o vídeo já vai começar mas antes não se esqueça de se inscrever e ativar as notificações neste a nossa escola bíblica dominical deste dia 20 de agosto de 2023 vocês são todos muito bem-vindos e quero acolher também as pessoas que estão já nos acompanhando pelas mídias sociais Abra sua Bíblia comigo na primeira carta de Paulo aos Coríntios hoje eu quero trazer para vocês uma espécie de visão panorâmica desta importantíssima epístola de Paulo primeiro aos Coríntios Capítulo primeiro vamos ver os três primeiros Versículos do Capítulo 1 de forma introdutória primeiro Coríntios Capítulo 1 versus Paulo chamado
pela vontade de Deus para ser Apóstolo de Jesus Cristo e o irmão Sóstenes a igreja de Deus que está em Corinto ao santificados em Cristo Jesus chamado para ser Santos com todos os que em todo lugar invoca o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo senhor deles e nós graça vós outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo Paulo plantou a igreja de Corinto no final da sua segunda viagem missionária Corinto era uma capital de uma província grega chamada província da caia e Paulo ficou nessa cidade um ano e meio
esta foi a igreja que mais Paulo amou e esta foi a igreja que mais trabalho deu para Paulo a pergunta é porque Paulo escolheu o coringa para plantar uma igreja Quais foram as motivações de Paulo em estabelecer-se em Corinto eu daria para vocês três motivos aliás quatro motivos primeiro a posição geográfica de Corinto Corinto está banhada por dois Mares o mar Jônico e o mar Egeu ali chegavam e dali saiam caravanas todos os dias Corinthians é uma espécie de Encruzilhada do mundo e onde tem fluxo de gente aí é um lugar para plantar uma igreja
onde a gente chega de onde a gente sai é lugar de trânsito de pessoas então ali Paulo entendeu que era um lugar propício primeira razão geográfica segundo a razão histórica aquela cidade havia sido destruída por abalos sísmicos e aquela cidade tinha sido reconstruída você aprende na psicologia da religião que se você tem que plantar uma igreja em duas situações por exemplo primeira situação uma cidade antiga onde as pessoas estão Ali há muitos anos onde os vínculos e raízes relacionais são muito Profundas E você tem uma segunda possibilidade uma cidade nova tá se formando agora as
pessoas não têm raízes as pessoas estão chegando sem muitos vínculos Pergunta a vocês humanamente falando qual seria a cidade com maior probabilidade de crescimento a primeira ou a segunda e a resposta é óbvia é a segunda onde não tem tantos compromissos de tradição familiar e tradição religiosa então Paulo aproveita o fato que Corinto era a cidade que estava florescendo sendo reconstruída gente nova chegando aqui é um lugar propício para plantar uma igreja terceiro motivo é o motivo moral meus irmãos Coríntios do mundo quando você vai a Corinto ainda hoje você vai ver uma grande montanha
uma grande pedra uma grande Rocha e ali em cima ficava o Templo de Afrodite onde havia mais de mil prostitutas cultuais E essas prostitutas cultuais desciam para o cais a noite e a cidade era um ambiente profundamente encharcado pela imoralidade pela corrupção pela decadência moral pela depravação sexual não só na prostituição mas também nas relações chamadas hoje ou afetivas muitos membros da igreja de Corinto vieram dessas práticas convertidas a crise foram transformadas então quando uma cidade está corrompida demais ela está de certa forma cansada do pecado precisando de ouvir a boa nova do Evangelho Paulo
entendeu que ele era um lugar propício para plantar uma igreja mas a quarta razão eu diria é a razão espiritual havia muitos Deuses em Corinto vocês sabem que havia no primeiro século Panteão dos deuses egípcios dos deuses gregos e o Panteão dos Deuses Romanos então havia uma multiplicidade de Ídolos e de Deuses e onde tem muitos Deuses Paulo entendia que era um ambiente propício para falar do único Deus vivo e verdadeiro vocês se lembram que ele acaba de chegar em Corinto de Atenas que era a capital da Grécia e Paulo ficou com o seu espírito
