A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus | Ed René Kivitz

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Café Filosófico CPFL
A angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa existência nos leva a buscar sentidos ma...
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e aí e aí e aí e aí e o que seria a agonia do amadurecimento e nos últimos anos as pesquisas de comportamento inclusive entre os mais jovens mostra que existe uma aparente recusa do amadurecimento essa recusa aparece por exemplo da dificuldade de sair de casa na dificuldade de se auto-sustentar e que você é uma criança eu sou seu filho você tem 30 anos luxo 30 que que você acha que é minha responsabilidade cartão de crédito de manter um relacionamento afetivo um compromisso por mais de um ano a o e principalmente de ter filhos bom
aparentemente o projeto cultural contemporâneo é você chegar aos 50 60 anos com cabeça de 20 o que evidentemente significa que você é um adulto infantilizado e o mundo contemporâneo repleto de adultos e infantis tema desta série do café filosófico a angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa resistência nos leva a buscar sentidos maiores nos leva muitas vezes a deus anjos os tempos eram os lugares oficiais para praticar os nossa espiritualidade e tínhamos os líderes religiosos como porta-vozes das divindades hoje no mundo digital com as relações em rede como fica nossa prática
das religiões o marketing religioso atual muda a nossa forma de buscar de entender deus parto do princípio que o ser humano é um ser religioso a região ela é inerente à nossa condição humana nós seres humanos carregamos a angústia como um elemento próprio da nossa subjetividade e a e uma angústia contra a qual nós lutamos às vezes de maneira consciente às vezes de maneira inconsciente é mas nós estamos lidando primeiro com o nosso senso de finitude nós sabemos que vamos morrer e o pior não é isso o que nos interpela é a necessidade de encontrar
sentido para nossa jornada a questão não é só morrer mas é é morrer sem saber por que viveu viver é mais do que a mera subsistência biológica não é sobreviver então quando nós estamos caminhando nessa jornada em direção a nossa finitude nós estamos nos perguntando quem nos colocou aqui porque nos colocou aqui o que se espera de nós aqui como eu dou sentido e significado para mim a jornada aqui a foto maduro na sua obra religião e luta de classes ele diz que religião é um conjunto de crenças e ritos e eu acrescentaria com permissão
do autor os tabus e interditos moraes noções de certo e errado a respeito de seres que nos são anteriores e superiores e com os quais nós desenvolvemos uma relação de obrigações e benefícios o que é a lógica da religião a estes seres permissão anteriores e superiores nós intuímos nessas forças que habitam esse cosmos nós intuímos que elas têm tanto para o poder de nos abençoar como de luz amaldiçoar o que existe nesse nesse conjunto de forças que atravessa o universo existem forças malignas e malvadas existem forças que propõe uma destruição e nós começamos a fazer
perguntas a respeito do mal do sofrimento humano especialmente do sofrimento do inocente é um capítulo da teologia e da filosofia da teodicéia ah e também nos damos conta de que o mal não é uma realidade apenas que nos é externa mas esse mal também nos habita e na expressão de são paulo apóstolo ele ele grita desesperado ele grita agônico dizendo miserável homem que sou o time livrará desse corpo mortal eu sei que em mim isto é na minha carne não habita o bem porque eu querer o bem está em mim mas não sou capaz de
efetuá-lo não faço o bem que quereria mas o mal que não quero quando quero fazer o bem o que você me dê para é um ao homem feliz que sou quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte e ele se percebe um ser cindido e essa angústia que nos acompanha no meu entendimento é e a gênese da experiência religiosa humana é a religião é a resposta que nós damos a essa angústia e nós respondemos com a religião porque a religião nos oferece um sistema de sentido a gente encontra uma esperança de que apesar
da angústia existe lá no fim ou existe ainda não aqui agora uma possibilidade mesmo que limitada concreta de redenção de superação disso e também a religião nos oferece um sistema de convivência é porque no universo hostil com a presença do mal e inclusive sendo nós os seres conscientes desse universo também habitados pelo mal e pela maldade a possibilidade de nós nos integrarmos na engrenagem de propagação de mal e maldade é muito grande então a gente tem que se proteger da gente também o ser humano começa a pensar em religião quando ele se dá conta dessas
