é muito boa noite boa noite pessoal e aí mas como vocês vão começar mais uma aula dessa vez uma aula de ceticismo e cinismo ou cinismo e ceticismo e hoje eu quero apresentar para vocês o nosso sumário vamos lá posso tomar é o seguinte a gente vai falar hoje sobre si mesmo ceticismo nessa continuidade e filosofias helenísticas e é a penúltima aula eu diria é a penúltima aula sobre filosofia antiga a aula que vem vai ser sobre a um panorama sobre a filosofia antiga a gente vai rever cronologicamente é ligar os pontos digamos assim aula
passada por substâncias no ceticismo estoicismo e epicurismo se você não viu eu aconselho fortemente que você veja e ela de hoje vai ser feliz você decide um conseguinte pontos a gente vai passar ali pelas convenções sociais e a noção de anádia externo tá difícil agora mas daqui a pouco vai ficar fácil a busca da eu fiquei a autarquia é uma o nome grego aqui usado pelos clínicos e os exercícios de apatia o apateia em são quatro práticas quatro praticante por cínicos usavam que são essenciais para que a gente hoje entenda no ceticismo a gente vai
passar pelo ceticismo acadêmico pelo ceticismo pirrônico e ali pelas práticas sete dicas propriamente ditas porque assim quando a gente fala de filosofias helenísticas como um todo não tem como falar de prática né não tem como não falar de prática na verdade porque todas elas visam a uma filosofia de vida ou a filosofia de vidro ou de modo como conduzir a boa vida então aqui a gente fez esse ciclo de filosofias helenísticas e é isso porque e o anuncio a aula mas eu faço ali os nossos anúncios de nossos recados e não quero deixar de dar
recado para você não porque olha só se você enxerga valor no que a gente faz e claro tá as possibilidades econômicas eu sempre te convido a ser o nosso apoiador lá no catarse no isso não é filosofia e nem que já estão aqui embaixo nos comentários e na descrição do vídeo a gente aumentou os nossos apoiadores de semana passada para cá eu falei para você que cada vez mais a gente a gente cresce com os nossos apoiadores graças a eles que nós temos esse projeto e já não dá mais para ler os apoiadores o joão
pediu para ir hoje não hoje eu vou poupar vocês de ler todos esses nomes mas eu agradeço a cada um de vocês vocês sabem quanto vocês são essenciais nesse projeto e é isso se você enxerga valor considera ser um soprador mais se você não enxerga o valor ou melhor dizendo se você enxerga valor mas não tá dentro das suas possibilidades econômicas nos apoiar ainda tem muito conteúdo para você tem o nosso instagram e estão a filosofia também o link está aqui na descrição do vídeo no instagram tem um link em que você tem acesso a
outros outros portais para nos contactar mas o que interessa mesmo e no instagram todo sábado sim todo sábado sexta-feira tem esta aula e todo sábado tem eu e a professora natasha reneman discutindo sobre a aula de hoje a gente responde as perguntas de vocês então assim ó e já coloca a sua dúvida aqui no chat assim que ela pintar para você não esquecer porque eu vou junto com a professora natacha rena uma reúne todas essas rugas a gente vai responder a todas elas amanhã no instagram as 5 horas da tarde então é a melhor coisa
que a gente faz é nos reunir no sábado me divirto e aprendo para caramba com a natasha e tá sendo isso sensacional para mim e principalmente assim se você for lá eu tenho certeza que você vai aproveitar porque as suas dúvidas vão ser tiradas então tá convidado já nosso instagram estão nas filosofias 5 horas da manhã e eu e a professora natasha rennalls estamos chegando suas dúvidas ao vivo numa live no instagram tem esse conteúdo e também tem o conteúdo dos ossos telegram você e o nosso telegram a gente envia áudios de perguntas que a
gente não consegue responder no canal e também a gente tá com uma série de áudios de mitologia mitologia já tem dois áudios de mitologia o mais recente é o mito das cinco eras da humanidade a era de ouro prata bronze a era do heróis e a nossa você conhece esse mito é um dos mitos fundantes da civilização ocidental o primeiro foi o mito de prometeu é só você entrar é de graça você não paga nada e é isso aproveita certo então feito isso recados tem só o último que assim se não está dentro das suas
possibilidades e impossibilidades econômicas você pode estar acessando tudo que a gente tem mas eu te peço uma coisa assim tem um formulário que a gente abre para saber mais de você que curte o que a gente produz e também tá na descrição então formulário do google que você preenche com poucas questões dizendo um pouco mais sobre quem você é e também dizendo que que você espera do canal porque assim às a linha o nosso conteúdo para o modo como a maioria dos nossos acompanhantes aqui nossos apoiadores sendo eles ou não com apoiador de com dinheiro
é prefere então é muito importante para a gente que você coloque suas informações formular mesmo mesmo mesmo mesmo que ajuda bastante a gente a produzir conteúdos e a pensar em conteúdo escute então só isso vamos nessa então introdução aqui ó se prepara se prepara porque a aula de hoje tem conteúdo para caramba e assim não tem esse conteúdo por aí pela internet não viu é um conteúdo do intermediário por difícil eu vou pedir a sua colaboração intelectual cara fecha todas essas almas que estão abertas aí e vem comigo se permite aprender aqui porque o conteúdo
não é fácil de acompanhar eu diria não tá o cinismo é um pouco mais uma dizer que seja um pouco mais complicado mas eu adoro essas duas essas duas disciplinas por quê o cinismo e ceticismo são dois temos que a gente usa até hoje na plano é cínico flor né sete começa aqui esses termos correspondem a origem deles na grécia é o que a gente vai ver hoje vamos lá então assim introdução ao mesmo que a gente disse para filosofia estoque para seus recursos vale aqui tá todos esses quatro estoicos e epicuristas céticos e cínicos
são filósofos iluministas e falar em filosofia para filósofos helenistas é falar em filosofia de vida é falar em filosofia enquanto sabedoria a concepção de filosofia para os clássicos não sócrates platão e aristóteles é uma uma concepção de busca de busca pelo conhecimento o filósofo não é o ignorante mas também não é o sábio aqui mudou um pouco o filósofo passa a ser o sábio o sábio aquele que detém o conhecimento e não há nenhum problema é uma concepção de filosofia também ou seja em busca da sabedoria e da chegada a sabedoria então o mesmo vale
aqui para esse filósofo e assim deixa eu voltar para cá para transmissão então assim a preocupação principal deles é ética é teórico-prática assim eles filosofão para ter a vida boa para ter a vida dos cínicos céticos e é isso aí você tem que entender então fica com isso na cabeça para poder entender as propostas deles todos eles também querem chegar aquele conceito principal que nós vemos aula passada qual é o da ataraxia você lembra o que que significa ataraxia ataraxia significa tranquilidade da alma significa imperturbabilidade do espírito ou seja aquela condição em que uma vez
que você tá encontre o alcance você encontra um estado de plenitude de imperturbabilidade nada consegue tirar do eixo esse é o digamos um bem supremo dos filósofos helenistas todos todos queriam cansado de certo modo a ataraxia o que para eles eu ia é a mesma coisa que eu da harmonia lembra que o da harmonia é um termo grego que a gente traduz hoje por felicidade ataxia e felicidade para eles a mesma coisa então o ideal aqui só para lembrar você o ideal aqui aqui a imperturbabilidade do indivíduo e não necessariamente a a estabilidade da polly
zhou da comunidade é o que a gente deve alcançar diferentemente do aristóteles lembra que você viu o lado aristóteles a felicidade por aristóteles era localizada anápolis a felicidade a que ela é individual quase quase quase quase como nação moderna de indivíduo aqui é um próton indivíduo talco a gente consegue na modernidade faz é isso é isso ataraxia eudaimonia imperturbabilidade do espírito é a salvação que está em jogo aqui tá bom então lembrando isso lembrando esses conceitos vão e assim mergulhar no cinismo e para mergulhar no cinismo eu vou fazer uma introdução breve aqui e nas
introdução vou falar sobre os seguintes pontos o que é a origem da palavra sínico ou cínico como quem foi o diógenes de sinope um dos principais personagens dessa escola o principal melhor dizendo e cinismo é ou não é filosofia né porque se parece muito pouco com o modo como os filósofos filosofão de verdade vamos dar dois argumentos para dizer que é sim filosofia assim para começar no quadro de da escola de atenas do rafael lá no renascimento você já viu esse quadro certamente você sabe que no centro do quadro estão platão e aristóteles não sabe
disso mas você sabe onde é que tá o diógenes aqui o principal filósofo cínico olha onde é que tá o diógenes ali ó o george ele é um dos poucos filósofos é um dos poucos filósofos que tá jogado né que tá jogado que tá o carlos e tal tá ali uma posição descontraída se você sabia que esse era o dior gente comenta que que eu quero saber se você já sabemos que esse é o diógenes esse é o diógenes jorge descontraído diógenes tem apegos a bens materiais é esse é o cara mas vamos vamos conhecer
um pouco mais da teoria por trás dessa descontração toda aqui pra gente fala em cinismo a gente fala de dois nomes principalmente são mais tá tem muito mais nome especialmente no mundo romano mas na grécia dois homens principais primeiro o antes e segundo o diógenes de sinope destino tem muito diógenes no mundo antigo george seu nome tão comum quanto o joão é hoje no brasil esse aqui é o george destino senão que era uma colónia grega que fica ao de mente é fora de atenas o dior gente foi apenas e lá ele era considerado um
estrangeiro estrangeiro na grécia quer dizer em atenas ela o ateniense antístenes diógenes antístenes o antes tente foi discípulo o acompanhante a lei do grupo particular do sócrates o antístenes foi discípulo de sócrates o diógenes foi discípulo do antes como é que foi essa fundação como é que foi a fundação do cinismo e da onde é que deriva o nome olha lá a origem da palavra vem dessa palavrinha aqui ó que nós que nosso que nosso traduzido para o português significa cachorro sim cão cachorro curioso né olha só então assim que nós deu origem a palavra
cinismo mas como assim qual foi o processo de evolução dessa dessa até chegar em cinismo tá bom começa no peru antes tênis e foi discípulo de sócrates assim como você sabe né o aristóteles fundou o liceu a escola de filosofia dele ou platão fundou a academia a filosofia dele e o antes não tinha grana não tinha grana ele pegou um ginásio abandonado esse ginásio abandonado saca só o nome desse ginásio era chamado de cinosargo ninguém sabe muito bem porque que ele é chamado de cinosargo mas a palavra cinosargo deriva da palavra que nós cachorro e
ar goste e quer dizer tanto veloz quanto a branco a cor branca sabe a depender do contexto argos quer dizer veloz ou branco de modo que era o ginásio do cachorro velozes onde nós do cachorro branco a gente nem sabe dizer porque tem esse nome mas mas o antístenes reunir de pessoas para falar sobre filosofia para falar sobre a filosofia uma dessas pessoas foi um estrangeiro um estrangeiro que vindo lá de sinop chamado diógenes chamada de ó gente o diógenes aqui na verdade encarna é o ideal cínico e não antes tênis porque você sabe que
