à noite nós vamos pensar um pouquinho mais sobre a questão da missão a gente tem focalizado o papel da igreja dentro da cidade e hoje eu queria refletir com todos aqui sobre o que exatamente é essa questão da missão porque parece que grande parte das pessoas imagina o seguinte a igreja existe pra cumprir uma série de funções diferentes é um lugar para a gente ficar feliz com os amigos é um lugar para a gente ter várias idéias novas e diferentes ea gente não sabia e no meio de tantas atividades um negócio chamado área missionária que
quando tem um apelo forte a gente vai lá e dá uma ajuda porque afinal de contas precisa né afinal de contas como diz o versículo que não tá na bíblia deus ajuda quem cedo madruga então algumas pessoas vão lá e pensam dessa maneira mas vamos tentar refletir um pouco sobre isso e tentar entender a questão do assunto quando a gente pensa em missão muitas vezes a gente imagina basicamente a idéia de uma responsabilidade que foi colocada sobre nós como uma espécie de um mandamento que nem sempre a gente entende direito e com a gente não
pode ficar parado a gente vai lá e faz mas a gente estudando mais profundamente a realidade que aparece nas escrituras a gente vai ver que essa idéia de missão que significa sair da minha posição muitas vezes favorável e confortável na direção de quem precisa de quem necessita particularmente de quem necessita conhecer deus a sua graça e isso significa isso não é uma coisa um item da agenda que precisa ser feito a missão tem fundamento no próprio deus vamos assim dizer temos é por definição um ser missionário então nesse sentido o que a gente vai descobrir
a gente vai descobrir que se alguém está em sintonia com deus da criação essa pessoa vai entender que deus é o deus na sua essência mencionar você pensar bem né gente pergunta como é que o universo existe toda a realidade que tem a ver com algo que a gente não consegue imaginar fora do tempo e do espaço é realidade do próprio deus não temos pra dá origem à criação ele abre vamos assim dizer a grosso modo um espaço em si mesmo e por sua livre e absoluta determinação da origem do universo a todos os seres
criados e se dirige na direção desses seres de uma maneira marcada por essa alternativa tarde uma palavra que significa que alguém que vai em busca do outro por isso essa dimensão de sair na direção de quem precisa a palavra de higiene e daquilo que deus tem a oferecer vai não só ter fundamento naquilo que deus é mas naquilo que deus fez na dimensão da história é interessante porque deus quando resolve agir no seu grande projeto de redenção humana em vez de deus vir vitoriosamente com um grande exército em dez vezes de deus rir talvez de
uma maneira esperada pela perspectiva humana a bíblia vai aparecer a vai nos mostrar no seu inscritos o paradigma dessa encarnação na pessoa de cristo jesus que deus faz questão de se aproximar do homem nesse nessa direção de encarnasse de se tornar comum de nós nessa direção que é descrito na escritura como encarnação da pessoa de cristo e aí a gente então vai ver é que a a quinta do ser humano ela é a relacionada com essa questão da missão que aparece porque deus vem nesse projeto de redenção por isso nós vemos né que quando a
gente entende isso a gente vai ver qual foi o modelo missionário estabelecido por jesus para a sua comunidade na fé que tem essa proposta de ser semelhante ao próprio senhor novamente jesus disse de pouco depois da sua ressurreição que ele fala com os discípulos que estão reunidos de portas fechadas ele diz buzz seja com vocês né se a gente pudesse escutar a voz de jesus dizendo ele estaria dizendo shalom leva essa frase que a gente conhece bastante né assim como o pai me enviou eu vos envio então a maneira de ser de deus ela é
claramente definida no projeto divino que envolve encarnação e essa encarnação é o modelo que é definido para nós que assim como jesus foi enviado nós devemos ser enviados também é interessante entre os vários estudiosos da nossa era mais contemporânea que falaram tantas coisas importantes sobre o que é ser igreja no mundo de hoje o britânico john stott tem alguma coisa que merece a nossa atenção ele diz à missão da igreja resulta da própria missão de deus e nela tem que modelar sentam para entender a natureza da missão da igreja temos que entender também a natureza
