que que aquele foi e esse aqui não foi né Por se a gente vai além onde Deus não se pronunciou é muito provável que a gente vai falar besteira ou que a gente vai colocar na boca de Deus palavras que ele nunca disse E acredite ele fique irado com isso se nós já ficamos irados com pessoas que falam a nosso respeito coisas que nós não dissemos você imagina um Deus santo ele vai ficar irado e para mim sinceramente o arminianismo aqui ele falha porque ele tenta querer explicar porque a pessoa foi salva porque
Deus viu que essa pessoa ia crer quando o arminianismo diz isso ele coloca mérito na escolha de tal pessoa e aí a eleição ela deixa de ser graça ela ela ela vira uma recompensa pela fé prevista da pessoa é por mérito isso para mim é o exemplo do não se calar né a bíblia fala que a eleição é pelo bom propósito de Deus foi o texto que o professor Antônio Neto leu hoje ontem e a gente tem que parar aqui foi pelo bom propósito ou se você tá lendo na Revista Atualizada pelo Beneplácito da vontade
de Deus fim a gente para aqui e parar gente não é vergonha nenhuma é o que Calvino chamou de DTA ignorância voltando Olha só vai falar né que dentre todo gênero tá Deus não faz acepção de pessoas ele escolhe rico pobre Branco negro Amarelo Pardo inteligente letrado homem mulher só tem esses dois gêneros tá ou seja ele escolhe dentre todo o gênero humano Olha só decaído pela sua própria culpa de sua integridade original para o pecado e a perdição e olha o que eu sublinhei aí no final os eleitos não são melhores ou mais dignos
que os outros porém envolvidos na mesma miséria dos demais isso aqui A gente devia decorar Porque infelizmente muitos que se dizem calvinistas são contrários a essa frase se acham melhores se asseveram diante dos arminianos rebaixando fazendo coisas absurdas principalmente na internet a doutrina calvinista deveria nos humilhar exaltar o nosso Deus de novo Olha só leia comigo os eleitos não são melhores ou mais dignos do que os outros porém envolvidos na mesma miséria dos demais Deus não previu nada de bom em ninguém a escolha foi por graça pura tá quer ver ó para dizer que a
gente não abriu a Bíblia abre a Bíblia aí eu tô citando a Bíblia de cor presta atenção em Colossenses Capítulo 1 Versículo 12 olha só que interessante eu nunca tinha parado para pensar sobre isso E aí quando eu tava ensinando sobre Colossenses isso aqui saltou os meus olhos já tinha lido esse esse texto muitas vezes Colossenses 1:12 fala dando graças ao pai que vos fez idôneos você reparou quem que nos fez idôneos foi o pai a parte desculpa que cabe na herança dos Santos na luz sabe o que que Agostinho falou sobre esse versículo a
graça não procura mas faz seres humanos idôneos sensacional terceiro a expiação ela é limitada vamos ver primeiro o que que armínio falou ele foi como eu falei Ontem ele foi difamado na época por alguns calvinistas podres nós cegos tá E aí ele escreveu essa essa Apologia tá contra 31 artigos difamatórios tá isso tá nas obras dele e esse é o artigo 12º olha só que aqueles que rejeitam a primeira dessas opiniões a de que o preço da morte de Cristo foi pago por todos e por cada um considerem a maneira como poderiam responder as seguintes
passagens das escrituras ele vai citar algumas né Primeira João 2:2 Primeira João 29 eh João 29 Romanos 14 15 segunda Pedro 2 1 e 3 toda a controvérsia portanto está na interpretação na hermenêutica as próprias palavras devem ser simplesmente aprovadas porque são as palavras da escritura então segundo ele segundo a hermenêutica dele esses textos vão ajudar você a entender de que Jesus morreu por todos os seres humanos ele entendia que esses textos Ah se esses textos fossem interpretado interpretados honestamente eles diriam que a expiação ela é ilimitada que Deus morreu por todos os seres humanos
agora olha só o que que os remonstrantes escreveram Olha lá em concordância com isso Jesus Cristo o salvador do mundo morreu por todos e por cada um dos homens de modo que obteve reconciliação e remissão dos pecados para todos por sua morte na cruz porém ninguém é realmente feito participante dessa remissão exceto os crentes segundo a palavra do evangelho João 316 né ah e Primeira João 2:2 né que ele é propiciação pelos nossos pecados não somente pelos nossos mas também pelos do mundo inteiro então eles defendem que Cristo morreu por todos por causa desse sentido
