E aí E aí [Música] E aí E ai que bom ter a sua companhia ainda aqui no nosso curso básico de teologia estudando história da igreja nós temos caminhado aí com a história do protestantismo nessas últimas aulas vindo da Europa aí acompanhando aí na sua trajetória até à América EA sua formação a sua consolidação a os avivamentos norte-americanos que foram tão importantes para construção no protestantismo na América mas antes de chegar no Brasil e antes de nós estudarmos o protestantismo dentro do Brasil é muito importante entender sobre o surgimento do pentecostalismo e a sobre isso
que a gente vai conversar hoje na grande falta de Movimento Pentecostal historicamente falando nós podemos dizer que as primeiras manifestações Pentecostais elas podem historicamente é montadas até o século 18 o movimento Metodista foi implantado porque nele nesse movimento Metodista na liderada pelos irmãos Wesley a ele defendia essa ideia de santidade esse movimento de santidade ele proclamava esse conceito Wesley anos de perfeição Cristã como uma segunda obra da Graça distinta da justificação é o Primeiro Momento historicamente que a gente vai ver essa ideia né desse processo de santificação de perfeição Cristã como uma segunda etapa depois
da justificação interessante que quando a gente vê os escritos de Wesley a ao comentar algumas pessoas que entraram em esses em um dos seus cultos ele diz o seguinte Essas manifestações podem até ser ou não verdadeiras mas ele desentendiam e começaram a desenvolver essa ideia de uma de um segundo momento depois da justificação dentro da experiência de conversão como um momento de santificação ou como alguns defendem né o batismo no espírito santo como uma a segunda benção os primeiros grupos Pentecostais na conseguiram sua membresia das igrejas válidas wesleyanas não é um grupo de metodistas e
em muitos casos dos quais esses grupos vieram de grupos renovados onde elas começaram Batistas metodistas presbiterianos o primeiro grupo enfatizavam o falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo e temos de data a gente pode definir que provavelmente foi na abertura do butterball colete em topeka Kansas a um instituto bíblico dirigido por Charles farra a que fundou essa escola no anno de mil novecentos e Primeiro de Janeiro d1901 os alunos desse Colégio estava estudando a obra do Espírito Santo e uma das alunas ali naquele grupo chamada Agnes ozman ela pediu a seus colegas
que ele se pusessem as mãos para que ela recebesse o espírito santo ela falou em línguas e mais tá Os estudantes também falaram línguas já diz Para Ele abriu uma outra escola em 1905 na cidade rioston no Texas e foi lá que William Samuel se tornou discípulo de barra algum tempo depois a olhei Eu sei mas ele foi pregar em Los Angeles um sermão baseado em Atos Capítulo 2 Versículo 4 declarando que Deus teria uma terceira benção além da Santificação e da justificação que seria um batismo do Espírito Santo após ele ser expulso da igreja
isso gerou um desgaste muito grande esse tipo de pregação e essa fala ele começou reuniões nas casas das pessoas e mais tarde se tornou o líder de uma missão localizada no número 312 da rua azusa na cidade de Los Angeles no ano de 1906 a projetor iadores historicamente esse movimento da rua azuza é o Marco do início do Movimento Pentecostal e nessas reuniões falar em línguas se tornou muito comum e as pessoas que vinham a visitá-la tiveram experiências similares e levaram a mensagem para outros países a gente pode dizer então que a missão da rua
azusa é a mãe do pentecostalismo mundial a e essa missão se chamava missão Apostólica da fé e se o nome durou até 1914 quando foi mudado para Assembleia de Deus muito jovens pregadores e aspirantes a pregadores e eu ter contato com ele eu sei meu para receber esses dons foi assim que Gunnar vingren e Daniel Berg é os fundadores da Assembleia de Deus o Brasil se tornaram Pentecostais em 1908 um ano antes em 1907 o pastor chamado William dom ele recebeu December os dons e abriu a sua própria missão também na cidade de Los Angeles
ela ficava na Norte é vinil 943 por que que eu sou importante é porque William e mais tarde nessa missão vai alcançar a luz franciscon futuro fundador da Congregação Cristã do Brasil e ele recebe os seus dons e posteriormente ia dar origem a esse novo movimento a rádio transmundial é um veículo de comunicação presente em oitenta por cento do planeta e que tem como objetivo levar as boas novas do Evangelho aos que não a conhecem bem cômoda crescimento e maturidade Cristã aqueles que desejam servir a Deus de forma integral mais informações em www.transmundial.org.br transmundial para
todo mundo ouvir né e é uma alegria muito grande nós apresentarmos a você a Faculdade Teológica Batista de São Paulo que dias em 1957 tem capacitado líderes homens e mulheres para que conheça uma palavra de Deus para que conheça a teologia para que conheça uma prática ministerial e também saiba interpretar esse mundo para a igreja Venha conhecer a faculdade vem assistir uma aula aqui conosco sem compromisso e [Música] [Música] é bom quando a gente fala de pentecostalismo vale a pena a gente diferenciar a dentro desse movimento algumas subdivisões né que a gente chama de pentecostalismo
