Política como vocação: o que Weber tem a dizer sobre o mundo atual? | FHC

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Café Filosófico CPFL
Há 100 anos, em 1919, o economista e sociólogo alemão Max Weber publicava sua célebre conferência: “...
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E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] e há cem anos em 1919 o economista e sociólogo alemão Max Weber publicado a sua célebre conferência a política como vocação o quanto essa obra continua atual o PV diria sobre o mundo e o Brasil de agora a política é como a perfuração lenta de tábuas duras exige tanto paixão como perspectiva o homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível mas para isso o homem deve ser um líder e não apenas um líder mas também um herói no sentido
muito sódio da palavra e mesmo os que não são líderes de heróis devem armar-se com a Fortaleza de coração que pode enfrentar até mesmo o desmoronar de todas as esperanças Olá neste Café Filosófico especial o sociólogo Fernando Henrique Cardoso que já esteve à frente do Poder Executivo do Brasil fala sobre como ler beber hoje e como ele nos ajuda a ler o nosso universo político atual a essa altura da vida para mim é uma coisa que me parece remota por quê acordado Max Weber Mas a vida inteira esse autor frontal que presente nas minhas concepções
sobre o mundo e pouco vou falar de uma maneira despretensiosa a respeito do da obra dele especificamente questão relativa a boca a política como vocação e que Impacto pode ter isso nos dias de hoje os que correm e eu entrei na faculdade de Filosofia Ciências e Letras nunca passa as redes sociais e 1949 e e o tio professor chamado florestan Fernandes sociólogo e foi florestan que primeiro teu aula sobre o Max Weber e francamente não entendi nada é o que o beber um autor complexo e florestan sempre foi o professor também complexo para explicar com
muita profundidade e tal eu comecei a ter alguma noção um pouco melhor que poderia ser o Max vida quando eu tive o outro pessoa chamada Antônio Cândido de Mello e Souza nessa época nós aprende muito mais a sociologia não chamado a tradição francesa o o autor que era referência maior era o tio caimy a do Carmo tinham alguma obra importante sociológica fundador da Sociologia na França e com várias obras uma muito importante a divisão social do trabalho mais efetivo o osso as regras do método sociológico e na verdade ele conceituava o que é um fato
social e faz o céu é anterior a nós é exterior a nós e a cor esse tivo é ao que vem de fora não se colocava na Perspectiva o vigente na época A análise das pessoas do sujeito da ação social vista do ângulo da pessoa era muito mais e temos a organização da sociedade por isso que o fato é anterior que já estava lá feito já existia é exterior que vem de fora e é conheci tivo que você faz chega a regra Você é de uma maneira submetido alguma sanção porque não está seguindo a regra
é bem é ir na verdade a grande tradicional da sociologia empírica foi nasceu da dessa visão a visão mais de ouro sim objetiva do que a sociedade isso tão poucos se vê na sociologia de outra orientação de orientação marxista e o objeto de análise não são as pessoas não é o subjetividade das pessoas é objetividade como é que eles estão organizadas são as clássicas como é que o cálice da relação de trabalho do Capital como é que é o capital Como se dá o trabalho uma relação entre pessoas que são configurados já de uma certa
maneira estruturadas numa sociedade sociedade no caso capitalista e portanto Sodexo põe classes sociais não se está discutindo uma problemática para usar uma palavra um pouco mais dependente do sujeito é da objetividade da sociedade bom Marcos ver nessa nesse contexto surge com alguma coisa fora desses quadros a sua preocupação a minha de outro ângulo ele teve relações interpessoais com o autor que era muito conhecido até hoje o chamado Fernando tenius que desenvolveu certo conceitos da sociologia fundamentalmente o termo isso foi o autor de duas concepções que organizavam as diferenças entre as formas de estruturada melhor das
pessoas se relacionarem eles falam de que mais chato não quiser o chato em alemão quer dizer comunidade e sociedade a forma duas formas básicas de relacionamento na comunidade as relações são diretas passo é fácil indivíduo ver o outro tem sentimentos envolvidos a família típica comunidade e na sociedade a relação é contratual é indireta pode chegar até o relação pelo contrato de trabalho pelo perfis tejo são quase daquilo que veio a ser depois de escrito pelo pelo venda como os conceitos típico ideais por quê Porque o vendo na que tinha uma vigência é muito grande da
sociologia e da ciência Econômica da época era uma pessoa interessada em ter uma o conhecimento mais adequado de como as pessoas são motivadas na sua ação o que que as leva a ação Quais são os valores de que elas creem como é que se dá o ponto de subjetivo a relação entre as pessoas e para descrever as várias formas de tipos de interação a relação entre as pessoas e desenvolveu conceitos que ele chamava de típico ideais ou seja acentuava certos traços que não existiu necessariamente empiricamente a vida cotidiana mas se caracterizavam uma pessoa faz um
