fala pessoal do Cifra Club Eu sou Felipe lobo e agora a gente vai ter a nossa terceira e última aula relacionada ao campo harmônico da escala maior natural e nessa aula a gente vai falar sobre as funções harmônicas funções harmônicas é uma das matérias mais importantes para quem quer melhorar a percepção dos acordes e aprender a tirar as músicas de ouvido porque falar em função harmônica é buscar entender melhor o efeito que cada acorde tem dentro de uma tonalidade quando a gente saca esse efeito a gente passa a reconhecer mais fácil os acordes com ouvido
sem precisar de um instrumento Ok então este curso pretende ajudar você a relacionar bem a Teoria com a prática musical quer dizer não adianta nada a gente saber de cor aquela tabelinha dos intervalos se a gente não consegue diferenciar com o ouvido o som de uma terça maior do som de uma terça menor por exemplo é importante sempre a gente tentar equilibrar o nosso nível teórico com a nossa capacidade de percepção e de realização de música então para começar essa aula eu quero fazer um teste com você preparado então se liga aí eu vou fazer
um teste com você Vou tocar dois acordes e eu quero que você me diga qual deles é o acorde maior e qual é o Acorde menor veja bem não vale [Música] olhar acertou quem falou que o primeiro é um acorde maior e o segundo é um acorde menor bom isso não é tão difícil assim da gente identificar com o ouvido porque o acorde maior ele tem um som muito característico a gente pode dizer assim que é um som mais brilhante mais claro né mais aberto enquanto o Acorde menor tem um som um pouco mais melancólico
mais escuro característico do intervalo de terça menor né mais uma vez dó maior e dó menor Outro teste agora vou tocar mais dois acordes e vocês vão me dizer qual deles tem a sétima maior e qual deles tem a sétima menor [Música] atenção [Música] bom Agora acertou quem falou que o primeiro acorde é um acorde com sétima menor e o segundo tem a sétima maior a sétima também tem um som bem característico quando a gente coloca a sétima menor num acorde ele fica um pouco mais temperadinho né um pouco assim com uma Pimentinha ali é
um é um som que deixa o acorde um pouco instável um pouco [Música] tenso já a sétima maior tem um som um pouco mais doce né um pouco mais [Música] tranquilo então veja bem pensando nessa capacidade de reconhecer os sons com o ouvido é muito importante a gente entender um outro conceito da teoria musical que é o que chamamos de função harmônica a teoria das funções harmônicas nos ajuda a entender o papel que cada acorde desempenha dentro da tonalidade quando a gente consegue reconhecer Essas funções auditivamente a gente passa a reconhecer mais facilmente também os
acordes específicos que são usados numa música para gerar esse efeito das funções existem apenas três funções harmônicas são elas a função de tônica de dominante e de [Música] subdominante tnica função está associada à ideia de repouso e estabilidade quando ouvimos o Acorde de função tônica temos a sensação de que a música Chegou a um ponto de descanso como se esse acorde pudesse ser o Acorde final que conclui a música com clareza porém a tônica pode aparecer em vários momentos durante uma canção ou uma peça instrumental a tônica corresponde ao primeiro grau do campo harmônico e
muitas vezes é o Acorde que conclui mesmo a música embora isso não seja uma obrigatoriedade então vamos escutar agora um exemplo aqui um pequeno trecho aqui uma pequena progressão harmônica onde a gente pode perceber essa função de repouso que a tônica tem veja bem eu vou tocar uma harmonia no tom de dó maior e o Acorde de dó maior vai ser o último acorde da sequência a gente vai perceber como ele realmente Traz essa sensação de repouso pra música olha [Música] só a música bem que podia acabar realmente com esse acorde aqui né ele traz
