Quero cumprimentar toda a igreja com a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Este lugar está saturado pela presença do Senhor. Mateus 16 e [Música] 13.
Mateus 16: "Quem achou, diga amém. " Amém! Diz assim a palavra do Senhor: "Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
'" E responderam-lhe: "Uns dizem João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou um dos profetas. " Perguntou-lhes ele: "E vós, quem dizeis que eu sou? " Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
" Respondeu-lhe Jesus: "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, pois não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai que está nos céus. E também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. " Os irmãos podem assentar-se.
[Música] Aleluia! A Bíblia nos fala de duas cidades: de Cesareia; tem Cesareia Marítima e tem também Cesareia de Filipe. Ela nos fala dessas duas cidades, dentre outras referências geográficas que a Bíblia nos cita.
A Bíblia nos fala, por exemplo, do Rio Tigre, do Rio Eufrates, do Rio Nilo, do Rio Jordão. A Bíblia nos fala de Abana e Farpar, que são rios de Damasco; ela nos fala do Eufrates, do Tigre, de Berba, da cidade de Berba, do deserto do Negev. A Bíblia nos fala de Caná da Galileia; ela nos fala de Belém de Judá; ela nos fala da ilha chamada Creta, da ilha chamada Malta; ela nos fala da ilha chamada Pmos; ela nos fala da cidade de Corinto; ela nos fala da cidade de Éfeso.
E eu poderia numerar muitas outras coisas. E ela também fala, além de todos esses rios, do Rio da Vida; ela também fala, além de todas essas cidades, da Nova Jerusalém. Aleluia!
E como ela não tem nenhum erro na sua escrita, não contém nenhum erro; eu creio na Nova Jerusalém que de Deus vai descer do céu. Porque aqui nesse mundo está difícil, tá ficando cada vez mais difícil, cada vez mais apertado, cada vez mais problemático nós vivermos aqui. Uma hora dessas, essa igreja vai alçar o voo para ir ao encontro do Senhor, para a Nova Jerusalém.
Aleluia! Aleluia! Agora, Cesareia Marítima, às margens do mar Mediterrâneo, ali o apóstolo Paulo esteve preso antes de ser levado a Roma para ir à presença do Imperador.
Ali, naquele grande complexo onde tinha um grande palácio do rei Herodes, um hipódromo, um anfiteatro, a seu abet que está lá até hoje e muitas outras construções magníficas ao redor, havia também um pequeno presídio. E Paulo, o apóstolo, esteve ali preso. Quando ele embarca nessa caminhada para Roma, o navio entra numa tempestade; ele quase pensou que ia morrer junto com aqueles marinheiros e aqueles passageiros.
Mas o anjo do Senhor apareceu para ele e disse: "Não, nem tu e nem ninguém nesse navio vai morrer, porque tu ainda vai ser levado à presença do Imperador para falar do meu nome. " Aleluia! Glória a Deus!
Mas não é sobre Cesareia de Filipe, melhor, Cesareia Marítima, que eu quero falar hoje. O texto fala de Cesareia de Filipe, outra cidade também na região da Galileia, aos pés do Monte Hermon. Essa cidade ainda existe até hoje.
Jesus leva os seus discípulos até lá para ter uma conversa muito séria com eles. Talvez Jesus pudesse ter escolhido um local em Jerusalém para ter essa conversa, em vez da própria Cesareia Marítima, que era a sede política de toda aquela região naquela época. Mas Jesus caminha e vai até o norte, até a cidade de Cesareia de Filipe, e se assenta no meio dos templos pagãos.
Havia ali muitos templos pagãos: um templo dedicado a Deus a Mfis, um templo dedicado ao Deus Pan, um templo dedicado a César e, enfim, vários templos dedicados a deuses gregos. E Jesus se assenta no meio daqueles templos para ter essa conversa com os seus apóstolos. E ele se assenta com eles bem no meio daqueles templos e faz esta pergunta: "O que dizem os homens que eu sou?
" Talvez houve um silêncio entre eles e alguns dos [Música] apóstolos tiveram coragem de responder e dizer: "Uns dizem que tu és João Batista, outros dizem que tu és Elias, outros dizem que tu és Jeremias e alguns dizem que tu és um dos profetas. " Qualquer um deles fizeram uma boa comparação. Vamos fazer uma análise.
João Batista, o próprio Jesus, ele testemunhou de João Batista, dizendo: "Dos nascidos de mulher não teve um maior do que João. " Antes dele nascer, o anjo do Senhor profetizou para os seus pais, dizendo: "Ele será grande diante do [Aplausos] Senhor. " Então, baseado nas palavras de Jesus, João Batista foi o maior homem que havia pisado sobre a terra até então.
