Como Funciona A Harmonia No Jazz.

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Ozeias Rodrigues
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Video Transcript:
salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo uma coisa que sempre me deixou intrigado tanto no estudo quanto no ensino de música é que muitas vezes se ensina de um jeito e se toca de outro jeito e quando eu compreendi que na verdade eu tenho que adaptar as ferramentas que eu aprendo as ferramentas teóricas para linguagens musicais diferentes facilitou tudo para mim a forma que eu faço uma análise a forma que eu penso quando eu vou tocar uma canção que por exemplo uma canção no Tom de dó acorde um acorde três acorde quatro que é
o fá volta para acorde um é completamente diferente da forma que eu visualizo a harmonia dentro do contexto de jazz MPB Bossa Nova certo Como já dizia o jo pass só existem três acordes eu vou demonstrar para vocês como na prática na verdade a gente pensa a respeito do campo harmônico que na verdade viram somente três acordes se eu pegar o campo harmônico de dó maior eu tenho o primeiro grau que é dó com sétimo maior o segundo grau é R menor7 o acorde 3 mi menor 7 o Acorde quatro fa com sétimo maior o
Acorde C sol se o acorde 6 lá menor se e o acorde 7 C menor com sétima e quinta Bemol volta pro acorde um certo esse é o campo harmônico sete acordes porém eu vou reduzir isso a três acordes então quantos acordes com sétima maior possui dentro do campo harmônico maior dois correto um e o quatro que na verdade esses dois vão virar para mim exatamente a mesma coisa vão ser apenas um acorde Como assim o campo harmônico de dó maior Surgiu da escala de dó maior certo então se eu pegar a nota Dó como
é que surgem os acordes eu pego a nota Dó pulo ré pego o mi eu tenho duas notas pulo fá pego o sol eu tenho três notas uma Tríade pula o lá pega o si eu tenho uma tetra de quatro notas certo fundamental terça quinta sétima maior agora se eu pular o dó e pegar o ré começa a surgir certo os embelezamentos para esse acorde ou as extensões para esse acorde logo a nota ré é uma excelente extensão pro acorde de dó com sétima maior nota que eu tô tocando dó mi si ré certo é
um embelezamento para esse acorde aqui e se eu continuar esse mesmo processo sempre pego uma nota pulo uma nota pulo uma nota se eu pular o mi e pegar o fá fá é a quarta ré é a segunda ou nona do dó pulo O Mi pego o fá fa é a quarta notem que essa nota Tecnicamente é uma extensão disponível porém ela não soa bem para esse acorde porque ela tira a estabilidade do acorde mais pra frente eu vou explicar melhor essa nota OK logo continuando pula o sol pego o lá lá é a sexta
do dó mais uma extensão disponível se eu continuar pulo si pego o dó começou tudo novamente logo Relembrando eu tenho uma nota pulo ré pego mi duas notas pulo fá pego sol três notas pulo lá pego si tetra de notas pulo dó pego o ré primeira extensão nona pulo mi pego o fá segunda extensão quarta pula o sol pega o lá a sexta certo porém como eu falei a nota fa ela incomoda nesse acorde e provavelmente você já ouviu falar ou vai ouvir falar que é comum no acorde um a gente colocar a quarta aumentada
tirar essa quarta que incomoda por exemplos eu tenho ré menor a nota fá aqui funciona maravilhosamente bem no sol se funciona maravilhosamente bem e quando eu vou repousar no dó essa nota não é legal então o que que eu vou fazer ré menor fa notem que eu toc toquei dó com Sé a maior e coloquei o faç cenido aqui que é a quarta aumentada certo notem que então ficou as notas Dó Ré Mi Fa sustenido sol lá si dó intervalos fundamental segunda terça quarta aumentada quinta sexta sétima e volta pro dó qual era o segundo
acorde com sétimo maior do campo harmônico fá o quarto grau perfeito se eu pegar e tocar a escala de dó a partir de fá Olha só fa sol lá si dó ré mi volta pro fá intervalos fundamental segunda terça quarta aumentada quinta sexta sétima maior e volta são os mesmos intervalos que gerou [Música] aqui logo a corde maior para mim eu tenho a tetrad eu tenho a nona quarta aumentada a [Música] sexta nona vou pro fá Nona a mesma história uma nota fa duas notas trí té nona quarta aumentada que é a nota si sexta
