PARTE I - Introdução à Fenomenologia e a Psicologia Fenomenológica

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Prof. Tommy Goto - Psicologia Fenomenológica
Curso ministrado na sede da Fundação de Saúde Integral Humanística Prof. Tommy Akira Goto (UFU) Ju...
Video Transcript:
muito obrigado pela presença de todos vocês desculpa atrás está é além do trânsito que nós pegamos eu fiquei aproveitando um pouquinho mais o professor tome aqui porque é uma uma riqueza muito grande de de conteúdo a gente fica a dor então professor tome ele é professora de adin do curso de psicologia da universidade federal de uberlândia é doutor em psicologia pela puc campinas mestre em filosofia e ciências da religião pela universidade métodos metodista de são paulo e ele está nos dando a honra da presença dele nós vamos agradecemos mais uma vez muito obrigado professor tonn
e ele tem uma riqueza fala que eu fico como moro longe eu fico escutando as fitas das palestras dele vou e volto sabe e cada vez que eu escuto aprendo mais uma coisa né ea gente vai descobrindo o quanto que falta a gente aprender tá bom então professor tome a palavra sua tá é também essa tá bom então muito boa noite muito obrigado pelo convite aí é claro a mim tá se poder falar um pouquinho de tecnologia é um prazer estar aqui com vocês né bom é a minha intenção é fazer uma introdução da tecnologia
do rússia não é uma tecnologia geral né e tecnologia do russel é discutir um pouquinho apresentar um pouquinho essa relação da tecnologia com a psicologia e chegar na chamada psicologia fenomenológica então é essa a minha intenção aqui desses nessas horas de conversa aconteceu falou muito e depois ter perguntas e depois talvez não dê tempo de perder perguntas nep no fim acaba acontecendo isso conforme já vai tendo dúvida nem eu termino raciocínio e aí seria legal se a gente pudesse que já tiver dúvida levantada para ficar mais interativo dinâmico nerd ficar tão chato assim e também
para aproveitar e tirar dúvidas e talvez muitos já têm uma certa noção já conhece um pouquinho né então a gente poderia adotar só um pouco essa dinâmica é bom o qual com o contexto da minha fala né fala bem específica então vou realmente apresentar a fenomenologia do russel é ea e na verdade enfatizando a relação com a psicologia que se é essa a minha a minha pesquisa meu trabalho então eu não sou filósofo e tal intenção é apresentar de forma exaustiva a filosofia é tecnologia transcedental a a filosofia do russel é discutir até os pontos
filosóficos problematiza a essa filosofia problematiza esses os pontos lusófilos então essa não vai ser a minha intenção mas como que o lúcio desenvolveu como que os elaborou a fenologia fundou criou a fenologia o método fenomenológico e como que ele pensou ah ah ah psicologia né na fenomenologia eu acho que esse é meu objetivo aqui é o meu percurso é que contextualiza isso vem justamente de uma preocupação que eu tive na minha formação eu não sou falsa psicóloga de tentar entender quanto as abordagens têm ditas fenológicos né então isso se encontra até em grade curricular ness
e pega grades diversas universidades faculdades e assim humanista fenológico tecnológica existência humanista existencial existencial só fenomenológico afinal de contas o que tudo isso a cada casal cada uma acaba nomenclatura é uma tecnologia específica né e aí quando eu me interessei por essa área comecei a seguir leia os textos sobre isso eu via que muitos não é fácil todos partem do rússia fala do método fala direitinho mas quando vai pra pra demonstrar um clean um caso clínico quando vai analisar alguma coisa usa outra abordagem sair a cp está a terapia desenvolvida uma coisa nem os textos
muitos textos tinham isso e ficar perguntando pra mim mesmo assim a redução idêntica à de que apresentou que a redução idêntica mas aonde está fazendo a redução transcedental mas o que é é a matar usando já está usando isso do rússia mas se já tá o céu está partindo de um pressuposto não pode ser um método tecnológico porque o método lógico de carga já tem que eliminar os pressupostos então já têm uma prática psicológica que já considera esse pressuposto não pode ser método tecnológico afinal de contas então que a psicologia fenomenológica é que alguns autores
