é verdade que martim lutero arrancou livros a bíblia a pergunta mais profunda é como é que se deu a formação do cano do antigo testamento porque é que a bíblia protestante ea bíblia católica são diferentes o que é uma óptima opção de eu ter o câmbio o que é o cano alexandrino goleiro do céu certo agito que são todas as coisas o vídeo hoje tem objetivo de falar sobre a formação do câmbio do tipo fechamento nós já como é que se deu esse processo e tentar basicamente responder qual o problema protestante com os livros apócrifos
conhecidos como dell ter o cânone tentar explicar efetivamente martinho lutero tirou não livros da bíblia então fica aí que o vídeo de hoje não é canônico mas certamente uma vaga de medir [Música] e o vídeo de hoje chega até você graças ao clube iptus o clube de assinatura dos peixes grandes e com assinatura mensal você recebe obras indicadas por grandes figurões do mundo cristão seja o nomes nacionais ou internacionais e os livros não são restritos à literatura teológica não no mês de maio cúbicos nos deu seu maravilhoso editorial falando sobre as obras e com artigos
específicos a respeito daquilo foi enviado no mês neste mês a gente recebeu de alberta mim a obra a peste uma das principais obras do caminho e o livro o diário de anne frank uma obra já muito conhecida a respeito do nazismo nessa edição de luxo maravilhosa folhas amareladas algumas fotografias e imagens até mesmo o diário e essa capa a fofinha nesta edição maravilhosa que a gente recebe este mês o que você está esperando para se inscrever no clube que custam entre um link de inscrição e se escreve lá a primeira pergunta que a gente tem
que responder o que é um cano a palavra cana vem do hebraico e significa literalmente vala de medir fazendo referência à camas que eram usadas para medições metaforicamente é traduzido por regra ou norma posteriormente essa palavra foi usada principalmente por filósofos gregos como veículo para se referir à regra pela qual seria possível distinguir a verdade da mentira o conselho de nove séria do meio do século 4 usa o termo cano para falar sobre a lista de livros inspirados no novo e do antigo testamento quando fala que nenhum salvo de autoria particular pode ser lido nas
igrejas nem livros não canônico mas somente os livros canônicos do antigo e do novo testamento a palavra cano vaga de medicina então a lista de livros inspirados que foram aceitos pela igreja tanto antes quanto no tratamento rejeitando outros documentos que talvez se dissessem também canônico do inspirados ou ligados aos apóstolos sem selo o cânon basicamente a lista de livros inspirados que compõem esse período sagrado definido que kan não pergunta o que é um apócrifo o tema pouco significa basicamente ocupa escondido é um termo usado por jerônimo ainda no século 5º para designar acesso documento dá
aí inscritos no período de fechamento diário ea palavra usada para se referir qualquer documento pretensamente inspirado que não é aceito no cano o tratamento se lembrar do novo testamento e sabe que muitos documentos achados por e documentos já são conhecidas muitas vezes evangelho de semana daquilo esses documentos considerados apócrifos que estão ocultos nos documentos que foram reconhecidos pela comunidade como algo que veio da pena dos apóstolos ou de pessoas ligadas à comunidade apostólica terceira palavra sem conhecer é de eu ter o canônico deu o troféu mundial que é segundo seria o segundo cano livros que
foram aceitos no cano do tio fechamento depois de alguma disputa os protestantes geralmente tratam de ter o canônico juíza fox como a mesma coisa já que eles rejeitam o livro de hunter o canônico os católicos não tratam os doentes crônicos como a pop porque os aceitam o seu cano esses de útero canônico que estão na bíblia católica mas não estão na bíblia angélica são 1ª e 2ª estas tobias judith pista de jeremias oração de avarias susana werner bragão primeira e segunda cabeças oração de marataízes sabedoria de salomão eclesiástico não confundir com atletas e hastes baruki
e adições até 7 sabe o que é um cano sabe que é uma pobre futebol sabe que é um dever o canônico você sabe quais são eles católicos nos aceitam protestantes não como funciona agora a idéia é saber quem está certo que não tá lutero retirou o útero canônico na reforma e coisas assim nós vamos fazer uma boa caminhada para definir muito bem qual é a verdade com respeito a isso primeiro vamos falar sobre o cano judeus segundo vamos falar sobre o cano que jesus usou depois vai ler algumas posições da patrística dos pais da
igreja primitiva gente vai dar a opinião dos próprios após eu ter o canônico e analisar alguns trechos complicados esse texto em tentar defender a posição que você deve imaginar qual é considerando que esse é um canal protestante de que esses de outro canônico são livros apócrifos que devem ser rejeitados na escritura então vamos lá primeiro o canto judeus quando paulo escreve a romanos capítulo 5 dia seguinte que vantagem pois tem o judeu o qual é a utilidade da circuncisão muita de toda maneira principalmente porque na verdade lhes foram confiadas os oráculos de deus paulo dizendo
que os judeus são pessoas que receberam os oráculos direito a revelação das profecias e das verdades a respeito de cristo jesus que vir paulo está dizendo que o antigo testamento é de posse do povo judeu do povo israelita foram eles que receberam esta mensagem escrita turística que nós temos tentei nossa mão chamado antigo testamento o testamento não só de posse da igreja o antigo testamento foi entregue ao deus e nós fazemos uso daquilo que deus entregou povo deu paulo repete mesmo com 101 anos 90 diz que são israelitas dos quais é a adoção dos filhos
ea glória e as alianças ea lei e oculto e as promessas dos quais são os pais e dos quais é cristo cima da carne o qual é sobre todos duas medidas na mente amém a lei as promessas às alianças vieram através do povo judeu esse registro da lei esse texto da aliança o registro profético dessas promessas só chegou através do povo judeu e significa que como estamos nós somos sujeitos aquilo que o povo deu recebeu nós não temos o poder de retroativamente criar um novo campo para os judeus porque deus manifestou a sua vontade a