como você aprender aula passada o nome dos movimentos de né é muito em decorrência também do nome do local onde eles aconteciam do tipo estoicismo você já aprendeu aula passada vende estou a que é o pórtico que aquela aquela varanda que fica entre a entrada ea porta propriamente dita dos prédios públicos lá que ela entrada coberta lá com os pilares aquilo lá eu estou a os históricos se reuniram ali então de ficavam chamado como os do e estou arroz do pórtico e por aí vai agora comum você não me as pessoas pelo local onde elas
se encontravam de modo que os discípulos do batista iniciantes eram conhecidos como os do cinosargo ou os cães por causa da origem da palavra cinosargo os cães mais diz a tradição diz a tradição que foi o diógenes eu acredito o seguinte ó e já que eles nos tratam como cachorros né no chamam de cachorros então que nós nos comportamos como tais o diógenes teria dito isso e teria assumido assumido a postura de um cão mas não cão desses que você tem em casa um cão desses de dondoca digamos assim um cão desse que vai para
o pet shop em um cão desses que ia cheirosinho não ficam de rua aonde rua e é isso o cinismo deriva da palavra cão porque a filosofia do cínico é comportar-se como um cão mas por que que o cão tem de especial é isso que a gente vai ver é isso que a gente vai ver então vamos nessa vamos nessa porque assim ó e assim o diógenes diógenes não tem inscritos é conhecidos por nós a tradição registra que ele escreveu alguma coisa mas nada sobre ele viu só o que contam que ele fez e ele
assumiu assim como o sócrates na o antes não foi discípulo de sócrates o diógenes obviamente conhecia os óculos então temos influência clara aqui o sócrates e sabe na aula de sócrates nós devemos não escreveu nada a eles sem por opção né não escreveu nada assim como sócrates ele também toma a filosofia como prática de vida assim a filosofia se dá não na medida em que o escrevo sobre filosofia mas na medida em que eu vivo de acordo com o que eu penso ser o certo e tudo que a gente tem dele é esse modelo de
conduta como se fosse um cachorro como se fosse um cachorro mas vamos colocar mais uma explorar mais porque a gente tem são casos de vida dele na porque ele escreveu mais um sobreviveu nada até nós e por que eles comportava e do modo como ele se comportava emissões de moral são tiradas então assim a gente fosse formalizar mais ou menos como a gente tem acesso a figura do diógenes e ela mente é uma não é uma é uma a história que ou começa assim perguntado sobre x diógenes respondeu y aí daí a gente tira uma
moral ou a o vx diógenes disse y geralmente a histórinha assim isso configura inclusive uma espécie de gênero literário da antiguidade ou seja usa a gente analisa as histórias que dele vieram devia terceiros e dessas histórias a gente tenta extrair via processo indutivo né do particular para o geral uma espécie de filosofia é basicamente assim a gente procede quando a gente fala sobre o diógenes e sobre o cinismo na sente então assim tem uma história essa história fundante na minha opinião para você pegar a tônica de quem era o diógenes dizem que o george saiu
lá de sinop fugido porque o pai dele foi pego falsificando moedas é mas o pai dele era um falsário e moeda em grego é nomisma nos mesma só que não moço também se refere a costumes quando eles viram leis novos que deu origem a norma na na nossa linguagem de hoje da origem é a palavra que designa os costumes quando eles viram leite quando eles passam a ser instituídos de modo que nomes uma também se refere a costumes na grécia antiga e tem uma história que é meio que um trocadilho um jogo de linguagem aí
que o jorge teria feito eles assim meu pai falsifica moeda meu pai e falsifica nomes mas eu faço fico numa mesma mas o nome ismair já tem outro significado eu faço fico costumes ter um trocadilho troca de alho aí que também é muito comum na antiguidade nesses troca de aliás sempre foi comum na literatura assim na bíblia tá cheio de trocadilhos shakespeare x trocadilhos platão os trocadilhos e de ordens não seria diferente mas que ele ele também aqui fez uma brincadeira ou uma referência se você quiser é o modo como sócrates segundo platão teria dito
que seria o seu metro lembra da maiêutica que é porque eu até com trapos na hora do sockets.io elencos é a maior dica sendo o método socrático e platônico e o elenco ou sendo um método socrático socrático né porque o sócrates também se justifica dizendo que o que ele faz exatamente o que a mãe dele fez tá mãe dele era a carteira de modo que o diógenes está fazendo algo parecido ele tá se justificando remetendo a sua prática ao seu pai para o seu pai o que também era uma brincadeira muito comum de ser feito
tá esse é o diógenes ele tem por função tornar falsos tornar falsos ou seja duvidar da veracidade dos costumes a digamos que a prática de vida dele inteira gira ao redor dessa dessa tese central eu oi gente tem a função de mostrar para você o quanto os costumes que você acha que são tão duradouros são perenes tão incontestáveis na verdade não passam de isso mesmo costumes e portanto convenções e portanto nada naturais então entendi o diógenes nessa tônica massa atômica como falar um pouco agora sobre essa relação entre cinismo e filosofia né porque o número
do canal é isso mais filosofia né quem não quem nunca viu os vídeos do canal na verdade o vídeo principal do canal novo de boas vendas explica por que que é isso na filosofia isso na filosofia tem a ver com que a gente escutava na universidade o gente propõe a fazer alguma coisa de sair um pouco da academia professores e colegas que o apoio na filosofia parece mas não é sério deixa disso porque a gente falecido dior gente né pois uma filosofia isso aí é é provocação porém simples né provocação por e simples e tem
alguns alguns setores da filosofia kiki discordam disso que dizem que o cinismo é assim filosofia e eles costumam dar dois argumentos e eu tô entre esses caras que diz que o cinismo assim filosofia por mais que ele não tem escrito mas que não tem um tratado por mais que ele não tem um conjunto de teses orgânicas como os outros filósofos tem dá para argumentar que o cinismo a filosofia por dois pontos de vou te mostrar aqui são eles os seguintes primeiro o cinismo é um pensamento a serviço da vida elevada da vida digna da vida
boa assim como toda a filosofia antiga é toda filosofia antiga só se constitui enquanto pensamento que se direciona a vida boa a vida levada à vida digna por um grego não gostava de viver como para nós de baixo tá para nós é um direito humano à vida um grego não reconheceria esse direito humano a não ser que ele acrescentar esse esse direito a esse direito o adjetivo boa seria um direito humano então o direito à vida boa o direito à vida não vá e se a vida não for boa então ela não vale a pena
ser vivida só não vale a pena ser divididas o ceticismo é uma espécie de filosofia com vistas a vida boa tanto é que ele prefere viver a escrever aterrorizar portanto nesse sentido ele é fiel à filosofia não tenho que tirar nem por aqui nesse sentido ele é assim filosofia e outro sentido a gente poderia dizer que ainda que o ceticismo seja um tanto quanto provocativo você vai já vejo provocação tipo de ordem de fazia eles comportavam como um cão de modo metafórico portanto lá tia e mordia as pessoas você vai já ver como é que
eram esses os ativos e mordidos era uma provocação o efeito pedagógico era lógico que é feito é esse o efeito de trazer o interlocutor traseiro interlocutor para conversa para reflexão e para tirar ele da inércia do dia a dia que faz com que nós não pensemos então a provocação o latido a mordida metafóricos metafórico faz com que haja um efeito didático faz com que haja um efeito porque não retórico de desestabilização desestabilização só com esse efeito que o platão chamava de dálmata em grego quer dizer maravilhamento quer dizer espanto ou aristóteles também usavam a mesma
palavra para conhecer feito de maravilhamento e desconta que a gente começa a filosofar a gente sai da estabilidade entendi então ceticismo melhor dizendo o cinismo perdão você mesmo tem os dois tem os dois elementos portanto porque não dizer que ele é sim filosofia então eu estou entre os historiadores da filosofia que o defendem então cinco ceticismo cinismo ser confundida filosofia cinismo é a sofia vai se gomes primeiro elemento da prática clínica convenções sociais e a nádia eu vou falar sobre a origem dessa palavra vou falar sobre o causo lembra que a gente sabe o que
é o cinismo ter nos causos por georges e a lanterna ele carregava e o george c platão tem um episódio do dia olha gente com platão aqui que diz o que que essa a nádia e por fim é bom falar um pouco sobre a masturbação e o diógenes aqui tá bom vamos nessa a origem da palavra a nádia é grego e quer dizer falta de pudor falta de pudicícia como se diz em português arcaico falta de pudor falta de pudor é um valor cínico não ter pudor olha só como é diferente de nós né não
ter pudor ou seja não ter vergonha não ligar para o que os outros dirão é ser nesse sentido total e se livre do olhar alheio a nádia ausência de pudor ele tomava como princípio o george sanadia porque ele olhava para os cães falava olha começar as criaturas são livres simplesmente porque elas não estão nem a rir porque os outros são pensando delas elas fazem as suas necessidades na frente dos outros tanto defecar a cultura e na quanto fazer sexo elas comem onde bem entendem e se lambuzam quando bem entendem elas não se perturbam como uma
risada de escárnio que porventura alguém dirija a elas portanto ex aí um modo de vida um modo de vida levado modo de vida que não se importa com coisas não importantes nós seres humanos sabemos que por mais que nós saibamos que o olhar alheio não deveria importar tanto assim para que nós faz para que nós enfim no julgamos digno de alguma e ainda que nós sabemos disso mas nós também sabemos que a gente se importa querendo ou não a gente se importa nesse sentido o george queria chamar atenção a gente não é tão elevado quanto
um cachorro a gente não é tão levado quando o cachorro poodle cachorro faz ele não pergunta ele faz isso não faz dele né certamente alguém mal educado você quer saber ninguém mais sócio amigo generoso tem um cachorro é o noel mas quando ele quer fazer as coisas ele faz como ele tá em satisfeito di latte ele tá com fome ele pede ele tá com vontade de fazer nos estados ele faz e tá tudo certo ele não se perturba olha a ataraxia aí o cachorro o gato também poderá ser né para gente que é mais contemporânea
só que na época os gatos não tão famosos assim na grécia pelo menos o cachorro tem ataraxia nele assim então se o objetivo do homem é chegar a ataraxia lembra imperturbabilidade do espírito então imitemos os cachorros falta de pudor o dono tá com nada então tem um episódio de falta de pudor que é famoso você já sabe lanterna outro dia um você sabe que tá ficando famosinho quando tem jeito aí né nos seus comentários outro dia um rei ter foi no vídeo de hoje aqui do canal falou assim o animal chamou de animal não sei
