E aí [Música] e não é que eu seja racista mas Existem certas coisas que só os negros entendem existe um tipo de amor que só os negros possuem existe uma marca no peito que só nos negros se vê existe um sol cansativo que só os negros resistem não é que eu seja racista mas existe uma história que só os negros sabem contar que poucos podem entender E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí e no Brasil a gente pode afirmar que começa ali na própria escravidão né
os portugueses chegaram no Brasil com uma base a compreensão sobre o trabalho é muito diferente dos indígenas em português percebeu que não adiantava escravizar indígena porque a ideia de trabalhar para acumular riqueza por gente não faz sentido né ele tem tudo na natureza então a gente precisa escravizar outro tipo de gente que na verdade não é gente para eles né então você vai escravizar não é considerado urgente não trouxeram os negros então a chegada do negro ao Brasil ela já é um ponto de partida que é desigual porque o negro não chega aqui porque ele
quis construir uma vida nova ou porque ele estava interessado na riqueza que tinha no Brasil ele veio porque foi trazido preso né sem seus familiares foi impossibilitado de praticar sua cultura foi impossibilitado de exercer a sua fé de demonstrar sua fé então o negro foi trás a fazer um quanto coisa encontrou o objeto enquanto propriedade privada do homem branco europeu Então para mim aí tá o ponto de partida Quando que começa a desigualdade então do negro no Brasil desde o início da chegada do negro no Brasil e ela perdura até hoje tendo em vista que
a gente ainda veio pessoas negras ou as pessoas negras são as mais pobres as pessoas negras são as que vivem mais dificuldade Então como que que isso vai perpassando toda uma sociedade com quando ela para a gente fazer uma correção desse percurso ele exige justamente um esforço de regressão de 300 anos de labuta depois justificação do negro no Brasil sim então para gente hoje no Brasil alcançar uma dignidade e diminuir a desigualdade é é a gente ter que dar conta de pelo menos aí 300 anos de escravidão no Brasil o termo raça ele ele tem
uma origem totalmente política né quando um grupo social se sente melhor que o outro e aí ele se coloca como superior e coloca o grupo subjulgado como inferior E para isso ele vai precisar de usar motivos Então usa a cor da pele o fenótipo né do cabelo nariz o gênero para poder subverter o outro e a criação da raça ela serve sobretudo para diferenciar O que é o normal e a partir desse Normal todo o resto passa a ser uma normal então a sociedade Branca se se apropria desse lugar de normal e começa a classificar
todo o resto como anormal várias outras coisas vão surgindo junto a esse processo eu digo sempre que é um processo de bom então esse poder ele vai se vai se sendo feito de maneira para que as pessoas negras ou sentida como menor dentro desse conceito de raça Então a raça suja para justificar a exploração das pessoas negras II o racismo estrutural você precisa entender que o Brasil quando ele é descoberto em 1500 a a economia a forma de capitalismo que é esse país é um capitalismo que se vale de mão-de-obra escravizada se Vale da mão-de-obra
escravizada do negro e do indígena então a estrutura do nosso país ela erguida sobre a escravização de Corpos negros e corpos indígenas Então a partir do momento em que um país se ergue com base nessa nesse capitalismo escravagistas as relações de todo esse país elas estarão contaminados Por conta desses racismo estrutural Então hoje nós não conseguimos analisar nada hoje dentro do Brasil onde que não haja racismo porque justamente vindo de uma estrutura racista a reprodução das cenas cotidianas do nosso país reproduziram racismo racismo estrutural ele é uma rede complexa pelos quais você tá é preciso