atribuído à palavra mundo que hoje é o que muitos arminianos defendem e aqui tem um tem um perigo tá que é interpretação pessoal muitas vezes que a gente faz de uma palavra para favorecer um determinado ponto de vista como é que a gente interpreta uma palavra na escritura dentro do seu contexto e a gente tem que ser honesto para isso eu tenho que entender o sentido que o autor deu a palavra no caso descobrir por exemplo como que João usa essa palavra E para isso acima de tudo a gente precisa de honestidade na hora de
interpretar Qual que é a questão aqui a morte de Cristo ela aconteceu para salvar um grupo definido ou para abrir a possibilidade de salvar um grupo Indefinido a morte de Cristo foi um preço pago para comprar efetivamente pessoas determinadas ou foi um preço pago para possibilitar que as pessoas que quisessem se beneficiassem desse pagamento Essa é a questão e aqui me parece que o arminianismo é falho porque diz que Deus escolheu porque Ele previu ele anteviu a fé das pessoas Digamos que estivesse certo tá Cristo veio para salvar Quais pessoas então não seria especificamente as
pessoas que Ele previu nem a lógica tá a favor desse argumento Por que que ele viria Para Morrer pelas pessoas que Ele previu que não creriam não faz nem sentido então de certa forma o o modelo arminiano Deus Tem sim um grupo específico o grupo que Ele previu que creria então Deus manda Jesus para morrer por quem então na concepção arminiana a morte de Cristo foi um preço pago para possibilitar que as pessoas que quisessem se beneficiassem desse pagamento tá como possibilitar a salvação se já tem um futuro fixo determinado A não ser que a
pré-ciência de Deus se engane aí você tem uma outra complicação e aí você tem um caminho que é amplo para outras questões que surgem hoje em dia dentro do liberalismo como teísmo aberto de que Deus e não tem a história definida ele deu corda no mundo tá assistindo mundo de vez em quando ele intervém aqui ali mas o futuro tá incerto aí você tem outros problemas gigantescos Tá qual que foi a resposta do sínodo de dort para isso olha aí na sua tela pois este foi o soberano conselho a vontade Graciosa e o propósito de
Deus o pai que eu sublinhei aí que a eficácia vivificante salvífica da preciosíssima morte do seu filho fosse estendida a todos os eleitos eleitos daria somente a eles a justificação pela fé e Por conseguinte os traria infalivelmente à salvação isso quer dizer que foi da vontade de Deus que Cristo por meio do sangue na cruz pelo qual ele confirmou a nova aliança redimisse efetivamente de todos os povos tribos línguas e nações todos aqueles e somente aqueles que foram escolhidos desde a eternidade para serem salvos que lhe foram dado pelo pai Cristo morreu unicamente pelos eleitos
e a Morte e a sua morte né a morte de Cristo ela teve um objetivo específico um grupo de pessoas que Deus tinha escolhido antes da fundação do mundo e nesse ponto aqui existe uma controvérsia maior né ah tanto que aí que surgem não sei se você já ouviu a expressão né os calvinistas de quatro pontos você já ouviu isso ah que não creem na expiação limitada tá também conhecido como universalismo hipotético que que aconteceu um tempo depois de dort 1630 e pouco 34 eu acho surgiu um negócio chamado amiraldo com Moisés de amiral tá
na escola de salmour na França o que que ele fez Ele publicou um tratado sobre predestinação e nesse tratado ele defendia o universalismo hipotético hipotético por quê Porque a morte de Cristo só só beneficia a pessoa na hipótese dela crer tá então isso que é o amiraldo ou Ah se você conversar com alguém ela você perguntar para ela se ela crê nos cinco pontos não falou crei em quatro na expiação limitada Eu não creio é isso aqui tá olhando para textos bíblicos particularmente entendo que ainda que eles não tratem diretamente disso me parece que a