são os psicólogos é s se denomina na sua prática com psicologia fenomenológica se a psicologia fenomenológica então se o russo é o fundador da fenomenologia é ou foi ele que que fundou isso ou alguém partindo dele fundo essa psicologia fenomenológico foi comecei a investigar e descobri que ninguém na verdade sabe o que é a psicologia fenomenológica do autor descobriu que o rússia é que cunhou o termo psicologia fenomenológica que ele elaborou essa essa quer dizer começou a elaborar essa psicologia é e e não concluiu mas que não tinha pelo menos na época quando comecei a
ler não tinha nada de clínico não tinha nenhuma intenção clínica não tinha nada pensado em psicoterapia não tinha nada disso é é uma psicologia científica psicologia e tecnológica com uma epistemologia é uma área é uma área do conhecimento de fundamentalmente conhecer como nós conhecemos essa é a psicologia fenomenológica é russel é tá elaborando que na verdade motivada a própria tecnologia fenomenologia é tem como com um preocupação conhecer como nós conhecemos é é uma é uma é uma concepção epistemológica campeão e tecnologia e isso veio na época é mostrar então que as abordagens psicoterapêuticas porque quando
a gente pega essas nomenclaturas quase todas são teorias psicológicas algumas são até de personalidade são teorias psicológicas de personalidade mas que está aqui tem intenções clínicas têm intenções psicoterapêuticas então se nós pegarmos por exemplo a gestalt terapia tem influência da da fenomenologia muitas vezes podem até se denominar como fenomenológica mas a preocupação não é conhecer como nós conhecemos né a preocupação é intervir clinicamente psicoterapêutica mente em algo é claro que pra isso precisa claro saber como nós somos né de certa forma mas a isso e isso remete a uma antropologia remete a montá-lo gia e
não necessariamente uma epistemologia traz pra conhecer como o nosso eu posso fazer pensar isso onde está o antropólogo então esse foi o meu percurso então resolvi estudar a psicologia fenomenológica do curso e desenvolta o que que essa tecnologia fenológico a intenção é meu é um pouco do meu percurso bom que mais ou menos eu imaginei aqui pra falar pra vocês né então pensei em três momentos no nosso caminho que o primeiro a falar o quê fenomenologia segundo é discutir um pouco essa relação da fenomenologia com a psicologia você falou mais ou menos é usou a
palavra fenomenologia nas obras pelo menos até agora nessas obras publicadas ele usou mais em média dois mil e 700 vezes a palavra psicologia passou de 4 mil quer dizer que a psicologia foi algo bastante importante para ele é que isso no índice estão tão forte mas já mostra assim que ele escreveu mais de 4 mil vezes a palavra psicologia quer dizer alguma coisa é ele tinha com ela pra falar até mais escrever até mais do que a palavra fenologia é importante saber como que isso é é se manter essa relação da fenomenologia com a psicologia
e de carga a gente vai dizer olha a tecnologia é uma filosofia e psicologia é uma ciência hípica são coisas distintas o contexto é importante porque o contexto do russel é um contexto do nascimento da psicologia científica é um em um contexto onde existia uma corrente filosófica chamada psicologismo que é de certa forma uma corrente contrária à psicologia científica com elas eram contemporâneos mas elas ao mesmo tempo ou contrárias é e russell fundo a fenomenologia contra a psicologia científica e contra o psicológico então há um contexto que ele tem que ser analisado com muito cuidado
russell passa sim por uma fase psicologismo que nós vamos ver mas a fundação da fenomenologia marco que marca ao antigo psicologismo eficiente psicologismo depois ele é ele ele vai manter essa relação apesar de fazer uma crítica psicologia científica e ao ea psicologia smo ele mantém uma relação com a psicologia e por isso tem tanta proximidade até hoje né que a gente pensar em termos de abordagem é eu penso que não existe uma abordagem fenomenológica de psicologia psicologia ou a fenologia ela pode na relação com a psicologia ser uma epistemologia aes epistemologia com água pode é
