02. Confrontando Falsos Mestres - (1Tm 1: 3-7)

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Augustus Nicodemus
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queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo a Timóteo no capítulo 3 perdão Capítulo 1 partido verso 3 primeira carta de Paulo a Timóteo Capítulo 1 do verso 3 até o verso 7 quando eu estava de viagem rumo da Macedônia te roguei permanecesses ainda em Éfeso para não estardes a certas pessoas a fim de que não ensina em outra doutrina nem se ocupem com fábulas e genealogia Sem Fim que antes promovem discussões do que o serviço de Deus na fé ora o intuito da presente é uma estação visa ao amor que
procere de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia desviando-se algumas pessoas destas coisas perderam-se em localidade frívola pretendendo passar por Mestres da Lei não compreendendo toda a vida nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas acelerações ó Deus nós pedimos que teu espírito santo nos conduza na compreensão da tua palavra nós queremos entender o que está revelado aqui e também o seu significado sua aplicação para nós hoje nós pedimos que o Senhor abençoe os pastores e líderes que estão aqui nessa noite e que como Timóteo tem a
responsabilidade de proteger o rebanho de outras doutrinas Nem sempre é uma tarefa fácil o senhor sabe disso e precisamos de Sabedoria e discernimento ajuda-nos ajuda nos a te servir na vocação que o Senhor nos chamou Oramos também por aqueles que estão nessa noite que de alguma forma vem sendo influenciados por doutrinas estranhas ajuda os a discernir a verdade e a perceber a tua voz no meio de tantas vozes conflitantes que estão ecoando ao nosso redor é o que nós pedimos ao Senhor em nome de Jesus amém queridos conforme nós temos visto Paulo escreveu essa carta
Timóteo com o objetivo de instruí-lo acerca de procedimentos a serem tomados na Igreja de Éfeso caso Paulo se demorasse em chegar lá Paulo é o fundador da igreja depois de fazer a fundação da igreja ele segue o seu plano missionário de anunciar Cristo onde Cristo não era conhecido passado um tempo ele sabe tem conhecimento de que a Igreja de Éfeso precisa de reestruturação precisa de um fortalecimento especialmente a luz da chegada de alguns falsos Mestres na igreja o plano de Paulo é pessoalmente resolver a situação mas ele precisa ir para Macedônia onde estão as igrejas
de filipos de tessalônica e devido a urgência do assunto ele pede a Timóteo para ficar em Éfeso e já começaram as providências necessárias para o fortalecimento da igreja e organização de algumas situações que precisavam de atenção e aqui então portanto nessa carta Paulo não somente da instruções pormenorizadas a Timóteo sobre como ele deveria proceder na igreja especialmente com relação a diferentes grupos que havia na igreja mas ele também o encoraja instrui com relação a essa tarefa espinhosa que seria confrontar falsos mestres que estavam presentes na Igreja de Éfeso lembrando que quando a gente fala Igreja
de Éfeso provavelmente eram várias igrejas que se reuniam nas casas e talvez em um determinado momento um determinado período todos os cristãos de Éfeso que se conheciam se reuniam no local mais Ampla uma vez que naquela época não havia tempos não havia santuários dirigidos pelos cristãos onde eles podiam se reunir provavelmente havia muitas casas igrejas em Éfeso a igreja assim considerada era uma igreja forte era uma igreja importante uma das mais importantes no Ministério do apóstolo Paulo ele sentiu a necessidade então de dar uma atenção especial as urgências que tinham surgido ali e a pessoa
que ele resolve mandar ali é exatamente Timóteo que tinha como missão confrontar esses que na igreja estava ensinando alguma coisa diferente daquilo que Paulo havia ensinado Timóteo precisava dar respostas a Estas pessoas e também aos membros da igreja e manter o rebanho no caminho do Evangelho manter os membros firmes nas doutrinas que eles tinham ouvido Nós não sabemos ao certo o ensino desses falsos Mestres porque para isso nós temos que fazer uma reconstrução a gente chama de uma leitura por espelho que nem sempre é muito fácil Imagina você entrar numa sala e lá tem uma
pessoa ao celular e ela tá falando em voz alta com outra pessoa é claro que tá do outro lado mas não tá no viva voz Você só ouve essa pessoa falando e depois você tenta reconstruir a situação e o assunto apenas com a voz que você ouviu Você não viu o outro lado você não sabe o que é que a outra pessoa tá dizendo E você tenta reconstruir a história ou a situação apenas com a voz daquela pessoa é mais ou menos o que nós temos que fazer aqui o que temos aqui a voz de
