Noite de Estreia: "A glória e seu cortejo de horrores"

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Companhia das Letras
No dia 14 de novembro, um evento especial comemorou o lançamento do novo romance de Fernanda Torres,...
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[Aplausos] quando eu era menino e pna vá etapa caio atar de assumindo atrás do palavra linha da linha dali a moça eo vento vai levar a galinha da linha mosley áudio vento deve morava comigo da linha da linha da linha moço que o vento vai levar da linha da linha dali a moça da onde o vento depp moral à tarde então caía e eu recolhi a um papagaio molhado chorava e eu eu sabia a morte mas sim longe do vento alocado o som como um punhal rasgou seu corpo de papel mas veio o ver tu
amigo e diz irmão até o céu eu musicou hoje com vento ou até o filamento o ver a terra brilhar o abrir bem os meus braços e isso me lançar por esse espaço afetar aventa a aventar vamos chamar o vento vamos chamar o veículo o shisha sob vento preto shopping o evento pode fazer pra se quiserem sopra vento até arrebentar as duas bochechas bochecha só pra vetou a receber até arrebentar tanto as bochechas só pra aberto até rebentar pelas bochechas o beto mano não de gravação vento gente vê tem pessoas vêm pessoa bt atores atrizes
metem pra arrebentar suas bochechas e hoje é e ciclones clone de glória todos os lados a ach clonezilla clonney e chove travada trombas do céu em óculos trombas dos céus jovem até engolir afoga as torres de são paulo fecha pra chove chove afoga jovem asseguro lhes torres relâmpagos de fogo mais rápidos que o pensamento percushow dos raios que traçaram as torres dotar o pastor juntará o game minha cabeça branca quem me envolva na minha cabeça prancha e tu outro vôo trovão propan chacoalhada dodô tudo como está chacoalha dodô tudo como está a chata com o
teu shot tudo que go pé a chata com o teu choque tudo que o petro volto padrões do brasil quebra o cimentão que parada a natureza destrói uma vez destrói uma vez chuva vento e trovões o gêmeo infecto do ódio do homem ingrato domingo grato à natureza do homem ingrato assim mesmo que teve o bo bo da rocha social boa olha que o bahia vamos fazer uma tempestade aqui uma tempestade maravilhosa burro vento chuva eu tenho de que o deus eu posso escravo pobre velho doente desprezado amado muito amado e muito amante não chamo vocês
de cumprir serviço lançar os batalhões dos céus nessa cabeça velha tanto ronaldo como a minha ai natureza furiosa de zakopalova rondon desaprovado e quem espera na desespera comigo desacordo vamos desaprovar da vamos desarrumar de roubar da fala diz acovardar já com gosto da palavra chave da xamã fernanda montenegro nesse estádio [Aplausos] [Música] [Aplausos] foi um instante só pra vento e wim veen em meio à tempestade apesar da rouquidão que me perseguia desde a estréia o elenco agitando os trovões de lata a idéia imbecil do gênio do diretor que pretendia ser maior que shakespeare e agora
os ensaios tensos a desgraça do português que usa três vezes mais palavras do que inglês para dizer a mesma coisa a cabeça girando para dar conta de uma imagem e outra e mais outra a surra ilusão de que estava progredindo foi para o ralo no dia em que o inventor da roda de uma chapa de metal para cada um dos atores e mandou os idiotas chacoalharem aquela porcaria com o empenho de besta fera o deboche ea vingança pelo fato do papai aqui além de titular do espetáculo ser o patrão dá aquela gente toda o responsável
pela companhia que teve a infeliz idéia de levantar dinheiro de renúncia fiscal para realizar o desejo de ser algo mais do que um medíocre ator dos trópicos só pra vento até rebentar com as bochechas hoje só pra cataratas e trombas do céu jovem torrents até fazer submergir os campanários e afogar os galos de tuas todos nos dois meses que antecederam a estréia a preparadora vocal misto de chá mãe doutor honoris causa me fez repetidos solilóquio da tormenta de 4 em cima do tapete do consultório de um prédio velho de copacabana eu obedecia de 4 no
tapete acreditando na teoria de que só assim eu atingir o estado de humilhação do rei laurence olivier e jamais precisou ficar de quatro mas eu ficava de quatro no cubículo de copacabana sentido de humilhação eu tenho o que me falta a nobreza para carregar coronel e um de nós tem essa certeza que minha cada vez que entre deprimido e exausto eu deixava a sala apertada do edifício comercial na figueiredo magalhães em direção a mais um dia extenuante de ensaio naquele tempo ainda havia esperança em mim a ilusão da glória tudo começou a ruir no dia
