32. Confissões de um Judeu depois de sua Conversão (Rm 7.13-25)

34.88k views7531 WordsCopy TextShare
Augustus Nicodemus
Aprofunde seus estudos e viva a fé bíblica no seu dia-a-dia! Acesse: https://www.vivendoasescritura...
Video Transcript:
Romanos 7 de 13 a 25 acaso bom se me tornou em morte de modo nenhum pelo contrário o pecado para revelar-se como pecado por meio de uma coisa boa causou minha morte a fim de que pelo mandamento se mostrasse sobre maneira maligno porque bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia sou carnal vendido a escravidão do pecado porque nem mesmo Compreendo o meu próprio modo de agir pois não faço o que prefiro e sim o que detesto Ora se eu faço que não quero com a lei que é boa nesse caso quem faz isso
já não sou eu mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem nenhum pois querer o querer o bem Está em mim não porém o efetuado porque não faço bem que prefiro mas o mal que não quero esse faço mas se eu faço que não quero já não sou eu quem faz e sim o pecado que habita em mim então ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim porque no tocante ao homem interior tem o prazer na
lei de Deus mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente me faz Prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros desventurado o homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do Pecado Oremos pedindo que Deus nos dê compreensão na sua palavra nessa noite sem pai guia-nos ilumina o nosso entendimento para que nós vejamos as maravilhas da
tua lei Pedimos que tu nos conduzas da compreensão dessa passagem que o senhor aplique aos nossos corações que o senhor use para mostrar a sua glória a sua santidade tua Santidade e o nosso pecado e a nossa dependência de ti é o que nós pedimos em nome de Jesus amém nós estamos diante do texto ou da do Passo mais complicado do Capítulo 7 alguns autores e comentaristas diriam que na verdade nós acabamos de ler a passagem mais difícil de toda a carta aos romanos e aos poucos ainda vão dizer que é talvez a passagem mais
complicada de todo o Novo Testamento O problema é que aqui o apóstolo Paulo está falando na primeira pessoa e usando os verbos no presente descrevendo uma experiência que em alguns sentidos em alguns pontos não bate com a experiência Cristã de maneira nenhuma em nenhum momento e sobre nenhuma circunstância ao mesmo tempo em que ele diz algumas coisas do tipo assim eu tenho prazer na lei de Deus que parece que só um cristão pode dizer então o que é que Paulo tá se referindo aqui que tipo de experiência é essa ele tá falando dele mesmo daquilo
que Ele Experimenta como Cristão frequentemente ou algumas vezes ele tá falando se referindo a alguém outro se alguém outro aquele Está se referindo ou enfim a questão última é dependendo da resposta essas perguntas nós então vamos responder uma outra de que forma esse texto fala a mim no dia de hoje qual o impacto dessa passagem na minha vida no presente eu gostaria de sugerir a vocês que aqui o apóstolo Paulo está continuando o que ele começou no Capítulo 7 ele está descrevendo ou falando a respeito dos efeitos da lei sobre a comunidade de Israel depois
que ela recebeu toda a legislação mosaica lá no Monte Sinai e que tem todos espera da mente guardar sem nunca conseguir conforme nós já vimos nas mensagens anteriores Paulo tinha feito várias declarações a respeito da lei de Moisés e da Graça de Deus na justificação do pecador que com certeza haveria de Contrariar perturbar o no mínimo deixar confusos os seus leitores judeus em Roma a quem essa carta era destinada e Paulo aqui no Capítulo 7 ele antecipa esses questionamentos e prover algumas respostas para eles e para outros questionamentos também assim no início do Capítulo 7
se vocês se recordam ele fala o que é que ele quer dizer com o fato de que nós precisamos ser Livres da Lei afirmação que ele fez no capítulo 6 e deixou solta e aqui no Capítulo 7 Ele explica o que significa ser livre da Lei e por que que nós precisamos ser Livres da Lei não significa que a lei é ruim também não significa que Deus vai abolir a lei O problema é que a lei é justa santa e boa e nós somos estamos num casamento impossível ele usa inclusive analogia do casamento para explicar
essa nossa relação com a lei e ele termina dizendo que Deus nos livra de debaixo do jugo da Lei nos matando em Cristo acabando assim Aquela nossa relação com a Lei e a condenação que a lei é nos traz isso ele falou nos versos de um a seis que nós já vimos depois ele explica que a lei embora boa ela está ligada a nossa existência na carne a existência do mundo ao mundo não convertido o mundo Rebelde como por exemplo no verso 5 quando vivíamos segundo a carne as paixões pecaminosas postas em Realce pela lei
operava em nossos membros a fim de frutificarem para a morte Paulo diz aqui nesse Versículo 5 que quando nós vivíamos na carne ou seja quando nós não éramos cristãos antes de conhecer Jesus a lei operava em nós e ela provocava em nós o pecado toda sorte de paixão é por isso que nós precisamos estar Livres da Lei pelo efeito que ela produz em nós pelo efeito que ela produz em nós e o efeito final como ele diz no final do verso 5 é a morte ele diz que o pecado essas paixões pecaminosas frutificavam para a
