Rev. Augustus Nicodemus | Amós 1.1-2 | 10.02.2019

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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a mãe irmãos saúdo a todos com a paz do senhor jesus nesta manhã também aqueles que nos acompanham pela internet a nossa saudação nós vamos dar prosseguimento ao nosso culto nesta manhã de uma série de mensagens no livro do profeta amós eu queria convidá los a abrir a palavra de deus no livro de amós para aqueles que têm alguma dificuldade ou nunca ouviu falar fica no antigo testamento lá no meio dos profetas menores nem por isso menos inspirados no livro do profeta amós nós vamos ler apenas os dois primeiros versículos uma vez que essa primeira
mensagem uma mensagem introdutória à mostra capítulo 11 do verso 1º ao verso 2 palavras que em visão vieram a moça que era entre os pastores de terror a respeito de israel nos dias de hoje as redes ajudar e nos dias de jogo bom o filho de jorge hage israel dois anos antes do terremoto ele disse o senhor fugirá de sião e de jerusalém fará ouvir a sua voz os pratos dos pastores estavam de luto e secasse a o cimo do carmelo pai nós estamos diante de ti com a tua palavra aberta diante de nós e
queremos entender o que ela deseja nos falar queremos compreender as palavras de amor que também são as duas palavras pedimos o pai que tu fales ao nosso coração nesta manhã que essa exposição traga consolo conforto ensinamento e correção a todos que aqui se encontram de acordo com a necessidade queremos em nome de jesus amém irmãos qual seria a mensagem de deus para o mundo em que nós vivemos ou ainda mais importante consegui a mensagem dele para o seu próprio povo nós vivemos hoje o mundo vivemos num mundo em crise é bem verdade que nunca houve
uma época depois da queda de adão lá no paraíso em que a humanidade tenha vivido sem algum tipo de crise mas o nosso mundo de maneira especial tem conhecido crises que ultrapassa em termos de intensidade e abrangência as que nos antecederam crises internacionais trazem segurança todos o que acontece em um país na américa do sul como a venezuela por exemplo traz implicações até para as relações entre estados unidos e rússia estremecendo inclusive o bom relacionamento entre elas a crise econômica que se agrava em países da áfrica por exemplo por conta da situação sistêmica e do
global da globalização acaba atingindo países mais desenvolvidos e chega também ao nosso país a decadência moral avança cada vez mais em todas as sociedades especialmente as do mundo ocidental recentemente na cidade de nova york foi aprovado o aborto pra qualquer época da gestação em muitas partes do mundo os cristãos estão sendo perseguidos presos em alguns casos martirizados sem que haja reação das autoridades mundiais e responsabilização dos culpados por esse massacre religioso para não falar da grande crise que existe na cristandade hoje começamos com a decadência do cristianismo na europa e no canadá a rápida secularização
que está acontecendo nos estados unidos ea predominância no sul global que são aqueles países abaixo do equador ler-se américa latina américa do sul a china a áfrica a coreia nesses países embora o evangelho esteja crescendo predomina linha predominam linhas de lógicas e práticas estranhas ao evangelho e no brasil a igreja apesar de estar crescendo parece relevante diante os grandes desafios que a nossa nação nos impõe como cidadãos desafios na área da moralidade na área da retidão nos negócios na condução do país com lisura e honestidade da pobreza e da opressão conseguiria mensagem que deus tem
para nós então para o nosso mundo para a nossa igreja eu creio que aquilo que deus falou através do profeta a moça ao mundo de sua época é tão atual e relevante hoje quanto foi em seus dias é por esse motivo que nós então queremos trazer a mensagem de amor à nossa igreja e ao mundo iniciando assim hoje uma série de mensagens nesse livro e vamos começar nos perguntando o que é o livro de amós o que é que esse livro diz a seu respeito no verso 1º nós encontramos a abertura do livro dizendo palavras