que o canalha do diretor entregou os raios de aço para o elenco e deu ordem para os animais sacolejar em aquela joça está em o nome do iluminado ela está em desse jeito ninguém vai me ouvir eu disse ele lançou um olhar de desprezo respondeu que as palavras não eram relevantes só a desconstrução do texto que o black do teatro da imagem mas dirige marionete pensei escala uma penca de bonecas de olinda se a ponto de desabafar mas o medo de perder o diretor a um mês da estréia me fez frear os cavalos no centro
do palco eu repeti os versos com as patas no chão rei de coisa nenhuma li encarnado angústia me fez pensar em exorcismo hoje tem suicídio até assassinar tudo está em idéia do homicídio alimentou até o ensaio geral o prazer de sentir raiva goneril regan na as filhas megera do monarcas sem trono tinham a cara do está em turnê botei todo o meu ódio nelas e melhorei melhorei até demais mal agradecido que não dirige uma peça a mais de dez anos um pague a que eu mandei buscar um sítio de correias do retiro onde a grande
promessa do teatro dos anos 80 se refugiou depois de declarar que a humanidade é incapaz de compreender os arroubos de criatividade dele etuhu trovão que abala o universo a chata para sempre a grossa redondezas do mundo quebra os moldes da natureza e destrói de uma vez por todas as sementes que geram a humanidade ingrata o horror a direção era apenas um dos meus problemas o cenógrafo figurinista duas senhoras casadas que só trabalhava em dupla completavam o pesadelo o primeiro concebeu a parede de um castelo medieval que consumiu uma floresta inteira de madeira nobre as toras
maciças da estrutura pesava um tanto que me vi obrigado a chamar um engenheiro para reforçar as vigas de sustentação do palco palco o teatro de shopping mal travestido de cornualha esse cenário se repetiu mas o criador queria verdade com dinheiro dos outros é fácil brasileiro ele saiu ofendido como se eu fosse um burguês tacanho sem sensibilidade pra mim dever ser com a inspiração dele o fosso com água tomou as três fileiras em frente ao proscênio o que diminuiu os ganhos de quem vivia de percentual o infantil de sábado e domingo exigia que desmontasse mos o
circo duas vezes por semana oder onerando a folha de pagamento com mais três bebe água além dos energúmenos mais quatro incompetentes que se revezavam na coxia uma contra regra o está em pediu realismo e criou dois banquetes inexistentes no original consumimos dez frangos de padaria por récita além das frutas pães e legumes comprados a peso de ouro na quitanda da esquina e apodreciam sem dó no camarim cheiro insuportável nas cenas em que ele é expulso de casa pelas filhas o portão se fechava arrastado por correntes perdemos uma semana pra eles agem em gonça dane se
a poesia o está em que teria feito na cena da guerra eu tentei de sua dívida mas a besta 15 porque quis botar fogo na certeza da parede toda coberta de isopor maquiado de pedra contratei um bombeiro para ficar de prontidão está em exigiu que cordelia depois de morta entrasse no ano nos braços do país era uma atriz muito bonitinha que está em tentou com medo de todo jeito sem resultado tinha cabeça menina no domingo seguinte à estréia o bombeiro não resistiu à pressão dos hormônios e arriscou uma mão nos peitos da moça demitiu tarado
o outro que entrou só olhava disgaea eu pedi para agüentar o tranco depois de assistir uma versão russa da peça para o cinema está em resolver situar o enredo na idade da pedra o figurinista ter orgasmos com a concepção e nos brindou com uma coleção de pele de carneiro ele queria uso mas aceitou os carneiros suá vamos em bica arrastando as capas de lã no calor de fevereiro abrimos um pano logo depois do carnaval ar condicionado não dava conta do baixo e como só ligaram as máquinas na hora de passar ocorrido economia acha economia dois
atores foram parar no hospital comprometendo ainda mais a reta final a velha crítica do principal jornal carioca consumou a tragédia estudiosos de shakespeare a dama de ferro ganhava a vida assistindo aos tem bumbum bobô dos palcos brasileiros capaz de perdoar comédias rasas era cometida de uma agressividade cruel quando escrevi sobre aqueles que como eu se dispunham a enfrentar o cânone ela abria com o meu epitáfio e terminava a resenha culpando as leis de incentivo à cultura por permitirem que uma infelicidade daquela chegassem às vias de fato a depressão tomou conta do elenco ainda teremos seis
