olá boa noite nós vamos hoje falar sobre platão um dos grandes filósofos da humanidade talvez os grandes inventores do modo como a gente conhece a filosofia hoje mestre do aristóteles discípulo de sócrates e basilar para entender qualquer coisa em filosofia hoje nós vamos analisar o platão não estou interessou vivamente mas em três aspectos principais principais claro recorte em que eu proponho ou que já corte são possíveis mas aqui nós vamos ver três obras o banquete omenon ea república especialmente ali alguns conceitos-chave nessas horas espero que vocês estejam preparados vamos avançar em uma das partes mais
importantes da filosofia hoje atual então venham comigo por favor que vai ser o máximo bom olha só aqui e eu falei a gente vai falar sobre o banquete em primeiro lugar e depois sobre o menon em segundo lugar e por último sobre a república são três obras nesse disse mas de platão e se você não conhece ainda aproveite aula de hoje para sinta irá essa história espetacular do pensamento humano mas antes de chegar nós três é claro que eu tenho que te esclarecer algumas coisas e eu vou esclarecer esse que é o centro junto com
o seu discípulo do no fim da escola de atenas aqui certo então street o platão tem alguns conceitos gerais e entre eles eu queria te falar sobre um específico mas para chegar lá eu quero fazer uma pequena revisão do que a gente já viu até agora então a gente viu até agora que a filosofia nasce da passagem entre o mitos e o logos se lembra disso passagem entre o micro-ondas e o logos essa passagem o que significa que cada vez menos eu adoro um discurso alegórico cada vez menos e o adotam um discurso imagético cada
vez menos é o que o discurso metafórico que faz referência aos deuses cada vez mais eu centro enquanto pensamento em raciocínio orgia lógicos argumentativos conceituais lembra disso tudo bem a gente viu essa passagem e a gente viu também que ela não é progressiva aí hoje você vai perceber que sobretudo no platão leva bastante nublado é porque o patrão utiliza a narrativa mitológica para expressar sua filosofia mas aí a gente avançou e disse que no logos no logos também tem uma divisão lembra de um lado aos pré-socráticos que se preocupam com a phisis um cosmos e
com ar quer que rege todo o corte nos desafios e de outro vem o sócrates que insere em um marco uma divisão nesse mar e é o centramento dos estudos em ética ou no ethos não é todos no comportamento humano no modo de ser e fala passada que o épocas se traduz em caráter costume modo de ser tudo isso hoje para aula passada mas eu também te falei aula passada que esses estudos relativos ao ethos ao caráter eu costumo dizer ao homem nápoles na cidade no seu comportamento do que deve ou não deve fazer se
dividiu também tem duas grandes classes de um lado havia aqueles e pregavam o relativismo moral e nós nos identificamos com os sofistas vocês lembram eram filósofos mais próximos mais afeitos ao modo como diz cursamos ao modo como falamos em público e eles até wendinho essa habilidade para os seus alunos lembram disso de um lado a ver os sofistas e de outro havia o sócrates e era uma negação ao relativismo moral se de um lado os sofistas acreditavam que não havia verdades absolutas de outro o sócrates ele tava insistindo na possibilidade a verdade absoluta agente viu
esta dicotomia aula passada mas os dois eles estão dentro do campo do caráter do costume do modo de ser do cidadão na pólis na coletividade certo a gente viu que o principal surfista era o protágoras ou pelo menos um surfista morre um arquétipo de surfista digamos assim a frase o homem é a medida de todas as coisas você aprendeu a passada que se diz que diz respeito a cada indivíduo a cada convenção social o padrão e o critério estabelecido sobre as mais diferentes perspectivas sejam elas éticas políticas e epistemológicas metafísicas ou seja relativas ao comportamento
humano a moda com a gente organizou estado ao modo como nós conhecemos as coisas e ao modo como a gente entende que a estrutura da realidade se compõe de uma medida de todas as coisas então tudo relativo então tudo vale e aí vem outra surfista chamado ocorre os dizer que nada existe mesmo se existisse ninguém conseguiria pensar e ainda que a pensar não conseguiria falar lembra dessa raciocínio se você não lembra vale a pena dar uma olhada na aula passada sobre o que o górgias fala cara de acordo com esse sofistas a realidade é mutável
porém simplesmente a realidade é transitórias a realidade é passageira estado transitório é passageira mutável não posso aprender lá na sua essência não tem esse negócio chamado de conhecimento porque uma premissa aqui é que conhecimento só conhecimento daquilo que é duradouro daquilo que não muda se tudo muda o tempo inteiro então não há conhecimento só que a discurso é pessoas vão esses são surfistas o sócrates tenta se encontra por eles e você aprendeu comigo isso aula passada também através de um método de questionamento que eu chamei para você de elencos o método da reflexão lembra disso
muita gente fala que o sócrates é o sócrates da maiêutica né o método do parto de eu fui ver hoje que tem muito mais a ver com platão onde aqui com o sócrates mais ainda do que vem me falar passada mas o fato é que o sócrates fato não né mas a versão mais aceita é que o sócrates era um grande filósofo digamos assim dá a contraposição da restauração dos valores os atenienses políticos éticos em contraposição e sofistas só que assim é a maneira de interpretar o sócrates a seguinte só que a gente começou o
trabalho ele se encontra pois aos surfistas o sócrates e foi muito duro com essas figuras é o sis pois é socialmente porém o método socrático era meramente o método de confrontar e expor a ferida digamos assim o sócrates não partilha de nenhuma teoria mais sólida e fundamentasse a sua prática e muitos intérpretes identificam platão como sendo aquele a equipa continuou onde o seu mas tu parou o sócrates ficava no método da refutação mas ele não fornecer verdades após a replicação o platão vem com projetos filosóficos para fornecer essas verdade a fornecer essa teoria e fundamentar
ia então o conhecimento verdadeiro contraposto aqueles aquele que o que os ofícios diziam é possuir dizem ofertar diziam vender população pode ser entendido como sendo um continuador do sócrates nesse sentido essa é uma grande chave para entender o que é tão então a gente pode voltar para cá e fazer o seguinte a gente pegar o conjunto de obras do platão e costuma ser dividido mais ou menos assim ó tem lá quatro grandes conjuntos todos eles são diálogos mas alguns são diálogos mas são só a forma de jogos alguns são monólogos na verdade mas os primeiros
são todos de aula é tipo uma peça de teatro mesmo é a primeira categoria é uma categoria que os historiadores chamam de diálogos socráticos e olha só o que diálogo socrático a gente viu isso um pouco na aula passada o diálogo socrático são aqueles jogos em que o sócrates aparece como personagem principal e aqui o sócrates quase sempre conduz uma conversa em busca de um conceito mas não chega ao final ele para em aporia e não consegue ele não consegue dar uma resposta definitiva aqui é o sócrates do elencos aqui o sócrates da pure aqui
o historiadores dizem ser o sócrates mais próximo do que ele foi do que ele foi em contraposição ao que é o sócrates do platão digamos assim é o sócrates a apologia de sócrates nós temos aula passada do ir e do ipi menor dolax do carmo antes do cristão da república livro um e algumas história dos dizem que é estilisticamente muito diferente dos outros dias e eu tive um que a gente de aula passada eu desisti enfim são bastantes de aula hoje os da fase intermediária são aquelas são aqueles que introduzem o que hoje a gente
estuda no ensino médio como sendo a teoria das ideias você já ouviu falar isso certamente eu vou chamar aqui de teoria das formas e não das ideias eu vou explicar por que o e usa faz madura e da fase final olha só que curioso porque esses são raramente estudados inclusive na faculdade faculdades fala especialistas em platão costuma estudar esses aqui na pós-graduação mestrado doutorado mas os jogos da fase madura e da fase final são aqueles diálogos em que olha que curioso o platão faz uma reformulação da teoria das idéias e de certo modo responde algumas