se ele tava me elogiando porque o vídeo sobre o cinismo ou se ele tava me ofendendo fica questão aí se você acha ele tava me elogiando bota aí nos comentários se você acha ele tava me atendendo me fala aí também possuem um animal é não existia lanterna na idade média eu não entendi porque ele falou idade média também se o diógenes estava lá na grécia antiga mas enfim ele deve ser mais inteligente que eu e essa inteligência não alcanço mas só para esclarecer tá pessoal lanterna o substantivo que se refere não só as lanternas elétricas
que nós temos hoje lanterna substantivo que já existia antes da eletricidade tá então quando eu digo lanterna aqui eu não estou me referindo a lanterna que nós conhecemos hoje mas a lanterna avidamente a vela né a outro tipo de combustível que não seja o elétrico então os jorges todos você já sabe andava pelas praças públicas de de atenas com a lanterna em pleno dia procurando um homem você encontra você viu um homem por aí você viu um homem por aí e você você viu um homem por aí e tem várias e várias representações do diógenes
procurando um homem ele ficava com um homem e perguntar você viu um homem por aí você viu o homem para as pessoas o ridicularizavam as pessoas região da cara dele ele falava assim que esse cara esse cara é maluco já aí já pegava a forma do filósofo tal qual a gente tem nessa isso é um filó se liga final tivesse mesmo pode fazer minha voz vai todo maluco aqui o a moral da história você sabe né amor a vitória era ele adorava trocadalhos adorava trocadalhos e quando eles falavam homem ele não queria dizer um homem
físico né um homem ali na frente dele que ele é um homem de verdade um homem de verdade para ele é um homem que é a gente vai deixar que a gente fez aqui do cinismo homem autossuficiente um homem livre um homem que é sábio e que tem todas as condições de alcançar ataraxia esse homem ele não consegui encontrar não mesmo e o que ele queria com essa anedota né esse esse passar pelo ridículo de propósito isso é muito difícil né cara quem que passaria pelo ridículo de propósito o diógenes diógenes porque não tem pudor
não interessa se as pessoas vão me dele ele ele não tá nem aí tacou a isso não é importante se não é importante isso é uma um exemplo dia a ausência de pudor eu vou ridicularizar os outros eles vão achar que eu tô sendo ridículo quando na verdade que está sendo ridícula eles é isso é isso e outra situação que ilustra esse fato é o encontro dele com platão sabe que o diógenes era afrontoso afrontoso e conta a tradição que certa vez ele chegou lá na academia do platão e levou um frango depenado e jogou
lá no meio dos sábios dos filósofos que eles estavam pelo sintoma de plantão esse aí é o teu homem ele foi foi embora aqui tem uma definição do patrão de que o homem seria o bípede o bípede sem penas ou bípede implume é uma definição do platão o homem é o bípede sem penas oi e aí o jorge pegou um frango que é bípede de tenor tirou as penas falou aquele homem para isso aqui olha nossa aqui patrão tá aqui o teu homem ou seja é trolado diógenes trovador ele fazia essas coisas diz a tradição
o que é sabe algumas atitudes a gente pode ter em relação a quem nos dirigiu algumas palavras duras tá uma dessas atitudes é simplesmente ridicularizar o george nos adorava ridicularizar os outros é claro que certamente platão e os seus amigos não sentiram nada mas o jorge josé assim é para as pessoas acham que está sendo ridículo contra a verdade ele quem tá ridicularizando então esses são aqui dois casos de anália anália ausência de pudor e por fim a relação dele com a masturbação abre que eu vou mostrar em uma foto aqui nem tem pelo menos
nas minhas pesquisas não consegui encontrar ele se masturbando mas e o que que o que coloquei esse tópico né porque a tradição também diz que ele se masturbava em público em público e se você não entende a postura do george você acha que isso é simplesmente maluquice e não é o que que não é simplesmente maurício é o seguinte sentido assim porque você tem que entender que o diógenes tem como filosofia de vida como propósito de sabedoria digamos assim mostrar o quanto o que a gente considera normal e por extensão natural não é nem normal
nem natural o quanto os valores que nós tomamos como a inabaláveis os valores sociais as convenções sociais não são inabaláveis lembra que o modelo de comportamento dele e pelo pelo pela ataraxia pelo modo como alcance ataraxia é o cão é o cão cães não se masturbam cães não se masturba mas que a gente fazem sexo e olha só que o que é mais chocante cães fazem sexo tem uma música do mamonas assassinas conhece veste inclusive com mães irmãs e tias e já pensa a essa música do mamonas a e por que cachorros fazem sexo com
mãe e irmãs e tias na com parentes próximos porque essa regra não existe na natureza percebe a gente vem inclusive para a antropologia humana antropologia humana né é um rei ter pegando esses comentários vai descer hora tá vendo ele é burro antropologia humana é quando a gente vai para um topologia uma das teses mais basilares lá do clube levistro por exemplo é que o homem quando só começa a ser homem propriamente né e não mais um animal quando ele institui ali algumas regras basilares e a regra fundante da justamente essa de não cometerem sexto que
tem sexto é o relacionamento sexual amoroso com parentes próximos então a instituição da proibição do incesto é algo humano convencional é o que dá origem a nós humanos como nós somos que hoje está milênios literalmente milênios de distância dessa discussão mas ele percebe e a tradição também diz que essas regras que nós consideramos intocáveis o pronto re conector nós iríamos convenções sociais convenções sociais e para que nós enxergamos a nossa sociedade tal qual existe convenções sociais necessárias para que não existe tomamos uma sociedade tal qual ela existe o que o jorge tá querendo dizer o
seguinte não perca de vista que é só uma convenção não pega de visto que é só uma convenção e se você não ter tiver consciência aqui só uma convenção você vai ser preso por que você escolheu de uma regra que não deveria te prender e portanto vai impedir que você viva uma vida mais plena e portanto menos perturbada enfim o diógenes muita gente pergunta o george seria preso hoje victor provavelmente ele seria preso hoje provavelmente o pudor passou a ser um valor ocidental né depois da grécia em roma principalmente com o cristianismo passou a ser
um valor ocidental inclusive garantido em legislação no como por exemplo a figura penal do atentado contra o pudor seja devem ter ouvido falar disso o atentado contra o pudor e garante que pessoas como diorges não são aceitas ou bem aceitas em nossa sociedade isso por lei tô sim certamente o george seria preso hoje mas veja eu não quero que você analise o filósofo pela perspectiva jurídica porque pela perspectiva jurídica é fácil ele seria preso falei pronto problema resolvido eu quero que você ou análise e eu isso que nos interessa que cristão aula de filosofia pela
perspectiva filosófica que que ele tava querendo quando ele quando ele se propunha a chocar as pessoas então ele estava querendo fazer porque as pessoas considerassem ou pelo menos refletissem na convencionalidade das regras sociais na não naturalidade das regras sociais sabe por isso ele se masturbava em praça pública para dizer olha beijo por que que você se um tanto comigo me masturbando se isso aqui é natural se sortear natural e por que que você se indigna como que é natural e com uma série de coisas que são convencionais e que acontecem e que deveriam tinha indignar
tanto quanto isso não tinha dig não enfim reflexão no fundo no fundo é essa é assim é claro que a curiosos e eles não era discursivo pelo menos as histórias que não chegaram não eram de desportividade mas é isso a gente sempre tem que interpretar esses casos essas narrativas de modo a estabelecer ali o ensinamento filosófico entendi esse é o nosso papel então eu não vou mostrar fotos aqui que não interesso mas essa lição segundo ponto é a busca da autarquia ou autarquia e vou falar sobre a origem da palavra vou falar sobre outro caso
do diógenes e o jarro e vou me corrigir no vídeo que eu tenho que ir no canal sobre de hoje eu me embora quando eu vou explicar isso aqui mas aqui vai ficar registrado e vamos falar sobre aquele caso do diógenes e do alexandre e do george c a cuia que é o seguinte a origem da palavra autárkeia significa na origem autossuficiência a autarquia marquei aqui vem de ar quer no governo origem autarquia seria o autogoverno o autogoverno você conseguisse oi gente por si sem depender de coisas externas olha a tônica aqui da filosofia helenista
né então assim o caso do jorge e do jarro é o seguinte é segundo a fonte que eu que eu eu consultei que esta sobre a qual eu já falei ah deixou mudar aqui segundo o nestor luiz cordeiro não havia não havia a não havia barris na grécia antiga naquela época ou ao barril não não havia sido inventado então quando a gente fala que o diógenes morava num barril e isso seria anacrônico porque o bairro não tinha sido inventada o que havia um jarro só que como na nossa cabeça né barril barril barril barril é
tão comum no vídeo que eu fiz do georges no canal eu falo eu acabo de falar eu acabei de falar e no minuto seguinte eu falo não mas eu não barril que ele morava e na verdade é jarro por essa fonte aqui pelo menos então tem umas fotos dele nesse jarro essa aqui é a foto lá do cargo de atendente mais em seguida tem esse esse jarro aqui né que seja um grande vaso você não grande vaso mas em seguida como tem fotos quer dizer melhor dizendo figuras na pinturas ele também posteriormente eu já aparece
ele com barris lá mas porque essas pinturas são feitas em momentos históricos muito posteriores aqui de novo ele aparece com um jarro e não como um barril para mente aqui como um cachorro então dizem que o chaves foi foi inspirado no diorgenes quem conta isso muito é o mário sérgio cortella só que sinceramente falando e aí e não tem nenhuma fonte que diz que o chávez teria se inspirado no diorges nenhuma fonte confiável de verdade aliás eu vou eu vou pedir sua ajuda porque quando eu digo que não tem nenhuma fonte obviamente eu tô dizendo
que não tem nenhuma fonte que eu conheça você conhece alguma fonte fora o mário essa record tela que tenha dito assim textualmente o chaves foi inspirado no diógenes porque eu não encontro essa fonte e quando e quando eu cortei ela fala ele também não cita a fonte ele só fala que foi inspirado alguém já leu aí a a biografia do criador do chaves por um acaso para ver se o olho da claro é isso se você já leu por favor comenta que eu quero muito saber eu nunca encontrei textualmente isso sendo dito tá me ajuda
me ajuda então faltando aqui é isso ele morava num barril porque o ideal de vida dele autárquica né autossuficiente dizia para ele morar é de modo que ele dependência e aliás é curioso aqui aquela historinha né você já ouviu da sua mãe ou do seu pai a seguinte frase enquanto você morar sob meu teto e aí você vai obedecer as minhas regras eu vi essa frase tem muito a ver com que eu quero te explicar aqui pelo seguinte enquanto você mora no perto de alguém não é sob o teto de alguém é claro que você
está subordinado a essa pessoa né geralmente são seus pais mas vai que você tá morando na casa de alguém então então essa noção né alguém livre de verdade nesse sentido do ditado é alguém que não tem teto alguém que pode morar em qualquer lugar da ideal de autarquias aqui ó então tá e o episódio dele com alexandre outras ele com alexandre conhecido de vocês também né a variações inclusive por causa de rei tem de novo aqui né sempre tem um jeito aqui tá insatisfeito sempre sempre aí teve um cara que foi comentar lá também no