forças superiores e anteriores e o primeiro o primeiro sinal de que essas forças existem são os elementos da natureza e eles são eles são mais poderosos do que nós já o deus do trovão meu deus da chuva é o deus da floresta é o deus do mar é o deus da fertilidade e assim por diante essas forças às vezes nos beneficiam e às vezes elas nos prejudicam e depois nós evoluímos por uma compreensão de deus e tribais é o deus disse clã o deus desse povo oi e da evolução dos deuses tribais nós chegamos a
ideia dos deuses territoriais a uma divindade que manda no sul uma divindade que manda no norte e é neste contexto de construção de percepção de divindades que vem o advento e não chega o advento do monoteísmo das religiões abraâmicas com a revelação de abraão e eu uma voz e manda que ele saia da sua terra da sua parentela para uma terra paradisíaca é mas o filho dele também ouvi uma voz o neto dele também ouvi uma voz e nessa tradição oral eles vão se dando conta de que há uma coerência entre a voz que um
ovo e o outro ouvi também se constrói essa ideia de que há um deus e a ideia de que existe um deus acima de todos um deus acima de tudo ela é própria do monoteísmo judaico e das religiões abraão é o deus que está acima dos poderes da natureza é o deus que está em todos os territórios é o deus que da unidade ea todas as famílias da terra esse esse deus monoteísta é um deus que convida para a unidade apesar de toda adversidade e o acidente ele é a hegemônica a mente ou quase que
absolutamente cristão deus para nós é o deus me livre isso se deve muito a um dos grandes gênios da história da humanidade que é saulo de tarso ou são paulo após o que o apóstolo paulo faz é uma síntese há entre a tradição de israel judaica a filosofia grega e o direito romano a cultura ocidental ela está assentada nesses pilares em jerusalém atenas e roma e esse cristianismo ocidental e ele reina desde a controversa conversão de constantino imperador romano quando constantino se converte os eventos históricos que se sucedem transformam o cristianismo a religião oficial do
império e esse cristianismo reina soberano no ocidente até a gente chegar na idade média até a gente chegar ali por exemplo em 1500 e pouco com martinho lutero joão calvino na reforma protestante quando se afirma por exemplo a consciência do indivíduo a liberdade da consciência individual aí eu somente a figura de jesus cristo se estabelece entre deus e os homens e que cada ser humano é um sacerdote de si mesmo porque pode direcionar se diretamente a deus sem a mediação da igreja sem a mediação da religião a gente chega na modernidade ea modernidade é um
fenômeno o que que oferece para nós em primeiro lugar uma há uma ruptura entre ciência e religião a a a velha celeuma que existe com copérnico giordano bruno galileu galilei discutindo se é a terra que gira ao redor do sol o sol que gira ao redor da terra oi e aí comprova-se que não é o sol que gira ao redor da terra que o nosso sistema não é ele o centro do nosso sistema é sistema solar e quando a gente comprova isso pelo método científico a racionalidade humana científica a gente começa a funcionar o que
a igreja diz então surge uma ruptura entre religião e ciência e uma equivocada hostilidade entre fé e razão a partir da modernidade o que começa a acontecer é que aquilo que pode ser verificado pelo método científico e atestado pela racionalidade humana é estabelecido como verdade como verdadeiro aquilo que é da conta da fé da religião é quase que classificado como superstição ou questão individual surge portanto nesse momento o indivíduo e surge nesse momento a consciência individual em que eu escolho o creio em termos de religião essa ruptura ciência religião razão e fé e esse essa
quebra por exemplo com a separação entre a igreja eo estado esse surgimento do indivíduo é que faz gerar esse fenômeno que nós vamos chamar de privatização da religião e agora as tradições religiosas e especialmente à igreja o que é a detentora dessa cultura cristã ela perdeu o monopólio de oferecer os bens simbólicos da subjetividade religiosa agora o individo vai construir a sua percepção religiosa agora o indivíduo vai escolher qual é a sua plataforma religiosa é aí que a religião vai se tornar de batizado no próximo bloco esse ser humano o que é um ser em
