tô estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo o estudo sequencial da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria e [Música] o Olá Nossa saudação fraterna você que nos acompanha de casa seja muito bem vindo a nossa estudo hoje do Evangelho Segundo espiritismo Luziane satisfação imensa estamos aqui trabalhando juntos também damos as boas-vindas nossas intérpretes para libras Eliane Carvalho e Tainan tinum do grupo de estudo sobre os espíritas e aos nossos convidados de hoje Simão Pedro de Lima que é membro da sociedade Espírita casa
do caminho de Patrocínio Minas Gerais e Denise Lino palestrante e escritor Espírita idealizador e apresentador do programa literatura Espírita prazer em conhecer agradecimentos também aos nossos parceiros de transmissão e mais irmãos queridos sejam muito bem-vindos ao nosso estudo uma alegria está contigo Carlos nessa parceria de aprendizado complementamos as nossas feridas internas para libra e a Denise linha Simão Pedro que estão aqui conosco nessa noite e a todos vocês estão chegando esse cheque está muito bonito desde as 2016 nós temos mensagens comentários das vezes até perguntas e isso é muito satisfatório para todos nós demonstra já
estão União essa comunhão então no desse estudo hoje nós vamos dar continuidade ao capítulo 15 até o que a gente está estudando bem-aventurados os aflitos e hoje a gente começa instruções dos espíritos com dois itens bem e mal sofrer o espírito acordar e o mal e o remédio com Santo Agostinho é um que a gente possa iniciar no item 18 a gente traz a primeira pergunta O Simão Pedro quando Cristo diz bem-aventurados os aflitos o reino dos céus lhe pertence referiu-se a todos os que sofrem Simão Oi boa noite mais uma vez uma alegria participar
aqui com vocês nesse estudo do Evangelho o nosso sempre uma é uma renovação de desânimo a gente está aqui com vocês então Viviane Carlos Hoje nossa querida amiga Denise Lino as nossas amigas intérprete de libras e todas as pessoas que estão conosco aqui nesse nesse momento é essa ideia de sofrer interessante nós temos no Capítulo 80 no livro vídeo luz uma análise de e mangues ele dá o título Como sofre a esse capítulo e ele lá fala que é indispensável saber sofrer é esse o sentido que traz aqui essa passagem nós podemos dizer que muito
sofrem mais poucos sabem sofrer e o sofrer por sofrer acha que todos nós sofremos mas o sofrer entendendo o que é de fato a origem de um sofrimento é que faz a diferenciação que aqui é trazida por me acordar essa ideia de entender que todo sofrimento tem uma causa e a solução do soft do sofrimento está na extirpação da causa Ou seja é entender que sofrimento não são punições são avisos alertas que a própria estrutura da lei de Deus nos dá esse aviso esse alerta de que algo não está bom algo não está sendo Bem
feito porque se as consequências e os resultados não são bons é porque as atitudes não estão corretas o sofrimento ele é o indicador como as beatitudes também são indicados bom então quando a pessoa entende que sofrimento não é descuido da parte de Deus que sofrimento não é imposição da parte de Deus ela aprende a lidar com o sofrimento é o que nós chamamos de resignação ela se resina é o que está lá na segunda bem-aventurança percebamos que antes de bem-aventurados os que choram existe bem-aventurados os pobres pelo Espírito ou seja os humildes somente quando a
humildade é que se entende o sofrimento por isso o sermão do monte de várias vezes disse isso as bem-aventuranças não são palavras aleatórias elas são uma escala natural de dependência a virtude da frente depende da existência da virtude anterior então não haverá resignação se não houver humildade Então porque se não houver humildade e a lamentação a reclamação a transferência de responsabilidades mas havendo humildade haverá pergunta porque está acontecendo isso O que eu preciso fazer para que cesse isso então por isso o primeiro bem-aventurados os humildes para depois bem-aventurados os que choram esses nesse aspecto são
os que sabem sofrer e daí eu costumo dizer é que as pessoas dizem que os espíritos gostam de sofrer eu gosto de dizer que os espíritas sofrem com gosto que é diferente de gostar de sofrer a gostar de sofrer não gera aprendizado gerar auto-vitimização o sofrer com gosto é entender a causa e buscar a solução é dar atenção ao sofrimento aos motivos de Então é isso que se coloca aqui nesse tópico nesse item sobre que sobre a ideia de que não é todo sofrimento que é resignado tório mas aquele pelo aquela pessoa que passa pela
situação de Sofrimento entendendo Esses são os bem-aventurados que sobra é muito bem estamos ainda no item 18 Denise nós encontramos ali um trechinho que diz alegrai-vos quando Deus os enviar para a luta vimos aspectos do sofrimento muito bem comentado por Simão Pedro e agora o que essa frase porque que devemos nos alegrar quando mandados para a luta é fechado microfone Denise Olá Carlos muito boa noite Lusiane Simão Pedro nossos intérpretes e os internautas que estão aí como disse a Luziane desde muito cedo com pergunta o que significa estão acompanhando esse estudo de fato como deve
ser feito estudando né esse é um capítulo muito rico de Evangelho Segundo espiritismo por muitos ensinamentos e muitos conceitos que são fundamentais a nossa vivência do Espiritismo uma vivência que supõe exatamente uma compreensão reflexiva Carlos e nesse item 18 que é o Inter sobre o bem e mal sofrer cujo circulou já me chama muita atenção e me agrada muito não é bem e mal sofrer nós temos aqui o espírito que assim na mensagem o a cor der nos trazendo uma informação muito importante sobre isso que eu vou pegar a frase é de Simão Pedro para
que a gente possa Esse é um sofrer com gosto mas Mais especificamente um sofrer compreendendo o papel do sofrimento na terra de um modo geral e Mais especificamente o papel do sofrimento na nossa vida e quais são os aprendizados que decorre dessa experiência e queria também Carlos me reportar aqui é um trecho do Pai Nosso quando Nós aprendemos com Jesus a dizer naquela segunda parte do Pai Nosso não é livrai-nos do mal vejamos que Jesus não coloca ali que livrai-nos da luta porque a luta o enfrentamento do desafio a prova são todos esses caminhos de
aprendizado para nossa vida são momentos de experimentação o texto inclusive faz uma alusão a experiência de um militar mas pode ser a experiência de qualquer profissional que tem apenas uma formação teórica eu nunca tenha feito a parte prática de experimentação e isso acaba ficando uma formação pela metade porque ela é meramente teórica no caso do sofrimento para nós essas quadras do sofrimento elas são fundamentais Elas têm exatamente entre outras funções a função de fazer com que nós experimento temos ampliemos a nossa fé que é um tema correlato a esse que vamos discutir na noite de