vídeo de hoje do dizer assim cara por que que você não diz exatamente o que o george disse quando ele encontrou alexandre você dentro do box palavras do dior gente aí eu não responde né porque caro não sobreviveu nada do diógenes tô vendo isso tudo que a gente sabe é aquele que não chegou por terceiros e obviamente há várias versões então existe esse negócio do que o diógenes teria dito de verdade não existe e não existe simples assim então não tem porque você exige isso tem versões já que ela que podar uma versão aqui não
tem a versão vamos sim tem várias versões aquele espalhando já ro outro que ele não estaria no jarro enfim tem várias fotos sobre isso também figuras gravuras é vários vários vários aquele não está apresentando precisar a lição é a seguinte não o ideal de autarquia tá aqui ou seja o alexandre o grande chega até ele e oferece para ele tudo que ele quiser é só você me pedir de ordens e eu atenderei a gente estava lá e a história conta que o george só pede uma coisa ele pede alexandre por favor por favor já que
você me dá tudo que eu pedi só afasta um pouquinho que você tá entre eu e o sol aqui eu tô exatamente no meu banho de sol só isso que eu quero de você e isso acaba mas qual eles são então alison assim veja se eu aceitar o favor de um poderoso amor minha liberdade não acabou minha autarquia né e nem um poderoso te faz um favor por fazer não existe isso né essa é uma das interpretações possíveis momento em que o diógenes aceitará se ali por favor do alexandre acabou a autarquia do dia a
gente acabou não existe mais de hoje estaria a lista ordenada alexandre e é isso então o que o que o que vale é o governo disse o xau poderia simbolizar o conhecimento também como simbolizar ali no cartão tem várias simbologias em relações entre o filósofo e conhecimento ninguém pode se se colocar em várias simbologias mas o principal na minha leitura é a autarquia eu sou livre eu não posso aceitar favor seu se você tem um favor seu acabamos liberdade tá bom então tá e a cuia saco engraçado porque na cuia era assim né e diziam
que o diógenes não dava só até aqui de sacanagem mostraram para ele olha hoje tem um moleque ali que tomar água sem comer só com a mão só com a mão a joice falou que não é possível cara aí foi lá ver o moleque aí eu te falo como é que tomava água só com a mão aí quando deu a gente vai saber se ele jogou fora falou assim em casa nem a cuia necessária se eu quero ter uma vida se eu quero ter uma vida verdadeiramente livre eu tenho que jogar essa cuia porque ela
já tá me prendendo e jogou coisa porque ele que ele tem uma vida livre enfim causos causos e por fim por fim a apatia ou apateia que significa vou falar origem da palavra vou colocar colocar mais um causo aqui a origem da palavra seguinte apateia é ausência de paixões é ausência de impulsos é você se treinar deliberadamente para que os impulsos inveja conta de você uma vez que esses impulsos a conta de você você já não é mais de você você tá longe da ataraxia percebe se você tá longe lá terá que ser você tá
longe da vida é sábia portanto você tem que cultivar apateia ausência de paixões e tem esse caso que contam dele e certa vez pegaram diógenes ali com a mão estendida e tirada por uma estátua mais tato e aí eles riram dele da casa dele como sempre sozinho né que ridículo e tal e perguntado de hoje gente qual é porque você tá pedindo com a mão estendida para estado ele falou assim só com a mão estendida para histórica que é para que eu me acostume com os fracassos da vida que é óbvio que a estrada nunca
vai me dar uma esmola mas é esse o intuito eu também acostumar com as pessoas recusando coisas para mim e serão exercício do de hoje a gente vai se acostumar com fracasso enfim alguns estudiosos e esse honesto que eu tô no qual eu tô me baseando coloca um esses três princípios a nada e a autarquia ea pátria em três pilares os três pilares ali da filosofia cínica na ausência de pudor autossuficiência ea ausência de paixões o grande conceito a conexão tá indo e venda né o grande conceito é o conceito de às vezes acho que
existe paz que existem origem a palavra ascese ascese ascensão sabe levantamentos em ascensão às vezes deu origem apalavra sesi aqui muito estilosos que vão usar nomeadamente schopenhauer vai usar muito são palavras unity também vazamentos a palavra guarde essa palavra é que a gente chegar no shopping na unit e você recobre as que existe nesse sentido aqui é um exercício um exercício de hábito mesmo de vida mesmo para que você cada vez mais se desapegue não dependa do que é exterior é você achou dores bens materiais e paixões esse exercício o esperado de desapego dessas coisas
para que você alcance a tranquilidade se chama às vezes é mais fácil de ascensão e espiritual você se desapega das coisas que te prendem tá chegando ataraxia via às vezes imagina às vezes a sesi como uma subida mesmo com uma subida mesmo só que uma subida metafórica de despreendimento das coisas a ascensão digamos assim bom então pensa como a elevação ascensão certo essa é a filosofia cínica essa filosofia cínica você quer saber como ela tem muito a ver com a filosofia dos estoicos porque ela tem muito a ver com a filosofia dos históricos por que
cronologicamente falando os cínicos vieram antes que os ensino depois então geralmente a gente contra a põe ali epicuristas e estoicos mas se eu quisesse ir numa ordem estritamente cronológica quem inaugura a filosofia helenista ou helenística são os cínicos lembra que o antístenes era era discípulo de sócrates e que o diógenes tem um caso com platão lá ele joga o galo incluem a galinha e como ele na na academia então eles são contemporâneos ao sócrates e platão estão lá cronologia eles vêm primeiro eles influenciam de certo modo todas as outras escolas helenísticas assim é claro que
todas as outras tem aço a realização filósofo no sentido de escrever de se agruparem comunidade tal o dior gente você já sabe a essa altura ele é conhecido como uma radicalização da filosofia né ele era conhecido como o sócrates chora só o sócrates tornando louco o socket já era a música de atenas se lembra disso o cara que perturba todo mundo o diógenes era o cara que perturbava a enésima potência por isso que não só grades tornando louco por isso certo modo funciona como um paradigma de um arquétipo dias filósofo e o filósofo que incomoda
né a gente tem até hoje essa imagem do próximo que incomoda o papel que você vai incomodar o giorges hoje cara não seria aceito meu diria tranquilamente por ninguém você acha muito engraçado ouvir falar do diógenes mas eu acho que você não aguentaria um dia com georges você não aguentaria o jorge tem por princípio a franqueza ele não tem meias palavras tá com ele não e ele vai machucar seus sentimentos e fala e o papel dele enquanto o filósofo é chegar a mostrar para você o quanto você tá errado nem que ele tem aqui te
chocar para isso então ele serve muito mais com market for né como modelo do que como alguém com quem a gente conviver ia mas é isso mas é isso esse é o george se você curtiu o diógenes mesmo mesmo comenta aqui qual dos conceitos nos três que eu falei a nada ea pátria o ataque a ti capturou mais comenta aqui que eu quero saber então vamos lá vamos pro ich7 coisa agora os céticos os céticos eles eles já são ali cronologicamente falando cronologicamente falando bem posterior hoje bem postei hoje só que uma coisa que tem
que saber eles são posteriores de um ponto de vista mas eles são contemporâneos do cinismo epicurismo o tipo de outro ponto de vista o que na real não tem ao contrário das outras escolas no ceticismo um único grande filósofo ceticismo é muito mais um termo um termo de reconstituição de uma tradição que demorou muito tempo para se constituir olha que eu tô te falando o ceticismo é um termo de reconstituição de uma tradição que demorou muito tempo para se constituir e eu vou te mostrar isso inclusive na origem da palavra enquanto os outros movimentos feministas
derivam seu nome cold um grande pai fundador né epicurismo deriva de epicuro o do local onde eles se encontravam né cinosargo que nós cinismo é estoicismo estou a o porte colher a varanda o ceticismo deriva sua seu nome de outra coisa não vou te mostrar vou te mostrar e se liga então essa pequena introdução eu vou te falar da origem da palavra cético sexismo oxe apresentar as principais fases dessa tradição e vou falar da importância de um cara que tá bem longe desses gregos aqui mas se não fosse esse cara chamado sexto empírico a gente
não sabe de muita coisa sobre o ceticismo não vamos lá a origem da palavra vem dessa aqui ó escapes escapes que significa em português investigação indagação investigação em indagação o que diabo é isso em língua inglesa se você manja de língua inglesa sabe como é que se pronuncia ceticismo se pronuncia skepticism escape decision é muito mais próxima da origem grega a palavra escape decision is caption porque o grego era escapes escapes investigação indagação olha só como o original movimento não tem nada a ver com o local físico de encontro nem a ver com o pai
e fundador e para você ver essa característica do ceticismo como um termo abrangente mas abstrato como reconstituição de uma tradição tão seguindo aqui ó esse é o termo tem algumas fases do ceticismo até chegar no ceticismo que é o mais famoso tem uma fase de próton ceticismo que é pro tô pronto tô protótipo na band primeiro vende inacabado pronto então próprio ceticismo seria aquelas pessoas foi aquelas teses que serviram de influência para o ceticismo mas que elas mesmas não eram sépticas percebe o próprio ceticismo não é um ceticismo é apenas uma influência que precede o
movimento em si tão pelo amor de sócrates quando eu coloco o que era aquilo tudo para eu não estou eu dizendo que era agrupamento disseram céticos estou dizendo que certa tradição associa esses filósofos há uma influência de teses que são sete que este lá na frente a principal tese que nós podemos remontar os dois é a desconfiança em relação aos dados dos sentidos aos dados sensoriais e aí tanto faz menos quanto era que tu fazem isso a roupa mendes tu falar com o ser é-o não-ser não é que é uma uma evidência intelectual e o
heráclito com aquela de extensão que ele fazia né com os despertos e os que estavam dormindo lembra disso as pessoas que conseguiram perceber por trás das aparências e as pessoas que não conseguiram perceber ele não usa a palavra aparência mas já tá lá essa distinção daqueles que enxergam de verdade o uno em tudo lembra que tudo é um buraco e as pessoas que não conseguem enxergar o ceticismo vai retomar esta tradição vai retomar a tradição então para a gente voltar aqui outra pessoa prótons ética né influência dos para os céticos é o protagonizou surfista lembra
que o pago ele tinha a frase o homem é a medida de todas as coisas então a tese de que a diversidade da percepção individual né se o homem é a medida de todas as coisas estão cada coisa depende de cada um a adversidade da percepção individual que implica o relativismo do conhecimento o ceticismo de certo modo vai se apropriar dessa base para tirar algumas conclusões e como prótons ético olha que curioso o platão também vai ser apontado como um precursor de certa tendência no ceticismo pelo amor de sócrates não estou dizendo que platão era