possibilitar uma clínica mas o caminho não é directo quer dizer a fenologia tem muito mais condições de na relação com a psicologia contribuíssem de uma epistemologia do que sendo uma clínica porque se a fenomenologia é uma análise reflexiva é uma reflexão ela é não vai acontecer no ambiente psicoterapêutico eu posso até depois desse momento psicoterapêutico analisar esse momento psicoterapêutico é reflexo de uma análise eu tenho que pagar o curso diz é um a oposição do fenômeno logo é de um observador 'desinteressado' como que na clínica uma intervenção clínica se pode ser um observador desinteressada não
tem um tem como como se colocar nessa posição mas porque é um observador do interessado porque na hora que ele faz análise ele tem que justamente é se distanciar e tem que analisar aquilo mesmo ele não pode é porque esse é essa é a motivação fenomenológica então ela é reflexiva uma um raciocínio é uma uma metodologia que não é uma intervenção vamos assim então é é eu penso que não dá pra pensar tecnologia e mesmo a psicologia tecnológica com uma abordagem psicológica aí tá aqui ó com com o desenvolver a gente vai vendo isso aí
por fim é falar um pouco da psicologia fenomenológica porque falar um pouco né vou adiantar já pra vocês não ficarem assim no fim surpresos né não existe essa tecnologia fenomenológica desenvolvida russell ele mostra a necessidade de uma psicologia fenomenológica ele define o que ele pensa ser uma psicologia fenomenológica e ele indica caminhos né ele descreve a psicologia fenomenológica mas ele não desenvolve a atriz disse que é tarefa do psicólogo é isso e desde então a alguns autores até tentaram partido disso a propriedade está em ela ela dá uma certa continuidade a isso mas depois ela
vai para o campo que interessa da filosofia porque é uma filósofa o melô ponte também ele tem uma contribuição nessa psicologia fenomenológica do russel mas ele também era um filósofo e depois ele vai para o campo dele que é mais pra antologia mas nós não temos é vamos assim um grande psicólogo né que tenha é partido nessa dessa dessa concepção e desenvolvido temos na biologia também o tempo da equipe por exemplo que foi um biólogo holandês é ele tenta é vamos dizer assim desenvolver essa psicologia fenomenológico mas ele é um biólogo não tinha intenção tão
psicológica tinha muito interesse nos nas estruturas psicológicas mas ele não não por ser biólogo tinha outros interesses também e assim por diante um tem interesse de um psicólogo nós não temos isso na história da fenomenologia vou dar só pra vocês uma uma é um panorama logia né o fundador de um rússia né a palavra fenomenologia uma palavra complicada aliás no russian muitas palavras são complicadas porque porque o russell era matemático ele não era filósofo não fez faculdade de filosofia ele era um matemático e por isso que ele era muito recriminado né porque na época nem
considerava os colegas da universidade da academia nem considerava o curso como um pensador de profundidade porque ele não era formado em filosofia ele era um matemático né russell ele tinha é essa prática é você e lhe permitia na nos estudantes que os estudantes não fossem de filosofia né daí filosofia então tinha muitos alunos que vinham de outras áreas a do rei na que foi o primeiro assistente dele vinha do da área jurídica do direito de estarem estava vindo da da área de deter a turma língua depois da psicologia na época estava pedagogia pedagogia que ela
estava com stern o vídeo com ramatiz da biologia ela tinha matemáticos lá e isso ajudava de homens e mulheres é também o seu permitia mulheres ana e naná sua na sua turma coisa que não era comum na época né o edital vai ser a primeira a filósofa com doutorado mulher atirar e doutorado na filosofia uma das coisas que levou as de ser tão perseguida também isso contribuía com o argumento que usavam é contra russell que tá vendo como um filósofo de verdade não fosse de verdade não tenha biólogo psicólogo é matemático nele estaria dando as