hoje então por isso a sentença do espírito na cor derk é alegrai-vos quando Deus nos enviar para luta ou seja o que é um momento e maturidade nós estamos sendo vistos a como aqueles que estamos maduros prontos para enfrentar essas dificuldades em um excelente Lenise Simão a gente tem uma pergunta do Ricardo Mendes a gente muito 35 que a gente queria vincular com a pergunta que a gente ia fazer para você ele Pergunta assim seria muito solicitar que fosse falado algo de quem foi lá cor der e a nossa pergunta é poderia comentar a conclusão
de um acordo era acerca do bem e do Mal sofrer o cordeiro ele foi o religioso dominicano ele é do início do século 19 posso estar enganado mas deve ter acho que nasceu em 1802 se eu não estou enganado é um religioso dominicano ele ele trabalhava com a ideia da educação para a vida então é um dos grandes nomes que são trazidos pela pelo Prisma da educação religiosa Então os dominicanos tinha essa eu vou constante a Deus como símbolo da educação humana então da cor dela ele representava a essa essa característica Jan baptist Henri lacordaire
é o nome dele Oi e a segunda parte a conclusão dele não está aqui no Twitter né no tópico meu a ideia do bem-aventurados os aqueles que têm oportunidade de provar em sua fé é é importante Esse aspecto porque quando falamos do sofrimento nós temos que entender alguns aspectos do ponto de vista de reforços de linguagem reforço de conceitos e muitas das expressões são figurativas são expressões para um reforço para dar uma intensidade no raciocínio então a ideia quando se fala bem-aventurados os que sofrem bem-aventurados aqueles que podem ser provadas ela não leva a uma
ideia de submissão ao sofrimento de de punição né punibilidade É apenas uma forma de ser abordar e quando se diz bem-aventurados aqueles que podem ser provadas se nós trouxéssemos Esse aspecto é uma realidade espiritual se olharmos a questão 132 do Livro dos Espíritos nós veremos a finalidade da Encarnação e lá vai dizer que a finalidade é a evolução em poucas palavras resumidamente é evolução significa que para estar encarnado é preciso estar no ponto em que favoreçam o processo evolutivo estamos no momento em que entendemos a oportunidade evolutiva ou estamos em condições de seguir com essa
oportunidade evolutiva se observamos uma matemática mais ou menos simples e aproximada a população da psicosfera terrestre é muito maior do que a população é que está encarnada se aqui na terra cabemos né Mais ou menos 7 a 10 milhões de pessoas e temos muito mais do E lá fora não seja no plano espiritual na dimensão espiritual os que aqui estamos é porque tivemos uma oportunidade uma oportunidade para evoluir uma oportunidade para refazer nossos caminhos uma oportunidade para reparar Nossas ações como instalar no no item 16 é do Capítulo 7 do livro céu e inferno então
vejamos que por esse Prisma aquele sofrimento aquele Sofrimentos daqui da terra da Encarnação eles fazem parte da nossa oportunidade de crescimento do nosso meio de crescimento e bem-aventurados porque estamos aqui nem condições de fazer a reparação em condições de redirecionar os caminhos nesse mesmo Capítulo 5 nós temos aqui uma fala de Kardec que diz que o espírito frequentemente já nasce no meio que já viveu para estabelecer novamente as relações se não vejamos quis que oportunidade é essa que bem-aventurados essa porque há bilhões estão aguardando a sua oportunidade para estar aqui na terra que olhamos a
questão 230 do Livro dos Espíritos nós vê né veremos que na erraticidade no plano espiritual é o termo que utilizo na questão o espírito no estado errante em volumes eles dizem em conhecimento segundo a sua vontade mais sol contato com a matéria diz permite exercitar o conhecimento adquirido vejamos a conjunção adversativa mas somente o contato com a matéria mostrando os então que somente aqui na terra nessa estrutura em que vivemos é que temos a oportunidade de refazer os nossos atos então isso uma bem-aventurança mesmo que seja pelo meio do sofrimento então É nesse sentido que
vem o aspecto da provação não é um sentido de Só por Deus de escolha por Deus esse só pra que ele não não é um jogo não é um tirar a sorte é uma pura consequencialidade daquilo que fazemos Então bem-aventurados os que estamos nessa oportunidade e isso é um alerta aproveitemos esta oportunidade porque senão a bem-aventurança passou a ser a teoria mas a prática nos distanciou dessa bem-aventurança então que valorizemos essa oportunidade de estarmos aqui porque é aqui que podemos refazer nossos atos anteriormente praticados os efeitos não foram solidários é muito bem Simão olha as
9:39 Francisco ruberlanio fez um comentário eu gostaria de compartilhar tem despertado o interesse com estudo do Espiritismo desde o início da pandemia e uma e uma coisa digna de elogios é que Diferentemente de qualquer outra religião e dependem única e exclusivamente da fé e ele segue mais embaixo e ainda 18:39 o espiritismo valem e traz embasamento científico filosófico matemática etc Eu acho que isso fascinante Pois cada encontro desses estudos é realmente uma aula é o nosso agradecimento seus comentários Francisco você e todos que estão se aproximando do Espiritismo muito bem vindos fica bem claro que
o espiritismo não tem preocupação de fazer proselitismo portanto não está querendo convencer vocês a serem ninguém a ser Espírita mas sim nós todos trabalhamos para sermos melhores e desejamos que o nossos nossos irmãos também se aperfeiçoem e os erros nos ajuda nesse processo então muito bem vindos ao estudo é esse essa oportunidade como o crescimento pelo terminou de falar agora de aprender a teoria mas o que vai contar de fato é a vivência dessa teoria Oi Diana relação com nosso semelhante Enquanto encarnados aqui porque senão cumprimos bem teremos que voltar não é e o Simão
Pedro me fez lembrar de Jesus aquele que quiser salvar a vida a lá no evangelho e se vai perder a vida mas aquele que renunciar à vida por amor de mim e se a ganhar a então a gente entende que a pessoa que cumprir bem aqui fazendo de fato a à vontade de Virna e cumprindo a lei divina ele não precisa repetir a experiência portanto ganhou a existência e vai Avante na sua evolução e quando a gente vem para cá Fica perdendo tempo com bobagem disputas e essa coisa toda Então a gente tem que refazer