conjunto quer dizer bom se essa esse conjunto se relacione os movimentos x ou y e diz que vive em termos de um tipo i e depois vou dizer vai descrever as formas possíveis de relacionamento da de motivação das pessoas e o que orientavam as suas ações então ele passou a se interessar pela ação subjetiva que é motivada por alguma os valores algumas alguns o impulso alguns interesses alguns os sentimentos e que se não se interpretasse ação subjetiva mas não teria uma compreensão adequada do fenômeno social é uma visão distinta e o vermelho não era apenas
uma pessoa concentrada nesse aspecto que Eu mencionei ele também achava que além disso era necessário fazer o que chama um pouco pedantemente em imputações causar se sobre a causa dos fenômenos E para isso ele fazia trabalho de sociologia comparada e o vermelho era também um homem de muita paixão pela vida pela ação veja foi deputado e foi participava aí intensamente dos debates essa conferência e pede que faça referência específica hoje que a política como vocação foi uma conferência que ele fez em 1929 quando já quase voltando da no final da sua da sua vida que
de homem maduro ou era um homem que estava profundamente ligado aos movimentos de sua época e tinha uma ao mesmo tempo uma o conhecimento histórico enorme e o conhecimento teórico muito grande formado em Direito professor em várias universidades fez duas e por isso que ficaram muito importo muito famosos a política como vocação e a ciência como vocação eu te amo mas um vasto conhecimento e tinha estudado a relações agrárias do mundo antigo era um homem culto e conhecia várias línguas que estudado muitas religiões e tinha paixão por interpretar como como se desenvolveram o capitalismo que
é chamado capitalismo moderno quero capitalismo contemporâneo Dele quem era o mais avançado o potencial de características e além dessas duas conferências eu acabei de mencionar político convocação e ciência convocação Talvez o trabalho mais conhecido Max Weber seja respeito à Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo O que é um livro que resume uma vasta investigação que ele é feito e também se preocuparam com vários outros sociólogo sabemos ocasião com que se chamava a racionalização crescente do mundo bem quando se ver ok Google ver me fez para chegar às suas análises dos das configurações sociais que
levaram ao capitalismo não se percebe o quanto eu já tinha feito para entender o o papel das religiões das civilizações e quais serão as possibilidades você atribuir valor que explicativo a ideias e não só interesses para ele não era possível explicar os processos históricos a partir de uma só causa e havia um pouco como na como na física contemporânea com a palavra a probabilidade de que vários fatores que se transformassem em fatores causais por exemplo na discussão se o protestante eo Espírito do Capitalismo ele fez que vasta análise em vários momentos de sua vida o
papel das várias de várias religiões dos Rios das regiões vindos a religião da cultura chinesa várias várias formas de organização do pensamento e nenhuma dos interesses que tiveram efeito sobre a organização da vida incluindo a vida Econômica da vida material e certa altura ele procura mostrar é o porquê especificamente o capitalismo surgiu o cabelo moderno Surgiu uma certa área da Europa e como certas características e aí que entra o protestantismo como com base da formação do capitalismo porque por causa da visão calvinista de que na verdade as pessoas ao produzirem um sub sobre valia a
produzir luculo no seu trabalho isso aí vem de serviço com suspensão era visto como um sinal de que havia um reconhecimento Divino do que estava sendo realizado e portanto Av a estimação da possibilidade de acumular e ao mesmo tempo na éticas ética e certas seitas protestantes ao mesmo tempo haveria uma espécie de compostura no viver que impedia o uso do recurso abusivamente acumula acumula coluna mas a vida é a cética a vida é dedicada ao trabalho e a metódica aí muitos outros momentos ele teve discutindo a questão e qual é o efeito das religiões Qual
é o efeito dos valores como efeito das ideias do comportamento das pessoas o pontos de alguma maneira a concepção de Marx precisamente o interesse econômico da relação de produção e os interesses materiais e o verbo e diz não é verdade que há interesse de materiais vazar mais do que isso a valores aí as pessoas a tua também pelos seus valores e não só os seus interesses tem que analisar tem que cuidar que ele tinha uma visão de mundo caleidoscópica de como as interações entre as e ele tentou analisar o Cristiano Sales dominios você já econômicos
e da religião se não for milhar onde seja analisar como se dão as ações sociais e sempre com ideia de que a ação social ela é reconhecida quando ela expressa uma motivação de alguém tem o objetivo não é uma ação mecânica e dá exemplos por se o dos bicicleta se chocam é um acidente natural se as pessoas que estão enviando as bicicletas Faz um esforço uma precisa desviar da outra ou depois para ajudar outra aí é uma ação social e o comportamento de um se refere ao comportamento do outro só nesses casos que podem com