Paulo e não e não temos muitas outras informações sobre o que é que estava acontecendo lá em Éfeso Então a gente tem que pelas respostas de Paulo calcular quais eram as questões pelos pontos que ele coloca aqui a gente tem que imaginar o que é que estava acontecendo Então nós não sabemos muito ao certo o que exatamente aquelas pessoas ensinavam há muitas discussões a respeito disso na verdade os estudiosos se dividem em dois grupos um grupo acha que esses falsos Mestres eles enfatizavam questões judaicas eles eram judais antes e queriam que os membros da Igreja
de Éfeso seguissem os preceitos da lei de Moisés como condição para salvação outro grupo de estudiosos acham que esses falsos Mestres eles eram gnósticos eram místicos considerando que a cidade de Éfeso era conhecida pelo ocultismo e pela influência das religiões de mistério e da filosofia que influenciava o mundo helenista daquela época o mais provável é que era uma combinação das duas coisas porque o que a gente encontra aqui na carta é Paulo tratando de fato de legalismo numa certa altura e de outra de outro momento ele tá tratando de acetismo e misticismo que é mais
relacionado a essas religiões de mistério todo aquele misticismo daquela época Então essa linha que nós vamos adotar aqui e se nosso pensamento está correto o que nós vamos encontrar aqui é que essas pessoas que estavam conturbando as igrejas em Éfeso eram membros da igreja que haviam se desviado da doutrina Apostólica a gente não sabe porque e que tinham adotado os ensinamentos ou a doutrina Judaica e elementos do gnosticismo também e que continuavam nas casas igrejas ensinando e discutindo sobre esses assuntos que eles achavam que era importante então além de serem legalistas eles eram as setas
do tipo o atletismo é uma doutrina que diz que vem da palavra latim a Sesi que significa subida elevação Então o a seta é aquela pessoa que diz que para você se elevar espiritualmente até Deus você tem que quebrar o corpo você tem que humilhar o seu corpo esmurrar o seu corpo na visão a seta da vida o mal reside no corpo Então para que você possa se elevar espiritualmente esse mal tem que ser quebrado daí longos jejões é chicote nas costas e uma série de outras medidas que eram tomadas naquela época e durante a
idade média para libertar o espírito o corpo era visto como a prisão da Alma prisão da Alma estava presa no corpo e para que ela pudesse acender até Deus você tinha que modificar o seu próprio corpo a gente vai ver que tem elementos disso aqui na Igreja de Éfeso que Paulo estava combatendo então e também pela quantidade de orientações que Paulo dá para o papel da mulher na igreja então nós imaginamos que essa seita ou esse grupo estava disseminando ideias que contrariavam o padrão bíblico apostólico ensinado por Jesus e pelos Apóstolos a respeito do papel
da mulher e do homem na família e na sociedade provavelmente estimulando as mulheres a assumirem papéis que não lhes eram dados biblicamente falando então parte do trabalho de Timóteo era lidar com essas pessoas e com os estragos que ela já tinham feito no meio da comunidade hoje nós vamos ver as primeiras orientações que Paulo dá nesse sentido Então nós vamos ver a missão que Paulo da Timóteo que está aí nos versos de três a quatro depois o objetivo que Timóteo deveria ter em mente quando fosse exortar aquelas pessoas que é o verso 5 e por
último Paulo já adverte Timóteo da de algumas características que essas pessoas exibiam como é que elas viviam ou que aquelas pretendiam Então são três partes vamos ver se nós conseguimos cobrir bem rapidamente todas elas primeiro lugar missão de Timóteo versus 3 e 4 quando eu estava de viagem rumo da Macedônia te roguei permanecesses ainda em Éfeso para nós tares a certas pessoas a fim de que não ensina em outra doutrina nem se ocupem com fábulas e genealogia Sem Fim que antes promovem discussões do que o serviço de Deus na fé Paulo havia rogado a Timóteo
que ficasse em Éfeso e quando ele fez esse pedido nós já vimos ele diz aqui que ele estava ruma Macedônia para visitar outras igrejas e planejava voltar em breve mas considerando a situação urgente era preciso que Timóteo ficasse ali o que chama a nossa atenção aqui é o fato de que Paulo faz um pedido a Timóteo para permanecer Paulo era Apóstolo de Jesus Cristo Ele era o pai espiritual de Timóteo a sua autoridade sobre Timóteo era inquestionável entretanto Paulo raramente usava do poder que o título de apóstolo lidava ele preferia persuadir ele preferia pedir ele