meses pela frente em um contrato assinado com o patrocinador que incluiu uma temporada em são paulo terminamos a catástrofe no rio com a casa vazia enfim o castelo em quatro caminhões de mudança e rumamos para o planalto paulista são paulo a fraqueza me abateu em são paulo [Aplausos] [Música] waguinho [Aplausos] [Música] nem eu lia ainda é conseqüência daquele as trofa da vontade de repetir eu não tinha idade para fazer o astro off nem a de nem a do lia mas acreditei que eu poderia ser duas vezes abençoado não fui quem comanda é o acaso nunca
mais acontecerá eu podia sentir o frisson na platéia com a minha presença os silêncios atômicos esperava a tosse dominava o tempo certo das gargalhadas dos suspiros minha voz a abraçar o dianteiro preencher como se fosse uma matéria concreta que saudade meu deus antes da cortina abrir trancado em silêncio no camarim eu me olhava no espelho e malcriado do fato imperdível detenta livre gerosa se apaixonar o astro algo muito maior do que a minha regis pessoa algo muito maior ser supremo é o dela conta de um cara só na prova os contatos não há dúvida mas
é daquele momento no camarim eu mais me recordo do cheiro da coxinha do óleo quente da minha helena da peça que eu enfiei na bolsa de couro para me lembrar da fonte detrito todo o rio de janeiro que está pra mim em uma semana a fila dava voltas no quarteirão mulheres garotas rapazes todos onde desejar do lado de fora o burburinho no fiorentina cada vez que adentrar como o salão nos longos jantares depois do espetáculo o reconhecimento da classe hoje nada disso se compara ao desvio da arena a sensação de me livrar de mim mesmo
de certo o outro de ser contas eu quiser o que quisesse ser quando quisesse ser eu achei que seria sempre assim os primeiros anos são fáceis difícil é preservar ercília persevera [Aplausos] diz a menina a heroína de a gaivota de tchékhov sabia difícil é se reinventar aos 60 eu nunca tive quando comecei no teatro eram todos de esquerda adorava os bresh york e arrabal dinheiro era sinônimo de desvio de caráter mas o mundo mudou e meus amigos duros se transformaram em párias ditatorial vestido de bermuda e chinelo sem plano de saúde carro ou as futuras
enfrentei a frieza deles mas tive uma gorjeta farta as férias passaram voando eu estava com saudade da adulação no fim de dezembro quente foi convocado para repetir o feito de ser o pivô da atração que sustentava 40% do faturamento da casa a novela das oito a vert de hitchcock servir de inspiração tirei da estante a coleção do mestre do suspense e estudei os trejeitos de stuart grande embarquei para a europa com ares de contratado da metro abriu os trabalhos em março na divina londres certos de que reinventar íamos o filme no ar foram duas semanas
de pobres elogios putos e alguma labuta no photoshop landry o diretor só faltava beijar a equipe na boca de tão deslumbrado que estava com a promessa de revolucionar a teledramaturgia nacional na festa de confraternização que precedeu a folga arrastei a heroína madura pro quarto e demos início a um dock do romance secreto voltamos foi o estúdio certos de entrar na história caímos na real no fim da primeira semana de exibição o ibope traçou uma linha descendente e os executivos mandavam adiantar as pesquisas o povão não entendeu a morte e ressurreição do personagem as donas-de-casa confundir
um suspense com o tranco espírita sem entender se eu é ou não com o fantasma todas as classes sociais me rejeitaram condenado ao rico renato brandão foi alijado do núcleo central da virada de escada no elenco mirim um raro pelo seu lado mas a heroína madura fui parar nos braços de outro galã um camacho que telefonou foi reduzido a um tiozinho simpático dono de uma discoteca que entrava em cena para dizer que estava de saída enfrentei chá de cadeira homéricos esperando as juras de amor no elenco jovem no estúdio t amarguei nove meses de ostracismo
na rua me perguntavam quando eu iria voltar para restaurar tudo que me diferenciava até então o passado alternativo à personalidade inconformada por tudo o que me levará ao olimpo ela agora defeito imitação reclamava da demora do papel do figurino sem esconder o digitei foi aquelas garotas de 15 e capaz de chorar como bonecas da estrela sim porque chorar é de suma importância na televisão é especial para um aspirante que importa na dicção nefasta com a cultura pífia diante de uma lágrima honesta todas sabem sabem disso e apelo para todos veteranos arregalando os olhos enquanto miro