propriedades dizer bom aí eu estou no domínio das relações entre seres humanos sociais então ele tinha uma visão muito mais rica quanto as imensas possibilidades de compreender de que maneira a sociedade se organismo se formam e não simplesmente e temos do mercado embora soubesse que o mercado tinha um papel muito grande na o bloco quem tiver horror da violência que fique longe da política diz ele é [Música] em todo o estado se fundamenta na força desse trosky Isso é realmente certo se não existissem instituições sociais que conhecer sem uso da violência então o conceito de
estado seria iluminado e sugeriu uma situação que poderíamos designar como anarquia hoje as relações entre o estado EA violência são especialmente íntimas o estado é uma comunidade humana que pretende com êxito o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território o estado é considerado como a única fonte do direito de usar a violência é desta relação tão próxima entre poder Dominação e violência que fala agora o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso na obra que talvez a mais significativos do ponto de vista teórico o Max Weber que é se
você economia e sociedade ele se em em vários aspectos sua da sua teoria entre as quais uma tribo tipologia das formas fundamentais de ação social e diz olha a ação social pode ser motivada com relação a fins ou valores e pode ser muitas vezes uma ação que deriva Sementes da tradição não está relacionada à nada não ser uma repetição é uma ação Racional com relação a fins Racional com relação ao valor pode ser uma uma uma ação meramente impulsiva e pode ser uma ação que tem a marca da tradição temos que distinguir essas formas de
ação isso ele faz nos vários domínios que ele tentou entender melhor um dos que ele tentou melhor entender foi o domínio do Poder como é que se da Dominação e faz uma distinção entre o que A Dominação e o que é poder e o A Dominação implica para ele de alguma maneira a aceitação da legitimidade que emite uma ordem a probabilidade que a ordem emitida seja aceita por para outras pessoas que vão segui-lo então com dados são é aceito dessa maneira era uma ação que tem legitimidade o poder e implica para a ação em cima
na cor são da violência eu posso agora ele não é legítimo se fosse simplesmente assim normalmente o poder buscar alguma justificação a pessoa que vai obedecer procuro entender porque que ela tá obedecendo e aceita a autoridade do outro do mundo que idade que se formou a partir de certo momento do desenvolvimento do sistema econômico capitalista e da sociedade da época dele contemporânea é a crescentemente havia racionalidade da definição do que pode o que não pode a lei ISO de um papel grande ao jurista a advogados juristas porque é preciso entender esse procedimento todo e a
outra categoria de pessoas que são os funcionários os que são encarregados de fazer com que a lei seja cumprida bom mas a lei a partir do momento que você tem regra E que você tenha definir quem tem o direito de mandar era pode ser contestada e deve ser tribunal para resolver e é preciso que haja regras que claramente definido e quem entenda dessas regras e os funcionários que permite ao príncipe exercer o seu o seu mandato mostrar a ordem cumprida para passa a ser crescentemente também funcionários que são formados para respeitar o que está estatuído
na lei bom isso não processo natural imediato é uma construção que vai ser correndo com o tempo essa nessa conferência específica do nosso tema de hoje que a política como vocação é uma é rica em vários aspectos que estão mostrando ao mesmo tempo como se foram formando os partidos de que maneira ou a perda de poder dos Príncipes da as formas tradicionais de dominação que ficava obediência quando desde sempre mesmo príncipe quando mandava e que não havia ainda secularização do Poder nem havia redefinição estatuída pactuada das regras por uma constituição ele funcionários e pulseira de
pessoas que faça ordem ser cumprida e em geral essas pessoas no caso mesmo do meio da relação feudal que tem vassalagem essas pessoas elas têm elas próprias dispõe de meios para que a ação do PPI seja cumprido que Deus não é o preço que se paga para isso e quando o princípio passa a pagar quando com essa existe uma iluminação mais racional e já separação entre o erário público e ele é Fazenda privada essas pessoas viram funcionários estão eu passo no também a seguir Ah o comando do princípio que tem interesse quando nós chegamos a
situação em que já existe mal racionalidade e que existe uma modos mais estatuídos e definir quem vai mandar arrumando já não é mais tradicional ele começa a formar-se partidos vermelho um homem que viajava ele foi doente tinha ataque de nervo com certa frequência com quais as consequências sobre a vida dele pessoal com a família com todo mundo se afastavam do magistério e frequentemente viajar pros Estados Unidos e viu de perto o que o comportamento toque verde que o outro grande teórico da democracia na o Américas é o bloco Max o Max ver viu como se
