o Sudário de turm é um tema que tem provocado muitos debates especulações e interesse ao longo dos séculos será que é realmente o tecido que envolveu o corpo de Jesus Cristo após sua morte ou seria uma fraude bem elaborada recentemente surgiram novas evidências surpreendentes que trouxeram uma reviravolta significativa nesta controvérsia deixando muitos espantados para aqueles céticos que pedem um milagre como prova aqui está Cristo Ressuscitou dos mortos nasceu de uma virgem morreu pelos nossos pecados ressuscitou ao terceiro dia ascendeu aos céus e está sentado à direita de Deus aceite Cristo como Senhor e junte-se a
nós para descobrir os segredos deste objeto antigo Se você realmente acredita em Deus se inscreva no canal agora em 1978 uma análise científica detalhada foi realizada Barry schwarz o fotógrafo oficial dessa investigação explicou para Glen Beck que a principal missão da equipe era descobrir como a famosa imagem foi formada no tecido do Sudário usando uma análise científica rigorosa eles queriam saber se era uma pintura uma marca de queimadura ou algo completamente diferente schwarz Inicialmente um cético completo e criado em uma casa secular como O Judeu ortodoxo estava lá apenas para documentar visualmente os procedimentos com
sua câmera ele jamais imaginou que esse trabalho mudaria completamente a sua visão de mundo no final dos anos 1970 o projeto de pesquisa do Sudário de Turim era composto por uma equipe de cientistas e pesquisadores americanos que passaram mais de 2 anos preparando uma série de testes esses testes coletaram uma grande quantidade de dados sobre o Sudário em um período relativamente curto o objetivo principal da equipe era determinar as propriedades científicas da imagem no Sudário e o que poderia ter causado essa imagem em outubro de 1978 uma equipe passou 120 Horas contínuas examinando o Sudário
a imagem no Sudário de Turim não era uma falsificação medieval mas sim causada por um lampejo Sobrenatural de luz segundo uma equipe de cientistas italianos de acordo com especialistas do Instituto Nacional de tecnologia energia e desenvolvimento sustentável da Itália o tecido que muitos acreditam ter sido o manto funerário de Jesus Cristo não poderia ter sido forjado a imagem dupla na frente e no verso de um homem flagelado e crucificado é levemente visível no tecido de linho do Sudário de Turim ela possui características físicas e químicas tão específicas que a mancha Idêntica em todos os aspectos
seria impossível de ser reproduzida em um laboratório hoje essa incapacidade de replicar e portanto falsificar a imagem no Sudário torna impossível formular uma hipótese confiável sobre como a impressão foi feita os estudos envolveram o uso técnico de pulsos de luz Laser de curta duração E também citaram algumas das pesquisas realizadas pelo projeto de pesquisa do Sudário de Turim liderado por John Jackson que levou uma equipe de pesquisadores para a Itália em 1978 e ainda dirige o centro do Sudário de Turim em Colorado Springs na Idade Média nenhum falsificador teria acesso aos equipamentos necessários para criar
essa visão com luz ultravioleta O que significa que o enigma do Sudário de Turim continua sendo um mistério Jackson que nasceu e cresceu em Denver se fascinou pelo Sudário quando tinha 13 ou 14 anos ao ver uma foto dele desde então ele tem desenvolvido experimentos rigorosos para testar diferentes hipóteses sobre o que poderia ter criado a imagem Barry schwarz parte da equipe que foi para a Itália nos anos 70 realizou grande parte da documentação fotográfica até hoje cientistas ao redor do mundo usam os dados coletados pelos pesquisadores para suas pesquisas o Sudário mesmo o Vaticano
declarou que o material reunido em 1978 constitui os dados científicos oficiais disponíveis para pesquisa sobre o Sudário e não tem planos de permitir novos testes exceto na área de conservação do próprio tecido embora a datação por carbono do Sudário em 1988 tenha indicado uma origem no século X recentemente informações descobertas levaram muitos pesquisadores a acreditar que a datação por carbono do Sudário de Turim está equivocada continuando assim a controvérsia de qualquer forma nenhum estudo sério sobre o Sudário pode ignorar o imenso volume de dados científicos obtidos em 1978 uma análise cuidadosa dos resultados dos Testes
de 1978 é essencial para qualquer pessoa inteligente que queira formar sua própria opinião infelizmente grande parte dos trabalhos científicos publicados sobre o Sudário não tem sido facilmente acessível ao público geral como crentes não precisamos ver o Sudário para saber que Cristo morreu pelos nossos pecados não precisamos ver o Sudário para confessar nossos pecados e pedir a Cristo que entre em nossos corações e seja nosso senhor e salvador bem-aventurados os que não viram e creram agradecemos ao Senhor Jesus pelo seu presente gratuito de Salvação O Sudário de Turim foi submetido ao estudo mais intenso e exaustivo