cético tô dizendo que ele é um próton cético no plantão já havia também uma tese de impossibilidade do conhecimento em face da mutabilidade da natureza se lembra disso platão diz assim alguma coisa é o mundo inteligível que nunca muda que é sempre eterno outra coisa é o mundo sensível que sempre muda não podemos ter conhecimento daquele que muda o tempo inteiro aqui no máximo nós temos opiniões doxa porque por definição opinião naquilo que muda aquilo que não é estável é opinião o mundo sensível porque ele muda o tempo inteiro não permite que o permitir opinião
certo modo os céticos vão se basear nessa concepção de que o mundo sensível porque muda o tempo inteiro não permite conhecimento e a gente vai saber como isso acontece começo acontece então o ceticismo mesmo aqui já são os céticos propriamente ditos começa com esses dois caras aqui o pirro de elis e o timon de frios o pirro de elis e o timão de frios o pirru o pivo é o grande fundador do ceticismo e é só que ele não escreveu nada que nem um sócrates aqui já não é mais que nem o diógenes que escreveu
mais nada sobreviveu ele não escreveu nada mesmo ele também uma dessas figuras das quais nós só temos informações porque os seus discípulos escreveram o grande discípulo aqui é o timão o timão está para o pirru assim como plantão estava por sócrates porque a gente tem alguns escritos do erro via timon e também do timo nós não temos todos temos fragmentos nós nós sabemos o que esses dois caras falavam e aí sim por outra fase mas eu vou já te apresentar a outra fase porque antes de chegar nessa outra fase tem uma terceira é o ceticismo
acadêmico o ceticismo acadêmico que diabo é isso acadêmico vende academia pessoas sim a escola que o platão fundou a escola que o platão fundou após a sua morte vira ali pitagórica ela tem uma influência do pitágoras e depois da vida ascética ela vira ascética academia do platão a academia de platão vilas ética sabia disso e aí os principais nomes dessa fase do ceticismo acadêmico da academia do platão são esses caras aqui o carro nerds e o arcesilau o karnezis e o arcesilau e é isso aí o canario é uma figura curiosíssimo a gente tem pouca
coisa deles também pouca coisa sobreviveu e em causos tem causos tem um causas do carnet que é curioso que ele foi a roma como como embaixador alguma coisa que o valha e discursou sobre a justiça como virtude e disse que a justiça era melhor virtude que havia e convenceu todo mundo e era muito bom em oratória no dia seguinte ele foi para o mesmo plateia e defender que a justiça não tava com nada que era só uma ilusão e que era impossível de lhe ter acesso as pessoas ficaram igualmente convencidos e ficamos perguntando é porque
esse cara como servidor de esforços deve igualmente convincente sobre o mesmo assunto essa massa medo até que se encontra o carnet e a lição de moral que se tira aqui 17 gu e vai por essa via ou seja ele é o cara que sabe muito sobre as coisas só que ele sabe tanto lembra aqui cético é vem de escravos esse investigação ele sabe tanto ele sabe tanto que ele tem argumentos bons para ambos os lados para ambos os lados de modo que ele não consegue decidir um pouco parecido com seu fichas não são pão aqui
então esse você decide um caderno com a terceira fase né próprio ceticismo ou seja uma com pirro e continue e aqui você sejam da academia e a última fase que a frase mais famosa é o ceticismo pirrônico erronico tem duas pessoas aqui tem uma mais famosa e uma menos famoso a menos famosa eu não consigo encontrar imagem que é nesse demos é mas o sexto empírico é o cara que escreveu tem uma obra chamada hipotiposes pirrônicas são teses fênix que sobreviveu até hoje e é de onde nós tiramos a maior parte das fontes sobre esse
período o sexto empírico já tá vivendo em roma o nome é romano na sexto empírico e ele escreve sobre o ceticismo retomando a tradição e acrescentando vários elementos são ela na segundo os historiadores e motivador dizem inclusive que o ceticismo do sexto empírico não estava presente no pirro pelo menos com todos os elementos que ele diz que estavam também era próprio da dos gregos mas você sabe desde homero quem é a eleger uma figura mítica como fundadora porque ele está credibilidade e à ela acrescentar a ela acrescentar ensinamentos que ela própria mente não fez mais
porque fazer isso então por que ao assim fazer e começa a figura mítica na muito antiga já tem uma certa autoridade se se consegue atrelar a ela alguns conceitos ensinamentos esse condicionamento faça uma ser mais facilmente aceitos pelos contemporâneos entendi porque porque quem tá dizendo não é alguém aqui na sem credibilidade que tá dizendo ao nosso fundador mítico acontecendo todas as culturas tá todas as culturas na grécia aconteceu com a figura do homero por exemplo que hoje segundo os pesquisadores já é quase ponto pacífico não existiu ou a merda não essa figura existiu ali no
entanto os gregos atribuíam a ele é ensinamentos diversos também na tradição judaico-cristã né assim a figura do moisés por exemplo senhor do moisés também não é ponto pacífico que ele não escreveu todos os cinco livros lá do pentateuco a tradição a ele atribui essa essa escrita por o curso de contação de história de narrativa de credibilização de atribui credibilidade uma figura mítica e de autoridade e fim mesma coisa aconteceu aqui e o sexto empírico pode ter feito isso que é muito comum na antiguidade com o pirru com piu curioso isso curioso isso então essas são
as fases do ceticismo não é é só as fases tem uma situação do pingo que é famosíssimo que a gente tem que passar por ela para você entender o que é o ceticismo que a seguinte lá nas hipotiposes pirrônicas esse livro famoso na do sexto empírico ele diz lá pelas tantas o resultado natural de qualquer investigação de qualquer skepsys é que aquele que investiga o bem encontra o objeto de sua busca o bem nega que seja encontrar viu e confessa ser ele e na prince viveu ou ainda não e na sua busca o mesmo ocorre
com os objetos investigados pela filosofia e é provavelmente por isso que alguns afirmaram ter descoberto a verdade outros que é verdade não pode ser aprendida enquanto outros continuam buscando aqueles que afirmam ter descoberto a verdade são os para a palavra chave dogmáticos dogmáticos aqueles que afirmam ter descoberto a verdade assim são chamados especialmente aristóteles por exemplo epicuro os históricos e alguns outros portanto entre os dogmáticos aqueles que afirmam ter descoberto a verdade estão aristóteles epicuro os históricos e alguns a carne diz e outros acadêmicos o pessoal lá da academia de platão consideram a verdade inapreensível
e na preensível um os céticos e os céticos uma terceira categoria continuam buscando portanto parece razoável sustentar que há três tipos de filosofia a dogmática acadêmica é cética olha só vamos colocar em cima tabela para ficar mais compreensível e os tipos de filosofia segundo seus temperos são os seguintes não existe a filosofia dogmática existe a filosofia acadêmica e existe a filosofia cética a nota quem tá fazendo essa diferença é um cético pirrônico né então claro ele vai dizer que a academia não é o ceticismo verdadeiro ficou a tradição dos historiadores agora localizam a academia como
ceticismo e por muito tempo é ceticismo e acadêmico ficou sendo sinônimo eu já te mostrar exatamente como mas aqui nas palavras do sexto empírico que é um filósofo cético pirrônico né não só a mesma coisa a tese principal da filosofia dogmática é a verdade é possível de ser encontrada só que ele não tá dizendo dogmático no sentido que você entende a palavra hoje como sendo uma pessoa que não reflete como sendo uma pessoa que e tem dogma no sentido mais pejorativo da coisa na dogma como aquilo e não deve ser contestado né aí se você
tem na cabeça quando você fala dog mas aqui não é nesse sentido a filosofia dogmática aqui é no sentido de que os filósofos dogmáticos são aqueles que defendem que a verdade pode ser encontrada é só isso o fato de um filósofo defender que é verdade pode ser encontrada não seguinte aquele que ele não seja reflexivo isso é um preconceito que você tem até hoje eu faço aqui um mea-culpa em grande parte por culpa nossa professora de filosofia né a gente adora dizer que a filosofia só dúvida das coisas né não não busca a verdade o
filósofo é aquele que faz perguntas pode ser mas eu quero que você entenda que essa não é a única tradição da filosofia o que acha filósofo e dizem que é possível chegar sim a teses são por exemplo aristóteles epicuro e os históricos aqui com o próprio sempre cuide isso não quer dizer que eles sejam e refletidos eu quero que você perceba isso porque isso é muito importante é possível enquanto filósofo defender que a verdade é apreensível não é o caso dos céticos obviamente mas é possível fazer filosofia assim então o outro tipo de filosofia é
segundo o sexto empírico é a filosofia acadêmica que diz olha só que a verdade é impossível de ser encontrada enquanto que os jovens médicos dizem que ela é possível os céticos dizem que era impossível de ser encontrado nota aqui só um é uma filosofia dogmática às vezes né porque os dois se comprometem com teses muito casada se você percebe um disco é verdade é alcançável e isso exige argumentação e outro diz que é verdade é inalcançável isso também esse de argumentação você não pode afirmar isso e ficar por isso mesmo porque o risco que você
corre essa é a outro contraditório nota se você afirma a verdade é impossível de alcançar então você vai ter que se você vai ter que se deparar imediatamente com seguinte problema ué afirmação que você acabou de anunciar a verdade é impossível de alcançar essa afirmação é verdadeira porque se ela for verdadeira então pelo menos essa verdade é possível de alcançar a paz que se ela não for verdadeira então você sabe conta disso esse aluno por meio dele então sim é possível alcançar a verdade entende entende como nós simples então aquele poder fazer uma comparação assim
até às vezes cansa de deus né não deu é possível é possível provar a existência de deus beleza a matéria escuta tese é impossível provar a existência de deus pera aí as duas não são obras as duas não são águas você tem que aumentar favor delas sacou se você quer ser tiroso que eu não lembro né ficou e onde é que os céticos pirronicos se localizam aqui segunda a sexta empíricos sempre lembrando disso a tese central dos pirronicos a não se pode afirmar que é verdade é possível de ser encontrada nem que é impossível de
se encontrar nós pode afirmar nem que é possível né quem possível a a tese central de um cético pirrônico então é a seguinte veja e eu não sei e eu não sei um simples assim eu vejo que argumentos muito convincentes a favor de que é verdade pode ser encontrada eu vejo que argumentos muito convincentes a favor de que a verdade não pode ser encontrada eu por meu turno não sei eu afirmo que não dá para afirmar nem para nós firmar aí hoje nos tempos atuais você olharia pra um cético pirrônico falaria assim tá vendo e