organizava os partidos em Inglaterra nos Estados Unidos na Alemanha que eram mais um país onde os princípios de um ramal poder e viu a forma a formação dos partidos por exemplo da Inglaterra em que o poder Central o quanto era Central se baseava muito do Poder local porém na verdade não poder Central não era tanto o rei quem tem controlava era o conjunto da nobreza que que tinha o poder maior do que o do próprio Rei na nos Estados Unidos havia eleição os partidos foram criados e também na no poder local quem negociável voto era
o que trabalham nos Estados Unidos Boss o chefe o dono E crescentemente essas pessoas se especializaram em obter voto o tanto Inglaterra como nos Estados Unidos de forma diferente do Estado de maneira mais direta ou seja às vezes mediante o pagamento dos brinquedos no candidato ao bosque para que eu possa pudesse ter recursos para atender a clientela e no geral as pessoas que participavam desses processos de definição de quem é que vai mandar e o interesse também e ter algumas posições alguns Alguns cargos algumas posições de governo de nomeação isso variou de país para país
mas na ideia na cabeça do vembro era natural no processo político a existência de uma negociação e implícita sempre com o sempre triste às vezes pista de que aqueles que estavam fazendo o jogo dos partidos que por sua vez de um eleger os seus representantes e aqueles que votavam todos de uma maneira ou de outra tinha interesse algum tipo de interesse na participação política disse ao frio certos núcleos recursos de vida emprego o limite e recurso por Fortuna verbete uma visão fiquei o seu o sociólogo não tem por missão colocar seus próprios valores análise tem
que analisar com as coisas como elas são e elas e não e não se arrepiar ao ver que as coisas são deixou daquele jeito registrar o modo como essas coisas são La Paz relativa a história da formação dos partidos se ver com que objetividade ele diz que descreve a formação dos partidos muito do que hoje em dia ourivesaria porque implica numa geração e que alguém tira vantagem eles isso é normal a relação de poder e implica e alguma vantagem e dizer ele da relação realmente poder só há sempre uma violência implícita e quem tiver horror
da violência que fique longe da política dizer o que é a base do poder é a violência no mundo contemporâneo quando a formação dos estados o estado se definir aí definido por ele de várias vezes várias maneiras mas sempre com essa ideia Central o estado se define pelo fato de ter ele o monopólio legítimo da violência para o ver o estado tem o monopólio legítimo da violência mas mas tem usa violência ele só quer saber essa concentrar só o estado que tá o tempo do risada usá-la para obter o resultado que seja interessados aquele estão
mandando num dado momento ele escreve tudo isso como espécie de assepcia não vai não vai diz que dizer é bom e mau é assim é curioso ver como no fundo A grande preocupação dele é a seguinte nessa nesse aspecto do poder é como vai ser a ação do os nomes que vão realmente mandar tem quem leu Maquiavel O Príncipe de Maquiavel ficou na ideia de que o matou Maquiavel os fins justificam os meios não é o que Maquiavel diz Maquiavel disse que somente os grandes homens de momentos importantes decepcionar para salvar República é que poderiam
agir dessa maneira E é claro que Veda leu Maquiavel é problema é em certas circunstâncias da violência aparece quando ela não aparece o pétala tente mas o poder e implica não tem alguma violência bom é isso leva a questões bastante complicadas do ponto de visto é moral tudo isso é ético análise weberiana não é uma análise tipo moral ética ela não tem uma análise objetiva como se dão as coisas e ele tinha uma relação difícil com os partidos de esquerda na Alemanha ele era pois certa altura social-democrata ou da social-democracia não eram que veio a
ser depois mas já eram um partido digamos não é as pessoas não é dele a esquerda mas ele tava preocupado também com a burocratização e tinha em vários momentos desse a conferência ele mostra que no fundo ou aqueles que estavam propondo a revolução eram os genos bolchevique é porque vou fazer uma ética digo eu não ele maquiavélica a revolução violência justifique porque o vô depois criar o paraíso dizer é ingênua que nunca vão criar o paraíso ficam só que fazendo a violência e não querem reconhecer a violência do outro e problema é nada ou mais
de testável do que as pessoas não reconhecerem o que fazem assumir a responsabilidade pelos que fazem tem que entender que você está na vida política você tem que assumir responsabilidade pelo que você fez ele tinha uma visão digamos grosso modo individualista e Liberal era favorável à Se achava que a forma de organização Econômica que prevalecer o capitalismo mas ele era muito objetivo nas análises ele mesmo ele discutia outras situações ele sentia tentar para pela metade metodologia ali e compreender o sentido subjetivo da ação por que que eu vou fazer é o que eu faço o
quê que justifica para mim mesmo o que eu estou fazendo e por consequência dia que discutir a questão que está nessa conferência que ele polícia ela ficou famosa a questão da tipo de ética e caracteriza a vida política e o tipo de ética e caracteriza a vida fora da política por isso que aparelho é o estado nos parte do seu organismo para tomar conta do Estado o que que as pessoas querem ao tomar conta do estado e tirar vantagem ou vídeo obter bens de sobrevivência de vida emprego não sei que ele é uma luta permanente