sua palavra eles primeiramente e mais e considerando que nenhum lugar no novo testamento a gente encontra jesus paul os outros escritores definindo qual seria o cano do antigo testamento como é que a gente queria tanto ensino sobre o antigo testamento sem uma definição clara a partir de jesus e dos seus apóstolos sobre o que seria um incentivo fechamentos houvesse uma redefinição do cânon isso precisaria se declarado nos textos bíblicos não é pressupõe se que jesus e os apóstolos estavam simplesmente usando e recebendo um cânion que já fizeram anterior era o cano do povo judeu é
deles a aliança lei as promessas é deles recebendo estudo e qual é a verdade que a gente tem que chamar a atenção aqui um resumo de um piper numa glória e colher material é excelente o bíblia só estrutura como cânon e ricoh você vai no canal do review nosso calendário onde só falo sobre esses livros e veja nossa resenha do agora peculiar ele diz que nem dos dias de jesus nem dos nossos dias o povo judeu considera os apócrifos como ter autoridade dos livros canônico e se dá porque esses livros apócrifos da bíblia católica conhecido
como deuteronômio foram inscritos no período internet comentário entre o fim do antigo testamento o começo do novo testamento período conhecido como sensação profética dentro do povo de israel onde não existiu novos profetas trazendo mensagens e revelações da parte do próprio livro eletrônico de primeiro macabeu fala isso ele diz assim eles demoliram altar guardaram as pedras lugar conveniente no monte do tempo até que venha um profeta que lhes diga o que fazer com elas não houve desde o tempo em que os profetas cessaram de aparelhos ser entre eles o próprio de uma cabeça dizendo que não
existia novas profecias e novas revelações da parte de deus dentro desse período onde esses novos livros foram escritos babilônico exceto o primeiro segundo nenhuma 9b diz a mesma coisa desde que os últimos profetas ageu zacarias e malaquias morreram o espírito santo se afastou de zero é por isso que o próprio alguns babilônico não inclui os deter o canônico na lista do campo e deixamos esse dado quando não tinha o pensamento é que ele não possuía esse é o teor canônicos como parte da lista de livros inspirados pensa em josé foi um dos maiores escritores judaico
século 1º escrevendo contra o campeão ele diz o seguinte não há pois entre nós milhares de livros em desacordo e em muita contradição mas assim apenas 22 livros ficam têm a relação de todo o tempo e com justiça são considerados divino a contagem de livros judeus é um pouco diferente certo da a22 porque junto todos os profetas menores e um livro só conhecido como livro dos profetas neemias e edson jogar um livro só mas esse é o número de livros que está de acordo com a percepção tradicional sobre o cano no bairro e fui o
troco no edital coisa interessante que sobre o telefone que desde artaxerxes sucessor de chefes até nossos dias tudo tem sido registrado mas não tem sido considerado digno de tanto crédito quanto aquilo que presidiu esta época visto que acessam os profetas cessou mas é que depositamos em nossos próprios escritos é percebida através de nossa conduta pois apesar de ter se passado tanto tempo ninguém jamais usou acrescentar coisa alguma eles vão tirar deles coisa alguma nem alterar neles qualquer coisa que seja aqui já está falando de outros inscritos registravam alta da história de israel do que acontecia
mas não eram inscritos que eram considerados em pé de igualdade com os trechos canônico é registros históricos valiosos para israel mas que não faziam parte da estrutura ajudar justamente os textos que vem depois de a taxa que estamos do teu clube católico filho de alexandria que nasceu em 20 de cristo segue exatamente a mesma posição talvez um dos maiores pensadores do povo judeu nos seus textos ele apela constantemente para os livros de um testamento ele nunca usou a citação de um texto alterou canônico e quando falo desses trechos nunca usa a mesma forma de citação
do tipo fechamento como ele usa com a escritura ou mais que nunca tenha feito a declaração contra o metrô canônico um dos maiores pensadores hebreu de seu tempo simplesmente não se relaciona com os aportes a sua construção até hoje isso é importante porque o filho só conhecia a estrutura branca em sua versão grega que era certo argenta tradução de 70 e na certo a gente você tinha tradução de livros eletrônicos e ainda algumas outras obras se filo considerasse os neurônios como parte do cano ele deveria ter se relacionado com esse trecho já que ele não
diz conhecia os textos do tucano como judeu alexandrino se ele realmente seguir se chamado cânion alexandrino que é o chamado cano dá certo a agenda que inclui o canônico vai falar daqui a pouco disso é estranho que ele não tivesse nunca citado o tratado como autoritária tivo os textos apócrifos que estavam na coleção de livros que li 6 outro momento interessante para mostrar como judeus relacionado com esses textos é o chamado sina de jamie é o concílio de janeiro não é um bom nome para a cidade é bom mas foi uma reunião realizada depois da
destruição de jerusalém já me aos 45 quilômetros a oeste de jerusalém por volta do ano 90 depois de cristo nos fala doce no jama como a reunião foi feita para definir qual era finalmente o cano ajudai-nos vai comentar que não existiam cânon do antigo testamento no período bíblico e só no fim do ano 90 do corpo de cristo é que esse não vai acontecer em total oposição à igreja e por isso eles rejeitaram os de outro canônicos consideraram apócrifos mas isso não é uma percepção muito correta o que aconteceu em miami primeiro porque o conselho
de jamie não foi feito para definir se os deuteronômio zero ou não incluso no cano eles estavam preocupados com os livros que sujaram as mãos nos livros não representava realmente a vontade de deus esses livros não eram se deu pelo canônico mas sim ecclesia x e cânticos eram os livros polêmicos da época conselho de jane os livros disputados eram esses dois não estavam discutindo sobre os apócrifos jan esse lugar tratar como se fosse um concílio para definir alguma coisa também um canto errado na tentativa de importar moldes cristão aquilo que aconteceu com o povo judeu
