A FENOMENOLOGIA E A EXISTÊNCIA DE SER | Paulo Ramirez

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Casa do Saber
A análise do ser é bem abstrata e possui diversas e complexas camadas. Neste vídeo, Paulo Ramirez se...
Video Transcript:
hoje eu vou apresentar hoje o pensamento do Russell é um importante Pensador alemão do final do século 19 e início do século 20 Apesar de que o território que ele nasceu hoje seria uma parte da República Checa né gente passagem embora ele tenha feito parte da sua carreira Universitária na própria Alemanha e E aí É mas o que nos interessa aqui discutir é a concepção de fenomenologia que ele será o principal responsável pela sua difusão ponto de partida de Rússia em duas obras importantes investigações lógicas e meditações cartesianas É apresentar a existência do ser e
de um modo científico por isso que o que Russell tentará fazer provar cientificamente através de uma ciência existência de um ser lembremos que o ser na filosofia é uma entidade metafísica abstrata e que conduziu por vezes muitos filósofos a buscar interpretações divinas religiosos até mesmo primeiro conceber uma ideia de Deus ou algo parecido exatamente para provar a existência do pensamento ou no espírito ou desse ser o Russel vai por uma outra via né porque ao procurar demonstrar científicamente existência do ser ele transforma a própria fenomenologia é uma ciência produzindo aquilo que ele vai chamar e
são fenomenológica ou redução eidética direitos não seja e faz referência a ideia né ao ser ao mesmo tempo o que isso significa para fazer uma redução fenomenológica Russell recorre a ideia de uma palavra grega que à época que é pô que significa suspenderam juízos portanto o que o seu tenta nos provar para garantir a demonstração da existência do ser é que nós primeiro precisamos fazer uma redução fenomenológica o que seria isso só redução fenomenológica lembra muito o procedimento realizado por de kart um filósofo do século 17 que segundo esse próprio filósofo René Descartes seria possível
sim provar existência daquilo que de kart chamava de cogito né ser algo como que de kart fazia isso através da dúvida a dúvida metódica também chamada de hiperbólica porque é uma dúvida radical sobre tudo e será que eu existo Será que eu estou sonhando Será que Deus existe ou diferenciar a realidade de um sonho né então todos esses aspectos fazem com que de kart chegasse à seguinte conclusão quando do vidro eu sou por isso a frase penso logo existo cogito Ergo sum em latim por vezes já vi comentadores franceses traduzindo o código Ergo sum penso
logo existo como também duvido por isso que eu sou Então veja o que mesmo que o que eu esteja vivendo agora nesse instante seja um sonho uma ilusão o mesmo que Deus tivesse inventado esse mundo o enfrentar este mundo para nos enganar ou ludibriar eu sei que eu existo porque eu penso eu sou uma substância que penso não sei se meu corpo é verdadeiro não sei se o mundo à minha volta é real mas o fato de o convidar garante a minha existência todos nós já passamos por isso em algum momento durante um sonho às
vezes sonhando algum absurdo algum sonho que represente algo de real de repente uma e ele já qualquer coisa do tipo e geralmente dos sonhos quando nós estamos imersos dentro deles nossos Queijos nós nos questionamos Será que isso é verdade ainda que o sonho seja real eu sei que meu pensamento a minha dúvida é por isso que declaro te dizia penso logo existo duvido por isso do Sol Qual é a contribuição então que é carte fornecer há três séculos depois dos séculos e meio depois ao Rússia será exatamente a ideia da existência do que o Russo
vai chamar de uma consciência intencional essa consciência intencional eloct da através altamente desse conceito de época suspensão do juízo Então se de kart por um lado duvidava de tudo e ao duvidar de tudo constatável existência do pensamento do Código Da Alma ou seja de um ser o Russell por sua vez demonstrará a existência do ser através da época ou seja tomemos como exemplo o seguinte exercício tem temos não pensar em nada agora suspeitamos todos os conhecimentos de obs ao longo da vida todos os conhecimentos científicos todas as experiências em outras palavras têm temos abolir o
fluxo de pensamento que existe na nossa mente vejam que isso é impossível Quanto mais a buscamos pela redução fenomenológica Ou seja a época que Ou seja a redução fenomenológica está ligado aí porque nós acabamos por perceber que é impossível não pensar em nada de forma que a consciência é sempre consciência de algo o nosso ser Portanto ele sempre está direcionando o vetor a ao mundo a realidade a nossa mente é sempre o fluxo que fornece significado sentido ao então vejam que Russell consegue provar que existe um ser dentro de nós e este ser é sempre
Manifesto é sempre um fenômeno e nas palavras de Kant há uma diferença entre a coisa eo fenômeno né O que é coisa em si para Kant I Kant filósofo da passagem do século 18 19 da crítica é pura Kant dizia que é impossível a gente alcançar um ser por si só ou seja vocês vão ver a minha alma aqui vocês vão estão enxergando o meu ser mas vocês enxergam ele se manifestando através da minha fala eu sou um fenômeno não que fenômeno em filosofia seja algo de extraordinário fenômeno é aquilo que se manifesta uma chuva
