Olá sejam bem-vindos ao canal engenharia de software com ênfase o ML eu sou o professor Janes getes e eu já atuo na área de modelagem de software há vários anos eu tenho quatro livos publicados sobre o assunto e eu já ministrei diversas palestras e cursos técnicos sobre modelagem de software utilizando a linguagem uml na aula de hoje eu vou dar continuidade ao tema de elicitação de requisitos dessa vez abordando a técnica de design Thinking Então vamos iniciar nossa aula então design Thinking na verdade é mais do que uma técnica de licitação como nós vamos ver
design Thinking ele já propõe solução em termos de ideias de solução por isso ele não chega a ser simplesmente uma técnica de licitação Mas ele é muito focado em elicitação de requisitos por isso eu estou incluindo ele como uma das técnicas de licitação que estão sendo apresentadas neste canal Mas vamos iniciar a nossa aula então como eu falei não é apenas uma técnica de licitação de requisitos mas uma abordagem mais abrangente já que ela já enfoca a solução na verdade design Thinking é quase um processo de engenharia de requisitos uma vez que ele mescla ou
utiliza diversas técnicas de licitação que já foram eh estudadas previamente Mas então como eu estava falando é mais do que uma técnica de licitação e sim uma abordagem mais abrangente que tenta enriquecer o processo de desenvolvimento de software tenta garantir que o produto final esteja alinhado com as expectativas e as necessidades dos usuários embora não seja somente uma técnica de licitação como eu falei trabalha muito com a licitação de requisitos essencialmente as fases eh de design Thinking são voltadas na prod na compreensão para compreensão do problema e produção de requisitos e de ideias nós vamos
eh estudar e as etapas do Design Thinking ao longo desta aula então como eu falei embora ele já proponha algumas ideias de solução para o problema a metodologia apresenta um enfoque bastante forte relacionado a elicitação de requisitos como eu falei ela aplica diversas outras técnicas de licitação e tem por objetivo principal buscar compreender o problema em questão envolver fortemente as partes interessadas e gerar muitas ideias inovadoras o termo design aqui não se refere exatamente a projeto e sim H uma abordagem criativa para compreender problemas complexos a design Thinking se foca principalmente em compreender com muita
profundidade as necessidades das partes interessadas ela trabalha muito com os conceitos de empatia existe uma fase específica para imersão em que ela tenta compreender as necessidades das partes interessadas e também ela se foca em produzir ideias inovadoras a palavra design então no contexto de design Thinking se relaciona a um processo de criação que vai envolver pensar sobre como algo deve funcionar e como esse a forma de de funcionamento deverá ser experimentado pelos usuários então design Thinking utiliza práticas inspiradas em design ou seja uma abordagem criativa para tentar resolver e desenvolver projetos nesse sentido não se
trata de projeto no contexto de projeto de software ou na fase de projeto melhor dizendo eh se eh ele enfoca o projeto do software como um todo não se refere aqui a fase de projeto então design Thinking ela incentiva muito o uso de empatia o ou seja compreender não somente as necessidades dos usuários mas também os seus problemas os desafios que eles enfrentam é quase como tentar ser se se tornar amigo do dos usuários finais ah design F também encoraja muito a criatividade e a racionalidade com o objetivo de satisfazer as necessidades do usuários e
produzir soluções inovadoras então Thinking poderia ser traduzido como pensamento de design ou seja como um designer pensaria Então os designers eles costumam pensar de maneira abdu o que significa isso significa que eles formulam perguntas a partir das informações que forem coletadas com o objetivo de imaginar uma solução adequada ao problema e não uma solução derivada do problema segundo Vial que escreveram um livro específico sobre design autores brasileiros não se pode solucionar um problema com o mesmo tipo de pensamento que o criou Ah então design think segundo a alguns autores ela é mais adequada para problemas
complexos já que ela possibilita uma compreensão profunda das necessidades e experiências dos usuários mas nada impede Que ela possa ser aplicada em situações mais simples então então através de vários processos interativos ela tenta encorajar a exploração de múltiplas perspectivas eh na medida em que busca trazer partes interessadas que atuem em setores diferentes tenham funções diferentes e que possam a enfocar o problema so perspectivas diferentes então isso leva a soluções criativas e ela é e centradas no usuário então no momento que se equilibra a criatividade com pensamento analítico essa técnica ela tenta auxiliar a identificar o