preferia convencer as pessoas então aqui ele diz ao seu filho na fé eu roguei a você eu pedia você com súplicas que você aceitasse essa missão quando ele poderia simplesmente ter dado uma ordem e designado Timóteo mas isso mostra o coração desse homem mostra a sua visão Pastoral ele sabe que pessoas que servem e obedecem Porque estão convencidas e vão a sua própria vontade eles vão fazer isso muito melhor do que aquelas pessoas que cumprem ordem simplesmente para cumprir ordem especialmente em igrejas Onde existe esse sistema hierárquico onde ordens são dadas e elas têm que
ser obedecidas Paulo não entendia dessa maneira ele roga ele pede Timóteo eu te faço esse pedido que você aceite essa missão e que você fique em Éfeso para cuidar da situação ali o que aqui também é importante lembrar que essa carta ela ia ser lida diante da Igreja de Éfeso e aqui Paulo como que está dando autoridade Apostólica Timóteo eu não vejo outra razão para ele dizer o Óbvio claro que Timóteo sabia que ele só tava em Éfeso Porque Paulo tinha pedido Qual a necessidade de Paulo dizer aqui eu te pedi para ficar em Éfeso
para colocar em ordem todas as coisas lá é porque a carta e a ser lida diante da Igreja de Éfeso e a carta era uma espécie de autorização Apostólica que Paulo tá dando a Timóteo para que Timóteo seja fortalecido diante da igreja e autorizado para fazer as mudanças que ele tinha que fazer Então é assim que Paulo começa já dando essa autoridade a Timóteo para ele agir enquanto ele não chegasse também é importante lembrar que essa autorização era provisória era até que Paulo chegasse porque muitos de da tradição épiscopal particularmente vão dizer que Timóteo era
uma espécie de bispo que Paulo nomeou para cuidar da igreja e como Bispo ele podia eleger Presbítero se a gente daqui e colocar ali agir de uma maneira com mais autoridade Mas é bom lembrar que sim Paulo está dando autoridade a Timóteo para fazer isso até que ele chegue até que ele chegue então quando Paulo chegar cessa a missão de Timóteo portanto não há base para você pegar essa situação e usar como sustentação bíblica para dizer que já no Novo Testamento você encontra a figura do bispo que era uma espécie de Presbítero pastor glorificado e
que tinha autoridade sobre os pobre pastores Mortais e os presbíteros é das igrejas não não pensamos que esse é o caso então o objetivo da de Timóteo permanecer ali Paulo diz aqui no verso 3 é admoestar certas pessoas a fim de que não ensine outra doutrina ou seja Paulo tinha que confrontar aquelas pessoas que estavam perturbando a paz e contradizendo a doutrina Apostólica da maneira como Paulo fala aparentemente eram pessoas que tinham sido membros da igreja laranja haviam se convertido ou aderido ao cristianismo durante a primeira viagem missionária de Paulo ali e nós sabemos até
o nome de dois dos líderes que vai aparecer no capítulo 1 verso 20 hermeneu e Alexandre mas Paulo se refere a eles dizendo alguns né ele diz assim para demonstrar-lhes a certas pessoas certas pessoas que morte saberia Quem eram essas pessoas que Paulo aqui não quer explicitar Talvez para não expor muito cedo o nome delas diante da igreja mas no verso 20 ele vai fazer isso aí Timóteo deveria administrar essa palavra aqui é uma palavra que é mais forte no grego do que foi traduzido significa advertir severamente ordenar alguma coisa isso que a palavra a
não estar significa em outras palavras Timóteo deveria ordenar que eles parassem com aquilo e isso através de administrações verbais através de exortações dirigidas ao coração deles e a consciência deles isso porque eles estavam ensinando outra doutrina veja aí o final do verso 3 se essa carta foi escrita pelo Apóstolo Paulo como nós acreditamos que foi escrita Ela deve ter Ela deve ter sido penada pelo Apóstolo entre 62 E 64 depois de Cristo já aquela altura Paulo pode dizer tem pessoas que ensinam outra doutrina significa que já tinha já havia consciência de que havia uma doutrina
certa já havia uma doutrina certa e aquilo que fosse contrário a ela era outra doutrina isso eu digo porque muitos estudiosos eles argumentam que a verdade bíblica ortodoxia bíblica ela se formou através dos séculos e que foram os concílios é comênicos que definiram as grandes doutrinas da teologia das grandes doutrinas do cristianismo contudo já aqui início da década de 60 você já veio o apóstolo Paulo falando como se já houvesse um conjunto de verdades tão claramente definidas que você podia olhar o ensino de alguém dizer isso aqui é outra doutrina isso aqui é diferente daquilo