Porque nós não podemos colocar Jesus na lista de ninguém, não. Mas Jesus é em primeiro lugar. Não, Senhor!
Jesus não está em primeiro lugar; Jesus é único! "Eu sou o Alpha e o Omega; não tem ninguém antes de mim e nunca vai ter ninguém depois de mim. " Ele é o único Senhor!
Aleluia! Mas, João Batista, interessante eles fazerem um paralelo entre Jesus e João Batista. Com certeza, um grande homem, não há dúvida disso.
Olha só onde ele abriu a igreja dele: ele não alugou uma sala numa esquina de Jerusalém para montar uma igreja, gente; ele foi para o deserto. Mas o povo foi atrás dele, sabe por quê? Porque ele tinha a virtude do Senhor.
O Espírito do Senhor estava sobre ele e ele foi para o deserto. E a mensagem dele não tinha "nhen nhen nhen", não; a mensagem dele era: "Já está posto machado na raiz da árvore. " A mensagem dele era: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino de Deus.
" A mensagem dele era: "Raça de víboras, quem vos ensinou a. . .
" Fugir da ira futura, aleluia! Aleluia! Ele não pegou um ponto comercial para abrir uma sala para fazer uma igreja; ele foi para o deserto.
Mas a multidão ia ao deserto para ser batizada por João Batista no rio Jordão. Aleluia! Chegaram para ele e disseram assim: "Tu és o Messias, só pode ser o Messias.
" "Não, eu não sou o Messias. " Mas quem é você, então? "Eu sou uma voz que clama no deserto, só uma voz que clama no deserto.
" Aleluia! Aleluia! Mas quem é o Messias?
"Olha a hora que eles chegarem, vocês vão conhecer. Eu não sou digno de me abaixar para amarrar o cadarço do sapato dele. " Vou usar um termo mais atual.
Aleluia! "Eu não sou digno. Eu estou aqui no rio Jordão batizando vocês na água, mas ele vai batizar vocês com Espírito Santo e com fogo.
" Aleluia! Aleluia! Sabe, um dia ele estava batizando no rio Jordão e, de repente, ele olha no meio da multidão e quem estava lá?
Era ele! Era ele que estava no meio da multidão! Aleluia!
Era ele no meio da multidão, era aquele de quem Moisés, lá do outro lado do rio Jordão, quando estava prestes o povo de Israel a entrar na terra prometida, disse: "Um pouquinho aí, vamos ter uma conversa. " Dessa conversa saiu o livro de Deuteronômio, que quer dizer repetição de leis. E no livro de Deuteronômio, lá nas campinas de Moabe, do outro lado, antes de Moisés subir no monte para morrer, porque Deus disse para ele: "Moisés, sobe no monte que tu vai morrer.
" Olha a intimidade! Tem gente que, se Deus disser para ele: "Amanhã eu vou te recolher," ele morre hoje. Moisés, não!
Moisés disse: "Tá tudo bem, Senhor, tá na hora, tá na hora de partir mesmo, tá na hora de ir embora. " Aleluia! E olha que Moisés não tinha lido a carta de Paulo aos Filipenses, que diz assim: "De ambos os lados estou em aperto, e o meu desejo é de partir daqui e estar com Cristo, que é muito melhor.
" Moisés não leu isso, mas ele queria já estar, já estar com o Senhor. Glória a Deus! Aleluia!
E ali, nas campinas de Moabe, Moisés olhou para o povo e disse assim: "O Senhor Deus vai levantar no meio de vós um profeta muito, muito mais poderoso do que eu, e a ele vocês devem ouvir. " E esse profeta que Moisés mencionou se chama Jesus de Nazaré, o Galileu, e ele está aqui nessa noite para te abençoar. Aleluia!
Louvado é o nome do Senhor! E João Batista olha para Jesus no meio da multidão e diz assim: "Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
" Sabe, João Batista, uns dias depois, foi preso por falar a verdade. Estamos vivendo isso hoje no Brasil. Deputado falar a verdade é um problema para os pastores, mas nós não podemos nos calar.
Aleluia! Quando Herodes, quem sabe, manda dois dos seus capangas, vai lá, dá uma olhadinha nesse homem aí chamado João Batista, vai lá dar uma olhada o que ele anda fazendo por lá. Quem sabe até foram lá para dar uma bajulada; quem sabe dava para fazer uma negociação com João Batista.
Vai, mas demora, porque o homem de Deus não se vende. Homem de Deus não se vende! Aleluia!