que é desejável levando em consideração as perspectivas dos usuários e o que realmente é viável e possível considerando restrições tecnológicas e econômicas então design Thinking possui eh cinco princípios Chaves que são empatia definição ideação protótipo e teste vamos falar um pouquinho sobre cada um deles Ah então empatia como eu falei tenta compreender as necessidades as emoções os desafios as frustrações as dificuldades as que os usuários têm e as suas experiências então Eh nessa nesse princípio se tenta observar entrevistar e se colocar no lugar dos usuários tentando identificar as suas necessidades desejos problemas desafios frustrações esse
tipo de coisa então assim eh tentando fazer uma espécie de amizade com as partes interessadas se isso isso ajuda elicitar os requisitos que realmente são relevantes que realmente são importantes para quem irá utilizar o software então Eh o princípio de definição ele tenta definir como o nome já diz né o problema claramente com base nas percepções inclusive nas percepções diferentes de diversos usuários e nas ideias iniciais desses usuários isso permite ou auxilia a refinar e esclarecer os requisitos depois nós temos a fase de ideação que busca produzir muitas ideias o objetivo é gerar uma ampla
Gama de ideias aqui vale uma uma correção eu falei em fase deação por enquanto nós estamos falando do princípio de deação existe a fase de mesmo nome que nós iremos falar falar mais mais para frente mas então o princípio de ideação tenta gerar uma ampla Gama de ideias e soluções então aqui se aplica técnicas colaborativas como por exemplo tempestades cerebrais que já foram estudadas em outros vídeos então o objetivo é gerar muitas ideias de maneira colaborativa e nós temos a prototipação que é também uma técnica que já foi ensinada em outras aulas basicamente de prototipação
ela cria protótipos no caso do Design f são protótipos simples ou seja de baixa fidelidade simples e econômicos que o objetivo é explorar e validar os conceitos e os requisitos identificados então basicamente protótipos auxiliam na comunicação com as partes interessadas e permitem validar os requisitos que foram identificados na medida que apresenta visualmente O que foi compreendido pela equipe isso ajuda a as partes interessadas eh confirmarem se a equipe está entendendo que elas precisam ou não também protótipos ajudam a revelar novos requisitos ou ajudar requisitos que já foram identificados anteriormente ou ajudar não ou ajustar requisitos
que já foram identificados anteriormente Ahã o princípio de teste basicamente ele vai ele recomenda que sejam ã obtidos os pareceres das partes interessadas após a apresentação dos protótipos e com base nesses pareceres com base nessas nessas opiniões com base nas ideias positivas ou negativas a partir dos protótipos os protótipos eles são refinados e esses pareceres podem produzir novas ideias e ajudar requisitos anteriores e são uma garantia maior que o produto final vá atender as expectativas e necessidades dos usuários bom agora falando sobre as fases de design Thinking então design fing possui três fases imersão que
se divide em imersão preliminar e imersão em profundidade ideação e prototipação vamos falar um pouco sobre cada uma delas iniciando pela fase de imersão a fase de imersão H basicamente o nome já diz ela faz com que os engenheiros requisitos tentem tentem se aprofundar tentem tentem entrar no no ambiente da organização e também dentro do do contexto das partes interessadas Tent com uma com a com o objetivo de compreender o problema que se deseja solucionar essa etapa se divide em duas ã essa fase se divide em duas etapas a admissão preliminar e admissão em profundidade
eh então na ção preliminar se tenta reenquadrar o problema e gerar uma compreensão Inicial desse problema nós vamos falar sobre reenquadramento daqui a pouco então ah na imersão preliminar se define o propósito do projeto e suas limitações e se identifica as partes interessadas também eventualmente é possível elaborar perguntas e possíveis hipóteses A respeito do problema e e do suas possíveis soluções identificar desafios e essas questões hipóteses e desafios serão exploradas na na etapa seguinte de imersão e profundidade com relação ao reenquadramento O reenquadramento Tata trata de Reconstruir o problema eh tenta fazer com que as
partes interessadas eh pensem de outra maneira ao respeito do problema que elas já conheciam a o objetivo é desconstruir crenças suposições das partes interessadas quebrar seus padrões de pens pensamento fazer com que elas se questionem a respeito do que elas já acreditavam uma vez que o problema examinado sobre diferentes perspectivas então vários usuários com funções diferentes apresentam o problema sua sobre sua perspectiva e dessa maneira o problema reconstruído pelo conjunto de partes interessadas então este é o primeiro passo para se chegar a uma solução inovadora e estabelecer aon a fronteira do software ou seja o