que em visão vieram a a moça esse é o cabeçalho do livro o livro é a coleção das palavras de amor ou seja a coleção das pregações que este profeta fez em israel o reino do norte especialmente nas cidades de santa maria e betel como nós veremos não sabemos se estas pregações de amós que são as suas palavras foram colecionados e escritas por ele ou por algum editor depois mas realmente não importa porque de uma forma ou de outra estas são as palavras que o profeta amós proferiu durante o tempo do seu ministério o texto
também diz que essas palavras vieram amós em visão ou seja deus apareceu amós o chamou para ser profeta lhe mostrou o pecado do seu povo e mostrou as necessidades do mundo como era urgente que o povo de deus se arrepender se voltasse ao senhor ea e visão lhe mostrou a futura destruição que viria sobre a nação de israel o falta de arrependimento e mudança de rumo e aqui a gente tem um exemplo excelente do que nós chamamos da doutrina da inspiração das escrituras esse livro é ao mesmo tempo as palavras de amós e ao mesmo
tempo as palavras de deus porque as palavras que amós proferiu foram dadas a ele em visão é que você tenha combinação dessas duas coisas a preservação da personalidade de amós do vocabulário de amor do seu estilo de falar isso aí não é alterado quando deus inspira o autor bíblico mas ao mesmo tempo estas palavras foram palavras que foram dadas a ele através de visões portanto esse livro é ao mesmo tempo as palavras de amós e também a palavra de deus e é daqui que vem a sua autoridade segundo ponto que eu queria trazer nessa mensagem
introdutória é quem é esse a moça então nós sabemos apenas três coisas sobre ele o primeiro design o f111 que ele era entre os pastores de t co ele era entre os pastores de terror de cor era uma vila que fica ainda hoje ela existe essa vila com outro nome de rua mas é era uma vila que ficava ao sul de jerusalém cerca de 15 quilômetros e que era muito propício à atividade pastoril geroni um pai da igreja escreveu no século 4º e ele morava em belém ele conhecia toda aquela região ele faz uma referência
tecla como sendo muito propícia para a criação de ovelhas e então pelo que está dito aqui no verso 1º era ali que a moça morava ea sua profissão era pastor um pastor de ovelhas só que a palavra para pastor que aparece aqui no hebraico é uma palavra que indica mais do que alguém que cuida do rebanho mas alguém que possui um rebanho então a moss ele era proprietário de ovelhas ao mesmo tempo em que cuidava delas em que cuidava delas lá em no capítulo 7 se você avançar comigo aí está um favor da inea avança
até o minuto sete do vídeo do livro de a moça ea gente aqui no quando a moda é confronto pelo sacerdote há magias que manda que ele vai embora pregar no lugar ele diz no verso 14 respondeu amós e viciar masia se eu não sou profeta nem discípulo de profeta mas boieiro e colhedor de sicco muros mas o senhor me tirou de após o gado e o senhor me disse 'vai e profetiza ao meu povo de israel essa palavra que ele disse eu era banheiro e deus me tirou de detrás do gado indica então o
bate com o que ele diz no início que ele estava entre os pastores de t co eu sei que quando a gente fala em gado no nordeste a gente de vaca na frente da gente e boi só que a palavra gado em hebraico significa simplesmente pode significar duas coisas pode significa vaca bovino nã o pode se referir a ovelhas e cabras a nossa tradução optou por gado no sentido de boi tanto é que disse que ele era banheiro mas a palavra banheiro também não quer dizer alguém que cuidava não é vaqueiro necessariamente mas alguém que
cuidava inclusive de gado miúdo então os conhecendo t.co ea situação lá a melhor opção é que ele era criador de ovelhas ele era um criador de ovelhas e cabras também era essa a sua profissão se a primeira coisa que nós sabemos segunda coisa que a gente sabe de amós retirada dessa passagem que eu acabei de ler no capítulo 7 de 14 a 15 quando ele diz a amase as que ele era colhedor de sicômoros se como é o nome pra figo é é outro nome que se usa na bíblia para a figueira então a moça