da missão do fim então nós vamos perceber que não se trata simplesmente de uma agenda que é definida em função de algo que precisa ser feito não é simplesmente uma das áreas de actividade de uma comunidade cristã os e divino por definição ambicionar a proposta da encarnação é esse movimento missionário e consequentemente igreja que não tem esse foco não é igreja no sentido do novo testamento ela pode virar uma outra coisa uma reunião onde fim de semana de pessoas alegres que vieram conversar sobre diversos assuntos o foco é um foco muito claro e aí nós
vamos ver como é que essa autoridade de deus como é que essa direção de deus estão presentes tanto no projeto da criação é quando deus dá origem a todo o universo que ele nunca precisou criar algumas pessoas pensam que deus estava talvez tomando chá lá no céu sozinho né com falta de alguém para conversar ele não tinha a sap ou facebook não tinha ninguém pra curtir a página dele está falando isso criar alguém para interagir comigo de modo nenhum isso faz sentido na escritura porque deus existindo como um deus só entre unidade o pai o
filho eo espírito se amo desde todos sempre e deus não teve nenhuma necessidade de criar e criou em função desse movimento decidido por ele mesmo de autoridade de alteridade e através da sua própria natureza ele ama aquilo que ele criou e nesse projeto de amor em função do que acontece com a criação particularmente com foco no ser humano deus age na direção da redenção a gente deve entender o que acontece aqui nessa queda para entender o que é que vai ter reflexo na hora da gente falar sobre aquilo que deve fazer parte da nossa missão
quando o ser humano rompe com deus o que acontece a primeira ruptura com o próprio deus é o distanciamento do criador aquilo que a bíblia chama diretamente de pecado o relato de gênesis 3 a gente vê que o homem e mulher se escondem de deus então existe uma ruptura com o próprio deus é que a gente chama de uma queda propriamente teológica mas isso não fica aí o ser humano afastado de temos logo não se entende com o próximo né a até então vira pra deus em gênesis 3 diz à mulher que tu me deste
a coisa complica quando você ler logo depois no capítulo 4 vim até 1 já mostra uma ruptura mais intensa então os problemas do ser humano comércio na sua relação com deus depois tão presente na sua relação com o próximo e depois como sigo mesmos nessa dimensão que desde o século 18 a sociedade ocidental tenta entender muito aquilo que não aparece a primeira vista mas se encontra às vezes cortado naquilo que muitos psicólogos prefere chamar de inconsciente as nossas relações difíceis em ternos quando a gente briga com a gente mesmo ficar uma semana sem conversar e
grande parte das pessoas a gente né gente depois que conversa um pouco descobre que de perto ninguém é normal né há mesmo quem foi abençoado levante a mão nesta noite então essa dimensão psicológica aparece aí né adão disse eu fiquei com medo porque eu estava nessa relação de dificuldade e ele então se esconde ele sem vergonha ea ruptura com a criação a vida tennant a natureza ou melhor na linguagem bíblica criação já não é a mesma coisa o começo dos nossos problemas econômicos e ecológicos né o texto diz maldita terra por sua causa a relação
do homem com o meio ambiente uma complicada isso é importante a gente perceber que muitas pessoas têm a seguinte idéia é que a questão que nós temos em relação a deus é apenas um negócio ou psicológico entre aspas espiritual que mora no nosso coração e não tem reflexo nenhum na nossa vida num sentido mais amplo e portanto quando a gente entende isso a gente vai ver que a grande obra de redenção que essa autoridade divina faz tem uma dimensão muito maior do que a gente imagina então que significa isso que essa salvação que vem de
deus é lula quando nos alcança nessa redenção envolve o perdão dos pecados em cristo jesus nós temos a nossa sociedade tentando entender a fonte dos problemas humanos através de teorias vão z mais abstratas ou de sistemas ou de certas filosofias que enxergam parcialmente o foco da realidade quando a bíblia diz que a dimensão profunda interna da pessoa em relação a deus enquanto ele não percebe a sua fragilidade os seus erros ea linguagem bíblica chama isso de pecados e ele não percebe que ele ofendeu o senhor do universo e não se arrepende não se volta para
deus e humildemente busca essa conexão por meio de cristo ele não achou seu caminho na vida ainda não há salvação e vão isso mas a maneira como essa mudança de vida atinja gente ela caminha numa dimensão muito maior por isso toda vez que uma comunidade toda vez que uma cidade um grupo de pessoas encontrou essa nova dimensão de vida e isso teve um desde o dobramento de alteridade que marcou a história da cidade para nossa felicidade é a coisa realmente não tem idade para se escolher porque é muito especial a transformação transforma a cultura é
tão impressionante a gente vê grupos humanos através da história e por causa desses elementos ligados ao evangelho tiver uma transformação favorecedora a própria civilização ocidental nunca teria sido possível sem entre esse encontro extraordinário com aquilo que tem a ver com a pessoa de cristo jesus e que acontece historicamente nós temos uma história de opressão e de montand praticada pela humanidade sobre os desfavorecidos história humana é a história de guerras no novo testamento e tem uma dimensão diferente essa graça divina que transforma gente que muda 'benéfica' mente a cultura ela produza essa autoridade que faz com
que os discípulos de jesus tem um com paixão sobre a dor e que trazem uma espécie de cura social para os ambientes onde esse evangelho é absolutamente presente assim nós vamos ver algumas coisas importantíssimas quando a gente pensa sobre essa realidade nessa encarnação esse projeto de proximidade que vem daquilo que deus é essa essa autoridade ela como vida da igreja a fazer um exercício importante é isso que se a igreja não faz isso ela pede a sua razão de ser muita gente por exemplo fica pensando como é que os fariseus é do jeito que eles
eram porque o novo testamento crítica tanto é que os fariseus é o melhor tipo de gente que tinha era o pessoal que era a sua cara na minha cara olá bom dia tudo bem aí porque os fariseus gostava de ler a bíblia decorar versículos participar de reuniões religiosas razão porque o novo testamento críticas faz exatamente porque teve que se esperava o melhor e ao ficar dentro desse mundo limitado deles aos poucos eles foram deixando de perceber que eles perderam a razão de ser de uma espiritualidade sadia assim como acontece com várias comunidades chamadas de cristãos
no mundo quando se perde essa essa dimensão de que está em missão é e na direção do outro é nessa direção de contextualização assim como deus decidir seu nome em cristo esse mesmo paradigma deve estar presente na nossa vida por isso é interessante ver a coisa impressionante que acontece na vida de alguém como o apóstolo paulo os que estudam mais profundamente a questão gostam de chamar isso de fator melquisedeque setembro da história que eu fizer daqui instalar em gênesis capítulo 14 é esse meu quiser de quitá-la e aparece abraão eo abrahão vai em e oferece
ali o dízimo a ele e faz sacrifício reconhecendo nenhum sacerdote sendo que ele não fazia parte da aliança que deus tinha com abraão mostrando pra gente que deus age fora dos domínios daquilo que a gente reconhece dentro da história da aliança então nós vamos ver paulo que era um religioso judeu totalmente criado dentro do ambiente muito limitar quando ele está em atenas ele vai pregar o evangelho e vai empregar de uma maneira totalmente próxima a um dos atenienses você sabe que é muito complicado isso né eu gosto de ver as vezes de guia discutindo qual
é o tipo de música que deus prefere qual é a música que agrada a deus né o renato já ali né pedindo oração para que o senhor nos abençoe nesta noite qual é a música que agrada a deus geralmente as pessoas escolhem a música que agrada a elas mesmos né ou seja deus assim comigo que eu gosto é sem querer prefere na verdade nada disso faz sentido nem as escolhas são feitas a partir de decisões individuais porque nós temos dificuldade de sair do nosso mundo do nosso paradigma para se aproximar de uma realidade diferente da
nossa não é assim que funciona a conversa com alguém mas você percebe que tomas 34 coisa ele pensa muito diferente já que é conversar - vai que o seu mundo tá errado vai que não é bem assim vai que você pensou assim a vida toda você tem que redimensionar por isso que algumas pessoas depois de certo tempo na vida não aprende mais é melhor não saber de nada mas sem ter certeza de que eu sempre pensei da maneira adequada a bíblia confronta isso por isso paulo vai conversar com os gregos como se ele fosse grego
vai citar os poetas de e um desafio que a gente tem é muito complicado é separar o evangelho na nossa cultura é separar aquilo que tem a ver com o meu gosto do meu jeito de ser a minha mãe que não tem nada a ver com o evangelho mas tem a ver com aquilo que eu estou acostumado e ser contextualizada muito difícil muito difícil se aproximar do universo que é totalmente diferente nos do nosso porque contextualização envolve atos de amor alteridade de na direção daqueles que estão a distantes de nós e isso às vezes isso
né a gente acaba tendo dificuldade como mencionei eu quiser é um sacerdote não pertence ao povo da aliança reconhecido por abraham recebe o dízimo deus atua fora do povo da aliança é exatamente isso é que vai servir de base para a proclamação do evangelho fora daquilo que tá conhecido na história religiosa do povo paulo em atenas interessante que ele vai dizer lá levantou se na reunião do op colina de marte colina do de luz mate e disse atenienses vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos andando na cidade observei cuidadosamente os objetos de
culto encontrei um altar com essa inscrição ao deus desconhecido hora o que vocês adoram apesar de não conhecer eu lhes anúncio para você vê alguém que foi criado no judaísmo religioso num ponto dance de conversar com grego citando a realidade deles nessa condição de comunicação a gente vê o desafio que é essa contextualização que faz parte da realidade de pau e nem sempre isso é muito fácil contextualizar se aproximar se do universo totalmente diferente do seu isso é muito difícil muito estranho exijam algumas coisas depois o conversaremos sobre essa foto no outro momento então o
que acontece nesse processo a gente vai ver que a igreja no novo testamento à semelhança de quem deus é a semelhança daquilo que deus mostrou jesus igreja necessariamente é sair das quatro paredes é caminhar na direção de cumprir a grande comissão definida por jesus então que a gente vai ver uma mudança de missão centrada na igreja para a igreja centrada na missão porque às vezes a gente vive na comunidade cristã pensando é que a missão centrada na igreja nós vamos fazer isso de uma maneira que isso beneficie a nossa determinação a nossa congregação nosso será
que isso vai servir para o nosso bem estar e vai somar pra gente é uma maneira de pensar diferente na proposta do novo testamento agora a igreja centrada na missão ela está com o foco nessa dimensão que envolve essa autoridade que tem a ver com o próprio deus daí pensando nisso a razão que a gente até escolheu é refletir neste ano de chamar uma comunidade para uma saudável para uma cidade melhor até porque essa terminologia essa linguagem uma pessoa que nem faz parte do universo religioso vai entender muito bem que isso significa o benefício que
é trazido para os outros e por que é que isso é tão importante e como essa visão se distancia do que muitas vezes nós vemos em certos ambientes religiosos que têm uma visão diferente então quando muitos grupos religiosos pensam sobre a maneira de ser de pensar de fazer missão você tem duas idéias distintas por exemplo há muitas igrejas e comunidades que vivem protegidos em si mesmo e que se tornam negativas dizendo não adianta nem fazer nada parece que o pessoal afecto posse província ruim para dizer que o fim do mundo está chegando olha satanás é
o deus desse século princípio das protestantes ea pessoa enxerga o demônio em cada coisa que acontece ao seu clã a bíblia quando a gente vê o discurso do triunfo do reino jesus vai dizer que esse mundo é o mundo do meu pai é uma ideia absolutamente definida na direção da vitória que o reino tem e terá a posição da igreja que perdeu o foco na missão e que tem influências platônica signore ela é defensiva e reativa o que é um bom cristão na cabeça de muita gente é um sujeito que bebe não fuma e não
joga tem vários jogadores de futebol de alguns times que eu não vou mencionar hoje aqui para não criar problemas que estão nessa condição é quase que a aaa espiritualidade do hospital mas eu quero ficar internado 22 dias e não é excelente pessoa não fez mal pra ninguém essa idéia é absurda num novo testamento entendeu um bom seguidor de jesus é uma pessoa que não faz uma série de coisas que qualquer pessoa que raciocina mais ou menos não vai fazer a posição você sente quando se lê o livro de atos a igreja triunfante é vitoriosa é
confiante ela tem fé é proativa a idéia de paulo quando descreve a sua vida que estava lutando bom combate ela se sente uma igreja ativa na missão quando alguém chama sua vida por uma série de coisas ruins que ele não faz e confundir isso com o cristianismo tem alguma coisa muito errada nessa perspectiva nessa visão diferente da perspectiva bíblica jesus só mora do coração da pessoa e se constroem lá uma muro direitinho para que ele não saia dali né é uma é um card o cristianismo a igreja do coração de jesus o melhor do coração
da pessoa a pessoa entende que toda a sua relação com deus se dá apenas por sentimentos supostamente espirituais que estão lá abílio jamais tem essa idéia cristo é o senhor de tudo olhar de tudo não é de nada ele é senhor da minha vida em todos os aspectos e nesse sentido minha maneira de pensar minha maneira de organizar os meus valores a minha maneira de definir o que tem relevância importância passa por essa sintonia com cristo a maneira de pensar como religião genuína e muitos contextos é algo individual conheço gente por exemplo não tem nenhum
compromisso com a comunidade local mas se ele está feliz aqui dentro é o que importa não tem nenhuma responsabilidade no reino de deus a calma hoje está tudo bem é individual entre aspas espiritual é uma espécie de nova era evangélica uma espécie de sentimento que a pessoa tem função do seu bem estar inclusive você tá legal e não sente necessidade de passar até três meses sem nem aparecem um lugar está tudo bem a perspectiva bíblica dessa igreja marcada por essa autoridade à semelhança da encarnação ela é pública jesus é sempre mal interpretado ele está falando
com pessoas que não são gente que o pessoal acha muito razoável e ele fala com gente da extrema direita e da extrema esquerda à sua postura é encarnasse o now ela é distinta do jeito que muita gente religiosa pensa a grande comissão para muita gente entende pra fazer com que a pessoa levante a mão e vai à frente do livre da responsabilidade sobre a vida dele vamos salvar os indivíduos que estão por aí pra que eles conheçam e aceita em cristo novo testamento é uma proposta muito além disso a idéia não é simplesmente do sujeito
entender uma salvação parcial e deixar o caminho não jesus chama as pessoas para crer na sua palavra sua salvação se tornarem seus discípulos disse puel é um seguidor é uma pessoa que tem pessoa de jesus como referência eu conheci gente na minha vida admirador de martin luther king admirador de mahatma gandhi admirador de karl max admirador de do garrincha admirador de tantas pessoas e essas pessoas gastam se observarem a 60 no quarto da pessoa tem 200 fotos lá em dourados e ver os livros e tem coleção ele ele pensa ele vai lá ele guarda a
frase da pessoa aqui eu comprei numa feira o jeito vai ser de antiguidade saque foi a 6 do garrincha do jogo do botafogo 1958 contra o bangu em moça bonita vou tomar um copo d'água depois desse exemplo uma coisa absolutamente né seguidor é uma pessoa que de fato tem jesus como referência as pessoas são chamadas para serem discípulos de todas as nações a visão diferente essa visão diferente da bíblia entende que carências físicas e materiais é algo que nem porta nem vale a pena prestar essa coisa do mundo - é importante mesmo não tem muito
valor jesus nunca reagir assim quando jesus vê pessoas sofrendo de pessoas doentes a bíblia diz que ele é tomado de profunda compaixão coração de compaixão e prova concreta dessa graça em sintonia com a maneira de ser de jesus como o pai me enviou eu também envio a vocês e que muita gente religiosa imagina que a gente está aguardando a volta de cristo porque ó eu já não aguento mais inflação está subindo de novo o emprego está difícil as coisas estão complicadas e não sei então quanto antes é o puder pegar o meca colchão celestial que