nossa morte eterna separação eterna O Sofrimento Eterno no inferno então agora Paulo precisa explicar o corrigir uma conclusão errada que algum leitor judeu faria em Roma Paulo você tá dizendo primeiro você disse que o que você disse sobre a Lei da impressão de que a lei é pecado aí Paulo diz mais de forma nenhuma é o que ele diz aí do verso 7 até o verso 12 que foi nossa última mensagem não é eu não tô dizendo que a lei é pecado que eu estou dizendo é que eu só teria conhecido o pecado se fosse
através da Lei e que a lei então provocou em mim toda sorte de pecado e que sem a lei o eu tava morto mas vindo a lei o pecado reviveu e eu morri então o problema não é a lei o problema sou eu pecador então é por isso que nós precisamos ser Livres da Lei eu não conclua das minhas palavras que eu estou dizendo que a lei é pecado mas eu não teria conhecido o pecado se não fosse por intermédio da Lei e ao dar essa explicação Paulo fez uma série de outras afirmações é a
respeito da lei do tipo assim a lei Ela traz a morte a lei traz a morte do verso 7 até o verso 11 ele diz a lei a lei provoca a lei reviveu o pecado me matou tá aí no verso 9 a lei eu pensava que era para vida mas ela é para morte tá aí no verso 10 o pecado usou a lei me enganou e por ela me matou Então porque Paulo disse essas coisas um judeu poderia então judeu chato né Vocês estão vendo ele iria dizer o seguinte bom primeiro você disse que a
lei é pecado Paulo disse não a lei não é pecado mas isso teria conhecido Pecado Se fosse por intermédio da lei porque a lei provocou o pecado e o pecado me matou aí O Judeu Então você tá dizendo que a lei é mortal a lei é morte não não é isso que eu tô dizendo a lei não é morte mas ela usa o pecado através da lei o pecado me mata e essa é que Paulo vai dar a partir do verso 13 até o verso 25 o problema quando Paulo explica isso que é o texto
que nós vamos ver hoje à noite é que ele ele continua usando aquele aquele recurso que nós vimos na última mensagem de falar na primeira pessoa eu eu pelo menos nove vezes do verso 7 até o verso 12 Paulo usou eu mim me os verbos na primeira pessoa dizendo assim eu não teria conhecido o pecado se não fosse pela lei o pecado usando a lei me matou o pecado foi revivido em mim através da Lei então ele tá falando na primeira pessoa só que os verbos estão todos no passado e nós chegamos então a conclusão
que Paulo estava descrevendo falando como se fosse um judeu lá no deserto depois de ter recebido a lei de Moisés dada no Monte Sinai tentando agradar a Deus recebendo a lei como caminho de vida e descobrindo que ele não conseguia guardar nenhum dos mandamentos que foi dado na lei então ele falou no passado se referindo aquela experiência com o objetivo de explicar que a lei não é pecado o problema é somos nós e Israel descobriu isso no deserto mas agora Paulo continua a falar nessa passagem que eu li do 13 ao 25 ele continua a
falar eu eu vocês perceberam na leitura só que ele tá usando os verbos no presente então é como se ele tivesse descrevendo uma experiência atual que ele está vivendo e essa é a leitura imediata que uma pessoa faz quando se depara com essa passagem inclusive Elaine Eita Minha experiência aqui ó Paulo né Tem vez que Paulo pisava na bola Paulo cometia pecado Paulo tinha essa luta dentro dele né Ele queria fazer o bem às vezes fazia o mal às vezes Paulo acertava às vezes Paulo errava e a pessoa se identifica com essa passagem até diz
assim é isso aconteceu com Paulo né muito mais comigo né a pessoa até dá uma esperança né dá um suspiro aliviado mas eu tenho uma má notícia para você hoje à noite essa passagem não está falando de uma experiência Cristã Paulo não está descrevendo aqui a experiência normal do Cristão Até porque aqui não tem nenhum conflito tipo assim às vezes eu acerto às vezes eu erro às vezes eu faço bem às vezes eu faço mal o que nós temos aqui é uma completa derrota o eu aqui não faz o bem nenhuma vez nenhuma ele sabe
o que ele tem que fazer mas ele não acerta uma se isso aqui tá descrevendo a sua experiência você está Em Maus Lençóis o eu daqui é o eu não convertido eu não convertido Por que que Paula por que que Paulo fala eu então e ele fala no presente nós já respondemos essa indagação Na mensagem anterior e a resposta é a mesma ao usar o eu Paulo está puxando o leitor para dentro da experiência Está se referindo a sua audiência Judaica em Roma é como se ele dissesse eu judeu como vocês sei que a lei
é boa mas nós não conseguimos guardar a lei nós judeus e a referência que ele faz a audiência que ele que ele se dirige é aquela audiência que começou lá no Monte Sinai no deserto milhares de anos passados passando por toda a existência do Povo Israelita até os judeus da sua época tanto é que se eu fosse dar um título aqui aliás eu vou dar esse título para essa mensagem na hora que for para a internet é sete confissões de um judeu Depois da sua conversão Ele olha para trás depois de convertido e ele confessa
