e eu diria que o anti-édipo Espero que os autores me perdoem é um livro de ética primeiro livro de ética escrito na França em um bom tempo essas são as palavras do pensador Michel ficou no prefácio do primeiro volume da edição inglesa de anti-édipo capitalismo e esquizofrenia Essas palavras são marcantes não porque elas afirmam o absurdo de que a França nunca produziu bons livros de ética mas que de uma certa forma o anti-édipo marcam distanciamento de um certo estilo e o nascimento de um novo jeito de fazer filosofia [Música] [Música] E aí [Música] E aí
[Música] é inscrito em 1972 publicado na França em um contexto pós maio de 68 o Atlético é fruto de um esforço colaborativo entre o filósofo Gilles dos meus e o ativista Félix guatarri na tentativa de entender os eventos do maio de 68 A importância histórica do maio de 68 A derivada de sua escala começou com um pequeno movimento estudantil tornou-se um protesto de escala Nacional envolvendo mais de 9 milhões de trabalhadores uma revolta em com passando toda uma nação contra as brutalidades do regime igual lista mas é injusto dizer que o Atlético é somente sobre
o maio de 68 corremos o risco de reduzir o livro e o evento é uma localidade a confirmar o pensamento de deleuze e guattari a Paris e sim mas mais de 68 em diante é tipo vão além disso antiético diferencia-se radicalmente do discurso dominante da época usando as de 1945 1965 são marcados por uma certa forma de pensar uma certa forma de discurso político durante o Sepe com o Marxismo EA psicanálise e estruturalismo estavam em voga não era possível iremos além dessas metodologias era alta dos pensadores como althusser calamba jhoan baldrian Lacan Jacques derrida Michel
ficou Nilce ligarei Julia kristeva em e febre e a Francis óleo todos esses dominavam Campo teórico e político da época o que os une a linha de uma concepção compartilhada sobre poder até que ponto a violência seria necessário para revolução até que ponto é possível mudança sem poder o poder para eles não se tratava de uma simples matéria de cor são ou dominância ao mesmo tempo que poderá destrutivo ele cria ele cria configurações padrões formas de se organizar poder percorre sociedade Estamos presente em nossas tradições nas leis nas nossas palavras nas coisas mais banais de
nosso cotidiano isso porque eu poder necessita de um certo nível de cumplicidade o exercício do Poder nunca algo dado eles Sempre acompanhado do desejo de sermos governados e a teoria corre contrário o poder de nada adianta termos ações revolucionária se elas estão em vestidos com as mesmas ideias em instituições no qual o poder passar para beleza a teoria uma caixa de ferramentas não se trata de teoria pela teoria ela mais do que fazer sentido precisa funcionar precisa auxiliar a práxis e ela faz isso negando poder criando novas formas de ver o mundo novas formas de
enxergar as operações e não é mais possível representarmos o indivíduo através de partidos e representantes políticos dentro de nós há uma multiplicidade que não é possível de ser compreendida pelo poder a poderosa e miserável se tornaram categorias ultrapassados elas ofuscam a complexidade das relações de poder na pós-modernidade quem domina quem exploration tudo parece estar emparelhado e basta olharmos para nossa cultura do empreendedorismo até dia mais alimentamos ideal de autossuficiência é pregado pelo empreendedor nas escolas a administração financeira é como um Gospel Que resolveria todos nós anunciamos nossos produtos em plataformas como Facebook e MercadoLivre vendemos
nosso tempo para rede de televisão Youtube após um longo dia de trabalho só queremos descansar e jogar eu comprei um carro novo semana passada e nada disso ditou exploração fica evidente até parece que tudo é perfeito é mas é por isso que temos que sacrificar as antigas categorias e elas não são adequadas para lidar com agora beleza e já tá aí sugerem um molar e molecular a substância molar é aquela consolidada é a substância molecular a forma dispersa toda a substância possui tanto uma dimensão consolidada quanto os persas quando vemos um corpo humano não vemos
um conglomerado de membros bactérias e células se mexendo aquilo que comumente chamamos de corpo humano essa figura bem definida é só um aspecto molar ao aprofundarmos em observação somos capazes de ver seu lado molecular Quando aplicamos essas novas categorias sociedade o que vemos não é uma identidade consolidada mas sim a sua face não humana fluxos de desejo objetos parciais corpos sem órgãos e máquinas funcionando a todo vapor é por esse motivo que Deus gata aí dizem que a questão política só pode ser vista pelo ponto de vista do desejo o desejo por sua natureza é
revolucionário ele é a cidade quebrar tudo nosso aparato social mas ele vem sendo reprimido são os agentes do Estado neoliberalismo a igreja e como argumenta o anti-édipo principalmente a psicanálise a psicanálise de Freud a responsável por imprimir a marca de ética o mundo e o Édipo Rei é uma Peça escrita por sofre com isso aqui narrado traje como que história de Édipo que é abandonado pela Criança pois é profetizado que um dia ele matar seu pai ficar com sua mãe de ter feito o tempo passa Édipo mata seu pai torna-se rei e casos com sua