linguagem bíblica pende mais paraa expiação limitada eu não tô nem falando de lógica eu tô falando de hermenêutica de interpretação bíblica ah ou para usar uma linguagem menos dura né né uma expiação específica né para não dizer limitada né que eu sei que isso às vezes assusta algumas pessoas tá e a gente tem diversos textos para mostrar isso depois se a gente tiver um tempo a gente até pode conversar um pouco sobre isso tá quarto quarto ponto graça Irresistível aqui que é armínio ele é bem claro tá embora o seu texto sobre a graça ele
seja bonito ele é bem claro quando ele diz o seguinte de maneira nenhuma cometo alguma injustiça à graça atribuindo como é relatado de mim uma quantidade excessiva de coisas ao livre arbítrio do homem toda a controvérsia se reduz à solução dessa questão a graça de Deus é uma certa força Irresistível Ou seja a controvérsia não se relaciona às ações ou às operações que podem ser atribuídas à graça Pois reconheço e incul mais dessas ações ou operações do que qualquer outro homem já fez meio arrogantezinho ele mas se refere apenas ao modo de operação Irresistível ou
não aí ele fala com relação a esse tópico de acordo com as escrituras creio eu que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça que lhes é oferecida Então essa posição dele né fica explícita esse pensamento fica explícito de que o ser humano tem a capacidade de Resistir à graça salvífica é uma espécie de medir forças com Deus no ato da Regeneração Deus falando Leandro eu quero te salvar mas eu falo eu não quero aí Deus fala Ah então tá bom Leandro eu não vou Você você você tá me fazendo parar eu não
vou te salvar eu vou te deixar ir pro inferno Olha a lógica disso os remonstrantes eles não ficaram muito longe disso Olha só olha o que que eles afirmaram que essa graça de Deus é o começo a continuação e o fim de Todo o Bem de modo que nem mesmo o homem regenerado pode pensar querer ou praticar qualquer bem nem resistir a qualquer tentação para o mal sem a graça precedente ou preveniente que desperta assiste e Coopera até aqui tava indo bem agora olha só de modo que todas as boas obras e todos os os
movimentos para o bem que podem ser concebidos em pensamento devem ser atribuídos à graça de Deus mas quanto ao modo de operação a graça não é irresistível porque está escrito de muitos que eles resistiram ao Espírito Santo de novo uma questão hermenêutica aqui tá por exemplo pegando aqui no caso deles pegando as palavras ah de Estevão quando ele tava para ser apedrejado falando a respeito do dos fariseus né agora repara comigo que a concepção arminiana ela é Clara ao se utilizar de uma hermenêutica que creio eu se distorcida da escritura para afirmar algo que é
contrário a própria escritura como se fosse assim Deus quer salvar o Fulano mas o Fulano não quer ser salvo se seguir essa ideia prevalece a vontade de quem do fulo e não de Deus porque Deus respeita a vontade do fulano que não quer salvo porque a graça de Deus ela pode ser resistida até o último grau pelo pecador por causa do seu livre arbítrio E aí por isso Deus fala tá bom eu vou respeitar o seu livre arbítrio e vou te mandar pro inferno não faz sentido esse Deus não é um Deus de graça como
é que dort respondeu aí acompanha só a toda a todopoderosa operação de Deus pela qual ele produz e sustenta a nossa vida natural não exclui Mas requer o uso de meios pelos quais ele quis exercer o seu poder de acordo com a sua infinita sabedoria e bondade cremos segundo a eficácia do seu poder aqui ele usando Efésios 1:19 e segunda Tessalonicenses 1:11 né Para que o nosso Deus cumpra com com todo poder desculpa cumpra com poder todo o propósito de bondade e obra de fé percebe como é que eles colocam Deus no centro da salvação
ou seja Deus é soberano sobre absolutamente tudo inclusive sobre a salvação do pecador Você já pensou por exemplo em Lázaro lembra lá a história de Lázaro João 11 Lázaro estava morto Lázaro não estava doente ele não estava perto da Morte Aliás ele já estava fedendo né já estava em estado de decomposição lá Lázaro morto poderia resistir ao Chamado regenerador de Deus e continuar morto eles Jesus falou removam a pedra né quando isso aconteceu não aconteceu nada aí Jesus falou o qu Lázaro venha para fora é interessante pensar que ainda bem que Jesus falou Lázaro venha