de mais o estado ele não máscara que o objetivo maior fonte no é de obter a capacidade você ao poder mandar também a retribuir aquele que te apoia e o dentre buscando o povo dando posições dando recurso de vida de sobrevivência etc etc mais ele não eram simplesmente o é realista qualquer não ele olha o verdadeiro homem político é o diríamos hoje estado é ele tem que ter uma vocação a zero cole chamamento de Divino tem que ter uma vocação bom e o que justifica a ação pública de alguém a política de alguém é o
fato de que se alguém tenha abraço e Alguma causa mas não só o que a causa pode ser um pretexto a realidade fosse assim mesmo poder pelo poder o homem que se joga na política de venda vai ter que lidar com os demônios e as tentações o inferno porque porque ele vai ter que saber até que ponto eu vou usar o meio que eu tenho medo exposição para obter o mesmo resultado até que ponto eu posso ir sempre sabendo que você está no na vida política você vai usar meios que não são os melhores necessariamente
para obter resultados Mas até que ponto na próxima bloco Nós escolhemos depois que Nós escolhemos tá escolhidos irresponsável mesmo que você meu Deus não devia ter feito já fez e [Música] para Max Weber somos todos políticos ocasionais quando voltamos ou consumamos uma expressão de intenção semelhante como applaudir ou protestar no comício político ou pronunciar um discurso político no entanto a dois móveis principais pelos quais alguém pode fazer da política a sua vocação viver para a política ou viver da política quem vive para a política faz Bela sua vida no sentido interior desfruta a posse pura
e simples do poder que exerce e sua vida tem sentido a serviço de uma causa e quem luta para fazer da política uma fonte de renda permanente vive da política como vocação ao passo que quem não age assim vive para a política Fernando Henrique Cardoso Fala dessas muitas formas de se fazer política de exercer o poder e dos muitos jeitos de ser político segundo sua leitura de Max Weber o que faz uma distinção que ficou famosa e por isso essa conferência é famosa entre o que ele chamava a ética de convicção e ética de responsabilidade
ética de convicção é a tia que vem das religiões você está convencido de que ele faz o comparação no evangelho você tem lá predicado se alguém te Costa um lado da face de o outro lado da face ele pegou Será que o outro quer o outro lado a sua fácil porque isso mas você vem tem que a ética de Lyon na ética de convicção você não tem meios-termos você é ou não é Está ou não está um acordo com a posição da Tal Qual na ética de responsabilidade que para ele a ética fundamental do político
o público tem que medir as consequências dos seus atos é o ato em si responsável mas ele é responsável também pelas consequências do seu ato e até da sua inação isso não quer dizer que ele Se liberte de ter convicções ao contrário para eles só justificaria realmente um político onde P maiúsculo se o polícia abraça uma causa porque eu tenho uma convicção É mas ele tem que ser mesmo tendo uma causa do irmão dele que tinha uma causa revolução para tempo causa da Igualdade da sociedade apesar disso dizer são responsáveis por uma pensa que haja
o político não pode se eximir da responsabilidade de seus atos e muito menos dos seus não abrisse pior e você pode agir com um objetivo e você vai ter o resultado diferente daquele que você está imaginando foi pólio vou dar um exemplo de Direto você pode mandar um projeto de lei pedido para melhorar o sistema tributário e sai uma coisa pior que eu sou a proposta a negociação levou a uma a obter um outro resultado você é responsável e mesmo que você tenha tido outra intenção você não vai ser julgado pelas a sua intenção conta
no momento da motivação do seu lado você tem que saber qual é o olho da lista tem que ver qual é mas o resultado é outra coisa e você se foram político e realmente grande você sabe que você responsável e você sabe também que entre as suas responsabilidades está o dedão temer os demônios Sabe aquele desistem ou seja aceitar que é um certo Realismo com um certo Realismo que existe um lado que é mal e nem sempre você consegue fazer tudo Só pelo usar e o bem o mal tem momento de indefinição Mas isso não
perdoa o polido ser julgado por si mesmo e pelos outros política para ele é uma vocação e só e quando ele disse que eu a vocação e se tem que assumir sua responsabilidade ele não é verdade está pensando no grande político um grande político ele está pensando ele sabe que a polícia se compõe do cotidiano que o funcionário do partido daquele que vai colher o voto do que vai até comprar o voto se compõe disso mas não é esse pessoal a esse tipo de ser humano que está nesta conferência de dirigindo ele está se dirigindo
ao grande político o político que tem vocação e por isso tem vocação tem senso de responsabilidade para ele basicamente o político tem que ter um coragem que quer tomar decisões ter senso de responsabilidade e assumir responsabilidade pelo que faz isso porque o ser humano é livre e Suponho que ele é responsável por que ele é livre como ele não é responsável ao mesmo tempo ele ele tem que escolher Não há dúvida que as escolhas são múltiplos de um caminho só há vários caminhos para você como ser humano político você tem que escolher e assumir a
