Teve uma época da minha vida, logo depois dos 20 anos, em que eu me sentia completamente travado. A sensação era que eu estava tentando arrancar um carro com freio de mão puxado. Mesmo fazendo força, não conseguia andar pra frente.
Eu tinha muita vontade de ter uma vida mais produtiva, de melhorar os meus hábitos, de cuidar da minha saúde mental, mas parecia que sempre tinha alguma coisa me puxando para baixo, sempre com aquele excesso de preguiça, não conseguindo focar em nada. Para você ter uma ideia, eu não conseguia ler duas páginas de um livro, mas só ontem mesmo eu li 80 páginas sem nenhuma pausa. E a razão disso era que eu não fazia ideia do quanto o meu ambiente tava me sabotando.
Até que um dia tudo finalmente fez sentido, quando eu conheci o tal do minimalismo, porque o meu quarto era uma bagunça absurda, cheio de tralhas e distrações. Eu acordava e a primeira coisa que eu vi era o meu celular. Eu tinha um videogame no mesmo quarto que era para eu estudar e descansar.
Na cozinha era só abrir a geladeira e pegar qualquer comida industrializada. Eu não tinha hora para nada. E pras coisas que eu tinha, eu simplesmente deixava tudo pra última hora.
Até que eu finalmente entendi que não era só falta de disciplina ou problema, era o ambiente. Eu tava tentando mudar de vida sem mudar o principal, que era o lugar onde essa vida acontecia. E foi aí que tudo realmente começou a mudar.
Inclusive, foi muito engraçado porque os meus pais acharam que eu tava ficando doido porque eu comecei a me desfazer de tudo e fui simplificando a minha vida. E normalmente se fala muito sobre motivação e força de vontade, mas essas duas coisas são extremamente limitadas e funcionam só até certo ponto. Porém, existe uma coisa que é muito mais poderosa, que é o ambiente.
E isso é o que realmente molda o seu comportamento, influencia suas decisões e define silenciosamente o rumo da sua vida. E eu aposto que você nunca reparou em como as pequenas mudanças podem quebrar grandes padrões e hábitos, como no caso da comida, onde só de tirar os alimentos que atacavam a minha compulsão dentro de casa, eu deixei de lutar contra a tentação, porque assim eu não precisei ser mais forte, eu só parei de me sabotar. Então essa que é a lógica.
Quando você remove o atrito, as coisas ficam mais fáceis e o progresso vem mais rápido. E eu não me refiro só às coisas que estão aí em volta de você, na sua mesa, por exemplo. Vai desde as janelas e o que você vê através delas, a iluminação, o barulho, o cheiro, a bagunça, a falta de conforto, tudo isso influencia no seu humor, sua concentração e até na sua saúde física.
Porém, tem um detalhe que ambiente não é só o seu espaço físico. Como eu sempre digo, você é a média dos cinco, dos hábitos que você tem, dos pensamentos, ambientes e das coisas que você faz e obviamente das cinco pessoas com quem você mais convive. Então, as pessoas também definem os ambientes.
Você pode ter uma casa ou ambiente de trabalho mais bonito e organizado, porém se você estiver cercado de gente negativa, que vive reclamando, que não se cuida, que só pensa em futilidades, adivinha só? Você vai absorver isso tudo e ficar igualzinho. Mas se você começar a conviver com pessoas que te incentivam e que vivem uma vida como você quer viver, você vai ser influenciado positivamente a fazer e viver igual a eles, porque o ambiente social também molda o seu futuro.
Então, às vezes, a sua falta de ânimo, estagnação na vida não tem nada a ver com você, mas tem tudo a ver com quem está ao seu redor. E reconhecer isso já é o primeiro passo para sair dessa situação. Inclusive, você precisa entender que as pessoas que mais te afetam são os seus pais, porque são as pessoas que você mais passou tempo ao longo da sua vida.
Então, se você ainda vive com eles e tem uma relação familiar complicada, focar em se distanciar já é um bom começo. Porque assim, depois que você entende que os ambientes te moldam, você precisa reorganizar sua vida, que foi exatamente o que eu fiz quando eu era mais novo. Eu comecei a organizar minha vida toda de acordo com a pessoa que eu queria me tornar no futuro, que no caso é a pessoa que eu sou hoje.
