Olá aqui é o professor elisson e nesse vídeo vou mostrar como calcular juros de um financiamento no Excel esse vídeo faz parte de um post do meu blog www. sas finanças pessoais blogspot. com para saber de mais novidades siga-me no Twitter Prof underline elisson primeiramente Vamos aprender a calcular a taxa de juros de um financiamento no Excel abra uma planilha e digite os seguintes Campos valor à vista valor da parcela número de meses e taxa de juros Obviamente você pode notar que eu fiz algumas formatações nessa planilha de modo a melhorar a sua visualização nesse vídeo mas você pode deixar a sua da maneira que melhor lhe convi agora vamos imaginar que você vai financiar um produto que se comprado à vista teria o valor de r$ 2.
0 isso geraria uma parcela de R 700 ao mês sendo que o financiamento seria quitado em 4 48 meses para os mais iniciantes é interessante salientar que não é necessário colocar o símbolo de cifrão essa é uma formatação própria do Excel que eu mesmo coloquei clicando na célula com o botão ão da direita indo em formatar células e colocando moeda assim o Excel automaticamente já faz o símbolo de reais aparecer à frente do número agora basta calcularmos qual a taxa de juros desse financiamento Então primeiramente vamos na aba fórmulas geralmente a sua aba está página inicial Vá para fórmulas dentro da bi Teca de funções clique em financeira e Clique na função taxa então eu vou colocar essa caixa aqui do lado esquerdo para poder visualizar os nossos números n per é o número de períodos no nosso caso 48 meses clico em pgto que são os pagamentos no valor de r$ 700 clico em 700 clico em VP que é o valor presente é o valor do preço à vista clico em 20. 000 o VF nesse caso Deixaremos em branco e aqui precisamos por último colocar o tipo de operação se a primeira parcela tiver de ser paga um mês após a contratação do financiamento nós colocamos aqui o valor zero Então temos um primeiro exemplo com 48 meses de pagamento das parcelas R 700 por mês adindo de um empréstimo de 20. 000 que apenas será pago a partir do próximo mês agora apertamos a tecla Ok veja que tivemos um grande problema apareceu aqui um sinal de jogo do velha e por que isso acontece a questão é que para efeitos de cálculos finance tanto em calculadora como no Excel um dos valores ou do financiamento ou das parcelas deve ter o sinal negativo Isso serve para indicar que você num determinado momento recebeu um fluxo de caixa positivo de 20.
000 e depois terá 48 fluxos de caixa negativo ao longo dos 48 meses que se seguem portanto aqui em vez de colocar R 700 devemos vir aqui em cima e colocar - 700 notem que ao apertar enter nós conseguimos então a taxa de juros desse financiamento assista novamente essa primeira parte Tente fazer também na sua planilha em Excel e veja se chega nos mesmos valores dessa planilha do vídeo outra questão importante de ser abordada dentro desse tema taxa de juros em financiamentos é falar sobre o custo efetivo Total atualmente é obrigatório que todas as instituições que trabalham com financiamento forneçam ao seu cliente o cálculo do custo efetivo Total pois ele inclui todos os custos além da taxa de juros do empréstimo que o cliente terá que arcar nesse financiamento Antes de iniciar os cálculos primeiramente é importante esclarecer que a maneira como esta planilha foi montada é uma simplificação da realidade Isso significa que se você usar desse método que estou lhes apresentando para calcular a taxa de juros do financiamento de seu carro por exemplo Provavelmente você chegará a um valor aproximado e não exato o por disso segue nas observações do post desse blog abaixo do vídeo mas o importante é que você entenda Como os valores são calculados e como devem ser interpretados pois é a própria instituição que concede o financiamento que é obrigada a lhe fornecer esses cálculos bem então vamos comear com o exemplo em que você vai financiar um carro em que foi dado um valor como entrada e o valor a ser financiado é de R 22. 000 em se tratando de financiamento você terá que pagar IOF que nesse caso vamos supor num valor total de R 720 vamos também considerar que essa instituição financeira cobre uma tarifa de contratação ou de cadastro no valor de R 350 para calcular o valor total que você pagará nesse financiamento pressiona a tecla igual escreva soma abra parênteses e marque esses três valores 22. 720 350 e pressione a tecla enter Note que o valor total a ser pago nesse financiamento será de R 23.