sete coisas que ele não percebeu na época por isso que ele usa o eu e é por isso que ele usa no presente porque ele quer trazer os judeus da sua época para dentro da experiência o que temos aqui então é a descrição vivida que Paulo faz o fracasso da angústia e da Agonia de um judeu que tenta guardar a lei e simplesmente não consegue por isso a primeira pessoa do singular Por isso os verbos no presente porque é uma descrição continuada na verdade então o que ele descreve aqui como nós dissemos não é um
conflito mas uma derrota completa por favor não me entenda mal ao dizer que Romanos 7 de 13 a 25 não está descrevendo a experiência do cristão Eu não estou dizendo que o cristão não tem conflitos ele tem conflitos você encontra por exemplo em Gálatas Capítulo 5 apóstolo Paulo falando do fruto do espírito e as obras da Carne mas ele diz lá que nós andamos pelo espírito e nós não satisfazemos os desejos da carne então ali de fato é um conflito o Cristão sente o apelo da carne no coração ele sente o chamado do pecado no
seu coração só que ele vence ele não vence sempre como deveria mas ele vence ele domina o pecado ele não se deixa levar pelas tentações ele faz aquilo que é certo ele cumpre a vontade de Deus na sua vida então mas há um conflito no coração do Cristão porque eu estou dizendo é que Romanos 7 não está falando desse conflito o que não significa que não haja um apenas a pergunta é do que é que Roma está tratando e a resposta ele não tá descrevendo a experiência do crente até porque o que você tem aqui
é derrota completa contradize o que ele diz no capítulo 6 onde ele fala que nós somos libertos do pecado não somos mais escravos do pecado e contradiz o que ele vai dizer no Capítulo 8 quando ele vai falar da vida do Espírito na vida de Vitória ou seja o que está sendo descrito aqui é a experiência de um judeu debaixo da lei esclarecido que compreende a lei que gosta da lei tem prazer na lei de Deus com todas as suas forças tenta guardar e então chega a inevitável à conclusão Miserável homem que eu sou não
consigo Então é disso que o Capítulo 7 trata nessa passagem essa minha proposta aqui para vocês uma outra observação é que Paulo ao fazer essa descrição desse conflito não é que tá aqui que não é uma derrota mesmo ele fala do ponto de vista cristão Eu até já usei essa experiência aqui já já usei essa ilustração aqui domingo passado e eu vou mencionar de novo porque eu acho que ela é apropriada durante o tempo em que eu vivia longe de Deus os pastores que tentaram me converter vinham com aquela abordagem Eu sei que você não
é feliz que a gente geralmente faz isso para poder dizer para pessoa que se ela vier para Cristo ela vai ser feliz só que minha resposta inevitavelmente era mas como assim é claro que eu sou eu gosto de farra gosto de bebida gosto de violência gosto de imoralidade tudo isso eu faço gosto de viver em tudo isso claro que eu sou feliz não quero nada da sua religião sua religião me limita me proíbe não quero absolutamente nada então se você me perguntasse naquela época você é um pecador feliz Claro que sou como muitos vão dizer
a vocês hoje que são gostam da vida que leva só que depois da minha conversão depois que Cristo mudou minha vida e o meu entendimento hoje eu olho para trás e percebo alguma coisa que eu não percebia naquela época o grande vazio do meu coração a angústia profunda da minha alma em que eu vivia e que na época eu não conseguia perceber mas hoje olhando para trás Eu percebo que estava lá o tempo todo disfarçado Sutil ir reconhecível imperceptível silencioso mas estava lá comendo a minha alma por dentro roendo o meu coração por dentro só
que na época se você me perguntasse eu não ia admitir Então o que Paulo tá fazendo aqui é descrevendo essa experiência do judeu debaixo da lei da perspectiva Cristã um fariseu Jamais admitiria isso que Paulo tá dizendo aqui porque como é que era o fariseu era aquele tipo que chegava no templo e orava dizendo Deus graças te dou que eu não sou como os demais homens eu guardo a tua lei faço o bem cumpro todos os mandamentos não são feito esse publicanozinho que tá aqui ao meu lado que é um pecador miserável e sem vergonha
era essa essa era a visão que o judeu tinha de si de Justiça própria de que ele podia guardar a lei ele cumprir os mandamentos de Deus só que agora Paulo olha e diz eu já fui assim também agora eu vejo a verdade agora eu sei qual é a verdade então se eu for dar um título a essa passagem aqui então eu daria Exatamente Essa confissões de um judeu depois de sua conversão a Cristo Ele olha para trás e agora ele sabe qual era a verdade que ele não via naquela época Vamos então para análise
do texto eu vou começar então converso 13 onde Paulo corrige aquela conclusão falsa que eu já mencionei peço três ele diz assim acaso o bom se me tornou em morte o bom aqui é a lei porque no verso anterior ele tinha dito que a lei é boa veja aí no verso 12 Por conseguinte o mandamento é bom e esse bom se me tornou em morte ou seja um mandamento de Deus a lei de Deus ela se tornou em morte para mim ela é Morte e a resposta de Paulo é de modo nenhum de modo nenhum