é a mesma coisa ou seja é acorde maior certo eu não penso dentro desse contexto um quatro para mim é tudo acorde maior porque quando eu tô tô em dó tétrade primeiro embelezamento é a nona sexta quarta aumentada eu vou pro fá nona quarta aumentada sexta nona volta pro dó nona sexta vai pro fá sexta nona quarta aumentada certo então eu resumo a acorde maior não necessariamente um quatro óbvio que é um quatro se eu tô tocando uma música que [Música] tem é óbvio que é um quatro porém a forma que eu enxergo na prática
é como se fosse acorde maior acorde maior O que que tem uma nota duas notas fundal ental e terça Tríade tétrade nona di quarta aumentada e sexta certo e agora quantos acordes menores tem no campo harmônico eu tenho o Acorde dois que é o ré menor7 o TR que é o mi menor 7 e o Acorde seis que é o lá menor 7 perfeito esses três acordes aqui um deles já cai que é o mi menor o mi menor dentro do contexto tonal Jazz Bossa Nova MPB a qual 98% do repertório é tonal esse acorde
ele aparece substituindo o um certo ou seja É como se eu tivesse fazendo um dó com baixo em mi porque se eu fizer doc maior aqui colocar o baixo em mi certo então ele cai para mim de acorde menor ele vira como se fosse um com baixo invertido com baixo na terça exemplos por exemplo 1 625 na tonal ade de dó dó com s maior o seis comumente no Blues jaz samba Bossa Nova a gente faz o seis dominante porque ele prepara a chegada do dois c que é o sol S ou seja 1 6
2 5 1 6 2 5 1 6 2 5 notem que eu substitui um pelo TR no 25 1 2 5 1 6 que preparo 2 5 1 notaram novamente eu utilizei o TR substituindo 1 então no tonalismo é isso que acontece com esse acorde TR por exemplo o Tom Jobim quando faz no garoto de Panema o final da parte B [Música] em vez de pro [Música] um 6 1 6 2 5 2 5 3 6 2 5 3 V [Música] menor certo então basicamente o três cai então quer dizer que não existe o Acorde
três quando vai pro três é muito comum antes mais um pouquinho sobre esse Três tinha uma coisa nos mineiros o Toninho Horta pessoal de Minas usa muito a nona no terceiro grau e eu sempre achei isso tá errado não pode não pode colocar nona no terceiro grau porque Tecnicamente o terceiro grau tem a nona Bemol porque mi Fata um semiton acima segunda Bemol ou nona bmol logo os mineiros tocam o faço cenido aqui a nona Lembra que eu falei que tudo que eu toco pro um eu toco pro três lembra que ó o faço cenido
aqui logo dois 5 [Música] um se eu fizer esse acorde mi menor 79 colocar o baixo em dó vai ser um dó terça o dó quinta nona quarta aumentada certo é exatamente que eu tô tocando aqui no dó só que com o baixo aqui daí que vem essa ideia dos mineiros né que soua maravilhosamente bem também olha que interessante Por exemplo quando aparece o três dentro do tonalismo por exemplo Tom Jobim dind a música tá em dó aí vai PR parte [Música] B quando vem pro B aqui que é mi menor esse três não é
três essa é a grande diferença da forma canção para quando eu faço uma análise em jaz esse três não tem som de três quando vai pro três a música modula ela realmente vai para mi menor certo menor passa a ser o um da tonalidade menor não é mais o três do campo harmônico de dó na prática certo [Música] novamente ela foi para m menor é bem diferente né do porque quando eu toco o som real do acorde três se eu pegar a escala de dó a partir de mi eu vou ter o som real do
acorde três [Música] que é esse som mas não [Música] é tem realmente som de mi menor ou seja música modula para mi menor outro exemplo Charlie Parker EB Suit tom de dó dó si BOL dó la segundo grau dominante 2 5 1 prepara o b quando vai para m menor aqui novamente não é três [Música] modula certo realmente é uma modulação Então esse três não é três da forma canção um TR qu completamente diferente certo então ou seja temos acorde maior o três a gente corta dos de dos menores para mim ele é o um
disfarçado né como a gente viu aqui lembrem dó com sétima maior coloca o dedo aqui mi menor por isso que é muito comum às vezes tocar o mi menor se e trocar esse a nota si pela nota dó que chamam de acorde com menor com sexta Bemol né muito usado pelos mineiros também por isso que é comum porque ó do [Música] C porque já caracteriza completamente do [Música] C apenas uma substituição então sobrou dois acordes menores certo o seis e o dois se eu fizer o mesmo processo vou pegar o Acorde seis lá menor o