que Jesus ensinou e daquilo que os apóstolos ensinaram Então isso é um ponto extremamente importante para nós extremamente importante para nós que também nos mostra que os apóstolos e os primeiros cristãos eles atribuíam grande relevância a questão da Verdade a questão da verdade se para eles a sua doutrina fosse uma questão relativa Paulo não teria se incomodado em pegar Timóteo e dizer fica aqui na Igreja de Éfeso e confronto essas pessoas porque elas estão ensinando outra verdade outra doutrina se Paulo faz isso é porque para ele é importante a doutrina certa a doutrina correta existe
hoje em dia no nosso meio e vocês sabem disso um grande desprezo pela questão da busca da verdade Bíblica da Verdade da doutrina bíblica correta para muitas pessoas é indiferente elas acham que o cristianismo é mais uma maneira de sentir é você ter uma experiência indefinida com um Deus Indefinido que talvez sim talvez não mandou o seu filho que ninguém sabe se é Deus ou se é homem morreu numa cruz ninguém sabe direito porque ressuscitou ninguém sabe se foi no corpo se foi no espírito que importa é que você tenha uma experiência com Jesus que
Jesus é esse ninguém sabe Então existe uma indefinição no meio evangélico sobre questões fundamentais da fé quem é Deus quem é Jesus o que é salvação a natureza do pecado as consequências do pecado A Ressurreição de Cristo de que maneira nós podemos agradar a Deus então essa indefinição hoje tem permitido a entrada de misticismo pragmatismo ênfase e experiência uma busca de Deus é que é baseada não na palavra de Deus mas na intuição de cada pessoa e dá essa baderna que a gente vê acontecer aí no Arraial evangélico Exatamente porque se abandonou a importância e
a busca da verdadeira doutrina então quando Paulo diz a Timóteo te deixa em Éfeso para você ordenar a Estas pessoas que não ensinem outra doutrina está claro que havia uma doutrina que era correta e que aquilo que aqueles mechas estavam ensinando lá em caso não era essa doutrina e eles tinham que ser ordenados a calar a boca eles tinham que ser parados eles tinham que ser advertidos a respeito daquilo que eles estavam fazendo Paulo diz aqui no verso seguinte no verso 4 ele ele define mais o que ele quer dizer com outra doutrina quando ele
diz assim primeiro final do verso 3 ele diz você tem que não está certas pessoas para que não ensina em outra doutrina nem se ocupem com fábulas e genealogia sem fim então aqui você parou nos dá uma dica do que é que essas pessoas estavam ensinando primeira palavra fábula então a palavra fábula uma fábula é um mito é uma lenda pode simplesmente se referir aquelas histórias que nós encontramos nos livros Apócrifos do antigo testamento é sobre a criação do mundo a criação dos anjos o fim do mundo há livros como Testamento dos 12 patriarcas a
livros como segundo livro de Enoque ao livro de Baruk que eles falam de histórias a respeito da criação de anjos subindo e descendo recortam especialmente a um livro que reco conta a história de Gênesis de maneira fantasiosa enchendo de anjos enchendo de seres Celestiais então eram fábulas eram mitos que muitos judeus gostavam e que estavam nos Apócrifos que mais tarde o judaísmo iria rejeitar e o cristianismo também mas essas pessoas achavam isso lindo maravilhoso essas histórias né Essas lendas a respeito da criação do mundo e desprezando então a doutrina bíblica elas estavam não só seguindo
essas fábulas mas estavam espalhando essas fábulas na igreja como se elas tivessem a mesma credibilidade e a mesma autoridade do relato da criação por exemplo lá em Gênesis 1 ou o que o antigo testamento fala a respeito da história da Redenção tem também aqui genealogias que pode significar duas coisas dependendo daquela decisão que eu disse que a gente tem que fazer eu falei no início né daquela decisão que a gente tem que fazer se eram judais antes ou se era um gnósticos se forem judaizantes Então essa genealogias eram listas longas dos antepassados mostrando que eles
tinham ascendência Judaica porque o ponto aqui do Judaísmo é eu sou Israelita mas como é que você prova que eu sou Israelita Então tá aqui ó a minha árvore genealógica Eu sou filho de fulano que era filho de fulano que era filho de fulano que era filho de fulano que era filho de Abraão né Então tava lá mas essa geologia aí tá errada porque teve o Desterro para Babilônia Como é que você sabe as tribos se misturar as 10 tribos se perderam Então tinha discussão a respeito de genealogia porque o ponto era dizer eu sou