de sua história nos anos de 1969 1973 E especialmente em 1978 milhares de fotografias foram tiradas do tecido e de sua imagem com o advento dos computadores pessoais e mais recentemente o crescimento explosivo da internet o Sudário se tornou muito mais acessível para estudo do que nunca antes desde o final dos anos 1970 dezenas de pesquisad acadêmicos céticos e desmistificaram suas teorias sobre como a imagem no Sudário foi formada ou descreveram outros artefatos que acreditam ter descoberto escondidos na imagem algumas dessas teorias são baseadas em ciência séria e são muito credíveis enquanto outras demonstram uma
falta completa de compreensão da Imagem e de suas propriedades e revelam a ausência de qualquer pesquisa real por parte de seus proponentes a teoria da fotografia pelo professor ncolas Allen sugere que os materiais brutos para produzir fotografia já existiam na idade média e que um fotógrafo medieval criou uma emulsão sensível à luz revestiu um tecido de linho com ela e expôs este filme medieval usando uma câmara escura do tamanho de uma sala e um corpo pendurado diante de sua lente de cristal como matéria prima ele afirma que cada metade da imagem do Sudário foi exposta
separadamente primeiro à frente e depois o verso e conclui que seriam necessários cerca de 4ro dias para expor adequadamente cada metade do tecido recentemente Alan modificou sua teoria para incluir uma terceira exposição para o rosto feita com uma lente diferente para evitar a decomposição do corpo durante mais de uma semana de Exposição à luz solar intensa necessária para uma exposição adequada do filme Alan sugere que a câmara escura estava localizada em um clima frio no entanto ele não conseguiu fornecer sequer um exemplo desse processo de fotografia medieval na história da arte ou da fotografia apesar
de ter documentado cuidadosa e extensivamente referências históricas a lentes e câmaras obscuras Além disso ele não demonstrou que alguém na Idade Média tenha combinado esse conhecimento com os requisitos químicos e físicos sofisticados da ciência fotográfica e os reunido para fazer o processo funcionar e se alguém tivesse conseguido Por que não criaram mais exemplos dessa da forma de arte única que certamente os teria Tornado famosos Alan também expressou recentemente a crença de que o Sudário é na verdade uma composição de três diferentes Exposições agora concluindo que a imagem facial foi feita como uma terceira e distinta
exposição sobre o tecido ele apoia essa afirmação ao declarar que recentemente detectou aberração esférica na imagem facial no Sudário o que o leva a essa conclusão isso obviamente tornaria o processo de criação da imagem ainda mais complexo para um fotógrafo medieval e ainda mais difícil de ser realizado hoje mesmo com o estado avançado das técnicas modernas de imagem digital uma imagem composta perfeita só poderia ser realizada com precisão por um especialista fotográfico altamente treinado e concluir que foi produzida por um fotógrafo medieval realmente desafia a imaginação ambas as imagens ventral e dorsal do Sudário incluem
de fato muitos detalhes intricados embora ran se refira à imagem dorsal como de longe a pior a vista dorsal carece do detalhe equivalente simplesmente porque características faciais e dedos não são vistos por trás no entanto não se deve Ignorar as dezenas de marcas de flagelação nos ombros costas nádegas e pernas na imagem dorsal pois de fato são detalhes excelentes Alan também mencionou que o Sudário mostra estigmas que refletem os costumes religiosos do século X e início do X essa conclusão no entanto é diretamente contestada pela multitude de patologistas forenses e anatomistas especialistas que estudaram seriamente
o Sudário e concluíam unanimemente que a precisão da patologia ilustrada no tecido é precisa e completamente realista além diso Alan não faz nenuma tentativa de explicar a precisão forense das manchas de sangue no Sudário que pesquisas realizadas pelo projeto de pesquisa do Sudário de Tuim e outros demonstraram que não há imag so essas manchas de sangue conclui-se que elas estavam no tecido antes da formação da Imagem e de fato Parece que elas realmente atuaram parair meiso de forção daag o meiso por Alan deix questão crtica das manch de sangue totalmente sem solu a justificativ de