o refletor sem piscar mesmo tanto a córnea conquistar o japonês corrido como lineu o risco de perder a visão em troca de êxito profissional acho que choravam sem esforço me deixava abismada é um fenômeno fisiológico eu pensava só podia ser os meninos não precisa chorar boys don't cry se não fosse de todo tapados e provocar seu roubo nas mulheres o tempo da área aponta de lapidada los mas não falhar como o nome ideal ninguém se lembrava mais de augusto reis só do fracasso de renato preta o protagonista ejetado a situação pedia humildade desta vez não
teve recesso não teve paris não tem imaginação para salvar o contrato emendei o fiasco com um papel de segunda na novela das seis a alta direção me aconselha a aceitar era um drama de época passada numa plantação de cana no brasil no brasil colonial com direito a cenas de tronco e chibatadas o feitor josé dias baixou o [ __ ] em metade do relvado assediando e espancando a mocinha mestiça até fazer a sangrar no roubo das donas de casa que preparava o jantar suportei bem apesar do sol escaldante das externas em vassouras perto do veículo
dos ricos meu figurino de pelego rústico era uma bênção dos céus e foi assim que eu me tornei diferente o trabalho tanto fazia um resultado importante que eu desse conta das falas e não tropeçar seus móveis confunde profissão por emprego dionísio nunca mais me perdoa eu paguei com o rio os pecados daqueles anos negócios em que instante e transformei num silico eis a questão acho que foi ali que o chicote na mão rio do que eu havia feito de mim a verdade o objectivo eu já nem lembrava mach do porquê de eu ter escolhido aquela
profissão [Aplausos] o casal jolie show [Música] [Aplausos] ai meu deus agora foi muito bem obrigada mãe à força meu deus do céu a distância de josé celso martinez correia o pajé do oficina me pesava como uma falha o ipanema no teatro ipanema foi o mais perto que eu cheguei da revolução estética que ocorria de maneira mais violenta na capital paulista a malemolência do mar influenciava o teatro carioca na mesma medida em que a dureza formal de são paulo agia sobre a contundência de josé celso talvez por desejar fincar bandeiras numa praia ainda inexplorada guria tenha
escolhido reinar em copacabana o encenador não havia cortado as amarras com o teatro dito por gays se apresentava em espaços convencionais nunca na rua se baseava mais no texto do que nas improvisações e dominava com requinte a parafernalha de luz e som da caixa-preta e pedido de pôr os pés na sua buenos aires querida os milicos hermanos conseguiram ser ainda piores do que os gorilas patrús e usufruindo do fascínio em torno de um intelectual exilado o portenho desembarco na guanabara já endeusado inscrições abertas para o workshop que selecionaria atores para o seu primeiro espetáculo eu
e jackson corremos para o teatro cacilda becker no catete a fim de tentar a sorte minhas pernas receberam quando vulto domingo surgiu entre as cadeiras baixo vestindo botas de cano alto gola rolê cor divino guria ostentava uma longa cabeleira negra presa para trás num misto de carlos gardel e touro sentado cerimonioso caminhou até a arena passos lentos acompanhado do assistente francesa uma morena magérrima que lhe servia de passagem de um breve aceno e pois se a tragar o ministro enquanto mirava nos olhos cada um dos cerca de 70 atores presentes guri apagou o cigarro num
cinzeiro portátil e mandou todo mundo tirar a roupa obedecemos com prontidão empenhados em deixar clara entrega estávamos acostumados a ficar nu com estava no exame elementar de qualquer curso base era reflexo do terror imposto pela guerra fria ao redor do planeta que provocou reações drásticas na polícia na na política na arte no comportamento a barra era tão pesada que um rapaz sensível como eu o possuída bravura para se meter na luta armada ou partilha para a vida artística não menos radical siba se valendo do corpo como objeto instrumento de protesto esfregávamos os baixinhos em salas
e mudas o chato era uma ameaça real lamb amos o suor uns dos outros sem demonstrar a versão beijávamos na boca simulavam sexo ou chegarmos vamos às vias de fato seja mais pechinchar liberdades a nudez era condição primeira sinée qua non para se provar o ator foi feliz no começo aos 20 também aos 30 quando larguei o teatro emendei uma seqüência de sucessos na televisão famoso devia o apogeu da minha arrogância comi muita gente gastei mais do que devia miley subalternos acredito em destino não mais o contrato polpudo me transformou num ator preguiçoso com os