um judeu por hoje então eu sou de descendência Judaica se eles eram gnósticos havia aquela lista de emanações gnósticas Já pensou que nome mas foi um documento descoberto na biblioteca de ramar de no Egito biblioteca denóstica e isso foi descoberto em 1950 e poucos e tinha inclusive os papiros mágicos de Éfeso encantamentos das escolas de bruxa que tinha lá em Éfeso e tudo mais e lá descobriram esse documento esse livro que reflete um girotismo bem avançado onde tem a lista das emanações gnósticas né dizendo que entre você e Deus você tem uma sequência de seres
espirituais de emanações eles chamam de íons emanações que vão subindo até você chegar a Deus e você tem que passar por Turismo para chegar a Deus talvez seja essa genealogia que seja mencionado aqui o fato é que Paulo diz que essas coisas eles têm que parar de ficar falando dessas coisas na igreja e olha a razão que Paulo diz aqui no verso 4 estas coisas elas não tem fim tá vendo aí no S4 nem se ocubem com fábulas e genealogias sem fim ou seja a discussão que não termina não termina conhece assuntos pessoa Conhece essas
pessoas que gostam de pegar determinados assuntos que a igreja já vem discutindo há dois mil anos sem chegar num consenso e é o ministério do cara é pegar essas doutrinas de ficar fazendo polêmica criando discussão em coisas que não tem fim que a cristandade já tá discutindo a dois mil anos e que são coisas absolutamente relevantes você tem que calar esse pessoal porque isso essa discussão essa essas coisas que eles estão ensinando levam as discussões que não tem fim são ensinos inúteis especulações sem proveito conversas movidas pela curiosidade ele continua aqui dizendo no verso 4
estas coisas promovem discussões debates controvérsias em vez de ele continua promover o serviço de Deus na fé Isso é em vez de equipara as pessoas ajudar as pessoas a conhecer a Deus melhor e assim servir a Deus melhor então esses Mestres em vez de serem uma benção para a igreja em vez de ensinarem os crentes a verdade sobre Deus e de que maneira Eles podiam se vir a Deus melhor eles pegavam essas doutrinas prediletas deles começavam a discutir querer impor fazendo afirmações autoritativas sobre ela gerando discussões gerando polêmicas que não tinham fim e que acabavam
provocando controvérsias dentro da igreja então a ordem de Paula Timóteo é para essas pessoas as moedas para que eles Parem com isso agora o que Paulo queria aqui não era simplesmente ia que eu me impressiono eu fiquei bastante impressionado aqui ao perceber o objetivo de Paulo o que Paulo ainda tem esperança é que através da Numa estação de Timóteo essas pessoas fossem ganhas de volta São Paulo ele tinha expectativa de que através dessa Numa estação de Timóteo essas pessoas pudessem ser ganhas olha o que ele diz aqui no verso 5 como sendo o objetivo que
Timóteo deveria ter na hora que ele fosse confrontar esses Mestres Qual era o objetivo de Timóteo ele diz aqui ora verso 5 o intuito da presentear uma estação visa ao amor que prossegue de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia essa expressão Apresente a Numa estação a palavra demonstração que aparece aqui é a mesma palavra anestar que aparece no verso 3 quando o Timóteo quando Paulo diz a Timóteo eu te deixei em Éfeso para você admoestar e agora no verso 5 ele diz O objetivo dessa Numa estação ou seja dessa exortação
que você vai fazer aos falsos Mestres Então o que está em vista aqui no verso 5 são sócios Mestres então o objetivo da presente exortação que você vai fazer para os mestres é esse amor o intuito da presente exortação visa ao amor seu objetivo Timóteo exortando esses falsos Mestres é fazer com que o coração dele se encha de amor porque é evidente que eles não têm amor pelo rebanho eles têm amor por discussão para ganhar um uma controvérsia para sair vencedor no debate de palavras num confronto Eles não têm amor pelo rebanho então seu alvo
com essa estação é fazer com que o amor nas neles e esse amor diz Paulo prossegue de três coisas primeiro procede de um coração puro ou seja um coração que foi purificado Pelo Sangue de Jesus regenerado pelo Espírito Santo porque o coração humano na sua situação ou no seu estado natural sem ter sido purificado pelo Espírito Santo pelo lavar regenerador do Espírito Santo ele não tem como amar a Deus amar a Deus e amar a sua igreja sempre será alguma coisa interesseira então o amor que Paulo tá querendo que suja através da administração de Timóteo
