Audiolivro "Imitação de Cristo" - Livro Primeiro

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Avisos úteis para a vida espiritual 00:00:14 Cap.01 A imitação de Cristo, e o desprezo de todas as ...
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a imitação de cristo segundo tomás de kempis livro primeiro aviso traz para a vida espiritual capítulo 11 a imitação de cristo e o desprezo de todas as vaidades do mundo quem me segue não andem trevas diz o senhor são estas as palavras de cristo que nos exorta a evitarmos sua vida e costumes se verdadeiramente quisermos ser iluminados e livres de toda a cegueira decoração seja pois nosso principal empenho meditar sobre a vida de jesus cristo a doutrina de cristo excede todas as doutrinas dos santos e quem tiver o seu espírito a de encontrar uma janela
escondido acontece porém que muitos apesar de ouvirem amiúde o evangelho pouco fervor experimento porque não possuem o espírito de cristo quem quiser pois compreender e saborear toda a plenitude das palavras de cristo deve esforçar se inconformar com ele toda a própria vida que se aproveita de escorrer profundamente sobre a trindade se não és humilde e assim desagrada a mesma trindade na verdade não são palavras sublimes que fazem um homem santo e justo é a vida virtuosa que o torna agradável a deus prefiro sentir compulsão a saber a definição se soubesses decor toda a bíblia e
sentenças de todos os filósofos de quem serviria tudo isso sem o amor ea graça de deus vaidade das vaidades tudo é vaidade exceto a maré de deus só ele servir a suprema sabedoria consiste em entender o reino dos céus pelo desprezo do mundo vaidade é pois amontoa riquezas perecíveis e nelas por a sua confiança vaidade é também ambicionar honras e desejar posições de destaque vai dar de seguir os apetites da carne e desejar aquilo pelo que depois será severamente castigado vai dar de desejar longa vida e não cuidar que seja boa vai dar de preocupar-se
só com a vida presente e não prever o que há de vir depois vaidade é amar o que tão depressa passa e não demandar pressuroso a felicidade que sempre dura lembra que com freqüência do provérbio os olhos não se fartam de ver nem os ouvidos de ouvir procura pois desviar teu coração das coisas visíveis e transportá-lo as invisíveis porque os que seguem a própria sensualidade mancham a consciência e perdem a graça de deus capítulo 2 humilde juízo de si mesmo todo homem tem o desejo natural de saber mas que vale a ciência sem o temor
de deus por certo melhor é o camponês humilde que serve a deus que o filósofo soberbo que descuidando a sua alma observa o curso dos astros quem se conhece bem despreza-se e não se compraz nos louvores humanos se eu soubesse quanto à no mundo e não tivesse qualidade e que me serviria isso perante deus que me ajude julgar segundo minha obra moderna tem um demasiado desejo de saber porque nele encontrar as muitas dissipação e desengano gostam os doutos de se mostrar e ser proclamado sábios muita coisa a cujo conhecimento pouco ou nada aproveita a alma
e muito louco é quem se ocupa de coisas que não interessam a salvação muitas palavras não satisfazem alma mas uma palavra santa conforta o coração e uma consciência pura inspira grande confiança em deus quanto mais e melhor souberes tanto mais rigorosamente será julgado se com isso não víveres mais lentamente não tem vai dessas pois de qualquer arte ou ciência antes teme pelos conhecimentos que adquiri city city parece que sabe center diz bem as coisas lembra de que é muito mais do que ignora se não tens o bebê salas antes confessa tua ignorância porque queres antepor
os demais quando há tantos mais duros do que tu e mais versados na lei se queres proveitosamente saber e aprender alguma coisa estima ser ignorado e tido nenhuma conta não há melhor e mais útil estudo que conhecesse perfeitamente e desprezar a si mesmo esse por nada e pensar sempre bem favoravelmente dos outros é prova de grande sabedoria e perfeição ainda quando vires alguém pecar publicamente ou cometer faltas graves nem por isso de deve julgar melhor pois não sabe quanto tempo poderá se perseverar no bem todos somos fracos mas não tenha ninguém por mais fraco do
que tu capítulo 3 os ensinamentos da verdade feliz aquele a quem a própria verdade ensina não através de figuras e palavras que passam mas tal qual é nossa razão em nossos sentidos vêem pouco e muitas vezes nos engano de que serve a sutil especulação sobre questões misteriosas e obscuras de cuja ignorância não seremos ag2 no juízo de deus grande loucura é descurar mos as coisas úteis e necessárias entregando nos com avidez as curiosas e nocivos em verdade temos olhos e não vemos que se nos dados gêneros e das espécies dos filósofos aquele a quem fala
o verbo eterno se desembaraçar de muitas questões deste único verbo processo em todas as coisas e todas o problema e ele é o princípio que também nos fala sem ele ninguém entende ou julga retamente aquele que tudo encontra na unidade que tudo refere a esta unidade e nela tudo vê pode ter o coração firme e permanecer em paz no seio de deus a verdade suas o mesmo deus fazer uma coisa só convosco em caridade perpétua em fada me muitas vezes ler e ouvir tantas coisas em vós se encontra quanto quer e desejo calem-se todos os
doutores e mudez são as criaturas todas em vossa presença falar em voz só quanto mais alguém se recolher em si mesmo e se tornar simples de coração tanto mais e maiores coisas entenderá sem esforço porquê do alto recebe a luz da inteligência o espírito puro singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honrar de deus sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse que mais embaraço e perturba do que os teus modificados afectos do coração o homem bom e piedoso dispõe primeiro no seu interior as coisas que
há de fazer externamente assim elas não arrastão aos desejos de uma inclinação ambiciosa mas ele é submete ao arbítrio da reta razão que mais rude combate haverá do que procurar vencer se a si mesmo este deverá ser o nosso maior empenho vencer nos a nós mesmos e tornarmo-nos cada dia mais fortes e fazemos algum progresso no bem toda a perfeição nesta vida traz consigo alguma imperfeição qualquer concepção de nossa mente anda mesclada de alguma sombra ou mil de conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para deus que as profundas pesquisas da ciência não é
reprovável a ciência ou qualquer outro conhecimento das coisas pois é boa em si e ordenada por deus sempre porém devemos preferir ea boa consciência ea vida virtuosa muitos porém estudam mais para saber que para bem viver por isso erram amiúde e pouco ou nenhum fruto colhe vocês empregasse tanta inteligência em extirpar vícios implantar virtudes como em agitar que tons não haveria tantos males e escândalos no povo nem tanta desordem nos mosteiros certamente no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos mas o que fizemos nem com bem temos falado mas com nesta mente
temos vivido dize-me onde estão agora todos aqueles mestres e doutores que bem conhecesse quando ainda viviam e floresciam nas escolas já outros possuem as suas pré vendas e talvez nem deles se lembre quando vivos pareciam alguma coisa hoje deles nem se fala o como passa depressa a copa do mundo poxa lá a sua vida tenha correspondido a sua ciência porque destarte terão lido e estudado com proveito quantos neste mundo diz cuidados do serviço de deus se pedem por uma ciência van isso vai ser um em suas cogitações porque antes quiseram ser grandes que humildes verdadeiramente
