os evangélicos jogaram fora todo o sistema sacramental salvífico deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo veja como é que aconteceu a revolução evangélica A 500 anos atrás em 1517 né digamos assim é a data é o Marco Então daqui a dois anos nós vamos comemorar exatos 500 anos da revolução evangélica o que é que aconteceu aconteceu o seguinte veja naquela época a Igreja Católica tinha é uma corrupção moral bastante acentuada na hierarquia o papo era corrupto é muitos bispos eram corruptos muitos padres eram corruptos Então o que é que acontece dentro da igreja católica O que
é que nós temos nós temos todo um sistema sacramental os sete sacramentos que a gente não recebe diretamente de Deus é necessário que haja ministros que administrem o sacramentos né então esse sacramentos são uma forma que nosso senhor Jesus Cristo nos deu de presente para que nós pudéssemos receber a graça salvífica através desse sacramentos mas o fato é que este Sacramento São administrados não é existe ali no meio existe a realidade dos ministros porque noves fora o batismo que todo mundo pode administrar os outros sacramentos eu preciso de um ministro para administrar né e estes
ministros pecadores corruptos escandalizavam as pessoas eu não estou negando aqui o pecado de papas daquela época né Nós temos daquela época o escandaloso Papa Alexandre sexto que teve vários filhos e filhas inclusive com mulheres diferentes não é uma coisa que a gente só pode se envergonhar dizer meu Deus misericórdia então de repente tá lá nós temos essa série de ministros corruptos corrompidos moralmente que são o canal da Graça Imaculada de Nosso Senhor Jesus Cristo ora isso foi um escândalo para muitas pessoas muitas pessoas tropeçaram nesta pedra né ou seja esses papas bispos e padres foram
pedra de tropeço E então foi bolado um sistema teológico onde tudo isso daqui foi considerado como sendo obra humana as obras não salvam O que é que salva Ah para eu receber a graça não é necessário uma coisa só a fé então eu tenho a fé e a da fé que eu recebo a graça inclusive o batismo não é para muitos destes revolucionários protestantes não não realizava nada até mesmo o único Sacramento que restou né que ainda era considerado por Lutero etc e tal ou revolucionários protestantes que levaram ao Extremo e disseram não o batismo
nem o batismo é transmite a graça nenhum Sacramento transmite a graça sou que transmite a graça é a fé e o batismo não faz nada o batismo simplesmente é uma manifestação pública não é da sua fé e a fé quem salva e não batismo por isso é impossível batismo de crianças porque porque a criança não tem fé e se a criança não tem fé aquele batismo não significa nada porque na verdade o que salva não é o batismo que salva é a fé então vejam que o sistema sacramental foi todo retirado e agora então eu
tenho um canal direto com Deus e eu não preciso mais dos ministros tanto que é o que é um pastor para os evangélicos protestantes é simplesmente um funcionário do Povo o pastor ele não tem nenhum poder ele não tem nenhuma graça sacramental a mais ele é simplesmente um leigo igual aos outros que prestam serviço porque é contratado pela comunidade para prestar um serviço não é hora assim sendo você se isenta né você sai dessa coisa incômoda de ter que receber a graça através de instrumentos inadequados e você então liga diretamente com Deus o seu relacionamento
veja de fato digamos assim resolve o problema teológico mas não resolve um problema que é o fato de que durante dois mil anos se você for olhar lá desde o santo dos Padres a igreja tem um sistema sacramental ou seja o que ela que eu falo de sistema sacramental é o seguinte no antigo testamento não havia sacramentos né Depois quando Jesus voltar né na segunda vinda não vai ter mais sacramentos nós vivemos agora entre a primeira vinda de Cristo né primeira vinda e a segunda vinda nós vivemos o tempo da igreja e esse tempo da
igreja ele tem sacramentos e o que aqui são esses sacramentos esses sacramentos são a forma que Jesus nos deu de a salvação que veio pela cruz ser aplicada em nossas vidas ou seja do peito aberto de Cristo na cruz brotou sangue e água esse sangue água são símbolos dos sacramentos a água é o batismo que o sacramento Inicial é a porta de todos os sacramentos e o sangue que é o símbolo da Eucaristia né que é o maior de todos os sacramentos então o primeiro e o maior de todos os sacramentos estão lá na cruz