porque eu não fez o que tinha que fazer tem que comprar vão ter é a existência tá tudo no evangelho gente moleque do mal de mim para tudo no evangelho tá não tá Luziane é só a dele é muito bom vamos então para Denise vamos entrar no item 19 Denise aqui é o mal e o remédio não é santo Agostini se essa mensagem titular do mal e o remédio com a pergunta será a terra um lugar de gozo um paraíso de delícias que ensinamento celtas gostinho nos traz nesse trecho que termina com a afirmativa que
é uma pergunta em voz que mais sofrem se considerarmos os afortunados da terra Carlos essa pergunta é muito interessante esse me tem como um todo né o mal e o remédio é pelo texto em si pelos ensinamentos mas também pela autoria do texto que é Santo Agostinho e nessa ordenação de Evangelho Segundo espiritismo já nos trouxe diversas mensagens lá no capítulo 3 não é quando vai nos apresentar a terra como o mundo de provas e expiação então lá no em três capítulos sobre as muitas moradas da casa do pai não me falha a memória O
Simão Pedro pode até me corrigir que eu sei que ele deve saber de memória todas as mensagens das instruções espíritos são que são Agostinho e é ele que nos leva lá no capítulo 3 do Evangelho a essa compreensão do que é estar no mundo que é um mundo caracterizado pelo fato de que o bem ainda não existe de forma plena e se colocando acima do mal no sentido de se colocando como parte das práticas das nossas ações no dia a dia então é por essa característica que Santo Agostinho lá no capítulo 3 vai designar na
terra o mundo de provas e expiação e aqui no capítulo 5 nesse item 18 veja que ele vai retomar essa ideia né nos fazendo agora uma pergunta que nós iremos é uma pergunta retórica o Capítulo cinco para depois dos três a gente vai conseguir responder a pergunta sem maior dificuldade é um ser a terra um lugar de gozo um paraíso de delícias se nós compreendemos bem o conselho que vem lá do três né e entendemos O que significa provas e expiações ou seja desafios e aprendizados Retorno à luta mas no campo piso e esse luto
aí nós poderíamos colocar com letras maiúsculas e destacadas nas porque tem um sentido bastante amplo E é exatamente lutar conosco mesmo não tá em relação ao meio em que nós estamos para transformá-lo de uma forma responsável e de uma forma colaborativa então a terra de fato não é um parque de diversões né a terra não é um lugar aí que nós estamos aqui para nos divertir ou para descansar até esse espaço que a oração do pai-nosso caracteriza muito bem a esse espaço e que nós estamos aí numa luta e pra tá dando nos defender do
mal e o Espírito Joanna De Ângelis às vezes muito bem na obra liberta-se do mal ela vem nos ensinar como fazer isso e aí quanto Santo Agostinho ao final da sua mensagem ali e voz que mais surpresa consideraremos os afortunados da terra ele nos traz uma outra questão retórica e uma questão reflexiva para nós verificarmos se nós nos consideramos afortunados ou infortunados que tem uma diferença e radical são antônimos as duas palavras se nós considerarmos porque soubemos importunadas ou seja nós vamos estar no conceito de Sofrimento materialista e aquele que nos levaria a pensar que
os que sofrem são os degradados do mundo mas só tá curtindo nos traz o outro raciocínio por base na mensagem de Jesus e um conceito Espírita e é o dia' funcionamento ou seja e nós nos sentir o pão esses pelo fato de estarmos participando das aflições do Senhor e do espírito humano que uma mensagem extraordinária sobre isso e lá da aflições que salvo melhor juízo está no livro caminho Verdade e Vida e ele nos coloca numa perspectiva de que estaria Jesus é desconhecedor seria Jesus aliás melhores é desconhecedor das nossas atenções ao contrário ele participar
conosco e quando nós entendemos o sofrimento nessa peça aqui em cima de resignação Renan Mika nós nos sentimos de fato afortunados e por isso Kardec pega das bem-aventuranças e traçar bem-aventurados os aflitos para ser a primeira colocada para o nosso conhecimento estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo a linda das palavras de Simão Denise e a gente vai vir Quantos capítulos compreendendo as sendo estudado para nos conduzir na Consolação aqui o aqui o espiritismo comece Consolador prometido veio trazer Simão ainda nesse em 19 existe um remédio seguro diante do sofrimento sim sim qual seria esse remédio
e aqui só tá com chile coloca o remédio sendo um monossílabo a fé nos diz que a fé é o remédio seguro para as para esses momentos de tribulação para esses momentos por assim chamá-los de Sofrimento agora Esse aspecto de fé trazido por Santo Agostinho ele não vem no aspecto teológico para ele vem um aspecto de uma relação pessoal da criatura ou criador de uma relação pessoal entre o a pessoa e Deus por isso é interessante nós trazemos uma ideia queimando nos traz na questão 354 do livro O Consolador que ele diz que ter fé
e guardar no coração a luminosas É sim Deus certeza que ultrapassa os limites das crenças religiosas então preciso que nós entendamos Esse aspecto da fé não como elemento teológico advindo de religiões pelo não pelo contrário mas de maneira diferente a fé ela transcende os aspectos religiosos a crença religiosa estabelece um quadrado dentro do qual a festa e coloca para a ideia é uma menina mas ela não tem limitação é a forma de relação direta entre criatura e criador e também é mano no Capítulo 40 do livro Vinha de Luz ele vai nos mostrar que não
é um um em um estalar de dedos que a fé sem instalar ele vai nos dizer lá nesse capítulo 40 que a árvore da Fé viva não cresce miraculosamente nos corações hu não é algo que se edifica e ele vai dizer no mesmo capítulo que a conquista da crença edificante não é serviço de menor esforço então isso nos Nossa que esse sentido trazido para Santo Agostinho de fé é fruto do nosso próprio esforço de nos conectarmos entendermos essa relação Nossa com Deus e mano traz o símbolo de uma árvore A árvore sempre simboliza crescimento gradativo
de uma semente a um fruto ou de uma semente a nova semente quando se tem frutos e é um processo gradativo que não é ruim do Idoso ele não tem ruídos Ninguém escuta o crescimento de uma a é uma semente que é Cláudia árvore começa a crescer ela não é ruidoso Ou seja fez não faz barulho a feira não é para um aspecto de demonstração senão para própria pessoa os testemunhos de fé são para própria pessoa e não para outras pessoas podem servir de inspiração para outras pessoas mas propositadamente não são para outras pessoas é