grande é aquele que tem grande qualidade verdadeiramente grande é quem a seus olhos é pequeno e tem nenhuma conta as maiores honras verdadeiramente prudente é quem considera todas as coisas da terra como lodo para ganhar a cristo e verdadeiramente sábio aquele que faz a vontade de deus e renunciar à própria vontade o capítulo 4 a prudência nas ações não se deve dar crédito a qualquer palavra nem obedecer a todo o impulso mas pesar as coisas na presença de deus com prudência e vagar infelizmente tanto é a nossa fraqueza que muitas vezes aceitamos e dizemos dos
outros com mais facilidade o mal que o bem os homens perfeitos porém não crê em levianamente em tudo o que se lhes conta pois conhecem a fraqueza humana inclinada o mal e leviano falar grande sabedoria é ou não agir com precipitação nem tão pouco a ferraz o parecer sabedoria é ainda não crer sem discernimento tudo o que dizem os homens nem cheiros ouvidos alheios do que ouvimos ou acreditamos aconselha de com varão sábio e consciencioso e procura antes instruir-se com quem é melhor do que tu que seguir suas próprias idéias a vida virtuosa faz o
homem sábio diante de deus e entendido em muitas coisas quanto mais o homem for humilde submisso a deus tanto maior será a sua sabedoria e serenidade em todas as ações o capítulo 5 a leitura das sagradas escrituras nas sagradas escrituras deve se buscar a verdade e não a eloqüência devemos levá las com o mesmo espírito com que foram escritas nelas devemos buscar a utilidade e não a sutileza de linguagem devemos ler com igual boa vontade os livros simples e piedosos como sublimes e profundos não te preocupes em saber se aquele que escreve é pessoa de
renome pela sua erudição seja apenas o amor à verdade que te leve à leitura considero que diz o livro e não leve em conta quem escreveu os homens passam mas a verdade do senhor permanece eternamente deus fala nos de diversas maneiras sem acepção de pessoas na leitura das escrituras prejudica-nos muitas vezes nossa curiosidade porque pretendemos compreender e discutir o que se devia passar singelamente se queres tirar proveito lei com humildade simplicidade e fé sem aspirar e da reputação de sábio interroga de boa vontade e ouvir calado as palavras dos santos nem desagrade nas sentenças dos
velhos porque eles não falam sem razão capítulo 6 as afeições desordenadas todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desordenada torna-se logo inquieto o suberbo e o avarento nunca sou cego entretanto o pobre e humilde de espírito vivem em muita paz o homem que não é perfeitamente modificado facilmente atentado e vencido até em coisas pequenas insignificantes o fraco de espírito e ainda um pouco carnal inclinado as coisas sensíveis dificilmente pode desapegar-se totalmente dos desejos terrenos e quando dele se priva ordinariamente se entristece e com facilidades irrita se alguém o contradiz se porém alcança o
que deseja senti logo remorso da consciência porque obedeceu à sua paixão que nada vale para alcançar a paz que almejava em resistir pois as paixões se acha a verdadeira paz do coração e não em segui las não há portanto paz no coração do homem carnal nem do homem entregue as coisas exteriores mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual capítulo 7 deve fugir havana esperança ea soberba insensato é quem põe sua esperança nos homens ou nas criaturas não tem vergonha de servir aos outros por jesus cristo e ser tido como pobre neste mundo não
com fins em si mesmo mas compreendeu sua esperança fase de tua parte o que puderes e deus ajudará a tua boa vontade não confie em sua ciência nem na sagacidade de qualquer vivente mas antes na graça de deus que ajuda os humildes e abate os presunçosos se tem riquezas não te gores delas nem dos amigos por serem poderosos senão em deus que dá tudo e além de tudo deseja dar se a si mesmo não te diz vanessa com a robustez ou formosura de teu corpo que com pequena enfermidade se quebrando em de figura não tenho
orgulho êxito habilidade de teu talento que não desagrada diz adeus de quem é tudo bem natural que tiveres não de repúdios melhor que os outros para não seres considerado pior por deus que conhece tudo que há no homem não tem super bestas pelas boas obras porque os juízos dos homens são muito diferentes dos de deus a quem não raro desagrada o que os homens atrás ciente houver algum bem pensa que ainda melhores são os outros para assim de conservadores na humildade nenhum malte farath julgares inferior a todos muito porém se a qualquer pessoa que preferisse
de continuar paz goza humilde no coração do soberbo porém reinam o ciúme ea irritação capítulo 8 deve se evitar a excessiva familiaridade não abra seu coração a qualquer pessoa mas trata de ter os negócios com o sábio e temente a deus com bolsos e estranhos conversa pouco não lisonjeiros ricos nem buscas aparecer muito na presença dos poderosos busca a companhia dos humildes e simples dos devotos e morigerados e trata com eles e assuntos edificantes não tenha familiaridade com mulher alguma mas em geral encomenda a deus todas as que são virtuosos procura intimidade apenas com deus
e seus anjos e foge de ser desconhecido dos homens caridade se deve ter para com todos mas não convém ter com todos familiaridade sucede não raro que uma pessoa de longe da ilha com o esplendor da fama mas de perto desmerece aos olhos dos que a vêem julgamos às vezes agradar aos outros com a nossa intimidade mas antes os aborrecemos com os defeitos que em nós vão descobrindo capítulo 9 obediência e sujeição grande coisa é viver na obediência sob a direção de um superior e não desporto a própria vontade muitos obedecem mais por necessidade que
por amor e por isso sofre e facilmente muro esses não alcançaram a liberdade de espírito enquanto não se sujeitarem de todo coração por amor de deus anda por onde quiseres não achar as descanso senão não mil de sujeição em obediência ao superior a imaginação dos lugares e mudanças há muitos tem iludido verdade é que cada um gosta de seguir seu próprio parecer e mais se inclina aqueles que participam da sua opinião entretanto se deus está conosco cumpre-nos às vezes renunciar ao nosso parecer por amor da paz quem é tão sábio que possa saber tudo completamente
não confies pois demasiadamente entre o próprio juízo mas atende também de boamente ao dos demais se o teu parecer for bom e deixares por amor de deus para seguir isso de outrem muito lucrará com isso com efeito muitas vezes ouvi falar que é mais seguro ouvir e tomar conselho que dá lo é bem possível que seja acertado o parecer de cada um mas não querer ceder aos outros quando a razão ou as circunstâncias ou pedem é sinal de soberba e obstinação capítulo 10 deve se evitar as palavras supérfluos evita quanto puderes o bulício dos homens
porque muito nos perturbam os negócios mundanos ainda quando tratados com pura intenção bem depressa somos manchados e cativos da vaidade quisera eu ter calado muitas vezes e não ter conversado com os homens porque razão gostamos tanto de falar e conversar quando raras vezes voltamos ao silêncio sem trazer à consciência magoada gostamos tanto de falar porque pretendemos com essas conversações ser consoladas uns pelos outros vamos aliviar o coração fatigado por preocupações diversas e ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar ora nas coisas que muito amamos e desejamos ora nós que nos contrariam mas infelizmente muitas vezes