individual agindo racismo estrutural e o próprio racismo institucional né são as várias maneiras mecanismos pelos quais o estado a sociedade representada aí pela burguesia pelas pessoas brancas que estão no poder agem para dificultar A Ascensão do povo negro Então você percebe o racismo estrutural quando você passa estudar a sociedade As instituições quando você passa a perceber que quase 56 por cento da população brasileira é preta e parda ou seja somos a maioria mas não somos a maioria no judiciário no na Esfera Educacional como professores universitários reitores como administradores empresários muito pelo contrário esses cargos de
poder e de dinheiro de riqueza os lados por pessoas brancas e o abismo social que separa os brasileiros pela cor da pele é imenso no mercado de trabalho é rara a presença de negros em posições estratégicas de empresas Ou qualquer outra atividade apesar de fazerem parte da maior força de trabalho do país pretos e pardos ocupam menos de trinta por cento dos cargos de liderança o estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais baseado em dados do IBGE mostra que profissionais brancos recebem em média Vinte por cento a mais do que os negros que ocupam
a mesma função tem a mesma escolaridade e origem familiar parecida EA desigualdade salarial e ainda maior em cargos de chefia pode chegar a 35 por cento Mas o que você quer dizer mergulhar afeta o livro de uma forma diferente da população branca ou tá tudo junto e no mesmo bar o dado é assustador né o desemprego E aí Marcelo histórico entre negros e brancos todos os segmentos educacionais sem instrução e julgamento incompleto fundamental completo ou médio incompleto médio completo superior incompleto e por último superior completo todos esses estratos né o negro é passiva ele é
o negro tem uma taxa de desemprego superior Branco todos esses não importa que eu tenha nível superior entendeu se eu for negro tem uma chance bem maior de ficar desempregado do que ele no outro colega Branco tá eu posso ter se eu tiver ensino médio também vou ter uma chance grande e quanto mais vai reduzindo o grau de escolaridade pior fica né então assim é esse dado para mim é assustador o que Lulu aqui aquilo que nós passamos aí décadas falando de educação dá um diferencial que o meu tiver um diferencial então mais um amigo
ainda tem que superar esse é essa questão ainda desde é um tipo de desemprego bem maior do que o branco então isso significa o quê em algumas escolhas né que são muito parecidos dos candidatos ainda tem aquela percepção é de que o mesmo será que esse cara realmente não lembro é sempre motivo de desconfiança é a gente tem isso o racismo e ele é assim ele é visto para mim o racismo você deu acismo a todo momento em cada metro quadrado que você vá então é de praxe então na cultura brasileira ver a pessoa negra
como perigosa como um ladrão em potencial como um criminoso isso no nosso dia-a-dia qualquer pessoa negra sabe disso qualquer pessoa negra quando entra no supermercado ela percebe o vigia do supermercado cercando-a para ver se ela não vai subtrair nada nós chegamos ao ponto de que muitas pessoas negras relatam que não tem coragem de abrir suas mochilas dentro do supermercado ter a serem confundidos com uma pessoa que esteja lista de traindo alguma coisa aí nós sabemos também no dia a dia quando nós estamos andando em passeios públicos pessoas que vêm em sentido contrário muita das vezes
atravessam a rua para não passar do nosso lado temendo que nós vamos roubá-las então quer dizer isso ficou dentro desse Imaginário aí e se estima do corpo negro então quando nós vamos para dentro do sistema de Justiça Criminal é muito comum dentro do fórum nós encontrarmos juízes e juízas brancos brancas promotores brancos e advogados brancos o negro que circunda esse espaço do Fórum Criminal geralmente a ele é dado o espaço como réu então quando eu chego lá com um advogado que o show para defender alguém não é raro de acontecer o juiz me perguntar você
é o fulano de tal e fulano de tal é o réu então quer dizer a pergunta E fechamos aqui é o que leva o juiz acreditar que eu sou help isso porque eu estou de terno e gravata e ele sabe muito bem que não é de praxe real chegaram de terno e gravata numa sala de audiência criminal mas o racismo ele leva essa engenharia essa tecnologia do racismo ele leva esse tipo de raciocínio para os participantes da sociedade brasileira e eu acho assim que esse país essa nação ela nos deve muito pela forma com que