suas as suas investigações para filósofos né e ainda com mulheres né e que mulher tem profundidade e filosofia é o pensamento da época né então mulher não tem profundidade na mulher pra a formação da mulher para outras áreas não profundidade humano né isso contribuiu muito para a rússia não ser considerado um grande filósofo gosto de profundidade e tecnologia é algo muito difícil na época até hoje né mas assim a o paradigma é inaugurado pela tecnologia é uma mudança de raciocínio na tecnologia depende de um esforço ele não é ele não é um trabalho só de
rudd são de leitura e de apropriação do conteúdo né na verdade implica toda uma mudança de atitude né e que implicam querer não é natural eu preciso querer aquilo é preciso é é me esforçar para aquilo né então as pessoas não entendiam muito bem quando entendiam que é muito rapidamente confundiu muitos confundiu muita então teve uma 11 momento que o russell pediu pro um dos últimos assistentes o irã fink escrevesse um artigo dizendo que a fenomenologia não é porque muitos diziam muito na época diz assim a fenologia um neopositivismo um dos lemas inaugurados na investigações
lógicas é voltar as coisas mesmas né é o positivista faz né do ponto de vista superficial e positivista faz ele vai até os fatos e os fatos mesmos então os alguns positivistas dizer o senhor rússia um novo neo positivista outros diziam se na rússia ao neo campista e que a escola do neoconcretismo né é justamente a possibilidade de chegar coisa mesma então alguns dizem assim o russo está mostrando o caminho de chegada coisa mesmo que está dizendo voltar as coisas mesmas então é possível chegar a coisa em si então ele é o cante sexta então
tinham várias interpretações sobre a fenologia porque ela também era mal compreendida russell é por esse histórico ele acabou sendo um autor que manteve um pensador que manteve muito fiel o pensamento da filosofia então nós podemos dizer que ele manteve os termos da tradição filosófica uma coisa que por exemplo raiva ele não vai fazer o raio ninguém vai perceber a necessidade de mudar palavras criar palavras novas para poder mostrar outros sentidos é justamente porque aquele estávamos desgastados o funcionam o museu mostra outros sentidos mas mantém a palavra por exemplo um eu acho que é mais problemático
para a gente que é da psicologia palavra consciência eu acho que esse aí pra nós a psicologia um pouco inferno astral vamos dizer assim não tem tem um problema sério porque pra nossa consciência é uma coisa pra fenologia consciência outra coisa o nosso entendimento de consciência está na fenomenologia mais o entendimento da fenomenologia de consciência não está no nosso entendimento mas o seu uso a palavra consciência porque porque também está vindo de um histórico é da psicologia a quadrilha fez matemática quem deu filosofia as aulas de filosofia que rússia assistiu foi confunde e nessa época
onde já estava num projecto psicologismo então as aulas que os assistiu de filosofia já eram aulas dentro de um projeto psicologismo movimentos ecologistas é então você tem essa história depois como franz brincando que quando ele vai assistir as preleções o francês brentano e entra decididamente nesse ambiente da psicologia então você acabou mantendo essas palavras a palavra fenologia também é uma palavra da tradição o seu não criou esse termo você vai encontrar essa palavra e eu né você vai encontrar essa palavra na ciência os ativistas se encontra essa palavra e hong kong têm lá um texto
que ele fala da fenomenologia dos contos de fadas porque é uma palavra da tradição é consentido diferença diferente que você dá mas é uma palavra da tradição o fundador da fenomenologia que a gente vai falar aqui é o russel frente por favor vamos é ela definiu que a tecnologia tem muitos caminhos nem eu gosto do caminho esse caminho que eu voltar apresentar para vocês a a fenomenologia comum ciência do fenômeno a fenologia como analítica intencional a fenologia com o método ea tecnologia como ciência de rigor eu acho que essa é uma maneira vamos assim que
é possível de uma forma mais rápida entendeu que a tecnologia é uma ciência do fenômeno é uma analítica intencional na volta um pouquinho software só para terminar é um analista intencional mais um metro ea ciência de rigor nósseis entender esses quatro pontos já tem uma boa noção do que a tecnologia é bom a rússia está aqui né só para ilustrar né morreu em 1958 e 158 morreu em 38 59 morreu e 38 é é deixou muitos inscritos como vocês sabem né publicou muito pouco é publicou mais por obrigação do que por por produção não é