em vão e sem proveito pois essa consolação exterior é muito prejudicial à consolação interior e divina cumprir portanto vigiar e orar para que não passe o tempo ociosamente quando for permitido o conveniente falar fala de coisas edificantes o mau costume o descuido do nosso progresso espiritual concorrem muito para desempenhar momento de nossa língua ajuda muito porém ao aproveitamento espiritual os devotos colóquio sobre coisas espirituais normalmente quando se associam em deus pessoas que pensam e sentem do mesmo modo capítulo 11 a conquista da paz eo zelo da perfeição muita paz poderíamos usar se não quiséssemos ocupar
com os ditos e fatos alheios que não pertencem ao nosso cuidado como pode ficar em paz por muito tempo aquele que se intrometem negócios valinhos que busca relações exteriores que raras vezes e mal se recolhe interiormente bem aventurados os simples porque um de ter muita paz porque muitos santos foram tão perfeitos e contemplativos é que eles procuraram mortificar se inteiramente em todos os desejos terrenos e assim puderam no íntimo de seu coração unir-se a deus e atender livremente a si mesmos nós porém nos ocupamos demasiadamente das próprias paixões e cuidados com o excesso das coisas
transitórias raro é vencermos sequer um vício perfeitamente não nos informamos no desejo de progredir cada dia daí a frieza e tibieza em que ficamos se estivéssemos perfeitamente mortos a nós mesmos interiormente desimpedidos poderíamos criar gosto pelas coisas divinas e algo experimentar das doçuras da celeste contemplação o que principalmente e mais nos impede é o não estarmos ainda livres das nossas paixões e concupiscências nem nos esforçarmos por trilhar o caminho perfeito dos santos basta pequeno contratempo para desvendarmos completamente e voltarmos a procurar consolo ações humanas se nos esforçássemos por ficar firmes no combate como soldados valentes
por certo veríamos de ser sobre nosso socorro de deus porque pronto está ele é socorrer os que pelejam e em sua graça com fio pois ele mesmo nos proporciona ocasiões de combate para que alcancemos a vitória se fizermos consistir nosso aproveitamento espiritual tão somente nas observâncias exteriores nossa devoção será de curta duração ponhamos machado a raiz para aqueles das paixões alcancemos a paz interior custoso é deixar nossos costumes mais custoso porém contrariar a própria vontade mas se não vencer os obstáculos pequenos e fáceis como triunfar as dos maiores existe no princípio a tua inclinação e
rompe com o mau costume para que tenham metas pouco a pouco em maiores dificuldades se bem considerações quanto à páscoa zarinha c quanto prazer daria aos outros se vê esses bem decerto cuidaria das mais do teu adiantamento espiritual capítulo 12 a utilidade das adversidades bom repassarmos algumas vezes por atribuições e contrariedades porque freqüentemente fazem um homem refletir lembrando que vivem no desterro e portanto não deve por sua esperança em coisa alguma do mundo bom encontrarmos às vezes contradições e que de nós faça um conceito mal ou pouco favorável ainda quando nossas obras e intenções sejam
boas isto ou ordenado somente nos conduza a humildade e nos preserva da glória por que então mais depressa recorremos ao testemunho interior de deus quando de fora somos vilipendiadas e desacreditados pelos homens por isso devia o homem firmar se de tal modo em deus que ele não fosse mais necessário mendigar consolações as criaturas assim que o homem de boa vontade está atribulado ou tentado um molestado por maus pensamentos senti logo melhor a necessidade que têm de deus sem o qual não pode fazer bem algum entristece se então geme chora pelas misérias que padece pesa lhe
também o viver mais tempo e deseja que vem a morte levá-lo do corpo e uni lo a cristo então compreendi ainda que neste mundo não pode haver perfeita segurança nem paz completa capítulo 13 a resistência às tentações enquanto vivemos neste mundo não podemos estar sem trabalho e tentações por isso está escrito no livro de jô não tem um homem uma tarefa sobre a terra não são os seus dias como os de um mercenário deve pois cada qual estar sempre alerta sobre as tentações que o assalto e vigiar e orar para que o não surpreenda o
demônio que não dorme e rodeia vos como leão que ruge à procura de quem devorar ninguém a tão perfeito e santo que de quando em quando não têm a tentação e não podemos ser delas totalmente isentos as tentações porém ainda que modestas e graves são muitas vezes de grande utilidade para o homem porque nela se adquire humildade pureza e experiência todos os santos passaram por muitas tentações e tribulações e com elas aproveitaram os que não puderam resistir lhes foram reprovados e perderam-se não há ordem religiosa tão santa nem lugar tão retirado onde não haja tentações
e adversidades enquanto viver nenhum homem estará inteiramente ao abrigo das tentações porque nascidos na concupiscência em nós está a causa pela qual somos tentados mal acaba uma tentação tribulação outras sobrevivem e sempre teremos que sofrer porque perdemos o dom da primitiva felicidade muitos procuram fugir das tentações e nelas caem mais gravemente não basta a fuga para vencê las é pela paciência verdadeira humildade que nos tornamos mais fortes que todos os nossos inimigos pouco adianta quem somente evita as ocasiões exteriores sem arrancar as raízes antes de voltar ão mais depressa às tentações e se achar a
pior pensei lançar melhor com o auxílio de deus a pouco e pouco com paciência e resignação que com importuna violência e esforço próprio tomar mio de concelho na tentação e não sejas desabrido e áspero para o que é tentado trata antes de o consolar como deseja ser consolado a causa de todas as tentações perigosas é a inconstância ea falta de confiança em deus assim como navios em leme é joguete das ondas assim o homem remisso e pouco firme nos seus propósitos é agitado por toda sorte de tentações o ferro aprovado pelo fogo eo justo pela
tentação ignorando muitas vezes o que valemos ea tentação faz nos ver o que somos todavia devemos vigiar principalmente no princípio da tentação porque mais fácil não será vencer o inimigo quando não deixamos entrar na alma enfrentando logo que bater não linear por isso disse o gay atalho no princípio tarde chega o remédio se o mal por longo tempo fundas raízes lançou porque primeiro ocorre a mente um simples pensamento de onde nasci em porto na imaginação depois o deleite o movimento e assim pouco a pouco entra de todos a alma o malvado inimigo porque se não
resistiu ao princípio e quanto mais alguém for indolente ele resistir tanto mais fracos e tornar a cada dia e mais forte o seu adversário uns padecem tentações mais violentas no início de sua conversão outros no fim alguns porém são atormentados quase toda a vida alguns são tentados brandamente segundo a sabedoria da divina providência que pondera as circunstâncias eo merecimento dos homens e tudo pra dispõe para a salvação dos seus eleitos por isso não devemos perder a confiança quando somos tentados antes pedir a deus com mais fervor que se digne ajudarmos na tripulação ele que segundo
a palavra de são paulo com a tentação de usar e também providenciar o meio de saídas bem dela dando vos o poder para suportá-la - portanto nossas almas debaixo da mão de deus em qualquer tentação e tripulação porque ele a de salvar e engrandecer os que são humildes de coração nas tentações e adversidades se ver quanto cada um tem aproveitado nelas consiste o maior merecimento e se patenteia melhora virtude não é lá grande coisa ser o homem de volta e fervoroso quando tudo lhe corre bem mas se no tempo da adversidade conserva a paciência pode