preciso entender que há um esforço na festa um apóstolo Paulo falava a peleja na serra é esse trabalho não é algo que foi dado não é algo é algo que foi construído na construção tijolo a tijolo pedra pedra Então esse é o sentido e falando pedra a pedra podemos nos lembrar de lembrar de Pedro que afundou nas águas porque tinha pequena fé e depois titubeou na fé negando ao Cristo quando ele havia dito que nunca abandonaria o Cristo e diz lá Jesus Salvo engano o Capítulo 22 de Lucas ele foi dizer lá Pedro Pedro os
espíritos das Trevas querem fazer te dobrar como o vento Dobra o trigo mas eu orei ao pai para que a tua fé não desfaleça e desfaleceu mas o mesmo Pedro conforme vemos lá no capítulo 3 do sato's o mesmo Pedro olhasse Capítulo 2 o mesmo Pedro curou um paralítico dizendo a ele ouro e prata eu não tenho mais o que eu tenho eu te dou em nome de Jesus o Nazareno levanta-te e anda então o mesmo peso que afundou nas águas porque tinha pequena fé robustez eo se na fé cresceu na fé e com a
fé curou um paralítico esse essa é a demonstração é esse sentido de fé e Santo Agostinho traz aqui para em termos devemos nos libertarmos do aspecto do sofrimento então por isso ele diz aqui que é é o melhor remédio é o remédio eficaz mas um remédio que ele é manipulado e não é comprado Pronto ele é manipulado por nós nós manipulamos esse remédio chamado certo Oi tudo bom ficou sentido de Claro de construção ao longo do tempo né Eu já ouvi pessoas dizendo mas eu não tenho fé é uma conquista não é não vai não
vai ser dada de graça excelentes em mãos é apesar de ter passado Denise é porque confirmo que se mão falou e também agrega mais alguma coisa fala o que você colocou ali no privado sobre o enredo a cor der por gentileza faz outra pergunta depois tá bom o Simão Pedro faz muito feliz né Quando trouxe aí de memória a biografia do aquilo acordar que foi o religioso envolvido com as questões educacionais e recentemente eu li um texto do Espírito Vianna de Carvalho psicografia hidráulica Franco e Olá cordel foi um dos que não estou para que
o auto de fé de Barcelona não acontecer ele percebe né pela libertação dos negros espírita um banho e ele tem uma posição muito destacada naquele momento da igreja porque ele tem uma posição muito proativa e função dos pobres e oprimidos e isso lhe colocava sempre em situações digamos muito delicadas do ponto de vista das relações hierárquicas e muito provavelmente ou talvez tirando aqui o Muito provavelmente com toda certeza foi essa sua atuação e o Face tão logo desencarnou o tecido vinculado a equipe a do espírito de verdade e dando várias comunicações e o evangelho segundo
espiritismo para quem gosta de biografias eu recomendaria pede aquele livro expoentes da qualificação Espírita e uma obra que eu recorro sempre para saber quem foi quem ali Eu particularmente gosto de biografias E aí lá nós encontramos vários vários desses que assinaram os seus textos essa informação se puder por Viana de Carvalho com pés que me chamou muita atenção eu lixo recentemente estudando o Livro dos Médiuns está no livro momentos de sublimação é muito bom agora nós vamos fazer uma pergunta de Regiane Lima tá ligado essa essa esse 2019 foi às 9:05 ela coloca assim o
que Santo Agostinho quis dizer no item 19 o senhor os seus selo em todos os que nele creem o que seria esse ser o Denise essa é uma pergunta muito interessante Carlos e aponta exatamente para quem está refletindo para quem está estudando nossas começar de forma muito básica Lembrando que nessa afirmativa aí o senhor após o seu celular aqueles que nele creem nós não estamos tendo uma informação literal né essa informação ela tem níveis de significado e tem nível e simbólicos e também essa informação não significa dizer e Deus separou uns que ele gosta mais
de outros que ele gosta menos vamos lembrar da questão sempre O Livro dos Espíritos em cuja resposta estão esclarecimento e o resumo da lei de evolução que nós somos criados simples e ignorantes mas a cada um de nós Deus nos dá uma missão o PIB progressivamente pelo conhecimento da Verdade dele nos aproximar então quando nós temos aí no item 19 à Santo Agostinho afirmando que Deus Ah pois o seu celular com todos aqueles que nele crê nós temos aí Pelas nossas atitudes a demonstração da nossa vinculação com a misericórdia divina então muito antes de ser
um processo digamos de fora para dentro Deus coloca a modo fixo não é um selo em alguém uma marca essa marca de fato ela surge de dentro para fora como resultado das nossas atitudes creem aí vai na direção do Simão Pedro já esposa aqui essa e não é um sentido de crer nem teológico nem de festa é o lógica mas esse crer aí significa muito mais significa uma resignação dinâmica ou seja entender por que que eu sofri porque aqui esse sofrimento precisa ser acolhido e trabalhado esse crer envolve uma fértil também é dinâmica e uma
fé que olha para a mensagem de Jesus desclassificado esse crer leva em consideração a nossa condição de espíritos encarnados na terra nesse momento numa das etapas da nossa romagem evolutiva Então essa expressão de Santo Agostinho até para me servir também dormir a Simão Pedro disse antes é uma expressão que do ponto de vista literal ela diz muito menos do que quando nós olhamos para os seus significados profundos para a sua metáfora no sentido em rir aqueles e vivem conforme má-fé resig nada vivem de pão forma que é como se tivesse um selo de qualidade ou
seja tivessem de fato uma expressão de sintonia ele se destaca na sociedade o irmão Quer comentar alguma coisa não dentro disso mas nós podemos observar que essa fala Santo Agostinho era religioso ele foi um dos patrícios e ele está dentro do grupo que nós chamamos de do Evangelho então ele ele mergulhava ele passeava ele ele ele andava nos Evangelhos junto com vários outros projetos que vieram na do século primeiro e até Agostinho Então esse preciso observar que ele traz símbolos característicos da a Natura bíblica e se nós olharmos na literatura bíblica nós temos sermos por
toda parte nós temos selos lá no Deuteronômio no Levítico até o Apocalipse nós temos por exemplo o evangelista João ele vai dizer que Deus selou o redentor beijo Deus selou o redentor Isso é uma fala de João se olharmos Paulo na sua carta aos romanos ele foi dizer ele diz que a circuncisão é o seu da presença de Deus mesmo como com a as os recursos literários a depois Paulo também Salvo engano aos Efésios ele fala que os crentes são selados com Espírito de Deus Oi e o mesmo Paulo na primeira carta aos Coríntios ele