mãe após a realidade de que a profecia se cumpriu nosso portador Édipo com suas próprias mãos perfurar seus olhos e passa a viver sua vida como um vagante nessa estranha história datada de 427 antes de Cristo que Ford encontra um modelo uma descrição de uma verdade Universal mamãe papai eu todas as nossas ações Não importa se sexuais ou não denota o que diz sexual seja um abraço uma brincadeira um gesto tudo gira em torno da relação triangular Papai mamãe e filho nos casos dos meninos temos o amor da mãe e o medo da castração no
caso das meninas o amor ao Pai a inveja do pênis essas categorias moda o inconsciente da criança inconsciente para Freud era dividido em três partes e o superego MB enquanto que o ego seria nossa consciência ao superego nossos ideais isso moral o e de seria o arcabouço de desejos perversos que habitam o inconsciente como seres civilizados e como condição para a civilização acabamos por silenciar esses desejos Mas eles mesmo que silenciadas escorregão por de trás de nosso inconsciente podendo aparecer em partes em nossa consciência mas nunca de maneira direta o desejo Líder é representado sobre
forma de mitos e fantasias mas nunca sendo algo real como consequência disso a psicanálise tornou-se um instrumento de repressão negando o desejo EA do Sono tudo afasta de é tipo toda angústia carregar mesmo estampa a marca Imperial do Triângulo o papai mamãe eu temos aí a construção de um ego mascarado pela família desconectado do mundo é só é possível a mudança se libertarmos o desejo da prisão de Édipo isso só pode ser feito através de um ataque ao ego e o ego esse ser cartesiano cuja mente é separada do mundo tem como objetivo uma vida
tranquila longe conflitos ele é um neurótico da segurança o escravo de seus medos e cortar e seus membros a fim de substituídos por membros artificiais que lhe daria uma vida confortável sem dor e as desejo de automutilação de morte é o mesmo desejo de ser dominado de ter sua vida legislada por outros Oi e aí se eu desejo que é o motor do fascismo É nesse momento que passamos a desejar nossa própria EA pressão [Música] temos o costume de retratar os nazistas como Monstros como seres de um passado distante mas como mostrado por Hannah arendt
no seu livro Ai que um Jerusalém não há como diferenciar o fascista de uma pessoa normal Ai que mando apesar de suas ações eram bom vizinho um bom marido um bom pai e Fascismo A perturbador pois ele infiltra-se nossos desejos em nosso inconsciente estando presente até mesmo em nossos grupos revolucionários de nada adianta a sua revolucionária se elas estão repletos de investimentos fascistas do amor ao poder habilitante triste é tomado pelo ressentimento ele grita assista capitalista Liberal vocês são maus logo eu sou bom essa lógica como uma modalidade escrava que a gente comenta acaba por
possibilitar a reprodução da lógica fascismo a redução do mundo a face de um E aí e é por isso que focou disse que não tiver de bom primeiro livro de ética da França ele é uma topologia do inconsciente uma genealogia do desejo que levou ascensão ao fascismo e melhor prefácio foi correndo meros princípios éticos de antiético liberar toda ação política da paranoia unitária totalizante envolver ação pensamento e desejo através da proliferação justaposição e disjunção não apenas por subdivisão ir acusação criminal a recusar Aliança das categorias antigas do negativo a lei o limite a castração a
falta lacuna e o pensamento ocidental tem por um longo tempo tomado com o sagrado com uma forma de poderia acesso a realidade é preciso preferir aquilo que a positivo e múltiplo Diferente ao invés do uniforme fluxos ao invés de unidades arranjos móveis ao invés de sistemas acreditar que o que é produtivo não é sedentário mas não Mágico e não pense que não precisa ser triste para ser militante mesmo que você não te contra seja abominável já conexão do desejo a realidade não só recusa as formas de representação e possui força revolucionária e não usar o
pensamento para basear a prática política na verdade em usar ação política para vez creditar como uma mera especulação a linha de pensamento usar a prática política como identificador do pensamento e análise com multiplicador das formas terrenos para intervenção da ação política não demandar da política pela restaura os direitos de um indivíduo uma filosofia os definiu o indivíduo é um produto do Poder o que é necessário para ter individualizar através da multiplicação de deslocamento combinações diversas o grupo não precisa ter um laço e arte com lindos massa uma constante geração de individuações e por último e
mais importante nós se tornaria namorado pelo poder e esse último só é possível na medida em que não sintamos o desejo na medida em que adotamos a esquizoanálise a esquizoanálise é fruto de uma capacidade de uma síntese entre duas metodologias o Marxismo tradicional é incapaz de compreender o desejo de repressão alienação na suficiente para explicar o fenômeno muito menos podemos usar a psicanálise de Freud com ela acabamos de reproduzir os discursos que possibilitaram a repressão dessa forma antiética se torna uma confrontação não entre Marcos do revolucionário e fróide Bom dia mas sim entre Marcos revolucionário