agonia em busca de sentido um e ele se torna um consumidor g1 e quando a razão ea ciência estabelecem o que é a verdade a modalidade declara a morte de deus mas não da espiritualidade com a racionalidade científica dominando a visão de mundo fé vira assunto privado cabe a cada um de nós decidir como quer viver suas experiências religiosas e é nesta mudança de paradigma e o fiel passa a ser visto como um consumidor que tem sua fé disputada pelo mercado das religiões com a modernidade leva a religião o leva a religião para o banco
dos réus a modernidade diz que é a religião por exemplo é uma questão de foro íntimo é a religião é uma questão de escolha pessoal individual oi e ela constitui uma experiência humana e um saber subalterno e a racionalidade científica e esse é o fenômeno que o peter berger vai chamar de circularização oi e ele inclusive fala e do equívoco da secularização que é a religião ela perde espaço na arena pública é mas ela não perde a força ea potência de interpelar as consciências individuais bom e quando na modernidade alguém sugere e da religião morreu
e deus morreu e isso se comprova falso é porque hoje por exemplo nós estamos vivendo os choques de civilizações e os grandes conflitos que nós vivemos no mundo de hoje são conflitos de raiz religiosa o ou o avanço do islã como a expressão religiosa que mais cresce no mundo dos conflitos do oriente médio com o judaísmo e toda sua tradição e os fundamentalismos cristãos que estão presentes vivos e oferecendo propostas e respostas inclusive na arena pública suscitando muito debate então a religião foi para o banco dos réus mas parece que ela não foi condenada e
ela continua aí é a religião foi também para para um campo de conflito é porque quando a modernidade traz e esta esse posicionamento da religião como força determinante de organização de sentido de organização da sociedade surgem outros atores os profissionais da saúde mental e a hoje por exemplo a gente tem um fenômeno do coaching a gente encontra a genealogias os estados-nações e a gente encontra inclusive as estrelas e da arte as estrelas do mundo do esporte ea religião quando está aí nesse ringue disputando o seu tempo a sua devoção o seu dinheiro disputando você a
religião acaba caindo no mercado e na religião precisa ser vendável e ela precisa ser atraem e a missa está competindo com show de rock é o culto evangélico tá competindo com o campeonato brasileiro e o pastor o padre está competindo com psicólogo e filósofo a religião precisa manifestar-se de modo a cativar o seu interesse o seu coração e é aí que ela entra numa lógica bom dia mercado e no mundo em que o indivíduo é o eixo é o centro e em que as experiências religiosas estão privatizadas e a consciência pessoal que determina o caminho
espiritual inclusive um caminho espiritual que é sintético e nós pegamos uma porção do budismo uma porção do cristianismo aí nós não gostamos disso gostamos daquilo o outro então a gente vai construindo uma religião meio que a lá carte é como se a gente fosse um buffet a gente faz uma panacéia e constrói pessoal e individualmente a nossa própria lógica o nosso próprio sistema de sentido e o nosso próprio caminho de redenção e essa religião de mercado e ela ela faz surgir dentro do campo religioso uma nova antropologia esse ser humano o que é um ser
em agonia em busca de sentido e ele se torna um consumidor ele agora olha para o mercado de skene oferece resposta tem me oferece motivos e quem oferece esperança e quem me de vó e a quem eu me dedico e em que grupo identitário e eu me integro e esse esse consumidor agora e ele começa avaliar a oferta religiosa e é dentro da lógica contábil racional e pragmática de relação custo-benefício de funcionalidade isso funciona não funciona isso tá funcionando não tá funcionando é porque agora eu eu sou o dono da minha opção de futuro e
eu sou o construtor do sentido da minha existência é o ser humano consumidor no campo religioso faz com que a própria religião e aprenda a lidar com o consumidor e ela faz marca que religioso e ela desenvolve linguagem e ela desenvolve ícones estrelas e ela constrói os elementos para ativar esse consumidor no campo religioso e esse consumidor ele continua sendo um ser assustado o mangone angustiado amedrontado bom então a religião ela acessa alguns lugares da alma humana para cativar e o cativar não é apenas conquistar afetivamente é cativar no sentido de tornar cativo mesmo de