Alan para sua teoria claramente baseada em sua aceitação pesso da datação por carbono do Sudário como medieval e sua rejeição da imagem como uma pintura Portanto ele aparentemente conclui que uma vez que a imagem do Sudário é conhecida por exibir certas propriedades fotográficas e não parece ser uma pintura ela deve ser uma fotografia um último ponto importante é que a combinação das evidências acima é extremamente difícil de explicar de outra forma que não seja o tecido ser o manto de sepultamento de Jesus de Nazaré além disso a formação da imagem por uma explosão intensa de
radiação ultravioleta de vácuo sugere um evento de ressurreição semelhante ao descrito nos Evangelhos as evidências científicas apresentadas exigem que um novo teste de datação por carbono seja realizado observando os protocolos padrões para a amostragem se esses protocolos forem seguidos seria surpreendente se o resultado não fosse semelhante aos resultados dos quatro novos métodos de datação mencionados se os resultados forem aproximadamente a 50 isso indicaria que o Sudário de Turim é muito Provavelmente o manto de sepultamento de Jesus Cristo com evidência sugerindo sua ressurreição à luz atualmente não temos uma explicação definitiva para como essa imagem única
e misteriosa foi criada a partir do corpo de um homem falecido a hipótese mais plausível atualmente vem de uma combinação de duas equipes de pesquisadores em 2008 a equipe do Dr John Jackson estudou o Sudário e propôs a hipótese da radiação ultravioleta de vácuo de acordo com Jackson uma explosão intensa de radiação ultravioleta de vácuo produziu uma descoloração na superfície mais externa das fibras do Sudário sem queimá-lo resultando em uma imagem negativa tridimensional perfeita das partes frontal e dorsal do corpo envolto nele atualmente não conhecemos nenhuma explicação natural para a ocorrência aparentemente única de tal
explosão de radiação ultravioleta de vácuo seja de um corpo em decomposição ou das condições geológicas e atmosféricas dentro de um túmulo embora isso sugira uma possível origem Sobrenatural da radiação talvez como parte da Ressurreição de Jesus não podemos provar isso cientificamente porque não podemos construir um teste científico para uma causa Sobrenatural tudo o que podemos fazer é eliminar todas as causas naturais conhecidas dessa radiação aparentemente única a singularidade e a inexplic atual desse fenômeno nos dão motivos para acreditar que Deus nos deu evidências da ressurrei de Jesus essa crença pode ser fortalecida por uma compreensão
mais profunda do fenômeno de luz que parece ser a fonte da imagem bem como pela eliminação contínua de causas naturais para ela a hipótese de Jackson que propõe que algum tempo após os depósitos de sangue terem secado no Sudário o corpo em decomposição no Sudário emitiu uma explosão curta e intensa de radiação ultravioleta de vácuo que levou à desidratação e descoloração das partes frontal e dorsal parece ser a mais convincente a pesquisa de Jackson também sugere que o corpo dentro do Sudário se tornou mecanicamente transparente e emitiu luz de forma uniforme de cada ponto tridimensional
dentro dele isso permitiu que a parte frontal do Sudário colaps asse criando uma imagem tanto do interior quanto do exterior das mãos além de uma imagem dupla na parte frontal do Sudário Atualmente as leis conhecidas da Física não conseguem explicar como um corpo em decomposição Pode emitir uma explosão intensa de radiação ultravioleta de vácuo nem como tal corpo poderia se tornar mecânic transparente e emitir luz de cada ponto tridimensional dentro dele então o que podemos concluir se a explicação de Jackson continuar sendo a única que resolve esses enigmas e se futuras articulações das leis da
Física não puderem explicar como um corpo em decomposição poderia se tornar mecanicamente transparente e emitir uniformemente radiação ultravioleta de vácuo de cada ponto tridimensional dentro dele então estamos à beira de uma explicação trans física ou metafísica sob essas condições seria razoável e responsável acreditar que uma causa trans física interagiu com o corpo em decomposição para transformá-lo em uma explosão intensa de luz evidentemente não podemos provar cientificamente uma causa transf porque a ciência está restrita ao domínio da causalidade física no entanto se as condições acima se mantiverem podemos inferir razoavelmente a possibilidade e talvez a probabilidade
de tal causa trans física isso é suficiente para uma crença razoável e responsável agora a pergunta que fica é essa explicação transf da imagem do Sudário aponta para a ressurreição de Jesus esta é uma questão que embora não possa ser definitivamente respondida pela ciência devido às suas limitações é reforçada pelas evidências e explicações que desafiam as explicações naturais e físicas conhecidas oferecendo um espaço para a consideração de fenômenos além do nosso entendimento científico atual A Ressurreição não foi uma reanimação de um corpo material mas sim um evento transformador que deu origem ao que São Paulo