além de ser dono de ovelhas ele era também o pequeno agricultor ele cultivava figos na sua propriedade que era uma atividade também bastante comum entre os israelitas aquela era uma sociedade agrária e pecuarista eles criavam gado ovelhas e bois e também plantavam figos plantaram oliveiras e assim por diante videiras também então é essa é a segunda coisa que a gente sabe dele a terceira é que ele não era um teólogo profissional e aqui eu me refiro às palavras deles outra vez no capítulo 7 quando respondendo a masia se eles assim eu não sou profeta nem
discípulo de profeta poucos anos alguns anos antes do surgimento de amós surge no cenário o profeta elias eo profeta eliseu se eliseu e estimularam a formação das escolas de profetas em israel que era um local onde os profetas iriam receber orientação treinamento era um tempo e é que valeri aos modernos seminários hoje então eles começaram em israel na época de elias e eliseu amós surge algum tempo depois de elias e eliseu quando essas escolas de profeta já estavam espalhadas pela nação de israel quando deus apareceu a moça e chamou de detrás do gado pra ser
profeta amós deve ter dito há sim senhor eu não sou profeta no sentido de que não sou um profeta profissional eu participo eu nunca nem fiz o curso na escola de profetas dedicada ao profeta eliseu e meu pai também não era profeta eu não sou teólogo de carreira e não tem informação doutrinário senhor quer que eu vá pregar lá em israel então essa é outra coisa que nós sabemos a respeito de amós ele não era um teólogo profissional ele não tinha formação teológica doutrinária o que não impediu que deus o chamasse pra fazer aquela obra
o ponto é que a moça amava ao deus de israel e cria nele ele queria que deus era justo que deus era bom e que deus atendia ao aflito e ao necessidade necessitado e o coração de amós se apertava quando ele via a situação do povo de deus no reino do norte toda a pressão que era medida contra os pobres toda a iniqüidade toda prevaricação do povo de deus naquela época apostasia do povo de deus magoado seu coração portanto ele era o homem certo para a missão que deus lhe deu além desse amor a deus
e do coração pesado pela injustiça que predominava no seu mundo ele conhecia a miséria ea pobreza dos oprimidos da época trabalhando no campo onde a opressão ea pobreza eram maiores vivia de maneira modesta em pecou porque além de ele era proprietário de cada um que tinha uma propriedade onde cultivava figos mas ele mesmo cuidava do gado que indica que ele era apenas um pequeno agricultor é o rebanho naturalmente pequeno ele mesmo tinha que cuidar disso era um homem rude era um homem corajoso um homem acostumado com a dureza da vida um homem do campo você
vai perceber que tem muitas metáforas aqui no livro muitas figuras que são tiradas exatamente do campo a partir dessa daqui ele diz ele compara a deus a união quanto os leões amós não devia ter encontrado naquela época não é davi matou 1 quando cuidava de ovelhas eu não sei quantos leões amós deve ter vivido o visto e quantas vezes o rugido do leão aterrorizou coração de amós mas ele vai se referir a deus constantemente como sendo um leão que ruge uma figura que ele estava bastante familiarizado a moça conheci o mundo da época possua por
suas viagens como pastor e para usar as palavras aqui do dionísio pepino comentarem a moça eles assim que a morte de um vaqueiro matuto do interior da paraíba vindo pregar em recife é mais ou menos isso que era moss é esse o homem que escreve este livro há quem em terceiro lugar então já vimos o que é um livro de amor são as palavras de amor use a palavra de deus já vimos quem é a moça era um proprietário de ovelhas também cuidador de ovelhas plantador de sicômoros um homem sem treinamento profissional um homem do
