Como desenvolver a consciência na improvisação.

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Ozeias Rodrigues
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Video Transcript:
salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo no vídeo de hoje estarei demonstrando uma forma de estudar escala que eu tenho certeza que quem estudar dessa forma vai conseguir improvisar de forma consciente é muito comum nós estudarmos escala desassociado do que tem por baixo que é harmonia e para mim é muito importante quando eu tô improvisando eu ter consciência da harmonia para extrair o melhor as melhores sonoridades eu vou pegar como exemplo uma Cadência harmônica típica do pop do Rock no tom de sol sol maior o primeiro acorde mi [Música] menor dó maior e ré
maior e volta pro sol então eu sei que essa Cadência harmônica tá no tom de sol maior Logo eu vou pegar a escala de sol aqui nessa região [Música] é muito importante a gente sempre ter referência no instrumento pontos de referência até mesmo quem tem um ouvido absoluto quando a pessoa pega um instrumento que nunca tocou ela vai precisar achar as referências ela vai precisar achar as notas para entender a estrutura do instrumento logo quando eu pego o primeiro acorde que é sol maior eu sei que a terça do Sol do Sol é si logo
eu já vou localizar a terça do Sol aqui e aqui e o maravilhoso da guitarra é que quando eu acho que esse desenho aqui quando a minha referência tá na sexta corda esse desenho certo Me dá o som de uma terça maior logo se eu quiser por exemplo a terça do si é igual porque eu tenho a minha referência que me conduz certo ré terça do ré terça do ré Agora eu tenho que conseguir detectar isso em tempo real dentro dessa Harmonia utilizando a escala Então olha só que interessante pegando só essa escala Então eu
tenho a terça do Sol aqui que é a nota si e a terça do Sol aqui quando eu vou pro segundo acorde que é o mi menor aqui dentro da escala eu vou achar a nota Mi aqui logo eu tenho aqui logo quando o meu referencial tá na quarta corda eu quero a terça menor do mi eu acho aqui se eu quiser terça menor do Sol eu acho sol aqui terça menor lá terça menor tá aqui e assim por diante eu vou achar também a terça do mi menor que é a nota sol aqui e
aqui meus pontos de referência nesse caso aqui tão aqui e eu posso logicamente também utilizar a corda solta Quando eu vou pro dó eu vou achar o meu dó mais grave aqui que é o meu referencial eu vou achar a terça dó aqui e a terça dó aqui que é a nota Mi e quando eu vou pro ré notem terça dó terça do ré é igual eu poderia também achar a terça do ré aqui só que eu vou manter dentro do shape da escala eu vou pegar a terça do ré aqui notem que eu tô
mapeando o braço por de diversas formas né então isso é muito importante para realmente conseguir dominar o braço do instrumento logo eu tenho então terça do ré aqui que é faço cenido e terça do ré aqui PR mim como improvisador é mais importante reconhecer rapidamente os intervalos do que o próprio nome da nota Então agora que eu mapeei o que eu vou fazer eu vou começar a improvisar porém sempre buscando a terça de cada acorde logo eu tenho terça do Sol terça do mi terça do ré terça do dó perdão terça do ré terça do
Sol terça do me terça do dó terça do ré terça do Sol e assim por diante sempre dentro do mesmo Shape eu tenho que conseguir É como se eu tivesse improvisando porém eu sei exatamente onde eu tô pisando eu tô sempre buscando como alvo a terça de cada corde até esse momento com o tempo é interessante tirando a referência porque essa nota que eu toco aqui em cima Os baixos é só uma referência então com o tempo eu vou visualizar a referência porque ela que me conduz terça terça tira a [Música] referência eu tô improvisando