responsabilidade pela sua escolha as consequências da sua escolha não é uma análise simples e angustiante que alguma maneira se podia dizer que é uma dimensão pensamento Severiano que é quase existencialista a é dramática é e quais são as consequências dessa visão para os dias que correm enorme porque a gente faz escolhas É Nós escolhemos e depois que Nós escolhemos tá escolhidos irresponsável mesmo que você mesmo não devia ter feito já fez isso você vai ter que assumir a sua responsabilidade pela escolha e escolha é sempre dramática Você não tem uma regra que ele é esse
o caminho chegou mandei você criou o caminho o político foi a problema o grande político é um demiurgo E cria uma situação futebol nem sempre isso acontece acontece da forma de dominação racional-legal que quando você tem uma construção tem regras tem lei aí aumenta a responsabilidade quando você tem uma uma dominação tradicional também é assim só que você resolve pela tradição vai fazer o que sempre foi feito você obedece a sua memória histórica e vai fazer o quê sempr o Pet Hospital futebol e tem problema é muito importante não possibilidade de em certos momentos que
você quebrar as regras quando é que você pode quebrar a regra quando parece Horizonte fechado suja alguém superdotado não super dotado do ponto de vista intelectual mas o ponto de vista emocional tenho que ele chama de Carisma a capacidade de influenciar os outros é uma quase magia a capacidade de em frente ao outro e o líder carismático ele e geralmente o líder que quebra a estrutura e crie uma nova Ah entendi a ter a possibilidade de fazer então você vem aqui na na Live americana Apesar dele ser uma análise muito objetiva racional e procurar sempre
ligar o a motivação aos meios usados o resultado obtido a complexidade da vida da sociedade 160 ele no fundo Acredita que em certas circunstâncias como Maquiavel também acreditava o grande homem pode fazer e nos olhos do dias que hoje correm difícil aceitar o formular dessa maneira as coisas agora Ele sempre disse que vence reafirma nessa conferência que o seu o político excepcional é um ser apaixonado pelo que está fazendo tem que ter convicção e tem que ter paixão se joga com paixão para obter o seu seu resultado sem a se apaixonou transmite aos outros a
mesma paixão não semente ou senão a mesma paixão a não suscita no outro o interesse pela sua paixão e é preciso que o político seja capaz disso e ao mesmo tempo tem que tomar cuidado eu vou usar palavras são minhas eu dar um dele para não cair no olho do furacão e não é não dez não não se deixar enredar pelas paixões que você mesmo desperta o que outros possam vir a a despertar tem que ter uma certa objetividade Ele acha que é necessário que haja razoabilidade e moderação na verdade se é melhor expressão bem
pensando nesses termos vou ter vindo agora para para contemporaneidade demais lembra para quem tem alguma experiência do poder e não recomento e não recomendo porque ele mesmo disse que você vai lidar com os demônios da vida não é só a salvação os demônios são parte da sua realidade Mas você tem que ter condições psicológicas de lidar com ela se não tiver vai ser igual o Fado por ela e se for igual falo por ela não vai conseguir fazer o que você pretende fazer pelo menos a precaução que a da qual o Max para qual bairro
vamos chama atenção ter cuidado para você tem ao mesmo tempo paixão e não deixar-se envolver por elas você tenha moderação e te julgamento cê capacidade de julgar e eu sempre pensando em termos da experiência de cada um de nós na minha no meu caso é muito do que beber disse a gente vive na vida política É verdade você tem que tomar decisões e quando você toma decisão você tem dúvida você não sabe se aquela decisão é é realmente o à mesa adequada para a sua paixão às vezes Você erra você responsável mesmo que sua intenção
não fosse aquela e por consequência o modo de julgar o político segundo venda não pode ser o simples e complexa também por exemplo a verdade o primeiro telefone de vista teórico para ele você não tem uma verdade tem várias vezes tem várias religiões tem vários modos de encarar o que é o seu bom o mau o coisa conflitantes antagônicos valores não são os compatíveis com os outros se chocam bom Como é que você faz diante disso por isso é trágico você tem que tomar decisão o grande por ele toma desses aí sabe que é trágico
sabe que ele pode errar e tem que estar disposto a encerrar assumir o erro a responsabilidade pelo erro então você vive o tempo todo a maneira agónica não adianta dizer eu me enganei você pode dizer mas você vai continuar sendo cobrado pelo que você fez mesmo sem querer fazer por isso que é dramático por isso que é porque não é para qualquer um problema pode resolver a política é para quem tem força superior para poder tendo essa paixão abraçando causas saber que vai tomar decisões e quer se decisões são e discutíveis porque toda decisão é