escravizar é é é muito fácil esse mecanismo de de acessar a cuba e essa sensação que nós temos de que não somos tudo que devemos ser que podemos ser e que gostaríamos de ser um senso de dívida na linguagem cristã nós falamos há muita gente com pecado o pecado ou no tempo presente ou no tempo passado e o pecado gera esses subprodutos que é a culpa ea culpa a sombra bom então quando eu mexo na sua culpa se eu encontro uma porta de entrada para cativar você se você não quer me consumir então eu vou
me tornar vendável mas eu vou explorar sua fraqueza e eu exploro seu medo e o medo de um diagnóstico ruim e o medo de uma bala perdida medo do assalto medo do desemprego medo do corte no fim do mês e o medo do futuro e o medo e eu exploro a sua ganância o seu desejo de sucesso de distinguir-se do comum de prosperidade de riqueza de dinheiro conforto eu exploro o seu sofrimento inclusive o sofrimento das pessoas que você ama é porque o que que você não está disposto a fazer e como expressão de cuidado
pela pessoa que você ama e agora imagina que eu falo com você em nome de deus há um deus que pode te proteger te curar te dar um emprego melhor tu pode resolver o seu problema conjugal eu não estou pressionando se deus pode ou não pode isso eu só tô dizendo que quem faz essa promessa em nome de deus e encontro do outro lado uma consciência go nica consumida pela culpa assombrada pelo medo cheia de ganância egocêntrico de uma consciência agónica que sofre oi e eu faço promessas em nome de deus e eu me tornei
muito competitivo no mercado é esse o espírito da religião comoditizado no próximo bloco toda vez que deus deixa de ser um fim e se torna um meio ou ele foi confundido foi reduzido a um ídolo essa é a essência da idolatria e deus criou o homem à sua imagem e semelhança ou é o homem que cria a deus na medida de sua necessidade na sociedade de hoje o que buscamos em nossas crenças o que esperamos dos deuses que cultuamos a religião comoditizada e ela fere a nossa noção de deus porque ou o confunde o ou
reduz a um ídolo um dos meus blogs prediletos apple chile o chile que ele ele fala sobre é a força que move a nossa e a nossa alma religiosa essa é a nossa busca de sentido útil para existência oi e o chile que fala do sentido último e do sentido penúltimo o sentido penúltimo ele é circunstancial e ele é contingente e eu encontro sentido no meu casamento na minha família nos meus filhos na minha vocação eu encontro sentido da minha ação na sociedade na maneira como me movimento no mundo e o sentido último na visão
do pou chile essa é a respeito daquilo que ameaça minha condição de ser é aquilo que faz com que eu perca a minha humanidade é aquilo que me dissolve ontologicamente seu experimento uma perda de algo que é penúltimo é isso causam abalo profundo em mim mas não me dissolve se eu consigo continuar existindo e existindo com dignidade mesmo experimentando perdas significativas daquilo que me afeta inútil é o que eu não consigo e é me sustentar como ser quando eu não tenho algo para me agarrar e dar fundamento ontológico para mim o chile que diz que
deus é isso que dá sentido última nossa vida e na verdade ele diz mais ele diz que deus é o nome daquilo e para nós confere sentido última nossa resistência quando eu busco a deus é porque eu quero um emprego esse deus não me dá um emprego e eu fico de mal com deus bom então eu não estou buscando a deus eu estou buscando um emprego e eu estou transformando deus e a último e no meio para eu alcançar o meu penúltimo que eu acabei de transformar em meu último o e toda vez que deus
deixa de ser um fim e se torna um meio ou ele foi confundido foi reduzido a um ídolo essa é a essência da idolatria é inverter a relação que temos com o divina e em vez de estarmos à disposição do divino e nós reivindicamos um divina nossa disposição e esse é o espírito da idolatria oi e o espírito da idolatria ele anda muito próximo da feitiçaria deus é um meio para você chegar no fim ea feitiçaria é a sugestão de que eu consigo manipular esse poder para abençoar você claro que se você der o dinheiro
do certo na minha igreja no dia certo se você vier na corrente da fé da minha igreja e se você subir essa escada de joelhos e se você amarrar essa fita se você pendurar esse colar se eu consigo manipular os poderes que nos são superiores e anteriores em seu benefício o post que vai dizer que é por isso que o o idolátrico ele chega perto do demoníaco porque aquilo que é penúltimo e quando é tratado como o último não apenas é um ídolo mas acaba sendo um demônio o que é o demônio demônio égua absoluto
