[Música] e todos os parâmetros de Justiça não são de nenhuma Constituição de nenhum Escriba de ninguém eu encontro a justiça de Deus no meu caso de fé manifesta em Jesus e não tem justico não tem legalismo tem e a busca de fazer com que o que seja coerente pro significado pro limite pra possibilidade daquele ser humano poder entender praticar e viver é por isso que Jesus disse coisas absurdas por exemplo pros religiosos os fariseus os saduceus ele era fariseu hein ele era Jesus era fariseu eu tenho dúvidas absolutas dúvidas dúvidas não eu tenho certeza total
de que não era de que não era de que não era não era mesmo e eu acho que é uma irrelevância absoluta o que que é fariseu é uma categoria é uma categoria eu acho que se a gente entrar por aí a gente vai só ficar discutindo religão você quiser depois eu explico fariseu é o seguinte existe dentro da da da tradição Judaica ou da realidade Judaica alguns grupos diferentes então para contextualizar e ser curto eu vou explicar dois grupos os saduceus que eles tinham a leitura da das escrituras de um modo literal e os
fariseus muitos explicam que a palavra fariseu perushim vem da palavra paruch que significa apartado Eu particularmente acho que é mais parecido com a o termo peruch que significa explicação interpretação Então os fariseus eles traziam uma tradição oral e de acordo com essa tradição oral eles faziam a leitura das escrituras então eu digo só rapidinho que Jesus diz o seguinte na cátedra de Moisés se sentar os fariseus faça o que eles dizem mas não faça o que eles fazem isso então então então assim eh por esse por outros motivos eu vejo que Moisés Jesus carregava essa
tradição des o oposto Como assim desapartar porque Jesus diz aos fariseus El Mais do que aos saduceus porque os saduceus era um grupo de sacerdotes na maioria deles eles faziam parte do da Elite Elite associada com Roma muitas vezes templo eram pessoas extremamente vinculadas ao poder e não queriam perder o seu lugar de mando no temp o sum sacerdote por exemplo era dos saduceus é e os fariseus eram os apartados Jesus é o eh os que se apartavam dos dos pecadores e Jesus Você lê em Mateus no Capítulo 23 Jesus é tudo menos fariseu e
eles nos Evangelhos todos ele diz em verdade em verdade eu vos digo dizendo aos fariseus que pecadores publicanos e meretrizes vos precedem no reino dos céus e aí o que que isso tem a ver tem a ver com o verbo não tem a ver com letra é o que Paulo diz a letra mata se a gente fica agarrado a letra a letra é extremamente a gente semti mas é exatamente mas é exatamente esse que é o ponto que eu a acho que agora realmente não vale a pena a gente entrar muito nisso mas esse que
é o ponto importante de se compreender o que que significa o termo fariseu fariseu significa aquele que compreende que existe uma explicação alternativa à letra tá escrito para apedrejar a mulher adúltera o fariseu fala não é para apedrejar Tá Escrito Tá escrito para para eu tô falando da daquilo que vem na mich vem no talmud Jes tá escrito escrito que é matar pess nos dias de Jesus a questão era essa ah digamos o o ilel realmente ele era mais liberal e o chamai era mais duro mas em casos de pena de morte a ideia total
que sai da mnada a tradição dos fariseus é eh impedir as pessoas de serem mortas e essa ideia e essa ideos mataram e mataram e mataram não inclusive aqueles os fariseus não não não não não não muito bem então aí a gente entra numa discussão pesada existe um dito no talmud que fala assim se um tribunal rabínico da época gente atenção hoje em dia não existe espera eh eh hoje em dia não existe isso não existe condenação nem nada ok mas se um tribunal rabínico isso está no tal mudo matasse uma pessoa de 70 em
70 anos ele seria considerado sanguinário agora o só um pouquinho espero só um pouquinho só um pouquinho perdão mas a michin não mas a michin não e a o o o talmud a que ele se refere a mishn aquela tradição da mishn Eh Ou seja naquele período a diretriz deles era não matar ninguém e eu tô falando da mishná Rabino Akiva e etc quando a gente chega na própria questão da da crucificação que é uma história que tá dentro dos Evangelhos e que eu como judeu eu não olho para isso como um documento histórico apesar
de colocar um ponto de interrogação se de fato aconteceu foi assim ou não foi assim sim eh o fato Então a gente vai olhar que os sumo sacerdotes eram o quê os sacerdotes como você colocou bem eles eram sadus mas aquo fo Eles não eram fariseus outra outra coisa outra coisa importante não não perdão nos Evangelhos várias vezes e e é quando se refere a atitudes negativas fala os judeus falaram isso os judeus fizeram isso e os judeus fizeram aquilo mas quando fala dos daqueles que de acordo com os Evangelhos eram as multidões que seguiam