campo porém que amava a deus profunda e agora em terceiro lugar a quem as palavras de amós foram dirigidas deus o chamou para profetizar a quem as palavras de amós pelo que nós lemos no livro elas são dirigidas primeiro aquelas nações seis nações circunvizinhas à nação de israel a mostra começa um livro falando contra essas nações denunciando o pecado dessas nações mas no fim fica claro quem é a verdadeira audiência de a moça ele fala primeiro das nações para dizer à nação de israel que deus é senhor de tudo de todos sem exceção e ele
vai fechando o cerco até que finalmente a sua mensagem alcança o seu alvo pretendido desde o início que a nação de israel no reino do norte aqui é importante lembrar que aquela divisão que tinha acontecido cerca de 200 anos antes de amós na nação de israel depois da morte do rei salomão o reino foi dividido em dois dez tribos se separaram da casa de davi e ficaram no norte e elegeram como capital a cidade de santa maria e duas tribos ficar com a casa de davi a tribo de judá ea tribo de benjamin cuja capital
era jerusalém os iam e à época de amós então é a época do reino dividido havia o reino do norte que é chamado de israel eo reino do sul que é chamado de ajudar ele era de ajudar te cor fica lá no sul de jerusalém mas deus o chama para profetizar no norte lá em israel porque deus leva esse profeta lá de ajudar para pregar em israel os profetas eram homens da hora havia algumas instituições na nação de israel através das quais deus exercia o seu governo espiritual abril rei que devia ser temente a deus
e fazer valer e cumprir a lei que deus havia dado a moisés havia um sacerdote que ministrava o povo no tempo que oferecia os sacrifícios intercedia por deus através esse dia é a deus pelos homens haviam juízes que julgavam as causas entre o povo com base na lei de deus quando essas instituições falhavam deus então levantar os profetas o profeta é o último recurso de deus é quando já o rei tinha falhado o sacerdote tinha falhado os anciãos os sábios os juízes que se corromperam entendeu se levantava o profeta amós então é levantado por deus
nessa situação como o último recurso em que deus leva a sua palavra o seu povo em busca de arrependimento a época de amós quando a moça é levado para profetizar em israel no reino do norte havia muita prosperidade financeira e militar no reino do norte o rei naquele tempo era o rei do cheiro bom segundo e era um rei muito hábil pra fazer negócios é muito hábil na estratégia internacional e muito capaz militarmente tinha tido grandes vitórias que nós encontramos no livro dos reis e no livro das crônicas relatam os feitos do rei do cheiro
bom segundo então o reino do norte vive uma época de grande prosperidade financeira e segurança militar por exemplo no capítulo 3 10 11 15 a mais se refere à casa de inverno a casa de verão casas de marfim as grandes casas todas serão destruídos diz a moça revelando um luxo em que o reino norte via no capítulo 6 no verso 4 ele fala dos móveis caros que havia nas casas dos judeus no reino do norte vocês dormem em camas de marfim já pensou o campo de maca enquanto os elefantes não morreram para fazer uma cama
daquela camas de marfim no capítulo 4 verso 1º ele se refere aos aos prazeres que as mulheres de samaria aos quais se entregava ouvir esta palavra vacas de bazán tá falando das mulheres não é chamado de vaca houve esta palavra vacas de bazán que estais num monte de a maria o primeiro pobres magalhães necessitado e 16 a voz do marido dá cá e bebamos falando da luxury em que aquelas mulheres viviam no capítulo 8 no verso 5 ele fala da sede e um desejo dos judeus de fazer negócios ganhar dinheiro a ponto de dizer o
seguinte quando passar a festa da lua nova para vendermos os cereais quando terminará o sábado para abrir os celeiros de trigo diminuindo é fomentado o ciclo procedendo dolosamente com balanças enganosas em outras palavras por dia assim como é que o saldo vai acabar eu abri o meu negócio era proibido abrir um negócio no sábado e hoje eu ficava contando rapazes espero que o sábado acabe logo que eu quero ganhar dinheiro que não tinha interesse pelas coisas de deus é uma religião for mau negócio deles era ganhar dinheiro aproveitar a vida gastar dinheiro e viver de