escopo do software que determina o que faz e o que não faz parte do software O que é muito importante para já diminuir as expectativas do cliente não deixar ele com expectativas além do que vai ser desenvolvido já deixar claro o que realmente faz parte do software que realmente será desenvolvido bom dentro da etapa de imersão preliminar nós temos a pesquisa exploratória em campo além do reenquadramento e depois nós temos a pesquisa eh bom então na pesquisa exploratória em campo eh é feita uma pesquisa exploratória como Já diz o nome né em que a equipe
busca entender o contexto geral do problema o ambiente em que ele está inserido e as partes eh as partes interessadas envolvidas nesse problema ou que serão afetadas por ele bem como quais papéis essas partes interessadas exercem eh dentro do contexto do problema então a pesquisa exploratória em campo ela é uma uma pesquisa aberta investigativa com o objetivo de descobrir de entender o problema ã nessa etapa ela tenta se aplicar diversas técnicas de licitação que já foram ensinados entro os vídeos como entrevistas observação análise de documentos e tempestades cerebrais e nós temos a pesquisa Desk ou
pesquisa documental que também já foi ensinada em outros em outros vídeos e o objetivo dessa pesquisa é coletar as informações em documentos existentes fazer uma contextualização rápida do da base teórica eh relativa ao problema identificar lacunas falhas de informação que precisa ser preenchido em um segundo momento e produzir uma uma fundamentação teórica conceitual para o problema então eh a pesquisa Desc ela coleta informações existentes de diversas fontes como relatórios artigos estudos de caso estatísticas pesquisas de mercado produtos da concorrência publicações acadêmicas White papers ou seja artigos escritos por profissionais mas que eh não foram eh
necessariamente publicados websites e outros materiais qualquer documento que possui informações relacionadas ao domínio do problema e a partir desses materiais se tenta e recuperar informações relevantes que auxiliem a produzir uma base teórica para ajudar na compreensão e na solução do problema eh com relação à contextualização rápida da pesquisa Desc ela busca obter uma visão rápida e abrangente do problema então o objetivo é gerar um entendimento do cenário geral as tendências relativas à aquele problema os desafios inerentes a esse problema e tentar identificar se já ou já já existem soluções eh que foram tentadas em contextos
semelhantes ao problema que está tentando eh resolver com relação à identificação das lacunas eh Então tenta se identificar possíveis eh falhas de conhecimento lacunas no conhecimento e E essas lacunas essa falta de informação em alguns pontos deverá ser investigada mais fundo em pesquisas primárias ou durante a imersão em profundidade e fundamentação teórica e conceitual a partir da análise documental se deve obter uma base teórica e conceitual sólida que irá auxiliar durante as etapas seguintes do Design Thinking com objetivo de garantir que a equipe não se baseie somente nas ideias das partes interessadas mas que também
eh se baseie em uma documentação eh que forneça também eh novos requisitos eh que possam ser utilizados que também apoie com os conhecimentos eh base apõem Aidar as ideias produzidas Ah já na imersão em profundidade é feita uma pesquisa qualitativa então Eh o problema ele é analisado com mais detalhe com mais profundidade Então se analisa o problema o contexto em que ele está inserido e as necessidades e comportamentos das partes interessadas Ah então na imersão em profundidade se tenta produzir novos insights novas ideias mais avançadas mais mais ideias mais avançadas mais detalhadas mais específicas eh
o objetivo então é proporcionar uma compreensão mais rica das necessidades e desafios dos usuários Ah bom então nesse Ness essa etapa de imersão em profundidade pode-se aplicar técnicas como a técnica de observação que também já foi ensinada anteriormente onde se tenta observar o comportamento usuário em seu ambiente de trabalho então ã o objetivo é compreender melhor os pontos de vista da dos diversos usuários as perspectivas dos diversos usuários e garantir que os usuários fazem realmente o que eles declararam que fazem às vezes eles podem dizer que se comporta de uma maneira para aparentar estar obedecendo
regras e normas mas na prática se comportam de outra e também para identificar com mais profundidade Como é o o procedimento dos usuários durante a sua jornada de trabalho Quais são as atividades Quais são as ações que eles realizam enquanto estão trabalhando Ah então durante imersão em profundidade se trabalha muito com empatia com princípio de empatia que já foi falado onde se tenta fazer uma espécie de amizade com os usuários tenta se aprofundar o conhecimento a respeito das suas perspectivas sobre problema ah tenta se identificar o que eles acreditam o que eles desejam Quais são
