Curso POO Java #14b - Projeto Final em Java (Parte 1)

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Curso em Vídeo
Nessa aula de POO, vamos iniciar a construção de um exemplo completo de um modelo 100% construído em...
Video Transcript:
[Música] [Música] olá pequeno gafanhoto seja bem vindo a mais uma aula prática do seu curso de programação orientada a objetos em java meu nome estava na barreira eu sou professor e nós chegamos agora à aula 14 b nessa aula 14 b é o complemento da aula 14 a onde nós fizemos exercícios de programação orientada a objetos nós falamos sobre herança nós falamos sobre poema organismo fizemos vários exercícios e colocamos à prova os conhecimentos que você obteve durante todo esse curso durante toda essa caminhada agora chegou a hora de colocar em prática nós vamos fazer no
final da aula se existiu a 14 até o finalzinho nós fizemos aqui a finalização de tudo e como é de costume essa aula de exercício assim como 14 é um oferecimento do sistema do campo de ensino onde você pode se preparar para os cursos da marinha e da aeronáutica durante a aula 14 assim você se interessa por concursos entrar como cabo da marinha ou o 3º sargento da aeronáutica sem ter que passar por soldados em que ficava vendo cansada e vai trabalhar directamente com informática se interessar dá uma olhadinha no índice zinho da aula 14a
a partir dessa aula você aprende como você vai poder por exemplo fazer o concurso como é que se prepara pra ele e de quebra como você pode ser o meu aluno mas estava na aula teórica você pode dar uma olhadinha logo em seguida que nós vamos fazer aqui é um exercício prático eu vou te mostrar que como monta uma estrutura básica do disco está fazendo agora que assistindo um vídeo no youtube eu tenho aqui por exemplo lá na minha classe vídeo ea minha classe gafanhoto a classe 20 ela não tem nenhum método representado ali isso
porque ela implementa uma interface padrão que ações de vídeo onde eu posso perguntar play pause e da lic e o gafanhoto ele herda de uma outra classe então basicamente eu tenho aqui representado no quadro do lado eu tenho três classes e uma interface todas elas com um utilizando os conceitos de visibilidade tem coisa privada tem coisa pública tem coisa protegida e vai colocar tudo isso em prática diretamente na linguagem java você já já vai começar a ver com a gente e outra coisa a gente vai complementar durante a aula que ensinam agora é colocar uma
classe adiciona pra fazer a ligação entre vídeos e gafanhotos gafanhoto poder assistir vídeo isso a gente vai fazer durante a aula 15 que é a derradeira é a última aula desse curso de programação é o objeto que está chegando ao fim lá não tem tristeza você aprendeu coisa pra caramba esse custo é um dos mais pedidos dentro do curso em vídeo então é isso o diagrama vai ficar aqui do lado e você vai abrir o seu netbeans nós vamos começar a trabalhar montando essa estrutura daqui e colocando ela pra funcionar de maneira simples e objetiva
mostrando maior número de conceito que a gente puder dentro da programação orientada a objeto que você viu durante esse curso tudo com a gente então já estou aqui dentro do meio ambiente vou criar um projeto novo esse projeto é uma aplicação java então o java aplicação java clique em próximo vamos colocar aqui projeto eo youtube é o nosso projeto final aqui vou manter marcado criar classe principal finalizar em alguns segundos a classe será criada então esse aqui é a minha classe principal onde eu vou criar os vídeos e os alunos não é que a gente
vai ter que ver em projetos abre o seu pacote no projeto do youtube botão direito em cima do pacote novo classe e vamos nessa interface interface nome da interface ações vídeo não bota cento não têm decidir não tem nada ações vídeo há coisas vídeo finalizar ele criou aqui o ações vídeo que amy interface agora tem que definir que todos os métodos abstratos que vão estar dentro dele então voltei o método público play vou ter o método o papo é uma interface não tem né vou colocar aqui dose você pode colocar como abstrato assim ó que