é o demônio é um ego que a tudo quer chamar de eu oi e o problema desse processo idolátrico demônio e aqui esse processo me diz figura como ser humano salmo bíblico diz o seguinte cozido dos pagãos são prata e ouro obra de mãos humanas tem boca mas não podem falar o olhos mas não conseguem ver tem ouvidos mas são capazes de ouvir nem mesmo qualquer alento de vida em seus corpos tornem-se portanto como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam e a relação idolátrica me diz figura é o ser humano
a relação idolátrica quando eu quando eu tenho aquilo que é o penúltimo e coloco na categoria de último e eu atribuo poder de divindade é o que não é deus e isso se torna um poder que se volta contra mim mesmo quando você ler o novo testamento você vai ouvir jesus falar sobre isso quando jesus fala você não pode servir a deus ea mamon algumas traduções bíblicas dizem você não pode servir a deus e ao dinheiro não é o dinheiro o mamão é dinheiro elevado a categoria de deus é o conceito do novo testamento da
bíblia cristã de potestade a potestade é algo que não é uma pessoa mas funciona como se fosse mamão é uma potestade e e o dinheiro manda e o dinheiro dita valores o dinheiro dita poroso prioridades o dinheiro estabelece tipos e qualidades de relacionamento humano o dinheiro nos hierarquizar como seres humanos e o dinheiro exige ser servido jesus a expressão se não pode a servir a dois senhores a deus ea mamon tão o dinheiro elevado a categoria de deus ele se torna o senhor que escraviza e um ser escravizadas um ser aprisionado um ser que perdeu
a sua autonomia esse é um ser facilmente manipulável é um ser e aqui a gente pode dizer e está subtraído da sua maturidade da sua plenitude é um ser infantilizado e essa religião como elitizada ela dá o argumento para há aqueles que dizem a community freud mar grandes críticos da experiência religiosa e ela tá margem para que eles digam tá vendo e você no seu sofrimento na sua culpa na sua agonia se você quer soluções você se torna vulnerável a manipulação pelo fundo você é uma pessoa infantil e não cresceu nosso meio a sua responsabilidade
na existência e você quer um papai do céu para resolver a sua parada a deus é projeção da sua infantilidade da sua imaturidade da sua recusa em tornar-se gente o ou você você quer solução penúltima para sua vida corre atrás de deus para ele dar isso que no fundo no fundo você é um covarde você não encara o fato de que nós temos que atravessar esse caos com a dignidade ea grandeza de quem sabe está diante da morte inexorável mas não se deixa assustar amedrontar intimidar por ela no próximo bloco a redenção humana não tem
tanta relação com o lugar para onde você vai depois da sua morte mas com o tipo de gente que você se torna as religiões e seus líderes dominando a mídia para pregar usando ferramentas de marketing em redes sociais para converter fiéis oferecendo deus como um produto pode ser adquirido como esse deus que vira mercadoria muda nossa fé ea nossa relação consagrado essa religião comoditizada ela fere algumas coisas muito importantes da espiritualidade cristã primeiro fere o conceito de redenção da espiritualidade cristã no ocidente o caminho de redenção da fé cristã foi construído com uma lógica o
forense judicial a deus é o juiz é o ser humano é o réu pecador vai ser condenado as penas eternas mas jesus o filho de deus encarnado e ele é o advogado de defesa e que não apenas intercede em favor do réu mas cumpre a pena no lugar do réu para que o réu tenha a oportunidade de desfrutar o gozo celestial e para o céu depois que morrer o caminho de redenção do cristianismo ocidental é o céu como uma experiência pós-morte mas a tradição oriental e a igreja do oriente ela fala de salvação em termos
de deificação vou termo grego te hoses on e aí o irineu de lyon foi bispo de lyon ali no segundo século grego irineu ele disse o seguinte jesus cristo nosso senhor por causa de seu amor sobre abundante se fez o que não somos para fazer de nós o que ele próprio é o verbo de deus se fez homem para que o homem receba a filiação divina pois como poderíamos participar da eternidade e mortalidade se antes não se tivesse feito como nós o eterno imortal de modo que nossa corruptibilidade fosse absorvida por sua incorruptibilidade e nossa