isentam isentam tá em cima do muro de você que um cético pirrônico hoje seria rechaçado que o nosso círculo de amizade comenta aqui embaixo eu responde para mim você seria a pessoa que a pontaria na cara de um cético pirrônico falaria você é um isentam sair daqui é mas é uma posição filosófica é uma posição filosófica você e se colocar no que a gente vai chamar de suspensão do juízo é uma posição filosófica a vamos investigar mais ela é bom primeiro aqui o ceticismo acadêmico tá o ceticismo da academia de platão vamos falar porque que
academia virou cética algumas teses que quer que a e a polêmica que os céticos académico tinham ali com os os estoicos e a noção de epocler que nasci aqui na academia e depois apropriada pelos pirronicos e agora você ver uma coisa o ceticismo e acadêmico ficou sendo sinônimo durante muito tempo na história da humanidade e uma das evidências é esse livro do santo agostinho que é o iniciadora lhe da idade média ao século 5 depois de cristo oi e o santo agostinho escreve um livro que na verdade é um diálogo em três livros em três
capítulos de 9 dezembro ele chamavam de livros os capítulos lá tem que ele aborda o problema aí da felicidade da verdade e argumenta a favor do alcance da verdade do alcance da verdade lembra que segundo o sexto empírico segundo o sexto empírico os céticos para acadêmicos que ele não chamava de céticos não ele só chamava de acadêmicos pois acadêmicos defendiam que a verdade não pode ser alcançada lembra disso o agostinho nem coloca ele coloca acadêmico igual acético então fala assim eu vou argumentar contra os acadêmicos porque eu vou argumentar contra aqueles que defendem que a
verdade não pode ser alcançado eu vou argumentar que a verdade pode ser alcançada bom então por isso que a obra é contra acadêmicos na verdade é um grande é uma grande obra contra a noção de ceticismo que se tinha na antiguidade e no início da idade média como sempre ficou sendo a mesma coisa sabia disso e tem alguns que dizem que o platão seria cético no seguinte sentido assim já seria possível encontrar nos diálogos platónicos indícios de ceticismo por exemplo eu já falei para você promoção de que o conhecimento é impossível diante da mutabilidade da
natureza que é uma noção que os céticos vão se apropriar da qual o sétimo não se apropriar outra lembra que eu te falei que o platão começa a escrevendo diálogos socráticos lembra que eu fiz toda uma uma uma evolução ali do diálogo dos quatro únicos com base no que os estrada dos já mencionam esse primeiro diálogo esqueceram de alguns mais próximos ao sócrates histórico que seriam diálogos socráticos e nesses diálogos algumas características que os céticos adotam o que é assim aporia lembro do que que é a teoria categoria é a inconclusão de uma investigação ou
seja os diálogos socráticos eles não tinham resposta eles a investigar investigar investigar vo e chegava o final e o sócrates não tinha resposta e tava tudo bem o diabo eu acabava assim ah mas onde a ignorância socrática lembra não é que o sócrates não sabia nada lembra disso a puxar sei que nada sei' uma noção errada é que eu só que eu te dizia sobre certas certos assuntos nada saber mas não sobre todos e o que o distinguia de todos os todos os restantes era que ele não não dizia saber sobre o que ele não
sabia ele tinha consciência da própria ignorância sobre certos assuntos e nesse quesito ele era mais sábio que os demais com essa noção de ignorância socrática na de você simplesmente suspender o seu o seu juízo seu posicionamento sobre aquilo que você não sabe e tá tudo bem isso é uma postura autêntica e não tem problema nenhum em terminar uma conversa e sem que haja conclusão propriamente isso seria ali um indício de que de que o ceticismo poderia muito bem ter nascido na academia ele conhece dessa dessa corrente aqui curioso isso lá ah tá mas o que
pega mesmo assim a tese que mais que mais avança é que os céticos acadêmicos teriam tido contato com o pivo mesmo assim longinquamente mas enfim nunca saberemos porque é isso não temos fontes suficientes para isso eu faço aqui eles eram céticos a certo modo diferenciado que sempre lembra a diferença entre os sete com acadêmicos cético pirrônico né o acadêmico aquele que diz a verdade não pode ser alcançada e o perroni com aquele que diz que eu não sei se pode ser eu não sei nem se for a gente não pode estar tem uma briga entre
os céticos acadêmicos que os históricos sobre o critério de verdade para decidir as afirmações nessa elas são falsas ou verdadeiras os acadêmicos diziam que não é possível adotar um critério de verdade que não seja ali mesmo passível de dúvida então é sempre possível duvidar do critério que disse as coisas são verdadeiras ou e históricos não só coisinha assim é possível notar um critério de verdade ou mais uma noção de apreensão cognitiva tomar noção é técnica dos históricos na fantasia cataléptica sobre a qual nós não faremos mas é uma noção bastante modesta de como alcançar a
verdade é uma noção que se fia no modo como nós aprendemos a realidade é uma noção que parte da certa reta confiança nos sentidos coisa que o botão não fazer né para não desconfiava do sentir uma certa confiança no que os sentidos nos dizem e que portanto a partir dessa consciência mínima seria possível alcançar um critério de verdade mas enfim essa essa briga que existia entre os céticos acadêmicos e os históricos ficou formosinha e caracteriza ali a relevância para o debate dos céticos acadêmicos mas mas a noção principal de ceticismo a missão principal descer a
ação de suspensão do juízo sobre a qual já vinha falando para vocês que em grego chama-se simplesmente época quer ou é por hair para pendurar tá da pronúncia essa noção dizem alguns historiadores e o danilo marcondes é um deles lá quando ele marcou necessário em aquele livrinho que eu tô indo de carro besta aula 01 lá porque esse livrinho aqui ele não marcondes é um grande é uma importante tradutor inclusive do os escritos dos céticos em sabiam lá ele traduziu hipotiposes pirrônicas ou pelo menos parte da depois podes demônios o danilo marcondes chegou a falar
que a nossa são dia qualquer de suspensão do juízo que é típica do ceticismo pirrônico deriva deriva do histórico ou dois históricos melhor dizendo não hoje só que os que tinham essa noção de que sobre aquilo que nós não temos resposta nós não temos que nos afligir nóis nós simplesmente nós temos que ir ficar quieto ataxicos por assim dizer e para tudo certo nós não temos tem problemas em suma com a ausência de resposta a impossibilidade de afirmar ou negar a época seria uma noção que começa com os históricos e apropriada pelos cínicos e cênicos
não pelos céticos feliz céticos então preste atenção nisso tá esse é o principal conceito da aula de longe é o principal conceito da aula o principal conceito da filosofia cética é o noção de que não há problema algum e em você suspender o seu julgamento suspender o seu juízo em você cultivar na época quer e se você chega a conclusão na investigação lembra que cético vem de escape diz que a investigação se você chega a conclusão da investigação que você tem oi nega como é que você chega a conclusão vou refrasear se você na investigação
pesquisou teses contrárias e não necessariamente são duas pedras que se contradizem né então varias quase sempre se nós uma investigação você se depara com várias teses e não consegue se decidir sobre qual delas é a verdadeira um cético daria a seguinte lição para você não se perturbe não se perturbe não há problema algum em você suspender o juízo e continuar investigando porque o ceticismo na definição é aquele que investiga que cultivar skepsys a indagação é aquele que a rigor não chega ao termo a conclusão da investigação é aquele que continua investigando e que não tem
problema nenhum em suspender o juízo sobre essas questões mais digo a mãe difíceis entende essa noção principal do ceticismo bom então assim essa noção é apropriada pelos filósofos pirronicos pelos céticos pirronicos e aqui ó eu vou te ensinar em três etapas já porque a gente conhece na história da filosofia e aqui o terminou a aula com os dez tropos denise demo lembra que o e nesse tema um filósofo que é tão famoso quanto o sexto empírico só que eu não consegui foto tropos aqui é modos é a um conjunto de dez frases de 10 frases
que disputariam ali as dificuldades que nós temos de alcançar de alcançar o conhecimento verdadeiro é base para nós são cética de que nós temos que continuar investigando mas que é duvidoso se nós chegaremos lá mas continuaremos são dez frases eu já tive quais são em seguida vou te mostrar três questões fundamentais da filosofia do pirro segundo o sexto empírico e é bacana que você nessa parte aqui vai descobrir se você quiser resumir a filosofia a filosofia em 3 questões essas três opções são as questões que você tem que tatuar no braço se você quiser ah
e por fim eu vou te mostrar como é que os céticos diziam que a gente tinha que se comportar porque nós toda filosofia helenista tem uma filosofia de prática de vida só que até agora eu tô te mostrando os céticos no sentido de de intelectualidade nada o que eles pensavam sobre a investigação mas mais intelectual mas sobre o conhecimento sobre a realidade mas eles também tinham uma filosofia de como se comportar e que é basilar e eu tô falando isso para fazer com que você fique comigo porque você sabe que toda a noção de conservadorismo
na política que começa ali com o rio que vai com book e vai desembarcar hoje ela ela ela ela ela toma para si como pai e fundador ou como corrente fundadora o ceticismo do pirão e mais precisamente o ceticismo do pirro coletado pelo sexto empírico dá para você entender em qual o fundamento filosófico do ceticismo eu quero que você fica até o final de falta pouco falta pouco deixa eu mostrar aqui bom então quais são os dez tropos do enesidemo vamos lá no exame aquele filósofo pirrônico sobre o qual a gente sabe pouco mais que
foi imortalizado pelo sexto empírico ele bota lá 10 pontos que segundo ele colocariam sérias dúvidas sobre a possibilidade da chegarmos ao conhecimento primeiro deles é assim a diferença entre os animais estabelece a diferença entre suas representações ou seja cada animal e pelo modo como se constitui naturalmente e percebe a realidade de modo diferente basta que você imagine por exemplo uma aranha percebendo a realidade um gato tá em cima da realidade e um elefante para cima da realidade você acha mesmo que esses três animais percebem realidade do mesmo modo e não né é repetindo a pergunta
que ficar repetindo qual deles percebe a realidade de modo que de fato corresponde à realidade tem como saber se tem como saber pois é o primeiro caminho para ceticismo segunda a diferença entre os homens estabelece a mesma dificuldade ou seja os homens são tão diferentes entre si como os animais são diferença entre ser então qual dos homens está com a verdade imagem a diferença entre as sensações que nós temos no decorrer da nossa vida faz com que a gente tem acesso a realidade que a gente represente a realidade na mente de um modo diferente as
sensações estabelecem diretamente o modo como nós percebemos a realidade é se você já deturpou a realidade porque você tava com raiva por exemplo porque você tava triste por exemplo porque você tava alegre por exemplo já foi enganado por um vendedor achando que ele era seu amigo mas não era irmã do que você enxerga a realidade de modo diferente só porque ele fez entrar no estado de espírito de frente então as sensações também nos enganam e contribuem no modo como nós enxergamos a realidade outra a diferença entre as circunstâncias as circunstâncias pelas quais nós passamos na