mesmo processo Como surgiu o Acorde e as extensões do Acorde os embelezamentos lá pula o si pego o dó pulo ré pego mi Tríade de lá menor lá dó mi pulo fá pego o sol tetrad quatro notas pula o lá pega o si pegar o si aqui ou pode ser o si aqui tanto faz nona primeira extensão primeiro embelezamento Acorde seis pula o si pula o dó aliás pega o ré quarta maravilhoso para acorde menor a quarta pula o mi pega o fá [Música] ah essa nota incomodou aqui também o que que eu vou fazer
faço senido bem melhor para esse acorde Provavelmente você já ouviu falar ou vai ouvir falar que no acorde menor com função tônica a sexta Bemol que é essa nota aqui que gerou o fá natural é sexta B mol pro lá é a nota evitada por isso que a gente coloca sexta para dar estabilidade pro acorde novamente dó com Sé a maior o acorde um tinha um problema que era quarta que nós transformamos em quarta aumentada certo quem é o relativo de dó lá menor quem é que incomodou no lá menor fa que virou faço cenido
a mesma coisa direto acontece o que no repertório de Bossa Nova C menor com 75 Bemol mi se lá menor se ó o faço senido aqui direto no repertório de bolsa nova a todo momento tem isso no repertório de bolsa nova sexta maior no acorde menor com função tônica certo gravem os intervalos fundamental segunda terça menor quarta quinta transformamos na sexta e sétima correto sétima Bemol ou sétima menor novamente fundamental segunda terça menor quarta quinta sexta sétima Bemol lá si dó ré mi fa sustenido sol se eu pegar agora o Acorde ré menor vou fazer
escala de dó a partir de ré vai gerar fundamental do ré segunda terça menor quarta quinta sexta maior séa Bemol a mesma coisa ou seja é acorde menor quando eu vejo um acorde menor sendo se sendo do eu automaticamente eu tenho a t r menor eu tenho primeiro embelezamento que é a nona eu tenho a quarta ten a sexta e a música Vai para Acorde [Música] seis por exemplo tocando a música em lá menor então em lá menor eu tenho a tade quarta aí vai pro R [Música] menor quarta nona se sexta vai voltar pro
lá menor nona sexta quarta ou seja é acorde menor não tô não penso a se é é se é do é seis é do é acorde menor acorde menor eu tenho uma nota Fundamental e terça Tríade tétrade embelezamento nona quarta e sexta certo então assim para mim que funciona os acordes menores né lembra que tinha três no campo harmônico o ac três acordes menores perdão esse tá substituindo um esses dois vão ter o mesmo som nós vamos adaptá-lo pro mesmo som e agora nós temos o Acorde dominante certo nos livros de teoria comumente o Acorde
dominante como é que ele aparece ele aparece acordes dominantes é o c e o sete eu tiro o Acorde s de como sendo um acorde dominante para mim fica só o c por porque eu jamais cifrar R menor 7 si menor com s qu Bemol dó com s maior E por que não porque muito é importante na cifragem deixar claro a função harmônica eu com certeza c cifrar da seguinte forma R7 79 com o baixo em si 79 com o baixo em si D maior terça do Sol sétima nona quinta porque é muito importante na
cifragem deixar claro a função harmônica Quando você vê numa cifra R menor7 só o se automaticamente você sabe que é subdominante dominante agora quando eu cifro r- 7 C Men com 75 B mol não fica bem claro isso eu usaria C menor com 75 Bemol se eu tivesse R menor7 com baixo R menor 7 com baixo em dó se menor com 75 Bemol mi7 lá menor 7 já coloquei a sexta porque então e aqui virou um subdominante na verdade então como dominante para mim só o quinto grau o sétimo grau não enxergo como dominante certo
na minha forma prática de ver né e o dominante é onde mora a grande problemática ou não porque se eu pegar o sol se que é o nosso acorde dominante sol mesmo processo pulo lá pego pulo dó pego ré Tríade pulo mi pego o fa aliás perdão agora tétras pulo sol pego o lá Opa Meu primeiro embelezamento pro sol se pro dominante pulo si pego o dó 11ª aqui ó lindo pulo ré pego o mi 103ª maravilhoso certo Então essas são as extensões naturais por extensões naturalmente extensões que naturalmente surgiram através da escala faço a
minha tétrade se eu continuar seguindo vai me gerar a nona que é a nota lá vai me gerar a 11ª que é a nota sol a nota dó a 13ª que é a nota Mi E por que que geralmente no dominante é comum usar sempre o nome uma oitava acima em vez ve de sexta 13ª em vez de segunda nona em vez de quarta 11ª por quê novamente pela cifragem Quando você vê uma cifra sol 13 está indicando que é sol 7 13 tá indicando a função que é função dominante Quando você vê sol no