esperar grande progresso algumas aqui venci nas grandes tentações e nas pequenas caem frequentemente para que humilhada anos não presumo desse grandes coisas visto que com tão pequena sucumbem capítulo 14 deve se evitar o juízo temerário volta os olhos para si mesmo e guarda teve julgar as ações alheias quem julga os outros trabalham em vão erram mais das vezes e facilmente peca mas examinando se julgando se a si mesmo trabalha sempre com proveito de ordinário julgamos as coisas segundo a inclinação do nosso coração pois o amor próprio facilmente nos altera a retidão do juízo se deus
for é sempre um único objeto de nossos desejos não nos perturbar íamos tão depressa quando contrariam a nossa vontade muitas vezes existe dentro ou fora de nós alguma coisa que nos atrai em 11 influi muitos buscam secretamente a si mesmos em suas ações e não percebem parecem até gozar de boa paz enquanto as coisas correm a medida de seus desejos mas se de outra sorte sucede logo se inquietam entristecem da discrepância de pareceres e opiniões frequentemente nascem discórdias entre amigos e vizinhos entre religiosos e pessoas que idosos é custoso perderam o costume inveterado e ninguém
denuncia de boamente a seu modo de ver se mais confia cento a razão e talento que na graça de jesus cristo sou raras vezes e tarde será iluminado pois deus quer que nos sujeitamos perfeitamente a ele e que nos levemos acima de toda razão ano inflamados do seu amor capítulo 15 as obras que procedem da caridade por nenhuma coisa do mundo nem por amor de pessoa alguma se deve praticar qualquer mal mas em prol de algum necessitado pode ser às vezes omitir uma boa obra ou trocá la por outra melhor desta sorte a obra não
se perde mas se converte em outra melhor sem a caridade nada vale a obra exterior tudo porém que da caridade procede porém significante desprezível que seja produz abundantes frutos porque deus não atende tanto a obra como a intenção com que a fazemos muito faz aquele que muito ama muito faz quem faz bem o que faz bem faz quem servem mais ao bem comum que a sua própria vontade muitas vezes parece caridade o que é mera o amor próprio por que raras vezes deixam a inclinação natural a própria vontade a esperança da recompensa o nosso interesse
é aquele que tem verdadeira e perfeita qualidade em nada se busca a si mesmo mas deseja que tudo se faça para a glória de deus de ninguém tem inveja porque não deseja aproveitar algum pessoal nem busca sua felicidade em si mas procura sobre todas as coisas ter alegria e felicidade em deus não atribui bem alguma criatura mas refere tudo a deus como a fonte de que tudo procede em que como enfim último acham todos os santos o deleitoso repousar o can diverso uma centelha de verdadeira caridade logo compreenderia a vaidade de todas as coisas terrenas
capítulo 16 a tolerância com os defeitos salinhas aquilo que o homem não pode emendar em si mesmo os demais devem ele tolerar com paciência até que deus disponha de outro modo considera que talvez seja melhor assim para provar sua paciência sem a qual não tem grande valor nossos méritos todavia convém nesses embaraços pedir a deus que te auxilie para que os postos levar com seriedade se alguém como duas advertências não se emendar num com tendas com ele mas encomenda tudo a deus para que seja feita a sua vontade e seja ele honrado em todos os
seus servos pois sabe tirar bem do mal procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros pois tem também muitas que os outros têm de aturar se não de pode modificar como desejos como pretende se ajeitar os outros a medida de teus desejos muito desejamos que os outros sejam perfeitos e nem por isso emendamos as nossas faltas queremos que os outros sejam corrigidos com rigor e nós não queremos ser repreendidos estranho a larga liberdade dos outros e não queremos sofrer recusa alguma queremos que os outros sejam apertados por estatutos e não toleramos nenhum
constrangimento que nos cuidar donde claramente se ver com raras vezes tratamos o próximo como a nós mesmos se todos fossem perfeitos que teríamos então de sofrer nós mesmos por amor de deus ora deus assim disposto para que aprendamos a carregar um sofá dos outros porque ninguém a sem defeito ninguém sem carga ninguém com força e juízo bastante para si mas cumpre que uns aos outros nos suportemos consolidemos auxiliamos instruam anos e aconselhamos quanto à virtude cada um possui melhor se manifesta na ocasião da diversidade pois as ocasiões não fazem um homem fraco mas revelam o
que ele é capítulo 17 a vida monástica aprendi a me negar tem muitas coisas se queres ter paz e concórdia com os outros não é pouco habitar em mosteiros congregações religiosas viver ali sem queixas e perseverar fielmente até a morte bem aventurado é aquele que é e vive bem e termina a vida com fim abençoado se queres permanecer firme fazer progressos considera de como de cerrado e peregrino sobre a terra convém fazer de louco por amor de cristo se querem seguir a vida religiosa e pouca monta são o hábito ea doçura são a mudança dos
costumes ea perfeita modificação das paixões que fazem o verdadeiro religioso quem outra coisa procuras e não somente a deus ea salvação de sua alma só achar atribulações e angústias não pode ficar por muito tempo em paz quem não procura ser o menor e o mais submisso de todos para servir vieste não para mandar lembra de que fosse chamado para trabalhar em sofrer e não para fugas e conversar aqui põe se provam os homens à semelhança do ouro na fornalha aqui ninguém perceberá se não quiser humilhar-se de todo o coração por amor de deus capítulo 18
os exemplos dos santos padres contempla ou salutares exemplos dos santos padres nos quais brilhou a verdadeira perfeição religiosa e verás com pouco ou quase nada é o que fazemos a que é a nossa vida em comparação com a deles os santos e amigos de cristo serviram ao senhor infome sede em frio e nudez em trabalho e fadiga em vigílias e jejum em orações e santas meditações em perseguições e muitos o próprios o quanta secom graves tribulações sofreram os após o uso os mártires os confessores as virgens e todos quantos quiseram seguir as pisadas de cristo
odiaram suas almas neste mundo para possuí las eternamente no outro ok vida austera e modificada levaram os santos padres do deserto que contínuas graves tentações suportaram quantas vezes foram atormentados pelo inimigo quantas orações fervorosas ofereceram a deus que rigorosas abstinência praticaram diesel em fervor tiveram em seu adiantamento espiritual que guerra fizeram para subjugar os vícios com que pura em reta intenção buscaram a deus durante o dia trabalhava e passavam as noites em orações ainda que trabalhando não interrompessem um momento a oração mental todo o tempo empregavam utilmente toda hora lhes parecia breve com vida com
deus e pela grande do sul era das contemplações se esqueciam até da necessária a refeição do corpo renunciavam a todas as riquezas de idades honras amigos e parentes nada queriam do mundo apenas tomavam indispensável para a vida e só com pesar satisfaziam as exigências da natureza assim eram pobres nos bens terrenos mas muito ricos de graças e virtudes exteriormente lhes faltava tudo interiormente porém se deliciavam com graças e consolações divinas ao mundo eram estranhos mas íntimos e familiares amigos de deus a si mesmos tinham em conta de nada e o mundo desprezava mas eram preciosos