Então eu comecei tirando a bagunça da minha vida. Eu removi todas as coisas que eu não usava, as coisas velhas, organizei o meu espaço de trabalho, tirei as coisas que me distraíam e coloquei as coisas que eu queria focar no lugar. Como, por exemplo, eu vendi o videogame, troquei pelos livros, organizei as coisas e as roupas para treinar, para não ter nenhuma desculpa.
Parei de frequentar lugares que incentivavam os meus maus hábitos, como as festas que eu ia só preencher a cara. Parei de conviver com conhecidos que eu chamava erroneamente de amigos, porque eles só queriam saber de falar bobagem, perder tempo, gastar dinheiro e odiavam a palavra trabalho. Eu me afastei de grande maioria da minha família que era negativa e problemática.
Porque não? Você não precisa conviver com pessoas só porque elas são sua família. Você precisa é focar no que faz bem para você e não deve nada a pessoas ruins só porque elas são seus parentes.
Eu também comecei a cuidar melhor do meu tempo e passei menos tempo consumindo entretenimento, porque no final das contas eu entendi que tudo pode ser entretenimento quando você foca nas coisas que realmente te interessam. Então isso tudo me ajudou a fazer as coisas certas com muito menos esforço, porque ou o ambiente te empurra pra frente ou ele te mantém parado. E se você só contar com a motivação, vai perder a maioria das batalhas contra as suas vontades.
Porém, quando o ambiente trabalha com você e não contra você, tudo flui com facilidade. É a mesma coisa que tentar remar contra a correnteza. Você vai ficar parado no lugar.
Mas quando muda as coisas e usa a correnteza ao seu favor, você vai remar com muito mais facilidade e chegar mais rápido aonde você quer. E assim é muito interessante você usar a psicologia dos hábitos para moldar os seus ambientes. E isso é relativamente simples, é tornar os bons hábitos mais fáceis e dificultar os ruins.
Então, se você quer comer melhor, a resposta não é todos os dias encarar na geladeira uma barra de chocolate e uma fruta para tentar usar sua força de vontade para vencer o desejo e comer o que você precisa ao invés do que você quer. É simplesmente remover a tentação. Então, só mantenha frutas.
Quer comer menos, use pratos menores. Quer ler mais e beber mais água, tenha sempre uma garrafa e um livro perto de você. Quer focar mais no trabalho?
Apague ou bloqueia as redes sociais. quer se exercitar, deixa a roupa pronta no meio da sala, ou até melhor leva junto pela manhã e já vá direto depois do trabalho. E assim, pareceícia porque nada disso é revolucionário, mas é inteligente porque é o que funciona.
É a mesma coisa que se você quer economizar dinheiro, não vá ao shopping. Você remove o atrito e o hábito se encaixa naturalmente na sua vida. Porque existe uma fantasia maluca de que certas pessoas são superheróis da disciplina, foco e motivação, sendo que, na verdade, todas essas pessoas entenderam seus pontos fracos e removeram eles ao máximo de suas vidas, mantendo só o necessário, porque o cérebro humano tem um desejo constante pelo conforto.
Então, é estatisticamente impossível você vencer todos os seus desejos se eles estiverem na sua cara todo santo dia. Inclusive, existem algumas pessoas que argumentam que esse tipo de vida é sem graça. Ai, onde é que tá a diversão?
blá blá blá. Mas o ponto é que só depois que você muda de vida, percebe que a sua visão de diversão que era o problema. Depois que você amadurece e faz coisas realmente boas para você e pra sua vida, entende o quanto valorizava coisas que não têm valor algum.
Então, algumas pessoas que ainda estão naquela adolescência tardia, com quase 30 anos na cara, falam: "Nossa, que vida de tiozão, só pensa em crescer, em trabalhar e ficar com a família. que vida sem graça não tem nada de diversão, sendo que esse é exatamente o ponto. A diversão é exatamente essa, cuidar da própria vida e da própria família, crescer e trabalhar com propósito, porque isso tem consequências muito importantes.
Então, a diversão verdadeira é aproveitar todos os aspectos da vida e não só os momentos divertidos. Você para de odiar os cinco dias da semana para curtir só o sábado e domingo e começa a entender e aproveitar o valor de cada dia que você tem. para viver.