e ele explica Então porque é que a lei é usada pelo pecado como instrumento de morte tá no verso 13 ainda ele diz o pecado para revelar-se como pecado por meio de uma coisa boa que é a lei me causou a morte a fim de que pelo mandamento através da Lei se mostrasse sobre maneira maligna em outras palavras o que ele está dizendo é para que o pecado mostrasse toda a sua maldade toda a sua malignidade ela ele me mata usando uma coisa boa é isso é nisso que está malignidade do pecado ele mata o
pecador usando uma coisa boa e que coisa boa é essa a lei Então não é que a lei é morte mas o pecado usa a lei para matar e com isso fica Clara crueldade e a maldade e a malignidade do pecado toda a dimensão da profundidade da sua da sua pecaminosidade fica evidente Através disso eu gosto eu nunca esqueço uma cena do filme O Resgate do Soldado Ryan é um episódio em que o soldado alemão ele consegue ele luta com um americano no primeiro andar de uma casa estão os dois sozinhos e o Alemão consegue
subjugar o americano né E se deita sobre ele imobiliza puxa um punhal uma faca começa a enterrar lentamente no coração do americano e enquanto vai enterrando vai falando dizendo coisa boa não é nada pessoal é nada pessoal eu nem lhe conheço você deve ter família né Tá mas entende não é nada é só a vida é assim né a quem ganha a quem perde e tal tal e metendo é uma das cenas mais horripilantes não tem muitas horripilantes nesse filme Mas essa é realmente uma das mais é cruéis entende que é mais ou menos essa
figura a lei me mata usando uma coisa boa dizendo palavras bonitas o pecado me mata aliás usando uma coisa bonita que é a lei palavras boas palavras que vem de Deus enquanto isso a faca tá entrando é isso que ele diz aqui vamos ler outra vez verso 13 o bom se me tornou em morte de modo nenhum pelo contrário o pecado para se revelar como pecado seja para mostrar toda a sua natureza por meio de uma coisa boa que é a lei me causou a morte a fim de que pelo mandamento pelo uso da Lei
como instrumento de morte se mostrasse sobre maneira maligno ou seja isso acontece para que fique clara ou fique claro que é o pecado toda a dimensão da sua perversidade o que vem em seguida são sete Confissões de Paulo e que são decorrentes disso aqui ou seja ele vai descrever esse processo em que o pecado me mata usando a lei ele produz a minha morte usando uma coisa boa Então isso tá descrito na experiência do verso 14 até o verso 25 sob a forma de sete confissões que eu vou trazer para vocês agora a primeira confissão
tá indo verso 14 bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia sou carnal vendido a escravidão do pecado Eis Aqui a primeira confissão desse judeu debaixo da lei confissão que é percebida por Paulo Depois da conversa os judeus sabiam que era que a lei era espiritual né veja como ele diz aqui no início do verso 14 porque nós nem sabemos que a lei espiritual Quem é esse nós que sabe que a lei espiritual os judeus naturalmente os judeus sabiam que a lei era dada por Deus que a lei era divina e que ela expressava
a santidade de Deus quanto a isso não tinha menor dúvida O problema é o que O Judeu descobre a respeito de si duas coisas ele descobre a respeito a primeira ainda no verso 14 eu todavia sou carnal se a lei é espiritual eu contudo sou carnal estou preso a minha natureza pecaminosa a inclinação do meu coração é para fazer o mal então eu tenho aqui uma lei que é de Deus que é espiritual mas eu sou carnal são duas coisas Opostas são duas coisas incompatíveis a lei é espiritual mas eu sou carnal E pior é
a segunda descoberta que o judeu confessa aqui eu sou vendido ao pecado como escravo final do verso 14 sou vendido a escravidão do pecado eu estou preso ao pecado como escravo O pecado é o meu patrão ele me domina ele que dá as ordens ele é quem me orienta ele é que me controla eu sou vendido eu fui vendido quando Adão pecou lá no Paraíso ele vendeu toda a raça humana O pecado é isso que nós somos nós somos escravos vendidos ao pecado pelo pecado do primeiro homem a lei é espiritual mas eu sou carnal
e além de ser carnal eu estou vendido como escravo ao pecado que é o meu senhor e o meu patrão ou seja não tem como eu obedecer a lei não tem como eu fazer o que a lei Manda fazer o que é certo por conta dessa incompatibilidade e daí vem as demais confissões segundo a confissão está no verso peço 15 a 16 nem mesmo Compreendo o meu próprio modo de agir pois eu não faço o que prefiro e sim que detesto Ora se faça o que não quero com cinto com a lei que é boa
aqui nessa segunda Confissão Paulo falando pelo judeu Ele disse que detesta o mal que a lei condena e ele preferia fazer o bem que ela manda mas simplesmente não consegue veja aí ó no verso 15 eu não compreendo meu modo de agir pois eu não faço o que prefiro ou seja ele prefere fazer o bem ele conhece a lei de Deus tem conhecimento da vontade de Deus e ele prefere obedecer prefere fazer o que é certo ele prefere fazer o que é certo O Judeu condenava todas as práticas pagãs ele condenava a imoralidade a idolatria