críticas quanto à possibilidade de existência dessa histórias idéias e do modo como ela se comunicaria com o nosso mundo é muito louco que também tem um traço de estilo aqui porque o platão não faz mais o sócrates naquele jogos da fase final seu principal personagem coisa que acontece em todos os outros de aula os anteriores só que eu fiz é o personagem principal dos diálogos socráticos o cliente hoje da fase intermediária todos mas já faz uma dura para fazer final só que a gente vai sumindo vai sumindo ele vai perdendo o protagonismo assim imagina estudar
o platão inteiro nessas horas inteiras um curso não é suficiente seis meses não são suficientes cinco anos não são suficientes carga aqui portanto a gente vai dar uma visão panorâmica sobre o que é o plantão eu quero pegar principalmente de alguns da fase intermediária vamos ficar com o banquete vamos ficar com cadê cadê cadê o menon e a república esses três da fase intermediária mas não vamos aqui fazer a crítica platônica a a sua própria teoria não porque para que a gente fizesse isso você já teria que saber se você concorda comigo como o meu
pescoço aqui você não sabe eu vou me concentrar nas fases em que ele tá escrevendo sendo só teoria e nos pontos principais tá é isso a gente vai fazer hoje aqui na aula e é isso que eu já vou ficar feliz se eu conseguir fazer com que você aprenda nós vamos a aprender parte da aula que é sobre o banquete mas antes de ir para o banquete eu queria te mostrar aqui alguns centros de preocupação do platão platão nesse conjunto de diálogos eu acabei de te mostrar mostra preocupações o modo como a gente com dois
a vida boa por um grego a vida não é um valor em si como é para nós contemporânea para nós acreditamos na carta da onu para nós ficar de são joão direitos humanos sabe que a ideia de direitos humanos é contemporânea é um grego a vida não é um valor em si congrego o que tem que ser buscado é a vida boa é a vida não é boa não vale a pena ser vivida lembra da frase do sorvete uma vida não examinada não vale a pena ser vivida a concepção de vida boa só que eu
quiser uma vida refletida uma vida e levava em prática a filosofia isso é coisa de grego a gente acha estranho isso nesse tipo de coisa a gente acha até meio monstruoso que se for parar para pensar e fica com um pé atrás da orelha para trás dor ele com uma pulga atrás da orelha não fica e esse cara tá defendendo a vida boa quer dizer que ele é um assassino quer dizer que é um genocida não é só o hulk a maneira de se relacionar com o modo como nós seres humanos nos organizamos e organizamos
a nossa própria vida o platão tem preocupações com essa vida boa digamos assim é uma preocupação também dele a condução do estado e principalmente meus amigos dizem os historiadores e diz a tradição num contexto em que os sofistas estão cada vez mais populares e isso significa dizer que as pessoas da cidade são cada vez mais a atendendo a valorizar a persuasão e cada vez menos estendendo a valorizar a verdade tá na moda hoje dizer que a gente tá na pós verdade não tá e esse termo na minha opinião não disse absolutamente nada pode verdade pós-verdade
é uma situação de acordo com a concepção atual em que nós para estabelecer a opinião pública ligamos bem mais para as emoções e para as crenças que nós já temos do que para fatos objetivos e se após verdade vejo sempre aconteceu é isso sempre essa sempre foi a tendência e aqui nessa atenas do século 5º antes de cristo que é o momento histórico em que platão vive e sócrates viveu e aqui a situação é mais ou menos parecida a uma percepção a gente só vai identificar em comentadores posteriores mas já há uma percepção e que
é uma decadência da sociedade grega ea sociedade grega já não tá mais no seu esplendor e de portanto alguma coisa causou essa decadência o sócrates e o platão aposto que essa decadência se deve em grande medida a essa decadência moral em decorrência de uma decadência epistemológica lembro o que que é epistemologia teoria do conhecimento a falta de crença na possibilidade de se chegar à verdade faz com que a gente moralmente declina e clínica acho que a gente não tem como estabelecer verdades para para afirmações éticas para afirmações sobre o nosso comportamento olha se a gente
não sabe estabelecer o que de fato é possível estabelecer dizer afirmar alegar em e também em relação ao bom comportamento então tudo vale olha se tudo vale então a gente chegou na décadence porque a gente não sabe mais avaliar o que que é certo e errado o platão responsáveis em grande medida os sofistas por causa disso ele tenta todo uma teoria da vida boa e da condução do estado para se contrapor a isso só que ele não pode parar nessas investigações ele precisa também ir para possibilidade de alcançar o conhecimento de formular uma teoria e
diga respeito à possibilidade de alcançar o conhecimento aquele também não param por aí o que vai estabelecer uma teoria e diga que a gente pode sim chegar um conhecimento que é certo em contraposição conhecimento errado diferente dos surfistas vizinho ele precisa também fazer uma teoria da realidade como um todo ou da estrutura mais básica da realidade só na verdade o platão con catena tudo isso aqui que tá aqui do meu lado tudo isso aqui a parte de uma concepção de vida boa e condução do estado passa por uma concepção de como a gente conhece a
realidade e de como a realidade se estrutura tudo isso aqui não tem nome no platão como a gente não meia hoje na epistemologia a metafísica a ética política latão no meio é isso quem vai começar a nomear é o seu discípulo aristóteles mais esse aula que vem os que eu fiz questão aqui e não colocar os nomes mas só os objetos de estudo da vida boa condução do estrada a possibilidade de alcançar o conhecimento a cintura mais baixa da realidade isso tudo preocupação do platão é mas ele não dá nome ainda tem tá bom então
agora feita introdução ao plantão isso pode enfim e pra primeira obra o banquete o banquete em grego é chamado de simpósio o simpósio é o banquete o banquete não é não é uma uma ocasião em que as pessoas vão lá para comer porque tem uma situação que as pessoas vão lá parar de beber principalmente o banquete ao diálogo e muito provavelmente é fictício não é uma um registro histórico do que realmente aconteceu mas esperto ali uma das dos discursos mais bonitos da história da literatura eu diria sem dúvida é um dos meus livros principais da
vida esse aqui o banquete aqui o platão coloca na mesma mesa o sócrates o aristófanes o que são inimigos assim ó aristófanes uma peça lá na grécia antiga ridicularizando o sorvete e outras pessoas também para discursar sobre o amor ele se reúnem na casa de um deles que ganhou um concurso de tragédia hein ele fez a melhor trajeto de ganhar o concurso e vai comemorar com essas pessoas e aí para para fazer comemoração eles propõem cada um fazer um discurso olha só como é que gente como é que filósofo as festas né cada um faz
um discurso sobre o amor sobre o amor eu só que a gente fica por último e eles discussão e o sócrates fica por último só que o sócrates aqui é bem diferente daquele sócrates que nós vimos nos diálogos socráticos da aula passada aqui o sócrates apresenta muito mais uma visão que a gente vai identificar com a visão do platão essa visão que dá uma teoria mais sólida para o conhecimento só que você quer bastante propositivo também e vocês vão ver que é nessa obra que aparece a concepção verdadeira de amor platônico já virou um amor
platônico uma colocando que aquele amor idealizado não sei o que isso vai descobrir hoje aqui que não é bem assim não ainda bem assim não pessoalmente nessa obra aqui o banquete então aqui a gente vai começar a fazer a transição do sócrates da aporia e do elencos o sócrates mais propositivo e o sócrates da maiêutica então é mais ou menos assim ó e aqui ocorre em dois conceitos que são fundamentais para você entender o plantão um deles é uma metáfora é uma alegoria é uma figura de linguagem e o outro é um conceito que os
historiadores utilizam para designar o um dos métodos platônicos para alcançar o que ele chama de realidade verdadeira conhecimento verdadeiro que é dialética ascendente e eu vou explicar no momento certo o que que significa cada uma dessas coisas tá mas aqui lá pelas tantas quando o sócrates espera todo mundo discursar e chega a vez dele acontece o seguinte e começa mais ou menos assim a meus amigos eu pensei que a gente tinha proposto falar sobre a verdade do que é o amor aprovei todos vocês apesar de proferir discursos muito bonitos na verdade mentiram sobre o amor
você não falsidade e aqui o sócrates uma coisa que quem é quem quem gosta dos óculos de sol na superfície não aceita porque ele fala assim meus amigos se tem uma coisa que eu sei hoje é sobre o amor e acabou sócrates só sei que nada sei não é eu já falei ela passar para você que sócrates não existe no banquete platão fala na boca do sócrates né exatamente isso meus amigos você tem uma coisa que eu sei é sobre o amor ele começa a expulsar e é lindo discurso dele ele compara o amor com