fala dos convertidos e dizem que os convertidos recebem o selo do Criador e no Apocalipse que mais se tensão selos netzer que que traz essa ideia são marcas são marcas no aspecto simbólico são os céus sentido literário do aspecto da marca daquele que é o crente ou seja daquele que se vinculou ao criador no aspecto da Fé efetiva então é uma marca e nessa frase Santo Agostinho nós vamos observar lá é aqueles que creem Não é esse é a frase era ela tem que ser vista com uma forma diferenciada Deus marcou né o Deus eu
uso muito algumas traduções do salvador ele usa o ele em vez de a posição ele coloca marca então Deus marcou com seu selo todos aqueles que creem em outras palavras todos aqueles que creem são arcados pelo selo não é o selo que marca o que crer é o fato de crer que da condição do selo então aqui é uma análise sintática da frase ela vai nos mostrar isso não ela cria aqui uma forma é subordinativa mais de uma forma subordinativa invertida Ela utiliza a antítese figura de linguagem antítese para inverter a sintaxe da frase então
aqueles que creem são selados e não há são selados os clientes como determinante lá então aqui há uma inversão na forma de sintaxe da frase então aqueles que creem recebem o selo e não recebe o selo os que crêem o investido muito bom Denise Simão muito caro a Jupira Ferreira as 21:36 a Jupira também com a Jeane mas são participantes aqui a siglas assim fazendo comentários e perguntas Então 2836 ela coloca assim Simão a dois necessária seja física ou moral para evoluir o sofrimento é nosso escolha que você nos diz é só uma frase aqui
de certa forma tornou-se um chavão né a a dor é inevitável o sofrimento é opcional em uma frase que tornou-se uma referência é justamente dentro daquilo que nós já conversamos aqui o aspecto de Dores simplesmente não conterrâneo conterrânea do estado não é Djalma argollo conterrâneos seu aí ele dizia que a dor não rede de fa a rede no redenção é pela pelo comportamento ante a dor e esse comportamento pode ser assumir o sofrimento como Victor vitimização ou assumir o sofrimento como consequência e não se modificar as causas por isso a ideia de Sofrimento escolha nesse
sentido de vitimização eu tenho opção de lamentar a construção de reagir e eu lamento assumiu a dor como um elemento de Sofrimento se eu reajo não assumir a dor como elemento de sofrimento mas como um elemento de indicação para a mudança de Conduta e tá uma frase até toma um efeito filosófico muito interessante e que expressa de fato uma realidade uma verdade é um excelente bom agora é a Cris as 9:38 pergunta se existe um livro espírita que ensina a desenvolver a humildade dele se nós estamos estudando esse livro né por Excelência O Evangelho Segundo
o Espiritismo eu queria para você Cris que toda a literatura Espírita Vai Girar em torno de como nós podemos desenvolver essa virtude então se você tá bem focada nela a minha sugestão é continue bastante ligado aqui o estudo porque o livro por Excelência é o evangelho segundo espiritismo você vai achar e muitos outros livros histórias exemplos casos vividos por encarnados e por desencarnados que obter tomados como boas as notificações para quem está querendo treinar e é o caso de todos nós precisamos treinar a humildade E aí nós temos aqui as excelente Denise é o Rui
Sérgio Cunha as 21:39 se não pense que a pergunta sobre a perspectiva do capítulo né da dor do sofrimento ele Pergunta assim quem pratica a doutrina do Espiritismo pode ser cremado pode Recifes pode essa questão de sepultamento cremação isso são são formas de destinação daquilo que uma linguagem mais Espírita dos despojos físicos na linguagem mais coloquial do corpo físico então há nenhum impedimento a isso há nenhum impedimento há uma recomendação lá no da década de 70 e início dos anos 70 feita pelo Chico lá no inclusive entendeu for que ele faz uma sugestão que se
aguarde 72 horas o que isso aconteça o nosso uma sugestão dele obviamente em vazadas para que se aguarde não vejo assim proibição nessa observação que ele faz né pede que você aqui se aguarde e isso Nós pensamos mais com mais clareza com aquela ideia que muitos dizem não sei baseado em que vai mas não pode cremar que o espírito vai sentir falta do seu corpo bom sepultamento daí alguns meses o corpo também não existe mais não mas o espírito vai sentir o calor do fogo então vai sentir o sufocamento da do sepultamento essa questão não
está no ato de sepultar ou de cremar ela está no conceito que a pessoa tem de vida da vinculação que a pessoa tem com a materialidade da visa Isso fica muito claro quando olhamos lá o livro céu e inferno a segunda parte as é mas dos Espíritos não o espírito são só por mais ou menos 8 horas de desencarnação e mal se lembrava que tinha um corpo tanto que perguntar a ele que sensação Ltda ver no seu corpo sendo velado ele fala meu corpo assim eu tive um isso fazia 8 horas mais ou menos e
outro lado do outro temos o espírito liso é que que por cento e cinquenta anos sentiu todos os efeitos do processo de vinculação um corpo então não está no ato crematório o sepultamento está na vinculação do Espírito com a materialidade ou seja um grau de materialização da estrutura mental desse espelho é muito bom excelente a gente fica assim até meio perdido ouvindo né Muito interessante de Daniel Rosa de Assis as 9:46 Ele pergunta passar pelas provas com proveito evolutivo que se depura sem perfeições e cultiva as virtudes traz luminosidade ao ser resiliente no sofrer com
aperfeiçoamento Denise isso é um Veja só o que é que Daniel nos pergunta né passar pelas provas aí vamos juntar com o final da pergunta traz luminosidade ao ser resiliente não sofrer com o aperfeiçoamento veja se nós ficássemos com a questão do Daniel só nessa parte sem o aposto da pergunta nós já deveríamos sim não é porque passar pelas provas sendo não sei resiliente ou seja em nossa compreensão da chamada res a dinâmica Ou seja já compreensão da colhida de Sofrimento que não significa dizer ah eu sou porque Deus quer a minha vida é assim
não buscar a resposta resolução resolve resolutividade para as situações difíceis isso não é resignação dinâmica a resignação dinâmica e está em acolher entender e tem uma postura proativa que começa primeiro com a festa foi a nossa discussão na noite de hoje e caminha para a resolução das situações então Daniel IFA passa pelas provas um essa disposição para acolher e resolver e ao mesmo tempo aprender no processo certamente que evolui e faz é por ano as suas imperfeições vai domando também as suas margens em Nações e curando as suas de pessoas em É isso mesmo a