tem que ser um amor que procere de um coração puro então o foco vai ser no coração porque uma vez que o coração é um coração puro o amor a Deus e o amor as pessoas brotam naturalmente mas não é só um coração puro segunda coisa é uma consciência boa que significa uma consciência tranquila uma consciência limpa você uma consciência que não lhe acusa uma consciência cuja culpa já foi tirada pelo sangue de Jesus como fala um livro de Hebreus que o sangue de Jesus limpa as nossas consciências das obras mortas para que nós possamos
servir a Deus e a terceira coisa Paulo diz é de uma fé não Fingida ou seja de uma fé não falsificada uma fé hipócrita uma fé que é parece fé para as outras pessoas mas na realidade é uma ela não existe o amor a Deus e o amor às pessoas nasce de um coração puro de uma consciência tranquila e limpa e de uma fé não Fingida uma fé autêntica uma fé sem ser se não houver isso ninguém pode amar a Deus como é requerido e nem ao seu próximo como a si mesmo porque o amor
Brota dessas coisas é como se Paulo tivesse dizendo a Timóteo O que você vai fazer é administrar essas pessoas mas você tem um alvo Timóteo com essa Numa estação é levar essas pessoas a refletir porque o problema delas é moral a doutrina errada veio depois o problema delas é moral porque o problema deles O problema doutrinário vem depois como ele explica nos versos seguintes 6 e 7 onde ele dá então o efeito ou a maneira de o efeito que produziu na vida dessas pessoas ele terem esquecido disso Olha só desviando se algumas pessoas destas coisas
coração puro consciência boa fé hipocrisia perderam-se em lococidade frívola pretendendo passar por Mestres da Lei não compreendendo todavia nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem pousadas acelerações o problema daqueles Mestres diz o apóstolo Paulo é que ele se desviaram destas coisas desviar aqui significa abandonar ou simplesmente ignorar o menosprezar esses membros da Igreja de Éfeso Em algum momento eles deixaram de cultivar um coração puro eles deixaram de ouvir a voz da consciência e eles começaram a fingir a sua fé em vez de se examinar para ver se a Fera autêntica e
verdadeira eles pararam de vigiar e de se examinar diante de Deus o resultado ele se desviaram destas coisas o coração se tornou impuro a consciência já não era mais uma consciência boa Paula vai falar de consciências cauterizadas aqui nessa carta e a fé já não é mais uma fé verdadeira numa fé Fingida e na hora que a pessoa na hora que tem esse desvio espiritual e moral Note que é tudo espiritual e moral aqui né tá falando de um desvio interior em que a pessoa abandonou a verdade ela ela endureceu o coração ela seguiu o
caminho da incredulidade ela foi tomada de motivos errados talvez líderes que estavam dentro da Igreja de Éfeso que de repente se sentiram persuadidos e corrompidos pelo poder queriam assumir a liderança da igreja ou queriam receber dinheiro dos irmãos ou queriam ter seu nome conhecido público se mover o de interesses errados e o passo seguinte foi corromper a doutrina deles olha o que é que Paulo disse ele se desviar primeiro no verso 6 ele se desviaram destas coisas e como resultado ele se perderam em lococidade frívola Ou seja é uma expressão complicada né mas quer dizer
simplesmente ele se perderam em Vans contendas e discussões inúteis falatórios que não levam absolutamente a nada eles perderam o foco perderam o objetivo talvez antes eles eram Mestres nessas igrejas eram pastores nessas igrejas mas uma vez que eles pararam de vigiar o coração a consciência e a fé se tomaram de motivos errados de interesses impuros e o próximo passo foi promover algum ensinamento alguma doutrina com o objetivo de ganhar ascendência na igreja e aí assumir o poder e ter inclusive vantagem financeira que é um dos objetivos dele nós vamos ver isso mas adiante aqui eles
passaram o sinal vermelho da consciência absolutamente se perderam num discurso vazio no verso 7 eles pretendem passar por Mestres da lei se apresentam como sendo peritos profissionais conhecedores das questões judaicas de todo o emaranhado da tradição oral das Lendas da mitologia das fábulas judaicas querendo com isso impressionar as pessoas porque é assim que eles fazem eles vêm para impressionar as pessoas se apresentam mestre phd né thd enfim todos os títulos aí possíveis imaginários são perito nisso estudei em tal lugar já Visitei tal país foi missionário tantos anos já ganhei tantas pessoas para que já fundei