070 para continuar os cálculos também Vamos considerar o valor das parcelas de R 700 lembre-se de colocar o sinal negativo na frente do 7 700 e o número de meses do financiamento será igual a 48 Vamos considerar agora que o banco também financie esse valor deof e o valor da Portanto vamos calcular uma taxa de juros Com base no valor de R 23. 070 para isso vamos aqui em fórmulas financeira taxa e Vamos considerar o número de períodos então 48 pagamento de R 700 o valor presente de 23. 070 e o tipo de operação colocamos zero veja que a taxa de juros deu de 1,65% ao mês já para o cálculo do custo efetivo Total deveremos considerar o valor da parcela de R 700 porém com base nos R 22.
000 do valor à vista vamos fazer esse cálculo vamos aqui em financeira taxa número de períodos 48 pagamento R 700 valor agora do preço à vista é R 22. 000 E o tipo também vai ser zero Note que sempre o custo efetivo Total vai ser maior do que essa taxa de juros do financiamento ao considerar o valor de R 23. 070 agora o que isso significa do ponto de vista do banco Ele está te emprestando o valor não só do carro como também o valor do IOF e da tarifa e recebendo uma remuneração do capital de 1,65% já do ponto de vista do cliente ele está financiando um carro que vale R 22.
000 e pagando uma parcela de R 700 isso se configura numa taxa de juros no valor de 1,88 por. do ponto de vista do cliente é importante saber o custo efetivo total porque essa taxa maior de 1,88 é o que realmente ele está pagando dado que ele está financiando um produto num valor de R 22. 000 e dentro dessas parcelas de 700 já estão embutidos os custos com IOF e tarifa para que você entenda melhor Imagine que essa tarifa fosse ao invés de R 350 de o valor total a ser financiado pelo Banco seria de 23.
220 o que faria aumentar o valor dessas parcelas de 700 aqui não estou fazendo esse recálculo do valor das parcelas mas certamente o valor da parcela passaria de 700 para algo acima desse valor o que implicaria numa num custo efetivo Total maior do que 1. 88 portanto para cálculo do custo efetivo Total usa-se o valor da parcela em que o banco já considera todos os custos envolvidos mas como valor presente apenas o valor financiado no caso R 22. 000 isso é importante para saber o custo total dessa operação agora veremos algumas maneiras como as instituições que oferecem financiamento podem manipular a informação sobre a taxa de juros voltemos para nossa planilha e vamos mostrar através dela uma forma de manipular os dados sobre taxa de juros vamos imaginar que uma outra instituição financeira também informe aos seus clientes que cobra uma taxa de juros de 1,65% ao mês porém ao invés de cobrar uma tarifa de 350 ela cobra R 1.
000 para que ela ganhe o 1,65% sobre esse novo valor financiado de R 2. 720 ela terá que recalcular o valor das parcelas Então vamos aprender como fazer isso aqui no Excel eu vou dar um delete a pagar esse valor virei em fórmulas financeira pgto e agora teremos a taxa de 1,65% número de períodos 48 o novo valor presente de 2. 720 tipo zero o que dá um novo valor de parcela de R 719,5 veja que o custo efetivo Total aumentou do que era 1,8 por para 2.
01 ao mês é aí que vemos a importância desse valor do custo efetivo Total pois ele ao considerar o valor da parcela que foi calculada levando-se em consideração tarifa IOF demonstra que quanto maior for o valor da tarifa de cadastro que essa instituição financeira cobre maior vai ser o seu custo efetivo total agora vamos partir para um segundo exemplo sobre manipul informações sobre taxa de juros em financiamento vamos para uma tabela mais simples em que aqui simularem a compra financiada de uma geladeira no valor de R 2. 400 E o vendedor desse produto diz que não há taxa de juros embutida nessa negociação pois 24 parcelas de R 100 dá exatamente o valor do preço aviste 2400 porém Há a possibilidade de obter desconto com se compra o produto à vista Vamos considerar o desconto nesse caso de 10% Então vamos calcular qual seria esse valor do pagamento à vista Vou dar um delete aptar igual 24 x 0. 9 em que est pagando apen 90% do da gadeira vamos calcular agora a taa de juros desse financiamento considerando agora o valor do preço à vista Já efetuado o desconto de 10% fórmula financeira taxa número de período 24 meses pagamento Vou colocar aqui o sinal negativo em que daria menos R 100 o valor a do preço à vista R 2.
160 tipo zer disso decorre que existe sim uma taxa de juros cobrada nesse financiamento de 0,86 por ao mês e isso é muito simples de se notar quando verificamos que só existe uma possibilidade ou se compra a geladeira ao preço de 2.