vida fazem com que nós enxergamos a realidade de modo diferente quando nós somos crianças uma coisa quando nós somos adultos adultos outra conta uma somos adultos empregados é uma coisa faz vemos a realidade mais otimistas por exemplo quando nós estamos desempregados é outra coisa a gente acha que tá tudo demorou manta portanto a circunstância de vida influi diretamente no modo como nós percebemos a realidade mais um indício de que as coisas não são tão certas assim ele segue é a diferença das posições e dos intervalos ou seja quando você lê um livro por exemplo é
é uma percepção daqui há dois anos quando você ler o mesmo livro é outra percepção daqui a dez anos quando você leu mesmo ir para outra percepção e o mesmo acontece com filmes com músicas com pessoa hoje ele continua a diferença das misturas e a 7 é um pouco igual a 6 né a diferença das misturas a diferença dos objetos e dos compostos enquanto na da 1 a 5 ele tá focando no sujeito no sujeito que conhece nós nas 6,7 ele tá faltando as coisas conhecidas né então a percepção muda se a gente tá lidando
com uma coisa misturada com uma coisa simples é inscrito tá dizendo a oito a diferença também das relações das coisas com o sujeito que julga né às vezes a sua relação com o celular faz com que você julgue o celular de se você já faz com que você julga o celular de modo sei lá isso aqui poderia dizer você é prejudicial à saúde porque acho que me causou depressão victor você poderia muito bem dizer as táticas que dizem isso e eu posso olhar para escrever se não sei o que é meu instrumento de trabalho isso
aqui isso aqui que garante por exemplo que eu consiga dar aulas para pessoas que estão interessados em filosofia ponto que são duas conclusões diferentes sobre o mesmo objetos e só são possíveis porque nós mantemos relações diferentes com esses objetos e 9 a diferença entre a frequência do encontro entre a coisa e o sujeito que julga então por exemplo você pode dizer como um tio meu certa vez disso se meu pai tiver vendo isso ele sabe qual o tio é um o meu tio certamente foi para fortaleza ele falou assim nossa fortaleza uma cidade fica segura
super segura ao passo que meu pai que mora em fortaleza sabe o quanto aquela cidade é perigosa mais perigoso ataque rio de janeiro dia eu e por que que meu tio tem impressão de que fortaleza é de um jeito e meu pai tem pressão fortaleza de outro o que isso tem a ver com a diferença de frequência de encontro que o sujeito tem com a coisas que ele avalia é o que o tropo é o modo 9 do enesidemo disso e por fim e é muito difícil a gente saber qual que é o conhecimento verdadeiro
porque as pessoas variam muito de educação variam muito de costumes variam muito de lei de modo a qual é a lei que está certa sobre a realidade qual custo me dá certo sobre a realidade ok educação que tá certo sobre a realidade as dúvidas permanecem não são muitos os motivos para dúvida muitas coisas dentro da 10 a 10 é convincente fala a verdade se você ficou balançado pelo modo como você julga realidade e acho que é duvidoso por causa do nesse demo comenta aqui embaixo eu quero saber beijo berço é mesmo conseguir te convencer então
seguinte o mais início o pirru se coloca três questões tá não com base nisso mas nesse mesmo espírito digamos assim primeira questão que eu te falei que que pode resumir a filosofia inteira né as questões podem assumir a filosofia inteiro é a seguinte e qual que é a natureza das coisas a segunda questão filosófica por excelência é o devemos agir em relação à realidade a primeira questão seja uma questão metafísica barra odontológica a segunda questão seria uma questão ética ea terceira questão também ética quais as consequências da nossa atitude a ver com a natureza como
devemos agir de acordo com essa ação quais são as consequências que advêm uma pergunta de base larga que todo ser humano deveria se fazer você deverá se fazer aliás se você está assistindo essas aulas é porque você já as faz né claro você é uma pessoa naturalmente diferenciada por se preocupar com filosofia enquanto o direito e noventa porcento da humanidade não se preocupa porque 90 função da humanidade muito branco pode com essas questões fundamentais mesmo lá com a natureza das coisas e que nós devemos fazer em relação uma realidade quais as consequências disso origens fortes
do pib e aí de novo chama atenção né filosofia não essa pergunta tá filosofia a resposta é bacana que você saiba as respostas também até para que você concorde ou discorde seguinte respostas do figo e aí em qual natureza das coisas cup rodixo cara fui sentidos ea razão não são suficientes para nos permitir conhecer as coisas como elas são influenciar por esse espírito do nesse demo lembra que devemos fazer em relação à realidade dada essa impossibilidade devemos evitar assumir posições acerca de tais questões e coisas consequências de agirmos assim e a postura de não assumir
posições lembra é porque conduz a tranquilidade do espírito puro e tranquilidade do espírito quem sabe porque diria o perigo sabe porque você é tão ansioso e tão ansiosa e sempre que sai uma polêmica por você acha isso é muito característica nossa né você acha que tem que tem que se posicionar tem que se você não tem que se pode chamar lá e não se posicionar não significa que você não está investigando percebe essa alison que os éticos nos colocam os pirrônicos e você pode continuar a investigação ah e não se posicionar até que você esteja
confortável para se posicionar não nenhum problema nisso o pior seria segundo um cético se você se posicionará se não tendo segurança sobre isso o que causasse perturbações no seu espírito desnecessários por defender posições que você sequer e você sequer tem segurança para defender se você vive uma vida muito e na autêntica diriam céticos se você se perturba a torto ea direito a respeito de questões sobre as quais você não investigou adequadamente os fundamentos um socorro isso é uma lição 7 que não há problema algum em cultivar a suspensão do juízo isso também uma atitude filosófica
esse também uma atitude filosófica não é a única atitude filosófica mas também é mas tudo o que está em jogo aqui eu quero que você perceba lembra é uma filosofia helenística e portanto que está em jogo aqui é a ataraxia ou seja a imperturbabilidade do espírito se está em jogo aqui é você alcançar essa tal de imperturbabilidade então por que que você se apressa em se posicionar frente a cada polêmica de ar e se repito o seu objetivo é alcançar a ataraxia por que que você se se ouriça há para se perturbar a calma calma
eles são conselhos ético calma senta aqui jovem vamos conversar e são conceitos éticos oi gata e aí e aí essas são as três funções e as três respostas fundamentais do perigo tem uma tabelinha que o danilo marcondes coloca no livro dele os critérios para a vida prática né e aqui eu já me encaminho para o final quais são os critérios para a vida prática aqui os seguintes olá tudo começa com a busca a busca por respostas em grego busca é desatres já trazer tudo começa com a desertas isso com a busca todo filósofo é anseia
por respostas não há atletas é o é ignição em seguida na investigação cética você se dá conta de que posições conflitam eternamente né é o que ele chama de diaconia diaconia fomos som ed2 na mas aí está para além de dois né como santo de vozes poderia dizer assim também olá neste confronto de voz de você percebe que há uma equiparação entre elas isos isos temia significa equipolência ou equiparação das respostas respostas são igualmente pessoas vivas dessa constatação de zootecnia você não deve ter problema algum em suspender o seu juízo em ir para epoquer porque
suspender o juízo significa que você tá um passo de aquietar o seu espírito de alcançar a ataraxia a imperturbabilidade da alma do espírito o comércio com a busca verificas conferir os conflitos nas posições perceba que elas são muito convincentes não tenha medo de se defender seu juízo para cultivar a sua tracks ia para cultivar a sua travessia e continue na diretrizes continue buscando esse é o conceito ético por excelência ético não cético e aqui assim tem alguns causos deixou te dar esse panorama antes de acabar que dizem que o pirru né sempre tem esse negócio
né é os causos que faz um que a gente de lições de moral dizem que o pirru que nada escreveu é de tão cético que era de tão suspender o juízo ficava na inação não fazia nada não falava nada então às vezes ele corria risco de ser atropelado por que ele duvidava que a carroça estava na frente dele às vezes ele corria o risco de ser de cair no penhasco porque ele duvidava que havia um abismo diante dele é são os causos que chegam lá é mas também a outros causos que chegam sobre o piso
o que dizem que ele é um cidadão exemplar da cidade dele vocês pergunta assim tudo bem assim o cético duvida de tudo essa noção que a gente tem hoje não os é tipo aquele que duvida de tudo se for levar o ceticismo às últimas consequências então você não vai nem nem levantar porque você vai duvidar pode ficar em pé e não é bem assim não é bem assim o que o sétimo vida de tudo certo com uma duvida de tudo ele dúvida que possa se alcançar a verdade esse é o cético pirrônico lembra os sete
o académico diz assim não é possível alcançar a verdade esse é o cético pirrônico desculpas é tipo acadêmico sergio caderno não é possível contar a verdade que o site que o único não sei se dá para alcançar você achou académico não dá para alcançar você acha que tem o único não sei se dá para contar é só que resta ainda alguma coisa ao pirrônico que coisa resta se ele dúvida que se possa alcançar a verdade 17 pioneiro assim quem disse que a gente precisa da verdade para agir e repito quem disse que a gente precisa
da verdade para agir como assim vida como assim vou te mostrar um trecho relativamente grande do sexto empírico em que ele esclarece se os céticos pirronicos duvidam da verdade então com base em que eles agem o mais em que eles agem como ler juntos que isso aqui é interessante pra caramba e aqui eu te falei que ia te mostrar como é que o ceticismo se vincula ao conservadorismo na brincar e lá nós hipotiposes pirrônicas é o que aderimos ao aparente é claro sobre o que é dito sobre o critério do ceticismo roupa primeira frase já
chama atenção ele tá falando o sexto empírico que ele céticos pirronicos aderem ao aparente como assim isabela em um aparente mas em jogar em um aparente eles duvidam da verdade mas eles aderem ao aparente olha como é que ele desenvolve o termo critério é usado em dois sentidos no primeiro os critérios e geram crenças sobre a realidade ou não de algo tão primeiro sentido de critério aqui é algo que me permite alcançar a verdade da realidade da realidade é sobre esse critério os céticos duvidam existe um critério que permita que o alcance a realidade os
céticos pirronicos do vidro e no segundo opa tem outro critério no segundo temos os critérios de ação o primeiro ao critério de realidade outro critério de ação de acordo com os quais em nossa vida cotidiana praticamos certos atos e evitamos a praticar outros e é destes critérios que tratamos aqui o que que tá dizendo sobre os critérios de alcance da realidade eu duvido que haja um e o cético pirrônico que eu continue investigando mas eu duvido que a ju agora quem disse que eu preciso olhar para realidade tal qual ela é para saber como eu