um filósofo o amor é aquele que não possui objetos e por isso ama a gente só deseja aquele que a gente não tem afinal de contas da mesma forma que o filósofo não possui a sabedoria mas deseja sabedoria portanto faz dessa prática dessa busca a sua essência nós foi aquele que busca a sabedoria e aí lá pelas tantas o sócrates diz que ele aprendeu o que é o amor isso é muito curioso uma professora e você já sabe que a cultura grega não era nada a acolhedora com as mulheres essa mulher é uma estrangeira ela
não é ateniense o nome dela é de última dia última daí a escada de diotima como uma uma metáfora aqui que serve para explicar e que o sócrates quer dizer com amor e qual o papel do amor nessa tentativa do homem de buscar o conhecimento muito linda essa na cara que ele utiliza aí como investigar mais aqui ó vou passar aqui geralmente gente pensa que o amor platônico é mais ou menos alguém parecido com essa pessoa aqui né olhando para um objeto distante esse objeto nem sabe que é é objeto de desejo de alguém enfim
o amor platônico esse amor à distância né essa moda distância é um amor que sei lá não fica assim é mas esse alguém não é tão assim assim da gente né esse é o amor platônico no senso comum mas eu vou te mostrar aqui como o platônico não é esse amor idealizado não é o platônicos parece muito mais com e seguinte aqui olá seja muito mais caloroso fogoso do que esse amor idealizado que tá na cultura popular eu vou te provar e essa é a de última de mantinéia age última mais sacerdotisa do mundo antigo
e vive na sua cidade chamada mantinéia obviamente e essa cidade quer dizer e essa mulher segundo o próprio sócrates nesse diálogo foi sua professora sobre o que é o amor tem até algumas imagens na história que representa uma guilhotina ensinando sócrates tipo essa aqui ó aqui eu tinha a lição da professora do sócrates lá pelas tantas é de última começa a mudar o discurso conceitual e passa com um discurso uma narrativa mítica você sabe narrativa mítica que serve também como propósito pedagógico lembro do heráclito lembro do flamengo eu quero eu quero de última faz ela
com para o trajeto que nós temos para conhecer as coisas e com uma escada ou seja com uma com degraus que progressivamente vão aumentando ela fala assim o amor é o amor do que falta ninguém ama o que já tem exagero tinha ninguém é uma que já tem por definição a gente só ama e só deseja aquilo que nos falta e eu queria muito um apple mas eu não tenho eu só quero porque eu não tenho o homem tem que eu tiver um apple e trocar por esse motorola aqui eu já não vou querer mais
não é porque eu tenho eu quero muito viajar a paris por que que eu quero viajar a parede porque eu não estou lá se eu estivesse lá eu não queria mais e eu moro no rio de janeiro mas eu morava em manaus eu moro aqui em manaus eu queria muito morar no rio de janeiro uma vez aqui já não sei se eu quero tampa entende o amor por definição é desejo por algo que falta é só que ela fala assim esse desejo para algo que falta pode ser muito pedagógico sócrates o amor é um dos
caminhos é um dos caminhos o fornecem um dos caminhos pelos quais cada um pode percorrer em busca de alcançar o conhecimento verdadeiro diz a de última hora que hora que poético ao mesmo tempo o amor fornece um dos caminhos pelos quais a gente pode percorrer e para alcançar o conhecimento verdadeiro das coisas como isso ela fala assim ó e aí minha mental para dela mais ou menos assim e isso ficou conhecido na história com uma escada de de última ou em latim escala amores a escala a morte se você colocar no google escala amora você
vai ver várias referências sobre isso isa de última e agora a gente ama a gente primeiro começa no degrau mais baixo do amor até atingir o degrau mais sublime mais incorpóreo mas a gente começa do início quando a gente começa nessa nesse degrau até alcançar o conhecimento verdadeiro a gente começa ali encontrando corpos belos na pessoas belas pessoas claro são belas para nós a gente busca a beleza no outro o amor essa é uma das definições é buscar o belo no outro unidos a definição também né o amor é buscar o belo no outro por
exemplo eu coloquei aqui uma atriz que é muito bonita é a bruna linzmeyer por exemplo primeiro degrau da escada seria bruno desmaia ea matriz muito bonita e aí eu progredir ia nesse degrau em busca do da beleza do amor verdadeiro encontraria ali a escada que o husky aqui também é uma atriz muito bonita aqui eu eu me eu me cansaria da bruna linzmeyer da escola que o husky o que depois de ter contato com muitas pessoas bonitas a gente percebe que as pessoas bonitas se parecem elas são muito iguais umas às outras vocês já perceberam
eles as pessoas lindas se parecem as pessoas bonitas são todas iguais elas tem mais ou menos a mesmo rosto mesmo corpo mesmo cabelo pede para responder mesmo padrão e aí elas canção aí fala assim vitor eu não sei disso não porque eu nunca me relacionei com uma pessoa bonita acredita em mim pessoas bonitas são todas iguais pessoas bonitas não tem particularidade pessoas bonitas não tem individualidade pessoas bonitas são todas iguais quando você descobre isso que pessoas bonitas são todas iguais você descobre de repente o que a beleza beleza mesmo não tá nas pessoas a deus
é algo que transcende as pessoas a beleza é algo que está fora das pessoas a beleza é algo que faz com que as pessoas sejam belas mas não são as pessoas que estão a beleza é outra coisa que permite com que elas sejam belos e aí você já tá preparado quando você percebe isso que todos os corpos que você achava que eram belos é não são a beleza quando você percebe isso aí você sobe de degrau segunda de ótima você sobe para cal você sobe para passar com a matemática dela o que sérgio concordar comigo
que nem uma curva de nenhum ser humano é tão bonita quanto é a curva da matemática a mesma curva de nenhum ser humano é tão perfeita como é a curva de uma esfera aí você fala assim não vê que você tá de sacanagem você não tá falando sério eu tô falando sério eu só não tô falando sério para você porque você ainda tá no primeiro degrau ainda você não tá preparado para ver os degraus superiores entende segundo platão claro na segunda de última se você acha que as curvas humanas são mais perfeitas que a curva
da matemática é porque você não tá preparado para subir de degrau de beleza que a matemática é perfeita amar-te mais que é imutável a matemática não envelhece matemática o mesmo para mim para você o sócrates já morreu há 2.500 anos vai ser para um ser humano que ainda vai nascer daqui há 2.500 anos o tanto que mais belo a e matemática que é imutável que é perfeita nenhum corpo jamais chegará aos pés da matemática riso platão é uma vez que você entende é isso aí você está preparado para ir para um degrau superior é esse
aqui ó que é o da caridade ou seja dos conceitos dos sentimentos belos você começa com os corpos belos passa os objetos do pensamento delas que são os objetos matemáticos e passa para os nobres sentimentos por sentimentos belos você passa ajudar as outras pessoas aí você tem uma vida de caridade você tem uma vida de devoção as outras pessoas que você tem uma vida de de virtude você passa muitos anos nessa vida de virtude encontram da beleza dos sentimentos belos até que você já ajudou todo mundo que você tem para ajudar aí você tá preparado
para subir mais degraus e você sobe os degraus e você continua até que você encontra não mais um ser humano belo um objeto da matemática belo um sentimento dela você encontra o belo e o belo o espaço está vida mas o que é o belo o bom o que é o belo é impossível te dizer sabe o que é é muito simples e você vai se decepcionar mas aí a perna dele e se a beleza física só pode ser dita e acordo com o que é físico e sensível eu acho que uma pessoa dela se
a beleza intelectual matemática só pode ser vista ou no intelecto rua através de uma figura geométrica por exemplo bom então a beleza que é só intelectual não pode jamais ser expressa por qualquer e mais imagem que seja a beleza intelectual única e exclusivamente não pode ser disfarçada em imagem porque você já aprendeu comigo imagem depende de sentidos o ela é visual ou ela é auditiva ou ela é tatio ou elfa ativa se lembra disso se eu estou me referindo a uma realidade completamente intelectual ok imutável não tem como dizer para você o que que é