de certa forma revoltado pela idolatria prevalecer na cidade enquanto era diferente então Paulo aproveita para falar do Deus verdadeiro nesta cidade plantar ali uma igreja Qual é a melhor maneira de você entender a primeira aos Coríntios Qual a melhor forma de você trabalhar de uma maneira rápida panorâmica para você ter na sua cabeça a ideia desta carta penso eu que Peter Wagner anunde seus comentários a esta carta traz para nós uma excelente sugestão de como entender Coreto então ele disse o seguinte em vez de você estudar Corinto primeira carta aos Coríntios capítulo por capítulo você
deveria melhor entender isso dessa carta problema por problema porque porque esta carta foi escrita para resolver problemas existentes na igreja de Corinto que problemas eram esses porque quando você estuda primeiro aos Coríntios você De certa forma está fazendo um diagnóstico da igreja hoje os problemas lá são os problemas da agora da nossa geração quais eram os problemas que aquela igreja enfrentava Quais são os problemas que a igreja evangélica brasileira enfrenta como é que se resolve isso bom esse é o propósito desta epístola desta carta então o primeiro problema que Paulo teve que lidar em Corinto
está presente nos Capítulos 1 2 3 e 4 era o problema da divisão na igreja então confira comigo aí por gentileza como é que lida com assunto e começa a lidar com o assunto do Capítulo 1 Versículo 10 Olha aí rogo-vos irmãos pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e falei todos a mesma coisa que não haja entre vós divisões ah sejais inteiramente Unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer agora olha como é que ele vai abordar o problema no Versículo 11 pois a vosso respeito meus irmãos fui informado pelos da casa de
cloe de que a contenda entre vós eu gosto dessa forma Paulo não diz assim andam dizendo por aí que tem divisões entre vocês alguém me falou todo mundo tá comentando todo mundo tá comendo aqui é todo mundo me dá o nome me dá o endereço dá o CPF e se espalha boataria instalar mais pessoas andam falando por aí quem tá andando por aí quem é Paulo estanca o problema na raiz olha os irmãos da casa de Chloe eu não tenho portaria não tem maledicência eu tô dando a fonte tô dando a fonte isso irmãos vale
para qualquer tipo de relacionamento não aceite assim tão comentando Tão falando todo mundo tá falando alguém tá falando não aceita esse tipo de colocação porque isso aí é para espalhar a portaria e criar mais problema bom para o problema então olha o Versículo 12 refir-me ao fato de cada um de vós dizer eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de Servos eu sou de Cristo então a igreja de Corinto era pluripartidária quais eram os partidos que tinha na igreja primeiro partido partido liberal de Paulo liberou aqui não é liberalismo não tá liberou
aqui era aquela pessoa que não estava preso a determinados a determinadas regras então o PLP segundo partido era o pfa partido filosófico de Apolo Apolo era um grande orador era o cara do discurso terceiro partido era o PCP é PCC não tá PCP partido conservador de Pedro e um grupo de judeus na igreja não nós somos partidários dessa posição mais conservadora do Pedro e tinha lá o pcj partido Cristão de Jesus então a igreja estava dividida Entre esses quatro partidos como é que lida com isso cada um tinha o seu guru o seu chefe o
seu Líder eu sigo essa aula não eu sigo esta ela que eu sigo aquela outra lá não pensa em vocês que o pcj era o melhor partido não o pcj era o partido talvez exclusivo não se você não joga no meu time você não é crente se você não reza na minha cartilha você não entra no céu e sem entendimento de seita só nós estamos certo tá todo mundo errado só nós que estamos somos fiéis então a igreja estava dividida como é que tá o lida com isso Ele pergunta no verso 13 assim acaso o
Cristo está dividido foi Paulo crucificado por voz ou fosse por Aventura batizados em nome de Paulo ou seja Paulo não admite que haja numa igreja o quê de visão sabe por quê Porque Cristo não está dividido olha como é que ele vai tratar do assunto lá no capítulo 3 ele vai dizer que divisão na igreja é sinônimo ou melhor é sintoma de dois problemas primeiro infantilidade espiritual segundo carnalidade espiritual veja o capítulo 3 eu porém irmãos não vos pude falar como espirituais assim com uma carnais uma crianças em Cristo Leite beber não mudei alimentos sólido