mortalidade por sua imortalidade deus se fez homem para que o homem pudesse ser feito deus o que deus tomou a nossa carne e para que pudéssemos participar do seu espírito o que nós seres humanos estamos destinados a ser pela graça é aquilo que deus é por natureza e a redenção humana não tem tanta relação com o lugar para onde você vai depois da sua morte mas com o tipo de gente que você se torna é o tipo de ser humano que você é sendo a pessoa de jesus cristo e o a referência de plenitude de
humanidade na teologia se diz que jesus não apenas mostra como deus é mas também como o homem deve ser e essa é uma das chaves hermenêuticas muito interessantes para se ler a obra de jesus é a vida é obra e os milagres de jesus quando jesus cura um cego quando jesus cura-o surdo ou mudo e quando jesus cura um paralítico e ele não está apenas agindo na direção do conforto individual da pessoa acometida pela enfermidade o que por si só já seria justificado no sentido de restaurar-lhe a saúde ah mas essa ação de jesus era
metafórica é porque os ídolos é que tem olhos mas não veem ouvidos mas não ouvem tem pernas mas não anda oi e essa obra redentora de jesus ao curar a devolver a vista ouvidos pés as mãos é humanizar e nos tornarmos humanos na perspectiva divina do que é ser humano uma vez que fomos criados à imagem e semelhança de deus dentro da tradição cristã bom uma religião comoditizada não favorece esse caminho não favorece o caminho da deificação da teoria da transformação da metanoia e do crescimento e da maturidade da coragem existencial é da responsabilidade humana
de assumir o protagonismo da sua história mesmo no mundo hostil numa realidade conflitiva e essa nossa responsabilidade esse nosso sagrado encargo de olharmos as sombras que nos habitam o mal que nos habita e desenvolvemos caminhos de superação disso a partir da nossa experiência mística da nossa experiência de transcendência a partir do encontro com o divino uma religião de commodity oferece produtos sendo deus o próprio produto da religião oi e para quem busca os penúltimos transformar-se não é um desafio aceitável a segunda eu penso que essa religião de commodity série a maneira como a fé cristã
fala de deus ea maneira como a fé cristã fala de deus é dizendo que deus é amor bom e que o lócus da experiência divina é a relação de amor e na teologia se diz que deus está lá em cima no céus que deus está lá fora na transcendência o que deus está dentro de nós na imanência o santo agostinho dizia que deus é mais íntimo a mim do que eu a mim mesmo a deus está em mim esse é o mistério da encarnação do humano eo divino coabitando mas na tradição cristã que diz que
deus é amor deus está privilegiadamente nas relações de amor o são joão apóstolo diz que nós experimentamos a deus quando nós nos amamos uns aos outros é uma religião comoditizada não é um caminho de amor e não é um caminho de solidariedade não é um caminho de busca da prática da justiça e não é um caminho de generosidade mas por último eu diria que essa religião comoditizada o que funciona com lógica mercantil a lógica comercial a lógica de produto e ela é uma religião que cobra caro e ela cobra caro de seu fiel a cobra
caro em termos de toda a sorte de sacrifícios e caro em termos financeiros inclusive é literalmente oi e essa religião como elitizada série na na essência e na raiz aquilo que é mais próprio da tradição da fé cristã ocidental o que é o conceito da graça divina com a graça de deus é essa afirmação de que com deus não é possível fazer barganha o que não se pode comprar nada de deus e não se pode dar adeus nada em troca do seu favor o que não se pode justamente porque não é necessário e não é
preciso com a graça de deus como a disposição de deus em ser favorável às suas criaturas o que a tradição cristã chama de filhos e filhas o deus que é por autodeterminação sendo ele amor favorável aos seus filhos e suas filhas ele é alto determinado em amar em abençoar e ele não precisa ser comprado ele não precisa ser convencido abençoar e por isso é que é essa expressão da revelação da da fé cristã vai sabotar a lógica religiosa conforme desenhada por alto maduro é um conjunto de crenças ritos e dogmas e tabus morais a respeito