e queridos aos olhos de deus mantinham-se na verdadeira humildade viviam em singela obediência andavam em caridade paciência assim cada dia fazia um progresso na vida espiritual e mais adeus agradável esses foram dados por modelos a todos os religiosos e mais nos devem estimular o progresso espiritual do que a multidão dos títulos ao esmorecimento o quanto foi o fervor de todos os religiosos nos primeiros tempos de seus santos institutos quanto à piedade na oração que emulação nas virtudes que austera disciplina segurava então que respeito e obediência aos preceitos do superior reduzi em todos os vestígios que
deixaram ainda testam que foram verdadeiramente valor em santos e perfeitos os que então reunidos combates vencer um mundo hoje já se considera grande quem não é transgressor da regra e com paciência suporta o jogo que se impôs o time e desleixo do nosso estado que tão depressa declinamos do fervor primitivo e já nos causa ted ou viver por tanta negligência e frouxidão oxalá em ti não entorpeça de todo o desejo de progredir nas virtudes já que tantos modelos 20 de perfeição capítulo 19 os exercícios do bom religioso a vida do bom religioso deve ser nada
de todas as virtudes para a que corresponde o interior ao que por fora vem os homens e com razão ainda mais perfeito deve ser no interior do que por fora parece pois lá penetra olhar perscrutador de deus a quem devemos uma referência em qualquer lugar onde estivermos em cuja presença cumprir andar com pureza angélica cada dia devemos renovar nosso propósito e exercitar nos com maior fervor como se esse fosse o primeiro dia de nossa conversão dizendo confortai me senhor meu deus no bom propósito em vosso santo serviço com o cdm começar onde deveras pois nada
é o que até aqui tem o feito à medida da nossa resolução será nosso progresso e grande solicitude exige o cério aproveitamento se aquele que toma enérgica as resoluções tantas vezes cai que será daquele que as tomou raramente ou menos firmemente propõe sucede porém de vários modos deixamos o nosso propósito e raras vezes passa sem dano qualquer leve missão de nossos exercícios o propósito dos justos mais se firma na graça de deus quem sua própria sabedoria nela confiam sempre em qualquer empreendimento porque o homem propõe mas deus dispõe e não estão nas mãos do homem
os seus caminhos quando por motivo de piedade o proveito do próximo se deixa alguma vez o costumado exercício fácil é reparar depois essa falta omitindo porém facilmente por enfado negligência já é bastante culpável essencial prejuízo esforcemo-nos quanto pudermos ainda assim cairemos em muitas faltas contudo devemos sempre fazer um propósito determinado momento encontra os principais obstáculos do nosso progresso espiritual devemos examinar e ordenar tanto no interior como exterior porque ambos importam ao nosso aproveitamento se não podes continuamente está recolhido recorde de vez em quando ao menos uma vez por dia pela manhã ou à noite de
manhã toma resoluções e à noite examina as suas ações como tio veste hoje em palavras obras e pensamentos porque nisso talvez não raro tenha ofendido a deus e ao próximo harmuch varonil mente contra as maldades do demônio refreia água e facilmente refrear as todo o apetite canal nunca esteja de tudo desde o culpado mas lê ou escreve ou reza ou medita ou fazer alguma coisa de proveito comum nos exercícios corporais porém haja toda a discrição porque não convém igualmente a todos os exercícios pessoais não se devem fazer publicamente mais seguro é praticá los secretamente guarda
de ser negligente nos exercícios da regra e mais diligente nos particulares mas satisfeito sim terei fielmente as coisas de obrigação e prefeito se tempo sobrar ocupa de em exercícios conforme te inspirar a tua devoção nem todos podem ter o mesmo exercício um convênio mais a este outro aquele até do tempo depende da conveniência e o atrativo das práticas porque umas são mais apropriadas para os dias festivos outras para os dias comuns de umas precisamos para o tempo de tentação de outras no tempo de paz e sossego em certas coisas gostamos e meditar quando estamos tristes
em outras quando estamos alegres do senhor a volta das festas principais devemos renovar os nossos bons exercícios e com mais fervor implorar à intercessão dos santos de uma para outra festividade devemos preparar-nos como se então houvéssemos de sair deste mundo e chegará a festividade e terra por isso temos aparelhar os dirigentes e mente nos tempos e devoção convida mais piedosa e observância mais fiel de todas as regras como se houvéssemos receber em breve o galardão do nosso trabalho e se for adiado a essa hora tenhamos por certo que não estamos ainda bem preparados nem digno
de tamanha glória que a seu tempo se revelará em nós e tratemos de nos preparar para a morte bem aventurado o cervo diz o evangelista são lucas a quem o senhor quando vier encontrar vigilantes em verdade vos digo que o constituirá sobre todos os seus bens capítulo 20 o amor a solidão e ao silêncio procura tempo oportuno para cuidar de t relembra amiúde os benefícios de deus renuncia as curiosidades e escolhe leituras tais que mais se vão para de confundir que para te distrair se abstiverem de conversações suppé ruas e passeios ociosos como também de
ouvir novidades e boatos acharás tempo suficiente e adequado para te entregar lhes as santas meditações os maiores santos evitavam quanto podiam a companhia dos homens preferindo viver com deus em retiro e se alguém quantas vezes tive entre homens houve menos homem experimentamos muitas vezes quando falamos muito mais fácil é calar de tudo do que não tropeçar em alguma palavra mais fácil e ficar oculto em casa que fora dela ter a necessária cautela quem pois pretende chegar a vida interior e espiritual importa que se afaste da tuba com jesus ninguém sem perigo se mostra em público
senão quem gosta de esconder se ninguém seguramente fala senão quem gosta de calar ninguém seguramente manda senão que perfeitamente aprendeu a obedecer não pode haver alegria seguro sem o testemunho de boa consciência contudo a segurança dos santos estava sempre misturada com o temor de deus nem eram menos cuidadosos e humildes em si mesmos porque responder se ão em grandes virtudes e graças à segurança dos maus porém nasce da soberba e 'presunção e acaba por enganar se a si mesmo nunca de texto por seguro nesta vida ainda que pareça sou religioso o devoto ermitão muitas vezes
os melhores no conceito dos homens correram graves perigos por sua demasiada confiança por isso para muitos é melhor não serem de todo livres e tentações nós que sejam freqüentemente combatidos para que não confiem demasiadamente em si nem se exaltem com soberba nem tão-pouco busquem com lance as consolações exteriores ó quem nunca buscasse alegria transitória neste mundo cuidasse de consciência pura teria ontem arredasse todo bom cuidado para sua cuidar das coisas salutares e divinas quando toda a sua confiança em deus de que grande paz e sossego usaria ninguém é digno da consolação celestial se não quem
se retratar com diligência na santa compulsão se queres com gente de coração entra em seu quarto despede todo polícia do conforme está inscrito como give us envolve os cubículos nascer lá chorando que fora dela muitas vezes perde-se a cela bem guardada causa do surto e pouco freqüentada gera enfado se bem aguardar es e habitares no princípio de sua conversão ser tea depois querida companheira e sua vice cônsul no silêncio em sossego faz progressos uma arma de volta e aprende os segredos das escrituras ali ele acha fonte de lágrimas com que todas as noites se lava