o belo então ver como é que eu sei o que que é o belo como é que você sabe como é que o belo você tem que subir a escada você tem que compreender a sua trajetória de vida e você jamais enxergará o belo verdadeiro enquanto você é confundir a beleza individual a beleza das coisas sensíveis com a beleza verdadeira quando você tiver preso essas belezas corriqueiras efêmeras transitórias você não tá preparado para enxergar a verdadeira beleza meu patrão chamava de o belo e aí você fala assim eu tô estão aparecendo papo de filósofo em
é para o filósofo mesmo né é particular isso mesmo ou seja o platão tá mostrando pra gente nesses diálogos aqui bom e o que vale é o não sensível porque o que só no âmbito não sensível é que eu fujo desse âmbito típico dos surfistas em que tudo muda o de transitório os desejos mandam as paixões dominam eu tenho que transcender esse mundo transitório para chegar no mundo e mutável e essa é a primeira metáfora da aula de hoje e o patrão fornece para gente aí a gente entenda que mundo é esse olha só vez
que eu chego lá no belo para uma fala assim esse movimento de ascensão e eu chego no inteligível mas parte do sensível se chamar dialética e os teóricos chamam de dialética ascendente né porque ascendente porque ela é uma subida uma subida dialética ascendente dialética vem da palavra grega aqui diálogo mesmo na 2 logos interlocução e na progressiva prática do diálogo o cartão mostra pra gente que é possível não meramente ligar para disputas não era mente ligar para vencer debates são meramente ligar para derrotar um oponente como é o caso dos surfistas no diálogo platônico que
é uma espécie de dialética acontece um procedimento e as duas partes em acordo visão a chegar a verdade nessa dialética abandonando os preconceitos as mais interpretações as pessoas vão chegando em conjunto ahn o que é cada vez mais o conceito depurado essa realidade absoluta temporada aqui para chegar à realidade porque ela completamente não sensível você não pode expressar lá senão utilizando um recurso sensível mas utilizar um recurso sensível já é colocar ela impura o brejo já é tirar ah entendi especial que é ser completamente inteligível é mas é isso que o patrão utiliza para dizer
assim olha se você quiser chegar nesse mundo inteligível você precisa se livrar dos seus sentidos quanto mais você está envolvido com seus sentidos mais condições você tem que chegar até esse mundo inteligível ah tá tá muito obscuro ainda né você que tá mas vamos continuar aqui isso é a escada de juti cima e essa é uma metáfora para estabelecer o que que seria essa dialética ascendente essa saída do mundo sensível progressiva chegava no mundo inteligível os três pás conta porque ele monique todo mundo duche tudo muda dos sofistas e e essas casas de última e
as é dialético ascendente agora a gente vai para o menu é o outro diálogo e nesse diálogo aqui o cerne é tentar investigar o que é a virtude e se ela é possível de ser ensinada é possível ensinar uma vida virtuosa pra alguém na vida eticamente correta pra alguém tá aqui a ética é um objeto a gente ensina tal qual fabricar uma garrafa será fabricar uma garrafa é a mesma coisa que fabricar um conceito de ética na na cabeça de alguém é isso que é investigado neste diálogo e lá atrás tantas ele chega uma certa
a polir sendo assim a gente não sabe se é possível dizer o que que é ético exatamente o que que a gente não fica virtude só é possível ensinar lá é mas seja lá o que for seja lá o que for é possível dizer que o que a gente conhece que a gente sabe a gente só conhece e só sabe o que antes a nossa alma você já teve acesso portanto os conhecimentos que tem na nossa cabeça na nossa mente na nossa alma são inatos eles não dependem da nossa experiência o conhecimento que a gente
tem na cabeça ao contrário do que dizem os surfistas não é relativo ele absoluto e já está na nossa alma a gente só esquece deles mas é isso vitor como é que é isso vou te explicar agora vem para cá o seguinte do menu existem dois conceitos aqui que eu quero te mostrar para explicar essa teoria platônica o paradoxo de menon entre o histórico um paradoxo de menu e a doutrina da reminiscência que história é essa deixa mais tal paradoxo de menos lá pelas tantas o só que a gente está conversando com o menon e
o menon fala assim para o socket é mais sócrates como irás empreender essa investigação se diz conheces inteiramente o que é que estava se referindo a investigação sobre a virtude como tensiones investigar algo que desconheces cabalmente na hipótese de tô paris com ele vamos saberás que se trata da coisa que te conhecer em outras palavras o paradoxo de manhã seguinte para conhecer algo é preciso ser capaz de identificar e se há algo certo para conhecer eu preciso identificar e aqui para identificar a preciso que eu já conheço e como assim vida como assim como assim
como assim e eu digo assim é eu vou te apresentar a emília acabei de inventar e meio aqui na minha cabeça e fala assim vem cá conhecer a emília se você quer conhecer emília ela tá bem ali e aí eu a ponte só que ali tem cinco pessoas e aí fala assim quem é a emília veículo é aquela ali e o ponto 1 oi como é que você vai conhecer emília não a multidão se você já não conhece a emília tu tens para você conhecer alguma coisa você se tem que ser capaz de identificar essa
coisa aqui para você identificar essa coisa você já tem que conhecer essa coisa é como se fosse um círculo em que o conhecimento deve entrar identificação identificação depende do conhecimento conhecimento depende da identificação da identificação depende do conhecimento como é que a gente de verdade sim levantou-se últimas consequências a gente de verdade conhece as coisas em primeiro lugar digamos que mais conhecimento é zerado zerado você não conhece nada absolutamente nada como é que é o conhecimento da primeira coisa na vida e como é que uma mãe chega também e fala assim chupeta chupeta é assim
que a gente aprende uma língua chupeta e o neném fala chupeta como é que ele sabe quando quando a mãe oferece uma chupeta para ele que ela não tá mostrando a mão dela ela não tá mostrando a unha dela ela não tá mostrando o dedo dela que ela não tá mostrando nada na mão ela apontando para boca dela como é que ela sabe é que o bebê sabe ele não conhece chupeta ainda porque ele sabe que aquele objeto tempo que a mãe quando a mãe prefere que eles são ela tá se referindo exatamente aquele objeto
e não a mão dela fechada e não a ponta do dela como é que sabe a gente toma isso como se fosse banal não é como se isso fosse ao é dado é assim que se aprende mas analisando bem como é que a gente aprende uma língua aí conselhos não é óbvio a gente reconhece um objeto sem saber onde que é esse objeto estão falando para gente e esse é o paradoxo de menos isso é paradoxo de menu ou seja para conhecer algo é preciso ser capaz de identificar esse algo só que para eu identificar
preciso conhecer como é que eu resolvi isso é que eu resolvi o patrão vem com a tese da reminiscence lá pelas tantas ele diz assim é que ele utilizar um mito para dizer isso considerando-se que a alma é imortal e renasceu muitas vezes e contemplou todas as coisas tanto neste mundo como no mundo subterrâneo dos mortos nada a que não haja aprendido disso se conclui que não é de se surpreender que seja capaz de lembrar-se de tudo o que aprendeu anteriormente a respeito da virtude bem como sobre outras coisas estão população e seja utilizam uma
narrativa mitológica para expressar essa verdade a alma é da mesma substância da mesma categoria de realidade esse mundo que ele tenta aquele tenta chegar o mundo em que nada muda um mundo em que tudo é perfeito o mundo em que aí sim o conhecimento se possibilita porque o conhecimento lembra só é possível se for conhecimento daquilo que não muda esse fundo aquilo que muda é opinião tal qual o seu filho se diziam que era o platão para se contrapor aos sofistas precisa tentar provar e argumentar a favor da existência de uma realidade que não muda
de repetindo se for realidade que muda já realidade que os sofistas defendiam se a realidade força é essa que muda o tempo inteiro então relativismo está correto bom então degradação moral de atenas não tem mais jeito então cada um acredita no que quiser é preciso que haja um mundo que não muda é que a gente reabilit inclusive a moral das pessoas modo políticos com diversidade ea crença de que é possível chegar na verdade o botão então lançar mão dessa narrativa imagética para dizer assim a nossa alma em grego você já deve saber chama-se quer aí