porque ainda não podia suportar nem ainda agora podeis porque ainda sois carnais por conta da vida entre Voice ciúmes de contendas não é assim que sou escarnais e andar em segundo homem vamos entender uma coisa aqui pega a palavra carnal ou carnais do verso 1 pega a palavra carnais do verso 2 Existem duas palavras gregas distintas aqui para carnais a palavra saquinoy e essa e a palavra sarcói no versículo 1 a palavra é que nós e sabe que nós é carnal Não no sentido moral da palavra no sentido de faixa etária eles eram bebês eles
eram infantis eles eram imaturos eles tinham beber leite e Aquele crente diríamos nós hoje neófito mas a palavra carnais do verso 2 não é saque noi essa arccoi e Sartre já tem uma implicação moral é o canal de andar segunda carne é o canal de andar cheio de ciúmes e contendas tem uma implicação de reprovação agora que andam segundo os homens como é que Paulo resolve o problema e desmantela os grupos dentro da igreja os partidos dentro da igreja confira comigo o que ele vai dizer Versículo 4 diz quando pois alguém diz eu sou de
Paulo outro diz eu sou de Apolo não é vidente que ainda quer andar em segundos Versículo assim e quem é Paulo cego por meio de quem crestes isso conforme o Senhor concedeu a cada um Eu Plantei a Paulo regou mas o crescimento vem de Deus de modo que nem o que planta nem alguma coisa nem o que regra mas Deus que dá o crescimento ponto que quer dizer Oi gente na igreja de Deus não tem celebridade na igreja de Deus não tem espaço para estrelas na igreja de Deus não tem lugar para que alguém diga
eu aqui sou o cara e agora vem todo mundo pode ajudar do meu guarda-chuva o que ele disse que quem é Paulo Quem é Apolo tira os olhos de Paulo tira os olhos de Apolo tira os olhos de Pedro eu plantei Apolo regou mas o crescimento vem de Deus Ou seja eu Apolo diz Paulo não estamos competindo não não nós estamos com operando eu plantei o Apolo regou mas nem o que planta nem o que rega é coisa nenhuma mas Deus que dá o crescimento então a igreja não está reunida em torno de um líder
a igreja está reunida em torno de um ícone a igreja não está reunida em torno de uma figura humana a igreja está trabalhando para que só Jesus seja glorificado Eu Plantei a Paulo regou mas o crescimento vem de Deus de tal maneira que nem o que planta nem o que reggae é coisa nenhuma mas Deus que dá o crescimento e ele vai dar O Golpe Final contra que a questão dos grupos no Capítulo 4 Versículo primeiro Olha aí comigo assim pois importa que os homens os considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de
Deus versículo 2 hora Além disso que te requer dos despenseiros e que cada um deles seja encontrado vamos pegar essa ideia aqui o que importa para onde nós os líderes Paulo Apolo Pedro que importa é que os homens não considerem o que como ministros de Cristo e a palavra Ministro irmãos é muito curiosa porque ele é uma palavra pomposa na língua portuguesa não é verdade se você falar Ministro no contexto político de quem você tá falando o primeiro Escalão do governo se você falar Ministro no contexto Eclesiástico da igreja de quem você tá falando do
pastor é quem tá na liderança mas a palavra Ministro aqui não tem nada a ver com isso a palavra Ministro aqui irmãos é uma palavra muito curiosa no grego porque havia três palavras para servo no grego a palavra diáconos é aquele que serve a palavra duolos era a palavra para escravo e a palavra Rui pereta e Rui pereta é menor do que diácono é menor do que escravo do que durulos era o escravo condenado à morte que deveria trabalhar até morrer era os remadores das Galés dos navios lá dos porões com os pés Acorrentados e
tem que Remar tava condenado à morte mas não vou matar você não você tem um serviço para fazer ainda de morrer Esse é o Rio Preto e a palavra que Paulo usa para Ministro aqui não é diáconos não é Duos ou seja o que Paulo está ensinando é baixa a bola baixa a bola baixa a bola porque na igreja de Deus só tem um que deve receber toda honra toda glória e todo louvor e este é o senhor Jesus Cristo então não há espaço para divisão na igreja de Deus o segundo problema que Paulo aborda
