Tata Tancredo - Um GUARDIÃO das RAÍZES Afro-Brasileiras

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Grande parte do texto tirado do texto de Babá Mário Filho do Templo Espiritual Pantera Negra https:/...
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[Música] em um Brasil em ebulição cultural onde as tradições africanas se entrelaçam com a espiritualidade e a música surge a figura intrigante de tat Tancredo o Papa negro da Umbanda Mas quem foi esse guardião das raízes africanas na umbanda como ele moldou a história dessa religião em meio às perseguições e transformações do século XX e qual o papel da polarização entre a umbanda branca e da africana prepare-se para uma jornada única explorando os mistérios e controvérsias da vida de tata Tancredo um ícone que desafiou preconceitos defendeu tradições ancestrais e deixou um legado que ecoa até
os dias atuais saibam também o que impulsionou Tancredo a fundar a Federação Espírita de umbanda e como suas ideias impactaram a forma como enxergamos a Umbanda hoje descubra as respostas enquanto mergulhamos na fascinante trajetória de tata Tancredo desvendando os segredos por trás de sua vida suas lutas e seu inegável impacto na espiritualidade brasileira Tancredo da Silva Pinto escritor compositor sambista e umbandista brasileiro nasceu em 10 de agosto de 1905 no município de Cantagalo então Estado da Guanabara ainda na adolescência se mudou para município do Rio de Janeiro Tancredo da Silva Pinto Tata ti inkisse é
considerado O organizador do culto homolo no Brasil e o responsável direto pela reunião dos adeptos dos cultos afro-brasileiros em federações umbandistas para defender o seu direito de ter e cultuar uma religião afro-brasileira seu nome religioso era fetu olor ofe foi chamado muitas vezes também de de o Papa negro da Umbanda Tancredo apesar de ter ficado famoso Pelo Grau sacerdotal Tata que significa pai utilizado nos candomblés Angola para designar o sacerdote Tancredo da Silva Pinto na hierarquia da Umbanda omolocô era tratado por babalaô era filho de Belmiro da Silva Pinto e de Ed virges de Miranda
Pinto sendo Seus avós maternos Manoel luí de Miranda e henriqu Miranda sua árvore genealógica remonta a grandes estudiosos e praticantes de religiões tradicionais africanas seu avô foi fundador dos primeiros blocos carnavalescos tendo fundado os blocos avança e treme terra bem como o cordão Místico uma mistura de samba de Caboclo com o ritual africano em que sua tia Olga saía vestida de rainha dinga seu pai Belmiro era considerado o melhor tocador de violão de sua época e tinha em seu histórico o título de excelente Ferrador bem como de exímio tratador de animais sendo ainda criador de
pássaros de diversas qualidades em 1950 devido a grandes perseguições aos umbandistas nos mais diversos estados da União assim como no antigo distrito Federal fundou a Federação Espírita de umbanda com a qual rompeu em 1952 viajou por quase todo o país fundando filiais da Federação com o objetivo de organizar e dar personalidade à Umbanda fundou as federações nos estados do Rio de Janeiro São Paulo Rio Grande do Sul Minas Gerais Pernambuco e outros e para melhor mostrar Seu culto de umbanda ao povo em geral Ele criou as seguintes festas religiosas festa de Yemanjá no Rio de
Janeiro e aloá na Pampulha Belo Horizonte Cruz em Betim Minas Gerais festa de preto velho em Inhoaíba Rio de Janeiro festa de Xangô em Pernambuco Você sabe o que é umbanda no Estádio do Maracanã no Rio e finalmente a festa da fusão realizada no centro da ponte Rio Niterói segundo Tancredo da Silva Pinto a primeira sociedade umbandista criada para defender os direitos dos umbandistas no Rio de Janeiro e no Brasil foi a união fundada em segundo ele naquela época devido às perseguições policiais Os cultos eram acompanhados por Bandolim cavaquinho e órgão porque não era permitido
tocar tambores e atabaques no Rio de Janeiro Os cultos afro brasileiros foram professados dessa maneira Até 1950 o motivo que levou Tancredo a criar federações umbandistas para defender os direitos dos cultos afro-brasileiros que aconteceu na casa de santo de sua tia Olga da Mata onde ele mesmo disse que baixou Xangô no terreiro São Manuel da Luz na Avenida Nilo Pessanha 2153 em Duque de Caxias Xangô Então falou você deve fundar uma sociedade para proteger os umbandistas a exemplo da que você fundou para os sambistas pois eu irei auxiliá-lo nesta tarefa imediatamente ele tomou a iniciativa