Jesus que também eram judeus de repente o nome judeu não aparece pois quando quando em relação em relação mas a grande maioria eram judeus e aí você perdão perdão quando fala por exemplo da própria família do Jesus dos próprios Apóstolos que eram Judeus do próprio Jesus que era judeu o termo judeu não aparece o termo judeu vai aparecer só quando o comportamento é negativo então então eu tô dizendo que essa é edição há uma edição que o verbo encarnado tem significado porque onde é que a história tem significado porque se a gente reduzir tudo a
palavras e letras Inter ex isso que eu tô dizend de palavras e letras ela é totalmente contraditória com a história de Jesus dos evangel isso isso vai de acordo com o que ele falava que a que a a letra mata o espírito Então o que eu tô dizendo para você e que eu acho que é importante pensar a respeito disso eu ficarei a tar não tem Mateus 23 se o o que eu quero dizer o que eu quero dizer é que essa questão de fariseus etc uma coisa muito mal compreendida da mesma forma que houve
uma estereotipação dos jus e era quem mais odiava cristãos e quem mais que e o que que aconteceu quando Paulo falou dentro do Cedro que ele era fariseu que ele acreditava na questão dos do Messias como os fariseus pararam os fariseus que estavam ali julgando pararam e falaram pera aí vamos deixar Paulo sair em Atos dos Apóstolos e ali o que que se diz em Atos dos Apóstolos diz que Paulo usou isso para criar um propositalmente uma discão e ele conseguiu entre fariseus e saduceus para ele próprio sair da questão perfeito mas fo mas justamente
os farise os fariseus falaram para ele tem razão esse assunto do Messias é complexo etc e tal mas era para parar a questão até até porque até até porque Caio se a gente se a gente for olhar qual é o argumento de heresia que o sumo sacerdote de acordo com os Evangelhos ele rasga a roupa sim de acordo com os fariseus que heresia seria essa por que que ele seria ele seria passível de morte esse argumento esse argumento não aquilo que está escrito nos Evangelhos que ã que o sumo sacerdote caif ele rasga a roupa
na hora que Jesus diz que ele é o filho do homem de acordo com a visão dos fariseus absolutamente isso não tem heresia nenhuma dizer que ele é o messias teve um Rabino há 30 anos atrás em Nova York que falou que era o Messias isso não é uma heresia Isso é uma heresia de acordo justamente com os saduceus por quê Porque para eles a equiparação do homem com Deus e o homem Divino isso era uma heresia o evangelho não trata isso dessa forma o evangelho trata isso como de dinâmica de poder político inveja como
raiva é mas aí você lê os evangelos e você não chega a uma outra conclusão possível a menos que você queira usar a mnar o talmud letras mas a sequência histórica e as dinâmicas implicadas foram todas dinâmicas do que havia de pior e há de pior na natureza humana Mas aação você pegar um grupo inteiro de pessoas por exemplo fariseus que foram Queimados era fariseu gente muito boa José de arimat era fariseu e gente muito boa então ninguém tá fazendo uma generalização o que se está dizendo é que dentre os agentes principais que promoveram aquela
ocorrência foram os Fanáticos dos fariseus e o completamente obsecado pelo poder entre os saduceus e as autoridades do templo que só tinham a perder com aquele tipo de convergência Popular que eles interpretavam como populista essa pleb que nada sabe da Lei está seguindo a ele então não havia discussões de naturezas semânticas o que havia eram questões de natureza de dinâmica política de poder e quem acendia a que posição Essa é a questão aí se a gente mas a gente eu eu não divirjo nesse aspecto o único ponto que eu trouxe não divirjo eu eu eu
posso compreender a história muito bem dessa forma o que eu acho que tem que ser pensado eh eh em relação ao que que é esse termo fariseu eu acho que você compreende que esse termo significa pessoas que tinham uma tradição pessoas que tinham uma leitura alternativa dos textos incl inclusive com muitas divergências entre si pode falar dos evangé Essa generalização é complicada porque como eu falei quando Jesus diz na cátedra de Moisés se sentaram os fariseus faça o que eles falam o que ele tá dizendo aqui é o quê O que eles falam Está correto
não façam o que eles fazem porque aqueles aqueles com os quais ele interagia eram hipó o verso primeiro do Capítulo 23 de Mateus Leia o resto li o resto aí você vai ver que é o oposto ele vai dizendo eles são capazes de dar uma volta ao mundo para fazer um prosélito e transformá-los duas vezes mais em filhos do inferno do que eles próprios sim ele tá falando da hipocrisia deles ele não tá falando da tradição ou da da possibilidade de se interpretar e comprender peru tempo com isso Jesus era caminho Verdade e Vida É