fomos trazidos para cá e pela pela as oportunidades que nos foram tiradas durante séculos justamente por trazermos eu vou usar mais expressão aqui me entenda por trazermos na pele o peso dessa cor entre aspas porque o peso dessa cor porque muitos negros ao longo da história deixam de ganhar um emprego porque tem a cor deixam de ter né o a promoção dentro do emprego por causa da cor de pele e isso é sabido muita gente tenta esconder isso dizer não Mas isso não é uma realidade é sim uma realidade mais uma vez vamos contar aqui
uma história de racismo sofrido por um cidadão trabalhador a cliente disse que deixou de comprar na loja porque o motoboy que entregou os produtos era "escurinho fechar um homem foi solto hoje depois de ficar gente quase 33 anos preso por engano quando dos Santos Bernardo foi preso em 2018 acusado de ter cometido um latrocínio na Barra da Tijuca no ano anterior só que no mesmo dia e horário do crime ele é músico estava tocando num bar em Nova Iguaçu mais da metade das pessoas assassinadas no Brasil tinham entre 15 e 29 anos e 75 por
cento desses mortos eram negros quando a gente olha só para as mulheres vemos que as negras também as maiores vítimas 68 por cento delas em dez anos a taxa de homicídios subiu entre os negros e caiu entre os brancos em cinco cidades da região metropolitana todas as pessoas mortas por Agentes do Estado eu disse todas eram negras no dia da consciência negra dia de reflexão e de celebração João Alberto Silveira de Freitas de 40 anos foi espancado até a morte por seguranças de uma loja do carrefour de Porto Alegre no estado de barbary e mostra
o quanto a gente ainda tem que avançar nesse assunto para realmente incluir a população negra nesse país Então como que o negro vai conseguir exercer sua cidadania alcançar uma Plenitude cidadã se eu não consigo entender nem o meu lugar dentro dessa sociedade a gente olha para o lado e fala assim tá mas isso aqui não é o meu lugar então eu vou tentar em outro aí você vai para outro lugar você fala isso aqui também não é o meu lugar Ah mas eu quero Então vou buscar uma e na Câmara de Vereadores aí você chega
na Câmara de Vereadores a maior parte são homens brancos aí você chega numa secretaria municipal são homens brancos normalmente Então como que a gente vai conseguir exercer Nossa cidadania se eu não consigo ver nem uma representação mínima dentro das instituições Então se o meu lugar ele está sempre numa periferia Numa Margem da sociedade fica difícil a gente exercer uma cidadania porque o centro tá distante da gente esse o centro tá distante da gente eu não vou conseguir nem transformar esse centro e muito menos participar Afinal de que cor será sentir Será que o amor tem
uma cor será vermelho ódio será Branca paz sendo Negra morte de que cor será vida sendo Negra fome qual a cor da fartura sendo Negra e qual a cor da ilusão sendo Negra Cor que tinge presídios hospícios Qual a cor da opressão e quando você é uma pessoa negra a sociedade te coloca no espaço que é delimitado para você e muitas vezes esse espaço você começa a perceber que ela seguras que existem tanto nas novelas tanto quando você imagina uma profissão para pessoas negras e aí você vê que é mais um trabalho de caráter braçal
E aí você não imagina que uma pessoa negra ela possa ser advogada muitas vezes essa não é a primeira imagem que vem na sua cabeça então quando você começa o pai esses espaços seja assim é tentando avançar na vida acadêmica produzir estudar e para um grau diferente de instrução assim para faculdade pensar em fazer mestrado é é todo momento você convivendo no espaço que você vê que não tem outras pessoas como você mas que você quer ocupar E aí até um trabalho mental você tentar buscar referências tentasse enchergar nesses postos é mas aí sempre fica
também ao mesmo tempo essa pressão de ter que fazer mais tem que se colocar assim no mesmo patamar do que os outros e para isso as vezes parece que você não apenas tem que alcançar o mesmo resultado Às vezes você tem que ir ir além sabe E aí tem sempre o medo como eu tô nesse espaço que não é o meu espaço e se eu falhar como todo mundo tem o direito de falhar se você tem um juiz negro ele tem que ser Impecável ele não Pode falhar Ah é Então se você tem um gestor