o javali vai sugerir que você tire mas está lá dentro também interface eu não tenho a implementação né ilic são os três métodos dessa interface é só comparar o que está aqui com gráficos aqui do lado e você vai conseguir entender o que está acontecendo a partir de agora nós vamos criar mais uma classe que agora é a classe vídeo escreva uma classe essa classe chama vídeo finalizar e nessa classe vídeo nós vamos colocar aquela implementa ações de vídeo automaticamente ele vai dar um erro aqui ele vai pedir pra você implementar todos os métodos abstratos
então já está lá vou tirar todas as as minhas sessões que foram disparados aqui já estamos com os três métodos implementados então quando a gente fala sobre métodos abstratos eles têm que ser implementados mais à frente vamos olhar etnográfico nós temos os atributos todos eles privado trailers o título uma avaliação está inteiro views e curtidas e reproduzido que boolean conseqüentemente o que eu vou fazer é criar que inserir códigos botão direito em seu código vou criar o jet setter de todos eles vamos gerar não falar ontem aqui todos os cats e certos e temos também
os métodos implementados aqui com o raid da minha interface já tá aqui tudo implementar certinho vamos também implementar um construtor ambos inserir o código construtor construtor é aquele método que é executado assim que eu instância um objeto vamos clicar aqui o título não só botar o título aqui como o criador na criação como automaticamente colocar título e vamos fazer o seguinte sempre que eu criei um vídeo novo a avaliação dele é uma estrela a quantidade de views 0 automático nem vou pedir também vou fazer com que as curtidas seja 10 e reproduzido seja falsa automaticamente
esse aqui é o meu construtor beleza então já temos a interface que foi ações de vídeo e temos também a classe vídeo tudo isso já foi implementado ea gente pode fazer um teste aqui criando alguns vídeos vamos vir aqui ao projeto youtube vamos fazer o seguinte aqui provocar um vetor de vídeo vídeo vê é um vetor de vídeo até lá fazer cinco vídeos aqui fazer três veículos não é um exercício não precisa ficar repetindo muito pode fazer o vetor maior na sua casa vou fazer com que vê 0 é a primeira opção do vetor seja
um novo vídeo e aqui o chão do construtor todo o meu construtor ele tem que receber o título do vídeo então botar aqui aula um de pior vou fazer o v 1 é um mil vídeo-aula 12 de php e um v2 um vídeo aula 10 de html5 falar que é um vetor é de objetos então nós temos três vídeos aqui ver 0 1 e 2 se eu executar ele concluiu deixa eu fazer o seguinte aqui ó no vídeo aqui embaixo nós vamos sobre escrever que o polimorfismo de sobre a inscrição eu do outro raid inútil
strong strong vai receber tudo isso daqui vai mostrar lá o vídeo to da organizada que você conseguir ler melhor pronto a 1 ele vai retornar como stream essa palavra ou right ela faz a sobreposição eu estou sobrepondo um método que já está de ensino isso aqui chama polimorfismo de sobreposição eu ter colocado todos os atributos como privado e criar os games de sets implementei o conceito do encapsulamento herança a gente vai viajar e implementem uma interface nesse daqui herança a gente vai fazer logo mais em seguida eu já tenho aqui o stream que eu posso
vir aqui no projeto e manda escrever na tela o v10 por exemplo um ponto que o stream transformar a 0 em um stream e vai mostrar lá o vídeo é aula onde pior avaliação está um não tem nenhuma visualização não tem uma partida e não está produzindo como a gente já tinha previsto lá no construtor a partir de agora a gente vai criar a partir do gafanhoto a parte do aluno está assistindo à aula vamos começar criando a classe pessoa só você olhar um gráfico etapa aqui do lado seguindo o diagrama de classe na lateral