o calor O Cachorro que late o mesmo os livros que estão atrás de mim o fato é que a distinção entre fenômeno e coincide cante será muito importante para Rússia na este o foco da minha apresentação aqui uma vez que o que Russell está querendo nos dizer em outras palavras é que esse ser jamais será visualizado na sua essência na sua coisa esse digamos assim mas apenas de um ponto de vista fenomenológico ou seja o meu ser se manifesta agora ninguém aqui está vendo a minha alma Vocês estão vendo a minha alma o meu ser
se manifestando com ali e o meu gesto Mas o que importa aqui na nossa discussão é demonstrar que o seu científicamente procurou avaliar a existência desse ser e esse ser ele se demonstra a partir da sua intencionalidade e intencional intencionalidade a ideia de que a consciência é sempre consciência de algo é impossível não pensar em algo mesmo quando nós estamos sonhando a nossa mente está produzindo os signos está produzindo digamos assim pensamentos por isso que é impossível não pensar em nada na visão do Russo isso tem o nome também na filosofia né esse fluxo de
pensamento permanente e só se manifesta no pensado né então nós partimos de uma noesis em direção ao noema noesis Exatamente Essa consciência intencional Mas a consciência intencional existe sempre sobre alguma coisa então vejam que antes mesmo de eu pensar na cor de repente de um livro aqui atrás de mim ou o cachorro na minha frente o que permite alterar a percepção da existência desses objetos esse fluxo do pensamento é esse fluxo é que nós chamamos de consciência intencional e outras palavras é impossível não pensar em nada porque o próprio pensamento é resultado desta noesis ou
seja desta intencionalidade então vejam que o nosso a mente nosso ser permanentemente é fornece um vetor de significados e de portanto de intencionalidade algo né então é impossível a nossa percepção mental digamos assim ou melhor dizendo a nossa intencionalidade deixar de estar presente neste mundo da então isso significa que a cada olhar que o direciona para qualquer lado a minha mente sempre fornecer a algum tipo de significado alguma intencionalidade a realidade então o Russell ele procura mostrar se aproximando de uma certa metafísica Ou seja a comprar é de um elemento abstrato O que é um
ser que a nossa mente a nossa consciência intencional a ideia de Rússia que ela existe sem a medida que ela se demonstra no Manifesto não seja na consciência intencional que ocorre fenomenologicamente fenomenologia então representa dentro de uma ciência a elaborada pelo Russo a capacidade nós percebemos percebemos a existência do ser a partir das suas manifestações das suas percepções por isso que a consciência sempre consciência de algo é impossível não pensar em nada porque pensar em nada já é o pensamento de alguma coisa de forma que a nossa mente o nosso ser sempre tem um vetor
que chamamos de intencionalidade por descendo o significado sentido ao mundo é assim que russill demonstra então a existência do ser essa concepção será muito criticada por dois outros filósofos contemporâneos um deles é Roland barthes no livro e também Blue show é uma coletânea né de textos artigos se chama a conversa infinita e esses autores elaboraram conceito de neutro com a intenção de demonstrar que é possível não pensar em nada que é possível Em algum momento a nossa mente suspender esse fluxo que a gente chama de intencionalidade e Roland barthes assim como o banshou demonstraram essa
suspensão do pensamento a suspensão da intencionalidade sim através de pequenos gestos como espanto como de repente um orgasmo eles vão dizer também Roland barthes vai por esse caminho ou mesmo o Brasil só vai dizer através da literatura quando de fato a literatura é linguagem é apesar de buscarem um significado Sempre lhe faltam significado né falar de algo na visão de brechó é sempre a anulação do próprio pensamento da própria linguagem Ou seja no sempre falamos de algo que já não é e este não e seria uma percepção não se não ser o menor lógico no
caso de Roland barthes o neutro entendido como um ótimo uma estante e de por alguns instantes portanto né a nossa mente alcança a suspensão verdadeira minha verdadeira é porque deveria ter a suspensão não apenas os juízes mas também do próprio pensamento e forma que seja através de repente de um momento surpreendentes ou mesmo através do instante em que nos deparamos com as multidões trocando olhares conosco meio das ruas Há momentos em que parece que a nossa mente ela alcançou uma suspensão um orgasmo vai dizer o próprio Roland barthes o mesmo outras situações em que a
mente se encontra em Estados alterados uma embriaguez e outras situações então no final do século 20 é se buscou alguns poucos autores da como barcos deck durante boa parte da e afirmou A fenomenologia parte da ideia de que nós somos linguagem e por isso somos seres fenomenológico lanchou também vai buscar a partir de uma contradição no interior da linguagem demonstrar que através do neutro seria possível suspender a consciência intencional enfim seja como for esse debate não deixa de ser interessante a maneira como o seu buscou demonstrar como a ciência e da ética né uma redução
fenomenológica e aplicando o conceito de é porque a suspensão do juízo a existência de um ser de fato essa concepção vai influenciar profundamente outros autores como melhor ponte Michel ficou o próprio ler isso trouxe entre outros grandes pensadores do século 20 deve principalmente a corrente estruturalista na França gostou desse vídeo Então aproveite porque tem muita coisa boa te esperando aqui inscreva-se e E aí [Música]
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