para fora se a palavra de Deus tem vida todos os mortos ali levantariam se ele não falasse Lázaro se ele falava assim venha para fora Capaz de sair um monte de Walking Dead lá porque a palavra de Deus tem vida lembra de Gênesis 1 e disse Deus foi pela palavra de Deus que o universo veio existir a gente tem que encarar a Bíblia assim tá Deus fala e quando ele fala acontece vida por acaso lá do túmulo Lázaro falou assim não Deus eu Jesus eu quero usar o meu livre arbítrio eu vou permanecer morto quando
que Lázaro falou alguma coisa só quando ele já tava vivo pela palavra de Deus Lázaro sai do túmulo Vivo e aí ele responde já com vida mas enquanto ele estava morto ele não tinha condição de fazer absolutamente nada n não é à toa que Paulo usa essa figura em Efésios 2 para falar que nós estávamos mortos percebe como é que essa visão coloca Deus no Controle da salvação do pecador a minha dificuldade com esse ponto de de vista aqui arminiano é que se a carne sozinha se inclina a graça Por que que você precisa de
graça se a graça se a graça da Regeneração é meramente oferecida e a sua eficácia depende da resposta do pecador O que que a graça efetua que já não tá presente no pecador não é graça é uma ajudinha mas não é graça é complicado né último perseverança dos Santos vamos ver ess último aquilo quea ele disse o seguinte Cristo guarda os crentes não os deixando cair Olha só desde que tenham se preparado para a batalha implorando a sua ajuda e não querendo vencer apenas pelas suas próprias forças de modo que não é possível para eles
por qualquer astúcia ou poder de a serem seduzidos ou arrancados da mão de das mãos de Cristo embora eu aqui e olha o que ele fala de forma aberta e ingênua afirme que nunca ensinei que um verdadeiro Crente pode tanto cair totalmente distanciando-se da fé e perecer Olha só não vou esconder que há passagens das escrituras que pareçam usar Esse aspecto curioso que nas Entrelinhas a Arm eloca em cheque essa segurança que a gente tem em Cristo quando ele usa essas expressões desde que apenas fora o fato desse final do parágrafo aí Dizendo que a
bíblia parece mostrar que existe chance do crente perder a salvação pergunta como é que fica a cabeça de um aluno quando ele ouve isso de um professor não é à toa que os remonstrantes fizeram que eles fizeram dos remonstrantes aí no seu último artigo olha só que aqueles que são enxertados em Cristo por uma verdadeira fé e que assim foram feitos participantes de seu vivificante espírito são Olha a expressão abundantemente não é completamente é abundantemente dotados de poder para lutar contra Satan o pecado o mundo e a sua própria carne e de ganhar Vitória estão
se eles não são capazes de por preguiça E negligência esquecer o início de Sua Vida em Cristo e novamente abraçar o presente mundo de modo a se afastarem da Santa doutrina que uma vez lhes foi entregue eu sublinhei de perder a sua boa consciência e de negligenciar a graça Isso deve ser assunto de uma pesquisa mais acurada nas santas escrituras antes que possamos ensiná-la com inteira segurança armínio pisou no tomate e eles aqui escorregaram percebe que aquela dúvida na cabeça de armínio tomou uma outra proporção uma vez eu eu ouvi uma expressão que me me
chamou muita atenção pensando em Davi quando você faz pequenas concessões na vida cristã lá na frente você vai olher grandes tragédias pequenas concessões grandes tragédias e foi aqui o que armínio fez eu não tô dizendo que ele fez de propósito Ah eu até arrisco dizer que ele foi sincero no seu questionamento Ele só não foi sábio de expor isso aos seus alunos talvez fazer isso com colegas mais experientes que pudessem ruminar esse respeito e não publicar esse tipo de coisa né agora olha a resposta de dort a essas afirmações o poder de Deus pelo qual
ele confirma e preserva os verdadeiros crentes na graça é tão grande que isso não pode ser vencido pela carne os cristãos cometem pecados grosseiros entretanto eles causam A Ira de Deus se tornam culpados da morte entristecem o espírito santo olha só que interessante aqui que eu sublinhei suspendem o exercício da fé ferem profundamente suas consciências e algumas vezes perdem temporariamente a sensação da Graça mas olha a continuação mas quando Retornam a reto caminho por meio de arrependimento sincero logo a face paternal de Deus brilha novamente sobre eles eles não perderam a salvação mas foi um