a academia de jamie foi estabelecida pelo rap o ruben rakai pouco antes da queda de jerusalém 70 depois de crise e era tanto um colégio quando um corpo legislativo ea ocasião em questão era só uma sessão de anciãos daquele lugar e as decisões tomadas pelo conselho já não é apenas autorizativa sobre todo o povo deu tanto que muitas idéias contrárias ainda existe um sério essa teoria que só foi fechado um cano do antigo testamento no concelho de jamie foi inventada por um cara chamado reyes players em 1871 e foram bem mais cautelosa que geralmente se
propõe desse debate internet apesar de muitas pessoas terem comprado a idéia do rei james ii liu cs lima e voltava da academia mente há muito tempo é phibro senão essa lei o tucano das escrituras diz o seguinte no que diz respeito às escrituras os rabinos jama não introduzir inovações examinaram a tradição que tinham recebido ea deixaram mais ou menos impacto provavelmente não sabe falar de um concílio ou símbolo de jamie que tem estabelecidos limites do cano do antigo testamento o pessoal já me fez foi pegar uma tradição que já existia antes deles e simplesmente definir
lá e popularizá lo de uma forma melhor não decidido excluir o canônico ele já não faziam parte da discussão mais sobre outros livros da escritora isso significa que a tradição anterior jane já era uma tradição de exclusão do deuteronômio de considerá-los livros aponta a gente também testemunho de atella o tradutor que foi um projecto judeu que traduziu todo o treinamento de break pro grêmio substituindo a própria sexual junta a tradução dos 70 por volta de 128 a 107 9 depois de gripe a teve esforço de fazer a tradução muito literal sob os auspícios da comunidade
dos judeus palestinos e ele seguiu o cânon hebraico tradicional como a gente conhece excluindo os textos de útero canônicos ea pop com retração de água que foi aprovada pelo talmude o principal documento ajudará a tradução do atleta passou a ser o texto formal e oficial de todos os judeus que não sabe falar hebraico é tão claro que os judeus rejeitavam o de outeiro canônicos como no texto a ser adicionado à escritura como segundo cama como o livro disputados aceitos no cano por que então muitos acreditam que esses livros selecionados no antigo testamento é por causa
da sepe rj e da teoria do campo alexandre me acerto agitam a tradução do antigo testamento para o grego cujo lançamento foi escrita em braille efeito segundo a lenda isso não é confirmado com 70 sabe por isso certo a gente tem esse nome na produção de 70 certo ainda tem crescido como lx que é 70 em algarismos romanos essa tradução do julgamento para o grego era uma tradição que continha os livros eletrônicos e outros documentos relacionados a isso o nosso mix excepto agita representava também um cão para o povo judeu e que havia um cano
em conflito a viu cambrai convencional a vulcano alexandrino esse cano alexandrino campo nesta quinta é que aceita pelas comunidades católicas hoje que adiciona o roteiro econômicos no seu canto com o problema dessa posição primeiro é porque não existe um cano alexandrino se você falha na história da igreja que não encontra ninguém se referindo à cep a agenda como um cano de verdade isso é impossível porque existiam três codes muito distintos na selva agenda você tinha um código alexandrino o códice vaticano e o código sinai o que é um livro diferente de livro coleções diferentes dá
certo ajuda no código alexandrino você tem a presença de livros que não estão presentes na bíblia católica romana mas com um pouco de esdras não tem nada a ver com o nosso registro da escritura e mais dois livros de uma cabelos terceiro e quarto na cabeça que não tão na vida urbana foram salvos de salomão também são evitados no códice vaticano você não tem os macabeus então são livros que a igreja católica assume que não estão nesse corte da sua agenda e você tem esse mesmo livro apócrifo de esdras no códice sinaiticus e tem o
quarto livro macabeus rejeitada pelo campo católico você não tem um livro de barulho livro segunda cabelo ou seja nos três cortes que nós conhecemos dá certo a genta nenhum desses três cortes possui a lista de livros idêntica à lista de livros assumido hoje como cânon judeu ea igreja católica que têm esses livros como canonização tem uma igreja católica assumiu o cano dá certo agita que houve um trabalho de xavi piqué eo trabalho de escolher os livros em detrimento de outros porque em nenhum dos três cortes você tem exatamente aquilo que representa o que a igreja
católica julga cânon do antigo testamento por isso é futuro vai dizer que não há nenhuma evidência de que os judeus têm um dia promulgado um cambão alexandrino diferente do cânon comum do povo judeu outros problemas relacionados com isso é que o documento que nós temos essa página são todos documentos que estão sempre do quarto ou 57 nós nunca saberemos se os documentos mais antigos sempre agita incluímos eu tenho o nome como inclui esses documentos posteriores e os que estão a gente não pode descartar que há nessas listas é plágio 30 livros que nunca foram considerados
crônicos nem pelos judeus nem pela igreja em particular o livro 31 livro 4d macabeus isso significa que não é porque um livro o estado do estado na série a agenda era aceito pelo cano dos judeus ou foi aceito posteriormente pelo campo da igreja isso significava que esses livros eram lidos pela comunidade judaica e posteriormente passará a ser lidos pela igreja cristã mas não necessariamente os põe na mesma categoria de um livro inspirado por isso que a tasa insiro jerusalém mesmo usando acerto agita tiveram muito cuidado na explosão desta forma o que era também prática de