a palavra psicologia nossa alma não é corpórea ela habitou esse mundo perene e imutável absoluto e quando ela veio para o corpo ela esqueceu-se do mundo que habitou no mundo em que ela já havia contemplado essas formas essas idéias ela vem pro contra se esquece de se mundo obscurece o conhecimento que já teve portanto a partir desse obscurecimento é preciso reabilitar as formas que já estão dentro de nós e aí entra o filósofo aí entre filósofos ajudar para ajudar a decorar esse obscurecimento existe crescimento para ajudar a lembrar a recordar daquilo que já sabemos e
aí para ficar mais claro ainda o que que essa reminiscencia reminiscências é sinônimo de recordação e lembrança e que a doutrina da lembrança da recordação das reminiscências é a tese de que já nascemos como conhecimento que serve de fundamento a todos saber futuro que desenvolvemos já nascemos com conhecimento o nossa você entende melhor reminiscências quando você entende que ela avisa a responder ao paradoxo de mim não porque o paroxismo não deixa eu conheço alguma coisa que eu consegui identificar e olha mais frente ficar tem que conhecer eu como é que começa esse círculo que parece
vicioso a compostura essa ideia a gente reconhece porque a gente já sabe a gente só esqueceu a gente só esqueceu como é que você vai fazer uma pesquisa sobre uma coisa sobre a qual você não sabe ficou como é que você vai escolher um objeto de pesquisa sobre o qual você nada sabe se você não sabe você não vai pesquisar e acabou mas nem tanto é assim que a gente que a gente ao pedra a gente vai para universidade por exemplo a gente faz um agregador de pesquisa sobre o qual gente não sabe mas isso
é meio paradoxal porque a gente não sabe para que a gente escolheu entende-se a gente já sabe porque a gente vai falar sobre a gente a saga e essa hipótese do patrão a gente já sabe das coisas só que tá nublado na nossa cabeça a gente o que a gente faz na verdade é progressivamente tentar clarear tirar as impurezas né é o que o sol que te falou de tentar pare essa ideia que já falar mas que não consegue sair não consegue sair da luz é por isso que a gente diz que o sócrates da
maiêutica em troca de quê para ideia assim como a mãe dele fazia a mãe dele era parteira é um chocolate muito mais platônico por quê para você parar ideias o pressuposto é que as ideias já estão na cabeça da pessoa e que elas não são construídas e se elas foram construídos você não pariu coisa nenhuma você ensinou a pessoa e a preguiça para você dizer que a maio dica é verdadeira é que as ideias são inatas é que a teoria da reminiscência é verdadeira a gente raramente refletir sobre isso no ensino médio quando diz que
o sócrates é o chocantes da maiêutica antes da maiêutica e já é platônico porque já é outono porque ele já admite a existência desse mundo e não muda que absoluto é imutável entendi é disso que se trata tô no menu ele ele faz direto alusões a esse mundo existe e precisa existir que caso contrário o surfista estão certos mas o seu face estiverem certo então relativo de uma verdadeira se o relativo é verdadeiro acabou por possibilidade de habilitar sociedade da cadence a sociedade ateniense da cadente certo essa teoria da reminiscência a lata bastantes lá pelas
tantas o sócrates fala assim olha eu vou provar para você meu irmão e a gente já nasce com um certo conhecimento e eu vou pegar a pessoa aqui entre nós que menos sabe que menos sabe que pessoa é essa aí o mesmo tava com um escravo dele ali do lado mas não tinha ido com escravo dele e o escravo já é uma pessoa na hierarquicamente muito inferior na sociedade grega e o joca te pega esse escravos que nem é nomeado no diálogo e começa a conversar com o escravo para mostrar que o escravo tem conhecimento
sobre a realidade ainda que pensa que não tem e aí tem uma passagem que é completamente alusiva a geometria a geometria eu vou mostrar para vocês mais ou menos de de modo esquemático como é que o sócrates procede conversando com esse escravo para mostrar que o estrago já sabe geometria mesmo pensando que não sabe curiosa essa passagem vem comigo é mais ou menos assim ó vou te passar aqui mais ou menos assim toca te pergunta ele desenha no chão uma figura geométrica e corresponde a um quadrado e diz que o lado desse quadrado é dois
lados quadrado é dois e pergunta para o escravo então qual é a área desse quadrado e ele com marcelo de perguntas vai levando o escravo do menon a responder que a área do quadrado 42 22102 x24 área do quadrado é quatro ele parece muito bem área do quadrado quarto que você tá certo mas o dobro da área diz quadrado só que eu te perguntar para o escravo estava assim ó é seara é quatro é só você multiplicar os dois aí você dobra então quatro vezes dois é oito jogos muito bem ar do quadra área do
dobro o dobro da área desse quadrado e hoje tudo certo mas não é que o cara que chegar ainda eu quero chegar é tiara disse ah o dobro da área desse quadrado é 8 bom então quanto mede o lado do quadrado de área 8 e é sério pergunta esse quadradinho aí tem área quatro só que eu te perguntou quanto que seria área que é o dobro desse quadradinho aí o chá vou acertou bom a área lado vezes lado vai ser oito tudo bem você sabe a área agora quanto mede o lado desse quadrado que é
o dobro da área de quadradinho aí o os cabos fica refletindo tá bom se o lado do quadradinho menor é dois e a área dele é quatro bom se área do dobro é oito então é só eu dobrar a quantidade do lado também então o lado do quadrado de área útil é quatro ué e é só dobrar o lado também e aí eu vou ter o dobro da área e mais alguns parece um quase meu caro quase não é assim não é porque porque não basta você dobrar o lado para ter o dobro da área
nesse caso se você perceber bem disso socket aqui você não tem o lado é de você não tem mais um quadrado que tem área é o dobro da anterior aqui você tem um quadrado cuja área é o quádruplo da anterior e não mais o dobro e eu vou te mostrar isso aí eu só que eu te faz uma série de rabiscos na figura geométrica no chão e fala assim tá vendo como se a gente colocar quatro quadrados nesse grande quadradão aqui que você fez e aí você percebe visualmente que a área desse quadrado maior é
quatro vezes a área do quadrado menor porque porque tem 4 quadradinhos dentro dela então a sua resposta está errada a área aqui seria 16 não 18 isto é quatro vezes maior e não duas vezes nós ficar facinho caramba é verdade então o lado do quadrado o já é o dobro do quadradinho anterior não pode ser quatro esse lado não pode se quatro então já sei se não pode ser dois não pode ser quatro então não vou intermediário então é 3 então quanto mede o lado do quadrado de área oito médio três aí eu só que
faz assim quase meu quarto quase não é três porque como já vimos a área do quadrado área do quadrado nada mais é do que lado vezes lado a 2 x 2 da 4424 16 e aqui se você pegar os lados três vezes três vai dar 9:00 e não 8 e aí a gente quer saber meu caro qual que é o lado do quadrado cuja área é oito não pode ser três que área vai ser um pouco maior do que a gente quer e aí os carros que as obras eu não sei não sei eu não
manjo de geometria nunca gostei e nunca ninguém me ensinou é só que eu te falei assim calma você já sabe sobre isso você só não sabe que sabe você só não sabe que sabe eu vou te mostrar que já está em vocês conhecimento e sócrates prossegue para sim e eu vou voltar aquele quadradão que você disse que era você disse que era o dobro do quadrado menor e eu te mostrei que não era o dobro a gente pegar esse quadradão aqui e nesse quadradão quiser ali um corte na metade de cada quadradinho que tá dentro
dele tá são quatro quadradinhos que tá que estão dentro dele se eu cortar pela metade cada um desses quadradinho vocês percebem ele falando com chave você corta aqui na metade cada um dos quadradinhos olha que curioso eu fico quanto quadrado ali dentro tá pegando todas suas metades cortadas não fico mas olha aqui mais curioso ainda o quadrado original que a gente tinha o ero esse aqui olha como tenho dois triangulinhos nesse quadrado original esse vou concordar dos nosso composto por dois triângulos eu estava falando é verdade tem dois triângulos aí ele falou assim meu caro
escravo você não concorda comigo aqui seja qual for é o dobro da área o dobro da área ela vai ter o dobro de triângulos o dobro da área do quadrado que tem área oito ela vai ter o dobro de triângulo já que você que tem dois triângulos [Música] é o dobro da área desse quadrado vai ter quantos triângulos aí eu chego fala quatro quatros ângulos só puxar muito bem você consegue perceber agora aqui esse outro quadrado tem exatamente quatro triângulos dentro da área dele achava assim consegue perfeitamente olha isso é verdade esse outro quadrado aqui