a corrupção dos gentios e dos pagãos denunciava todas essas coisas que eram denunciadas pela lei de Deus que ele diz que é boa com tudo ele diz aqui no fim do verso 15 eu não faço o que prefiro eu com a minha cabeça eu sei que o adultério tá errado eu condeno isso nos pagãos mas eu não consigo parar de adulterar não consigo não consigo parar não consigo parar de roubar não consigo parar de mentir eu sei que tá errado eu prefiro fazer o bem mas eu simplesmente não consigo obedecer a lei de Deus não
faça o que prefiro sem o que detesto e nesse caso diz ele no verso 16 eu consciente que a lei é boa problema não é alheia lei é boa problema sou eu que sou carnal vendido debaixo da escravidão do pecado eu prefiro bem mas eu não consigo fazer o bem É a segunda confissão dele que gerava um conflito né Eu não entendo o que eu faço pois eu não faço o que gostaria de fazer pelo contrário eu faço justamente aquilo que eu odeio dizer terceira confissão no verso 17 a 18 nesse caso quem faz isso
já não sou eu mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem nenhum pois querer o bem estar em mim não porém o efetuado aqui nessa terceira Confissão Paulo diz que a lei é boa ele quer obedecer a lei Mas ele percebe que na carne dele não habita bem nenhum isso é não tem capacidade alguma força nenhuma para fazer o que a lei manda eu sei que nesse caso verso 17 né quem faz isso já não sou eu mas o pecado que habita em
mim aqui ele está dizendo qual é a razão pela qual ele nunca consegue fazer o bem que ele sabe que deve fazer e a razão pela qual ele faz o mal que ele odeia e que não quer fazer é porque o pecado habita em mim o pecado habita em mim não significa que o pecado é apenas um hospedeiro mas que ele tomou conta do coração ele controlou o homem como um todo Ele quer o bem mas ele não consegue obedecer a Deus ele não tem poder para isso veja aí o verso 18 a sua vontade
a sua capacidade o seu arbítrio estão enfraquecidos amortecidos aleijados pelo pecado ele simplesmente não tem forças não tem vontade não tem disposição embora na sua mente ele sabe o que é certo e o que é errado mas ele simplesmente não consegue fazer ele não quer fazer ele ele quer assim a mente dele sabe que aquele é o caminho certo mas ele não encontra em si a força necessária para fazer aquilo que a lei manda a quarta confissão está no verso dos versos 19 e 20 quando ele diz assim porque não faço bem que prefiro mas
o mal que não quero esse faço mas se eu faço o que não quero já não sou eu quem faz e sim o pecado que habita em mim aqui nessa quarta Confissão Paulo diz que ele prefere o bem que a lei manda mas ele acaba fazendo somente o mal que a lei condena ou seja ele reitera eu prefiro bem mas diz ele não consigo fazer ao contrário eu faço exatamente o mal que a lei proíbe o que leva Paulo a concluir que dentro dele habita o mal que o domina a ponto dele falar como se
tivesse duas vontades aí no verso 20 já não sou eu quem faz mas o pecado que habita em mim porque ao querer fazer o bem a que vem a próxima confissão que é a quinta confissão ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim ou seja toda vez que eu tento fazer o que é certo eu não consigo ir em frente porque eu sou impedido por uma lei maior por um poder maior que está no meu coração e que é maior do que o meu conhecimento que ele chama aqui
a lei do pecado verso 21 ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim e essa lei Esse princípio esse poder do mal que reside nele que mora nele impede que ele faça o bem não não permite que ele vá diante na obediência a Deus em fazer o que é certo a sexta confissão dele está aí do verso 22 até o verso 23 talvez de todas a mais surpreendente ele diz um verso 22 23 no tocante ao homem interior eu tenho prazer na lei de Deus mas veja nos meus
membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente me faz Prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros ou seja Paulo aqui está confessando que internamente no homem interior dele ele conhece a prova e gosta da lei de Deus tem o prazer na lei de Deus diz ele Paulo já tinha dito isso para a gente não pensar que Paulo aqui tá começando um assunto novo ele na verdade já tinha falado a respeito dessa atitude positiva que o judeu tinha para com a lei volta aí comigo para o capítulo 2 partido verso
17 Paulo se dirige aos judeus Ele tá dizendo se porém tu que tens por sobrenome judeu eu tô no verso 17 do capítulo 2 tu tens o sobrenome judeu seja teu nome é judeu repousas na lei ou seja judeu tinha recebido a lei sabia que a lei tinha vindo da parte de Deus e descansava Nesse fato repousava Ou seja tô garantido Tô tranquilo Deus me deu a lei ele repousava na lei te glorias em Deus os judeus se gloriavam em ter conhecimento do único Deus verdadeiro porque Deus não tinha se revelado as outras Nações Deus
tinha se revelado a nação de Israel através de Moisés pela lei os judeu se gloriavam Nesse fato de que ele tinha conhecimento de Deus peço 18 tu que conheces a sua vontade O Judeu conhecia a vontade de Deus tinha recebido os dez mandamentos e outros mandamentos sabia que Deus não gostava de adultério de prostituição de mentira de roubo de assassinato de desobediência de desrespeito de maledicência Deus não gostava de nada disso Deus apreciava a verdade a virtude generosidade o amor a compaixão A misericórdia judeu sabia disso ele sabia de tudo isso tava na lei que
ele recebeu conheces a vontade de Deus não Só conhecia verso 18 tua provas as coisas excelentes que são as coisas da lei de Deus judeu aprovava quando a lei dizia adorar a Deus e não os Ídolos isso é bom judeu é isso mesmo quando falava tem que proteger a família cuidar dos filhos e Judeu claro eu aprovo tudo isso é nós temos proteger a propriedade do próximo por isso você não pode tirar nada que pertence ao seu próximo claro eu aprovo isso tá absolutamente certo o que eu devo fazer isso ele tinha conhecimento ele preferia
a lei ele optava pela lei sabia que a lei vinha de Deus sabia de tudo isso final do verso 18 tu és instruído na lei ele conhecia a palavra de Deus profundamente não só isso veste 19 estás persuadir que é Guia dos cegos e Luz Dos que se encontram em trevas ou seja ele conhecia a verdade que não havia sido Dada Mais Ninguém os outros povos estavam em trevas mas O Judeu tinha luz da Lei e da Verdade verso 20 tu és instrutor de ignorantes mestre de crianças tendo na lei a forma da sabedoria e
na verdade então queridos O Judeu e aqui não era não é o judeu convertido é a nação de Israel e no meio dela havia centenas e centenas de judeus não convertidos Israel recebeu a lei e gostava da Lei tinha prazer na lei reconhecia que ela era santa que ela era verdadeira [Música] mas veja o que é que Paulo diz aqui antecipando Romano 7 verso 21 tu que ensinas a outro não te ensina a ti mesmo tu que pregas que não se deve furtar furtas dizes que não se deve cometer Adultério cometes ou seja essa passagem
do capítulo 2 é apenas uma antecipação do que Paulo vai descrever mais detalhes no Capítulo 7 e aqui ele diz exatamente isso voltando agora para o Capítulo 7 no verso 22 ele diz no tocante ao homem interior tem o prazer na lei de Deus Israel podia dizer isso um judeu não convertido podia dizer isso que ele tinha recebido a lei como se fosse o caminho da salvação Como diz lá em romanos 2 tem um prazer na lei de Deus contudo e essa é uma constatação que naquela época eles não fariam mas que Paulo faz agora
agora que é crente contudo peço 23 eu vejo nos meus membros outra lei que guerreirando contra a lei da minha mente me faz Prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros que diferença de Romanos 6 onde Paulo diz que nós não somos mais prisioneiros do Pecado Que diferença de Romanos 6 onde o Cristão é declarado livre da escravidão da lei da escravidão e de domínio do pecado aqui esse homem está vendido é Prisioneiro do pecado como escravo ele sabe na sua mente ele sabe na sua consciência que a lei é verdade que a
palavra de Deus está correta o bem que ele deve fazer com tudo ele não consegue e finalmente a última confissão dele está no verso 25 quando ele diz no final do verso 25 esqueça a primeira sentença eu vou dizer porque no final do verso 25 ele diz de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado a minha mente está presa a lei de Deus porque me foi dado esse conhecimento eu recebi a lei fui circuncidado faço parte do Povo de Deus
e sebia Aliança todas as promessas a esperança Messiânica todas estas coisas eu considero verdadeiras mas eu também sou escravo do pecado e eu não consigo obedecer essa lei eu não faço consigo fazer o que é certo e aí ele dá aquele grito que Paulo antecipa no verso 24 desventurado homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte Essa é a razão pela qual a lei de Deus foi dada para que o judeu desse grito para que ele dissesse Miserável homem que sou miserável é a palavra que tá no original miserável o homem que sou
quem vai me livrar do corpo dessa morte quem que vai me livrar dessa situação em que eu sei o certo mas não consigo fazer eu não vejo saída não tenho forças em mim mesmo dentro de mim só habita o mal eu faço o mal que eu detesto bem que eu sei que eu tenho que fazer eu não faço quem vai me livrar disso porque eu não consigo mais o alvo de Deus é levar-nos a esse ponto de desespero porque só pode haver salvação se você gritar isso se você não chegar a esse ponto aqui você
não pode ser salvo Esse é o ponto em que o pecador finalmente se rende e diz eu preciso de um Salvador eu preciso de alguém que me liberte porque pela minha própria força meu esforço minha moralidade minha religião e minhas obras eu não consigo e se você não chegou a esse ponto não pode haver salvação porque Qual é a resposta que Paulo sussurra no ouvido do fariseu desesperado gritando quem vai me livrar dessa situação eu finalmente entendi não é pela lei não é por obras da lei não é por mim mesmo então eu estou perdido
estou condenado Estou morto pela lei quem vai me livrar dessa situação Paulo chega no ouvido dele e diz graças a Deus por Jesus Cristo mas continua aí Paulo fecha o parentes faz a última confissão aí ele confessa a última parte eu sou escravo da lei do pecado aí Paulo diz agora muito bem Capítulo 8 verso primeiro agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que condenação é essa aquele acabou de descrever no Capítulo 7 essa condenação ela não tem mais para quem está em Cristo Jesus E aí o Capítulo 8