É como se eu tivesse vendo essa minha referência mas eu não tô mais tocando ela eu só tô utilizando para ela me guiar né agora se eu vim pro shape da escala aqui por exemplo escala de sol maior partindo de [Música] lá quando eu pego sol maior eu vou achar o sol mais grave que eu tenho nesse Shape aqui eu vou achar a terça aqui esse desenho lembrem que o desenho da terça menor na quarta corda quando a referência tá na quarta corda era assim da terça maior é assim eu vou achar aqui também a
terça maior do Sol Eu posso também utilizar esse referencial quanto mais pontos de referência no instrumento melhor certo que eu tô achando a terça aqui acho a terça aqui dentro desse Shape eu vou pegar agora o próximo acorde mi menor meu referencial daqui eu acho a terça do mi aqui lembra que o desenho quando o referencial é na quinta corda da terça maior é assim dó ré e da terça menor é assim ou seja cai uma casa logo a terça do mi menor sol eu acho a terça aqui do mi menor e acho aqui quando
eu vou pro dó o meu referencial vai est aqui então eu vou achar a terça dó aqui assim como era do Sol aqui e vou achar a terça aqui novamente como é importante isso mapear o instrumento por diversas áreas né então você consegue realmente ter o controle do instrumento então novamente terça do dó aqui e terceiro dó aqui quando eu vou pro ré aqui tá meu referencial terça maior do ré terça maior assim como era do dó então vai facilitando cada vez mais vai ficando mais fácil quando você enxerga dessa forma sempre tendo ponto de
referência logo se eu pegar nessa região terça do Sol [Música] terça do mi terça do dó terça do [Música] ré terça do Sol terça do mi [Música] menor terça do dó terça do Sol [Música] menor terç dó terça do ré Desculpem então fica bem mais fácil você conseguir se localizar pelo instrumento tem nesse ponto de referência lembrando depois é interessante tirar o ponto de referência é como se ele só tivesse me guiando eu tô vendo isso aqui só que eu já sei que isso me guia para achar o som da terça terça do mi terça
do dó terça do ré terça do Sol terça do mi do dó do ré agora eu vou pegar o shape da escala de S maior partindo de si [Música] aqui logo eu vou pegar minha referência o sol aqui logo eu tenho a terça do Sol aqui e tenho a terça do Sol aqui lembrem terça do ré terça do ré terça do Sol terça do Sol é igual certo e notem que eu tô sempre tocando a escala de sol maior só que eu tô sempre buscando a terça de cada acorda É como se eu tivesse tendo
controle sobre a escala Quando eu vou pro mi menor eu tenho a referência aqui logo eu vou a terça ter a terça do mi menor aqui e vou ter ela aqui lembra que a terça do dó maior era assim do ré maior era assim e quando é menor é assim o desenho OK agora quando eu vou pro dó aqui nessa região eu vou achar a terça do dó aqui e vou achar aqui como a gente viu exatamente no sol terceiro dó terça de dó Quando eu vou pro ré eu vou achar a terça aqui nessa
região e aqui ok novamente terça do ré terça do ré que eu faço senido agora da mesma forma então eu vou tocar a escala terça do Sol terça do mi menor terça do ré nor tem como importante para educar o ouvido a ouvir o som dos intervalos ouvi o som na [Música] terça sempre tentando [Música] buscar certo sempre tentando buscar criar melodias sempre dentro do shape da escala certo e tendo Essa visão mais como se eu estivesse tocando a escala só que eu tenho consciência de onde tá o Acorde se eu continuar eu vou ter
escala de sol maior [Música] aqui agora eu vou achar minha referência eu tenho sol aqui logo a minha referência terça do Sol terça do Sol assim como era no dó assim como era no ré certo então vai cada vez vai facilitando mais Porque você tudo vai se repetindo na verdade né dentro desse Shape então terça do Sol aqui e aqui próximo acorde mi menor eu vou achar terça do mi dentro desse Shape aqui e aqui terça do mi menor que é o sol aqui e aqui próximo acorde vai ser o dó eu vou pegar o
dó aqui a referência eu vou ter a terça aqui assim como a gente fez no sol aqui eu vou ter a terça aqui agora o ré eu vou achar a terça aqui e aqui assim como foi no sol agora se eu pegar nessa região Então eu tenho sol mi menor terça eu posso usar a referência do dó aqui ou aqui como eu falei quanto mais referência [Música] melhor mi menor Dó Ré tira a referência [Música] né fica super interessante você começa a improvisar realmente consciente se eu pegar agora aqui eu tenho o último Shape eu