de seres superiores e anteriores com os quais desenvolvemos uma lógica uma relação de obrigações e benefícios você cumprir a sua obrigação você recebe o benefício você não cumprir a sua obrigação você recebe a maldição oi como você tá sempre deixando de cumprir a sua obrigação que eu sei se você está passível de o tornament da maldição de deus bom e é por isso que eu como um religioso se não tivesse a minha consciência interpelada pela dignidade eu diria cuidado hein você não tá cumprindo suas obrigações para com deus pois não reclama se tiver uma doença
ruim não reclama se for demitido perder seu emprego perder sua riqueza cuidado oi e aí o manipulo você na sua culpa no seu medo na sua ganância no seu sofrimento dizendo que você pode fazer uma parcela de sacrifício para que deus não amaldiçoa e você e lhe abençoe você e com isso eu transformei deus no ídolo desfigurei você como o ser humano o inviabilizem a nossa convivência fraterna e amorosa eu joguei no lixo a concepção de deus como amor o que sacrifiquei a graça divina como expressão máxima da bondade de deus para com todos nós
a religião comoditizada ela não é apenas infantilizador o infantil a anna perverso graças a deus a luz suficiente nesse universo para que nós experimentemos a libertação e encontramos um caminho de dignidade na travessia da vida tem um dom maravilhoso que deus nos deu eu estudei muito ciências e quanto mais hoje tudo ciências e engenharia de forma geral mas eu tenho certeza que deus existe é mas recentemente eu venho me preocupando também com as ciências humanas que a gente precisa queria saber é a sua opinião sobre é essa atual triste realidade que a gente vive de
corte e de visão um pouco negativa dos governantes sobre as nossas ciências humanas eu observei esse debate um pouquinho mais acalorado com o incêndio na notre dame em paris com o volume e a financeiro arrecadado em tempo recorde para reconstrução da catedral de notre dame o e observei o debate dizendo que se esse dinheiro todo fosse arrecadado para dar para os pobres e nós falamos melhor e aí e eu fiquei pensando que existe um paralelo entre essa lógica ea lógica que está sendo proposta para o brasil em que a gente deve estudar veterinária e não
sociologia ou filosofia e a gente deve estudar aquilo que é prático e que funciona é a lógica instrumental nacional e objetiva é a lógica que se retroalimenta uma máquina de produção e consumo e aí que por si só é excludente e aí hoje e pensei nesse paralelo é do que a catedral de notre-dame ela é um símbolo dos valores de uma civilização se não é apenas um símbolo religioso é um símbolo da arte é o símbolo da cultura qual é o símbolo do capital simbólico humano que sem capital simbólico a gente não constrói a solidariedade
a gente não constrói a justiça sem capital simbólico a gente não cuida de pobre e se nós deixarmos ruir todas as catedrais se nós fecharmos todos os programas de pós-graduação de ciências humanas no nosso brasil e a nós teremos um país é de soldados e máquinas de engrenagem produtiva nós vamos roubar da nossa sociedade da nossa civilização o suplemento de alma o suplemento de transcendência e ouvir essa história respeito de picasso que estava contemplando a sua obra ou étnica o e olhando para aquilo para aquele grande painel e dois generais olharam e perguntaram quem fez
essa porcaria oi e o picasso teria respondido senhores fizeram eu só retratei ryan ann e é sem o capital simbólico mas não enxergamos a realidade cruel na qual nós vivemos e não enxergando a realidade cruel na qual nós vivemos nós não enxergamos a nossa própria desfiguração ou a nossa própria degeneração como partes dessa engrenagem e se não enxergamos a realidade cruel e não nos enxergamos como par nós não enxergamos caminhos de superação nós só retro alimentamos bom então sim as nossas sociedades precisam de museus e aí e aí e as nossas sociedades precisam de uma
exposição de rodando a nossa sociedade precisa de uma orquestra filarmônica e a nossa sociedade precisa de uma reunião de oração com terço na mão a gente não pode jogar fora o nosso capital simbólico e o nosso capital de transcendência porque como já disse o poeta a gente não quer só comida e a gente quer comida diversão e arte é mais reflexões no site e facebook do instituto cpfl e no canal do café filosófico no youtube o nosso país precisa clama as ruas estão clamando por um suplemento de alma no suplemento de grandeza humana e se
é verdade que a glória de deus é o ser humano na sua plenitude é o brasil está no chamada a e aí
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