nós vamos criar a classe pessoa o novo classe java pessoa a classe pessoa ela tem nome protegido ela tem idade ela tem sexo ela tem experiência gato essa classe pessoa ela vai ser abstrata vamos colocar já que tá tudo protegido encapsulado vamos inserir o código dos jet setters instalar 507 e nós vamos criar um construtor também vamos seguir código construtor ao marcar todos eles andaram experiência vai começar com experiência zero toda pessoa que foi criada a começar com esse ponto experiência em igual a zero ele começa com nome idade sexo mas experiência zero se você
vê aqui no projeto youtube tentar criar uma pessoa com tentar criar uma pessoa que a pessoa p é um aneel pessoa ele não vai deixar o primeiro a dizer que a ela abstrato então vamos tirar o abstrato é que temporariamente ele vai continuar dando erro aqui em cima isso porque na hora de colocar uma pessoa que eu tenho que informar nome idade e sexo nome idade sexo jubileu tem 22 anos e é do sexo masculino agora ele criou a pessoa que deixou cair uma pessoa não está aqui mas no meu caso aqui do exemplo ela
vai ser uma classe abstrato porque o exercício pede já que o gafanhoto que vai ser implementado eu não quero criar uma classe pessoa tão cedo aqui está errado a classe abstrata ela serve para gerar outras classes a classe abstrata é um uma base que vai ser utilizada para criar outras classes no nosso caso aqui só olhar o lado a classe gafanhoto ela vai ser a classe mais útil para pessoa ela só vai servir de base para criar a classe gafanhoto nós vamos vir aqui de novo no projeto youtube e vamos novo classe e vamos criar
gafanhoto crie lá já estou com a classe gafanhoto que criada e o gafanhoto ele vai extensa a pessoa que está reclamando para adicionar o construtor deixar aqui em standy by vamos colocar os atributos de um login que é privado login e nós temos também um inteiro totti assistido agora nós podemos criar os nossos métodos de gueto de 7 de todos eles e vamos criar também o construtor porque está reclamando ali inserir o construtor aqui no caso foi o seguinte ó vamos acessar esse daqui que ele quer pra pedir nome idade do gafanhoto isso porque nós
temos o santos aqui o super que chama de pessoas porque ó a pessoa é a super classe então tem que ter nome idade e sexo ele já disse que gafanhoto como uma pessoa que também tem que passar o nome idade sexo e eu vou passar aqui também o login e tem que passar no total assistindo esse 0 vou passar aqui nesse ponto login recebe login lembrando que esse login aqui é esse login verde né e simone preto é o meu parâmetro aqui em cima não precisa ter nem mesmo nome coloquei só para seguir o mesmo
padrão do do java despontou totti assistido recebe 00 sempre que eu criei um gafanhoto e não assistiu o vídeo nenhum a partir de agora eu posso criar gafanhotos agora vou criar aqui ó gafanhoto de new caffagni outro também vamos fazer dois golos falhados eu tenho 10 que é o primeiro gafanhoto vai se uniu gafanhoto eu tenho que informar se o pequeno construtor nome idade sexo e login nome idade sexo login vamos fazer outra o g1 creuza idade sexo e login transita agora já criei dois vídeos e dois gafanhotos se você quiser e vamos fazer vamos
botar aqui pessoa vamos criar um tio stream e também pra ele a pessoa vai sobre escrever o tio stream tá todo mundo dar uma arrumadinha que pra você rapidinho certo e se você fizer isso aqui ó manda escrever o gafanhoto 0.30 e também vai ter só que ele vai escrever que é uma pessoa do gafanhoto é uma pessoa isso porque ele tem a herança se você quiser fazer um upgrade para gafanhotos e também pode sobre escrever ele ó você vai inserir o código vamos de stream fazer isso daqui só que é o seguinte ó se
você fizer isso aqui agora ele não vai mostrar os dados da pessoa então vou executar aqui o que vai mostrar só gafanhoto é o login e total assistido se você quiser mostrar os dados dessa pessoa você tem que vir aqui em gafanhoto você pode botar assim aqui você vai colocar um mais só por um ponto de o stream que esse sapato stream vai chamar os dados do gafanhoto vou colocar um contra a equipe pular de linha é o seguinte ó ele vai retornar gafanhoto é uma pessoa isso porque estou chamando o texto de sam para