Mirele Moraes ela compartilha algo dela mas que nós entendemos que a resposta pode nos conduzir a todos a uma profunda reflexão ela diz assim como é a visão espírita no sofrimento sua mãe quando perde uma filha ainda criança para o câncer todo foi muito rápido Faz três meses da desencarnação você poderia comentar assim não por favor e esse esse item especial eu 21 aqui do estudo em perda de pessoas amadas mortes prematuras nos beijamos até a palavra perda eu acho importante porque as pessoas têm hábitos as os espíritas em grande parte de dizer que ninguém
perde ninguém perde pede sim perde a convivência pede a relação direta perde o afago direto perde o toque material perde tudo isso então assim perda a mas só pede aquilo que se tem ninguém tem ninguém aí é uma filosofia por demais amplíssima mas não é dentro desse contexto a perda que se tem é a relação direta mãe pai filho e e não precisa ser entendido e respeitado chegar para uma pessoa dizer não você não perdeu se perdeu se aquela convivência assim a relação mãe e filha sim amorosidade não a relação espírito espírito não mas aquela
relação sócio-familiar ela foi afetar e isso precisa ser respeitado e isso é o luto então é é algo que sim entristece machuca dilacera a fechou principalmente na relação mãe e filha mas isso é da natureza de estar encarnado Aí sim depois de entendermos isso respeitarmos a dor concordarmos com Choro concordarmos com aqueles tesão por que muitos dizem não não se pode chorar eu digo aqui em casa Bom dia que ele desencarnar ninguém chorar quem vai chorar sou eu porque ele assim Onde está aquela demonstração de amor está naquela lágrima que é revertida é diferente do
a lágrima vestida desesperadamente não se fala da do desespero se fala da lágrima da tristeza e essa é forte e essa lágrima da tristeza é uma prece por aquele que retorna a lágrima do desespero é uma cobrança para aquele que retorna mas a lágrima da tristeza daquele coração que ama e que sentiu e sentirá a ausência é uma prece de reconhecimento da amorosidade Nutrivida na relação entre aqueles dois seres aqueles dois espíritos então isso são três meses o que são três vezes pouco tempo e nós precisamos perceber que nossa nossa nós aqui encarnados Vivemos num
ciclo de retornos o filósofo minissérie arde ele trabalhava muito bem com essa ideia quando ele escreveu um texto chamado Nick do Eterno Retorno mostrando-nos que os acontecimentos vão se repassando e E com o tempo nós vamos lidando com eles então pensemos o nosso ano é um ciclo do Eterno Retorno todos os anos nós temos um aniversário todos os anos nós temos o Dia das Mães todos os anos nós temos Dia dos Pais todos os anos temos Natal e sempre vem então é natural que no primeiro ciclo nós percebamos que o último eu estava com aquela
pessoa e se eu não estou o segundo ciclo eu diria eu no anterior não é no antepenúltimo eu estava com aquela pessoa no último não estava no 3º ciclo eu vou dizer por duas vezes e não estava e com o passar do tempo eu vou lidando com essa situação e a sensação de vazio vai diminuindo mas não a sensação de saudade amorosidade a tristeza vai cedendo o espaço para novas ações mas nunca leva ao esquecimento aquela dor que cortou ela passa a ser uma dor que permanece mais administrada então por isso os antigos o sábio
os nossos na das nossas famílias dos mais antigos diziam que o tempo é o senhor da razão então para essa Mãe o tempo será o senhor da razão o tempo associado a busca daquela demonstra aqui ao fazer uma pergunta desse nível o tempo associado ao que ela demonstra aqui de buscar o entendimento para os acontecimentos e o final do entendimento bom e que tudo está certo mesmo que não nos pareça estar bem então deixemos o tempo como o senhor da Razão cuidar e vamos trabalhando o que nós devemos continuar aqui na terra porque esse aqui
ficamos é porque nós Ainda temos o que fazer aquele que retornou já cumpriu o que tinha que fazer E aí merecidamente voltou para casa efetiva que nós temos e é o mundo espiritual e onde vamos aguardar na Simão para o reencontro Com toda certeza né se não voltar a reencarnar na inclusive na mesma família muito bom é Maria de Lourdes Silva Eu já ouvi preces onde pede-se a Deus que aumenta a nossa fé é vale desse pedido nessa construção da Fé como explicou brilhantemente os irmão dele está muito comentou Denise poderia comentar por gentileza Olá
Maria de Lourdes às pressas em que pedimos para aumentar a nossa fé elas refletem muito a nossa concepção é relativa a nossa vinculação com a espiritualidade né reflete o como nós estamos pensando ou seja ainda um fora para dentro porque aí pedi para aumentar a fé mais ou menos como pedir para que nós possamos preenchidos como se a fé fosse mais ou menos um copo com água e aí nós colocamos a água sempre que estiver vazio ou que se não tem nenhuma água ainda aquele copo pode ser replantado quanto mais nós entendemos a compreensão Espírita
System E isso se reflete nas nossas preces e para quem quiser alguns modelos o Capítulo 28 desse livro que estamos estudando o evangelho segundo espiritismo vai nos ensinar isso então nós chegamos a compreensão de que não é pedir para aumentar a nossa fé mas é pedir aos espíritos o suporte e para que nós possamos atravessar o Lucidez as situações por isso o título do texto que Lemos hoje que é o bem e mal sofrer para que nós possamos entender o que é o bem sofrer nas várias situações em que nós nos colocamos a fé de
fato é uma construção como destacou Simão Pedro que você diz aí na sua pergunta Assim como as demais virtudes nenhuma delas chegar aí nós como se nós fossemos um copo ou um jarro barzinho e vai ser preenchido pelos bons espíritos de fora para dentro não é assim ó a visão ao contrário dessa nos ajuda a pensar é bem É isso mesmo Denise Simão a Janaína as 22:11 pergunta acerto de mérito em tentar evitar ou fugir da dor É depende o sentido que se usa e para a palavra verbo fugir o evitar sim o fugir depende
do sentido se esse fugir é um desculpe a expressão mas aparentemente jocosa mas se esse fugir das colocar debaixo do tapete as impurezas não haverá solução é um fechar de olhos para uma situação que precisaria ser de e pizzaria ter resolutividade e não um aspecto por exemplo de uma omissão o evitar a dor mas evitar o sofrimento é uma atitude o as atitudes boas ou sofrimento no correram então no aspecto de fuga nesse aspecto de omissão de tentar esconder de si mesmo a própria situação ela não seria salutar porque eu num dado momento a situação