momento onde eles foram tão cegados pelo pecado a gente usa a expressão né cauterizados pelo pecado dort não nega o fato de que um crente ele cai em Pecado de forma profunda Davi por exemplo né Davi ele faz uma coisa inimaginável para nós eu espero que seja inimaginável para todos nós tá Quando Ele mente ele engana ele adultera ele tem uma conversa bem bajuladora com Joab para tentar se convencer de que ele não tava errado mente de novo e assassina um cara que não tinha nada a ver com a história e aí se você olha
para aquilo que acontece na vida de Davi depois disso é uma espiral eu não sei se você já reparou Deixa eu fazer um parêntese aqui vai Natan vai conversar com ele lembra segundo Samuel 12 aí abre aí na sua Bíblia segundo Samuel segundo Samuel eu gosto de falar isso com os meus alunos segundo livro de Samuel antigo testamento é masculino novo testamento é feminino do que que você tá falando tô falando de como é que você pronuncia corretamente aqui o artigo segundo livro de Samuel segundo o livro dos Reis segundo livro das Crônicas não é
segunda crônicas não é segunda reis não é segunda Samuel é no Novo Testamento que você fala a epístola de então é a primeira carta de Paulo aí é no feminino tá só para você falar direitinho Então não é primeiro rei é primeira reis é primeiro Reis e assim por diante Tá bom vamos lá segundo Samuel Capítulo 12 naan vai lá e confronta ele bota o dedo na cara de Davi de uma forma muito interessante ele conta uma uma historinha né e fala lá do rico que tinha várias ovelhas e o gado grande em número né
mas o pobre só tinha uma que dormia com ele quando ele fala lá que veio um visitante na casa do rico e aí o Rico Faz o quê pega pega a a cordeirinha do vizinho né que que qual que foi a reação de Davi aí ele fica o quê que que ele fala Esse cara tem que morrer mas olha a gente ignora o Versículo se por que que Davi fala o que ele fala no Versículo se você tem que restituir quatro vezes esse valor o que que ele tá citando aqui ele tá citando a lei
é interessante Davi sabia a lei de cor ele tava se condenando aqui tá além do que aconteceu com ele Ah que ele fala que o o pecado dele foi feito em oculto mas a a consequência viria a público né com o filho dele que tem relações sexuais com as suas mulheres lá naquele erado uma coisa que é interessante e aqui eu quero eh abrir a minha a minha licença poética hermenêutica e depois eu vou ouvir do do professor Antônio Neto mas eu acho interessante esse versículo 6 quando ele fala que o valor restituído deveria ser
quatro que que acontece com o filho de Davi betseba morre aí você vai pro Capítulo 13 Olha a espiral da família de Davi depois desse pecado aqui do Capítulo 11 que que acontece amnon vai lá e estupra a sua irmã Tamar ó Que família hein Absalão fica sabendo disso que que ele faz mata tamin dois filhos mortos depois esse filho Absalão usurpa o trono do pai e aí o pai vai atrás de reconquistar o reino e o que que acontece com Absalão Joab mata ele terceiro filho dele morto aí Salomão começa a reinar mas o
seu irmão Adonias usurpa o trono que que Salomão faz mata Adonias eu posso até est errado na minha conclusão hermenêutica mas é curioso pensar isso né a maneira como a gente trata o senhor como a gente trata a lei de Deus ela tem que ser uma forma piedosa e temerosa porque a gente tá diante de um Deus santo ele não é o nosso best ele não é o nosso amiguinho e existe sim a possibilidade de nós cairmos em Pecado como Davi caiu existe a possibilidade da gente ficar cego pelo pecado até que alguém ou a
escritura ou através de um irmão uma irmã como Natan fez aqui coloque o dedo na nossa cara fala você tá em Pecado isso é a maior demonstração que um crente pode ter pelo outro a exortação a disciplina isso é disciplina tá disciplina eclesiástica a disciplina é a maior demonstração de amor que a gente pode ter desde que nós façamos isso em amor né se a gente quer ver Cristo restaurado na vida dessa pessoa tá mas isso nunca é a quebra da Graça na vida do Cristão caso contrário o pecado ele teria poder de quebrar o
