Você já ouviu falar sobre as Inúmeras pessoas que lutam contra o vício mesmo sabendo dos danos que ele causa e se eu te dissesse que a resposta para essa luta está nas profundezas da nossa psique explorada por um dos maiores pensadores da Psicologia moderna hoje vamos mergulhar na mente humana com kyung e descobrir as raízes do vício revelando como traumas e experiências da infância moldam nossas lutas atuais esta jornada fascinante pode transformar completamente sua visão sobre o vício e mostrar caminhos para a verdadeira Liberdade emocional kau Yung renomado psiquiatra e psicanalista oferece insites profundos sobre
as origens das dependências e vícios ligando as experiências da Infância e ao desenvolvimento psicológico ele escreveu que todas as dificuldades parentais deixam uma marca na psique da criança às vezes com resultados patológicos Yung enfatiza que a influência parental no desenvolvimento da Criança e a relação com as dependências na vida adulta não podem ser subestimadas comparando uma criança no útero que está imersa e completamente dependente do corpo da mãe nos primeiros anos de vida quando o cérebro é mais maleável e a criança emocional e psicologicamente influenciada pelos pais experiências negativas como negligência ou abuso podem causar
danos profundos que se manifestam mais tarde como dependências e comportamentos autodestrutivos Jung observa que uma infância disfuncional carregada de raiva e Abuso parental suprime a dor emocional profunda na mente da Criança e altera o desenvolvimento cerebral de maneiras que aumentam a probabilidade de dependência muitos viciados em substâncias relatam que se automedicam para aliviar sua dor emocional essa automedicação é uma tentativa desesperada de aliviar o sofrimento interno no entanto o desenvolvimento cerebral dessas pessoas foi sabotado por suas experiências traumáticas os sistemas de dopamina e opioides que regulam o prazer e a recompensa ou o cérebro límbico
ou emocional ou o aparelho de estresse e as áreas de controle de impulsos do Corttex simplesmente não podem se desenvolver normalmente nessas situações adversas resultando em uma predisposição para o vício Jung também destaca que não é só o trauma infantil que torna alguém mais sucetível à dependência crianças que cresceram com cuidadores emocionalmente frios ou distantes também são muito mais propensas a recorrer a dependências na idade adulta o psicólogo Alan soor chamou essa situação de emocional parental de separação próxima isso ocorre quando o pai está presente fisicamente e atende a todas as necessidades específicas da criança
mas devido ao estresse depressão ou outros demônios internos não consegue nutrir a criança psicologicamente ou emocionalmente Jung explica que uma criança também pode sentir angústia emocional quando o pai está fisicamente presente mas emocionalmente ausente essa ausência emocional pode levar a criança a desenvolver mecanismos de de enfrentamento inadequados como balançar-se ou chupar o dedo ou a desconectar-se emocionalmente para escapar da angústia em situações normais uma criança que percebe uma separação emocional buscará reconectar-se com o pai se o pai não responde ou não responde adequadamente a criança ficará com seus próprios mecanismos de enfrentamento inadequados por exemplo
ela pode se balançar ou chupar o dedo como formas de autoc consolo ou simplesmente se desconectar emocionalmente para escapar da angústia crianças que não receberam a presença atenta dos pais estão em maior risco de buscar satisfação química de fontes externas mais tarde na vida esses mecanismos de enfrentamento inadequados podem se transformar em dependências de substâncias ou comportamentais na idade adulta como uma tentativa de preencher o vazio emocional deixado pela falta de conexão parental mesmo as pessoas que tiveram uma infância nutritiva não estão completamente imunes à dependência Jung observa que a sociedade moderna com sua ênfase