tenho a escala de sol maior partindo de [Música] mi certo agora eu vou achar aqui minha referência tá aqui terça aqui e vou achar também aqui como foi no ré e foi no dó é sempre igual sol terça sol terça dentro desse shape da escala eu tenho mi menor a referência era terça aqui e tenho aqui e também aqui quando eu vou pro dó referência do dó aqui e aqui assim como foi aqui no sol aqui no ré dó e quando eu vou pro ré minha referência tá aqui a terça tá aqui ou aqui posso
também pegar essa referência quanto mais referência melhor que eu tenho terça do [Música] Sol terça do mi [Música] menor terça dó terça do [Música] ré ah [Música] perdão agora O interessante é eu pegar e começar a buscar o braço todo isso certo primeiro praticando por Shape em seguida agora eu posso tocar no braço todo [Música] da so [Música] [Risadas] [Música] né fica super bonito você já consegue improvisar de forma criativa e realmente consciente Agora eu tenho que mapear a quinta certo notem que o som da quinta é completamente diferente do som da terça por isso
é importante ter essa consciência para extrair o melhor do acorde o que que eu quero transmitir a terça é emotiva a quinta já não é tão emotiva quanto a terça se eu pegar por exemplo a Quinta do Sol tenho aqui eu tenho a Quinta do Sol aqui tem que gravar esse desenho Quinta do Sol que é a nota ré Quinta do Sol Quando eu vou pro mi minha referência tá aqui eu tenho a quinta aqui que é a nota si e tem a referência aqui certo mi qua mi qua Quando eu vou pro dó aqui
tá minha referência da quinta que é nota sol e aqui quando eu vou pro ré a minha referência de quinta tá aqui que é nota lá e aqui notem novamente como é importante eu t mapeando a quinta dessa forma dessa forma que eu tenho mais uma forma certo de mapear a quinta então é importante visualizar o instrumento de vários ângulos né isso isso ajuda muito então se eu tenho por exemplo aqui Quinta do [Risadas] Sol Quinta do mi Quinta do [Música] dó Quinta do ré Quinta do Sol Quinta do mi quinter dó Quinta do [Música]
[Risadas] [Música] ré certo é muito bom tocar dessa forma n você Sabendo exatamente onde você tá pisando notem a terça emotiva ó o som da quinta é completamente [Música] diferente é outra [Música] sensação agora eu venho para essa região aqui pego o shape da [Música] escala Vou pegar minha referência que é o solercia tá aqui a minha quinta tá aqui certo que é a nota ré tenho ela aqui em cima também lembra mi quando eu peguei aqui como referência eu tinha a quinta aqui e a quinta aqui a mesma coisa com sol referência aqui referência
aqui agora quando eu vou pro mi menor minha referência tá aqui eu já vou achar a quinta aqui e a quinta aqui que é igual a quinta do ré Quinta do mi [Música] certo aí quando eu V pro dó já vou achar a quinta aqui que é a nota sol e vou achar aqui que é igual a do Sol aqui e quando eu vou pro ré referência eu acho a quinta aqui e a quinta aqui que é igual do dó aqui quinta quinta quinta quinta certo se eu pegar aqui [Música] sol mi menor do He
sol [Música] menor do [Música] [Risadas] [Música] né soua super bonito já agora se eu der continuidade eu tenho shape de sol da escala de sol maior [Música] aqui acho a minha referência que é o sol aqui tenho a quinta aqui tenho a quinta aqui que é igual como foi aqui [Música] por isso que cada vez vai ficando mais fácil então sol a quinta é o ré mi menor dentro desse Shape tá aqui e a minha referência de quinta assim como foi no dó assim como foi no ré vai ser no menor quinta que é o
si si quando eu vou pro dó a quinta tá aqui e a quinta tá aqui uma referência que eu usei pro sol sol quinta sol quinta dó quinta dó quinta Quando eu vou pro ré dentro desse Shape eu vou achar a quinta aqui Quinta do ré aqui que é a nota lá e a quinta aqui que a nota lá logo [Música] sol mi menor referência ré referência sol mi [Música] menor [Música] ré mi menor Dó Ré agora eu vou pegar esse próximo Shape [Música] aqui minha referência a Quinta do Sol tá aqui a Quinta do
