A percepção visual de gestalt aplicada ao design gráfico

116.87k views721 WordsCopy TextShare
Caroline Padilha
Video Transcript:
A percepção visual de gestalt aplicada ao design gráfico O estudo da gestalt e da percepção humana fizeram com que os psicólogos notassem a existência de padrões do comportamento visual, esses padrões são a base para as leis da gestalt. Essas leis são parte da atividade natural do cérebro que regem a compreensão das formas visuais. Elas nos dizem sobre como vemos, como organizamos e como percebemos.
A Gestalt é composta por sete leis básicas, que são: PREGNÂNCIA, UNIDADE,SEMELHANÇA, PROXIMIDADE,FIGURA FUNDO, CONTINUIDADE e FECHAMENTO. A percepção de Gestalt teve seus critérios apresentados pela primeira vez em 1890 na Áustria e de lá se propagou por todo o mundo. PREGNÂNCIA.
Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples. É o princípio da simplicidade natural da percepção. Quanto mais simples mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais bem compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos atenção.
A Pregnância pode então ser descrita como a medida da facilidade de compreensão, leitura e identificação de uma composição visual. Se você aplica certo, a possibilidade da pessoa achar agradável e gostar daquele projeto, eu acho bem grande. UNIFICAÇÃO.
A unidade é a igualdade harmônica dos elementos visuais que constroem uma composição. Quanto melhor o equilíbrio dos elementos visuais maior é a sensação de unidade. Esse conceito pressupõe a harmonia dos elementos de tal maneira que elas se completam e criam uma nova forma.
SEMELHANÇA. Há uma tendência natural em ver relação entre elementos semelhantes muito maior do que em relação aos diferentes. Essas semelhanças podem ser por exemplo, de cor, forma ou dimensão.
Esses objetos que compartilham algumas características criam coesão em um projeto porque nosso cérebro automaticamente busca por padrões. O efeito da semelhança pode também causar outro efeito, o da anomalia; um ponto diferente que chama a atenção. PROXIMIDADE.
Elementos próximos uns dos outros tendem a se agruparem e são percebidos como uma unidade ou partes dentro de um todo. É comum encontrar a proximidade e a semelhança trabalhando juntas para constituírem unidade das formas. Eu acho que ajudar bastante na organização dos trabalhos.
Seja um logotipo, seja uma revista, seja um jornal, uma capa de livro, uma embalagem essas questões sempre tem que ser colocadas. FIGURA FUNDO. Essa ilusão de ótica é produzida pela tendência de percepção ambígua entre duas ou mais interpretações alternativas.
Seu cérebro que tanto enxergar algum significado nas formas que dá até para usar os espaços que sobram entre as coisas (o espaço negativo). Na área criativa, freqüentemente profissionais jogam com as relações de figura fundo para acrescentar interesse e mistério ao trabalho. Ao contrário das descrições convencionais nas quais objetos são centrados e enquadrados contra um fundo, as condições ativas da figura fundo mesclam e entrelaçam forma e espaço, criando tensão e ambiguidade.
CONTINUIDADE. A continuidade ocorre quando elementos estão próximos e dão a impressão de seguir uma determinada direção. Em uma linha contínua de pontos, nosso cérebro reconhece aquela continuidade como uma linha, assim ele não precisa decifrar cada forma que seriam os pontos.
Ela é importante para que o cérebro consiga decifrar melhor o código visual de uma composição, facilitando a compreensão e a comunicação de uma peça gráfica por exemplo. É interessante você saber toda uma teoria por trás pra você antes de fazer as coisas. Em qualquer área, nessa área de artes visuais.
FECHAMENTO. A Lei de fechamento ocorre quando um objeto é incompleto ou um espaço não está completamente fechado. Nesse momento, nosso cérebro ativa alguns mecanismos para completar a figura, preenchendo as informações que faltam.
Ou seja, nossa mente tende a ver um objeto completo, mesmo quando não há um. O design gráfico utiliza estas leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Sua usabilidade ajuda pessoas a assimilarem informações e a entenderem as mensagens que são passadas, sendo uma solução perspicaz e criativa para a criação de um símbolo visual , tornando-o simples e memorável.
Eu por exemplo há muitos anos faço muitas coisas, e se eu for pegar as leis da proximidade, as leis do contraste, de cores, de letras as semelhanças, muita coisa nos trabalhos já é automático, digamos. Lembrando que Gestalt faz parte das inúmeras técnicas e teorias utilizadas no meio criativo. Assim como o equilíbrio, simetria, profusão, minimidade, lei dos terços, proporção áurea e infinitos outros.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com