de fazer a Confederação umbandista do Brasil sem dinheiro e sem coisa alguma teve inspiração e compôs o samba General da banda gravado por blackout que o auxiliou financeiramente para dar os primeiros passos em favor da Confederação umbandista do Brasil depois desse fato Tancredo fundou a Confederação umbandista do Brasil usando parte do pagamento recebido pelo Direito autoral do Samba General da banda fazendo uma alusão ao Orixá ogum gravado por blackout e ajudou a fundar em outros estados novas federações umbandistas a fim de defender os direitos dos cultos afro-brasileiros ele afirmava que a Confederação umbandista do Brasil
fundada em 1952 foi criada com a finalidade de restabelecer a tradição antiga em toda sua força e pureza primitiva Ou seja a origem africana da Umbanda a posição de tata Tancredo foi significativa contra as propostas de desafricanização da Umbanda divulgadas nas palestras do primeiro Congresso Brasileiro do espiritismo de Umbanda em 1941 Tancredo dizia que achava graça quando ouvia os líderes da Umbanda Branca dizendo que a religião sofre influência das tradições africanas para ele a umbanda é africana é um patrimônio da Raça Negra esse viés africanista da Umbanda pode ser visto em uma de suas afirmações
terreiro de umbanda que não usar tambores e outros instrumentos rituais que não cantar pontos em linguagem africana que não oferecer sacrifício de preceito e nem preparar comida de santo pode ser tudo menos terreiro de umbanda para afirmar a característica africana da Umbanda e dar uma formação intelectual aos praticantes do omolocô organizou no Rio de Janeiro o primeiro curso de língua e cultura iorubá a partir dos anos 1950 várias outras federações de umbanda foram criadas no Rio de Janeiro três delas unam os centros que se reconheciam na umbanda branca como o di Zélio de Morais ou
a tenda Mirim de Benjamim Figueiredo esses centros não aceitavam o uso de atabaques os sacrifícios de animais nem qualquer mistura com o Candomblé as três outras federações defendiam uma forma de Umbanda de orientação africana a mais importante delas foi a Federação Espírita umbandista fundada em 1952 por tat Tancredo que logo se tornou o porta-voz dos praticantes da Umbanda africana alcançando rapidamente grande popularidade ele defendia uma Umbanda Popular que reivindicasse suas origens nas tradições africanas tratava-se pois do primeiro movimento De Volta às Origens no meio dos cultos do Rio de Janeiro tat Tancredo publicou muitos livros
em que apresentou a umbanda como parte da herança africana a umbanda portanto começou a se organizar em torno de dois polos postos um formado pela Umbanda Branca influenciada pelo kardecismo e pelo Desejo de criar uma imagem socialmente respeitável e logo não Africana e o outro pela Umbanda africana que reivindicava seus laços com Os cultos afro-brasileiros tendo os terreiros de umbanda se distribuído ao longo desse continuum que ia de uma forma Branca a uma forma africana tatatan Credo sempre foi muito polêmico ele dizia assim hoje uma vasta onda de mistificação invadiu a umbanda criaram os intrusos
uma Umbanda branca uma Umbanda mista modificaram O Ritual sagrado e pior sob o ponto de vista espiritual introduziram o comercialismo na seita escritores improvisados publicaram livros cheios de erros e fantasias servindo a Umbanda de capa a atividades inteiramente comerciais para completar a mistificação pessoas que nada conhecem dos mistos de umbanda que nunca foram sacerdotes que nunca fizeram cabeça abriram Centros e tendas montaram consultórios luxuosos onde os clientes são atendidos mediante fichas numeradas contudo ressaltamos aqui que este é apenas um documentário histórico sobre uma figura polêmica mas cheia de amor pelo que acreditava nossas opiniões não
são as mesmas Nós acreditamos que não existe certo ou errado pois temos o receio de Caires ignorância e arrogância fanática das outras religiões que sempre nos perseguiram oprimiram e exterminaram culturas antigas em nome de uma verdade absoluta porém cheia de preconceitos voltemos ao assunto principal Tancredo instituiu as festividades a Yemanjá no Rio de Janeiro capital A exemplo das festividades que aconteciam em Salvador Bahia as primeiras aconteceram na mesma data que na Bahia 2 de fevereiro mas com o tempo elas passaram a ser feitas no dia de dezembro foi um dos fundadores da união de escolas