maneira extremamente no luxuoso capítulo seis versos 6 nós vamos ver todos estes versículos com calma depois voz que bebezinho em taças e vos um disco mais excelente óleo mas não vamos atingir com a ruína de josé uma referência de amós a insensibilidade que havia dominado o coração daquele judeus eles tinham do bom e do melhor procuravam tudo que era de grife tudo que era mais caro e não se importavam não se afligiam com a ruína de josé com o pobre que não tinha nada pobre que sofria ali enquanto que eles usavam tudo pop de grife
então a mais é chamado para profetizar a uma sociedade opulência uma sociedade acostumada com a prosperidade que vivia bem à sociedade materialista onde as pessoas viviam para fazer negócios ganhar dinheiro e se esbaldar nos prazeres na e prosperidade é seja errado e nem que ter bem seja errado deus abençoe concede bens materiais ao seu povo o problema é que isso tinha trazido indiferença dessas pessoas para com os necessitados e boa parte dessa riqueza tinha sido adquirida através da opressão e da injustiça para com a classe trabalhadora e com os mais pobres amor menciona a exploração
dos pobres no capítulo 2 de 6 a 7 quando ele diz assim por três transgressões de israel e por quatro não se estarei o castigo porque os juízes vêem um justo por dinheiro condeno necessitado por causa de um par de sandálias suspiram pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres pv tem um caminho dos mansos e assim por diante ou seja aquele dinheiro era obtido aquela riqueza obtida através da perversão do juízo do suborno que era feita ao juiz aos magistrados e assim por diante corria muito dinheiro em tudo isso ele fala da falência
moral do governo capítulo 6 de 1 a 4 se dirigindo aos reis ai de vós que andar à vontade em sião que vivem sem receio no monte de santa maria homens notáveis da principal das nações aos quais vêm à casa de israel ai de vós homens notáveis ele fala também da imoralidade generalizada capítulo 2007 quando ele diz que um homem seu pai coabitam com a mesma jovem e assim profano o meu santo nome e no geral capítulo 5 verso 12 quando ele diz assim 16 serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados aflinge
sojusto tom mais suborno e rejeitar eis os necessitados a porta qual era a causa para essa apostasia para essa decadência moral tão grande do povo do reino do norte e como é que chegou a isso a resposta é que eles haviam se afastado de deus haviam se afastado da do culto a deus havia três centros religiosos no norte a nação de israel povo do norte tinha três centros religiosos no sul só tinha um cara jerusalém mas no norte havia três que eram perceba gil gal e bethânia veja como a mãe se refere a eles de
maneira irônica no capítulo 5 versus 5 peço 4 e 5 capítulo cinco versos 45 pois assim diz o senhor a casa de israel buscar m e vivei porém não busquei saber tel em bethel tinha dois bezerros de ouro que gerou o primeiro havia feito não busquei saber tel nem vinhais a julgar ou e não passeis a perceba porquê de igual será levar em cativeiro e betel será desfeita em nada buscar ao senhor e viver esse era o problema da nação de israel havia se desviado de deus nos três centros religiosos haviam colocado altares e imagens
dos deuses pagãos em bethel gerou o primeiro tinha colocado dois bezerros de ouro tinha dito à nação de israel são estes os deuses que tiraram vocês da terra do egito vocês não vão descer mais para jerusalém para adorar a deus vocês vão adorar deus aqui no santuário de bethel que é o santuário do reino e todo o povo seguiu jeroboam primeiro e essa prática continuou quando amós surge no cenário ele surge nesse cenário de apostasia e decadência religiosa de idolatria de abandono dos caminhos de deus e eram muito concorridos estes centros religiosos no capítulo 5