no consumo e na satisfação instantânea cria um ambiente propício ao desenvolvimento de dependências assim como durante a queda de Roma quando as pessoas em massa se Voltaram para a busca de prazeres para aliviar a angústia provocada por presenciar uma cultura moribunda nos dias de hoje muitos recorrem às dependências como uma forma de automedicação contra o desespero estimulado por uma visão sombria do futuro da sociedade a pressão constante para se conformar a necessidade de alcançar metas materiais e o uso compulsivo da tecnologia redes sociais e entretenimento como meios de escapar dos Sentimentos de impotência e vazio
contribuem para uma crise de dependência kau Yung confirma que um senso de vazio permeia toda a nossa cultura e o viciado em drogas está mais dolorosamente consciente desse vazio do que a maioria das pessoas explorar essas ideias de Jung pode oferecer uma nova perspectiva sobre as raízes do vício e abrir caminhos para uma verdadeira Liberdade emocional ajudando-nos a compreender melhor as complexas interações entre nossas experiências de Infância Nossa psica e os desafios que enfrentamos na vida adulta muitos de nós se assemelham ao viciado em drogas em nossos esforços ineficazes para preencher o vazio espiritual o
buraco negro no centro de nossas vidas onde perdemos o contato com nossas almas e nosso espírito Nossa cultura Consumista obsecada pela aquisição e pela imagem apenas aprofunda esse buraco nos deixando ainda mais vazios do que antes Jung sugere que para enfrentar essa crise é necessário um despertar espiritual uma reconexão com nossas verdadeiras necessidades internas e um afastamento dos valores superficiais que dominam a sociedade contemporânea dado o número de pessoas que crescem em lares abusivos ou emocionalmente ausentes juntamente com o estado corrupto da sociedade não é surpreendente que muitas recorram às drogas e as dependências comportamentais
como uma forma de lidar com a vida esse movimento não é totalmente irracional nem ineficaz pois as dependências funcionam pelo menos temporariamente elas são muito eficazes para aliviar o sofrimento e a dor emocional Yung explica que as dependências não apenas proporcionam alívio temporário do sofrimento e da dor emocional mas também podem tirar alguém da monotonia ou Miséria da vida cotidiana levando experiências de emoção significado e alegria no entanto esse alívio é temporário e superficial não resolvendo os problemas subj que causam o vício embora as dependências possam funcionar a curto prazo ao depender de atalhos para
o alívio emocional e a alegria paga-se um preço com o tempo quanto mais persistimos em uma dependência mais cresce Nossa tolerância e mais dependemos da substância ou atividade para sentir qualquer emoção positiva lenta mas certamente a dependência se torna o ponto focal de nossa vida e tudo mais que poderia proporcionar uma satisfação duradoura nossas relações carreira criatividade propósito de vida se desvanece na periferia além disso a dependência muda a estrutura do cérebro de maneiras que minam nossa capacidade de controle voluntário quando estamos presos no controle de uma dependência muitas vezes nos encontramos em um estado
conhecido como o bloqueio cerebral onde Nossas ações seguem nossos comandos viciantes enquanto uma parte de nossa mente observa impotente sabendo muito bem que estamos destruindo nossa mente corpo e potencial diante do domínio mortal da dependência surge a questão vital como superar uma dependência o problema ao enfrentar qualquer tentativa de uma vida renovada e livre de dependências é que o mesmo aparato que precisa se curar se cérebro se está prejudicado pela dependência como observa Jung quanto pior é a dependência maior é a normalidade cerebral e maiores são os obstáculos biológicos para optar pela saúde felizmente nossos
cérebros são notavelmente resilientes mesmo em condições adversas é possível que o cérebro se reestruture de maneiras que permitam viver talvez pela primeira vez uma vida plena saudável e livre de dependências Yung destaca a importância de intervenções terapêuticas que promovam a cura emocional e a reestruturação dos padrões de pensamento e comportamento ele nos conduz a um conceito interessante conhecido como a consciência nodal essa consciência pode interromper a natureza psíquica da dependência permitindo que em vez de sucumbir as polaridades de prazer e dor desejo e satisfação experimentemos todo o espectro da experiência humana com profunda equanimidade portanto