os seus desafios Quais são os seus problemas Quais são as suas as suas frustrações com relação ao seu trabalho eh identificar suas necessidades tentar de alguma maneira identificar requisitos que auxiliem ah a melhorar o seu trabalho a melhorar a vida dos usuários da empresa então Eh os principais objetivos da ensão em profundidade são obter uma compreensão detalhada dos usuários descobrir novos insights novas ideias validar e hipóteses que foram levantadas na imersão preliminar e mapear a jornada do usuário ou seja observar como é a jornada de trabalho do usuário Então vamos falar sobre objetivo de obter
uma compreensão detalhada dos usuários então basicamente isso envolve muito princípio de empatia onde se tenta entender as motivações desejos frustrações e os contextos de vida dos usuários Ah já na no objetivo de descoberta de insights ou seja descobrir percepções e ideias se tenta identificar insights mais profundos que não haviam sido descobertos anteriormente na imersão preliminar por eles não serem explícitos não estarem aparentes não estarem óbvios em pesquisas superficiais então esses insites eles podem revelar necessidades que não haviam sido comentadas ou problemas que não estavam explícitos problemas que são mais profundos e que precisam ser resolvidos
já o objetivo de validação e e refinamento de hipóteses ã tenta testar se as hipóteses levantadas da imersão preliminar são válidas emto reais ou seja no ambiente de trabalho essas hipóteses elas podem então ser descartadas se elas não se provarem eh verdadeiras ou elas podem ser refinadas no momento que novas informações forem descobertas e o problema seja melhor compreendido na medida em que eh se aprofunda-se mais na compreensão desse problema e então com relação ao objetivo de mapeamento da jornada do usuário se aplica a técnica de de observação basicamente os usuários serão observados durante no
seu local de trabalho e durante as suas interações com um determinado produto ou processo ou serviço ou software anterior software antigo que eles estão utilizando então o objetivo é comprovar que eh o comportamento do usuários no ambiente real corresponde às aos ao comportamento que eles declararam que eles têm as atividades ações que eles realizam quando utilizam produto processo ou serviço então no mapeamento da jornada de usuário se identifica como os usuários realmente executam suas funções ah e também se ajuda a determinar como o ambiente de trabalho poderia ser melhorado como o novo software poderia melhorar
a vida dos usuários então aqui se produzem muitos requisitos importantes e também se identificam pontos críticos e desafios da rotina desses usuários e tenta-se melhorá-los vamos falar agora sobre a fase de ideação a fase de ideação tem como objetivo gerar desenvolver refinar novos conceitos e produzir e da mesma forma produzir desenvolver refinar ideias inovadoras para o produto então a fase ação ela leve que as partes interessadas envolvidas elas possuam diversos perfis tenham diversas funções no processo que deverá ser eh solucionado o problema que deverá ser solucionado então isso é útil para que as pessoas para
que a hajam conhecimentos diferentes perspectivas diferentes relacionadas ao ao problema que que se está tentando solucionar Ahã E para isso é necessário também que se incluam partes interessadas que realmente vão utilizar o software ã então a fase de ideação tem o objetivo de divergir Para que sejam geradas muitas ideias e depois tem o objetivo de convergir para selecionar e refinar as ideias mais promissoras as que parecem mais propensas a produzir requisitos válidos Ah então a fase de ação ela trabalha muito com sessões de tempestade cerebral que Como já foi ensinado outros vídeos tem o objetivo
de tirar muitas ideias sobre um determinado assunto e também pode trabalhar com sessões de cocriação com as partes interessadas que são encontros em que ocorrem diversas atividades em grupo onde pode se aplicar várias técnicas colaborativas de elicitação de requisitos não somente ah tempestade cerebral mas também ah por exemplo grupos focais e esses encontros eles tentam estimular a criatividade e a colaboração entre as partes interessadas Ah então as ideias que são produzidas pelas pelas hum pelas tempestades cerebrais e sessões de de cação elas são posteriormente discutidas documentadas e validadas durante a fase de prototipação Ah então
os objetivos da fase de ação são gerar uma grande quantidade de ideias explorar diversas perspectivas diferentes ter vários enfoques diferentes relacionados ao problema combinar E refinar essas ideias e selecionar as ideias mais promissoras as que parecem mais adequadas ah ao problema bom então Eh com relação ao objetivo de gerar uma ampla variedade de ideias então o objetivo já diz tenta-se produzir um grande número de ideias e isso fica bem eh alinhado com os objetivos da técnica de tempestade cerebral onde não se considera o mérito das ideias não se considera a sua viabilidade o sua praticidade