o curso de uma carta que ele manda onde ele diz assim senhores próximo da morte ele disse agora que estou percebendo o quanto é difícil morrer né porque é é a tanta coisa pra fazer está sendo difícil morrer a ser difícil entregar e deixar tudo aí né pois só assim que ele deixou está tão difícil morrer depois de tantos inscritos é quase 45 mil em média 45 mil páginas estão grafadas a e oe na grafia é uma espécie taquigrafia são sinais que que se padronize para poder reduzir a escrita para poder escrever mais rapidamente né
você tinha um pensamento muito muito veloz é ele usava sistema grafia justamente pra poder não perder é poder produzir não tinha gravador não tinha nenhum tipo de instrumento pudesse facilitar isso então ele tinha que o que pensa para estenografia né e deixou essas quase 45 mil mais ou menos médio 20 45 mil páginas estão grafadas é e publicou seis obras em vida e todo o trabalho de de publicação começou depois da silva praticamente depois da segunda guerra mundial é o seu sim sabem que na década de 30 ele é reitor da universidade de friburgo e
foi expulso da universidade não é por uma lei e foi justamente quando o hitler assumiu como chanceler é e aí é ela lançou uma lei nacional da exoneração dos funcionários públicos que eram judeus você não era judeu ele era é nasceu numa família judaica é até os 18 anos permaneceu como judeu depois converteu ao luteranismo é tão o sangalo ter andado no entanto o nazismo não entendia só o judaísmo como como religião e sim como raça então preciso russell tinha que ser exonerado e foi exonerado essa é uma grande polêmica na relação com ray guiné
porque o rio de janeiro uma semana antes foi nomeado reitor pelo hitler o rádio fica quieto não fala nada o seu exonerado recebe sonegação e depois de uma semana o raid ele assume a reitoria é um ponto polêmico aí nessa nessa nesse histórico e desse período e é nisso né o curso acaba de certa forma não são não tão é perseguido porque já estava idoso então eles meio que tinha já não é isso aí não vai ter tanto perigo mas quando ele morre os discípulos ea esposa do russel é passa a ter a preocupação com
os inscritos porque em friburgo não sei se foi 35 36 já teve já tinha tido a primeira queima de livros na reitoria do regia a juventude nazista é já é fizeram na época organizar a primeira queima de livros então de certa forma os discípulos do russel ali né ea mulher tinha medo que ele não fosse confiscado e que eles vão fazer com aquele poderia destruir era muita coisa a eles resolvem levar é é com um bambolê daqui que foi idealizador disso levar toda a biblioteca do russel não só os os inscritos do russel mas os
livros e assim por diante a universidade lousã é que ficou escondido durante o período de guerra aí depois da guerra eles fundaram arquivo rússia e aí começou de forma sistemática o trabalho de transcrição e de publicação o seu provavelmente não queria que publicasse porque se ele quisesse ele tinha publicado em vida foi bastante coisa pública e porque ele não queria que publicasse né é na vaidade pessoal não é justamente em relação a aumento fenomenológico é justamente é o rigor da análise os eu não queria que essa análise fosse é superficial e não queria que essa
análise fosse uma análise é que trouxesse contradições nós vamos ter que lembrar o seu vem da onde vem da matemática né russell é matemático é ele vem da ciência ele vem de um rigor científico e ele tinha na sua na sua época né somente no final da vida o que ele chama de prosperidade das ciências positivas e uma ciência que tem um método eficiente método científico é um método eficiente a ciência mas o que eu sabia desde o início que não era o método é eficiente para a filosofia que o russo estava assistindo na época