essa resolução das tensões que estavam acontecendo antes da chegada dele bom vamos para a segunda função aqui que é chamada de dominante essa função está associada às ideias de tração de tensionamento ou aproximação veja bem o acó de função dominante cria uma expectativa no ouvinte uma sensação de que algo vai acontecer na música nos próximos compassos para atender a essa expectativa a dominante é normalmente um acorde maior com uma sétima menor que tem o poder de atrair um outro acorde no campo harmônico o acorde do quinto grau é que desempenha esse papel de dominante e
também é comum dizer que a dominante faz uma preparação para um acorde que vem em seguida Então vamos reparar aqui no nosso próximo exemplo sonoro eu vou tocar um um exemplo também no tom de dó maior onde o último acorde da sequência vai ser o Acorde de Sol com sétima que é justamente a dominante no tom de dó maior e a gente vai perceber que esse trecho vai terminar assim com aquela sensação de que na verdade a gente não concluiu vai ficar uma expectativo no ar veja [Música] bem [Música] parece que tá faltando alguma coisa
[Música] né e é justamente a função de tônica que vem atender aquela expectativa criada pelo dominante então tem uma brincadeira que eu costumo fazer para explicar essa função que é o seguinte todo mundo conhece isso aqui ó [Música] É isso mesmo a gente fica com aquela sensação de que tá faltando alguma [Música] coisa então é essa característica da dominante essa tensão essa ansiedade que ela cria pra gente resolver né o discurso que a gente tá criando [Música] aqui bom então vamos à terceira e última função harmônica que é aquela chamada de subdominante a subdominante está
associada à ideia de afastamento é como se o Acorde subdominante ampliasse o espaço onde a música acontece estabelecendo assim uma espécie de sensação de que a partir dali a música Pode ir em qualquer direção não tem nada muito definido as funções harmônicas são uma ferramenta teórica que potencializa a percepção e a compreensão dos sons ajudando a gente a compreender as possibilidades e as previsibilidad que essas expectativas que são próprias da música tonal criam na gente quando a gente escuta a música Vou dar um pequeno exemplo pra gente entender melhor essa função de subdominante veja bem
vou tocar uma sequência onde a gente vai ter a presença das três funções novamente a tônica a dominante e a subdominante sendo que o o Acorde que vai representar a subdominante é o Acorde de quarto grau e no tom de dó maior vai ser o Acorde de fa Então vamos ouvir com atenção [Música] n a gente escutou que o primeiro acorde foi o dó maior depois a gente fez a dominante que aponta pra gente voltar pro dó maior E aí a gente fez o d maior de novo e quando o f chegou né aquela sensação
assim de que realmente ele não define muita coisa ele simplesmente abre as possibilidades né deixando o discurso harmônico mas à vontade para para que o próximo acorde seja vai em qualquer direção Essa é a característica da subdominante dos sete acordes do campo harmônico a gente tem três acordes principais que desempenham cada um uma das três funções harmônicas dá uma observada nessa tabela como vimos o acó do primeiro grau é o principal representante da função de tônica em D maior será o Acorde de dó maior o acorde do quinto grau é o principal representante da função
dominante Aqui no tom de dó maior esse acorde vai ser o sol com [Música] Sé e o acorde do quarto grau representa a função subdominante no caso do tom de dó maior esse acorde vai ser o fá maior entretanto há um segundo acorde relacionado a cada uma das três funções harmônicas acompanhe comigo a próxima tabela bom primeiro a função tônica além do acorde do primeiro grau o acorde do sexto grau também pode funcionar como tônica no caso do tom de dó maior esse acorde vai ser o lá menor ou lá menor com sétima se a
gente tiver usando tetrads é o que chamamos de tônica relativa porque embora esse acorde não tenha o mesmo efeito que o primeiro grau ele também possui a capacidade de sugerir uma espécie de repouso de relaxamento porém por se tratar de um acorde menor ele Vai resultar num tipo assim mais inesperado de repouso dentro desse contexto do campo harmônico maior a gente vai agora escutar mais um exemplo sonoro onde eu vou tocar uma sequência de acordes em que eu vou fazer uma preparação usando o Acorde sol com sétimo que é a nossa dominante só que ao