Mulher de Deus não se vende! Aleluia! Permaneça firme, a Bíblia diz, até o fim.
Aleluia! E aí, o João Batista, que certamente não serviria para ser diplomata, viu, porque a função de diplomata é uma; a função de profeta é outra. Aleluia!
Diplomata tem que medir as palavras, não pode falar isso, não pode falar aquilo, tem que cuidar com as palavras, tem que fazer um rodeio. E João Batista não fez nada disso, porque era profeta e era profeta de Deus. E ele chega para os dois capangas de Herodes e diz assim: "Vai lá e fala para aquela raposa velha que ela está em adultério.
" Complicou! João foi pro cárcere; prenderam ele. E, uns dias antes da execução dele, quando dois dos seus discípulos foram visitá-lo no cárcere, ele disse assim para eles: "Vai lá, faz uma visitinha para Jesus, diga que eu mandei perguntar para ele se é ele o Messias que havia de vir ou se temos que esperar outro.
" Como quem diz assim: "Eu tô com pressa," como quem diz assim: "Eu não queria morrer sem ver, eu não queria morrer sem ver. " Aleluia! E aí, os dois vão lá e eles observam e voltam lá no cárcere.
E aí, o que vocês viram? O que ele te falou? "Olha, os mortos ressuscitam, os aleijados andam, os cegos veem.
" Aleluia! "E aos pobres é anunciado o reino de Deus. " É como se João Batista dissesse: "Posso morrer em paz, então pode cortar, pode me degolar no cárcere, porque eu já posso morrer em paz.
" Aleluia! Então, quando compararam Jesus com João Batista, foi uma comparação. Querido, não tenha dúvida, isso para Jesus não foi uma ofensa de maneira nenhuma!
Foi uma excelente comparação, mas Jesus queria saber se havia um discernimento. Jesus queria saber se ele estava sozinho numa lista ou se ele estava numa lista com outros nomes, na mesma lista. Ele queria saber isso.
Ele queria saber isso. Aí, disseram que tu és Elias. Elias, pelos sinais, compararam os sinais do tempo de Elias com os sinais do tempo de Jesus e acharam: "Não, só pode ser o Elias que ressuscitou.
" Aliás, Elias não morreu, né? Mas veio para cá de volta. E aí, Elias, um grande profeta, não tem dúvida!
Um dos maiores profetas do Antigo Testamento! Profeta Elias, homem de coragem, homem de fé, homem de desafio. Já pensou o homem chegar.
. . E dizer assim: segundo a minha palavra, não cai a chuva nem orvalho; não é só chuva nem orvalho sobre a terra.
Aleluia! Mas não era Elias, e Jesus continua fitando os olhos neles. Olha, uns disseram Jeremias; também fizeram uma relação entre a biografia de Jeremias e a de Jesus.
Jeremias, o profeta das Lágrimas do sofrimento; Jesus também: lágrima, sofrimento, homem de dores experimentado nos trabalhos. Olhando nós para Ele, nenhuma beleza havíamos para que o desejássemos. Homem de Deus, Jeremias, que chamada linda!
O primeiro Capítulo de Jeremias eu já li algumas dezenas, eu, talvez, centenas de vezes. Quando Deus chama Jeremias: “Eu te escolhi desde o ventre; as nações eu te dei por profeta. Eles vão se levantar contra ti, mas eles não vão prevalecer contra ti, porque eu sou contigo”, diz o Senhor.
“Eu ponho as minhas palavras na tua boca. ” Aleluia! Aleluia!
Que coisa mais linda! Não tem dúvida que Jeremias foi um grande profeta; 40 anos profetizou e ninguém deu ouvido. Tô vendo Pastor Virgílio ali; que bom!
Deus abençoe ele e a esposa. Olha: [Música] só um grande profeta; 40 anos ninguém ouviu. E talvez você pode fazer uma pergunta assim para mim: "Pastor, por que que Deus, sendo Deus onisciente, vai mandar um homem profetizar por 40 anos, se Deus, na sua onisciência, já sabe que ninguém vai ouvir?
" Com Ezequiel, o profeta, foi a mesma coisa. O Todo-Poderoso chama Ezequiel; a chamada de Ezequiel também é linda! Deus chama Ezequiel e diz assim: “Ezequiel, tu vai e profetiza, e tu vai profetizar para um povo que fala a mesma língua que tu fala, mas eles não vão te ouvir.
Não vão te ouvir! ” Como é que é? Manda profetizar e já diz que não vai ser ouvido?
Mas para que profetizar, então? A própria Bíblia responde! A Bíblia sabe por quê.