de Cristo então nós podemos dizer que da cruz de Cristo brotam sete Rios os sete sacramentos que são a forma de eu aplicar na minha vida a salvação que veio da cruz de Cristo é isto que a igreja sempre viveu durante dois mil anos e isso daqui não tem como dizer que não tá no novo testamento na bíblia porque está de fato quando você lê o capítulo 6 do Evangelho de São João que Jesus pede para nós comermos a sua carne e bebermos o seu sangue ele com isso nos promete ressurreição e vida eterna como
é que você explica o capítulo 6 de São João como é que você explica que não somente o capítulo 6 de São João mas a igreja desde os seus primórdios viveu constantemente a liturgia eucarística Crendo verdadeiramente que ao Celebrar né a Eucaristia estava recebendo o corpo e o sangue de Cristo verdadeiramente pega os santos padres né leia os padres da igreja os autores dos primeiros séculos uma época em que não havia nem ainda o Canon da Bíblia definido a igreja já vivia a liturgia da Eucaristia como é que a gente pode ler a Bíblia e
não se dar conta de que no capítulo 20 de São João São João diz Jesus diz aos Apóstolos a quem perdoardes os pecados serão perdoados a quem não perdoardes não serão perdoados veja os sinais Claros de Sacramento na Bíblia ide pelo mundo inteiro batizai diz as últimas palavras do Evangelho de Mateus ou a carta de São Tiago que diz alguém está doente entre vós chame um presbítero né a unção e a oração irão livrar as pessoas daquele pecado dos seus pecados Como não ver na bíblia por exemplo nas cartas pastorais e São Paulo não é
em que ele exorta Tito e Timóteo a permanecer em firmes na graça que eles receberam na imposição das mãos que é ordenação sacerdotal como não enxergar o Sacramento em Efésios quando São Paulo fala da relação entre o homem e a mulher e diz é grande esse Sacramento eu falo de Cristo e da igreja quer dizer se você for olhar a Bíblia tem lá né todos os fundamentos dos sete sacramentos aí você vai e olha os primeiros séculos e você vê a igreja vivendo os sete sacramentos agora depois por causa de um incômodo histórico que no
século 16 a igreja estava com a hierarquia tão corrompida que você chega e diz ah não vou receber o sacramentos das mãos desses cara não não quero saber eu quero direto de Deus quer dizer você tá na verdade inventando uma nova igreja então eu não posso concordar que uma pessoa deixa a igreja católica e abandone o sistema sacramental de dois mil anos simplesmente porque lá se celebra um culto que é mais legal eu não posso achar que isso de Deus por quê Porque esta pobre mulher que agora vai viver na igreja evangélica Embora tenha sido
recebida na igreja católica se confessar etc como é que ela vai agora receber o perdão dos pecados dela né Eu perguntei para a senhora lá que estava almoçando comigo eu disse como é que nós podemos receber o perdão dos pecados sem a confissão né Eu só tenho um jeito para você receber o perdão dos pecados sem a confissão é você ter um ato de contrição perfeita mas esse o ato de condição perfeita uma coisa muito rara uma coisa é uma graça muito especial de Deus e você não pode garantir que as pessoas vão receber isso
aí ela chegou e disse assim mas Padre eu nunca ouvi falar disso eu nunca ouvi falar que eu preciso de um ato de contrição perfeita para perdoar os meus pecados onde é que isso está escrito onde é que não veja é a própria natureza das coisas a pergunta é invertida a pergunta não é como é que eu vou ser perdoado por um ato de contenção perfeita a pergunta é o seguinte como é que nós não tendo um rato de contrição perfeita podemos ser perdoados porque o que é um ato de contrição imperfeito o ato de
contrição imperfeita quando eu me arrependo dos meus pecados mas não por puro amor a Deus eu me arrependo dos meus pecados por medo do inferno eu me arrependo meus pecados porque eu quero ir para o céu a recompensa do céu me arrependo meus pecados por várias razões que não são um puro amor por Deus aconteceu perfeita É eu me arrepender dos meus pecados porque os meus pecados ofenderam a Deus e eu tenho tanto amor por Deus que eu fiz o senhor mesmo que não houvesse céu mesmo que não houvesse inferno eu me arrependo de você