é a exposição disso dessa Nova Vida no espírito em que nós estamos livres da condenação da lei por isso volto a dizer o que está sendo descrito aqui é uma experiência pré-cristã inclusive Martin lloy Jones aço acha que a descrição que está sendo feita aqui é de um pecador que está debaixo de convicção de Pecado pronto para se converter me parece que é o caso mesmo Paulo tá descrevendo a situação do homem debaixo da lei que finalmente se conscientiza de que ele não pode por si mesmo se salvar o resultado do final do processo é
esse Grito de Socorro que deve brotar do nosso coração e do seu coração muitas pessoas querem ser salvas hoje querem ir para o céu querem receber o perdão de Deus mas não existe nenhum quebrantamento eu não ouço nenhum grito ao contrário elas vêm para Deus reivindicando de Deus vem para Deus cheio de direito já viram isso pecador que chega para Deus cheio de direito não quero na hora que eu quiser me converter eu me converto e além do mais tem o seguinte Por que que você não vai me aceitar o senhor aceita os outros que
que o senhor não me aceita se eu tenho dever de me aceitar e já vou dizendo se eu me converter eu já vou querer cura das minhas doenças uma casa nova e emprego melhor já vou avisando e dá de volta logo que é meu aproveita Restitui o que é meu conhece isso essa atitude de gente que vem para Deus assim Que diferença da verdadeira conversão você tem que chegar a Deus assim Miserável homem que sou tem esperança para mim Deus o senhor aceita um pecador o senhor não quer perdoar me o senhor vai me lançar
fora eu sei que eu não mereço nada se o senhor me lançar fora e mandar para o inferno é justo porque eu sou um pecador miserável tá aqui a minha confissão Eu nunca fiz nada certo eu sei que o senhor não tem um dever de nenhum de me receber mas tenha misericórdia de mim pecador lembra dessa oração foi feita por quem pelo publicano lá no templo quando subiu com fariseu para orar o fariseu tava lá batendo no peito e dizendo não eu guardei a lei né que né guardei a lei tem tá tudo bem com
você se publicano aqui o coitado do publicano não usava nem olhar para o céu ele batia no peito de longe e dizia tem misericórdia de mim pecador enquanto você não chegar nesse ponto você não receberá o perdão de Pecados porque Deus resiste ao Soberbo mas dá sua graça resumiu você tem que chegar diante de Deus de cabeça baixa humilde quebrantado e dizer Deus se o senhor tiver misericórdia de mim se o senhor quiser ter compaixão de mim mesmo aqui perdoa-me eu já sei que sou um pegador que não mereço nada que por mim jamais eu
terei perdão dos meus pecados é isso que Romanos 7 quer ensinar para nós algumas lições eu resumi aqui essa passagem Deixa claro a malignidade do Pecado como o pecado é maligno porque ele me mata usando uma coisa boa a lei de Deus segundo pessoas que não são convertidas elas podem conhecer a provar e mesmo ter prazer no que é certo justo e verdadeiro não precisa ser judeu para isso em romanos um Paulo fala que Deus se revelou na consciência dos ímpios diz que pela natureza as pessoas podem perceber que é um Deus e que esse
Deus ele antecede a criação e que esse Deus tem regras no Capítulo 2 de Romanos Paulo diz que Deus gravou no coração do homem a sua lei de forma que até os pagãos eles fazem um exercício de julgamento e isenção diante de questões éticas então mesmo um Pagão ele tem isso ele sabe o que é certo Leia cênica leia os históricos que falam do Belo do Virtuoso filósofos que eram pagãos não tinham conhecimento do cristianismo Mas eles tinham conhecimento de que tinha leis que tinha verdade que tinha certo que tinha errado de onde vem isso
a não ser da imagem de Deus em nós problema não é isso nós sabemos nós sabemos ninguém nasce ateu nós sabemos o problema é que nós não podemos e o que é pior nem queremos nem queremos e aqui o meu segundo ponto terceiro o quanto o pecado atingiu a natureza humana escravizou a nossa vontade aprisionou o nosso arbítrio por favor não venha falar de livre arbítrio depois de Romanos 7 destruiu o nosso poder de fazer o bem o certo e o justo você vê que aqui ele não tem escolha ele sabe o que é certo
mas ele não consegue ele não tem força para isso porque o pecado aleijou o arbítrio humano é inclinado ao mal se Deus nos deixar as nossas escolhas nós vamos escolher o mal sempre portanto se ele não tiver misericórdia de você e de mim nós vamos permanecer nesse processo de morte causado pelo pecado usando uma coisa boa se ele não tiver compaixão de nós por isso eu quero dizer terminando que a lei de Deus foi dada para que o melhor de todos os homens fosse levado ao desespero e dar esse grito e se você tá aqui
nessa noite nessa situação eu quero dizer que a resposta permanece a mesma se você do fundo do seu coração tá gritando Miserável homem que homem que eu sou quem me livrará dessa situação dessa escravidão e da Morte que se aproxima por conta dos meus pecados a resposta continua sendo a mesma Jesus Cristo nosso senhor morte crucificar de morto pelos nossos pecados oferecido por Deus como propiciação Pelas nossas iniquidades graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor nessa noite eu queria convidar você a crer nisso a desistir de você mesmo a gritar do fundo do seu