invés de tocar o Acorde de dó maior depois para resolver eu vou tocar o lá menor e aí a gente vai ver que ele também vai gerar um repouso Só que vai ser um um pouco mais inesperado essa sensação que ele provoca Observe com [Música] atenção se a gente analisar as notas que formam um acorde de lá menor a gente vai ver que das três notas envolvidas nesse acorde duas delas são comuns ao acorde D maior também Observe comigo no acó de dó maior a gente tem as notas dó mi e sol no acorde lá
menor a gente tem as notas lá dó e mi ou seja as notas dó e mi que são as duas primeiras notas da Tríade de dó maior também estão presentes no lá menor por isso esses acordes acabam tendo alguma coisa parecida na sua sonoridade e também acabam desempenhando a mesma função harmônica subdominante bom além do acorde do quarto grau tem um outro acorde que também exerce essa função de subdominante é o acorde do segundo grau que no tom de dó maior vai ser o Acorde ré menor ou ré menor com sétima se a gente optar
por usar tetras observamos que as notas da Tríade de fá maior que são as notas fa lá e dó contém aqui duas notas comuns ao o Acorde de ré menor também são as notas fa e lá a terça e a quinta do acorde de ré menor então por isso que esses acordes têm esse parentesco sonoro né eles acabam desempenhando a mesma função harmônica porque a estrutura de cada um deles é muito parecida certo bom agora a dominante a gente viu que o acorde do quinto grau é responsável por essa função no tom de D maior
esse acorde é o Sol com sétima agora a gente tem um outro acorde capaz de também exercer essa função vai ser o acorde do séo grau que no tom de dó maior vai ser o Acorde de si menor com quinta diminuta ou o si menor com séa e quinta diminuta no caso do uso da tétrade também é chamado de meio diminuto e aí a gente observa que né a estrutura dos acordes também é muito parecida no sol com séa a gente tem as notas sol si ré [Música] e e a gente vai ver que as
notas si ré e fa que são as três notas mais agudas aí dessa trí estão também dentro do acorde de C menor com 75 diminuta Olha só por isso eles TM esse parentesco sonoro e acabam desempenhando a mesma função Agora vou tocar mais um exemplinho sonoro pra gente entender que realmente esse acord é capaz de fazer assim como o sol com stima Veja bem então eu vou fazer uma sequência onde eu tenho o r menor depois eu tenho um F maior e ao invés de usar o s com s eu vou usar o c meio
di minuto para preparar a volta da [Música] tônica o Acorde acaba uma tensão que prepara e né mostra pra gente a função de dominante entre os sete acordes do campo harmônico da escala maior natural apenas o acorde do terceiro grau tem a sua função harmônica menos definida ele pode funcionar tanto como tônica quanto como subdominante isso depende do contexto em que ele tá sendo usado ou seja depende da sequência em que ele tá inserido da Melodia que ele tá harmonizando e do que vem antes e o que vem depois dele agora a gente tem que
lembrar que função harmônica é um conceito ligado à área da psicoacústica quer dizer ele vai tratar de sensações e efeitos psicológicos Que certas combinações de sons nos propiciam em certos contextos por isso a gente precisa estudar essa matéria com o ouvido e não apenas na teoria então tente ouvir nas músicas Como se manifesta essa funcionalidade dos acordes e veja se para você essa teoria realmente faz sentido é preciso aprender a ouvir com a inteligência e escutar além da camada mais superficial da música percebendo e tomando consciência das relações estruturais e das Sensações que a música
evoca na gente agora um último assunto pra gente poder fechar essa aula e fechar essa parte em que a gente tá falando mais né da sensação sonora que que esses acordes e Essas funções harmônicas TM vamos falar sobre Cadência a Cadência é um movimento harmônico direcionado onde Acontece uma preparação que é essa criação de uma expectativa e depois a resolução que é o atendimento da expectativa criada [Música] né a Cadência faz uma espécie de pontuação das frases musicais dando um efeito de conclusão que pode ser mais ou menos enfatizado de acordo com o tipo de