quer dizer que é sol 79 certo já indica a função Quando você vê uma cifra sol seis indica esse que esse sol não é dominante que ele é primeiro grau pode ser Sol com sétima maior ou sol se esse seis indica isso a função do acorde e 13 oav a cima indica que é dominante certo Por isso que é importante nesse acorde usar 11ª 13ª e nona porque já tá indicando a função do acorde que ele é um acorde dominante então no acorde dominante nós temos três categorias por quê Porque o Acorde dominante ele pode
preparar o acorde maior [Música] ou Pode preparar o Acorde menor e o acorde quando eu preparo um acorde maior o acorde maior é mais flexível Eu consigo tocar as extensões naturais e as extensões não naturais O que são extensões não naturais logo como eu vi a 13ª é uma extensão natural logo 13ª Bemol não é uma extensão natural e acaba gerando mais tensão porque for fora da escala essa nota a mesma coisa Desce a primeira aumentada E se eu pegar aqui vou fazer sol aqui no Bemol extensão natural e nona aumentada ou seja o acorde
maior ele me permite extensões naturais e não naturais por isso que é comum vocês ouvirem [Música] natural não natural menos tensão mais tensão para resolver por isso que é comum maior se ouvir isso certo porque ele aceita extensões naturais e não naturais recapitulando extensões naturais nona 11ª 13ª logo notas lá dó mi tensões não naturais 11ª aumentada dó sustenido 13ª Bemol ré sustenido nona Bemol sol sustenido nona aumentada lá sustenido certo o maior permite os dois já o Acorde menor ele é mais chato porque ele aceita somente as extensões não naturais como a quinta não
é uma extensão é uma nota do acorde eu posso tocar a Quinta para resolver pro menor tranquilamente agora 13ª bmol porque aqui eu já tô avisando que a minha resolução vai ser nesse cara aqui ok nona [Música] Bemol nona aumentada o menor acontece é música gente certo sempre tem Ah mas em tal música acontece o oposto disso Óbvio o que eu tô falando aqui é 95% dos casos que são essas escolhas que é o que melhor veste ao acorde certo e a 11ª aumentada também rola legal uma extensão não natural para menor certo então lembrem
acorde maior extensões naturais e não naturais acorde menor ele é mais seleto ele aceita melhor as extensões não naturais as naturais não são legal quando você prepara um acorde menor e existe outro dominante que é o falso dominante certo que é o dominante que não resolve não resolveria uma quarta cima por exemplo quando eu t no tom de dó e aparece um cemol prepar qu mol tá no campo harmônico de D não tá logo esse dominante que não resolve não resolveria uma quarta cima ele pede extensões naturais com a 11ª aumentada o que seria isso
com a quarta aumentada ou 11ª aumentada logo se eu tenho cbol 7 mi é a quarta aumentada ou 11ª aumentada melhor falar 11ª aumentada 13ª é o sol dó é a nona extensões naturais com a 11ª aumentada Olha como veste bem quarto grau de [Música] dó em vez de ir por um eu fui pro TR 6 2 5 1 novamente sou maravilhosamente bem se eu colocar terceira bmol Lembrando que eu tô no tom de dó quarto grau de dó you take the nada a ver you take e agora isto tem sons naturais [Música] novamente soa
super bonito né tudo no chão né tudo em casa então esse é um falso dominante outro falso dominante quando eu tô no tom de dó fa7 Olha onde é que o fa7 ia resolver Si Bemol C Bemol tá no campo harmônico de dó não então esse acorde é um falso dominante novamente falso dominante extensões naturais com a 11ª aumentada logo o que que ele pede o facete pede nona 11ª aumentada e [Música] 13ª soa tudo se eu colocar a 13ª bmol por exemplo e aumentada como apontasse para outra direção certo ele não pede isso aonde
aparece também o falso dominante o famoso acorde de substituição por trítono t no tom de dó ré menor ré Bemol 7 aonde ré Bemol 7 iria resolver sol Bemol sol Bemol tá no campo harmônico de dó não falso dominante o que que ele pede extensões naturais e a 11ª aumentada logo [Música] [Música] eu tô utilizando o que eu falei no vídeo até agora que eu tô utilizando para tocar certo e vocês vem que tá totalmente dentro da estética sonora Ok então vimos aqui mais um falso dominante outro falso dominante quando eu tô tocando no tom