alguns judeus na palestina esses livros eram muitos chamados mas eles não eram tratados como canônico em outro mito muito famoso a idéia de que josé senhas por cento também um cano diferente do campo tradicional hebraico usassem os membros da comunidade de kurran estava em acordo substancial com fariseus e saduceus respeito campo houve alguma discordância respeito a um ou dois os inscritos aos desacordos políticos entre as comidas não vi o desacordo respeito à extensão do campo a idéia é muito famosa repetir algumas igrejas que os lados eu assim como os samaritanos reconheceu apenas o pentateuco é
baseada na compreensão muito ruim daquilo josé falo de que eles não admitindo em observância à parte da lei vamos achar que é uma relação entre o pentateuco o resto do tratamento mas já estou falando a lei escrita e da lei oral que eram as interpretações analisar e pesado então a gente estabelece que um cano um tradicional judaico não usava outro canônicos de que é certo a gente é possível trocar de ônibus e outras obras dentro dela não representa que haviam cânon alexandrino mas quero nada mais uma coleção de outros documentos junto à estrutura documentos importantes
da comunidade judaica textos históricos que é tratado num nível inferior e grande show outros campos como cânon dos seios ou cansados eo vulcano samaritanos todos eles estavam em acordo com o cano hebreu as bases são dadas a origem dessa ideia de que este é um campo diferente é uma leitura bem ruim naquele escreveu josé romano 5 de esqui aos judeus foram confiadas o oráculo de deus é deles o tucano ea gente se sujeita a esse cão judaico eu canto tradicional hebraico que exclui os deter econômicos e os trata como textos apócrifos inferiores que não devem
ser adicionados ao cano na estrutura como faz a igreja católica apostólica romana quando a gente olha pra jesus cristo e dos apóstolos a gente percebe que eles usavam exatamente o mesmo cânon que o povo hebreu usava conhecido como kano dos fariseus mas quero nada mais do que o cano comum da comunidade judaica a gente quando jesus constantemente deferido dos líderes religiosos judaicos a respeito da interpretação da escritura mas nunca sobre os limites do que é a escritura para eles a estrutura do antigo testamento é uma coisa mofam dependendo de quem ouve se que ele falava
assim diz o senhor estava deixando claro para os inscritos que ele tinha em mente e para os inscritos - excluídos a bíblia hebraica no câmbio cedeu era dividida em três grupos a gente sabe essa divisão por causa de alguns babilônio era ator ao vivo da lei o pentateuco os primeiros cinco livros da bíblia textos moisés em segundo lugar temos de link que eram os livros dos profetas dividido entre os quatro projetos anteriores e os 4 profetas posteriores lembrando que os projetos menores são divididos em um único livro conhecido como livro dos 12 profetas evitam os
que tube é um escrito que não via o seguinte que vão de daniel até 2010 nos mesmos como livros on e crônicas crônicos é o último livro dessa organização do câmbio no cano no fechamento acerto agenda por outro lado a última divisão diferente eu começava igualmente combateu a seguir à josué juízes último mesmo samuel primeiro reis 1ª e 2ª crônicas isso é coisa importante linha 1a esdras e e seguindo a encerrar mas aqui é o daniel e as adições a daniel para diferença entre esses dois documentos enquanto a bíblia hebraica começava com o pentateuco encerrava
em segundo as crônicas acerto agita o documento que começava o pentateuco com o seu meio século os trechos de crônicas encerrava em ezequiel e da união quando a gente vai lendo as citações que jesus faz sobre o antigo testamento jesus coloca o testamento começando no pentateuco congéneres na criação de tudo e encerrando não com daniel mas errando um crônica a gente tem acesso no novo testamento a qual era a coleção do cano que jesus usava a partir do momento em que descreve o antigo testamento como começando pelo ateu e encerrando o livro crônica coisa que
não acontecia na 75ª que tinha uma coleção diferente uma ordem diferente do rio vem mateus 23 35 por exemplo para que sobre vós caia todo o sangue junto foi derramado sobre a terra desde o sangue de abel justo até o sangue de zacarias filho de barraquinhas que matar chen do santuário eo altar ele está dizendo abel e da cáritas fazendo desde abel até zacarias abel foi a primeira pessoa morta no dia do lançamento do livro de gênesis zacarias foi a última pessoa morta no antigo testamento no livro de segundas crônicas que é o último livro
da coleção hebraico que exclui o teu canônico que não é o último livro nem o último homem morto na coleção da sepla agita e em teoria com teria os livros do trono e perceba a que jesus não cita os mártires dos livros eletrônicos livros foram escritos depois de todo o antigo testamento e se fossem funcionários poderão também com por parte da lista de mortos nessa história filme que contará a mesma coisa acontece lucas capítulo 11 por isso disse em sua sabedoria eles mandarem profetas e apóstolos nos quais eles mataram alguns ea outros perseguiram pelo que
essa geração será considerada a responsável pelo sangue de todos os profetas derramado desde o princípio do mundo e gestão de abel até o sangue de zacarias foi um pintor altair santuário se eu lhe digo que essa geração será considerada responsável por tudo isso e ainda se torne um hebraico e não arranjo da sep o agita ele cita esses três elementos da configuração hebraico no campo lucas 24 por exemplo diz são essas as palavras que vos falei isso ainda convosco importa que se cumprisse tudo o que está escrito na lei de moisés nos profetas e no
salmo está falando do pt eu estava lendo os livros proféticos é que o salvio parece como parte representante dos inscritos essa divisão tríplice só existe no cânon hebreu como a gente conhece não existe dentro da série página importante lembrar que em mateus 23 jesus diz a respeito da teologia dos fariseus e os discípulos deveriam ouvir lá mas rejeitar a prática de vida dos fariseus que jesus está deixando claro que de forma geral a teologia dos judeus tradicionais era aquilo que ele achava mais coerente e é justamente o cano hebraico é o campeão seguido claramente pelos