tenho que agir quem disse eu fico com a aparência olha que doido para te cure hoje e eu posso me guiar pela aparência para agir eu não preciso me guiar pela realidade eu não preciso creme que ele desenvolve isso dizemos então que os céticos o critério é a aparência querendo dizer com isso as impressões sensíveis uma vez que estas consistem em sensações e afecções em voluntários e logo não estão sujeitas ao questionamento que comecei não posso dito questionamento para olha só o argumento portanto ninguém discutir ar continua ele ninguém tipo tirasse uma coisa existentes tem
esta ou aquela aparência o que se discute é se de fato corresponde aquilo que parece se você entendeu o que tá dizendo o seguinte e a gente discutir é a realidade das coisas que você diz que a realidade é assim eu digo que a realidade é assado mas a gente não discutir aparência aparência evidente e com as invicta e tu desligasse essas luzes aqui todas as dicas todas e de repente lá atrás surgiria uma silhueta de um homem filme de terror e parece que tem um homem não parece imagina podiam sua imaginação aqui parece que
tem um homem não parece mas vai dizer sim parece que a gente concorda é sobre a aparência a gente concorda é sobre a realidade é outra coisa o vítor parece que você é inteligente e aí beleza concorda parece que eu sou inteligente e isso não é não é nada batida essa que o rapaz nem sinal do batismo aparência evidente agora se eu disse fato na realidade tão inteligente aí outra coisa vítor parece que parece que eu estou gostando dessa aula beleza parece ser daqui até agora está me assistindo durante o amauri catatau sei lá parece
que você gosta só que de fato está gostando não sei nunca vou saber não tem como saber tudo que eu tenho sua palavra aparece a sua palavra me diz uma coisa isso é incontestável ninguém discute sobre a aparência esse é é esse o insight do cético ninguém discute sobre a aparência aparência evidente aparência evidente a realidade outra coisa é sobre o que é evidente na aparência eu posso me guiar com base no que é diferente na aparência eu posso me guiar olha olha que um site sensacional para quem sabe sensacional porque quando os céticos se
pega aparência ele assim eu estou humildemente aceitando que não posso ficar inativo tenho que agir duvido da verdade sobre as coisas vou ficar humildemente intelectualmente falando com as aparências é tudo que eu tenho é tudo que eu tenho se aparece se provarem que uma coisa eu mudo mas se são tudo que eu tenho é com elas que ficarei é só com humilde e intelectualmente é isso e nada e nada não filosófico é filosófico quais são os critérios que eu tenho para balizar a minha conduta aquele que me parece por tanta coisa que ficarei até que
eu descobri aqui isso é falso e portanto adote outra e ele continua olha lá aderindo portanto ao que parece vivemos de acordo com as normas da vida comum de modo não dogmático que que é de modo mandou dematico assim que eu consegui perceber que estava errado eu mudo ah mas vou ficar com isso foi isso que eu tenho até o momento em que eu percebi que errado de moto mandou climático já que não podemos permanecer totalmente nativos é uma premissa dado que eu não posso ficar totalmente nativo do viram das coisas e que eu tenho
que agir ficarei com aparência essas práticas que regulam a vida comum parecem ser de quatro tipos olha lá aqui vai aparecer o link com o conservadorismo o meu chip eu posso me basear na orientação natural segundo tipo no caráter necessário das ações terceiro tipo nas leis e costumes da tradição pode o conservadorismo e por fim na instrução mais arte são quatro coisas nas quais ele se baseia com todas as fotos são aparentes vai falar um pouco mais sobre isso e a última situação da aula a vila orientação natural primeira somos capazes de percepção e pensamento
opa então não quer que eu me baseio no modo como as coisas me parecem e no modo como eu penso sobre as coisas por quê porque você natural em mim se é natural em mim citou ser humano tem percepções pensamentos porque que o nome brasileiro e a neide e ainda que eu tenho consciência que eles não acessam a realidade tal qual ela é o que eles têm grande assistam acessar já que a dúvida aqui que eu motor dois devido ao caráter necessária das sensações fome nos leva a comida e sede nos leva a bebida ué
eu vou eu vou duvidar que tem um fome e vou duvidar que tenho sede e portanto não comer não beber se isso é natural se aparência me diz que é natural o vou comer e vou beber eu não vou morrer de inanição me parece que é natural portanto seguirei terceiro nadas as leis e os costumes da tradição e consideramos a piedade ea em piedade piedade piedade a gente já viu lá na hora do sócrates pode ser traduzido com alguma alguma nuance aqui para justiça justiça então assim como é que eu sei o que que é
justo ou injusto cerveja ainda que eu duvide que haja a justiça em si que haja a justiça na realidade ainda assim eu tenho os costumes da minha sociedade ainda assim eu tenho as leis da minha sociedade elas são aparentes mas é tudo que eu tenho e eu não vou deixar de agir porque eu não sei a realidade eu tenho todo uma tradição que me ensina o que é certo e errado e eu vou ignorar essa tradição claro que não eu me apegarei a tradição note que eu não estou dizendo que a tradição é correta de
acordo com a realidade última das coisas não não tô dando seguinte me parece que é porque me parece que é porque meu pai seguiu meu avô e seguiu meu estragou e seguiram meus vão ter passado e seguiram a minha nação inteira sede pera aí pera aí pera aí se todo mundo segue e me parece haver uma certa constância aqui quanto o que é certo e errado na maioria dos casos pelo menos nota sempre de modo não dogmático se eu descobri que é uma dessas normas sempre aceitas por ventura estavam erradas é um bom dia opinião
sem problema algum mas enquanto não descobrir porque não ficar com a tradição ficar com a tradição a gente tem preconceito em língua portuguesa com a palavra senso comum isso é culpa nossa também e o professor de filosofia a gente acha que senso comum é necessariamente irrefletido não é não é a palavra em inglês comuns em si não seria traduzida para o senso comum em português a melhor tradução seria bom senso em inglês common sense tem uma acepção de aquilo que é evidente em todo mundo sabe desse común santos só como eu não acredito que você
não sabia disso você já que lugar aquilo que é certo o que é visto por todo mundo e portanto você deveria saber é o bom senso é bom senso só que a gente tem preconceito língua portuguesa com o senso comum ii o senso comum é aquilo que de mais seguro a deve ser ao mesmo tempo para ser proibida mas se vocês como é totalmente preconceituoso pele para ele tem totalmente não ele é preconceituoso assim como a ciência pode ser preconceituosas fazer com a filosofia pode ser preconceituosa mas vocês como não é totalmente preconceituoso ele é
preconceituoso e algumas teses isso aí inegável ninguém são consciência negra isso agora dizer que na maioria dos casos ele é preconceituoso eu acho que você não tá na lizando bem vocês comum a vocês como na maioria dos casos é certo e não dá para você refletir sobre tudo que você faz na maioria esmagadora dos casos o senso comum guia sua vida e guia muito bem obrigado e guia muito bem obrigado iriam cético importante importante porque rechaçá-lo é tanto assim você quer ser o sabidão sobretudo filósofo sábio é isso que você quer ser é coisa de
tolo diria um cético e ele é um cético e aí ele continua graças a instrução as artes era o que faltava a não permanecemos inativos naquela que adotamos então assim ó do fato do duvidar das coisas não significa que não possa aprender profissões arte aqui tá no sentido porção eu sempre são que eu aprendi fazendo que a produção que eu aprendi me diz a realidade das coisas mas ela me permite não ficar inativo porque se eu aprendi a dar aulas eu vou dar hoje eu sei dá aulas a você sabe como dar a verdadeira aula
que não não sei como da verdadeira ao nem sei se é possível dar a verdadeira aula eu dou a hora que eu chegar essa hora que eu chegar eu vou continuar dando encontro-me parecer que essa aula é uma boa aula eu continuarei dando uma aqui não me pode ser eu mudarei de estilo ou mudarei de dar aula e tá tudo certo porque olha a última frase da citação o que dizemos isso de forma não dogmática sexo quer dizer o que quer dizer se por um acaso eu cético perceber que as aparências não são como eu
achava que elas eram eu mudo de ideia e tá tudo certo porque eu não sou dogmático entendi mas enquanto eu não tiver acesso a verdade porque eu duvido que eu tenho eu vou ficar mais aparências elas são bom de guias para maior parte dos casos ou pelo menos os casos permitem com que a gente haja entende a diferença ele fez lá foi uma coisa o critério para realidade para coisa com uma lição outra coisa o critério para que a gente haja recebe essa é a diferença pra são os ético confia na tradição e é por
isso que o conservadorismo se julga acético na origem porque o conservador é aquele que duvida que é possível haver grandes transformações na realidade o conservador é aquele que duvida que a as revoluções políticas bem coisa boa é aquele que duvida das grandes transformações importantes fica com a tradição e contração trocar a tradição já segura cara vamos mudar mas vamos mudar os poucos mas que conservador não é dogmático nesse sentido conservador aceita mudanças só que ele aceita mudanças não radicais na origem a dor se contrapõe ao revolucionário você abandonar o cara que não aceita mudança é
o cara que aceita mudança aos poucos essa conexão que se faz entre conservadorismo 77 curioso né curioso então esses vamos revisar vamos revisar máximo sobre seres cinismo as convenções sociais e a a nádia a autárkeia e a pata ea como os três pilares ali para os céticos na ou não pudor a a busca da auto-suficiência e a busca por preparar-se para as catástrofes assim como este histórico se preparar um parte capacho vocês lembram no ceticismo nós vemos o ceticismo acadêmico herdeiro lá da academia de platão o ceticismo pirrônico que é o que mais a gente
a enfim mas identifique pelo menos viu e a prática ascética deixa acabou de ver lembro que você atingir uma acadêmica aquele a vida que é verdade possa ser naquele vida não sejam academia aquele que diz que a verdade não pode ser alcançada é uma tese não pode ser alcançada perroni foi aquele que diz que não sei que ela pode mas eu não posso dizer que ela que ela não pode do tipo de ceticismo então é isso pessoal hoje eu agradeço fortemente por vocês terem ficado até aqui o reforço que amanhã teremos as 5 horas no
instagram o link está aqui em baixo uma live comigo e com professora natasha reneman sobre ceticismo e cinismo não faltem ao instagram vão lá porque essas vagas estão sendo para mim maravilhosas eu tô me divertindo pra caramba prendendo pra caramba e gosto muito de fazer tudo bem posso contar com vocês amanhã e vamos nessa vamos nessa né ah então tá bom coloque perguntas aqui embaixo nos comentários pra gente responder amanhã e nos vemos amanhã abraços fiquem bem e amanhã 5:00 no instagram obrigado natacha