anos me cansei da rotina das gravações e aceitei papéis periféricos um dia um ator jovem gênio da hora olhou para a minha barriga congênita para as entradas mal disfarçadas em segredo com a ponta de um sorriso sabe marido está provado existe vida fora da televisão senti me humilhado diante da certeza da puberdade por que não aceitar novos riscos pensei na minha idade é um período de descuidos incertezas na vida de um homem da mulher também mas elas pelo menos enfrentam calores cíclicos depressões hormonais que justificam as escolhas tortas um homem não ele continua idêntico ao
que sempre foi só que pior a cada dia pior só quando os cabelos às escondidas cujos tonalizantes e enlouquecendo de amor menina deveriam ser suas filhas as mulheres são mais realistas a natureza briga fiz a loucura de pedir demissão o resto é o resto eu aqui após mal casado com minha mãe devendo que não tenho por causa de uma ambição mal disfarçada de ser lauro este ano [Música] a cada segundo a gente corre o risco de vida mas vamos em frente enxerguei a barba no travesseiro e vira o rosto para 11 little suspenso era uma
novela bíblica estranhei você anda vendo isso eu perguntei brigando eu fui chamado para um papel de ansião hebreu explicou o colega eu ia recusar mas agora com o fim do dia fiquei sem opção na tela estou do lado egípcio tudo com massa saia de lá mês sintético seduzir a escrava e colunista eu daria um bom upc um faraó não intenciona e calculei minhas chances no novo mercado seria providência divina a enviar mensagens para um desgarrado até aqui escrito a fé que me falta lineu apareceu adivinhar meu pensamento e confessou que a perspectiva de emprego os
salvará das palpitações nervosas do dia anterior 80 anos ele disse foi deus seguimos na trama até os comerciais a ata de frango a r$2 99 oferecido entre a sujeitam a sujeição do povo escolhido ea barbary dos adoradores dedos bean diante do monte sinai dançando em volta do bezerro dourado é rara decreto o papel daquela novela pagaria as contas eu calculei e ainda sobraria um trocado para quitar parte dos meus pecados a bíblia é que nem janete clair comentou irineu não tem erro eu estou resignado e vê los juntos da falta de saída elas têm planos
e silício primeiro eu tentaria reatar com a televisão classe a se nada viesse dali atacaria a bíblia precisavam jogar o tratamento da minha mãe mas a situação com era das mais animadoras dei as costas para a única indústria [Música] arrotando verdades revisei papéis com o contrato disse que precisava me renovar eles reagiram com elegância mas ao notar o meu nome na lista negra nós não confiamos durante os quase dois anos de afastamento a crise abalar o mercado fonográfico na virada do milênio se abaterá sobre outras áreas o público migrará para internet o antigo feudo de
audiência se dividirá em pequenas propriedades onde a população se entretinha cultivando o próprio erro pretos brancos crianças e velhos como dietas gastavam acessórios vidrados e seus iguais para se tornar um influente bastava sentar em frente ao computador e desovar o bestialógico esquece elenco o cenário redator produto diretor esquece as agências de publicidade esteios do velho castelo anulavam agora anônimos exibicionistas com bilhões de dólares é abduzida antiga cadeia produtiva da qual eu fazer porte centenas de pessoas perdidas de empregos antes vitalícios quando eu sonhava aconteceu com o chefe minha vaidade valia tanto quanto a de qualquer
um 1 - entre lia e o funk da metralhadora ganhava o funk da medalha era isso o histórico durante os meses de alienação sol canal evangelho prossegue em [Música] calcado em uma dramaturgia fiel à doutrina oferecendo um gol onde o beijo eu mal em doses bem medidas cultos dominicais jogo vamos aprovar o dízimo contribuição e isenta de imposto alimentava o reino televisivo de deus de um chapéu é difícil arrumar emprego aí perguntei jocoso ainda não fecharam um núcleo dos filhos temos [Música] o lineu respondeu a sério troca de canal bota notícia o terrorismo mísseis os
militantes por acordo desde secas e inundações corrupção crimes e assassinatos a queda do império romano o apocalipse professor da idade média se experimentou importância meu deus tem um ator e meio toda essa derrocada eu era peça de museu o jornal e foi impresso atendia o telefone fixo com mia glúten [Música] o pagode pixote tu e amarram os romances do século dizendo corte a grade disse a falta de vídeos [Música] era um futuro amigos para mim que eu vou passar [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música]
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