fariseus que jesus segue quando ele fala a respeito do antigo testamento outro personagem bíblico que mostra que o pessoal do novo testamento a história do tio fechamento encerrava em 400 antes de cristo antes do período internamento área da escrita do deuteronômio é estevam num longo discurso ele faz em ato capítulo 7 e conta toda a história dos realistas desde abraão e considerado o pai do hebreu assunto por isaac passando por jacó passando pelos dois patriarcas por josé os 400 anos de escravidão no egito moisés a libertação possibilita as dez pragas abertura do mar vermelho os
40 anos no deserto o bezerro de ouro a entrada na terra prometida por meio de uso é o tempo do juiz até o reinado de grave o reinado de salomão os profetas e ele não falou nada a partir daí sobre o período nos deuteronômio ele não traz nenhum registro dos livros após ele encerra a história de israel e porque é aí onde serra a história bíblica do povo de israel ele não inclui os outros inscritos dentro da composição da história o que acredito que deus está fazendo com o povo judeu outra manifestação interessante é completa
ausência do uso dos apócrifos um novo tratamento embora os estudiosos de vídeo número agora concorda que existe entre 250 e 300 situações do tipo tratamento no corre-corre fala de 295 estações ocupando 352 versículo no tratamento segundo roberto braatz e 23 dos 27 livros no tratamento sintomático e são todos com exceção de filé mignon e as três cartas de joão time pequeno segundo rob colhe cerca de 10% no fechamento a situação do antigo testamento você for contar o número de alunos é coisa que é muito maior a contagem destas pode chegar a 4 mil cento e
sintomas os livros do orçamento fazem alusão a um antigo e provavelmente a todos os livros do tratamento nenhum de útero canônico é citado no novo tratamento nenhum momento o que mostra até o nível de desprezo dos autores do tratamento a estes documentos posteriores então se é muito bem conhecido que o judeu tinha um cano definido que escolher o canônico se a gente pode perceber claramente pela escritura e jesus e os apóstolos rejeitaram os deter o canônico não é de se espantar que a patricinha tivesse rejeitado também esses livros eletrônicos e os tratados com o texto
apócrifo visitam dessards bispo de sair de um autor que morreu em um século segundo é cristã cujos inscritos foram registrados na obra de eusébio de cesaréia história eclesiástica ele cita todos os livros do antigo testamento excluindo todos os deter o canônico teófilo de antioquia faltou importante do século segundo bispo da cidade de antioquia um terceiro livro ao tópico no capítulo 23 ele diz daremos no que for possível o número de todos eles falando dos livros do antigo testamento porque ele faz do capítulo 23 ao capítulo 28 da sua carta e não cita nenhum dos alterou
canônicos e ao terminar de contar os acontecimentos registrados ao longo da história antiga pelos erros canônicos ele simplesmente pula à parte é contada pelos apócrifos incluindo a história dos macabeus no capítulo 23 do terceiro livro a autora ainda diz que zacarias foi o último dos profetas a sua ideia de que uma sensação profética alterno da escrita do antigo testamento origem já alexandre é um dos maiores paz da igreja também registrado na história eclesiástica ele cita todos os livros do antigo testamento e não cita nenhuma vez os apócrifos na sua lista de livros inspirados ele diz
que segue o cânon tal qual nos transmitiram usê brews a igreja aceitava aquilo que os hebreus haviam transmitido e quando origem lícita o livro dos macabeus eles coloca a parte dizendo além destes nos livros canônicos há também outros livros são lidos na igreja como os dos macabeus ele não contabiliza o livro dos macabeus entre os livros inspirados e diz que mesmo não sendo inspirado num livro tratado como um livro útil mas fora do antigo testamento julho africano um viajante historiador cristão do final do século segundo início do século 3 também registrado na história eclesiástica de
eusébio de cesaréia ele diz também nesse tempo era conhecido africanos o autor dos inscritos titulados questões ele conserva sua carta escrita origens na qual se mostra em dúvida sobre a história de susan no livro de daniel é espúria e inventada o próprio eusébio de cesaréia o historiador mais importante do cristianismo primitivo em todas as listas que ele cita de autores falando a respeito do cano no antigo testamento essas listas exclui os deter o canônicos todas as vezes que ele costuma fazer comentários positivos sobre essas listas mostrando que o próprio zé bruno cesar e não estava
interessado em apresentar uma posição favorável a esses outros livros atanásio de alexandria um dos principais bispos da igreja primitiva famoso por suas batalhas contrário e seus seguidores é dele que nós temos a primeira citação completa dos livros do novo testamento e também uma lista de livros considerados canônicos o antigo testamento ele cita todos os risos de tratamento ele não cita todos os apócrifos que eram muito conhecidos apesar de citar alguns na sua lista deixa de fora a primeira segunda cabelos tobias judith sabedoria e eclesiástico como era o costume de todos os pais da igreja na
sua epístola 39 atanásio deixa claro que os livros apócrifos não foram incluídos no cano e que servem somente para leitura mas não para a doutrina a sabedoria de salomão a sabedoria de ser a que serve de tobias aquele que é chamado de ensino dos apóstolos e o pastor que falam do pastor de erros mas os primeiros meus irmãos são incluídos no cânon sendo os últimos meramente para a leitura ele também diz além destes porém há outros do mesmo velho testamento que não são canônicos que somente se lê na igreja como a sabedoria de salomão atanásio
que a divisão entre esse tipo de livro hoje contra a mesma posição hilário de potters o bispo da cidade d pintava em cuba conhecido como atanásio do acidente o mesmo apolinário de laudicéia bispo de laudicéia na síria quando diz a história de suzana e de bell dragão não estão contidas no hebraico e dizendo que não exibem nenhuma autoridade de escrituras sagradas em seu prólogo daniel epp funny o bispo da cidade de salamina no chip no século 4 cita os livros bíblicos encontra a ser exigidas e não cita os livros macabeu sabedoria que você acha que