ofendido esse aconteçam perfeita e este ato sincero que sabe o coração é uma coisa muito rara mas é somente este ato de contrição perfeita que é verdadeiro amor puro Santo digamos assim não maculado é este ato de amor que nos leva ao perdão dos pecados não é mas a maior parte de nós não tem isso a maior parte de nós é como o filho pródigo o filho pródigo quando começa a comer comida de porco ele chega e diz na casa meus pais os escravos estão melhor e ele se levanta inicialmente não tanto por amor ao
pai mas por amor a sua própria pele porque ele tá sofrendo agora Deus não despreza este amor em perfeito e através do Sacramento da confissão Deus vem então o nosso encontro na parábola do filho pródigo o filho por aquela aquela contrição imperfeita ele vem na direção de Deus do pai mas o pai vai na direção do filho também e esse ir do pai na direção do filho né pode simbolicamente ser entendido como Sacramento da confissão onde Deus venha nosso encontro e ele nos dá essa possibilidade nós sermos perdoados mesmo que a nossa contrição seja um
pouco caldecante um pouco manca né Então somente a graça do Sacramento é que pode digamos assim Superar as imperfeições da nossa contrição então a pergunta é a seguinte como é que eu posso estar de acordo que esta pobre mulher saia daqui da Igreja Católica Vá para uma igreja evangélica porque ela se sente melhor lá naquele culto se sente mais acolhida se sente mais em casa enquanto na paróquia católica acolhida é fria ela é anônima ninguém sabe quem ela é a missa não tem tanta emoção não é foi postagem de acordo quando depois esse bem-estar que
ela sempre no culto protestante não vai dar a ela os sacramentos os meios seguros de receber a graça eu não estou dizendo que a graça de Deus não possa operar numa igreja evangélica claro que a graça de Deus pode operar porque o Espírito só para onde quer não é e as fronteiras da Graça de Deus não estão restritas ao sistema sacramental nós sabemos disso senão ninguém se converteria quando um pecador se converte ele é Pagão nunca foi batizada houve o evangelho e se converte a graça está lá senão ele não se converteria mesmo antes dele
ser batizado Mas a pergunta fundamental é outra você quer dizer não é que a graça esteja lá a graça opera também nas igrejas evangélicas mas não há a graça segura o sistema sacramental nos dá a graça segura o meio eficaz e certo de receber a graça e portanto eu não posso ficar confortável com a ideia de que uma pessoa vá lá para aquela outra igreja onde ela não vai ter a graça sacramental na hora da morte quem é que vai dar a ela absorção na hora da morte quem é que vai dar ela indulgência plenária
na hora da morte quem é que vai dar a ela a unção dos enfermos na hora da morte quem é que vai dar a ela o viático a comunhão que é o pão que nos leva para essa nossa viagem para o céu então assim por que que eu sou católico por várias razões inúmeras razões mas uma delas que é o que eu quero apresentar aqui nessa minha espécie de reflexão de pensamento é que aqui nesta igreja onde nós padres somos tão pecadores e Miseráveis nós temos a mão chagada do Cristo ressuscitado que se ergue para
dizer eu te absolvo dos teus pecados nesta igreja a igreja católica eu tenho o Cristo que mais uma vez tomo pão e tomo vinho e diz Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue e são de verdade é de verdade o corpo e sangue de Cristo ali presentes nesta Igreja de Cristo bispos transmitem o poder que receberam dos Apóstolos ao longo dos séculos dois mil anos essa Igreja de Cristo né Essa é a igreja que celebra os sacramentos e que distribui em nossas vidas as graças as graças que vem da cruz de Cristo
então Cristo nos salvou na cruz sim a fé ela é suficiente para salvar uma pessoa sem o sistema sacramental veja em teoria hipotética sim né porque a graça pode operar pela fé mas na realidade histórica das coisas o que a gente vê é que uma fé que realize uma pessoa um talato de contrição de Amor e confiança de amor perfeito por Deus que queime digamos assim todos os pecados e abre a porta dos céus é uma coisa muito rara é por isso que nós precisamos do sistema sacramental então é um pouco essa minha reflexão eu
não queria que evangélicos que Ouçam essa reflexão se sintam ofendidos mas é um pensamento muito honesto né muito sincero e transparente de quem é responde diante de Deus por que é que eu sou católico eu sou católico porque porque eu sei que aqueles homens pecadores papas bispos e padres transmitem uma graça Imaculada incontaminada porque eu creio eu creio na ação do Cristo ressuscitado invisível na sua igreja de dois mil anos Deus abençoe você em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém