Olha, 5:1 nós temos uma notícia urgente e impactante confirmada agora a pouco. Morreu aos 88 anos o Papa Francisco. O anúncio foi feito agora a pouco no Vaticano.
Nós estamos apurando as últimas informações. Nós temos inclusive imagens já para compartilhar, imagens ao vivo, né? eh que serão geradas daqui a pouco, mas a informação foi confirmada em instantes pelo Vaticano.
A gente vai trazendo as informações agora para você que tá nos acompanhando. O anúncio foi dado agora diretamente da capela da Santa Casa da Santa Marta no Vaticano, com as seguintes palavras: Às 7:35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino. Em instantes, com mais informações, nós seguimos.
Portanto, essa é uma confirmação feita agora a pouco diretamente da capela da s da da casa Santa Marta no Vaticano, que divulgou essas últimas informações. Nos choca e muito, né, porque agora a pouco nós exibimos reportagens com a aparição do Papa Francisco durante o domingo de Páscoa, em que ele deu bênção aos fiéis. Ele apareceu no domingo para abençoar milhares de pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano.
Ele ainda se recuperava de um quadro respiratório grave que o deixou 37 dias no hospital entre fevereiro e março deste ano. A massa, a missa foi presidida pelo cardeal italiano Ângelo Comastre a pedido do Papa. havia inclusive eh uma expectativa muito grande se o papa, em função do estádio debilitado de saúde que ele tava compareceria, né, a a essa missa, uma vez que eh é tradição da aparição do Papa.
Ele chegou ali com muita dificuldade a falar aos fiéis num determinado momento. Até parecia que ele tinha eh cochilado numa sonolência. Ele seguia com muita dificuldade para respirar e mas ele fez questão, né, de preparar a homilia.
Segundo o Vaticano, o Papa na ocasião, né, aos 88 anos, apareceu na varanda sobre a entrada da Basílica após o fim da celebração da missa, por volta de 12 horas no horário local, 7 horas em Brasília, ou seja, a cerca de 22 horas teria sido a última aparição do Papa Francisco com vida. Portanto, você que tá nos acompanhando agora, é a notícia de última hora que a gente acaba de atualizar. Foi uma informação divulgada eh pelo Vaticano, anúncio diretamente da capela da Santa Casa Santa Marta com as seguintes palavras.
A gente repete mais uma vez. Às 7:35 desta manhã, horário local, o bispo eh de Roma, Francisco, retornou à casa do pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo, como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino. Portanto, em breve, novas informações atualizadas, a gente vê nessas imagens, ó, registradas ontem, com muita dificuldade, o Papa Francisco vai ali caminhando, né, ao seu papa móvel, onde participou da homilia especial.
eh de Páscoa eh ontem, domingo, dia 20, num papa móvel aberto pela primeira vez desde que ele se recuperava de uma pneumonia bilateral. E nessa ocasião a gente vê aí as últimas imagens divulgadas publicamente numa transmissão ao vivo ontem, no domingo de Páscoa, a todo mundo. Ele ali no Vaticano, né, como sempre fez questão, apesar de toda a a dificuldade em função do seu estado debilitado de saúde, ele celebrou e saudou milhares de católicos logo após a celebração da missa de Páscoa no Vaticano.
O papa de 88 anos na ocasião sentou-se numa cadeira elevada na parte de trás do veículo, como a gente vê nas últimas imagens geradas. Ele na cadeira de rodas, amparado ali por alguns funcionários do Vaticano, chegou a se sentar na parte de trás do veículo branco. Enquanto as pessoas se alinhavam nos corredores das praças, muitos fiéis seguravam bandeiras nacionais e gritando: "Viva o Papa!
Vida longa ao Papa! Infelizmente isso não aconteceu, porque nesta confirmação divulgada agora a pouco, a gente recebe com muito pesar, com muito pesar a notícia de que morreu Papa Francisco aos 88 anos. O arcebispo, inclusive, né, não faz muito tempo, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, chegou a pedir respeito ao Papa Francisco durante a missa solene das 8 horas deste domingo de Páscoa realizada no santuário nacional em Aparecida, aqui no interior de São Paulo.
mundo, né? Rezou pelo pontífice argentino de 88 anos, que passou mais de um mês internado recentemente por conta de uma grave pneumonia bilateral. Neste domingo, ele fez, como a gente vê aí nessas imagens recuperadas, uma aparição para abençoar milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.
Vamos respeitar o Papa Francisco, porque a igreja ela sim é a encarregada de continuar até o fim do mundo a grande alegria da ressurreição, afirmou Dom Orlando Brandes em solenidade transmitida no YouTube. É assim, irmãos e irmãs, que nós estamos também vivendo esta Páscoa. É Páscoa, ressurreição, tem tudo a ver com vida, nada com morte.
Pelo contrário, é a superação da morte, acrescentou Dom Orlando Britz durante a missa. Infelizmente, Papa Francisco não resistiu à doença, né? E após passar um mês internado num estado muito crítico de saúde, né, o Papa Francisco sucumbiu a esta doença que agravou e muito a saúde, principalmente a saúde respiratória.
Portanto, aos 88 anos, a gente confirma essa informação que foi anunciada agora a pouco pelo Vaticano. Nossas equipes estão neste momento, a equipes internacionais se dirigindo até a Praça São Pedro, no Vaticano, para trazer novas informações, informações atualizadas. a gente relembra um pouco a trajetória, né, de Jorge Mário Bergolho.
Este é o nome de batismo do Papa Francisco. Ele que nasceu no dia 17 dezembro de 1936 e foi um sacerdote católico que serviu como papa de número 266 da cidade do Vaticano, além de ser o primeiro bispo de Roma. Pois não.
Quais são as informações? Ô Marília, que você me Abraão Ramos, Abraão Ramos ao vivo vai trazer novas informações agora sobre a morte do Papa Francisco, que foi anunciada agora a pouco pela imprensa do Vaticano. Quais são as últimas informações, Abraão?
Bom dia para você, meu amigo. Triste notícia que você compartilha com a gente a partir de agora nessa cobertura especial. [Música] Verdade, Darlson.
Uma notícia que acaba por chocar a todos, todo o mundo diante desse fato, não é mesmo? Muito bom dia a você. Bom dia a todos que nos acompanham.
Jorge Mário Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, como você bem acabou de noticiar. Informações confirmadas pelo Vaticano. O Pontifice ocupou o cargo máximo da igreja, viu, Darlson, por da Igreja Católica por 12 anos.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina. Francisco, ele foi o primeiro Papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e ainda o primeiro jesuíta no posto.
Bem, à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclávio para eleger o substituto de Bento 16, Bergoglio foi escolhido como o novo líder. Olha só, bem, Francisco ficou cerca de 40 dias internado com o quadro de bronquite.
A primeira hospitalização foi no início de fevereiro e nos dias seguintes o Papa começou a ter dificuldades para discursar. Ele admitiu publicamente, né, Dar? nós acompanhamos, vios acompanhando toda essa trajetória.
Ele chegou a admitir publicamente que estava com dificuldades respiratórias e chegou a pedir para um auxiliar fazer a leitura do sermão. Nós viemos acompanhando e como você já bem eh explicou e noticiou para os nossos telespectadores, eh essa presença do do Papa, isso trouxe até um pouco de esperança com relação à recuperação dele. Mas, infelizmente essa notícia acabou por surpreender a todos.
É claro, nós seguimos acompanhando e buscando também junto a as agências internacionais, também ao jornalismo do SBT, mais informações com relação a essa notícia que surpreende a todos e realmente causa muita tristeza para todo mundo, viu, Darlson? É, e o seguinte, a partir de agora nós temos duas expectativas muito grandes, né? A primeira delas, sem dúvida nenhuma, é a confirmação por parte do Vaticano, que deve dar detalhes sobre o funeral do Papa Francisco, né?
E aí, eh, é claro que teremos eh cerimônias no Vaticano, na Praça São Pedro, que é o o ponto, eh, católico mais importante do mundo, e cerimônias que devem acontecer também na Argentina, país natal do Papa Francisco. E o outro ponto a que eu me referia é um dos eh das cerimônias mais tradicionais do mundo católico, que é a escolha do novo Papa, né? Quando cardeais e representantes da Igreja Católica, do mundo todo se reúnem no Vaticano, né?
Ficam ali e eh trancados, sem contato com o mundo externo, até que eles possam eh decidir quem será o sucessor do Papa. É importante a gente lembrar como é que Francisco, né, no caso, eh, ele que tem o seu nome de batismo, eh, eh, como Jorge Mário Bergolhlio, como ele se tornou papa, né? Ele se tornou papa contra a própria vontade.
Segundo as informações que foram repassadas e contadas várias vezes por Papa Francisco. A carreira de Francisco no catolicismo foi uma escolha eh não foi, teria sido uma escolha própria do argentino. Ele que curiosamente é formado ou foi formado em ciências químicas e professor de literatura, filho de imigrantes italianos, acabou optando por se dedicar aos estudos eclesiásticos.
Ele que tinha um perfil jovial e descontraído, gostava de fazer piadas e brincadeiras e tornou-se uma opção popular entre os colegas cardeais e uma escolha, antes de mais nada conjuntural. Quando o Papa Francisco anunciou o papado, a Igreja Católica vivia então um dos seus momentos mais delicados. Se vocês se lembrarem, né, a a popularidade baixa, escândalos de pedofilia envolvendo padres em todo o mundo, foram apenas alguns dos desafios que o Papa Francisco enfrentaria durante o seu papado.
A modernidade também levou Francisco a lidar com outros assuntos delicados até então para a Igreja Católica, entre eles os direitos LGBTQ mais e o sexismo. Papa Francisco foi elogiado por avanços como o de permitir bênçãos de padres a casais do mesmo sexo, colocar mulheres em cargos mais altos no Vaticano e permitir que elas votassem no sínodo dos bispos, a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos. Mas também, por outro lado, o Papa Francisco, nesse tempo em que ele passou à frente da Igreja Católica, foi criticado também por não por não avançar menos do que o esperado na questão feminina.
Francisco terminou seu papado, sem permitir, sacerdotes do sexo feminino, reivindicação histórica de parte das católicas. O Papa defendia que apenas cristãos do do sexo masculino poderiam ser ordenados para o sacerdócio, usando como base a premissa da Igreja Católica de que Jesus escolheu homens como apóstolos. Eu vou voltar com Abraão Ramos, que segue acompanhando junto comigo essa cobertura especial, assim que a gente tiver novas informações sobre eh sobre eh essa cerimônia de despedida, o velório, onde e a que horário deve começar.
A última aparição do Papa Francisco foi neste domingo, na celebração da Páscoa. Na mensagem, ele decidiu paz em Gaza e na Ucrânia. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro em uma cadeira de rodas aparentando cansaço e foi ovacionado pelo público.
Francisco acenou e depois fez uma bênção. No discurso lido pelo chefe de cerimônias do Vaticano, Diego Ravelli, o Papa pediu paz em Gaza, na Ucrânia e em outros conflitos que antecedem pelo mundo. M.