Porque a Bíblia diz assim: “Ó, eles vão saber; eles não vão ouvir, mas eles vão saber que um dia um profeta esteve no meio deles. Eles vão profetizar no meio deles um dia. ” Aleluia!
Esta geração não pode ficar indesculpável, porque os profetas do Senhor estão aí, profetizando, pregando a palavra. As igrejas estão por aí; estamos pregando nos quatro cantos da terra. A mensagem de Deus está aí, pela internet, na palma da nossa mão; está por aí, nos canais de televisão.
Sabe, esta geração não pode ficar indesculpável de forma alguma! Não pode, de forma alguma, porque a mensagem está sendo pregada. Sabe, e disseram: talvez um dos profetas, Naum, Abacuque, Sofonias, Jonas, Miqueias, Malaquias, Zacarias, Isaías, qualquer um deles.
. . Quando todos, quando eles acabaram de falar, Jesus fita os olhos neles.
Lembram no meio dos templos idólatras? Jesus fita os olhos neles. E aí Ele faz uma pergunta.
Outra pergunta: “E vocês, quem vocês dizem que eu sou? ” Estão dizendo que eu sou Jeremias, Elas, João Batista e um dos profetas. E vocês, o que vocês dizem que eu sou?
[Música]. Talvez um silêncio gélido caiu sobre aquele grupo de homens, mas, de repente, o Pedro, tinha que ser o Pedro; tinha que ser o Pedro! A Bíblia nos diz que Pedro, tomando a palavra, ele disse: “Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo!
” Aleluia! “Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo! ” Sabe o que Jesus disse?
“Ô Pedro, essa vez não foi carne, tá! Tá falando no espírito, agora, né? Tá falando no espírito.
Isso aí! Isso aí! Foi o meu Pai lá do céu que te revelou.
Esta vez não foi tu, tá no espírito, porque quem anda no espírito entende as coisas do Espírito; quem anda na carne não entende nada de coisa espiritual. ” Aleluia! Paulo disse que as coisas espirituais se discernem espiritualmente.
Aleluia! E o homem natural não entende as coisas do espírito. Sai daqui, sai dessa dimensão!
Aleluia! Começa a andar no espírito; começa a caminhar no espírito; começa a buscar as coisas de Deus; começa a ter relacionamento com Deus; começa a ter intimidade com Deus. Sai da carne; anda no espírito; começa a buscar o Senhor; começa a ter intimidade com Deus.
Sabe, Deus não tem filho predileto, não tem, mas Deus tem filho obediente; Deus tem filho mais achegado. Aleluia! Deus tem filho mais próximo.
Jesus tinha 12 apóstolos, mas só tinha um que botava a cabecinha no peito dele: intimidade! E você pode alcançar essa intimidade. A palavra diz: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.
” Aleluia! Aleluia! Sabe, é bom lembrar que Jesus estava no meio dos templos idólatras.
Vários templos, alguns deles estão lá, as ruínas; já estive lá. Pastor Elias também já esteve, talvez mais de uma vez. Alguns deles estão às ruínas, entre eles o templo dedicado ao Deus Pã, que era o principal, ainda está lá, em Cesareia de Felipe: o piso de mármore, algumas colunas em pé; o teto não tem mais, foi destruído pelos terremotos, pelo tempo, pela ação do tempo.
Atrás desse grande templo, na parte de trás, existe uma grande caverna muito escura; você não consegue ver o fundo. Era o templo dedicado ao Deus Pã. A cidade de Cesareia de Filipe é conhecida pelos árabes como Banias, porque eles não conseguem pronunciar a letra "p".
O correto seria Panas, porque era dedicado, o templo, era dedicado ao Deus Pã. Segundo a mitologia grega, esse Deus Pã tinha metade do corpo de homem e metade de animal; ele anda pelas florestas, tocando uma flauta, que é conhecida por nós hoje como flauta Pã. Nada a ver o nome com o instrumento, se ele é tocado por um homem ou uma mulher de Deus, ele é sagrado como todos os outros instrumentos.
Dessa palavra Pã surgiu também a palavra pânico, que quer dizer medo. Medo porque as pessoas tinham medo; elas tinham medo de andar sozinhas; elas tinham medo. De ficar em casa sozinha, porque a crença deles era de que quem encontrasse o Deus Pã tocando essa flauta, essa pessoa ficaria encantada com a música que ele tocava, e essa pessoa iria atrás dele e iria para aquela caverna que tinha atrás do templo do Deus Pan.