maior tem quatro triângulos e significa dizer que ele tem área quatro vezes desculpa tem área duas vezes maior do que a área do quadrado inicialmente tinha joga muito bem mas você chegou à conclusão que e esse quadrado que a gente tinha desenhado exatamente o dobro da área do quadrado menor e fala puxa só que você já sabia e não sabia que sabia ele fala imagem você consegue perceber que o lado desse quadrado maior e o lado desse quadrado maior equivale a diagonal do quadrado menor aí eu o chupasse caramba é verdade olha lá a diagonal
do quadradinho menor é igual ao lado do quadrado maior que é o dobro da área do esse quadradinho original para buscar então você sabia desde o início o quanto vale esse lado eu vejo se eu não soubesse o valor numérico desse lado mas que você já conhecia esse lado você já conhecia esse lado sempre esteve na sua cabeça sempre esteve você só tinha esquecido e conhecia qualquer o lado desse quadrado que é o dobro do quadrado original o que é mais ou menos assim só que eles não chega o termo me dê o número que
equivale a essa diagonal o que à época não havia matemática suficiente para estabelecer um número irracional vocês sabem que se esse quadradinho menor tem lado dois e área dele quatro esse o quadrado maior tem área 8 e vai estabelecer a área de um quadrado você tem que estabelecer a raiz quadrada nessa área né e a raiz quadrada de 8 é um número irracional portanto os pelos não conseguiram ainda lidar com números irracionais nessa época que o preço aqui nesse diálogo ele não chega ao número e corresponde a esse lado mas ele chega o resultado do
lado do quadrado maior visualmente geometricamente e na hora e tematicamente e assim se dá uma das provas dos jogos quatro anos e correspondem a essa defesa da reminiscência o sócrates barra platão tentam mostrar que com esse exemplo a gente já sabe matemática a gente só esqueceu que sabe e precisa de alguém que nos auxilie nesse projeto nesse processo nos trajetos em descoberta da matemática curioso isso né eu não sei se você acompanhou o que o escravo do medo não aprendeu aqui mas o procedimento é mais ou menos e se você for e o diálogo há
mais ou menos esse certo esse é o menu esse é o menu agora e a república a república tem a ver com tudo isso bom o seguinte oi aqui é dito os maiores exemplos da história da filosofia que com certeza você já ouviu falar já ouviu falar até agora é só para gente ir tomar pé da aula a gente é descobriu e o platão tenta parte onde o sócrates parou de ontem só que eu te falo onde é que a senhora tirou o só que eu tive se encontra pois aos sofistas só que ele se
encontra coisas suficiente de modo a só e enfrentá-los argumentativamente mas não de modo a fornecer uma resposta que fosse teoricamente bem embasada bem fundamentada e mutável absoluta em troca disso ainda tava no campo aí da aporia da indecisão ele mostrava que os seus oponentes estavam errados mas ele não se preocupava em estabelecer conhecimento de fixos seguros o platão encontra aí uma deficiência teórica ou pelo menos a senti atração internacional tá e passa a construir sua teoria a partir de um confronto com o relativismo sofístico se o relativismo disc oi duda mutável tudo é transitório tudo
é efêmero e portanto tudo é incerto o do vale o platão então tenta construir uma teoria em que o contrário é verdadeiro ou seja assim mundo imutável absoluto mundo em que caso a gente consiga acessar a gente tem a possibilidade de estabelecer conhecimento verdadeiro e mutável e portanto reabilitar a nossa cultura que é decadente e que acredita que tudo vale isso fica muito claro com duas passagens da república que você já conhece é porque você sabe em em grego é politéia não é a república né e depois quer dizer no meio dessa obra tem dois
exemplos o exemplo da linha dividida e o exemplo da alegoria da caverna alegoria da caverna você certamente já ouviu falar ou mito da caverna e nesses dois exemplos o patrão tenta tenta mostrar mais uma vez a trajetória humana em direção ao conhecimento verdadeiro em direção essas realidades que não muda essas realidades absolutas as realidades que assegurariam a possibilidade de nós concebemos conhecimento de verdade e as duas compra em cada uma uma função tão vamos percorrer as para saber mais um elemento de como platão tenta nos convencer e que os professores estavam errados e que a
realidade é bem diferente daqui se acreditava aqui fica muito mais claro porque ele chama de teoria das formas e que é teoria das formas e por que que eu não chamei de teoria das formas e não teoria das ideias por um motivo muito simples quando a gente fala ideias atualmente a gente já está contaminado por uma concepção moderna do que significa a ideia é o pretensão aqui comigo ideia não faço ideia mas conhecimento sua cabeça é algo dentro da mente não é o que tá morando na sua cabeça só que a ideia platônica não é
essa e se você prestar atenção nova até agora não vai ser difícil de entender porque que não pode ser uma ideia que tá na sua cabeça porque se for uma ideia que tá na sua cabeça ela vai ser transitórias efêmera e tal qual é qualquer pensamentos eu moro você quer outra hora você não quer hora você deseja outra você não deseja não é desse tipo de ideia que o plantão tá falando a palavra em grego é idosos parece com a palavra ideia e foi traduzido para o latim aqui chegou até o português mas a melhor
tradução tem que ser outra porque a gente não ficar como fundindo a ideia mental com essa ideia que o botão tá falando o latão tá se referindo a um tipo de realidade ele não é sensível nem mental lá não tem espaço ela não tem tempo e ela não tem imagem não tem ela tem uma existência extra mental e extra sensível por isso que é melhor chamar de forma porque a forma tem esse aspecto é não sensível e extra mental buscar teoria das formas e não teoria das ideias os tradutores mais contemporâneos preferem teoria das formas
através das formas é uma teoria metafísica e epistemológica da realidade você já assistiu os vídeos e metafísica epistemologia que eu fiz aqui no canal se você não viu vai aparecer aqui em cima onde esse vídeo tiver gravado é mas também não te aconselho a ir lá depois mas brevemente metafísica teoria o aspecto mais básico da realidade de que coisas é composta a realidade ea epistemologia é a teoria de como é possível que a gente estabeleça conhecimento e não mera opinião a senhora deixou mas tente lidar dentro da conta das duas coisas como primeiro na teoria
da realidade da linha dividida perdão o platão nesse exemplo lá pelas tantas do diálogo e tenta mostrar que um para cada estado de alma a cada estado que sequer existe um correspondente ao modo como a realidade pode ser acessível quanto o seu conhecimento ele fala assim na realidade e o mundo inteiro se divide em dois o mundo sensível e mundo inteligível e cada um destes corresponde a um estado da alma o mundo sensível corresponde a o estado da alma em que nós só podemos ter opiniões porque nós só podemos ter opiniões porque não mundo sensível
e o mundo dos cinco sentidos tudo muda o tempo inteiro é a música do lulu santos é interpretação que se deu ao heráclito lembra da interrupção platônica do aratu em que tudo flui se tudo flui eu não consigo conhecer nada ele mamãe tem que eu conheço já mudou e esse seria o mundo sensível nesse mundo como nada é concreto ao contrário do que a gente pensa tudo tá passando tudo tá fluindo então já consigo ter opiniões ao passo que no mundo inteligível e se sim em que as coisas não mudam é possível ter conhecimento porque
conhecimento ou é conhecimento do imutável ou não é conhecimento e sim opinião o mundo sensível por sua vez é dividido em outras duas as sombras o que são vistas pela alma de televisão das somos que são sombras sombras são os seus reflexos nas suas gravações são aquelas realidade não dependem de você encontra objeto físico mais de uma derivação de você é de fato a sua sombra no sol é de fato o seu reflexo no espelho todas essas coisas não têm existência própria e resistência a partir de você ou de qualquer outro objeto precisa sendo refletido
ou fazendo sombra é mas também tem de fato os objetos concretos a árvore a cadeira você o computador celular o microfone em subject concretos mas todos eles como são sensíveis estão mudando o tempo inteiro ainda que com a aparência de imutáveis você sabe que ainda que foi que não esteja se mexendo diz que está mudando o tempo inteiro e a prova é que é que algum momento se daqui algum tempo pode ser meses pode ser antes isso aqui vai pifa o que que vai pifar o que isso aqui está em mudança isso aqui é feito