a jornada para superar o vício não é apenas uma batalha contra a substância ou comportamento viciante mas um processo profundo de reconexão com o nosso eu interior de cura De traumas emocionais e de redescoberta de um sentido mais profundo e duradouro na vida fundamentalmente os ensinamentos não duais destacam a importância da Consciência do momento presente as pessoas são incentivadas a observar seus pensamentos e Emoções sem julgamento essa observação sem julgament autocompaixão e diminui a necessidade de escapar para comportamentos viciantes ancorar nai imedi ciclo viesados escapismo bumo outra abordagem não Dual destaca a vacuidade e a
impermanência na recuperação da dependência reconhecer a impermanência dos desejos e a vacuidade de seu cumprimento final pode ajudar enormemente a se libertar do domínio da dependência a prática da meditação sentada no budismo Z serve como uma ferramenta poderosa ao cultivar a atenção plena e a concentração através da meditação as pessoas desenvolvem a capacidade de observar pensamentos e Sensações sem apego os viciados começam a transcender as noções dualistas de prazer e dor o que lhes permite descansar no momento presente cultivar esse estado de profundo descanso tal como ele é po literalmente apagar o ciclo de comportamento
viciante aém Tom do eu não diente é apenas for exem for exem ativic eventualmente esses caminhos são tão profundos que se tornam inevitáveis e praticamente inescapáveis tanto Jung quanto não dualismo abordam a dependência de maneiras similares ambos sugerem que a solução para o problema da dependência é transcender o sentido do eu separado ou a contração dolorosa do Ego Jung Tenta resolver o problema do eu trabalhando para integrar os diferentes aspectos do eu algo que ele chamou de arquétipos da psique humana dessa forma o eu não está mais em guerra consigo mesmo alcanando uma totalidade autot
transcendente essa totalidade inicia um despertar espiritual e uma mudança radical na consciência uma mudança tão profunda que também altera os padrões de comportamento viciante a consciência não Dual como encontrada em tradições inspiradas curador da Separação a dor no núcleo da dependência E provoca um reconhecimento da unidade intrínseca com o que é é interessante o ponto de vista de Jung A esse respeito pois destaca a importância de um despertar espiritual através da integração do eu algo que sugere uma Entrega Total A algo maior do que si mesmo maior do que as limitações ilusórias forjadas pela mente
o erro comum sobre a dependência é que ela se deve a uma falta de força de vontade na verdade a dependência reflete um problema espiritual profundo indo além de uma mera falta de resolução pessoal isso não diminui a responsabilidade pessoal mas reconhece a necessidade de um Poder Além do pessoal para escapar das garras da dependência no seu núcleo a dependência é uma tentativa altamente disfuncional de resolver um problema espiritual um problema compartilhado pela maioria das pessoas sejam elas viciadas ou não para concluir como kyung observa Nem todas as histórias têm um final feliz mas as
descobertas da ciência os envenenamentos do coração e as revelações da Alma nos asseguram que nenhum ser humano está jamais além da Redenção a possibilidade de renovação existe Enquanto houver vida apoiar essa possibilidade nos outros e em nós mesmos é a pergunta definitiva agora que exploramos a visão de kau Yung sobre o vício e como ele se enraíza nas experiências de infância e na estrutura psicológica é crucial lembrar que a jornada para superar uma dependência não é simples mas é possível Yung nos mostra que a cura começa com autocompreensão e a integração dos diferentes aspectos do
nosso eu considerar nossos traumas entender nossas motivações e trabalhar para transcender nossos desejos pode nos levar a uma vida mais equilibrada e plena se você você se identificou com algumas das questões discutidas aqui saiba que não está sozinho busque ajuda profissional conecte-se com pessoas que entendem sua luta e inviste em práticas que promovam a autoconsciência como a meditação e a terapia Estes são Passos fundamentais para a recuperação Obrigado por assistir e até o próximo vídeo