nesta carta é o problema da imoralidade na igreja e da necessidade da disciplina da igreja no capítulo 5 Olha aí comigo já no versículo primeiro ele diz assim geralmente se ouve que há entre vós e moralidade e moralidade tal como nem mesmo entre os gentios isso é a ver quem se atreva possuir a mulher de seu próprio pai então o que que tinha acontecido lá na igreja um rapaz tem relação sexual com a mulher do seu pai não é com a sua mãe com a sua madrasta Paulo tá dizendo que mesmo Corinto sendo uma cidade
tão corrompida moralmente nem lá fora esse tipo de Pecado acontece e aconteceu dentro da igreja o problema maior não é o fato do pecado ter acontecido dentro da igreja ou entre os membros da igreja melhor dizendo o problema maior é como a igreja reagiu a isso Então vamos ver como é que a igreja reagiu Versículo 2 e contudo andais vós em soberbecido e não chegasse a lamentar para que fosse tirar do vosso meio quem também traz praticou nós somos uma igreja inclusiva aqui vale tudo venha como você está e permaneça o que você quiser ninguém
vai mexer com você nós somos uma guerra moderna nós somos uma guerra Liberal nós somos a igreja que aqui vale tudo aqui ninguém é proibir de nada aqui Cada um faz as suas escolhas cada um decide o que é melhor para si então aqui nós não toleramos a palavra pecado eu sei que essas coisas não acontecem hoje né irmãos então Paulo vai mostrar três coisas necessárias primeiro a necessidade de se chorar pelo pecado se lamentar pelo pecado pecado não é para você ficar vaidoso na nossa igreja é maravilhosa porque lá as pessoas podem fazer pode
acontecer e ninguém vai mexer com você Que igreja maravilhosa nós somos aqui Você tem liberdade de ser você sem nenhuma remenda sem nenhuma advertência sem nenhuma exortação e de chorar onde o pecado Acontece tem que ser motivo de quê de choro de lamento e não de orgulho esse negócio de se orgulhar no pecado é o diabo que te orgulho com o pecado a igreja não a igreja não segundo Paulo mostra a necessidade de se julgar o pecado e disciplinar o pecador olha o que ele disse aí no verso 3 até o verso 5 eu na
verdade ainda que ausente em pessoa mas presente em espírito já sentenciei como se tivesse presente o autor de tal infâmia seja em nome do Senhor Jesus Cristo reunidos vós o meu espírito com poder de Jesus nosso Senhor e entrega Satanás para destruição da Carne a fim de que o espírito se rezava no dia do Senhor alguns pontos importantes destaque às vezes irmãos dentro do nosso sistema presbiteriano que a disciplina é aplicada lá no Conselho da igreja comunicado da igreja na igreja presbiteriana você sabe disso nós não somos uma Igreja Congregacional se tem um caso disciplina
não traz o assunto aqui para toda Assembleia vem discutiu o assunto não se trata do assunto dentro da reunião do conselho de forma privativa até para preservar a pessoa para resguardar a igreja e se comunica a igreja a decisão o problema O problema é que às vezes quando um membro é disciplinado começa esse comentar eu acho que você foi muito duro Ah mas conselho não foi legal ah e aí em vez de a igreja toda apoiar a decisão começa assim nada são tomadas E aí o cara que errou né Eu sou o cara mesmo porque
eu errei me apoiando e aí virou confusão não quando a decisão é tomada você respalda decisão a decisão disciplina não é de um grupo da igreja a igreja toda precisa entender que aquele irmão está debaixo de disciplina agora vejam vocês que essa expressão do verso 5 é um espinho na garganta dos exegetas entrega Satanás para destruição da Carne a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor o que que é entregar o cidadão que pecou o cara que teve relação sexual com a madrasta a Satanás do que Paulo tá falando o que
que tá dizendo meus irmãos isso é muito importante quando uma pessoa um membro da igreja está em comunhão a igreja na linguagem bíblica é como se essa pessoa estivesse protegida tirar uma pessoa da comunhão da igreja excluir o membro da comunhão da igreja é tirar essa pessoa do reduto da proteção espiritual para entregar lá no campo onde Satanás está agindo estão entendendo isso quando o Paulo diz entrega Satanás Trocando em miúdo que tá dizendo o seguinte tire esse indivíduo da comunhão da igreja ou seja se você tem 10 maçãs boas e uma maçã podre as