emitir o louco o resultado dessa confrontação é impossibilidade da psicanálise e o nascimento de uma nova síntese que defende o pensamento ao ponto da loucura e ação ao ponto da revolução nasce assim uma política da experiência Ah mas essa experiência não pode ser dita humana é uma experiência e não mana dos fluxos forças e intensidades temos uma política do desejo contra tudo o que é egóico em nossa análise política do desejo é a esquizoanálise ela é a síntese entre a economia política de Marx a economia libidinal tifoide e economia de intensidades de Elite criando assim
uma única economia na economia de fluxos os fluxos EA produção de desejo são inconscientes da produção social para cada investimento de tempo e interesse capital temos um investimento do desejo o desejo o capital tornam-se trocáveis sobre a mesma moeda dos fluxos na esquizoanálise e o processo de esquizofrenia torna-se ferramenta ela é um ponto de partida de destinação levando a humanidade uma jornada a perda do Ego do antropomorfismo e da armadura antropológica de todo o mito e tragédia de todas existencialismo a fim de perceber e não mano não mano seus desejos e transformações da mesma o
cristianismo nos acostumou enxergar Deus em todo mundo as ciências humanas nos acostumaram a enxergar ou humano em tudo projetando uma imagem da realidade à custa da realidade transformamos o mundo em figuras deixando de lado as forças e os fluxos os desejos que movem o mundo e com isso nos acorrentamos ao poder e passamos a desejar a nossa própria impressão e o anti-édipo não apresenta um modelo de sociedade o que ele faz é ser contrário a tudo aquilo que é humano para toda a psicanálise e análise política redute Vista preso a uma totalidade uma falsa unidade
Mas ela não se limita ao negativo ele eu faço a fim de libertar a multiplicidade do desejo de mostrar a verdadeira face de é tipo ele já não é mais uma construção psicanalítica ele é como um monstro de Frankenstein uma criação que volta contra seu Criador o próprio Freud reconhece ao fim de sua vida e talvez haja algo de errado com a psicanálise é tipo cresce e tornou-se o monstro por conta própria a face do imperialismo da colonização do inconsciente da interiorização do sofrimento dando uma nova cor a vida o tom da depressão e a
depressão e o é tipo são agentes do Estado a gente da paranoia Agent do Poder ele é uma ferramenta do Estado antes mesmo da família existir uma vez que ele é figura do Poder é de postar em todo lugar te queremos desmantelar o ego é preciso matar é tipo hoje é ele que nos da fé em troca de poder é ele que nos ensina a desejar a nossa própria impressão estamos constantemente passando pelo processo de atualização seja em casa no colégio no trabalho todos Queremos ser fascistas para Deus gata aí o que é preciso para
lutar contra o é tipo é aprendermos com o esquizofrênico enquanto que o neurótico é aquele que carrega as marcas da equalização do Psicótico aquele que é incapaz de ser digitalizado o primeiro passo para o revolucionário se ele quiser causar uma mudança sem necessidade do poder aprender com o Psicótico como se libertar de triângulo de pau e dos efeitos do Poder para se criar uma política do desejo Livre a pesquisa frênico é órfão ateu e nômade é de por incapazes de compreender o esquizofrênico ele está todo momento embaralhando os códigos perpassando territorialidades Voando para todas as
direções com seus fluxos Esquilos 1 a pesquisa análise esquizofrenismo a fim de libertar sido poder criando novas formas de perceber o mundo novas formas de subjetividade sempre estando alinhado com outro com aquilo que não é humano temos com isso uma cura da humanidade uma cura de nós mesmos com essa cura a singularidade Deixa de estar em uma posição a coletividade a política do desejo não busca atualizar os indivíduos não é possível ter uma ação revolucionária e quantas pessoas os grupos se colocar em relação de exclusão segregação os grupos devem multiplicar e conectar as pessoas de
diferentes novas formas criando novas formas de redes sociais novas multiplicidades novas redes que nos possibilitem lutar contra poder por conta disso a depressão EA solidão são as primeiras coisas a partir da política do desejo o neoliberalismo tem como força motriz a separação dos indivíduos EA quebra da coletividade a chave para vencer o neurótico é justamente a convivência o cuidado mútuo entre corpos é a função do desejo é essa criar conexões a teoria deveria refletir essa possibilidade devemos criar ferramentas que nos ajudem enxergar as formas de opressão maneiras de conceptualiza lá e derrotá-la tudo gira em
torno de conexões conexões que formam outras conexões e Conexões aliadas com desejo todo o desejo só vem a desejar o amor da mãe a morte do pai quando ele é reprimido o desejo por sua natureza é revolucionário ele é reprimido justamente pois não importa quão pequena seja Instância do desejo ela é suficiente para abalar a ordem isso não quer dizer que desejaram social mas pelo contrário e desejo a explosivo e E aí [Música]