de dó comumente é muito comum no tom de dó eu preparar a chegada do quarto grau como é que eu preparo sol menor 7 2 5 pro quarto grau d 7 se eu pegar a substituição por trítono vai dar esse falo estendido com sétima e 1ª aumentada falso dominante porque esse acorde ele resolveria em C menor com s E5 Bemol porém C menor com s bmol não tem naturalmente um dominante para ele esse acorde não é o único acorde do campo harmônico que não tem naturalmente para ele um dominante secundário um dominante logo esse cara
não resolveria aqui então falso dominante logo o que que ele pede extensões naturais 13ª D [Música] aumentada exatamente o falso dominante e outro falso dominante que aparece é o segundo grau dominante garota de de Panema res certo res Esse é o único caso onde ele poderia resolver uma quarta a cima porque Ret poderia resolver em sol resolve em sol porém esse acorde geralmente não resolve o que acontece [Música] R menor take the train garoto de Panema vários temas aparecem segundo grau dominante e esse segundo grau dominante não resolve uma quarta cima porque eu tenho R7
depois vai vi ré menor 7 sol se aí resolve logo falso dominante o que que ele pede 13ª 11ª aumentada nona [Música] extensões naturais não [Música] [Música] naturais SAC então tudo que eu tô tocando aqui é exatamente o que eu falei exatamente que eu falei por exemplo garota de Panema em dó dó com Sé maior sexta quarta aumentada R7 nona 11ª aumentada sexta ré menor quarta nona sol S extensões naturais não naturais resolve nona não naturais naturais no dominante sol se volta pro dó nona sexta R 11ª aumentada 13ª ré menor quarta sol se extensão
natural resolve Então quando eu tô tocando a todo momento tô pensando somente nisso somente acorde maior acorde menor quando é dominante vai para maior vai para menor ou dominante é falso então então dessa forma que eu acabo reduzindo tudo tem mais logicamente que o Acorde de minuto mas que eu acabo também vendo ele dentro D dessa dessa mesma Ótica o Acorde de minuto mas eu vou fazer um vídeo mais específico só sobre acorde de minuto né Então galera Espero que tenham compreendido né Eu acho que é um vídeo extremamente difícil de fazer aqui pro YouTube
porque quando eu dou aula para uma pessoa né Eu tô com a pessoa do meu lado eu peço a pessoa tocar eu toco com a pessoa eu vou exemplificando através de repertório a gente vai pegando músicas e vai vai analisando vai transcrevendo coisas eu faço muita transcrição e é diferente né então um vídeo que eu acho bem difícil de fazer no formato YouTube ele pode se tornar simples e ao mesmo tempo complexo né então é um vídeo que eu sempre tive pouco de medo de fazer por essa complexidade né que é o meio que às
vezes as sínteses são complexas de explicar né Porque pô modesta parte eu tenho alguma experiência no instrumento E como eu vivenciei muitos muitas bolhas diferentes eu toquei durante muitos anos R metal Então eu tenho a minha caixa de informação de R metal de anos tocando R metal eu toquei muitos anos pop eu tenho a minha caixa de informações de Pop agora no jazz uma caixa de informações do Jazz então cada estilo que eu vou tocar eu meio que me transporto para aquela linguagem eu abro a minha caixa de informação daquela linguagem e às vezes eu
vou mixando isso eu vou tocar pop às vezes eu boto esses elementos de Jazz no pop às vezes eu vou tocar Jazz eu coloco elementos do pop saa tipo então é muito legal ter esse conhecimento para você conseguir fazer e criando a sua própria e sua própria forma de tocar né e ganhando essa liberdade de transitar entre os estilos e tal então como eu tava falando são muitos anos eh pesquisando e tal e é difícil de certa forma transmitir isso porque são muitos anos né que eu vim tocando e tendo essas inquietudes de Pô mas
o cara ensina assim sete acordes do campo harmônico o um e o quatro pô mas na prática vê o um igual ao quatro aí o cara ensina o Acorde seis e o dois pera aí mas na prática eu vejo o se igual o do entendesse entenderam então é meio que é difícil realmente explicar isso espero ter conseguido abração Muito obrigado abraço e até o próximo vídeo
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