Mas assim, os ambientes afetam muito além da sua produtividade, porque influenciam até mais do que a própria genética. Um ambiente estressante, poluído e com mais influências pode adoecer qualquer pessoa saudável, enquanto o ambiente acolhedor, com círculo social de apoio, com mais natureza e tranquilidade, pode proteger e curar até as pessoas mais vulneráveis. E não é nem exagero.
Existem diversos estudos sobre como os ambientes afetam a sua saúde física e mental. Se você pegar e for caminhar 15 minutos agora em um parque perto da natureza, já vai reduzir os seus níveis de estresse e melhorar o seu humor. Mas o melhor de tudo é que você pode criar esses ambientes e rotinas ideais para si mesmo.
E óbvio que não é algo que talvez aconteça da noite pro dia, mas você pode começar a mudar as coisas para viver uma vida mais alinhada com o que realmente importa. Trabalhando em ambientes menos estressantes, convivendo com pessoas melhores, passando mais tempo em lugares que te energizam ao invés de sugar suas energias, vivendo em lugares com mais silêncio e tranquilidade e fazendo coisas que melhoram a sua vida, ao invés de só te afundar ainda mais nos problemas que você já tem. Mas antes de continuar, eu quero agradecer o Mercado Bitcoin por patrocinar o vídeo de hoje, porque o MB é a maior plataforma de ativos digitais da América Latina e a escolha natural para quem quer explorar esse mercado de forma segura.
E como provavelmente você já sabe, o Bitcoin foi o melhor investimento disparado da última década, sendo que só em 2024 valorizou 184%. Então hoje investir em criptomoedas já faz parte da carteira da maioria dos grandes investidores internacionais, porque é um tipo de investimento que pode te trazer muito retorno no longo prazo. Mas eu sei que dar o primeiro passo pode ser um desafio porque as dúvidas são normais e quando se trata de ativos digitais a insegurança pode ser ainda maior.
E é justamente para transformar essa hesitação em um impulso que o MB lançou uma nova campanha. E agora se você abrir a sua conta no MB até o dia 30 de abril e depositar R$ 50, vai ganhar R$ 25 para poder investir nos ativos oferecidos dentro da plataforma. Isso mesmo, você já começa investindo com um incentivo extra, porque com mais de 4 milhões de clientes e 12 anos de história, o MB já ajudou milhares de pessoas a darem os primeiros passos no mundo cripto com confiança e segurança.
Então, se você quer entrar nesse universo e começar a investir para abrir a sua conta no MB, é só apontar a câmera do seu celular pro QR Code aqui na tela ou clicar no link da descrição para baixar o app e começar a investir. Mas enfim, voltando ao assunto, depois de tantos anos, hoje eu vejo que mudar de vida não começa com uma super motivação, nem com uma decisão gigantesca. Começa com uma decisão simples de mudar o seu ambiente, porque o seu ambiente é o reflexo de quem você é.
Se você vive na bagunça, é porque a sua mente está bagunçada. E para se tornar quem você quer ser, você precisa mudar o seu ambiente primeiro, criando um ambiente para o tipo de pessoa que você quer se tornar. Porque é o mesmo dilema do ovo e da galinha, onde o ambiente afeta a sua mente e a sua mente afeta o seu ambiente.
Então, qual vem primeiro? Eu te digo, se a sua mente está um caos, organize o seu ambiente, que isso vai te trazer muito mais clareza pra sua vida. Porque quando você está perdido, o seu ambiente te incentiva a se perder ainda mais.
Então, todas as coisas e escolhas que você faz definem se você vai pra frente ou vai ficar preso nessa vida que você não quer mais viver. E isso se aplica a tudo, aos ambientes, aos hábitos, aos relacionamentos e até aos seus pensamentos. Por isso que mesmo você querendo uma vida diferente, se sente preso sem força para mudar.
O problema não está em você, mas onde você está. Então, se você mudar o lugar onde a sua vida acontece, a sua vida muda junto. Mas antes de ir embora, me conta aqui como são os ambientes e pessoas que você convive e como isso tem afetado a sua vida.
Então, a gente se fala na próxima e valeu.