10 maçãs boas não vão consertar a podre mas a podre vai contaminar as 10 outras boas então orientação de Paulo para a igreja foi esta versículo 7 lançai fora o velho fermento ele diz lá no finalzinho Versículo 13 os de Fora porém Deus o julgará expulsar e pois entre vós o malfeitor agora vamos entender de novo Qual o propósito de excluir esse cidadão da comunhão da igreja o que que é disciplina eclesiástica é jogar fora quem errou É pisar no pescoço de quem errou não Qual o propósito Versículo 5 para que eu sou espírito seja
salvo Ou seja a não ser que o faltoso entenda a gravidade do seu pecado se arrependa do seu pecado se quebrante se humilhe diante de Deus por causa do seu pecado não tem como restaurá-lo e se vocês perceberem Paulo estava certo da maneira de orientar a disciplina Porque na segunda carta ele começa a segunda carta mostrando a necessidade da igreja Restaurar Esse rapaz porque se arrependeu a perdoá-lo A reintegá-lo então disciplina na igreja não é punição disciplina na igreja tem dois propósito primeiro prevenir a comunidade profilaticamente preventivamente segundo restaurar o faltoso recuperar o faltoso então
é restauração e não punição É recuperação e não condenação Então vamos ao terceiro problema que Paulo tem que enfrentar na igreja quero o problema das brigas a igreja de Corinto era complicadinha Às vezes você pensa que os créditos é primitivo é tudo gente boa tinha problema Você acha que tem problema ainda hoje tem também a igreja ainda não foi glorificada a igreja militante ainda não é Triunfante Então vamos ver qual o problema que tinha lá veja comigo aí capítulo 6 versículo primeiro Aventura se alguém de voz algum de vós tendo questão contra outra a submetê-lo
a juízo perante os injustus não perante os Santos Claro problema os crentes Começaram a brigar o gente crente não devia brigar não sabia mas às vezes briga sabia disso Que crente irmão em Cristo briga O problema não é que os crentes da igreja tava brigando não é que obrigarem ao ter em contendas entre eles eles pegava essas contendas e um lá para os tribunais do mundo para tratar do problema lá lavando roupa suja fora de casa Não É sensato isso Não É sensato isso então como é que tá o líder com isso Paulo começa a
dizer preguei vocês não deveriam levar os problemas internos domésticos abrir as entranhas dos problemas da igreja lá nos tribunais do mundo primeiro não sabeis olha o Versículo 2 ou não sabeis que o Santos ou seja os crentes aonde julgar o mundo Olha o Versículo 3 não sabeis julgar os próprios anjos Ou seja quando um crente leva um problema dentro da igreja lá para os tribunais seculares ele não tá entendendo uma coisa os crentes vão julgar o mundo os crentes vão jogar os próprios anjos que caíram os crentes vão assentar em Trono para serem corregentes com
o rei da glória com o juiz supremo para julgar e agora você tá levando os assuntos da igreja pros pagãos definir o que é certo que é errado dentro da igreja como é que vai fazer isso como é que resolve isso olha a sugestão de Paulo olha a orientação de Paulo por favor não tem isso Versículo 4 ele ainda continua dizendo entretanto voz quando tendes a julgar negócios terrenos constituir um tribunal daqueles que não tem nenhuma aceitação na igreja para vergonha Versículo 5 não há porventura nem ao menos um sábio entre vós para que possa
julgar no meio da Irmandade o irmão busca ajuda dentro da igreja Resolva o assunto medicamente isso é igual a família gente problema de família você não leva lá para fora para expor seu marido para esposa uma mulher para esposa seus pais para esposa seus filhos resolva a sua de quatro paredes preserva sua família proteja a sua família não é não estraga a imagem do seu cônjuge dos seus pais dos seus filhos dos seus irmãos lá fora não resolva o assunto domesticamente olha como é que ele ainda mas Versículo 6 mas irá um irmão a juízo
contra outro irmão isso perante os incrédulos e ele dá o diagnóstico versículo 7 comigo vamos ler juntos o só existir entre vós demandas já é completa a derrota para vós outros porque não sofreu antes a injustiça porque não sofreis antes o dano Então veja bem crente brigar é um escândalo já é derrota dois crentes estão lá já é derrota mas como é que resolve isso ninguém quer abrir mão eu tô certo não eu tô certo aí Paulo você quer saber de uma coisa o dano dá um tapa de luva abra mão dos seus direitos não