retornará então é preciso que haja a resolvi utilidade é olhar as as suas perceber o momento buscar as calças por isso aqui no capítulo 5 já foi trabalhado a ideia das trabalhada né a ideia das causas anteriores e atuais das aflições então é preciso sempre aqui nós observemos o fato nós nunca era podemos agir ou reagir melhor dizendo intempestivamente fora do tempo tudo demanda uma observação até essa questão do sofrimento o momento de lidar por isso o Eclesiastes lá no capítulo 3 foi dizer sobre o tempo na dizendo há tempo de chorar há tempo de
Sorriso então é preciso observar essa esse momento adequado Qual é o momento adequado não é um momento exterior necessariamente é o momento interior é como eu estou se eu estou robustecido para lidar com a situação é seu estou em condições de achar a solução E se eu não estou nesse momento aí visitação o recuar é necessário mas não recuar no sentido de escamotear a situação mas no sentido de buscar as condições não seja em Minas nós dizemos vou pegar impulso então o impulso só se pega quando dá alguns passos atrás do sofrimento algumas vezes nós
temos que dar algum passo alguns passos atrás para observar nos melhores cenários para que é encontremos a forma melhor de agir então por isso tempo de chorar tempo de sorrir tempo de espalhar tempo de juntar o que se espalhou é o que traz no Eclesiastes lá a partir desse Capítulo 3 Então se essa ideia fugir fugir fugir pode ter certeza que o sofrimento está lá na outra ponta e se eu tentar fugir para cá ele chega primeiro então nós a lidar é o que nós chamamos o melhor dizendo que dona Joana deles chama de sensação
cessação do sofrimento é quando nós nun observamos libertação do sofrimento é quando buscamos as condutas e ela não sugere algumas Como esquecer o passado no passado ter fé no futuro ter guardar Jesus no coração amar mais do que ser amado é plástico incessante no bem para nos dar uma série de sugestões de caminhos para libertação mas antes da libertação e o caminho da sensação e o caminho da sensação é a conscientização do fato para a busca das causas e das soluções Eu tô bem Simão é Denise Alane ferrou a 20 e 22 e 13 disse
assim como perdoar um ato de crueldade contra nossa família de um irmão consanguíneo que colocamos dentro da nossa casa Ah entendi aí Carlos que a pessoa tem uma experiência difícil e precisa ser respeitada e acolhida e precisa também do entendimento sobre o tempo é relativo ao qual o Simão Pedro acabou de nos falar provavelmente essa é uma situação complexa com muitas variáveis e sem ter acesso essas variáveis e mesmo tendo acesso a ela não nos cabe dizer qual o caminho mas nós saberemos dizer que o remédio para esse mal Será sempre o perdão então será
necessário inclusive esperar o tempo né para que tudo se assente para que uma nova Visão em relação a esse irmão Seja construído uma ressignificação da situação seja reconstruída para que todo o grupo familiar possa caminhar adiante Então essa é uma situação que envolve Sem dúvida nenhuma Nossa dimensão da compreensão do tempo e da série A E aí o Simão Ricardo Mendes as 22:14 diz que no item 18 pelo menos na tradição dele aparece por cinco vezes a palavra coragem alguma consideração sobre a importância de se ter coragem de se nós associarmos a coragem aquela ideia
que Jesus nos traz de perseverança e quando ele no Capítulo 24 de Mateus ele vai nos falar do seu irmão Profético ele fala do esfriamento do amor vai dizendo que por se espalhar a iniquidade o amor de muitos esfriará ele acrescenta mas aquele que perseverar até o fim será salvo essa perseverança eu aspecto da coragem é o continuar né coragem para continuar coragem para agir é um testemunho por não é a intemperança não é a insiste E por que perseverar não é necessariamente sinônimo de insistir insistir muitas vezes pode ser sinônimo de teimosia de querer
se continuar e situações que não são as melhores a perseverança ela ela sucede A ponderação então a coragem o elemento para perceber nossa né é o rádio em como a gente vendo uma música não diz coragem para encarar frente a frente você no espelho né até a uma redundância na letra da música mais para entrar na de no espelho coragem para Recomeçar coragem para reconstruir Nossa coragem é força interior então sim mas é importante se terá coragem mas toda a pessoa corajosa é uma pessoa ponderada a coragem de uma serpente a tempo e pela docilidade
das Pombas como nos falou Cristo se dispor sede prudentes como as serpentes e dóceis ou mais bombas então todo o corajoso ele essa coragem temperada pela docilidade senão ela vai para o campo do destemor desmedido e não dá coragem que é de vendo a ponderação e da Prudência é muito bom é as 10 e 23 23 23 denisleny ferrão voltou a perguntar como evoluir quando passamos por uma dor que dilacera o nossa alma nos faz sentir como se estivesse nos despidos de nossa pele ela me em primeiro lugar eu quero lhe dizer que o nosso
respeito a sua dor a situação que você atravessa que certo amiga é uma situação traumática e queria lhe dizer que essa experiência pela qual você está passando já é uma experiência evolutiva sentir essa dor reconhecer não me ala a falar sobre ela quando você conseguir falar não é e alguns casos a criança pergunta já é parte do seu processo evolutivo o que eu poderia lhe sugerir nesse momento aqui a vivência dessa situação não deve construir a zona de fronteira com a revolta Porque se houver uma zona de fronteira com a revolta né se houver essa
digamos assim espaço limítrofe entre um e outro essa Fronteira você pode resvalar como todos nós corremos o risco de resvalar pela revolta Então nesse momento em sugiro que você possa pensar que em sentindo essa dor já está evoluindo bom obrigada Denise e a gente tem aqui as 22 e 27 ebrahim Pacheco falando a vida tem processos educativos a vida tem processo que tira tudo de você para te lembrar que você é uma semente que precisa germinar cima e veja eu não eu não pessoal a pessoa alegria a a vida eu não posso dar a ela
uma questão de pessoalidade para vida a vida ela não nos dá a vida ela não nos tira a vida tem um efeito retributivo ela tem um efeito devolutivo ela dá ela devolve o que nós damos a ela Então o aspecto que nós possamos pensar é que não é tirar é um aspecto porém simplesmente do Campo provacional se nós olharmos pelo Prisma da doutrina espírita Nós escolhemos o gênero de provas que estão 258 do Livro dos Espíritos Nós escolhemos um gênio mas escolhemos os os aspectos maiores e que da nossa existência que nos serviram de aprendizado