e ele é negro aí vem aquela passa tinha que ser né então assim o misto do negro único ele ele faz com que nós reconhecemos até onde a gente pode quer chegar e ele faz com que nós duvidemos até da nossa capacidade de alcançar alguns locais da conta disso a não porque se eu tiver nessa posição a cobrança vai ser muito maior por conta do meu tom de pele então às vezes a gente carrega não só a nossa responsabilidade individual sabe em relação as nossas falhas em relação as nossas notas Nossa responsabilidade mas às vezes
a gente sente o peso Pelo menos eu sinto às vezes está representando mais do que eu editar é Um Desafio na verdade é Me enxergar nesse espaço quando eu sou a única e continuar tentando apesar das dificuldades para que outras pessoas possam ruim atrás de mim e possam ver que é possível e às vezes eu me vejo como mãe reproduzir indo isso no meu filho você tem que você tem que aprender logo você tem que fazer melhor que o outro você não pode vestir esse tipo de roupa você tem que se comportar de forma diferenciada
E por que que ele tem que se comportar diferente porque que ele tem que aprender mais porque que ele tem que demonstrar ser melhor então a estrutura racista por trás vê se me faz às vezes reproduzir o que foi reproduzido em mim é E aí e quando você vê um professor quando você ver uma pessoa falando olha que linda que menininha bonitinha que pretinha linda Ele está querendo esconder que aquela pessoa o incomoda Porque você não olha e fala nossa que branquinho lindo que olho Zinho lindo que minha branquinha bonitinha você chama pelo nome né
e os pretos e pardos eles são chamados assim pela cor ou morena ou mulata Isso é uma forma de você tirar a humanidade da pessoa desde humanizá-la [Música] e são termos que hipersexualismo uma mulher que colocam ela como objeto né que coloca o homem negro também como objeto e isso vem de muito tempo atrás em que as mulheres negras e os homens negros escravizados eram usados como objetos de reprodução né então assim é para nascer um homem forte a virilidade do homem então assim a aula não é muito inteligente mas a voz de cama então
são termos que nos envergonham é que eu acho que as pessoas assim já passou na hora das pessoas pararem de usar esse externos né porque ferem e eles acham que estão elogiando racismo linguística nós chamamos isso o racismo linguística ele é justamente o racismo ele é uma engenharia a má tecnologia muito sofisticada onde que ele tem vários tentáculos ele vai se estruturando e ele vai se embrenhando dentro da estrutura da sociedade brasileira onde muita das vezes e percebe a partir do momento em que você fala a coisa está preta você tem ideia então de tudo
que vem do negro tem que ser atribuído como pejorativo tem que ser atribuído como ruim Aliás a própria palavra denegrir a fulano de tal denegriu outro denegrir vende negro e por que que de Negri tem que ser coisa pejorativa então precisamos hoje re-significar essas palavras eu tô até além da minha pasta ali com um caderno onde que é o meu caderno sonhos no caderno de metas e o nome desse caderno é lista negra lista negra para mim hoje ela tem um novo significado lista negra aquilo que é bom é preciso hoje trazer uma ressignificação das
suas palavras não é raro também a gente vai falar ah eu tava com Veja daquilo que você conseguiu mas já era uma inveja branca Então quer dizer você vai observar que nesse racismo linguístico a todo momento a uma racionalização do debate onde que aquilo que vem do Branco aquilo que vem do europeu aquele deve o e aquilo que vende África aquilo que vende população negra tem que ser diminuído tem que ser recriminado Então essas palavras elas são justamente utilizados de uma forma Sutil no dia a dia e muita das vezes as pessoas não percebem isso