e purifica para tanto mais de perto une seu criador quanto mais retirada viver o tumulto do mundo aquele pois que se aparta de seus amigos e conhecidos ver a aproximar-se deus com seus santos anjos melhora está solitário tratar de sua alma que descurando a fazer milagres merece novo religioso que caro sai que foge de ser visto pelos homens e nem procura vê los para que queres ver o que não tinha lícito possuir passa o mundo e sua concupiscência a inclinação sensual convida a passeios passada porém aquela hora que nos fica senão consciência pesada e coração
distraído a saída alegre muitas vezes sucede um regresso triste ea véspera deleitosamente uma triste manhã assim todo gosto canal entra suavemente no fim porém remove e mata que poderás ver a lurdes que é que não vejo eis aí o céu ea terra e todos os elementos deles foram feitas todas as coisas que poderá ver em alguma parte estava debaixo do sol por muito tempo pensas talvez satisfazer plenamente mas não conseguirás civis diante de ti todas as coisas que seria ser não vão fantasia levanta os olhos a deus nas alturas e pede perdão dos seus pecados
e negligências deixa as vaidades para os fúteis tu porém atendeu que deus te manda fecha atrás de a porta e chama tem jesus amado fecha de com ele em sua cela por que tanta paz em outra parte não achar as se não tivesse saído e escutar os rumores do mundo melhor teria conservado a santa paz enquanto vulgares de ouvir novidades terá que sofrer desassossego do coração capítulo 21 a compulsão do coração se queres fazer algum progresso conservas e no temor de deus e não busques demasiada liberdade e freia antes todos os seus sentidos com a
disciplina e não te entregues avô alegria procura compulsão do coração e achará a devoção à compulsão descobre tesouros que a dissipação bem depressa costuma desperdiçar é de estranhar que o homem jamais possa nesta vida usar perfeita alegria se considera seu exílio e pondera os muitos perigos de sua alma pela leviandade do coração e pelo descuido dos nossos defeitos não percebemos os males de nossa alma e muitas vezes rimo luz frivolamente quando com razão devemos chorar não há verdadeira liberdade nem perfeita alegria sem o temor de deus e boa consciência de todo aquele que pode aportar
desse todo estorvo das distrações e recolher-se com santa compulsão de todo aquele que rejeita tudo que ele possa puxar o agravar a consciência pelé já varonil leite um costume com o outro se vence se souberes deixar os homens eles deixaram fazer duas boas obras no time todos em coisas alheias nem que implique nos negócios grandes olha sempre primeiro para ti e é de moeda de com mais particularidade que a todos os teus amigos não tem tristeza a falta dos humanos favores mas pela lítio não víveres com tanta cautela e prudência como convém um servo de
deus e de voto religioso mas o time mais seguro é para o homem não ter nesta vida muitas consolações movimente sensíveis todavia se não temos o raramente sentimos o consolo divino a culpa é nossa porque não procuramos a compulsão do coração nem rejeitamos de todo as ruas consolações exteriores reconhece que é indigno da consolação divina mas antes merecedor de muitas aflições quando um homem está perfeitamente confundido logo se torna enfadonho e amargo o mundo todo o homem justo sempre acha bastante matéria para fingir se chorar pois quero olhe para si quer para o próximo sabe
que ninguém passa esta vida sem atribulações e quanto mais atentamente se considera tanto mais profunda é a sua dor matéria de justa mágoa e profundo pesar são nossos pecados e vícios aos quais de tal sorte estamos presos que raras vezes podemos contemplar as coisas do céu se mais a miúdo pensasse na morte que numa vida de muitos anos não há dúvida que tu emenda seria mais rigorosa se também meditasse seriamente nas penas futuras do inferno do purgatório creio que sofreria de bom grado trabalhos e dores sem recear nenhuma austeridade mas como estas coisas não nos
penetrou o coração e amamos ainda os regalos ficamos frios e muito tímidos é muitas vezes pela fraqueza do espírito que este miserável corpo se queixa tão facilmente pé depois humildemente é o senhor que te deu o espírito de compulsão e disse com o profeta alimenta me senhor compondo as lágrimas e da minha bebê em abundância a água do meu pranto capítulo 22 à consideração da miséria humana miserável serasa onde quer que estejas e para onde quer que volte se não de voltares para deus o que aflige só quando não decorrem as coisas a seu gosto
e vontade quem é que tem tudo a medida de seu desejo nem eu nem tu nem homem algum sobre a terra ninguém há no mundo sem nenhuma tribulação ou angústia quer seja requer papa quem é que vive mais feliz aquele decerto que sabe sofrer alguma coisa por deus dizem muitos mesquinhos e tíbios olhar que boa vida tem este homem com o rico é com grande poderoso que a alta posição olha tu para os bens do céu e verás que nada são os bens temporais mas muitos insetos e onerosos pois nunca vivi sem temor e cuidado
quem os possui não consiste a felicidade do homem na abundância dos bens temporais basta ver a mediania ou viver na terra é verdadeira miséria quanto mais espiritual quer ser o homem mais amarga ele será a vida presente porque conhece melhor e mais claramente ver os defeitos da humana corrupção porque o comer bebê de lar dormir descansar trabalhar estar sujeito a todas as demais necessidades da natureza é tudo na verdade grande miséria e aflição para o homem espiritual que deseja estar exemplo disto e livre de todo pecado sim muito o primeiro se sente o homem interior
com as necessidades corporais neste mundo por isso roda o profeta de deus de volta à mente que o livre delas dizendo livrai me senhor das minhas necessidades mas ai daqueles que não conhecem a sua miséria e outra vez ai daqueles que amam esta miserável e corruptível vida porque alguns tão apegados a ela posto que mal arranjem o necessário com o trabalho com a esmola que se pudessem viver aqui sempre nada se lhes daria do reino de deus 11 insensatos e duros decoração que tão profundamente jassem apegados à terra que não gostam se não das coisas
canais infelizes sentiram no fim para sua desgraça a vileza eo nada de tudo quanto amaro dos santos de deus e todos os fiéis amigos de cristo não tinham em conta o que agradava a carne nem o que nesse mundo brigava mas toda sua esperança intenção se fixavam nos bens eternos todo o seu desejo se e levava para as coisas invisíveis e perenes para que o amor do visível não arrastasse a desejar as coisas inferior não percas irmão meu a confiança de fazer progressos na vida espiritual ainda tem tempo e ocasião porque queres adiar sua resolução
levanta-te começa já e dise agora é tempo de agir agora é tempo de planejar agora é tempo próprio para mim emendar quando estás atribulado e aflito é tempo de merecer é preciso passar expor fogo e por água antes de chegarmos a um refrigério se não quiseres violência não vencerá os vícios enquanto estamos neste frágil corpo não podemos estar sem pecado nem viver sem enfado e do bem quisermos descanso de toda a miséria mas como pelo pecado perdemos a inocência perdemos também é verdadeira felicidade por isso devemos ter paciência e confiar na divina misericórdia até que
passe esta iniqüidade e o que é imortal seja absorvido pela vida como é grande a fragilidade humana inclinada sempre é um mal hoje confessa os teus pecados e amanhã começa outra vez os mesmos que confessasse resolve agora cautelar ti e daqui a uma hora de portas como quem nada se propôs com muita razão nos devemos humilhar e não nos terem grande conta já que estão frágeis somos então em constantes assim facilmente se pode perder pela negligência o que tanto nos custou adquirir com a divina graça que será de nós no fim se já estão sendo