neopentecostalismo e alguns até definem um grupo chamado de Pós pentecostalismo ao longo da história como a gente pode defender isso pentecostalismo javali pentecostalismo clássico a gente pode dizer que fazem parte desse grupo né Congregação Cristã no Brasil Igreja Assembleia de Deus abençoe evangélica pentecostal do Brasil e esse tempo o clássico que ele acaba surgindo em meados na década de 70 aqui no Brasil quando alguns pesquisadores norte-americanos acrescentar a designação clássica as denominações Pentecostais do início do século para distingui-las de outras Pentecostais ou carismáticos que surgiram a partir da década de 50 do século 20 no
pentecostalismo histórico como já foi apresentado ele é um movimento missionário de caráter o e possui uma dinâmica própria e é dando muitos traços dos movimentos de santidade da Inglaterra e dos Estados Unidos particularmente no movimento Metodista então a ênfase principal né a gente tava comentando ali de Charles parceria essa evidência inicial do falar em línguas o que comprovaria que um crente foi batizado pelo Espírito Santo e também a questão das visões e das profecias É lógico que curas e exorcismos também são presentes mas nesse grupo Pentecostal clássico a ênfase principal Marco fundante e a batismo
com o Espírito Santo e a consequência evidência disso em falar em línguas a partir daí é uma classificação para o segundo grupo dentro desse movimento que são os neopentecostais nos anos 50 né do século 20 mas o novo grupo Pentecostal que vai fazer dos milagres da cura divina a sua principal ervas de diferente do primeiro grupo onde a Eva 11 é justamente a questão o dom de línguas a entretanto assim a marca fundante e o aspecto doutrinário principal vão permanecer inalteradas esse segundo grupo Pentecostal conhecido né como neopentecostais não é liderado a pela Igreja do
Evangelho Quadrangular não é quando a dois atores de cinema americano vão chegar no Brasil e aí a gente fala de Brasil por volta de 1951 um outro aspecto marcante do grupo neopentecostal é difusão por meio do rádio que era considerada até então pelo pentecostalismo clássico como uma atividade mundana é uma quebra de paradigma a Nesse caso a Igreja do Evangelho Quadrangular que vai criar a primeira escola teológica Pentecostal nós poderemos definir que dentro desse grupo A gente pode incluir ainda a igreja pentecostal o Brasil para Cristo Igreja Pentecostal Deus é Amor a Igreja de Nova
Vida Casa da Benção e até mesmo a Metodista Wesleyana a vale a pena também destacar a 1 o grupo que é tratado como a os pós Pentecostais o que seria os Poços Pentecostais essa é uma nomenclatura que é pouco usual entre os que estudam pentecostalismo e em alguns casos pode até se observar os próprios após Pentecostais acusarem a Igreja Pentecostal história que ser posso Pentecostal Por que trariam comportamento frio hein credo né nessa discussão A a gente tem usa isso de uma de uma maneira diferente mais importante aqui o aspecto da ruptura né a gente
marcaria esse grupo chamado de posse Pentecostal porque ele se mantém com alguns elementos do pentecostalismo histórico como a cura a oração mais se nota uma excessiva importância na figura do Espírito Santo agora a grande ênfase desse grupo e eu chamo aqui de posse Pentecostal ela passa a ser o exorcismo e na ação dos demônios e associado um grande eu fazer a na teologia da Saúde na teologia da prosperidade a marca dessa terceira geração Será que a gente pode chamar assim a que eu chamo de pós pentecostalismo ela deixa de ser a línguas ela deixa de
ser né o batismo Espírito Santo como segundo a bênção ela deixa de ser a questão a dos milagres da cura divina mas a marca do posso pentecostalismo está diretamente ligada à expulsão de demônios EA Teologia da prosperidade só umas características que é lógica de uma maneira muito introdutória a gente consegue definir esse Movimento Pentecostal que começa nos Estados Unidos da história que a mente ali como o marco a rua azusa no movimento liderado por lancei meu mais que o longo da história vai ter desdobramentos mas sofrer divisões a sofrer com pinturas e até mesmo na
sua ervas na sua característica teológica então Pentecostais clássicos a ênfase batismo o Espírito Santo e línguas como evidência de se bate e neo-pentecostais a ênfase nas curas e nos milagres posso Pentecostais a ênfase está no Exorcismo A responsa de demônios e essa Teologia da saúde e da prosperidade do Sucesso como uma marca desses grupos é óbvio que isso tem outros desdobramentos mas vale a pena você se aprofundar e buscar e literatura adequada para conhecer um pouco mais desses movimentos que fazem parte aí do nosso cotidiano histórico no Brasil e