de 21 a 23 deus disse deus diz assim eu aborreço desprezo às nossas festas e com as vossas assembléia solenes não tenho nenhum prazer e ainda que me ofereça mais o local se as nossas ofertas de manjares não me agradarem deles nem a tentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais afasta de mim o barulho dos seus cânticos não virei as melodias nas suas ligas antes como juízo como as águas ea justiça como ribeiro perene está se referindo aos cultos que havia desses três centros religiosos onde os judeus adoravam a deus num sincretismo juntamente com
os deuses pagãos de deus está dizendo não adianta fazer isso porque eu não vou aceitar nós veremos isso com bem mais profundidade mais adiante em outras palavras a moça ele não era um missionário falando a povos pagãos mas ele era um profeta levantado por deus para falar o próprio povo amoroso levanta película que cobria a verdade sobre a sociedade judaica do norte ele vai emitir um verniz que estava por cima daquela sociedade aparentemente respeitáveis e mostra o podre mostra a corrupção mostra o pecado que estava comendo o coração do povo de deus lá em israel
ele é enviado então para denunciar o pecado do povo de deus chamar a nação arrependimento e anunciar que juízo estava próximo se eles não se arrependessem lembremos que quando amós profetiza ele profetiza ao mesmo tempo do profeta isaías ele é contemporâneo de isaías ele vem depois de joel e foi sucedido pelo profeta oséias ele viveu exatamente naquela época de grande apostasia do povo de deus é interessante que e essa é uma consideração que nós não podemos deixar de fazer o mesmo que o reino do norte tenha se separado da casa de davi tenha instituído templos
e altares em três lugares de théo jogou e perceba ainda assim deus nos consideravam como seu povo ainda assim deus os considera como debaixo da aliança por isso que ele manda o profeta porque eles vocês são o meu povo apesar de o que vocês estão fazendo vocês têm uma aliança comigo e eu não vou deixar vocês pegarem paz e o profeta é mandado como fugir de um leão e o ribombar de um trovão para atormentar a consciência daquelas pessoas e por fim quando a moça disse essas palavras além disso o fim mas não é quase
por fim tem mais um quando é que a mostra se essas palavras eu tenho que correr porque o nosso tempo para breve nós temos três referências aqui no verso o primeiro tá dito que ele profetizou nos dias de 11 dias ozias foi o rei piedoso do reino do sul de judá que reinou no entre o ânus 780 um ano 740 antes de cristo portanto no século 6º ele era o rei promoveu reformas é um homem de deus contudo no fim da vida ele entrou no templo para oferecer sacrifícios como se fosse um sacerdote e deus
o castigou com lepra saindo da testa e porque ele ficou leproso até o fim da sua vida ele não pode mais entrar no templo mas no geral o ministério a o tempo de reinado de os dias foi de vitalidade espiritual é a primeira referência pra gente localizar a moça o rei no tempo dele era uzias o rei dele ajudar também diz o texto que foi nos dias de jogo bom aqui o gênero ou 2º que reinou entre 797 150 antes de cristo então quando você vê o tempo desse jeito você percebe que eles se sobrepõe
no período de 25 a 30 anos que foi o período então em que a mostra profetizou mas tem uma terceira referência que diz que a moça profetizou dois anos antes do terremoto esse terremoto marcou a nação ele é mencionado lá no livro do profeta zacarias capítulo 14 versos in esse terremoto aconteceu no tempo do rei os dias flávio josefo o historiador da história de israel do da vida dos judeus ele quando trata disso aqui ele disse que esse terremoto aconteceu quando os dias entrou para aprofundar o templo e oferecer sacrifícios coisa que ele não podia
era só do sacerdote ele diz então que a terra tremeu o tempo se defendeu a as rochas caíram como a ira de deus sobre os dias por conta daquilo que ele estava fazendo a gente tem isso como referência flávio josefo não é inspirado e é conhecido por dar as pisadas na bola de vez em quando quando ele aumenta algumas histórias e é dita algumas coisas mas isso tudo pelo menos corrobora para o fato de que houve de fato um terremoto muito grande na época em que a moça ministrava durante o período aliás depois que a