somos tivemos ai de nós se assim procuramos repouso como se já estivéssemos em paz e segurança quando nem sinal aparece em nossa vida da verdadeira santidade bem necessário nos fura que nos instrui simus de novo como os noviços nos bons costumes talvez que a cinveste esperança de alguma emenda futura e maior pro peço espiritual capítulo 23 a meditação da morte muito depressa chegar até o fim neste mundo depois como de prepara-se hoje está vivo o homem e amanhã já não existe entretanto logo que se perdeu de vista também se perderá da memória o segredo revela
do coração humano que sua cuida do presente sem olhar para o futuro de tal modo que deve haver em todas as suas obras e pensamentos como se fosse já a hora da morte se tivesses boa consciência não teria muito a morte melhor for a evitar o pecado que fugiu da morte se não estás preparado hoje como estará amanhã o dia de amanhã em certo e quem sabe se que será concedido que nos aproveitar vivemos muito tempo quando tampouco nos emendamos o nem sempre trazem venda longa vida senão que aumenta muitas vezes a culpa ou chalá
tivéssemos um dia sequer devido bem neste mundo muitos contam os anos decorridos desde a sua conversão freqüentemente porém é pouco fruto da emenda se é tanto para temer o morrer talvez seja ainda mais perigoso viver muito bem aventurado aquele que medita sempre sobre a hora da morte e para ela se dispõe cada dia se já viste alguém morrer reflete que também tudo passará pelo mesmo caminho pela manhã pensa que não chegará à noite e à noite não te prometo do dia seguinte por isso anda sempre preparado e vive de tal modo que não encontre a
morte desprevenido muitos morrem repentina e inesperadamente pois na hora em que menos se pensa virar o filho do homem quando vier àquela hora derradeira começará a julgar muito diferentemente toda a tua vida passada e do oeste há muito ter sido tão negligente remisso qual feliz e prudente é aquele que procura ser em vida como deseja que eu ache a morte pois o que gera grande confiança de morte é abençoada é o perfeito desprezo do mundo o desejo ardente do progresso na virtude o amor à disciplina o rigor na penitência a prontidão na obediência a renúncia
de si mesmo ea paciência em sofrer por amor de cristo qualquer adversidade muito fácil eu praticar o bem enquanto estação mas quando o enfermo não sei o que poderá as poucos melhoram com a enfermidade é raro também se sacrificam os que andam em muitas peregrinações não com fins em parentes e amigos nem protege para mais tarde o negócio de tua salvação o que mais depressa do que pensas que esqueceram os homens melhor a providenciar agora e fazer algo de bom do que esperar pelo socorro dos outros senão cuida de ti no presente e quem cuidará
de ti no futuro muito precioso é o tempo presente agora são os dias de salvação agora é o tempo favorável mas que pena não empregaremos melhor podendo nele merecer a vida eterna tempo virar e desejar lhes um dia uma hora sequer para tua emenda e não sei se alcançar as ora meu caro erro de quanto os perigos que poderia livrar e de quanto os terrores fugir se sempre andar sistema nervoso e desconfiado da morte procura agora de tal modo viver que na hora da morte que possas antes alegrar que temer aprendi agora desprezar tudo para
então poderes voar livremente a cristo castiga agora teu corpo pela penitência para que possa então ter legítima confiança o loco o que pensas viver muito tempo quando não tem seguro nem um só dia quantos têm sido logrados e de improviso arrancados ao corpo quantas vezes ouvi se contar morreu este a espada afogou-se aquele este outro caindo do alto quebrou a cabeça morreu comendo ou transpirou jogando estes se terminaram pelo fogo aqueles pelo ferro uns pela peste outros pelas mãos dos ladrões e de todos é o fim a morte e depressa qual sombra acaba vida do
homem quem se lembrará de ti e depois da morte e que rezará por ti fase já irmão caríssimo quanto puderes pois não sabes quando morrer as meio que sucederá depois da morte enquanto tens tempo a junta riquezas e mortais só com rui bento a salvação ocupante só nas coisas de deus grangeia agora amigos venerando os santos de deus e imitando suas obras para que ao sair desta vida que recebam nas eternas moradas considera de como os pedir peregrino neste mundo como se nada tivesse com os negócios da terra conserva livre teu coração e henrique do
adeus por que não pensa que morada permanente para lá dirigir suas preces e gemidos cada dia com lágrimas a fim de que mereça atual uma depois da morte passar venturosa mente é o senhor amei capítulo 24 o juízo e as penas dos pecadores em todas as coisas olha o fim e de que modo estará diante do severo juiz a quem nada é oculto que não se deixa placar com dádivas nem aceita desculpas mas que julgará segundo a justiça homens r 1.000 insensato pecador que responderá a deus conhece todos os seus crimes se as vezes que
amedronta até o olhar de um homem irado porque não ter cautelas para o dia do juízo quando ninguém poderá ser desculpado ou defendido por outrem mas cada um terá as que fazem por aí agora o trabalho é fruto ozu o teu pronto aceito o teu gênero ouvido satisfatória a sua contrição grande e salutar purgatório tem nesta vida o homem paciente sem júri ado mais se dói da maldade alheia que da ofensa própria se de boa vontade e roga por seus adversários e de todo o coração perdoou os agravos sinam tarde em pedir perdão aos outros
se mais facilmente se compadece do que se irrita se constantemente faz violência a si mesmo e se esforça por submeter de todo o a carne é o espírito melhor é espiar já os pecados e extirpar os vícios que adiar a expiação para mais tarde com efeito nos enganamos a nós mesmos pelo amor desordenado que temos a carne que outra coisa a devorar aquele fogo senão os teus pecados quanto mais tipos agora e segue a carne tanto mais cruel será depois o documento e tanto mas nem a juntas para a fogueira naquilo em que o homem
mais pecou será mais gravemente castigada ali os preguiçosos serão incitados por aviões ardentes e os gulosos serão atormentados por violenta fome e sede os impúdicos e voluptuosos serão banhados em pesa dente e fé do enxofre e os invejosos levaram de dor à semelhança de cães curiosos não há vício que não tem o seu tormento especial ali os soberbos serão acabrunhados de profunda confusão e os avarentos oprimidos com extrema penúria além de ser a mais cruel ora de suplício do que cem anos aqui dá mais rigorosa penitência ali não há descanso nem consolação para os condenados
enquanto aqui às vezes sessa o trabalho e nos consolam os amigos relembra agora chora deus pecados para que no dia do juízo esteja seguro entre os escolhidos pois é erguer se ão naquele dia os justos com grande força contra aqueles que os oprimiram e desprezaram então se levantará para julgar aquele que agora se curvou humildemente é o juízo dos homens então terá muita confiança o pobre e humilde mas o beco estremecerá de pavor então se verá que foi sábio neste mundo quem aprendeu a ser louco e desprezado por amor de cristo então dará prazer toda