coração essas palavras e apegar-se a oferta do evangelho que Deus faz em Cristo Jesus de que ele na cruz do Calvário verteu o seu sangue para nos livrar da condenação do pecado pois ele levou a condenação do pecado sobre si e para nos livrar da condenação da lei porque ele foi condenado em nosso lugar nele nós temos Liberdade plena da culpa do pecado e da escravidão da Lei bendito seja Deus pelo seu evangelho que você nessa noite descubra a liberdade que há em Cristo Jesus se você é crente e você diz assim pastor Eu sei
eu entendi mas eu ainda assim me identifico tanto com romanos então talvez o que você precisa é aprender talvez a sua deficiência seja doutrinária a vida cristã normal não é uma vida de cai levanta cai e levanta cai levanta de escravidão ao pecado de viver em hábitos pecaminosos vícios isso não é a vida cristã que nos é oferecida na Bíblia também a Bíblia não oferece uma vida de perfeição o pecado infelizmente ele vai nos assediar até o fim dos nossos dias mas com certeza isso que está descrito aqui não é o que Deus espera de
quem é convertido e se você lê isso aqui você se vê aqui talvez você devia rever a base da sua confiança você de fato é convertido e se você de fato já crê em Cristo Jesus como o senhor por que que você não conhece essa gloriosa liberdade que vem através de Jesus Cristo na Santificação talvez você devia parar e perguntar a Deus investigar mais o seu estado diante de Deus Esse é o impacto que esse capítulo deseja provocar em nós nos levar a reflexão diante da realidade do pecado na vida humana Que Deus tenha misericórdia
de nós nessa noite e que ele Ouça a petição de todo o verdadeiro penitente que nessa noite se humilha diante dele e o busca de todo o coração ó Deus nós te damos graças por tua palavra Graças por Jesus Cristo nosso Senhor porque ele quem nos livra do corpo dessa morte ele que livra Miseráveis pecadores como nós e nos introduz a uma nova vida no espírito eu quero orar por todos aqueles que nessa noite estão debaixo da carga do pecado gemendo como escravos e gritando quem me libertará o senhor que a resposta que ressoa tão
claramente na tua palavra encontre abrigo nos seus ouvidos e corações graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor a ele nós damos toda honra e toda glória nessa noite amém
Related Videos
33. Nenhuma Condenação (Rm 8.1-4)
36:59
33. Nenhuma Condenação (Rm 8.1-4)
Augustus Nicodemus
31,636 views
VOCÊ ENTENDEU ERRADO ROMANOS 7 - Saulo Daniel
57:08
VOCÊ ENTENDEU ERRADO ROMANOS 7 - Saulo Daniel
Influence TV
24,700 views
O ANTICRISTO EM 2025 - AUGUSTUS NICODEMUS
54:38
O ANTICRISTO EM 2025 - AUGUSTUS NICODEMUS
Cortes do Nicodemus
98,220 views
06. Abandonados: O juízo de Deus sobre nossa geração (Rm 1.24-25)
44:25
06. Abandonados: O juízo de Deus sobre nos...
Augustus Nicodemus
82,888 views
11. O Dia da Ira de Deus (Rm 2.5-11)
46:54
11. O Dia da Ira de Deus (Rm 2.5-11)
Augustus Nicodemus
81,697 views
A Lei e o Pecado | Rev. Augustus Nicodemus
52:37
A Lei e o Pecado | Rev. Augustus Nicodemus
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
37,645 views
Hélder Cardin: Romanos 7 está falando sobre nossa luta contra o pecado?
18:40
Hélder Cardin: Romanos 7 está falando sobr...
Haggai Brasil
21,778 views
AS DIFICULDADES QUE DEUS NOS DÁ - AUGUSTUS NICODEMUS
47:16
AS DIFICULDADES QUE DEUS NOS DÁ - AUGUSTUS...
Cortes do Nicodemus
29,524 views
04. A Revelação Natural (Rm 1.18-20)
45:58
04. A Revelação Natural (Rm 1.18-20)
Augustus Nicodemus
69,640 views
38. Para o que fomos predestinados (Rm 8.28-30)
49:49
38. Para o que fomos predestinados (Rm 8.2...
Augustus Nicodemus
71,976 views
O Livro Mais Importante da Bíblia (Uma Apresentação da Carta aos Romanos) - Paulo Junior
1:29:20
O Livro Mais Importante da Bíblia (Uma Apr...
Defesa do Evangelho Oficial
985,263 views
ELES NÃO RECONHECEM JESUS COMO FILHO DE DEUS - AUGUSTUS NICODEMUS
1:10:37
ELES NÃO RECONHECEM JESUS COMO FILHO DE DE...
Cortes do Nicodemus
20,909 views
A soberania de Deus em Romanos 9 - Augustus Nicodemus #EnsinoFiel 041
58:28
A soberania de Deus em Romanos 9 - Augustu...
Ministério Fiel
104,371 views
CUIDADO COM IGREJAS MODERNAS E AS ARMADILHAS DO DIABO | Rev. Augustus Nicodemus
49:21
CUIDADO COM IGREJAS MODERNAS E AS ARMADILH...
Recortes Cristãos
102,280 views
55. O Dom de Profecia (Rm 12.6-8)
56:04
55. O Dom de Profecia (Rm 12.6-8)
Augustus Nicodemus
29,468 views
Romanos 7 - Pr Hernandes Dias Lopes
1:01:10
Romanos 7 - Pr Hernandes Dias Lopes
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
210,874 views
08. Mentes Reprovadas - (Rm 1.28-31)
47:13
08. Mentes Reprovadas - (Rm 1.28-31)
Augustus Nicodemus
143,835 views
Pr. Augustus Nicodemus | O Teste Social: O amor aos irmãos
47:50
Pr. Augustus Nicodemus | O Teste Social: O...
Esperança BPC
15,952 views
Rev. Augustus Nicodemus - Romanos 8
1:14:59
Rev. Augustus Nicodemus - Romanos 8
Rubens Souza
93,344 views
19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8)
44:49
19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8)
Augustus Nicodemus
48,296 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com