de samba em 1935 que organizaria os desfiles sob o patrocínio de Pedro Ernesto em 1936 se tornou sócio fundador da União Brasileira de compositores e se tornou também sócio da ordem dos músicos do Brasil criou o samba de breque com Moreira da Silva e ide a lei que instituiu o enredo exclusivamente nacional de cinema na antiga cinédia e jornalista fundou a revista mironga gravou muitos pontos cantados de um banda que ficaram famosos nacionalmente além do célebre samba General da banda compôs vários outros inclusive em parceria com Zé k tatatan Credo tinha uma coluna semanal no
jornal O Dia de maior circulação no Rio de Janeiro na qual desenvolvia um trabalho de divulgação da Umbanda recomendando que sua deveria sempre estar atrelada às Origens africanas E durante 25 anos ele escreveu essa coluna tatatan Credo possuía certa fama e popularidade nas classes mais baixas das populações cariocas muitas pessoas mencionavam o nome de tatatan Credo e muitos terreiros de umbanda que existiam nas periferias cariocas eram filiados à confederação de umbanda do Brasil tat Tancredo ainda mantinha alianças com outros líderes umbandistas com os quais articulava uma posição africanista para a umbanda demonstrando forte antagonismo para
com os líderes da chamada Umbanda Branca sempre contou com o apoio e compreensão das autoridades civis militares e eclesiásticas nos seus Empreendimentos dentre os seus contatos e estreitos relacionamentos políticos destacam-se o Governador Chagas Freitas Negrão de Lima Deputado Átila Nunes o chefe da casa civil golber do Couto e Deputado Marcelo Medeiros e deputado Miro Teixeira entre outros mantinha proximidade muito grande com Mãe senhora ossum miuá terceira I lorado Il a opoa FJ a segunda casa de candon black é tudo Brasil Tata Tancredo prestou homenagem à mãe senhora em uma festividade no Maracanã em 1965 escolhendo
como a mãe preta do Brasil exigindo a estátua numa praça em campo Grande Rio de Janeiro nessa praça Tata Tancredo também realizava o encontro de centenas de terreiros em homenagem aos ancestrais conhecidos na umbanda como preto velho em vida ainda recebeu diversas comendas e homenagens pelos serviços prestados às religiões afro-brasileiras especialmente como fiel defensor da prática africanista no culto de umbanda o omolocô recebeu em sessão solene da câmara Estadual do antigo Estado da Guanabara o Título de Cidadão carioca pelos serviços prestados em favor do povo teve publicada mais de 30 obras literárias divulgando a umbanda
e o omolocô foi fundador e colaborador de diversos jornais e revistas destinadas a esclarecer e orientar os adeptos da religião afro-brasileira protagonizou uma série de debates com outro intelectual umbandista woodrow Wilson da Mata e Silva o fundador da umband esotérica para Tancredo a umbanda tem raízes na África que teria se desenvolvido a exemplo do Candomblé nos quilombos e nas calas mata e Silva não concordava com isso e preferia o embranquecimento da Umbanda tirando em grande parte a influência da África na umbanda a umbanda esotérica ou iniciática propôs as mesmas conclusões do primeiro Congresso Brasileiro do
Espiritismo de umbanda que a umbanda é um fenômeno que não possui ligações com a África mas sim com lemúria Atlântida índia ou seja com qualquer coisa menos com a África na época existia muito preconceito com religiões com ligações à África e a intenção do congresso era se desvincular e assim embranquecer para obter mais recepção das comunidades da época o que chama a atenção é que nas umbandas que são refratárias às influências africanas os sacerdotes se utilizam de nomenclaturas africanas para designarem seus cargos e Postos tais como babalao Babalorixá babá cambono Ogan e muitos mais tatatan
Credo faleceu em 1eo de setembro de 1979 sendo sepultado no dia seguinte às 3 da tarde na quadra 70 Carneiro 3810 do cemitério de São Francisco Xavier a Rua Pereira de Araújo número 44 Rio de Janeiro as despedidas a seu corpo foram realizadas no Il de umbanda babá oxalufan situado à Avenida dos Italianos número 11120 em Coelho Neto onde seu corpo foi velado no livro de registro de filhos de Santo estão registrados mais de 3.566 filhos de Santos que foram iniciados por tatatan Credo o sirum ou achê cerimônia de encomenda do corpo de pessoa falecida
foi realizado por José Ino da Costa conhecido como Zé filho de chapan e confirmado como Ogan no terreiro de tio Paulino da Mata e tia Olga da Mata uma das curiosidades de Tancredo é que ele teria sido pai de santo do Bispo Edir Macedo da igreja Universal do Reino de Deus Dito pelo pesquisador Nei Lopes que depois publicou um artigo que abordaria a biografia de tata Tancredo e seu envolvimento com o samba tirado talvez de Uma cantiga de umbanda ou do repertório das batucadas que animavam o antigo jogo da pernada Carioca primo irmão da capoeira