chamou de corpo espiritual um corpo transformado em Glória espírito e poder essa transformação de um corpo material em uma explosão de luz intensa poderia significar o ponto inicial da transformação do corpo de Jesus de físico para espiritual e glorificado embora não possa haver prova científica disso é uma inferência razoável a partir das semelhanças entre a explicação da imagem enigmática do Sudário e os testemunhos de São Paulo e dos escritores dos Evangelhos nesse sentido Podemos dizer que a imagem no Sudário apresenta uma pista até mesmo uma Relíquia da Ressurreição de Jesus por que pensaríamos que o
o corpo no Sudário era de Jesus é extremamente improvável que o Sudário seja uma falsificação medieval primeiro não hantes outos sudá exos peos flocos provenientes da Santificação decones e pintur que o tocaram segundis anatômica de S que são s humano que coagulou no Sudário antes da formação da imagem está em correlação anatômica precisa com a própria imagem nenhum falsificador medieval conseguiria alcançar isso terceiro é extremamente difícil explicar como grãos de pólen indígenas da Palestina apareceram em abundância em um Sudário de provável origem semita se ele se originou na Europa medieval e como moedas cunhadas no
ano vion na Palestina apareceram sobre os olhos do homem no Sudário como poderiam falsificador medieval ter duplicado essas características palestinas do primeiro século do Sudário quarto os cinco enigmas daag no Sudário quase certamente excluem uma falsifica como podia um falsificador mediev ter usado riação ultraviolet decu Paraí como podia terado netiv fotográfica perfeita como podia terado dupla sudá e como ele saberia duplicar o interior e o exterior das mãos em proporção perfeita uma à outra portanto não parece razoável ou responsável acreditar que o Sudário seja uma falsificação medieval Além disso Existem três tipos de evidências probatórias
apontando especificamente para o lugar e tempo de origem de Jesus e para sua crucificação e ressurreição únicas o material do Sudário os grãos de pólen nele e as moedas nos olhos do homem todos têm sua origem na Palestina do primeiro século o lugar onde Jesus teria morrido as manchas de sangue Vem de um evento de crucificação S idêntico ao descrito nos quatro Evangelhos o Sudário de Turim é excepcionalmente singular por vários motivos incluindo a coroa de espinhos os açoites e a perfuração por uma lança Romana os cinco enigmas da imagem no Sudário indicam uma explosão
de radiação ultravioleta de vácuo sugerindo que o corpo de Jesus passou de físico para espiritual e glorificado como descrito por São Paulo nos quatro Evangelhos essa transformação glorificada e espiritual do corpo de Jesus é uma visão exclusiva da Ressurreição no cristianismo não é similar às crenças judaicas que esperam a reanimação da Carne nem as crenças pagãs que veem a imortalidade como algo etéreo ou fantasmagórico assim as peculiaridades do Sudário de tuin reforçam a ideia Cristã de ressurreição sugerida pela aparência ressuscitada de Jesus a probabilidade de que este tecido de sepultura do primeiro século com características
específicas dos eventos da crucificação e e ressurreição de Jesus pertença a outra pessoa é extremamente baixa levando em conta que a imagem não é uma falsificação e originou-se de uma pessoa real da época de Jesus crucificada de maneira única e que produziu uma intensa explosão de radiação ultravioleta quem mais poderia ser senão Jesus portanto é razoável inferir que o Sudário é o pano de sepultura de Jesus que não só carrega vestígios de sua crucificação Mas também de sua a ressurreição gloriosa Isso demonstra tanto a veracidade do evento mais significativo da história humana quanto a precisão
dos relatos dos Evangelhos o Sudário de Turim é hoje preservado como uma relíquia em Turim alega-se que seja o tecido de linho Limpo com o qual José de arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo apesar de enegrecido pela idade o tecido exibe de forma suave mas Clara a impressão de uma forma humana tanto na frente quanto nas costas se as marcas observadas foram causadas por um corpo humano é evidente que o corpo foi colocado de costas ao longo de uma metade do Sudário enquanto a outra metade foi dobrada sobre a cabeça cobrindo toda a frente