e as piadas perpetuam isso né então você não tão lindo assim eu não sou tuas negas trabalho de preto Perceba como criar uma desapropriação do negro de si mesmo o negro ele é o tempo inteiro desapropriado de si mesmo daquilo que faz parte dele da sua identidade da sua cultura que seja no seu tipo né existe nariz de preto e nariz de branco existe trabalho de preto e trabalho de branco existe as suas negas que você pode fazer o que quiser e existe a branca e não não pode porque Moça de família né então e
essas frases do senso comum perfeito um nisso sabe fica no nosso Imaginário a todo tempo é tão de subjugar a pessoa negra principalmente as mulheres muitas vezes é só muitos esteriótipos que são as incorporados na figura da mulher negra porque ou a gente acha que a mulher negra é aquela mulher super forte pode fazer de tudo que não tem sentimento e não se abala ou às vezes a gente vai para o estereótipo de que a mulher negra é aquela mulher barraqueira que fala alto outras vezes a gente vai para o estereótipo da mulher negra mulata
que vai ser a Globeleza que vai ter um corpo assim é com muitas Curvas e que vai sair percepção sexualizada é outras vezes a gente vai para a figura da mulher negra como uma em preta como a tia Nastácia né é como aquela mulher que vai cuidar que tem geralmente um corpo mais avantajado o gordo que vai cuidar da cozinha da casa aquela mulher que a gente nem começou a si mesmo com ela né porque a criou a gente a nossa alma de leite então assim é eu vejo que a mulher negra ela foi foi
e é colocada em vários espaços e isso tanto assim socialmente através da fala e por outros meios também e isso tá arraigado no nosso Imaginário o que virou senso comum é normal só que a gente tem que desconstruir isso isso são reflexos do racismo institucional quanto cultura quanto linguagem né É tudo isso precisa ser reconstruído mas na visão de respeitar a diversidade étnico-racial no tempo ainda da escravidão e a senzalas elas eram constantemente ao Vale do feitor no dono da fazenda do filho do dono enfim né as mulheres negras estavam ali à mercê desses homens
à mercê de suas vontades sexuais e quando eles bem queriam eles viram na senzala e buscavam e não importa a idade escolhi o mesmo as negras mais novas As negras mais velhas não importa essas negras eram estupradas de uma maneira ali sabe vergonhosa e na cara todo mundo via as mulheres da casa grande sabiam que isso estava acontecendo e às vezes dentro da sua própria casa porque as negras eram trazidas de dentro da Senzala para fazer o serviço doméstico e à noite esses homens deixavam o seu leito e é um buscar essas negras lá no
quartinho e as estupravam assim é abertamente Quando essas negras engravidavam elas eram mandados de volta para Senzala e seus filhos e eram vendidas ali ou até quando depois que os filhos nasciam menino nascia ali misturado pele clara olhos claros e essa negra para evitar escândalo na sociedade local ela era vendida Às vezes a negra mainha para o lado o moleque ia para outro lado não tem uma violência muito grande né E aí é em protesto é isso as negras velhas que trabalhavam na cozinha ela deixava o feijão queimar as negras que limpavam a casa nem
Pavão mas deixaram os lixos pelo Canto as negras que lavavam lençol botava lençol o card do no varal o nego que trabalhava na lavoura ele eu tava o café mas deixava café espalhado não limpava né as ali aceitas né do do café como deveriam e essa expressão serviço mal feito ganhou o nome ali de serviço de preto e quando questionado sobre porque isso depois de muito apanhar hein Porque quando se lembrou algum dia de perguntar porque esse serviço mal feito antes que isso acontecesse o castigo veio primeiro mas quando se fez a pergunta finalmente foi
o seguinte para que vocês Parem de maltratar as nossas crianças Oi e aí eu volto na importância da escola porque se senso comum ele pode ser desmistificado dentro de uma sala de aula numa aula de história numa aula de filosofia numa aula de sociologia e aí a gente volta ao racismo estrutural né porque que eu quero tirar essas coisas da escola Será que não é para evitar Justamente esse tipo de debate esse tipo de esclarecimento a ser negra da integridade calma e morna dos dias ser negra de carapinhas de doce Brilhante de pés soltos nos