deve ser da melhor qualidade possível para que eu possa deitar eternamente dessa vez em berço esplêndido o mesmo eu descansarei para sempre forever and ever amen então jamais a bíblia dá uma ideia que a expectativa da vinda de cristo é simplesmente pra gente falar o técnico enfim agora tá vou sossegar não a idéia é que nós estamos num processo de redenção de reconciliação que atinge todo o universo é a volta de cristo é a culminação disso muito possivelmente pode passar para já ir preparando na vida eterna talvez vai ter até mais idade para ser feito
porque agora a mesma moça né então há muito pra fazer nesse universo o glorioso de deus tão a volta de cristo uma dimensão muito diferente por isso aqui nós vamos gastar um tempinho nós vamos ver diferença da construção de uma igreja que é muitos estudiosos têm chamado demissional de relacionada com essa perspectiva da igreja que é o hospital a igreja que a empresa a igreja que é libertária então vamos lá o fundamento da igreja o hospital é tradição de nome nacional nós vamos seguir assim porque foi sempre assim que foi feito a igreja empresa ela
vê a sociedade como consumista é a sociedade consumista e ela se organiza a partir daí vamos ver cada modelo que fica mais interessante a igreja hospital ela se fazer na tradição do nome nacional o pastor ewen se parecer com o pastor do pensamento é uma espécie de capelão que tá aí pra ajudar as crianças da escola na hora que eles fazem arte os membros são sempre pacientes necessitados eles estão lá pra quando a coisa complicar aí eles não souberam o que fazer eles precisam receber uma ajuda o papel pastoral não é ensinar o papel não
é a das diretrizes mas é consolar a pessoa que se coloca na posição de paciente e atividade principal pastoral é visitação é assim que funciona uma igreja historicamente tradicional a perspectiva da cultura é que nós temos a cultura como inimigo da fé o mundo não toma cuidado a paz está lendo um livro de filosofia olha só depende de sua fé se o cara de um livro de filosofia e perde a fé é bom que ele perca rapidamente porque essa fé não resiste a um simples livro de filosofia não existe em lugar nenhum então é uma
coisa de fechar os limites porque lá fora só tem o bicho papão tentando assustar as pessoas o estilo musical é da reforma até o século 19 então assim o cântico mais maravilhoso é o deus de abraão não vai é o supra sumo da alegria já está passando dos limites o alvo final é o bem estar somos um pequeno povo infeliz vamos estar contentes nós somos poucos mas pelo menos somos fiéis estamos no século 18 e deus nos abençoar e a palavra chave de uma igreja que funciona como hospital é a manutenção vamos manter as coisas
assim porque nós sempre fizemos assim contra essa igreja do passado nessa igreja que sofre de pretérito filia crônica nós temos a nova sociedade que deu origem à igreja empresa aí é uma sociedade consumista o pastor não pensa nem estudar teologia para nem conhecer a bíblia porque ele é um gestor anunciou ele trabalha como alguém que mexem empresarialmente os membros são clientes que precisam ser satisfeitos como é que funciona porque esse pessoal costa não vê a hora de ser seu pastor entrasse no salto mortal insurgência se uma bola azul que estourasse no início sem rapaz isso
é fazer um sucesso será que como é que a pesquisa sobre a inflação o papel do pastor já não é consolar e causar impacto emocional social pessoa que tem uma grande condição de falar de forma a trazer alto impacto pessoal emocional para que o indivíduo sem vôo atividade principal agora já não tem nada a ver com a igreja hospital são grandes reuniões eventos grandes grandes projetos alinhados com a visão empresarial a cultura já não é inimiga é aliado que permite a estratégia das ações alguns grupos religiosos hoje totalmente alinhados com essa visão em vez de
estudarem mais a bíblia fazem reuniões em grandes grupos que demonstram os caminhos do marketing da sociedade contemporânea e não fazem isso muitas vezes com intenções das melhores e o estilo musical ea música gospel dentro desse ambiente ao final números se a qualidade das pessoas está boa se elas estão de fato mudando de vida aprendendo e crescendo de fato não sei mas só tinha 500 agora tem 1.200 tinha 700 agora tem 2 mil ea palavra chave como em qualquer ambiente de mercado é a satisfação da pessoa bons clientes estão satisfeitos eles voltam na outra semana um