a tripulação sofrida com paciência ea iniqüidade não abrirá a sua boca então se alegraram todos os idosos e se entristeceram todos os índios então mais voltará a carne modificada que se fora sempre no 30 em delícias então brilhará o hábito grosseiro esgotaram as vestimentas preciosas então terá mais apreço pobre tugúrio que o dourado palácio mas valerá a paciente constância que todo o poderio do mundo mas será engrandecido a singela obediência que toda a sagacidade do século mas satisfação dar a pura e boa consciência que adulta filosofia mas valerá o desprezo das riquezas que todos os
tesouros da terra mas se consolar a lembrança de uma devota oração que a de inúmeros banquetes mas folgará de ter guardado silêncio do que ter falado do mundo mais valor terão as boas obras que as lindas palavras mas agradará a vida austera e árdua penitência que todos os gols dos terrenos desde agora podem ser um pouco para bull parte mais graves sofrimentos no futuro experimenta agora o que pode sofrer mais tarde se não podes agora sofrer tão pouca coisa como suportará os eternos suplícios se tanto de repugnância o menor incômodo que fará então o inferno
certo é que não pode excluir dois golos de lei tarde neste mundo e depois reinar com cristo se até hoje tivesse vivido sempre em honras e delícias que aproveitaria isso se tivesse que morrer neste instante logo tudo é vaidade exceto o amor a deus e só ele servir pois quem ama a deus de todo o coração não teme nem a morte nem o castigo nem o juízo nem o inferno porque o perfeito amor da assegura o acesso a deus mas quem ainda se delicie no pecado não é de estranhar que tema morte o juízo todavia
é bom que se do mal não se aparta o amor refreiam - o temor do inferno aquele porém que despreza o temor de deus não poderá por muito tempo perseverar no bem e depressa cairá nos laços do demônio capítulo 25 a fervorosa emenda de toda a nossa vida ser vigilante e diligente no serviço de deus e pergunta tinha mild a que vieste para que deixasse mundo não será para viver por deus e tornar se homem espiritual depois confirmou o caminho da perfeição porque em breve receberá o prêmio dos seus trabalhos nem afligiram daí por diante
de temores nem dores agora terá algum trabalho mas depois achar as grandes repouso e perpétua alegria cito permanecer sphiel e diligente no seu serviço deus sem dúvida a fiel e generoso no prêmio deve se manter firme esperança de alcançar a vitória mas não convém considerá-la garantida para não cair snatch bezão na presunção certo homem que vacilavam muitas vezes ansioso entre o temor ea esperança estando um dia a caminhada pela tristeza entrou numa igreja e diante de um altar prostrado em oração dizia consigo mesmo só se eu soubesse que havia de perceber a logo viu em
si a divina resposta se tal soubesses que farías fase já o que então fizeram e estará às bem seguro com solado imediatamente e confortado abandonou sua divina vontade e sou ansiosa perplexidade desistiu da curiosa indagação acerca do seu futuro aplicando-se antes em conhecer qual fosse a vontade eo perfeito agrado de deus para começar e acabar qualquer boa obra espera no senhor e faze boas obras diz o profeta habita na terra e será aposentado com suas riquezas há uma coisa que esfriem muitos o fervor do progresso e zelo da emenda o horror da dificuldade ou o
trabalho da peleja certo é que mais que os outros aproveitam as virtudes aqueles que com maior empenho se esmeram em vencer a si mesmo naquilo que lhes é mais penoso e contrariam mais suas inclinações porque tanto mais aproveita o homem e mais copiosa graça merece quanto mais se vence assim mesmo e se modifica no espírito não custa igualmente a todos vencer se multiplicar se todavia o homem inteligente e por fim o zhu fora mais progressos ainda que seja combatido com muitas paixões que outro de melhor índole porém menos rigoroso em adquirir as virtudes dois meios
principalmente ajudam muito a nossa emenda e venha ser apartar-se valorosamente das coisas às quais viciosamente se inclina natureza e por fiar em adquirir a virtude de que mais se a mister aplica se também evitar e vencer o que mais desagrada nos outros procura tirar proveito de tudo se vejam houve relatar bons exemplos anima de logo a imitá los mas se reparares em alguma coisa repreensível guarda de fazê la e sim igual falta caísse procura emendar-se logo dela assim como observa nos outros também eles observam aqui que alegria e gosto ver o irmão cheio de fervor
e piedade bem acostumados e morigerados tristeza porém aflição vê los andar desnorteados e descuidados dos exercícios de sua vocação que prejuízo descurar os deveres do estado e aplicar se o que deus não exijo lembra-te da resolução que tomate e põe diante de ti a imagem de jesus crucificado com razão que envergonhar as considerando a vida de jesus cristo pois até agora tampouco procurar se conformar se com ela estando há tanto tempo no caminho de deus o religioso que com solicitude perdoa se exercitou na santíssima vida e paixão do senhor e achará nela com abundância tudo
quanto lhe é útil e necessário e escusar a buscar coisa melhor fora de jesus óssea entrasse em nosso coração jesus crucificado quão depressa e perfeitamente seríamos instruídos o religioso cheio de fervor tudo suporta de boa vontade e executam ele mundo um relaxado e equilíbrio porém encontra a tripulação sobre tribulação sofrendo de toda parte angústia é que ele carece da consolação interior ele é vedado buscar o exterior o religioso que transgride a regra um disposto a grande ruim quem busca vida como daí menos austera sempre estará em angústia porque uma outra coisa sempre lhe desagrada que
fazem tantos outros religiosos que guardam austera disciplina do claustro raro saem vivem retirados sua comida e parca seu hábito grosseiro trabalham muito fala um pouco vigiam a de tarde levantou se cedo rezo muito nem com freqüência e conservam se em toda a observância e olha como os cartuchos ou sister ciências e os monges e monjas das diversas ordens se levantam todas as noites para louvar o senhor vergonha pois seria se tu fosses preguiçoso obra tão santa quando tamanha multidão de religiosos em toronto divina são o dia o se nada mais tivesse que fazer senão ou
para a deus nosso senhor decoração e boca você nunca precisar se comer nem beber nem dormir mas sempre pudesse atender aos louvores de deus e aos exercícios espirituais então seria muito mais de todos do que agora sujeito a tantas exigências do corpo poxa lá não existe sem tais necessidades mas houvessem só aquelas refeições que ai tão raro gozamos quando o homem chega ao ponto de não buscar a sua consolação e nenhuma criatura só então começa a gostar perfeitamente de deus e anda contente aconteça o que acontecer então não se alegra pela abundância nem se entristece
pela penúria mas confia inter em filme em deus que ele é tudo em todas as coisas para quem nada parece nem morre mas por quem vive em todas as coisas e há curvas e no confronto e dão o pds de sempre do fim e que o tempo perdido não volta sem empenho e inteligência jamais alcançará as virtudes se começares a ser tíbio logo de inquietar as se porém procurares a fervor arte a chorar as grande paz e sentir as mais leve o trabalho com a graça de deus e o amor da virtude o homem fervoroso
dele gente está preparado para tudo mais penoso é resistiram os vícios e as paixões que a fadiga se em trabalhos corporais quem não evita os pequenos defeitos pouco a pouco cai nos grandes alegrar ç ã é sempre à noite se tiver empregado bem o dia fingia sobre te anima ti ea de moeda de evitam os outros como vivem não descuide de ti mesmo tanto mais aproveitar as quanto maior for a violência que fizeres amém
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