para pifar assim como este corpo pode ser daqui alguns dias pode ser que alguns meses pode ser daqui alguns anos mas este corpo vai morrer regra da arte e daqui a 50 anos 100 anos ninguém vai se lembrar de que estou aqui existiu e este corpo tinha o nome de victor queixo corpo dava aulas de filosofia no youtube e que algumas pessoas não conhecerem o amavam ninguém vai se lembrar de mim eu sou completamente em qualquer outro corpo sensível neste plano tudo isso que você está lendo agora no seu redor vai fenecer e ser completamente
esquecido e portanto sobre isso no máximo dá pra gente ter crenças convicções opiniões opiniões nada mais do que opiniões e por definição são mutáveis transitórias efemérides esse é o campo dos sofistas só que platão não acho a esse campo é um engano você achar que a realidade se resume ao mundo sensível por um motivo muito simples o que no mínimo a um mundo que você já conhece o colégio da faculdade o seu trabalho que é o mundo da matemática desde o platão e se você manja de matemática você sabe que a matemática não é um
conhecimento sensível e isso não quer dizer que a matemática seja inútil pelo contrário o mundo prático só é possível porque tem um campo do saber hiper ultra mega teórico chamado de matemática e permite que a gente lide com ele é ou não é e esse negócio de dizer que a teoria é uma coisa na prática outra só serve para quem não sabe matemática porque para quem sabe matemática sabe que o campo do abstrato é utilíssimo para você lidar com o mito do prático utilíssimo e o patrão fala assim a matemática é uma preparação para a
filosofia você sabe que conta a tradição que o patrão fundou uma escola na escola chamada academia sabia disso que a palavra academia vem da escola que o platão fundou ele fundou ali no terreno de um um ser mitológico chamado academus era um herói por isso academia o grupo então fundou a academia dizem na porta tava escrito não entre aqui se você não souber geometria você viu o grau o grau a importância da matemática na filosofia abstrato na porta da academia não entre aqui se você não sabe geometria nem hoje porque você não vai entender o
que a gente tá falando qual que é o espírito dessa afirmação explique o seguinte se você não tem uma mente preparada para o âmbito abstrato esquece você não vai entender filosofia você vai ficar moscando como dizem algumas pessoas nas gírias você vai ficar com a boca aberta oi e para entrar uma mosca e você vai se engasgar você precisa preparar sua mente pronto abstrato o que é só nesse ano que você não consegue chegar coisas duradouras verdadeiras absolutas a matemática se aproxima desse mundo mas mas a matemática não é ainda o mundo da filosofia o
que é porque não matemática você ainda lida com um tipo de conhecimento discursivo linguístico afinal de contas para você estudar geometria você precisa visualizar as figuras geométricas você precisa formalizar ali os cálculos você ainda lida com aspecto visual e portanto sensível nos estudos a matemática não depende de você para existir ah ela já tava aqui quando você nasceu ela vai continuar no mundo quando depois que você morrer portanto ela não tá na sua cabeça você percebe o que que é um ponto é um ponto vitor é quando eu desenho assim a ponta de uma caneta
de um um pylon no quadro só um ponto a é se isso for um ponto a porta aqui se isso for um cristão significa quando eu apagar esse ponto ele deixou de existir é isso não vê se ele continua existindo onde que existe na sua cabeça é na minha cabeça a então se eu te matar o ponto para de existir na realidade ah não então não existe na sua cabeça se ele não existe na sua cabeça se ele não existe onde você desenha onde é que existe hum hum tá começando a entender agora que a
realidade sensível não basta para dar conta de conceitos abstratos como é o caso dos objetos matemáticos victor o que é o número um eu te levar uma pergunta fica o número um número um aquilo que você desenha não aquilo é a representação do número um número um pode ser um celular pode ser uma garrafa pode ser o arábico número um pode ser o romano um pode ser qualquer coisa que eu queira representar mas o número 1 não é a mesma coisa que a sua representação já que ele tá na tua cabeça de novo volta ao
quanto arrumando se tiver na sua cabeça quando você morreu número um morre na isso acontece já que ele tá e ela cabeça da humanidade não quer dizer que a humanidade morrer não é possível que jamais outra civilização ou da forma de vida descubra matemática não é possível é morre quando a humanidade morrer é isso não então diz o platão existe uma realidade e não é sensível não é espacial e não é temporal ea briga e os números os objetos matemáticos o caramba hein então filosofia voltando para cá mas não acaba aí porque o patrão diz
para saber objetos matemáticos ainda que eles têm existência própria você ainda faz uso do conhecimento discursivo linguístico visual o grau último o último grau lá da escada de diotima para gente usar a metáfora da aula de hoje é o das formas e o que você chama de ideias quando estou no colégio que aqui você não tem como representar aqui não tem figura aqui não é sensível aqui é completamente inteligível completamente aqui você só aprende pela intuição intelectual é como se não tem como falar né é sempre metafórico assim né que você enxerga e é tão
difícil dizer o que que é isso porque não é sensível em absoluto que é mais ou menos assim sabe que a palavra teoria teoria tem de terror em que quer dizer enxergar emprego enxergar a palavra teoria portanto designa um tipo de visão só que não é visão sensível dos olhos é a visão intelectual essa é a teoria mas é curioso que o verbo que a palavra teoria venha do enxergar né com os olhos do corpo então a teoria é o ano que você só consegue vislumbrar de modo intelectual não não é com esses olhos não
são coisas do vírus não com essas mãos é com outra coisa e é por isso que o platão acreditava que existe uma parte de quem somos nós que aí material e chamado de alma de buscar e que já tinha frequentado mundo das formas porque senão a gente se conhecer em nada se você não tem começa a fazer mais sentido para esse esquema conceitual que o patrão está propondo uma coisa de maluco apenas quando você é entra no esquema conceitual dele você passa a perceber que as coisas fazem mais sentido fazer mais sentido uma série de
problemas aqui obviamente mas o meu papel aqui não é atacar o plantão sem fazer você entender o platão ou se você tá entendendo patrão tá tudo certo então ainda nesse nesse slide o que nota aqui o papel do de quem busca o conhecimento é sair do mundo sensível e chegar no mundo inteligível é fazer isso aqui oi e o cartão de novo assim como lá na escada de ótima o chama isso aqui de dialética ascendente em que eu saio do degrau mais baixo e vou para o degrau mais alto né eu vou acendendo subindo isso
é de elástico ascendente mas se fosse só isso o cartão é acho que eles teriam de tem uma tem um razão quando elas criticam platão naquela social platão é só idealismo essa mundo das ideias não tá nem aí pra realidade nada mais distante do que o padrão proposto meu amigo e você só escuta aí quem não entendeu nada do platão quem nunca leu uma linha sequer do platão o que se tem uma preocupação platônica é intervir na realidade lembra a motivação aqui é reivindicar de volta e o absoluta na cultura grega é lutar contra o
cada vez mais bem-sucedido na mente dos jovens ela teve isso moral o platão que é estabelecer uma teoria sim mais uma teoria a serviço da vida boa da condução do estado não existe essa interpretação do platão que é só mundo das ideias existe esse platonismo mas todos têm o mesmo você sabe muito bem é uma tentativa de interpretação cultural do que o original falou há muitos outros que vieram depois até enfatizaram mais nesse lado com a inteligível mas o platão não ela não faz questão a todo momento dizer assim olha esse isso aqui que eu
tô falando só faz sentido se a gente colocar isso na prática a prática pública e se ele tá falando portanto ele não para nessa dialética ascendente ele propõe uma volta também do mundo formal do mundo das formas para o mundo das opiniões o que pouquíssimas pessoas conseguem fazer essa dialética ascendente o que são as pessoas e eles põem essa volta o que os teóricos chamam de dialética descendente uma vez que eu alcancei esse mundo inteligível eu tenho que voltar para esclarecer as outras pessoas eles prime isso no que você conhece como a alegoria da caverna