todas as ideias são aceitas elas não podem ser criticadas Ah isso se baseia na filosofia de que a diversidade de ideias pode ser crucial para encontrar soluções inovadoras às vezes uma ideia pode até ser absurda mas em uma análise mais profunda pode pode se revelar uma grande sacada com relação ao objetivo de explorar perspectivas diferentes Então as partes interas elas são incentivadas a abordar o problema sobre diversos ângulos diversos perspectivas diversas óticas diversas facetas serem criativas e pensar de forma inovadora desafiar suposições pensar em novas ideias para solucionar o problema depois as ideias elas são
combinadas refinadas então Eh nesse objetivo tenta-se combinar e melhorar as ideias produzidas e finalmente ã as ideias são mais promissoras são selecionadas ah a equipe Então ela procura identificar Quais são as ideias mais viáveis mais desejáveis mais inovadoras mais consideradas mais adequadas para o problema e as ideias solucionadas vão ser utilizadas na fase seguinte de prototipação bom vamos falar sobre a fase de prototipação a fase de prototipação utiliza a técnica de prototipação como o nome já diz a técnica de prototipação também já foi ensinada em vídeos anteriores Como já foi falado como vocês devem ter
percebido a design Thinking aplica uma grande quantidade de técnicas de licitação embora a fase prototipação seja a última fase do Design Thinking ela pode ocorrer em paralelo com as fases de imersão E ideação então a fase de prototipação ela procura validar as ideias produzidas com as partes interessadas uma vez que os protótipos apresentam de forma gráfica de forma visual O que foi compreendido pela equipe e isso pode ser mais facilmente confirmado pelas partes interessadas então é feito uma conversação ã melhor entre a equipe e as partes interessadas elas passam a a identificar mais claramente como
as como a equipe entendeu as necessidades delas e assim elas confirmam ou corrigem a equipe a respeito dessa compreensão Ahã então a o uso de protótipos auxilia a destacar os pontos fortes e fracos de cada ideia e também ajuda a identificar novas ideias novas possíveis direções novos possíveis comportamentos para os requisitos possíveis mudanças que devem ser realizadas sobre sobre esses requisitos e também identificar inovações que podem ser aplicadas ao protótipo que deverá ser modificado refinado e reapresentado à partes interessadas até que se chega a um consenso em que a equipe e as partes interessadas concordem
com os requisitos identificados e com comportamento pretendido para eles bem como as interfaces que deverão ser aplicadas eh para esses requisitos para as para essas funcionalidades ah a prototipação ela também permite identificar possíveis gargalos possíveis problemas possíveis desafios possíveis riscos que deverão ser tratados então isso pode reduzir a a real possibilidade desses riscos ocorrerem e também os custos de sua correção pode-se eh pensar em soluções para evitar que esses problemas realmente ocorram com relação então aos benefícios de usar design Thinking para elicitar requisitos bom os benefícios são é que há um grande foco no usuário
Como já foi falado se trabalha muito com o princípio de empatia tenta-se garantir que os requisitos realmente reflitam as necessidades reais dos usuários tenta-se trazer os usuários finais para o lado dos Engenheiros requisitos Como já falei muitas vezes os usuários não gostam de um sistema novo porque eles vão ter que aprender algo novo então o foco no usuário e o princípio de empatia faz com que os usuários eh sintam-se mais eh inclinados a realmente se abrirem realmente apresentarem seus problemas suas seus desafios as frustrações que eles têm sobre seu trabalho e isso ajuda a produzir
requisitos reais que realmente reflete o problema também design Thinking reduz o risco uma vez que eh identifica e soluciona precocemente problemas e Mal entendidos os requisitos e também ele trabalha muito focado em colaboração onde envolve muitas partes interessadas com múltiplas perspectivas diferentes Então se o resultado é uma visão mais Geral do problema e produção de requisitos eh que atendam a maior Gama possível de usuários diferentes então nós concluímos esta aula sobre design Thinking eu espero que essa aula tenha sido considerada satisfatória para vocês Então se vocês consideraram essa aula válida eu peço que compartilhem ela
com quem possa se interessar pelo assunto curtam esse vídeo e se ainda não estão inscritos se inscrevam no canal eu agradeço a atenção de todos nós nos vemos nas próximas aulas