por isso que ele se alag grava tanto com as prostitutas as meretrizes os publicanos os cobradores impostos cobradores de IMP os despojados os marginalizados Então ele era tudo era como dizer que Jesus era Ênio não tinha absolutamente nada é sal da terra tem que se misturar com o mundo tem que viver com toda a gente quem é que ele diz que tinha maior fé em Israel foi um Centurião romano em verdade eu vos digo que ninguém em todo Israel me manifestou a fé que esse Centurião Romano tem quem é a mulher que dá um susto
em Jesus é uma cincia não a cincia quando ele sai dos termos de Israel e vai pra fí que ele dizia ele foi tentando descansar não queria que ninguém o soubesse mas a mulher tinha uma filha horrivelmente endemoniada possessa e ficou batendo na porta até que arrombou a porta e entrou aí Jesus usa adágios populares para dizer ela diz por favor socorro aí Jesus diz ó mulher não é bom tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos eu fui enviado para as ovelhas perdidas da casa de Israel aí o que que a mulher responde
eu sei senhor mas os cachorrinhos com asas debaixo da mesa podem comer as migalhas do seu do do das Crianças eu sei que tem de sobra vindo de ti aí Jesus leva aquele susto Divino e diz ó mulher grande a tua fé as grandes histórias de fé do evangelho estão fora de Israel é um Centurião ladrão que tá com ele o ladrão que tá ali do lado as grandes surpresas do Evangelho não são religiosas verdade verdade Nicodemos tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas tá perfeito Tá perfeito porque na realidade quer dizer
eu quero te eu quero deixar só uma coisa muito clara o ponto onde eu tava onde eu tenho essa discussão e é verdade eu usei de uma forma um pouco provocativa dizendo que ele era fariseu OK agora eh eu realmente acredito que em grande parte Jesus sim vinha dessa categoria E é justamente por isso que ele dialoga com os fariseus e nunca comos saduceus que não acreditavam nos anjos que não acreditavam na vida após a morte na ressurreição e etc então ló agora que os fariseus eram mais renos eram mais persecutórios Disc porque a discussão
é sobre a hipocrisia mas não sobre a possibilidade do estudo Eles é que vão atrás de Jesus Aonde Jesus estava tinha fariseu sad não saiam do templo agora muito bem agora por quê Porque ele era um deles agora qual que é o ponto interessante da gente olhar eu acho eu acho que aqui a gente tem que convergir que a gente converge na realidade e e eu acho que essa é a essência quando eu vejo esses discursos humanos de Jesus eu tô vendo ali Miqueias Capítulo 6 uhum Miqueias chega para para o povo de Israel muito
antes do nascimento de Jesus e ele diz o seguinte com o que é que eu vou me apresentar a Deus ó Ben Adam filho do homem né um termo que é muito utilizado em Ezequiel por exemplo etc com que que eu vou me apresentar perante a Deus me apresentarei com cabeças de ovelhas e com rios de vinho e de azeite ele diz não não é isso que Deus espera de você Uhum ele espera de você que você seja que você ame fazer o bem que você seja justo e caminhe com Deus discretamente no seu coração
quer dizer toda todo esse discurso Isaías Isaías fala claramente qual é o verdadeiro jejum não é deixar de comer pão 58 é você dá teto ao desabrigado você dá roupa ao nu e comida ao faminto o Dad Então essa tradição que é maravilhos como um jardim regado exatamente a tua luz na escuridão e a sua luz na escuridão será mais clara do que a luz ao meiodia tu serás restaurador de antigas gerações maravilhoso isso e depois ele fala do Shabat então então então só só pra gente e terminar trazer o o o SH proza Com
certeza absoluto é o importante as diferentes visões né não o o que é que o que tá o que tá por trás dessa discussão é que eu tenho uma visão de judeu de Jesus eu vejo naquele homem o Jesus quando eu vejo os Evangelhos eu vejo um judeu eu vejo aquele homem trazendo essas tradições ele tá trazendo aquele discurso Profético dizendo como por exemplo eh eh Jeremias Fala Deus eu não pedi de vocês nada a respeito de oferendas e de de sacrifícios quando vos tirei do Egito como não então rasg o livro de Levítico profeta
malaqui Quem me der houvesse alguém que fechasse as portas desse templo que parassem de trazer esses sacrifícios abomináveis ou aqueles que cozinham os pobres como se fossem ovelhas e comem suas carnes então então o que eu acho eh pastor que eu acho que é importante é o seguinte o que eu tô buscando nessa conversa não é brigar e não é nada mas é mostrar mas é mostrar que há uma convergência muito maior de Jesus em relação ao judaísmo do que se imagina Porque infelizmente eh eh extremos de ambos os lados eh eh costumam-se utilizad doos