tantas igrejas então ele se apresentam de uma forma a impressionar os incautos se passam por Mestres da lei mas Paulo diz a Timóteo Não tenha medo não porque eu vou dizer a você a verdade sobre eles eles não compreendem nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas acelerações Timóteo não fica impressionado com esses caras não o que eles não têm a menor ideia do que eles estão falando Paulo sabia que tava falando Paulo era judeu de judeus fariseu de fariseus ele foi instruído aos pés de gamaliel no farisalismo ele tinha excedido
aos da sua idade Ele era o profundo conhecedor do rabinismo profundo conhecedor da tradição oral profundo conhecedor das escrituras e quando esses Mestres apareceram lá em Éfeso ele disse para Timóteo tem medo não essa turma só faz barulho se você pressionar você vai ver que eles não entendem nada quando você pressionar você vai ver que não tem profundidade só fala alto só grita mas conhecimento bíblico conhecimento verdadeiro não tem nenhum se passam por Mestres da lei Mas eles não entendem esses assuntos sobre os quais fazem as severações ousadas declarações assertivas eles falam com tanta certeza
mas na hora que você espremer o cabra Timóteo você vai ver que ele não entende nada é só capa é só capa era esse era essa a tarefa que Paulo tinha dado a Timóteo Paulo a Timóteo tinha que parar essas pessoas na parte seguinte que nós veremos na próxima segunda-feira mercê de Deus Paulo vai explicar por que que a lei foi dada e qual é o propósito da Lei daí do verso 8 até o verso 11 ele vai dizer Olha tem morte o verdadeiro propósito da lei não é esse que esses homens estão falando aí
mas é isso aqui a razão pela qual deu Deus deu a lei de Moisés é o que veremos na segunda-feira Mas nós vamos ficar por aqui com algumas aplicações dessa passagem para nós conclusões que a gente pode tirar do que ouviu aqui algumas delas eu já Adiantei a primeira delas é que membros das igrejas evangélicas inclusive e principalmente líderes eles podem se desviar do caminho da verdade e começaram a ensinar outra doutrina a longa história da igreja mostra que falsas profetas surgem de dentro da igreja eles não vem de fora ele surgem de dentro das
próprias igrejas um dia ele já estiveram sentados no banco foram batizados fizeram profissão de fé fizeram um curso de teologia foram consagrados pastores foram colocados à frente de um trabalho pregaram ensinaram aconselharam batizaram gente e tudo mais e de repente alguma coisa aconteceu que eles começaram a mudar de comportamento e começaram a seguir outras doutrinas se desviaram da Verdade bíblica na qual eles foram ensinados e não somente a doutrina não somente o coração e os motivos são errados mas o ensinamento é perceba que pelo que Paulo tá falando aqui a causa primeiramente é espiritual ou
moral tipo assim um líder cai em Pecado a consciência o acusa o seu coração clama por Purificação a sua fé testada ele deveria arrepender-se do seu pecado confessar o seu pecado aceitar a disciplina e ser restaurado ele devia ouvir a voz da consciência purificar o coração e fortalecer sua fé no perdão no amor de Deus em Cristo Jesus mas quando ele rejeita essas coisas ele endurece o coração Cala a consciência e começa a se defender e para justificar o seu Adultério o seu roubo a sua mentira a sua arrogância ou qualquer outra coisa ele apela
para uma doutrina onde cabe o comportamento dele tipo assim a doutrina de que Deus é amor perdoa todo mundo existe um Deus que é muito bom esse negócio de inferno é conversa né no fundo vai todo mundo para o céu deus é bom deus não vai mandar ninguém para o inferno esse negócio que Deus predestina o ímpio para condenação e tudo aí vem né e começa a vir no fundo não tô dizendo que é geral mas em muitos casos é simplesmente uma tentativa de acomodar a doutrina a seu estilo de vida porque quem é que
quer viver e pregar uma doutrina que depõe contra ele mesmo seu comportamento e sua maneira de viver então o primeiro desvio geralmente é moral primeiro diziam geralmente é moral a pessoa se dizia ele perde ao coração puro a consciência boa e a fé autêntica e legítimo e uma vez que ele fez isso ele vai então abraçar um evangelho um ensino ou alguma coisa que possa justificar sua maneira de viver e dizer Então esse é a primeira lição que nós tiramos aqui segunda é a importância de vigiar o nosso coração porque isso que aconteceu com essas