judith e tobias como fazendo parte do cano em uma segunda lista que ele faz emissores é poder buscar o capítulo 4 ele exclui todos os apócrifos a lista seria o de jerusalém bispo da igreja de jerusalém entre 350 e 386 depois de cristo nas catequeses mistagógica sobra mais famosa apresenta um cano de tratamento sem nenhum livro apócrifo ele diz lei divina escrituras os 22 livros do velho testamento estes que foram traduzidos pelos 70 dos intérpretes destes lei aos 22 livros mas não tem nada com os livros apócrifos que estude seriamente estes apenas os quais nós
lemos abertamente nas igrejas basílio o grande teólogo de cesaréia toda a igreja também do século 4 um dos mais influentes paz da igreja do oriente também cita que os livros canônico são 22 de acordo com a tradição hebraica o mesmo número das letras do alfabeto hebraico os 22 livros inspirados em um alfabeto da sabedoria de deus uma introdução ao conhecimento das realidades ele exclui do deuteronômio gregório de nazianzo no 1 patrístico de constantinopla nascido no sudoeste da capadócia em sua carta anónima tica cita os 22 livros do antigo testamento e disse que esse número legítimo
de 22 livros segundo a tradição hebraica deve ser mantido por conta de sua legitimidade excluindo os de trocar no ônibus na carta acelerou com ele disse ontem ao estado 22 livros de acordo com as 22 letras brancas se a qualquer um além desses não são genuínos rufino de aquiléia um monge historiador e teólogo conhecido por seu trabalho de tradução do grego para o latim de muitas obras da patrística principalmente originis ele fala esses são os que os pais incluíram dentro do campo pelos quais as afirmações da nossa fé são filmadas contudo convém saber que há
outros livros que não são crónicos mas chamados por nossos maiores e eclesiásticos como a sabedoria de salomão é outra melhoria que se diz o filho de será que da mesma ordem ao livro de tobias objetivos macabeus que no máximo são lidos na igreja mas não são tidos como autoridade por onde se possa afirmar coisas de fé jerônimo um dos pais da igreja mais influentes que deixou um legado histórico enorme para nós contemporâneo de agostinho de hipona com quem trocou cartas não poucas vezes ao traduzir a vulgata latina e primeiramente recusou todos os apócrifos mas depois
a pedido de alguns bispos amigos fez a tradução rápida de tobias judith e se recusou a traduzir os outros livros ele diz no prefácio do livro de salomão e assim na mesma maneira pela qual a igreja vê judith tobias macabeus no público mas não os recebe entre as culturas canônicas assim também sejam estes dois livros sabedoria quase acho úteis para a educação do povo mas não para estabelecer as doutrinas da igreja ele diz o prefácio ao livro de samuel e reis e assim também 22 livros do antigo testamento isto é 5 de moisés outros profetas
9 dos geógrafos embora alguns incluindo ruth e lamentações e cruzar geógrafos e pensam que esses livros devem contar sido separado teremos as 24 o antigo rei na contagem de jerônimo eram apenas 22 livros do antigo testamento na introdução geral a vulgata latina e diz para os católicos os apócrifos são certos livros antigos semelhantes a livros bíblicos queda no fechamento vai deixar momento o mais das vezes atribuídos a personagens bíblicos mas não inspirados como os livros econômicos nem escritos por pessoas dignas nem de doutrina segura de todos os pais a igreja que nós queremos citar o
que tinha mais proximidade com os doutor ônibus era agostinho de hipona mas é muito interessante o que ele diz no da justificação do santos no capítulo 14 estabelece um argumento do livro de sabedoria e então diz esse argumento aduzido também por mim nossos irmãos não aceitaram conforme sets por ter sido tomado de um livro não canônico como se a parte desse livro a doutrina que quisemos ensinar não fosse bastante claro e depois de dar base em outros textos bíblicos rj esta é a razão que levou alguém a dizer seja quem for foi arrebatado para que
malícia não mudar se do modo de pensar que a citação de sabedoria 4 o próprio agostinho precisa subir argumentações de outros textos bíblicos porque o texto e sabedoria não era aceito pela comunidade e o esforço de agostinho não foi fazer a igreja a aceitar o teve sabedoria mas há outros textos bíblicos como peso argumentativo contra um livro não canônico no a cidade de deus ele diz desde o tempo da restauração do tempo entre os judeus já não houve reis mas príncipes até aristóbulo o cabo do tempo destes não se encontra nas santas escrituras chamadas canônicas
mas em outros escritos entre os quais estão os livros dos macabeus em a doutrina cristã no capítulo 4 dias não faltam obras eclesiásticas sem contar as escrituras canônicas altamente colocadas no ápice da autoridade por cuja leitura um homem dotado pode penetrar além do seu conteúdo o estilo das mesas agosto reconhece dois tipos de obras obras eclesiásticas que eram conhecidas na igreja úteis sim mas que não eram estruturas canônicas as canônicas estavam no ápice da autoridade não há sobras eclesiásticas aqui os deuteronômio ou seja até mesmo agostinho o pai da igreja que tinha mais familiaridade com
os textos de outeiro canônicos em alguns momentos acaba tratando os drones como livros apenas eclesiásticos e com obras não valeu a pena lutar pela sua comunidade e livros de autoridade inferior ao cano do antigo testamento forma majoritária os pais da igreja excluiu esses documentos do rol de livros quer realmente inspirado pelo deus vivo mas essa não era sua opinião da patrística essa é a opinião dos próprios apócrifos sobre si mesmo quando você vai em 2000 pelo ônibus e vai controlar esses livros se revelando como documentos realmente inferiores aos documentos anteriores a ele eles não cobravam
pra se a autoridade de escritura eles cobravam importância histórica sobre si mas nada além disso esse diminuíram em contraste com a escritura vem primeiro à cabelos 9 27 a opressão que caiu sobre israel foi tal que não houve igual desde o dia em que tinham desaparecido dos profetas e tem um documento histórico falando a guerra dos macabeus deixando claro que não havia mais nenhuma continuidade e profecia naquilo que estava sendo escrito o autor de uma cabelos não considerava o seu livro como um texto profético e ele está falando do estilo literário está falando da possibilidade