Eles conheciam aquela caverna como "porta do inferno". Aleluia! As pessoas tinham medo de ficar em casa; as mulheres ficavam em casa sozinhas, de sair à noite, sozinhas, nem pensar, porque eles tinham medo de encontrar.
Tanto é que tem até uma referência na Bíblia que diz assim: "ó, que o povo que vivia sombreado pela morte" estava falando da região norte da Galileia; ele viu uma grande luz. Aleluia! E aí quando Pedro disse assim: "Tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo!
", Jesus disse: "Isso não foi carne e nem sangue que te revelou, unicamente meu Pai". Tu és Pedro! Jesus aponta daí para ele e diz: "Sobre essa pedra, eu edificarei a minha igreja".
Daí ele aponta para o templo do Deus Pan. É muita coragem, no meio de gente idólatra, você chegar lá e fazer um negócio desse. Jesus aponta para o templo do Deus Pan e diz assim: "E as portas do inferno não prevalecerão contra a minha [aplausos] igreja".
Aleluia! Aleluia! Eu gostaria de orar.
Posso orar, pastor? Eu sei que ainda temos que distribuir a Santa Ceia. Você não está aqui, pastor.
Elias frisou aqui que você não veio aqui por causa do homem. Sabe por que você veio aqui? Você veio aqui porque ele é o Cristo, Filho do Deus Vivo.
Aleluia! Você não veio aqui porque aqui tem uma banda linda, maravilhosa, coisa extraordinária. Ouvi essa banda, mas você não veio aqui somente por causa disso.
Você veio aqui porque sabe que ele é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Fique de pé comigo; eu quero fazer uma [música] oração. Sabe [música], eu sei que pastor Elias fez um trabalho muito lindo com a igreja.
Ele é o Deus Provedor, e foi ele que proveu o Salvador. Está, aleluia, provedor, tá lá em Gênesis. Seu nome foi mencionado em Gênesis capítulo [música] 22.
Ali a Bíblia relata a primeira vez esse termo "Yéhire", Deus Provedor. Relata a primeira vez quando Abraão foi para o Monte Moriá. Foi quando ele foi sacrificar o seu filho.
Lá atrás, o menino já tinha indagado a ele: "Mas cadê o cordeiro para o sacrifício? Está aqui a lenha, mas cadê o cordeiro? " Deus proverá, meu filho.
Deus proverá o cordeiro. Aleluia! E a Bíblia nos diz que o anjo do Senhor conversou, falou, chamou Abraão: "Não faça nada para o menino!
Agora eu sei que tu és fiel! Agora eu sei que tu és fiel! " Deus proveu o cordeiro para o sacrifício, e Deus proveu hoje o cordeiro para o sacrifício.
Por isso você está aqui hoje, porque ele é o Deus Provedor. Ele proveu a nossa salvação, ele proveu o cordeiro para o sacrifício. Eu gostaria de orar.
Se alguém deseja vir aqui à frente receber essa oração, eu quero orar por ti. Mas nunca te esqueças: Jesus é o Cristo, Filho do Deus Vivo. Alguém quer chegar à frente?
Alguém quer receber uma oração? Eu quero orar por ti. Eu espero um [música] pouquinho.
Temos a esperança de voltar pelos caminhos do Senhor. Eu quero orar por ti também. Aleluia!
Estão vindo alguns irmãos, estão vindo. Se aproxime! Eu quero orar para nós passarmos para o nosso pastor fazermos a Santa Ceia do Senhor.
Aleluia! Oh, glória ao nome do Senhor! Aleluia!
Aleluia! Aleluia! Ele é o Cristo, o Filho do Deus Vivo!
E, como eu já disse, ele é o único. Não tem intermediário, não tem, não tem, não tem outro na lista. Não tem, ele é único.
Aleluia! Pai querido, nós oramos a ti neste momento. Senhor, nós oramos a ti, papai, neste momento.
Senhor Deus, te agradecemos, Pai Celestial, porque um dia tu nos proveu um Salvador que veio a este mundo para nos resgatar. Sim, ó Deus, estende, portanto, a tua mão. Aqui estão esses irmãos diante do teu altar.
Senhor Deus, eles estão aqui, ó pai, todos reconhecendo, Senhor, que tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo, que não há outro Salvador. Senhor, esta igreja inteira reconhece, Senhor, as palavras que foram pronunciadas pelo apóstolo Pedro que falou pelo Espírito, dizendo: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. " Nós oramos a ti neste momento, meu pai, para honra e glória do teu nome santo.
Nós não temos outro Salvador, senão a ti, pai. Em nome do Senhor Jesus, amém, Senhor.