do corpo do rosto aos pés o Sudário de Turim foi levado para turm na Itália em 1578 E desde 1694 está guardado na Catedral de São João Batista em Tuim ele só é exibido algumas vezes por século e quando isso acontece milhões de pessoas passam lentamente por ele para ver as imagens da frente e do verso do homem crucificado o Sudário é tecido com fios de linho feitos dos talos da planta de linho para fazer esses fios as fibras são separadas do resto do talo deixando-os apodrecer na água o diâmetro dessas fibras é de cerca
de 15 a 20 micrômetros aproximadamente 1/5 do diâmetro de um cabelo humano um fio de linho típico contém cerca de 100 dessas fibras os quatro Evangelhos incluindo Lucas descrevem o sepultamento de Jesus após sua crucificação no dia da Ressurreição de Jesus Lucas relata que Pedro viu as tiras de linho por si só enquanto o evangelho de João afirma que Pedro viu as tiras de linho E também o pano que havia sido enrolado ao redor da cabeça de Jesus que estava em seu lugar separado do linho esse pano separado desperta grande interesse hoje pois muitos acreditam
que possa ser o Sudário de Turim considerado o pano de sepultura de Jesus Se isso for verdade o Sudário forneceria evidências convincentes para a veracidade do cristianismo mas será mesmo que é o pano de sepultura de Jesus a resposta Depende de dados históricos científicos bíblicos e de outras disciplinas frequentemente os dados reais e a concepção Popular não coincidem bem tornando difícil entender as questões complexas que envolvem o Sudário parece incontestável que o o Sudário veio de alguém que foi crucificado além disso a imagem e as manchas no Sudário confirmam a descrição Bíblica da crucificação Existem
razões sólidas para questionar a confiabilidade da análise de carbono 14 que data o Sudário entre 1002 e 1400 depois de Cristo abrindo a possibilidade de que o Sudário é da época de Cristo o Sudário unici cência e fé de maneira única e mostra que pode haver Harmonia entre elas a natureza gráfica do pode tornar a história da Paixão de Cristo mais real para o público especialmente para os jovens que estão tentando descobrir no que acreditam evidências tangíveis do sofrimento e ressurreição de Jesus podem influenciar profundamente suas crenças a autenticidade do Sudário de Turin é assumida
em vários pronunciamentos do Vaticano e uma missa específica foi formalmente aprovada por Júlio i na bula Romanos pontifex em 25 de abril de 1506 o falou sobre o famoso Sudário no qual o salvador foi envolto quando jazia no túmulo e que agora é preservado de maneira honrosa e devota em um Relicário de prata Além disso O pontífice mencionou tratado sobre o precioso sangue compostos por seu predecessor cisto quv que afirmava que no Sudário as pessoas poderiam ver o verdadeiro sangue e a imagem de Jesus Cristo havia certa controvérsia devido à existência de outros sudá com
impressões semelhantes da figura de Jesus Cristo também reivindicados como o linho autêntico providenciado por José de arimateia porém até o final do século passado nenhum grande questionamento havia sido feito sobre a autenticidade do Relicário de Turim em 1898 quando o Sudário foi exposto solenemente foi concedida permissão para fotografá-lo e uma descoberta surpreendente ocorreu a imagem no linho Parecia um negativo ou seja O negativo fotográfico mostrava um rosto humano mais reconhecível do que o próprio tecido ou qualquer impressão positiva anos depois um cientista Apresentou um estudo na academia de ciências alegando que a impressão no Sudário
era um vapor grafia causada por emanações amoniacais da superfície do corpo de Cristo após uma morte tão violenta esses vapores segundo ele poderiam produzir uma mancha marrom avermelhada variando em intensidade conforme a distância em um tecido impregnado com óleo fazendo com que a imagem no Sudário fosse um negativo natural algo completamente fora do alcance ou habilidade de qualquer falsificador medieval devido ao seu significado sagrado se você planeja visitar Turim ou áreas próximas pode querer ver o Sudário de Turim na Catedral de Turim onde é mantido contudo o pano original não está exposto ao público devido
ao seu estado frágil ele é protegido por vidro à Prova de Balas e câmeras de segurança você pode visitar a capela Onde está guardado e verá uma réplica do Sudário a boa notícia é que o verdadeiro Sudário pode ser exibido em 2025 durante o ano jubilar as datas específicas ainda Não Foram confirmadas mas o Vaticano as anunciará em breve se você não puder estar presente na exibição pública do Santo Sudário em 2025 e desejar uma experiência mais próxima o museu do Santo Sudário é o lugar para ir no museu você pode aprender sobre a história
fascinante do Sudário e seus muitos mistérios com incríveis Exposições do artefato Se gostou do vídeo se inscreva no canal agora clique agora no vídeo que está aparecendo em sua tela para descobrir mais