Cadência que a gente usar a Cadência mais simples e fácil de reconhecer é a chamada Cadência perfeita ela é caracterizada pela sequência harmônica onde a gente tem um acorde dominante seguido do acorde de tônica exatamente o exemplo que a gente acabou de [Música] ouvir a Cadência perfeita resulta numa pontuação muito clara do texto musical com um forte efeito de conclusão ela aparece normalmente no final da música ou no final de uma parte da música e é muito comum também que numa Cadência o compositor utilize assim as três funções harmônicas em sequência primeiro subdominante depois a
dominante que prepara a resolução que vem com acorde de tônica no final né Por exemplo vou usar aqui o fá maior depois o Sol com sétima para chegar no [Música] dó ou ainda eu posso substituir o fa maior pelo ré menor por exemplo bom no caso do primeiro exemplo a gente tem o fa maior que é o quarto grau depois o quinto grau só com sétima caindo no primeiro grau no segundo exemplo a gente tem o r menor segundo grau menor depois o quinto grau e o primeiro muitos músicos ao falar sobre uma Cadência preferem
usar a linguagem dos graus numéricos dizendo Ah é um 451 ou vamos fazer um 251 aqui nessa parte então ao invés de dizer os nomes dos acordes eles falam assim com essa indicação numérica que pode ser se aplicar em qualquer tonalidade ficando mais claro o padrão harmônico que tá sendo usado na nossa apostila a gente tem aí o terceiro exercício que vai trabalhar todas essas questões das funções harmônicas e das cadências então não deixe de fazer para realmente aprender esse conteúdo aí melhor bom pessoal o campo harmônico da escala maior natural é apenas uma das
muitas possibilidades de estrutura pra gente poder compreender e organizar as estruturas da Harmonia Musical da mesma forma que a escala maior gera esse campo harmônico todos os tipos de escalas das mais comuns as mais exóticas também possuem a qualidade de originar um campo harmônico específico assim são muitos Campos possíveis E além disso é bastante comum que numa mesma música o compositor use acordes de diferentes Campos harmônicos quer dizer a música pode mudar de tonalidade várias vezes ou simplesmente ela pode pegar acordes emprest ados de vários Campos harmônicos sem necessariamente mudar de Tom também existem outras
formas de pensar a harmonia na música que não envolvem necessariamente a definição de uma tonalidade e muito menos de um campo harmônico portanto não espere poder explicar todas as músicas através dessa teoria e saiba que a gente tá começando a explorar um terreno muito interessante da teoria e da prática musical e que a partindo desse contexto mais simples da escala maior é que a gente vai chegar a compreender outras formas mais complexas de estruturação da harmonia e da música como um todo então façam os exercícios da apostila e assim envie as dúvidas pra gente através
dos comentários do Cifra Club TV porque nós temos muito prazer em responder qualquer dúvida relacionada aos conteúdos das aulas E dos nossos materiais didáticos em geral É isso aí galera Essa foi a nossa terceira e última aula sobre o campo harmônico da escala maior natural nessa aula a gente falou um pouco sobre funções harmônicas e o bacana é agora agora que você já tá com essa matéria na cabeça você procurar escutar suas músicas preferidas né prestando atenção e tentando identificar as funções que a gente viu dentro das músicas que você gosta de ouvir né Aos
poucos a gente vai se familiarizando com as funções e conseguindo identificar cada vez mais né Qual o Acorde que tá sendo usado para exercer aquela função dentro da música bacana espero que vocês tenham gostado do curso dúvidas e comentários é só deixar aqui embaixo pra gente bom som para todo mundo e até a próxima oh