o ou nos propiciaram aprendizado agora o aprendizado sempre nosso o ensino está no campo da prova agora nós vamos decidir se aprendemos ou não Não há dúvida que a situações adversas nos aclaram mais rapidamente para os nossos atos para mudança dos nossos atos mas não quer dizer não tirar no aspecto com esse tivo que se dá essa expressão a vida não tem coercitibilidade ela pura e simplesmente é a oportunidade é um eu tô me referindo vida aqui no sentido de estar aqui no corpo físico mas não no sentido amplo da palavra então é uma oportunidade
que dentro das nossas escolhas de prova teremos momentos de digamos de retirada e de entrega então é preciso observar esse esse fluxo na e não é a vida que assim fez fui eu que assim age e a consequência ocorreu e da mesma forma se eu mudar a maneira de agir as consequências voltaram é a vida que passou a me dar nem ela passou a retirar de mim então esse ponto na vida sempre precisamos precisa ser a própria pessoa não conta egoísmo o ponto de referência então tudo que acontece comigo na vida na Encarnação a existência
material é parte de um conjunto escolhido ou ajustado por mim o comigo e que a que eu estou desenvolvendo posso mudar a rota posso se eu mudar a rota mudam-se também as consequências por causa das novas condutas Então isso é um ponto significativo Então não vamos embora o respeito e goste muito até e da letra da música do Zeca Pagodinho Quando Ele Diz deixa a vida me levar vida leva eu eu entendo que deveria cantar vida deixe-me levá-la vida leve voa eu porque a vida não nos leva nós é que levamos Nossa que conduzimos estão
com todo o respeito e o gosto do ritmo que é muito agradável é vai essa questão apenas para filosofar um pouco não vamos deixar essa vida nos levar como também cantou o grupo Mineiro aqui o instante né vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser' o ideal e dizer eu vou levar a vida para onde eu quiser vamos bem Cantor Gonzaguinha para ficar no ritmo de música Somos nós que fazemos a vida como débito der e vier sempre desejada por mais que esteja errada é muito bom se mão Vamos então Denise para nossa
última pergunta o nosso tempo está terminando aí do item 19 os que ficarem sobre o Amparo deste remédio que é a fé como Foi explicado por Simão e como nós estamos comentando aqui nesse sentido amplo da fé não mais sofreram esses então E aí vamos ver o sentido da palavra sofrer né certamente nesse trecho do Espírito Santo Agostinho no item 19 e ele não está se referindo a uma mensuração do sofrimento físico na terra seja não é uma medida do sofrimento que os que aqui permaneceram acolhendo a fé e dentro de forma Mansa e pacífica
conforme recomendados na bem-aventurança na bem-aventurança não mais serão aquele sofrimento que é exterior mais serão muito mais condição de acolher as provas as próprias provas da vida é muito obrigada Denise Nós gostaríamos de agradecer imensamente a inicial Simão Pedro ao Carlos Floresta parceria as meninas das libras pela sensibilidade na interpretação a nossa equipe nos Bastidores e que compõem também esse estudo do evangelho e a todos vocês que deixar aqui seus comentários suas perguntas e participaram ativamente deste estudo o nosso próximo encontro vamos dar continuidade ao capítulo 15 instruções dos espíritos e o item será a
felicidade não é deste mundo o estou dele está disponível também em podcast no canal serve podcast no Spotify nas demais plataformas de áudio sim os nossos encontros semanais ficarão gravados e disponíveis gratuitamente então divulguem os compartilhe principalmente para aqueles pela puderam assistir ao Rir Se tivermos qualquer dúvida acerca do Espiritismo ou se gostaríamos de ficar atentos à programação do nosso estudo a passar o telegram@estudo underline underline webtv e você deseja encontrar todo conteúdo do estudando Evangelho Segundo espiritismo em um só lugar Acesse o site www.tvb.com.br/estudo iff-rs lá nós encontraremos as perguntas respondidas do telegram Os
encontros materiais de estudo podcast e muito mais a febre disponibiliza três oportunidades de estudo das obras básicas do Espiritismo estudando o Livro dos Espíritos sempre às segundas-feiras às 20 horas estudando o Livro dos Médiuns sempre as peças também às 20horas eu estudando o evangelho segundo espiritismo aqui conosco Todas as quintas às 20 e 30 apoia a febre TV ajude a manter este e outros estudos lá acessando serve tv.com.br um abraço a todos a doença e até o nosso próximo 1 tô estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo o estudo sequencial da obra O Evangelho Segundo o
Espiritismo de Allan Kardec essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria [Música] aproveitando a minha expressão de gratidão dizer que tu continues a participar colaborando tanto quanto possível para que esta proposta de amor e de paz continue a celebrar a vida por mais longos anos porque a necessidade do mundo é impiedosa crescente e nós não podemos que vivemos o bem ficarmos ansiosos parados e contemplando achando que Deus é fazer aquilo que nós precisamos fazer minha gratidão o meu abraço e o meu terno convite para que com e juntos recebe TV no a
brilhando 21 [Música] E aí [Música] nós iniciamos hoje a campanha com essa a Federação Espírita brasileira que busca mostrar que ela é o trabalho realizado por meio desta instituição Centenária trazendo você para dentro da nossa casa como surgiu a Federação Espírita Brasileira de Augusto Elias o seu fundador aos dias de hoje o que ocorreu quem foram e quem são os vultos que fizeram e fazem parte dessa história Qual a relação de nomes como Chico Xavier Bezerra de Menezes Simone Pereira com esta instituição qual a sua missão como ela atua na formação do homem de bem
apresentaremos a Federação Espírita brasileira em formato de exame com vídeos depoimentos postagens históricas áudios conheça e faça parte desta família e [Música] e a Federação Espírita brasileira lança o portal FEB podcast com conteúdos em áudio que o objetivo é esclarecer e consolar corações para uma postura de vida com fé harmonia e esperança diretamente dos estúdios da Federação Espírita brasileira está começando podcast espiritismo em Pauta você está ouvindo Podcast estudando o Livro dos Espíritos Olá eu sou Thiago Toledo e você tá ouvindo Podcast do cidadão do universo você está ouvindo Podcast do entre: você está ouvindo
Podcast do gostinho de leitura estudando o Livro dos Médiuns Olá eu sou a Marina Miranda e você está ouvindo Podcast Minha Nada Mole Encarnação [Música] essa nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria e e eu quero um [Risadas]