era justamente o prestígio do método científico ea desconsideração da filosofia a filosofia é ou era então se apropriava estava se apropriando da ciência ou ela estava voltado justamente a a uma metafísica é sem razão que a gente deseja estudar esses períodos do irracionalismo essas filosofias existenciais é que não tem mais essa preocupação do rigor não tem mais preocupação do conhecimento e assim por diante mas rússia houve um grande público nisso é de constituir um sabão saber sem rigor não saber ou pelo menos constitui um pensamento filosófico uma filosofia que não tenha 11 uma fundamentação essa
palavrinha vocês têm que guardar sempre né no vocabulário fenomenológico nem fundamentação buscar os fundamentos e aonde que o russel é aprende ou pelo menos se motiva isso com vai atrás que foi o primeiro a mestre dele nas investigações acadêmicas onde vai fazer o doutorado na matemática convence trasgos eu aprendi a necessidade de uma fundamentação saber então o seu vem dessa história de matemática da matemática da continuidade passa a ser assistente do país traz vai atrás de um projeto na época de tentar eliminar o raciocínio geométrico da mdu raciocínio matemático para chegar a uma matemática fundamental
para chegar de um na mão numa matemática radical recebe o projeto vai atrás onde o seu entra o seu então é pela via da equipe médica bom se a gente tem que pensar matemática pura onde está a matemática pura na magneti médica nos números esse número no ano em um tipo de matemática nenhum tipo de cálculo é uma aplicação da matemática então nós possamos investigar os números então isso foi o o começo do russel aí a matemática quando você começa a investigar os números então buscar os fundamentos do número o curso percebeu que a matemática
não dava ou pelo menos não tinha preocupação de perguntar sobre isso para ela só quem sabe que são os números para matemática assim que o número é é uma quantificação de unidade a partir do momento que quantifique unidades e tem números a matemática dizia bom tudo bem mas como se constitui essa quantificação como se constitui a quantificação de saúde dessas unidades para o matemático não interessa interessa aqui é assim o número é uma quantificação de unidade então russell passa a ter uma pergunta filosófica passa a ter uma pergunta que não é mais uma pergunta a
matemática é uma pergunta filosófica então aí não não tinha mais espaço com várias trás ea rússia vai então em busca é do da filosofia a e aí ele encontra na época um grande filósofo que foi franz brincando e franz bretano ofereceu para russell uma uma possibilidade de compreensão disso e essa possibilidade foi a psicologia brincando então é é não era da psicologia científica mais erra dessa corrente chamada psicologismo que essa corrente é filosófica psicologismo é é é a forma de entender que todo fenômeno né tudo que existe tem origem psicológica tem origem psíquica você vai
pensar os valores esses valores eles têm a origem desses valores está no psiquismo está na consciência e chegou à forma com o brincando e tantos outros passaram a entender a realidade tudo que existe é todo todo fenômeno físico é justamente fenômeno físico porque é constituído no como fenômeno psíquico é o psiquismo que vai constituir esse fenômeno físico pois ele não é só físico é um fenômeno porque está constituído no psiquismo e em onde no psiquismo na consciência é a consciência que vai constituir é esse fenômeno essa vai ser a a explicação psicologia está sendo sintético
aqui pra vocês o russo então dentro de si dentro dessa pergunta sobre os números dentro desse estudo sobre os números que ele vai mas a investigar a constituição psicológica desses números os livros existem o russo não concordava com o pensamento dos lógicos e matemáticos onde eles diziam que os números eram coisas e coisas que estavam aí correntes naturais e os números sim podem ser representação uma representação mais uma representação de algo que já está dado nós temos então claro né um aparato capaz de aprender isso que é dado e formamos uma representação disso que é
dado mas o que o que dá onde vem essa representação o que possibilita essa representação de número é justamente aquilo que está sendo dado vão lembrar que galileu já dizia isso eu dizer se a natureza está inscrita por carteiros numéricos se você sabe matemática é sabe lê sabe interpretar esses caracteres 0 a posição dos matemáticos rússia não concordou com essa posição e os eua concordou com o pensamento de brincando com a filosofia de brita não os números são constituídos pela consciência então se os números são constituídos pela consciência o número é depende da consciência eu