é um grau de liberdade eu tenho liberdade de escolher você vai ser responsável por isso então distinguir essas duas éticas a ética da convicção e a responsabilidade o custo de liberdade é que você vai ser sempre responsável pela sua decisão E isso pode ser grandioso sim ou não eu e o cê vai ser ou não não vai depender da sua subjetivo à vontade antes como é que as coisas acontecem no mundo na história é por isso que é dramático porque você tem responsabilidade sobre o que fez o que não fez o que os outros fizeram
com que você fez isso é verdade isso é na verdade grande e dizer ele e o risco maior do político ele usa a expressão é o da vaidade é o de imaginar que é um movimento que é momentâneo febril é paixão quando não é muitas vezes eu não não corresponde alguma coisa realmente profundo e também você pode ficar muitas vezes tomado pela pelo que você fez com vaidade é verdade te perde perde o político tudo isso é verdade tudo tudo se aplicável nos dias que corre no próximo bloco e bora se jogar outra época e
repõe grandes dramas grande dilema nós vivemos momento dramática também porque tem noção das coisas sabe que o momento é dramático e e a política é feita sem dúvida com a cabeça mas certamente não é feita apenas para cabeça tomar uma posição ser apaixonado é o elemento do político e acima de tudo o elemento do líder político e somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo do seu ponto de vista for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho é o que ele deseja oferecer somente que em frente a tudo isso pode
dizer apesar de tudo tem a vocação para política e que líderes políticos precisam mundo hoje e que líderes políticos o bunda de hoje forma cada vez mais da vendo que acontece do mundo EA sua são que nós estamos em paz que eu não quero entrar diretamente nela aqui é antes verifique aqui nós estamos no momento de transformação muito grande nas relações entre as pessoas na realidade você tem as histórias não não desaparece vestígio do passado e são repostos presente o que é comunidade têm às vezes aspecto sociedade e vice-versa e tal mas nós hoje vivemos
num mundo em que as pessoas e passa a falar interagir Por meios eletrônicos umas com as outras a internet Nós criamos relacionamentos tribos de pessoas e na São tribos é comunidade aqui não é uma comunidade tão pouco nossa sociedade é uma regra pactuada que você cria essas tribos que você interage nas tribos e uma cílios com as outras ou contra as outras fazer uma sociedade que está se modificando o modo como as pessoas se relacionam com as outras e que por isso mesmo está colocando em dificuldade aquilo que problema era o o a consequência da
modernização da época a estruturas os partidos e os sindicatos as organizações das quais nós dispomos Porque nós dispomos de modo de comunicação que não passam por essas estruturas vão direta de pessoa a pessoa e que tem efeito sobre a as decisões a ser tomadas em função também dos partidos dos sindicatos do Estado etc etc o vendo viveu no fim do século 19 e começo do século 20 onde a civilização urbano-industrial capitalista moderna flor e Cia nós estamos um outro momento em que não se sabe muito bem o que que vai acontecer contra o futuro vai
certamente as formas mesmas formas que potência relação entre as pessoas pode aumentar a produtividade a inteligência artificial a utilização de robô e tudo isso bom e isso vai criar muito acumulação aumenta muito o emprego não dizer que Como vai ser a sociedade do Futuro Mas não sabemos muito bem viu não é coisa incerteza e de medo nós estamos no começo eventualmente feito critério eventualmente que o novo mundo que nós não conhecemos muito bem e só não conhecia muito bem ao invés de ficarmos aferrados a tudo aquilo que nós aprendemos na o que passou existe o
conceitos fundamentais que eu aprendi se refere a outra época assim que tem a imaginação para recriar conceito que sendo capaz de explicar o que nos aflige hoje quais são os as decisões da tem que tomar hoje Quais são os modos de relação que prevalecem hoje e que permaneceram no futuro acho que para isso a leitura do beba é muito útil embora nesse jogo noutra época ele repõe grandes dramas grande dilema nós vivemos momento dramático também os que tem noção das coisas sabe que o momento é dramático porque não se não se tem como servir como
vai agarrar essa o que está acontecendo não tava assistindo isso do Brasil a espera é uma festa de desconcerto geral que as pessoas pensam fazer uma coisa e fazem outra não consegue se encontrar umas com as outras é voltamos e Com balas acabam de vantagens eu ficamos conta que e voltamos porque não cumprir porque não sei o que é uma desmoralização aquilo que prover é o beabá da vida política de distribuição de favores e cargos Aqui no Brasil é crime e não é só aqui no mundo contemporâneo várias partes que passou a ser visto como
uma coisa errada e não se sabe exatamente como aquecer é o bom é o profeta quem é que vai fazer o bem é o líder religioso é o quem quem vai fazer o bem o que que é o bem e nós temos repensar suas canções e pedir talvez com um pouco mais e modesta e entender que certos processos e bora dar um dos termos deles são parte da vida humana e é uma das virtudes da minha vida da leitura de ver é que você é rede descobre nele esse drama do ser humano não é só