devolva o traje com o traje vença o mal com golpes de bondade pague o mal com o bem se tá nessa quebra de braço sofre o dano gente sofreu dano não é fácil não Você tá certa você tem certeza que você tá certo em você abre mão você tem que ser muito grande mesmo e tem que ser mesmo e é isso que a bíblia orienta Então essa é a forma de Paulo resolver a questão das brigas então aqui nesse texto Capítulo 6 você tem tantas contendas e interpessoais como as paixões intrapessoais a partir do verso
12 que eu não vou entrar nelas agora Vamos então ao quarto problema primeiro problema das divisões segundo problema da imoralidade disciplina quarto problema das brigas dentro da igreja quinto problema Capítulo 7 problema do casamento esse capítulo 7 está dividido em três partes cristãos casados com cristãos versos de 11 cristãos casados com não cristãos versos 12 a 24 e cristãos não casados 25 a 40 mas aqui tinha dois problemas que Paulo aborda tinha um grupo na igreja que dizia o seguinte para eu ser santo eu não posso me casar era o partido dos celibatários havia um
outro grupo que diz o seguinte se você quer ser santo você tem que casar aí ficaram dois grupos na igreja os que defendia o casamento os que defendiam por causa disso O que é que Paulo vai recomendar olha aí como é que ele começa o assunto que me escrevestes Ou seja é respondendo a uma consulta da igreja é bom que o homem não toque em mulher e talvez de uma Paulo Não tô te entendendo você tá contra o casamento não é isso não Paulo está escrevendo num contexto de uma iminente perseguição tá vendo quer entender
isso Olha aí Versículo 26 considero por causa da angustiosa situação presente ser bom para o homem permanecer assim como está estás casado não procura separar-te estás livre de mulher não procure casamento mas se de casares com isso não pecas e também se a virgem se casar por isso não peca ainda assim tais pessoas sofreram angústia na carne e eu quisera poupar-vos então quando ele tá dizendo isso aqui no versículo primeiro tempo entender quanto ao que me escrevestes é bom que o homem não toque mulher Paulo não tá fazendo uma opção pelo celibato em detrimento do
casamento Paulo está escrevendo desde um contexto de uma perseguição iminente que vai chegar e não a Perseguição eminente o cara tem que largar para trás esposa filhos pequenos é um tormento para ele Agora ele já tá casado não agora meu filho você tá casado Aguenta Firme perseguição virar vai ter luta vai ter prova talvez você vai ter que sair talvez a sua esposa vai ficar talvez seus filhos vão ficar e você não vai romper o casamento por causa disso o que ele vai dizer na contramão do celibatares Por que Irmãos vamos entender porque que tá
acontecendo isso aqui numa cidade promíscula como Corinto as pessoas via de regra tem a tendência de pros extremos vocês concordam comigo e para os extremos então o cara que viveu sempre a vida imoral depois que eles converte Ele acha que tá tudo errado então agora nem sexo eu quero mais eu sou casado também não quero fazer sexo porque sexo é pecado porque na cabeça dele toda relação sexual que eu tinha era para nós trata disso Olha o Capítulo 7 verso 3 a resposta ainda vamos pegar o verso 1 a 3 para vocês entender melhor isso
é bom que o homem não toque em mulher mas por causa da impureza cada um tem a sua própria esposa e cada um ao seu próprio marido o marido concede a esposa o que ele é devido e também semelhantemente a esposa do seu marido é o seguinte sexo é legítimo é bom é puro é santo o sexo antes do casamento é pecado fora do casamento é pecado mas no casamento é ordenança divina torna os dois uma só carne então não pode existir no casamento essa ideia de que eu vou me abster do sexo porque quero
ser santo não você pode ser santo não se abstenda o sexo aliás para ser santo você não pode ser obter o sexo se você é casado se você é casado Versículo 4 a mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo e o seu marido também semelhantemente o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo sem a mulher em outras palavras não faça chantagem sexual no casamento não faça do sexo uma arma porque a vítima pode ser você terceiro Olha o Versículo 5 Não vos privéis um ao outro Salmo talvez por muito consentimento por