moça ministrou no período rio os dias então essa expressão que essas são as palavras de amós dois anos antes do terremoto significa que o p de profecia de amor foi curto ele não teve o ministério longo mas foi o ministério breve em que ele foi lá o norte pregar a palavra de deus ele profetiza aí entre os anos 787 160 mais ou menos e finalmente quais são essas palavras de amós eu vou resumir bem rapidinho amós nos diz no livro que deus é o deus de todo mundo ele faz isso profetizando contra e denunciando seis
nações vizinhas da nação de israel o que deus denunciar através de amós veja aí no capítulo de 3 a 5 ele fala de damasco que era a capital da síria denuncia pela crueldade na guerra ele fala contra os filisteus cuja capital era gaza e pelo tráfico de escravos amós denuncia tiro porque viola acordos internacionais amós fala contra é dom por conta da sua vingança violenta e sem perdão numa guerra que ele promoveu ele fala contra amon por conta da crueldade na guerra e fala contra a oab por causa da falta de humanidade todas as questões
internacionais que nós experimentamos hoje a crise internacional havia na época de amós e amor surge no cenário dizendo deus está vendo isso e deus haverá de castigar as nações por conta disso então a mensagem dele era primeiramente para estas nações norte que ele não vai mencionar nenhum dos deuses dessas nações porque para nós deus é o único deus que governa sobre todas elas a segunda coisa segundo a mensagem é que deus como leão que ruge ele vai executar um é juízo contra as nações e contra o seu próprio povo versu2 do capítulo o senhor rugirá
disse ão e de jerusalém para ouvir a sua voz os prados dos pastores estavam de luto e secar se ao cimo do carmelo o senhor rugirá de sião deus aqui é comparado a um leão que ruge o leão ruge para paralisar vítima e nada escapa seu ataque como eu disse a moça deve ter presenciado aquilo muitas vezes enquanto cuidava das ovelhas ovelhas ele sabia do efeito do rugido do leão deus é um leão que ruge está pronto a saltar sobre a sua vítima que é as nações que são as nações e o seu próprio povo
a mais diz que deus vai fazer ouvir a sua voz à tradução poderia refletir o que é que isso significa essa expressão fazer ouvir a voz é freqüentemente usada na bíblia para o som do trovão poderia ser traduzido deus trovejar árabe disse ão ou seja ele não somente vai rugir como união mas a voz dele será com uma voz de um estrondo de um trovão anunciando a sua ira sobre aquele povo só que a gente sabe que o trovão anuncia chuva só que no caso aqui outro vannucci uma seca olha o que ele diz deus
trovejar a de jerusalém e os prados dos pastores o campo dos pastores ficaram de luto e secar se a o alto do monte carmelo prado dos pastores no vale alto do monte carmelo uma seca que vai consumir tudo é a maneira de amós dizer que o juízo de deus vai chegar como um leão que ruge ruim no juízo de deus vai chegar como uma grande seca pronunciada por trovoadas e ela vai alcançar a todos ninguém escapará do vale dos pastores até o alto do monte carmelo que era um dos montes mais altos da região da
palestina nada vai escapar ao rugido do leão e ao trovejar de deus a terceira parte da mensagem de amor é que deus através dele deus através dele chama seu povo ao arrependimento você percebe que deus é paciente porque ele ruggeri sião é de sião que você tem o altar onde os sacrifícios são oferecidos e onde deus perdoa ele diz quando se dirige às nações três ou quatro transgressões nessa nação eu não estarei o castigo você encontra isso é logo aí é no verso 33 transgressões de damasco por quatro não se estarei o castigo quer dizer