o drama objetivo que existe a pobreza a miséria a exploração de classe que existe Mas além disso a questão do ser humano pelo Deus que que eu faço que que eu faço com a minha escolha como é que eu vou atuar Qual é minha responsabilidade nisso é desse ângulo que eu acho que era o bebê continua muito importante ele vai ao âmago das questões e não lembro da questão ele repõe o ser humano na sociologia Nós pensamos uma certa altura que podiam evitar essa questão analisando as estruturas aqui porque o objetivo as organizações os interesses
veio o a leitura do V melhor é ver É mas não basta ao lado disso tem escolhas e postar essas coisas então decisões são e São só dos seres humanos é o preço que nós pagamos pela nossa liberdade nós vamos viver a vida inteira com dúvida será que vai dar certo apesar de tudo essa liberdade é que faz de nós o que nós somos seres capazes de mudar história do Edgar ele diz assim professor a vocação do político está terminando ou a contemporaneidade está trazendo novos atores da política o nosso tempo mundialmente é o da
transição da política os atores mudam necessariamente cada momento histórico som autores diferentes muito interessante vencer conferir do veículo por exemplo é é que ele chama atenção da importância dos Jornalistas na política da época dele e categoria que no Brasil não se deu o valor que tem e na vida política e claro que o jornalismo não é um deputado e daí tem a vaga política nos compõe sódio são formalmente representantes e que no mundo de hoje a pergunta e de fato Você tem uma participação mais ampliada na vida social e política o tempo todo a a
presença da multiplicidade de atores é grande agora significa a perda de qualidade do político e tal como vos escreve é variável vamos pegar na história eu sempre fiquei muito impressionado com a correspondência entre o tio está bem Eu quero um dos líderes de visão diferente interesse diferentes e quando ele como ele vai usavam correspondência entre eles lá você ver as diferenças mas também vi aqui no fundo os dois estavam assumindo as responsabilidades eu não sei se no mundo de hoje para ser uma mediocrização da política não sei porque o o evento de um grande líder
é um evento acontece não é não é o tempo todo né agora a probabilidade que eu que exista é a mesma que sempre houve existe a possibilidade possui dar não quer dizer que quer é virtual não vai não existe a dificuldade dos maiores na afirmação como aqui no caso do verbo descreve a afirmação de liderança é mais complexa hoje o que ela passa por mais gente e ela requer habilidades que o público tradicional não tem entre as quase de falar com essas pessoas ocultas falar pela internet usar o twitter alguns tem outro não tem essa
capacidade E no momento de transição dá a sensação que de repente ouvi mediocrização eu tenho dúvidas eu acho que você olhar o mundo não o Brasil mas o mundo você vai ver que a pessoa vou dar um exemplo América e uma vez foi Alemanha era o col o primeiro início e o Como eu disse que eu devia conhecer uma pessoa bom eu preciso de forem vendo diários meus da presidência Eu me refiro eu nem um novo e guardei era médico ela virou aberto tá não me impressionou naquele momento é eu vou meu provavelmente Mas qualquer
maneira é virou aberto que ele é uma pessoa que tem capacidade de liderança grande no mundo então aqui também nós temos ter um pouco de paciência não é não está dito que vai surgir pode não surgir se aparecer tomar apareça alguém que lidere alguém tenha paixão e contamine que seria capaz de ser equilíbrio seja capaz de julgar bem e que mude que crie uma a funcionalidade que tenha Carisma para para tanto tem que apostar é uma posta não é um resultado científico Então eu acho que eu espero que a despeito da crescente tecnologização e do
desencanto do mundo alguém volta a encantar o mundo esse forte a procura alguma coisa que levante a inspiração nas pessoas Esperança aquele pessoas avance política capaz de Despertar então ele esperança não abre caminho não tem tesão não tem seguidor o ponto por definição por isso precisa ser capaz de um certo encantamento do mundo não pode ser não pode ter dele não pode prevalecer a razão técnica daí é dificuldade do intelectual se a político eu vivo na pele isso chega o momento que você tem que ter que ver para o você tá tudo deixou de ser
político mas ele tinha paixão pela política O bom é que você no meu caso é diferente eu tenho que reconhecer que não dá vai se outra coisa a idade mas é mas tem que conhecer tem que ir e não por isso você vai vai deixar de ir entender que a política é uma parte indispensável da vida do Alumínio faz parte da vida mas reflexões no site e Facebook do Instituto CPFL e no canal do Café Filosófico no YouTube e eu vi uma coisa aqui nós não podemos perder era a dignidade do ser professor era uma
honra da o valor a profissão e só nós podemos não não devemos perder no Brasil que pedir poder perder a massificação e sessenta e o descrédito que pode pode pode levar à perda da dignidade da condição de professor não é que vai perder a capacidade de transmitir o saber é que as pessoas vão dar menos valor a quem tá transmitindo E aí
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