revelação profética da parte de deus a mesma coisa parece segunda macabeus 15 por isso há que põe fim à minha narrativa se o fiz bem de maneira conveniente é uma composição escrita era isso que eu queria se fracamente de modo medíocre é o que conseguiu fazer nem o cara fala sobre aquilo que escreveu se fracamente de modo medíocre e nunca vi nenhum lugar na escritura o texto ponto sobre se uniu de mediocridade um nível fraco em cima de 1936 17 isso toda a escritura valiosa última palavra de deus vivo inspirada pelo próprio deus como é
que o próprio deus vai esperar um texto que é um relato fraco ou um relato medíocre sobre alguma coisa e nenhum advogado a escritura a esse nível de pré tem saudade que na verdade tinha o poder autoritário do texto quando a gente fala no próximo dia 13 a fonteira considerado dentro do livro eclesiástico mais contestado da divisão de versículos capítulos a coisa um pouco diferente você tá acostumado com a bíblia evangélica que o seguinte pela lei e os profetas e por outros escritores que o sucederam essa temos inúmeros ensinamentos importantes cheio de sabedoria e tornar
os é o digno de louvores todo 30 sabedoria pois não somente esses autores deverão ter sido muito parecidos mas os próprios estranhos podem tornar-se graças a eles muitos jovens em falar e escrever o autor da frase acho que está falando de uma divisão tríplice que é da bíblia tradicional judaico que tem o próprio texto não ter o canônico apresentando o modelo de divisão do cano e breu lei profeta e outros escritos e fala que recebeu ensinamento desses livros e se coloca como alguém sujeição a lei anterior do documento anterior mas ele continua falando sobre isso
deixa o jogo foi assim que após entregar se particularmente estou atento da lei dos profetas dos outros escritos em hebraico transmitidos por nossos antepassados também meu avô uezo meu avô jesus afinal jesus novo testamento e escrever algo instrutivo e cheio de sabedoria a fim de que as pessoas religiosas se instruir esclarecidas com suas lições pudesse dedicar se mais e mais reflexão e progredir na vida conforme a lei aqui o neto autor está colocando o texto de seu avô como o texto que foi nada mais que uma tentativa de explicar e aplicar a lei em sujeição
a coisas que foram aprendidas de forma anterior e ele continua exorto-vos então a consagrá a leitura desse livro boa vontade e atenção muito particular e perdoamos também quando embora querendo dá uma imagem sala sabedoria não encontrarmos entretanto os termos desejados para expressá las até aquele que faz o prólogo do livro pedindo desculpas se eles não conseguirem expressar sabedoria da forma correta porque eles têm dificuldade com a linguagem e com a tradução esse trecho não se apresenta com autoridade tivesse apresenta como o texto passível de limitações e sujeição aquilo que é o cano tríplice do antigo
testamento esses documentos devem ser interpretados como os sinos como até mesmo coisas corretas de mestres da comunidade hebraica um livro você compra a sua biblioteca uma coisa assim e não como um texto em pé de igualdade com o antigo testamento esses livros não se viu dessa forma assim como judeu não viram seus livros a foto o problema maior disso tudo é que os livros apócrifos são livros porque ele passe o gelo que é um de verdade você tem uma série de heresias contradições mitos e problemas dentro dessa literatura do útero canônica parte do motivo que
fez com que muitos pais da igreja rejeitasse esses livros por exemplo tobias 5 a gente tem um anjo tenente e um anjo disse liz eu conduzirei e tuco é conduzirei também respondeu peste que medida em que famílias e de trigo é isto o anjo rafael disse procura saber a família do mercenário ou mesmo em cenário que vai com o filho mas para que não te apoia sem cuidados só azarias filho do grande amigo e também respondeu lhe tu és um ilustre família uma espécie de que não tinha fim dos problemas já conhecer a tua geração
hoje o rafael mente sobre a sua família sobre o seu nome para colocar não tem problema você tem um anjo está claramente dizendo uma mentira um ser impecável contando inverdades ainda no youtube do capítulo 6 e tem um anjo ensinando exorcismos e cura através de coisas mágicas então disse o anjo tira as entranhas a esse peixe guarda porque essas coisas serão úteis feito isso a portuguesa parte da sua carne e levaram consigo para o caminho salvar o resto para que lhes basta chegar a agefis cidade dos medos e talvez perguntou ao ame desfile inovaria suplico
lhe que me digas de que remédios seguranças parte do beijo e me mandava guardar e o anjo respondendo disse lícitos puseres um pedacinho do seu coração sobre as brasas acesas o teu fumar fugido da caixa de demônio tanto no homem como na mulher de sorte que não torna mais a chegar a eles que o céu é bom para voltar os olhos e tem algumas leva cessaram você tem magia para expulsar de munique 30 de peixe assado para tirar demônios uma coisa está sendo ensinado no hip hop porque está em contato com o sol que se
encontra o novo testamento sobre o modo como o demônio foi expulso a autoridade de jesus o jejum ea oração e tobias 12 você aprende que esmola são um método de salvação é boa a oração acompanhada de jejum da esmola vale mais do que juntar tesouro de ouro porque esmolinha da morte e é a que é paga os pecados e faz encontrar a misericórdia ea vida eterna a salvação que é definida claramente como salvação pelas obras você dá esmola e com a smov você consegue a vida eterna está comprando a vida eterna com atos de caridade
que vai comprar a posição não só a doutrina da justificação pela fé a gente a defender em vídeo aqui no canal pode ver num subsolo feed mas é uma percepção de uma salvação de sete obras e concordância que as obras estão sozinhos como elemento para conquistar a salvação e segunda cabeça ensina sacrifícios de orações pelos mortos coisas não aparece nenhum outro lugar seja um julgamento como no tratamento e tendo feito uma coleta mandou 12.000 dracmas de prata jerusalém para serem oferecidas em sacrifícios pelos pecados dos mortos sentido bem religiosamente ressurreição mais à frente diz é