Sol tá aqui que é a nota ré novamente lembrem que é igual dó ré sol próximo acorde mi menor dentro desse Shape a minha referência do Mi tá aqui e a quinta eu já visualizo aqui que é nota si visualizo [Música] aqui próximo acorde vai ser o dó a minha referência tá aqui a quinta tá aqui e tá aqui dó quinta que é o sol quinta o ré tá aqui minha referência quinta tá aqui quinta tá aqui assim como foi no [Música] sol certo então nov rente sol mi [Música] menor dó posso pegar referência aqui
também quanto mais referência é melhor ré sol mi menor a dó [Música] ré e por último nesse Shape [Música] aqui eu vou achar a minha referência do Sol aqui e eu tenho aqui a quinta e tenho aqui tudo vai se repetindo é como foi no dó quinta quinta quinta quinta quando vai pro mi menor a referência tá aqui tenho a terça de mi aqui a perdão a quinta do mi aqui que é o si tenho a quinta aqui que é o si quando vai pro dó minha referência tá aqui que a nota sol e aqui
quando vai pro ré tá aqui tá aqui assim como foi pro mi menor assim como foi pro sol pro dó Enfim tudo vai se repetindo quinta quinta logo sol quinta mi menor dó ré sol mi menor Dó Ré novamente aí agora você liberar e começar a tocar isso pelo braço todo né [Música] sol menor [Música] dó ré sol mi menor pegar a quinta dó [Música] agora depois da quinta é interessante também mapear as sétimas logo quando eu pego o sol a sétima do Sol diatonic falando vai ser o fa sustenido piar o faço senido aqui
e aqui certo essa é a minha referência faço senido faço senido a sétima do mi vai ser a sétima menor ou sétima Bemol que é nota ré eu vou encontrar ela aqui e aqui notem que completamente diferente o som da sétima [Música] a sétima do dó eu vou encontrar aqui que é a nota si e a sétima do ré eu vou encontrar ela aqui que é a nota Dó posso também tocar aqui lógico mas vou tentar manter sempre o mais próximo que eu tenho das minhas visualizações Então logo eu tenho sol a sétima faç sustenido
stima [Música] maior mi menor dó [Música] ré mi dó se eu pegar no próximo shape da escala eu vou sol eu tenho aqui sete maior aqui também posso visualizar obviamente que aqui como eu já tinha visto mas vou visualizar esse faço senido aqui quando eu vou pro mi menor eu tenho a sétima aqui que é a nota ré ou aqui também quando eu V pro dó eu vou achar a sétima nesse Shape aqui e aqui que é a nota si notem que isso é a minha referência como se eu eu vou quero tocar a sétima
maior do dó mas eu tenho um referencial que me fala que aqui é a Sétima maior e aqui também quando eu vou pro ré R no caso a sétima do ré vai ser a sétima Bemol ou stima menor tenho a sétima aqui que é a nota dó e a sétima aqui certo Logo quando eu pego nessa região [Música] sol sétima do mi completamente diferente o som [Música] completamente diferente da terça e da [Música] quinta [Música] ah a mesma coisa nesse shape da escala eu vou achar o sol aqui eu vou ter a referencial o referencial
da da sétima nesse Shape aqui esse desenho ou aqui eu faço senido quando eu vou pro mi menor aqui aqui exatamente como eu fiz no ré porque a sétima do ré é a Sétima menor a sétima do mi também é a Sétima menor ou [Música] seja mesmo desenho Quando eu vou pro dó S maior aqui séa maior aqui exatamente o mesmo desenho do Sol porque o referencial tá na sexta corda Quando eu vou pro ré eu vou achar a sétima aqui que é a nota dó e a sétima aqui que é a nota Dó logo
nessa região mi [Música] Dó Ré a mesma coisa nesse próximo Shape eu vou achar a sétima do Sol aqui assim como eu achei é do dó aqui próximo acorde mi menor dentro desse Shape ele tá aqui Esse é o intervalo do Sé a menor assim como esse quando vai pro dó aqui no meu referencial tá aqui é a mesmo sétima maior Sol com sétima maior mesmo referencial quando vai pro ré aqui nessa região ré tá aqui a sétima tá aqui a sétima Olha que interessante [Música] dó ré [Música] sol é muito legal para ir desenvolvendo