preciso saber o que é a consciência eu preciso entender como que a consciência para entender como que a consciência constituí números então isso é visível na no pensamento do russel é quando você vai colocar o senhor mostrando assim a um mais um mais um toque na lógica pode ser ou n quer dizer o que existe enquanto coisa né quer dizer enquanto algo algo é que tem relação com o mundo físico nessa unidade mas isso aqui que une unidade a outra é o que estabelece uma relação entre um objeto outro então você fala se aqui tem
duas canetas então você vai dizer essas duas canetas só existem porque existe uma consciência que vai estabelecer uma relação entre um objeto em outro porque o gesto em si mesmo não pode estabelecer uma relação aqui não tem 2 duas canetas em si duas canetas só existe porque sou eu que estabelecer qualquer tipo de relação adicionando ou subtrair e é isso que você eu falando de uma forma bem simples bem resumida pra gente também não dá pra ficar nisso né é e assim com russell pública então a obra filosofia da aritmética porque o brincando encaminhou russell
pra cacau stuff que era um psicólogo é é já da psicologia científica né que trabalhava tecnologia experimental para orientar rússia nesse projeto é da da constituição dos números e essa vai ser o ecc que você vai encontrar então quem é que estabelece a relação é a consciência e aí você usa consciência intencional do britânico que toda a consciência consciência de que pode estabelecer uma relação isso aqui porque é é uma uma consciência disso aqui vai entrar como dado então é uma consciência diferente da consciência por exemplo como onde vai conceber porque a consciência que vão
de ti vai conceber é justamente uma consciência que vai receber isso aqui é esses dados sensoriais que vão ser apresentados a minha sensibilidade eu vou registrar esses dados sensoriais esses dados vão ser processados na minha consciência vai formar uma representação né e aí é claro que essa representação é é ponto de vista psicológico é é o início é porque é isso eu passo a ver essa caneta a partir da representação da caneta que eu tenho e não isso aqui isso aqui é apenas algo material então vou onde tiver explicar dessa maneira a frança enfrentando vai
dizer não a consciência justamente um sempre uma consciência de daí o conceito de intencionalidade é com esse conceito de intencionalidade aqui a intencionalidade que vai formar então é essa essa representação de 31 até aí tudo bem convenceu nem mesmo se de forma simples dá pra entender isso o problema é justamente a questão da lógica não era nem explicação psicologismo como garantir a universalidade dos números o problema é justamente esse a psicologia é uma ciência que empírica não o russo estava explicando a partir de uma ciência empírica a ciência empírica o ibco nem sempre leva a
universal não há uma necessidade aí como que nesse caso o que é que a gente vê que os números são universais e são necessariamente universais como que a rússia poderia garantir a universalidade dos números como a ciência empírica esse foi o problema e daí que veio aquele famoso debate que russell teve com fred é quando russell pública vi a filosofia da equipe médica o fred que é lógico matemático cai matando nele dizendo justamente isso o museu não pode fundamentar um a um conhecimento na universal que é o a matemática a partir de uma ciência empírica
que a ciência empírica não garante universalidade justamente pela questão da necessária dodô ser necessário o 11 humanidade outra unidade outra unidade necessariamente a 3 não vai ser assim nesse momento histórico e três no outro momento histórico não nesse país é 3 noutro país não é trecho que pode mudar claro são os signos né mas o sentido não sentido universal e aí o russel abandona isso aqui isso realmente agora o russo já sabia quatro meses antes
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