quem é sofrer você tá entendendo pessoa o santo é esse aqui eu tenho strong dele na hora que eu executava a gafanha 8 é uma pessoa chamada jubileu 22 anos masculino experiência zero o login em juba e total assistida é zero então é só nessa nesse exercício nós fizemos implementação de interface que nós temos um interface só você olhar aqui no gráfico doado nós temos uma interface com três métodos abstratos esse vídeo aqui implementou as essa interface então ele tem os métodos aqui o play pause selic quando aperta o play e vou fazer o seguinte
ó desse ponto reproduzindo é verdadeira quando apertar o propósito eu faço diz ponto reproduzindo recebe foz quando apertar lá e aqui eu faço desse ponto curtidas mas mais só tem mais uma partida então já tem aqui os métodos implementados elementos abstratos da interface pessoa é uma classe abstrata isso não pode virar objetos tenho encapsulado aqui os atributos de um construtor todos os jet setters e uma sobre inscrição do verde que detinha o strong temos também o gafanhoto que vai estender pessoas ué utilizei a herança também encapsulado primeiro pilar também com o construtor chamando a super
instância é chamando a instância acima que no caso a pessoa duas vezes aqui no tio stream do sampa e aqui também o construtor do sampa sendo chamado e aí gostou do exercício é só a primeira parte você via que o diagrama que está sendo criado então nós temos aqui já criamos a interface já criamos a classe vídeo já criamos as classes pessoa em gafanhoto a partir de agora a gente tem que partir pra esse finalzinho aqui que vai unir tudo isso mas você precisa ter criado não adianta só ficar assistindo fazer se você achou rápido
demais é sinal de que você não estudou o suficiente ainda nesse mesmo exercício eu conseguir implementação de interfaces conseguir porque a implementação desse interface é o conceito de encapsulamento e manter a visibilidade e os jet setters então nós nos três pilares nós vimos encapsulamento no conceito de interfaces e visibilidade nós vimos herança quando a gente pegou pessoa e né disse que já foi o tom era de pessoa nos vimos polimorfismos de sobreposição quando a gente fez a sobreposição do tio stream chamando também as heranças de super e infra chamando os métodos da superclasse e da
subclasse então conseguiu unificar tudo no mesmo exercício ficou faltando só o polimorfismo de sobrecarga que a gente vai ver na próxima aula quando a gente implementar essa classe é que está faltando aqui embaixo então é isso que o garoto deixe esse exercício preparado porque a gente vai precisar dele a gente vai precisar desse código diretamente na aula 15 que é a última aula do curso de programação orientada a objetos então eu tenho que fazer é o que eu faço sempre no final de cada aula prática pedi para que você se inscreva no canal e marcas
n sempre que você se inscreve marca no cine pra você ser avisado sempre sai uma aula nova o curso está chegando ao fim mas o curso em vídeo não está chegando ao fim tem muita coisa nova que vai sair aí a gente vai terminar esse curso na época de férias durante as férias a gente vai ter uma programação alternativa mas logo em seguida a gente volta com mais um curso prático que é o curso de programação em python que muita gente está pedindo também além de se inscrever você também pode acessar a playlist e acessar
o nosso curso em vídeo no site do curso em vídeo clicando aqui em cima de interatividade você tem acesso a tudo isso diretamente do seu celular do seu computador diretamente da sua tv interativa eu espero sinceramente que você tenha gostado dessa bateria de exercícios tenham gostado desse exercício prático porque ele foi feito com carinho e ele mostra na prática isso que está acontecendo é você gafanhoto assistindo um vídeo do curso em vídeo então é isso na próxima aula a gente volta uma complementação desse exercício prático um forte abraço e até a próxima [Música]
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