estereótipos e e e e fazer e fazer com que pareça que há uma um que há desculpa que há uma uma tensão irresolvível ali e eu quando eu leio os Evangelhos conhecedor que eu sou da tradição Judaica da mishn do talmud e é dos Profetas Principalmente eu falo eu vejo a mensagem Judaica sendo trazida ali você veja em vários momentos para realizar as profecias não ele veio para cumprir cumprir exatamente veio para cumprir agora quando ele diz eu vim para cumprir ele não diz que ele veio para que aquilo tivesse continuidade ele diz uma ruptura
isso é que ele termina tudo dizendo está pago Está Consumado está cumprido no grego tetelestai Tá feito sacrifício único último e absoluto irrepetível está tudo realizado aqui agora qual era o fariseu que desenvolveria as relações tão amenas meigas amáveis amigas com samaritanos por exemplo a gente sabe quando Jesus tinha mais ou menos 19 anos de idade um samaritano louco invadiu o templo em Jerusalém e jogou ossos humanos no Santo Lugar então todo judeu nos dias de Jesus e aí não eram fariseus era uma instrução dada à maioria dos judeus levantavam as mãos ao pôr do
sol na direção da Samaria e os aboios amaldiçoava em nome essa essa essa questão de que todos faziam não não tô dizend Então olha é e por isso que eu ia falando dos Evangélicos eu sou evangélico agora eu pareço com algum evangélico desses 90% de evangélicos que você conhece é claro que não uhum assim como eventualmente você não parece com uma quantidade enorme de outros rabinos sim então é claro que em qualquer situação Numa família tem filhos de todos os tipos ou como Paulo usando uma imagem de Paulo em toda a casa tem utensílios de
todas as qualidades agora na generalização quando você ler o texto dos Evangelhos o evangelho não faz questão de separar e dizer é óbvio que havia diferenças pessoas muito boas é claro que havia isso causa isso causa eh popularmente falando causa o preconceito e a discriminação e se sufoca a aqueles que representam a alternativa Pois é mas não era o caso de Jesus e por isso não eu não tô falando que era o caso dele eu tô falando que é é isso que eu quero chamar a atenção quando eu falo cuidado com a generalização fariseu de
fariseus da Tribo de Benjamim chamado Saulo de Tarço à porta de damasco e diz Saulo Saulo Por que me persegues era um fariseu que ele escolheu para se tornar um indivíduo que estava acima do ponto de vista da comunicabilidade da extensão da influência superior a todos os outros Apóstolos que ele tinha chamado para andar com ele durante aquele período de 3 anos e 6 meses mais ou menos então na própria escolha de Paulo a gente vê que não tem nenhum tipo de antissemitismo não tem nenhum tipo de Qualquer que seja a natureza discriminatória isso foi
desenvolvido por posteriormente pela religião e em mim não há um pingo disso mas eu não vejo isso em você é nemum Pingo diso absolutamente não não mas mas eu acho que é importante do mundo eu eu acho eu acho que é muito importante rever Em outro momento a gente vai tomar um café a gente vai bater papo Chei que tá convidado eh em um outro momento essas discussões porque eu acho que tem muitas leituras que elas partem sim de de generalizações que ainda que o os autores não tivessem tido essa intenção e a leitura do
Povo depois fica você e Judeu Olha o que vocês fizeram isso é importante Mateus começa com uma genealogia do Povo mas mas se a gente não terminar aqui o Sheik não vai conseguir falar e a gente não vai seguir S Marcos não Lucas ainda chega a tentar levar aquela genealogia até Adão como se fosse possível mas tá lá ou seja eles não PR daquela ligação que viaja a história inteira e que assume a sequência semítica daquela linha no tempo da consciência da revelação da progressão porque não dava para fazer e não dava para fazer isso
com todas as nações da terra tinha que fazer com com alguma e a nação que fez isso e o povo que disse eu nós queremos servir ao Senhor Queremos ser uma propriedade exclusiva de Deus foi o povo o hebreu que virou o povo Israelita e que depois se transformou no povo Judeu com a progressão da história com as divisões os exílios as separações e tud nossa na hora que a gente e eh eu eu acho que é melhor realmente a gente partir para outro ponto eu acho que essa discussão eh pastor eu acho ela importantíssima
saudável mas o Sheik tá aqui eu acho que a gente precisa abrir eu eu me disponho um dia a fazer uma discussão não só sobre isso mas sobre os versículos originais aquelas traduções etc onde realmente se a gente quiser trazer essa discussão de uma forma dialógica que eu tenho certeza que que é o nosso intuito né para o grande público para compreender o que que são as diversas visões o porque que existem discussões e principalmente onde que é convergência para mim esse é o principal ponto C