selo do Espírito Santo na nossa vida que é aquilo que Efésios 1:14 fala que nós fomos selados é aquele aquela ideia de de anel com cera né É É se você disser que você perdeu você caiu da Graça você tá dizendo que o seu pecado quebrou o selo do Espírito Santo isso é sério isso aí é muito sério tá Paulo ele fala que além de receber o penhor da nossa herança a gente é selado então juntas as promessas que Deus faz junto com o testemunho interno do Espírito Santo né o penhor do Espírito Santo o
celar do Espírito Santo Isso é Um fundamento sólido para nos dar essa segurança de salvação isso não é licença jamais pra gente pecar pelo contrário Isso é motivo pra gente obedecer ainda mais e estar Rendido ainda mais diante do nosso Deus eu gosto do que Spur fala A esse respeito né Se eu pudesse converter todos vocês Qualquer um podia desconverter o que qualquer homem pode fazer qualquer outro homem pode desfazer mas o que o senhor faz permanece queridos concluindo esse Concílio ele foi convocado para resolver essa controvérsia arminiana que divergia da teologia reformada da época
ou conhecida na época como calvinismo em pontos que são sim extremamente importantes que lidavam não só com soteriologia no caso da Holanda mas uma questão aí Nacional né patriota muito relevante porque eles entendiam que o arminianismo se aproximava muito mais do catolicismo do que da própria escritura então o que que dort fez dort ele reforçou a importância da autoridade das escrituras não foi só definir os cinco pontos essa necessidade de uma interpretação fiel e consistente da escritura foi o que eles fizeram Mas como eu falei para vocês antes o fato de um irmão arminiano divergir
Nessas questões não faz dele um ímpio Para ser salvo a pessoa precisa crer no evangelho você sabe o evangelho você já Creu nesse evangelho aí eu queria terminar com isso que a gente às vezes pensa que a mensagem do Evangelho ela serve apenas pro ímpio a mensagem do Evangelho ela é Pro crente graças a Deus ela é eficaz caso Deus assim decida na vida do ímpio mas ela existe Pro crente para ele se regozijar nesse Deus e adorar esse Deus que é um se você tem dificuldade de memorizar isso eu vou tentar te ajudar aqui
um Deus é criador dois o ser humano pecou três Jesus veio para salvar quatro Qual que é a minha resposta diante de tudo isso Deus ser humano Jesus e a nossa resposta como é que você entende isso Deus é criador soberano sobre todas as coisas isso aqui não é quatro leis espirituais não tá pelo amor do Senhor isso aqui é evangelho Deus Criador de todas as coisas criou o ser humano bom à sua imagem mas o ser humano decidiu optou por ser lei para si mesmo o ser humano tinha uma lei que veio de um
Deus gracioso bondoso amoroso que o amava você Você consegue imaginar você viver debaixo de um governo de um Deus de um governante esquece pensa pensa na figura de um governante esse governante queer o seu melhor e ele falou vive por essas regras que eu tô te dando e você vai ter o melhor que esse mundo tem oferecer Você consegue imaginar o que que é isso é o paraíso mas o ser humano falou Eu Quero rejeitar a tua lei e eu quero ser autônomo palavra autonomia geralmente a gente associa a trabalho né mas a palavra na
sua etimologia significa Auto para si mesmo nomo nomos de lei então lei para si mesmo eles Adão e Eva Adão né que era o encarregado ali o banana ele decidiu ser lei para si mesmo e ao fazer isso o que que aconteceu houve uma ruptura naquele relacionamento que era inquebrável até então não tinha sido Quebrado até então e por isso o ser humano foi expulso do Jardim não sem antes receber a promessa do Evangelho Olha como esse Deus é gracioso já no é ele proveu a mensagem de salvação para aqueles dois e os cobriu a
gente se esquece disso né você já reparou no final do do do capítulo TR fala que o senhor fez vestimenta de peles pera aí para cobrir a nudez do pecado precisou haver o quê derramamento de sangue Deus apontando paraa Cruz já no Éden Deus Criador de todas as coisas cria o ser humano o ser humano cria a imagem do Criador se rebela com o criador e agora ele está numa condição de ruptura ele não tem mais acesso a esse criador Deus ou a expressão de Efésios né mas Deus na sua infinita bondade manda o seu