na primeira deus não castigou na segunda deus nunca chegou na terceira deus nunca chegou mas na quarta eu disse agora eu venho paciência de deus é uma mensagem de expectativa de que o povo se arrependa porque deus é paciente fora o fato de que deus já tinha mandado isaías e agora ele manda amós e ainda vai mandar os 10 para trazer o povo ao arrependimento essa é a mensagem que ele nos traz aqui e eu quero já parte queridos para o final o que nós podemos aprender com tudo isso é parecido com os nossos dias
é verdade que o brasil não é até o cras ia mas deus é o mesmo o nosso deus é exatamente o mesmo deus e nós vemos aqui que a corrupção dos governantes atingiu proporções inacreditáveis permanece a exploração dos trabalhadores a nossa sociedade a sociedade consumista em que as pessoas procuram viver do bom e do melhor e são insensíveis para com os necessitados líderes gananciosos e mercenários usam a causa dos pobres para enriquecer somos o país do carnaval da sensualidade do jeitinho a religião que predomina no brasil é o catolicismo romano que promove a idolatria no
meio da população à igreja evangélica brasileira enquanto cresce no brasil adotou a teologia da prosperidade que não é muito diferente dos cultos da prosperidade que eram feitos lá em bethel julgá-lo e perceba embora tenhamos evangélicos nos escalões mais altos da república muitos deles têm reputação manchada pela corrupção e pelo suborno e as igrejas históricas reformadas elas parecem acomodados em diferentes a situação que nós percebemos no nosso país poucas estão crescendo e fazendo diferença muito formalismo voltadas para si mesmo essa é uma lição que nós tiramos aqui a segunda é que deus vai usar quem ele
quiser para falar a essa situação ele tinha levantado isaías que era um homem culto que vivia no templo freqüentava o palácio dos reis tinha acesso ao rei os dias mas também levanta um pastor de ovelhas em o pequeno agricultor e figos para troveja e fazer rugir a sua voz o que traz autoridade ao ministério ouçam-me pastores e seminaristas o que traz autoridade ao ministério não é o fato de a gente ter cursado um bom curso de teologia mas é exatamente o chamado de deus como amós você pode ter seu curso de teologia ter feito mestrado
doutorado e um autodidata mas se você não tiver vou chamar de a visão se as suas palavras não forem avisam que deus lhe deu então seu ministério será absolutamente inútil por isso a mensagem de amor é um grande conforto para nós hoje que clamamos por justiça o ponto é que deus reina o deus de amor é um leão que ruge e ele vai fazer justiça em juízo ele está vendo o que está acontecendo entre as nações ele sabe o que está acontecendo no seu povo e ele vem até nós nos chamando ao arrependimento e demandando
conversão e mudança de vida talvez você aqui entre nós nessa manhã haja pessoas que estão pensando em se preparar para o ministério da palavra talvez haja seminaristas e pastores entre nós queremos estudar é importante necessário mas não substitui a autoridade que vem da comunhão com deus e da verdadeira vocação não negligencia comunhão com deus por conta dos seus estudos a coisa mais importante no seminário e na sua vida como pastor é ter certeza que as suas palavras são a palavra de deus e que algum dia possa se dizer a seu respeito palavras de fulano que
deus lhe deu e que o seu ministério seja trazer as palavras de deus e não a sua própria talvez aqui nessa manhã a pessoas que deus a quem deus concedeu uma vida financeiramente estável e até próspera a pergunta é ter a isso insensibilizado seu coração para com a necessidade dos outros será que viver de maneira tranquila folgada financeiramente em bottle o seu sentimento de compaixão e misericórdia para com aqueles que sofrem que padecem necessidade você tem sido generoso como deus tem sido generoso com você e pra todos nós ainda tempo irmãos para a mudança de
vida para arrependimento lembremos que o leão que ruge é o leão de judá e que é também o cordeiro de deus em quem nós encontramos perdão encontramos renovação e condições de recomeçar a nossa vida que ele nos dê graça e que a sua voz esteja gravado em nossos corações para mudança e arrependimento
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