algum tempo para vos dedicados a oração e novamente para que Satanás por causa da incontinência então entenda isso aqui sexo fora do casamento é pecado sexo antes do casamento é pecado não ter sexo no casamento também é pecado se eu tivesse escutado glória a Deus agora sexo é bom e Deus manda é ordem divina e ele disse que o casal só pode se abster da relação sexual por um motivo muito muito específico para dedicar a oração e a única vez que a Bíblia diz assim não hora de Mais também não volte a ter relação sexual
não pastor já seis meses de relação sexual que eu estou orando Você pode orar jejuar subir um monte Mas faça o favor de fazer o dever de casa porque o texto está dizendo assim por causa da incontinência se você não considera o seu cônjuge que ele tem direito diante de Deus o diabo entra na jogada e vai fazer um estrago então Paulo está refutando aqui a ideia dos celibatários de que casar é pecado Isso é pecado não é pecado como também não é pecado ficar solteiro não é pecado ficar solteiro tem gente que tem capacidade
do celibato agora Paulo José melhor casar que viveu o quê abraçado se a pessoa não tem controle se a pessoa viva abrasado Então se casei pureza cada um tem seu marido Cada um tem sua mulher é assim que Paulo Lida com esse problema dentro da igreja Vamos a um outro problema que a igreja enfrentou então primeiro problema qual era divisão segundo problema Qual era imoralidade e disciplina terceiro problema Qual era briga dentro da igreja quatro problema qual era o problema do casamento ou do celibato quinto sexto agora o quinto quinto quinto problema Capítulo 8 9
10 o problema da Liberdade Cristã olha comigo por gentileza o que ele vai dizer lá no capítulo 10 verso 23 você leia comigo 10 23 vamos juntos todas as coisas são lícitas mas nem todas convém todas são lícitas mas nem todas edificam qual é o problema do limite da Liberdade Cristã em Corinto qual era o problema lá problema lá era carne sacrificada aos Ídolos Olha o Capítulo 8 verso 4 no tocante a comida sacrificada ídolo sabemos que o ídolo de si mesmo nada é no mundo e que não há se não um só Deus Olha
o versículo 888 não é a comida que nos recomendará Deus pois nada perderemos se não comemos e nada ganharemos de comermos Verde porém que a vossa Liberdade não venha de algum modo a ser tropeço para os fracos então o problema lá não era o nosso aqui problema nosso aqui não é comer carne né porque Churrascaria tá caro demais né Pensa num negócio caro hoje e não churrascaria lá o problema era outro carne sacrificada hoje talvez as perguntas são outras pergunta é crente joga na loteria ou não joga faz uma fezinho não faz deixa de vir
no culto para aí assistir Palmeiras e Corinthians ou vem para igreja e não assiste Palmeiras crente bebe cerveja não bebe cerveja fuma charuto não fuma charuto Esse é o problema de hoje da onde você vai então você não vai que não pode e o risco do legalismo é grande né que que é o legalismo não faz não veja não toque e às vezes o crente parece tão grande não na testa o crente é que não fuma não bebe não dança não joga não faz não faz não faz não faz então parece que você crente ou
não na testa E aí vira um legalismo regras e mais regras Eu gosto muito de uma máxima do Josué Rodrigues quando eu disse o seguinte que a diferença entre não pode o pode não né O crente pode não o não crente não pode você pega um cara que é viciado em Cigarro ele falou duas dois mas cigarros por dia ele não para de fumar porque ele não pode parar de fumar ele é viciado ele é escravo do cigarro você pega uma pessoa que é alcoolista ele tem síndrome de abstinência ser um bebê e começa a
tremer todinho e não pode parar de beber porque ele é escravo da bebida você pega uma pessoa viciada em maconha em cocaína e ele não pode parar porque ele ele escreve ele é viciado o crespo para beber pode mas você pode não beber tem para fumar para fumar mas já pode não fumar você bota um papel elote cocaína perto dele Pode cheirar pode não cheirar ele é livre o outro é escravo agora no que tange a nossa liberdade até onde vai como não como carne sacrificada como não come lá aqueles acarajés deliciosos foi dedicada aos
Ídolos como não come Paulo vai responder essa pergunta aqui quando é que um problema se torna um problema um problema é imoral quando ele é moral quando ele é amoral depende O que é imoral sempre foi moral é imoral e vai ser imoral a sociedade está mudando todo dia a Bíblia não que foi errado quando estou sendo errado e vai continuar sendo errado também O que foi certo é certo que o coração certo agora um assunto que é a moral que é comer carne pode ser imoral dependendo do contexto vamos ver três contexto em que