caminhos ser negra de negras mãos de negras mamas de negra almas ser negra nos traços dos Passos na integridade Negra ser negra do verso e reverso do choro e riso de Verdades e Mentiras ser negra negra puro afro sangue negro saindo aos jovens por todos os poros é o dia da consciência negra importância de Celebrar esse dia o dia de celebrar um herói negro é preciso resgatar a figura de heróis e heroínas negras na cultura brasileira é preciso ensinar às nossas crianças negras que nós tivemos heróis e heroínas é preciso ensinar às nossas crianças que
a nossa história ela não começa na dor a nossa história ela não começa na escravidão a nossa história começa com reis e rainhas que viviam em África e foram sequestrados que foram trazidos à força de suas terras para erguer o Brasil então entender o Zumbi dos Palmares como herói até mesmo dentro da cultura capixaba e reconhecidos assim como uma heroína capixaba daí é importância de exaltar as figuras dos movimentos negros brasileiro o dia da consciência negra para mim tem esse esse viés a tomada de consciência do meu lugar na sociedade entender que ele não é
um é que ele é um lugar que ninguém deveria ocupar é um lugar que nem deveria existir é um lugar de exclusão então dia da consciência negra para mim principalmente no Brasil em que é o país em que as tensões são diluídas para gente não perceber é muito importante a gente retomar me mostrar que esta tensão existe que ela é histórica e que ela não está perto de acabar e de que a gente precisa insistir é um dia da consciência negra para mim ele tem um significado de perpetuação de continuidade de não esquecimento de uma
história que a sociedade que a varrer para debaixo do pano então é uma é como se fosse aquele espinhozinho que tá na mão da gente assim que toda vez que a gente vai trabalhar a gente lembra é o racismo no Brasil mais ou menos isso e o dia da consciência negra ele serve mais ou menos como esse espinho que vai fazer gente de lembrar todos os anos Olha o cidadão você tem que ralar muito para e se sustentar para conseguir sobreviver Mas você tem que lembrar que só o sustenta não basta a gente tem que
ir além de se sustentar a gente precisa almejar algo que é muito mais do que só feijão com arroz no que a sobrevivência no dia a dia quando se fala em Ah não deveria falar de Consciência Negra mas Consciência Humana todos somos humanos Isso é uma armadilha é muito comum utilizado por algumas pessoas Para justamente manter o status do racismo brasileiro no início do século passado tem uma obra de um grande o solo brasileiro que a Gilberto Freyre e essa obra ela se propaga até mesmo pelo mundo onde que Gilberto Freyre nessa obra tenta de
alguma forma é vender uma ideia de que não pós-escravidão a sociedade brasileira seja ela Negra ou branca Ela vivia de forma harmoniosa ali nós chamamos hoje nós chamamos isso de Mito da democracia racial nós vivemos num momento de democracia racial No Brasil onde e as pessoas tentam acreditar vendem essa ideia de que negros e brancos no Brasil vivem até hoje de forma harmoniosa e que não há nenhum tipo de tratamento diferenciado sobre o pessoas negras na população brasileira é preciso parar é preciso pensar é preciso refletir Para justamente afastarmos essa figura do mito da democracia
racial é preciso cada vez mais racionalizado debate na sociedade brasileiro para que possamos entender de que forma o funcionam essas engrenagens do racismo dentro da estrutura da sociedade brasileira o negro meus avós foram Queimados Pelo Sol da África minha alma recebeu o batismo dos tambores atabaques burgueses e agosto contaram-me que meus avós vieram de Luanda como mercadoria de baixo preço plantaram cana para o senhor do engenho novo e fundaram o primeiro Maracatu depois meu avô brigou comum danado nas terras e era Valente como que é na capoeira na Faca Escreveu não leu o pau comeu
não foi o pai João mild manso mesmo vovó não foi de brincadeira na guerra dos Malês ela se destacou na minha alma ficou samba o batuque o bamboleio e o desejo de libertação [Música]