levava as assinaturas de Sátiro de Melo Tancredo Silva e José Alcides e fez tanto sucesso que seu intérprete passou a partir daí a apresentar-se nos shows carnavalescos envergando uma Vistosa fantasia de talhe militar mas General mesmo foi o coautor Tancredo General do Samba da Umbanda e das causas populares Tata de in kissi ou seja pai de santo da linha do congo e do rito omolocô em 1949 fundou a Confederação umbandista do Brasil e durante sua existência publicou vários livros sobre a doutrina umbandista em música Tancredo é também coautor com Davi Silva e Ribeiro Cunha de
outro clássico o samba jogo Proibido gravado em 1937 por Moreira da Silva e tido quase unanimemente como o primeiro samba de brec 10 anos depois destacando-se como líder ajudava a fundar a Federação Brasileira das escolas de samba em janeiro de 1950 o jornal Quilombo dirigido por Abdias do Nascimento e voltado para a comunidade Negra publicava matéria intitulada os compositores populares defendem os seus interesses e nela dava conta da fundação da escola de S arte e música por iniciativa de Tancredo e seu parceiro José aides a arte e música Segundo seus fundadores era uma sociedade de
âmbito nacional e suas realizações deveriam repercutir até no estrangeiro seu objetivo era divulgar a música popular tipicamente brasileira e portanto ela pretendia criar departamentos autônomos e especializados para cada setor nomeando representantes estaduais e estabelecendo núcleos de arte eú pelas principais cidades brasileiras com vistas a intenso intercâmbio de experiências artísticas a escola de Tancredo pretendia também divulgar a partir do Rio e através do rádio do disco do teatro musicado e de partituras impressas as criações de autores desconhecidos do interior do Brasil e se dispunha mediante a contrato colaborar com as firmas produtoras de películas cinematográficas fornecendo-lhes
artistas extras e compondo mú mú Popular Firme em seus objetivos a instituição pretendia tão somente atuar no mercado de trabalho e não fazer honrarias é preciso não esquecer que foi constituída uma entidade de arte e cultura e não de assistência social contudo sem fechar os olhos aos problemas de caráter grave e urgente sempre mantiveram um socorro social com a finalidade de atender as necessidades básicas e as situações aflitivas dos ados Tancredo Silva Pinto faleceu no rio em 1979 3 anos antes recebia honrarias da câmara de vereadores do município de Itaguaí e em 1974 realizava na
ponte Rio Niterói na condição de sacerdote da Umbanda e com respaldo governamental ritual propiciatório da fusão entre os antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro líder do Samba dos cultos afro e de parte do segmento autoral musical foi de fato um comandante sobre sua inusitada escola de samba pouco se sabe mas suas ideias antecipando muita coisa boa que efetivamente veio anos depois como o projeto Pixinguinha as gravadoras independentes e até mesmo alguns princípios defendidos pela sombras e pela amar fez dele um legítimo estrategista ao adentrarmos os mistérios e desafios enfrentados por tata Tancredo
emergimos em um Panorama rico e complexo da História da Umbanda no Brasil as respostas a perguntas como quem foi esse Líder visionário e qual o impacto de sua luta pela Umbanda africana revelam não apenas a biografia singular de Tancredo da Silva Pinto mas também o reflexo de uma época marcada por perseguições polarizações e resistência ao longo desta jornada testemunhamos como Tancredo moldou as bases da Umbanda defendendo suas raízes africanas e desafiando estereótipos a polarização entre a umbanda branca e africana os mistérios narrados neste Episódio são apenas a ponta do iceberg e há muito mais a
explorar nos vídeos futuros deste canal portanto não perca a oportunidade de se aprofundar em outros episódios que abordam personagens marcantes eventos históricos e desdobramentos culturais mantendo viva a chama do conhecimento e da compreensão embarque conosco em uma jornada única pelos meandros da história da espiritualidade e da complexa Tapeçaria que compõe a identidade brasileira o passado o presente e o futuro aguardam a nossa exploração contínua e contamos muito com vocês se você gostou do assunto deixe um like se tem dúvidas ou sugestões deixe nos comentários que Responderemos assim que possível nos próprios comentários ou num vídeo
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