pois o santo e salutar pensamento hora pelos boxes para que sejam livres e seus pecados essa é praticamente toda a única base que há dentro da teologia católica para falar de uma oração pelos mortos está todo num livro que foi rejeitado pelo cano judeu mas a gente tem baruki mortos fazendo orações e 94 no capítulo 3 senhor todo poderoso deus de israel escutar ea prece dos mortos de israel dos filhos daqueles que atacaram outra voz e não atenderam à voz do senhor seu deus e por isso foram levados à desgraça você tem pessoas mortas orando
ao deus vivo não mais comungando mais pedindo a 12 por alguma coisa talvez uma base para pregar a idéia à intercessão dos santos no hotel vila inglesa acho que o 12c tem a proibição de amparo o pecador e quando a gente lê o que é esmola é objeto só a ação que a gente tenha a proibição de ajudar e amparar aqueles que não é membro do povo de deus diz o verso 407 capítulo 12 da onu em bonn não ampara o pecador pois deus dará ao mal e ao pecado porque eles merecem e os guardas
para o dia em que chegará dá aquele que é bom e não auxilia o pecador fazendo bem o meu humilde e nada de sauípe o impede que se lhe dê não impede que se lhe de pão você deveria impedir que o ímpio fosse ajudado em atraso e acho que o 33 e tem uma ordem para maltrata escravos enquanto paulo fala que escravos devem ser tratados com o irmão como amigos o exército diz que escravos a vencer surrados até sangrar para um jumento o feno e à vara ea carga para o escravo o pão o castigo
e o trabalho escravo ou trabalho quando corrigido e só aspira ao repouso afronte a mão e ele buscará liberdade o jogo é a correia fazem dobrar o mais rico do pescoço o trabalho contínuo torna escravo dós para o escravo leva-o a tortura e as feias mandou para o trabalho para que não fique ocioso pois a ociosidade ensina muita malícia ocupa um trabalho pois é o que ele convence ele não obedecesse médio com grilhões mas não cometer excessos seja como for e não faça coisa alguma importante sem ter refletido não cometer excessos simplesmente mashup com grilhões
no pescoço do escravo no capítulo 42 ele manda ao pior falou com o excesso de que o exército não tinha vergonha e não fazem diferença na venda e com os mercadores de corrigir frequentemente seus filhos de golpe até sangrar as costas de escravo ruim não cometer excessos ou pay até sangrar as costas de escravos ruins no capítulo 25 anos depois é assim você tem um texto altamente depreciativo as mulheres a tristeza do coração é uma chaga universal ea maldade feminina a malícia confirmada toda chaga não porém a chaga do coração toda a malícia não porém
a malícia da mulher não havendo pior das serpentes e não a cólera que vença a da mulher toda a malícia leve comparada com a malícia de uma mulher que a sorte dos pecadores caia sobre ela foi pela mulher que começou o pecado que é por causa dela que todos morreram você aceita esse livro como palavra de deus na sua vida a mulher como alguém mais pecadora pior e mais culpado do que o homem aqui sabedoria 8 fala sobre pré existência da alma eu era um menino rigoroso dotado de um álbum excelente ou antes como era
bom ouvir a um corpo intacto há um grande corpo de alguns já vivendo antes da entrada dessas almas dentro do corpo o que é uma ideia completamente estranho aquilo que encontra no resto a escritura de um pote de almas vivendo e algumas boas que são adicionadas à corpos aqui na encarnação e quando viram o espírito da coisa uma das coisas mais absurdas a existência de dragões de verdade nas adições são feitas daniel james havia um dragão enorme adorado pelos babilônios o rei disse daniel você não vai me dizer que ele é de bronze ele está
vivo come e bebe você não pode negar que é um deus vivo então adoro também não respondeu um só dólar ao senhor meu deus porque ele é o deus vivo se vossa majestade permitir eu mato e cidadãos sem espada e sem corrente o rei disse a licença concedida leão pegou piche sempre crinas cônjuge ou tudo fez com que um bolo e jogou na boca do dragão ele leu aquilo e se arrebentou daniel disse vejo que você adorava quando o babilônia que ouviu falar disso eram muito indignados e revoltados contra o rei e dizia o rei
virou judeu quebrou bell matou o dragão e assassinou os sacerdotes acredito em trabalho de verdade dragões com personagens históricos como animais que existir na copa do mundo seu texto de fé você acredita nos deu pelo canônicos defende a existência de dragões como seres místicos como animais poderosíssimos que foram adorados pelos babilônios e mortos pelos bolos de daniel não tem como confiar nesse tipo de literatura como um texto sagrado de verdade resume tudo isso como dizem os antigos bíblia rainha os apócrifos nadinha canotilho fechamento se manifesta dentro daquilo que a gente entende como cânon e deu
como cambraia tradicional até onde a gente encontra na bíblia é evangélica sem os de outro canônicos sem os apócrifos rejeitados pela comunidade judaica e rejeitados pela patrística rejeitados pelas igrejas protestantes hoje o que o outro fez foi retornar a um erro de percurso da comunidade católica de aceitar o documento e não representam de fato inspiração divina o time não tirou o livro da escritura lutero impediu que continuasse adicionando livros a escritura que representa tudo deixe seu comentário aqui em baixo fala sobre o que pensa eu sei que o vídeo com pouco comprido mas serviu até
o fim eu sei que valeu a pena a sua vida se inscreve em dois meses hoje a suspender um vídeo novo as notificações você ficar por dentro das novidades entre o nosso site 2 deixou hoje ponto com.br o link na descrição para acessar o nosso patrão além de ter acesso no nosso site artigos notícias podcast a nossa loja você também pode ajudar a manter esse trabalho de popularização de biotecnologia e na internet é muito obrigado a nos acompanhar até aqui obrigada