outro tipo de igreja que também tem de se chama se igreja libertária igreja que é refém de uma visão sociológica específica preferencialmente marxista ou total ou parcial mesmo que marcos não tenha absolutamente nada a ver com o novo testamento com o evangelho a proposta dele a religião é é uma desgraça ópio do povo as pessoas insistem numa relação de proximidade e o perfil pastoral é mais de um político de massas é mais uma pessoa que lida com as questões do ponto de vista da perspectiva marxista propriamente do que a de fazer com que a pessoa
seja sintonizado com conceitos bits e um membro é basicamente os menus da agressão ativistas sociais estão relacionados com causas específicas que muitas nem delas nem têm relação com a escritura mas a coisa acontece assim quer que o papel pastoral mobilizar membros para as causas escolhidas temos essa luta que vamos fazer com que as pessoas se envolvam nisso atividade principal do pastor e articulação política a perspectiva da cultura dentro do eixo de articulação da ação libertária trabalhando com a idéia de dominados e dominantes que faz parte dessa visão o estilo musical popular ou mobilizador caminhando desse
jeito o ao final é ação política a palavra chave é engajamento uma igreja adicional tem um foco bem diferente o fundamento é a natureza da igreja o que a bíblia fala sobre isso está ligado com quem jesus é com quem deus é na sua essência o pastor é o mentor barra mestre que não vai carregar as pessoas no colo porque senão nós nunca andam celas não entenderem que a vida tem princípios e que elas precisam revisitar essas coisas tomarem decisões adequadas elas serão dependentes a vida toda existe bolsa família espiritual pessoas que estão há 30
anos dependentes e nunca amadurece espiritualmente e ficam caminhando de igreja igreja sem crescimento nenhum sujeito conhece de deus e de bío bío que ele conhecia dez anos atrás e ele não sai do lugar então a maneira de ser é de ensinar o caminho de ser mentor e de ser mestre de direcionar os membros devem ser discípulos seguidores não consumidores não pacientes papel pastoral ensinar equipar e treinar pra que essas pessoas compram a razão de ser na igreja que é essa ação missionária portanto a atividade principal é ensino para capacitação a perspectiva da cultura é confrontada
que às vezes a cultura bate de frente com o ensino da bíblia então a gente não vai se sintonizar com a cultura quando a sua direção é diferente mas ela é ponte para a contextualização assim como nós vemos paulo fazem apenas desentendem essa realidade para poder apresentar o evangelho adequadamente o estilo musical é contextualizado com a cultura para comunicar não faz sentido você ter um estilo musical que não tem significado nenhum para uma comunidade simplesmente porque o meu gosto é mais pra cá ou mais pra lá ele é de 4 para quem ouve o alvo
final não é no ação política não é bem está na dupla zé maturidade a pergunta que a gente deve fazer a nossa a dimensão olhando a minha vida nos últimos 25 10 anos o quanto eu cresci e amadureci na minha vida cristã ou sou frequentador da igreja o vôo no ambiente buscar algo que de alguma maneira me deixa mais contente é a palavra chave não é casamento não é satisfação não é manutenção uma exibição por isso a gente termina mostrando a diferença de uma igreja do consumidor perdoe porque eu achei quadro inglês perfeito ele é
citado a partir de um livro que existe em português da editora vida à igreja emergente do dano que bom a igreja do estilo consumidor a igreja vista como uma despenseiro era de bens e serviços religiosos as pessoas vêm à igreja para ser alimentadas para ter suas necessidades encontradas através de programas de qualidade e elas têm os profissionais que ensinam os seus filhos a respeito de deus produtos religiosos bons que deixam a gente contente isso é diferente de uma igreja focada na missão a igreja é vista como um corpo de pessoas enviada uma missão que reúne
na comunidade se reúne a comunidade para adoração pra esse encorajamento boto ensino a partir da palavra que complementa o que a eles é o que eles estão como é que eles estão sendo alimentado através da semana o foco é em vez de eu vou à igreja é eu sou a igreja então nesse sentido e se estudar um pouquinho mais aprofundado nos ajuda a refletir essa maneira de pensar e o nosso desejo que deus nos abençoe e nos faça entender e caminhar de uma direcção benéfica para a nossa vida a comunidade também