uma coisa amoral torna-se imoral primeiro Capítulo 8 Versículo 10 Olha aí comigo e já alerta no verso 9 Verde porém que esta vossa Liberdade não venha de algum modo a ser tropeço para os fracos é o primeiro exemplo Porque se alguém te ver a ti que é esgotado de saber a mesa em tempo de Ídolo não será consciência do que é fraco induzido a participar das comidas a Ídolos Então imagina o seguinte lá tinha o tempo de Afrodite lá tinha sacrifício todo dia aí um camarada quer pagar um convida um cara que é crente você
não quer ir comigo lá um dia participar da nossa festa as comidas lá são sacrificadas aos Deuses aos Ídolos não vá lá na casa do ídolo não lá no tempo do ídolo não porque se você for um cliente mais novo ver você lá e vai se escandalizar e a sua liberdade não pode ferir a consciência do mais fraco segunda situação onde uma coisa amoral se torne moral Capítulo 10 Versículo 24 e 25 ninguém busca o seu próprio interesse sim de outrem comer de tudo que se vende no mercado sem nada perguntar por motivo de consciência
então que que aconteceu em Corinto as melhores carnes eram sacrificadas aos Ídolos lá no tempo de Afrodite não se consumia toda essa carne lá parte dessa carne descia para o mercado e para os Ganchos dos açougues aí a Dona Maria fazer compra chegava lá no açougueiro Eu quero 1 kg de carne Dona Maria tem uma cara aqui em promoção e a melhor acabou de vir lá do tempo do ídolo foi sacrificado aos Ídolos Dona Maria crente Paulo Diz dona Maria não compra essa carne você foi informada que essa carne foi sacrificada aos Rios então não
compre outra pergunta e se a Dona Maria não sabia que a carne era só ficar sacrificada o ídolo comprou açou e comeu tem problema não tem problema macumba não pega em crente feitiço não é na sua casa agora se você está sabendo então não compre então não coma terceira situação onde uma coisa amoral se torna imoral Olha o Versículo 27 do Capítulo 10 se algum dentre os incrédulos vos convidar e quiser dizer comei de tudo que for posto de anti voz sem nada perguntar por motivo de consciência porém se alguém vos disser isso é coisa
sacrificada ídolo não com mais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência então crente tem amigos não crentes certo você deve fazer amizade com gente que não é crente até para você testemunhar Então vamos imaginar que o seu vizinho que não é crente convida você para o jantar você vai e não fica bisbilhotando também não E aí essa carne veio de onde não para com isso para com isso tem gente que fica lá fazendo um diagnóstico primeiro da origem da comida Você lembra quando surgiu essa questão de Nova Era virou virou virou
virou uma loucura Virou loucura ninguém coca-cola é do diabo Então ninguém toma coca-cola Aliás não devia tomar mesmo né brincadeira brincadeira agora imagine o seguinte que o seu vizinho te convidou olha rapaz eu te convidei aqui e aqui eu quero dizer que tem uma carne muito especial aliás picanha maturada e essa picanha foi oferecida aos Ídolos tem arroz tem feijão tem salada com muita coisa essa cara irmãos que Liberdade Cristã Depende do lugar uma coisa é você ter uma prática dentro da sua casa no na proteção do seu lar outra coisa é você fazer em
público que quando você faz empuca a pessoa passa e não sabe se você tá fazendo com moderação ou se você está fazendo com excesso e você não pode não pode ferir a consciência do cliente mais fraco Esse é o contexto da Liberdade Cristã que Paulo trata nos Capítulos 8 9 e 10 bom meu tempo já acabou eu só tô no capítulo 10 Fica para a próxima aula Deus abençoe vocês vão ficar em pé e vamos orar Querido deus nossa gratidão pela tua palavra nossa gratidão porque ela é a verdade e nossa gratidão porque ela não
só lidou com os problemas do passado mas ela lida com os problemas do agora ela lida com o nosso coração Te pedimos sabedoria Para vivermos neste mundo e nessa geração Para vivermos de maneira justa piedosa e sensata Oramos em nome de Jesus amém Deus abençoe queridos até daqui a pouquinho no culto das 11 horas