filho para de uma vez por todas ao contrário de todo o sangue de bodes e Carneiros que foi derrubado no antigo testamento manda o seu filho para viver uma vida perfeita isso aqui é importante frisar ele veio e viveu uma vida ele não desceu do céu com 33 anos foi pra cruz e morreu não Ele viveu uma vida ele passou por aquilo que a gente passou ele foi tentado e ele não pecou e por isso ele pode ser o sacrifício perfeito para derramar o sangue na cruz satisfazendo assim a ira do pai para que todo
aquele que depositar a sua confiança nesse sacrifício e ressurrei desse Deus que não ficou morto tem a vida eterna Esse é o quarto ponto como é que a gente responde a isso por que eu t dizendo isso porque muitas vezes eu já fui muito leviano na minha maneira de expor a mensagem de salvação para um um ímpio confessar um pecado aqui quando eu vols vezes do ministrio deim de noin cansado queria ficar quieto queria dormir no ônibus eu fazia Ministério em São Paulo e voltava pro meu seminário lá em Atibaia ah dava uma hora de
ônibus e eu falava Deus não deixa ninguém sentar do meu lado não quero dormir a oração do seminarista miserável E aí sentava uma pessoa O Curioso é que aquele seminarista eu sou grato a Deus porque eu estudei numa escola teológica que me deu uma boa base bíblica mas eu lá eu ficava uns 20 quase 30 minutos ruminando em como é que eu ia começar a conversar com aquele ímpio E aí eu tava num outro treinamento Pastoral numa igreja que respirava o evangelho tudo a todo momento o evangelho era trazido à tona no culto não tem
nem o que falar oração [Música] músicas leitura de Credo de Confissões pregação tudo apontava pra cruz expondo a palavra de Deus obviamente quando eles se juntavam imagina comigo o que que junta pessoas tão diferentes dentro de uma igreja não é o fato de que você tem o mesmo emprego que a pessoa que tá do seu lado você tem as mesmas aspirações não é a cruz que junta pessoas tão diferentes e aquelas pessoas elas sempre que se reuniam em algum momento vinha o evangelho à tona isso Começou a chamar minha atenção mas o ponto alto foi
quando eu peguei uma carona com um jovem daquela igreja sem treinamento teológico um jovem que tava na faculdade e a gente foi dividir um Uber para ir pro Walmart E aí a gente entrou no Uber deu para ver pelo painel que o motorista era Muçulmano e aí eu comecei a minha Saga né bom eu não tenho uma hora aqui então eu tenho que pensar rápido como é que eu vou evangelizar esse cidadão como é que eu vou falar de Cristo e eu comecei a pensar e tal em menos de 30 segundos aquele jovem já tava
pregando o evangelho para aquele homem eu falei cara eu não tô respirando o evangelho eu não tô ruminando o evangelho o evangelho não corre na minha corrente sanguínea e a partir daquele dia eu pedi perdão para Deus e falei assim Deus eu preciso do teu evangelho correndo nas minhas veias para isso eu preciso ruminar o evangelho diariamente eu tenho que pregar o Evangelho como o Piper fala diariamente quando eu levanto e agradecer a Deus por tão grande salvação é claro que sempre que for possível a gente tem que ensinar as doutrinas da Graça de Deus
porque elas nos humilham e elas exaltam esse Deus gracioso que salva pecadores imundos e os transforma em filhos Agora faça isso dentro do contexto que o pastor Wilson port colocou a doutrina da eleição ela sempre aparece na Bíblia num contexto de adoração e nunca de discussão vamos orar Senhor Deus eu oro para que segundo a riqueza da tua glória o senhor conceda que nós sejamos fortalecidos com poder mediante o teu espírito no nosso interior e que assim Cristo habite ricamente no nosso coração pela fé para que estejamos arraigados e alicerçados no teu amor para que
a gente possa compreender Qual é a largura o comprimento e a altura e a profundidade do amor de Cristo que excede todo entendimento para que sejamos tomados da tua Plenitude nós Oramos assim porque nós sabemos que o senhor é poderoso para fazer mais do tudo que nós pedimos ou pensamos conforme o teu soberano poder que opera em nós ao Senhor seja a glória em Cristo Jesus amém