esse essa sensação dos intervalos né No próximo Shape eu acho sol aqui e vou achar meu referencial de S maior aqui aqui assim como foi no dó aqui sol esse referencial e aqui quando eu vou pro mi menor sétima tá aqui sétima tá aqui certo sétima a menor ou sétima Bemol quando vai pro dó sétima daqu assim como foi aqui pro sol sempre no mesmo ponto quando vai pro ré referência a sétima tá aqui assim como foi pro mi menor porque mi menor 7 possui a sétima menor assim como o r o ré dominante logo
nessa região eu tenho sol [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] né então muito interessante outro intervalo importante para mapear também é o intervalo de nona ter a consciência da nona que a nona sempre soa bem então logo quando eu pego o sol aqui eu tenho a nona aqui que é a nota lá e ten a nona aqui ou seja lá e lá ess é meu referencial pra nona Ou seja eu quero começar meu sol na nona esse referencial já me indica isso quando eu vou pro mi menor eu vou achar a nona que vai ser o
fa cenido aqui aqui nona e aqui o dó eu vou achar a nona aqui e o ré da mesma forma ou aqui também tem a nona que é a nota Mi nona do ré [Música] [Risadas] logo non mais abstrato o som som mais viagem né [Música] [Música] [Música] agora dentro desse próximo shape da escala eu já vou visualizar aqui a nota sol que é minha referência eu tenho a nona aqui ou até aqui notem que é mesmo a referência do mi mi nona mi nona sol nona sol nona que é a nota lá quando vai
pro mi menor eu tenho a nona aqui que é o fa cenido notem mesmo a referência do dó e do ré nona do mi e também tenho aqui quando eu vou pro dó eu já vou achar a nona aqui ou até mesmo aqui que é nota ré mas eu prefiro essa visualização mais distante e quando vai pro ré dentro desse Shape aqui e vou achar nona aqui então olha que interessante sol [Música] nona do ré [Música] sol mi nona do mi nona do dó nono do ré no próximo shape da escala eu vou achar a
nona do Sol aqui e também aqui que é a nota lá notem que tudo vai se repetindo tudo vai se repetindo nona nona nona nona certo nona nona do Sol mi menor a Nona Tá aqui ou aqui cada vez vai ficando mais fácil quando eu vou pro dó aqui nessa região eu tenho a nona aqui e aqui mesmo referencial referencial na sexta corda que eu fiz aqui pro sol nona nona para mim é bem mais importante o intervalo do que o nome da nota né para mim o que importa é saber que isso aqui é
um intervalo de nona que tem esse som mais abstrato e quando eu vou pro ré eu vou encontrar a nona aqui dentro desse Shape ou aqui nona do ré nota Mi logo eu tenho [Música] sol nona do mi nona dó [Música] nona do ré dentro do próximo Shape a nona do sol tá aqui ou tá aqui que é nota lá quando eu vou pro mi menor referencial da nona aqui ou [Música] aqui sempre igual quando eu vou pro dó referencial na quarta corda nona do mi nona do Sol nona do dó nona do ré certo
nona do dó aqui ou aqui quando eu vou pro ré mesmo referencial que eu usei pro dó nona nona sol nona nona Olha que interessante nona do Sol nona do [Música] mi dó do [Música] ré certo muito legal improvisar dessa forma consciente né Agora dentro desse Shape eu vou achar nona do Sol [Música] aqui mi menor eu vou achar a nona aqui que eu faço senido ou até aqui agora no dó non aqui e ré da mesma forma eu vou ter sol mi menor [Música] dó né Então para mim mudou muito quando eu comecei a
pensar improvisação dessa forma estudar dessa forma consegui estudar a escala realmente conectada com cada intervalo do acorde né então É como se eu tivesse improvisando porém eu tenho consciência de a onde eu estou pisando em cima do acorde ali eu não tô somente tocando a escala né eu consigo interligar faz criar essa relação da escala perante a harmonia Valeu pessoal Espero que tenham curtido essa ideia abrace e até o próximo vídeo
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