pessoas pode acontecer comigo para acontecer com qualquer um de nós não tem nenhum de nós que está acima da possibilidade da corrupção do coração o pecado de tal maneira nos corrompeu que mesmo naqueles de nós mais consagrados ele ainda permanece e sua semente está sempre pronta da fruto como Martinho Lutero dizia o pecado é como a barba você faz de manhã e de tarde ela já nasceu de novo você tem que fazer todo dia né às vezes duas vezes por dia não tem esse problema mas outros que outros que resolveram não ter barba eles sabem
do que que eu tô falando né então todo dia pelo menos duas vezes ele tem que fazer pecado é como a barba dizia Martinho Lutero por isso doutrina é importante e eu não quero ser mal entendido nisso vocês sabem a importância que a gente da doutrina Especialmente na teologia reformada mas às vezes até nós reformados esquecemos que mais importante até é um coração puro uma consciência limpa e uma fé não Fingida eu prefiro estar com crente ainda que ele esteja equivocado teologicamente em alguma coisa do que alguém que está ortodoxamente correto mas há muito tempo
abandonou uma consciência tranquila e cuja fé fingido cuja fé Fingida terceira coisa que a gente aprende aqui que boa parte do trabalho pastoral é a administração de pessoas na igreja com respeito ao que elas acreditam e o que elas ensinam é por isso que o Novo Testamento dá uma ênfase tão grande sobre o fato de que o pastor ele também é mestre e que alguém para ser Presbítero ele precisa ser capaz de advertir e de ensinar Ele precisa conhecer a boa doutrina pastores que não tem conhecimento doutrinário que não se preparam teologicamente eles não serão
capazes de enfrentar a gente assim aliás eles não nem vão perceber que essas pessoas estão dentro da igreja quando ele abrir os olhos os cara tomaram a igreja dele já corrompeu a igreja a igreja em peso saiu ele falou sozinho ele a mulher e os três filhos o resto foi embora com os falsos os meios não é verdade é só olhar a história da igreja e igreja história recente quando o pastor abriu os olhos não rebanho e foi embora com falso mestre que tava dentro o lobo né que tava dentro e ele não percebeu porque
que não percebeu que não sabe discernir nunca deu importância para a doutrina acha que doutrina secundária Então essa é uma parte do trabalho pastoral é doutrinar a igreja ensinar a igreja o pastor também é mestre como Paulo diz lá em Efésios Capítulo 4 e a última coisa que eu queria tirar aqui como lição para nós é que um objetivo do trabalho pastoral do trabalho de liderança de tudo aquilo que nós fazemos na igreja nossas exortações nossas correções bíblicas é produzir na igreja nos crentes essas três coisas um coração puro uma consciência boa e uma fé
não Fingida então quando você for preparar o seu sermão você pensa nisso é isso que é feito o que resultado você quer do seu trabalho pastoral de pregador de pastor de Conselheiro de visitador O que que você espera produzir no seu rebanho essas três coisas que aquelas pessoas que estão debaixo da sua ministração elas aprendam a necessidade de ter um coração sempre puro e significa os motivos né coração puro quer dizer motivos corretos uma consciência boa consciência é o pisca alerta do Espírito Santo é quando alguma coisa dá errado o Espírito Santo na consciência toca
aquela luzinha vermelha Não despreze a consciência o crente tem que aprender isso que a lâmpada do Espírito Santo no coração do homem com frequência e a consciência dele e a fé tem que ser autêntica ela tem que ser genuína ela não pode ser Fingida são essas três coisas que nós devemos buscar no ministério Pastoral desenvolver no meio da igreja isso é muito mais importante do que você conseguir emprego Não tô dizendo que uma coisa vai contra outra mas estou pensando em termos de prioridade o que é mais importante no ministério Pastoral é mais importante promover
estas coisas do que a prosperidade das suas e que adianta você fazer prosperar gente de coração impuro consciência culpada e de uma fé não Fingida e uma fé Fingida hipócrita que adianta isso você falar de prosperidade para ele falar de cura para ele de saúde para ele de libertação para ele de guerra espiritual para ele quando que ele precisa é de conversão de uma mudança profunda de vida e nós devemos saber que boa parte dos problemas na igreja nasce exatamente disso de corações que não foram purificados consciências cauterizadas e de pessoas que fingem com relação
a fé e portanto esse tem que ser sempre o nosso alvo trabalho do pregador é meter aquela Sonda na alma com uma espada que vai fazendo a distinção essa tarefa do pregador pregar para as consciências não para entreter seu público mas para cá para consciência porque esse objetivo que Deus nos deu Amém irmãos
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