eu mais quero explicar o que que é uma alegoria da caverna eu preciso de ficar com você uma alegoria eu já te falei isso ontem mas eu quero te lembrar olha esse quadro o número esse quadro é o remorso de orestes negócio de orestes e olá meu nome é abstrato não é o remorso é um sentimento abstrato e e como é que eu exprime um sentimento abstrato em imagem e assim utiliza uma alegoria uma alegoria uma figura de linguagem que consiste em colocar metáforas e sistematizados para expressar um conceito abstrato está em jogo aqui é
o seguinte sabe que os gregos acreditavam em várias divindades entre elas as moiras as deusas do amor dos deuses da três das deusas da justiça e da reparação dos danos entre os seres humanos parque orestes assassinou a própria mãe ele faz parte de uma das tragédias gregas mais geniais que existem e é sinal para mãe porque a própria mãe assinou o pai dele antes e porque amanhã senão o pai porque o pai já tinha marcado uma filha bem vindo a tragédia grega exatamente isso eu acho que vai assassina mãe porque ele não consegue esquecer e
matou a própria mãe para vingar o pai ele é consumido pelo remorso pela culpa ou pelo ressentimento e como é que o expresso esse sentimento altamente agudo altamente com gente e aí foi o pintor e fez isso aí e orestes estava tão ocupado mas tão culpado que é como se eu tivesse para tudo quanto que ele ia sendo perseguido pelo corpo morto da própria mãe sendo arrastado pelas deusas da vingança da justiça encontra vingança e isso é uma alegoria é uma imagem representa um conceito é genial genial exatamente que o botão faz bastante tempo expressar
isso aqui que é extremamente geométrico ou se quiser conceitual em alegoria em imagens em conjunto de metáforas aí surge alegoria da caverna bom então eu não vou te explicar com detalhes de que alegoria da caverna porque se fosse bem qualquer vídeo da internet vou explicar em estruturas aqui e imagina então isso é imaginário porque é uma alegoria que não há realidade e sem prisioneiros o que não podem virar o rosto para o lado nem para trás nem para baixo nem para cima só pra frente eles nasceram e se foram criados numa caverna voltar dos profundos
dessa caverna e no fundo dessa caverna eles vêm ali algumas imagens e essas imagens por sua vez são projetadas por pessoas atrás dos prisioneiros o que pega um moldes e passam por esse caminho esses moldes tem a sua sombra projetada na parede porque atrás dessas pessoas desses maus tem um fogo ali tá vendo uma fogueira tão alegoria da caverna consiste em uma realidade tá o que algumas pessoas os prisioneiros nasceram e cresceram ali enxergando uma parede e por que ele só viram aquela parede desde que nasceram eles confundem aquela parede com a realidade anda na
verdade é aquela parede só tá apenas manifestando o reflexo as sombras de moldes que pessoas o que ali de má-fé fazem refletir e acordou aquele fogo ali fala assim que coisa esquisita que coisa é essa que tá quer dizer com isso então o platão acabou de montar uma alegoria em que os prisioneiros somos nós eu você e qualquer todo mundo que sejam muito sensível e as sombras sejam a realidade ou pelo menos o que nós tomamos com realidade que não é realidade e aquelas pessoas eles são as pessoas que nos manipulam oi e aquele fogo
ali é o vislumbre de conhecimento verdadeiro que a gente acha que tem mas não tem e essa é a condição humana por platão ou seja essa condição de todo mundo que vive no mundo sensível todo mundo eu você qualquer pessoa não tem como sair dessa condição a vivo não a vivo não porque vivo não porque quando você tiver vindo você vai estar atrelada a um corpo o teu corpo é sensível a rota é por isso que o sócrates acima das interpretações não não não achou nada ruim morrer você condenado à morte oi e o diálogo
em que ele fala isso é um diálogo platônico janaína mas o diálogo socrático e fala assim meus amigos estão preocupado chato tua tem uma coisa com filósofo deseja sobretudo a morrer por quê porque é só aí que ele vai se ver livre do corpo então tema se tem um momento em que eu não estou triste na minha vida inteira é este porque senão se matou antes ok porque a diferente se matar não pode porque aí é contra o que os deuses querem mas você quando ela do mouse é outra coisa bacana sorte e aí a
volta aqui para para alegoria lá pelas tantas disso é curioso um dos prisioneiros se solta não naquele se soltam no sentido que ele tira as correntes não é isso apesar de muita gente falar que é que é isso não é nós que vai escrito no livro se compara sim isso de repente um desses prisioneiros é solto e forçado a sair olha olha olha a expressão forçado a sair um processo doloroso sair daqui é solto ou seja ele não se solta ele é solto ele é forçado a sair descobre que tem um outro mundo fora da
caverna e ele passa a ter a sua mente ofuscado ele nunca viu a luz verdadeira face ver os objetos até que ele se acostuma vai se acostumar hoje com o nome ver o sol e ver o sol o sol nessa alegoria simboliza a ideia mais perfeita de todas que o patrão na minha com uma ideia de bem oi e a ideia das ideias ea forma das formas de longe assim se vislumbra o sol ele se dá conta de uma vez ele sempre viveu na ilusão há sempre uma ilusão e não quero voltar pra caverna claro
que quer ficar lá é mas ele também tem o resumo do dever que ele deve voltar ele deve esclarecer as pessoas que eles ficaram na caverna e essa é a dialética descendente ascendente ele chegar o sol a descendente ele voltar eu só quero te pelo patrão é o patrão pelo sol que os continua ele deve voltar porque esse é o papel do filósofo mesmo que as pessoas não acreditam nele mesmo que as pessoas julguem ou também por maluco por apontar é uma realidade que elas por não conhecerem reputam luca três vou cada delirante é engraçado
que na visão do homem chulo o homem ignorante o sábio é sempre louco tresloucado maluco delirante é mas ainda assim o filósofo deve insistir diz lá os o platão pela boca dos outros e seu papel de viver no veloso e aí oi e aí começa oi e aí começa começa não na verdade termina né outra menos pelo menos hoje é é começa de uma trajetória de volta do filósofo do mundo intelectual do mundo inteligível e a para o mundo da política novamente na dialética descendente certo e aqui a gente vai para o finalmente essa aqui
é uma representação na um representante colocar para vocês é uma representação da alegoria da caverna por outro artista renascentista na verdade ele os presos estão olhando para gente como se a gente fosse o mundo das sombras é muito curioso sim e por aí vai assim esse mundo aqui é o mundo do cartão né o que que você tem que fazer agora é sair lá da forma e vir para cá para o sensível para esclarecer todo mundo é esse o papel do filósofo segundo platão e o platonismo então seria aquela teoria e congrega tudo isso assim
marcelo de teorias na bateria que dizem respeito à possibilidade de a gente alcançar o conhecimento a epistemologia por mais que ele não dei esse nome a vida boa a ética por mais que ele não desse nome a adequada condução do estado a política por mais que ele não desse nome e sobre a estrutura mais básica da realidade a metafísica como achei ele não desse nome bom então para turismo congrega todas as disciplinas que a gente consegue conhece hoje na faculdade como disciplina de filosofia e tanto fornecer uma uma visão da realidade bastante completa e se
ele conseguiu eu não sei mas todas as ações disciplinas aula que vem irão livros essa tecnologia é certo a epistemologia todas as disciplinas viram livros a gente vai analisar o aristóteles aristóteles sim tentar sistematizar de modo bastante categorizado esses setores da realidade e ele sim dá o nome e o procedimento dos estudos e perduram até hoje esse é o discípulo platão esse é um dos grandes do pensamento de todos os tempos aristóteles que a gente faz falo que vem a cufa em missões platão e terminamos quase uma vermelho de duração eu quero dar um aviso
a você está o aviso ao seguinte oi eu vou responder alguns comentários mas eu quero falar antes disso deixa eu ver se você estão vivendo na íntegra então estamos vendo ainda era antes disso do nosso do nosso projeto no catarse e do nosso telegram e no instagram claro também tá vocês sabem que é a gente tem um telegrama sabe e esse telegram é um grupo na verdade a gente tem dois no telegram específico para quem é nosso o apoiador nunca tarde a gente ele tem no espaço semanal para tirar dúvidas só para eles da aula
e se tem outro telegrama em geral e que a gente coloca lipídicas de filosofia e de comunicação e política que a gente já tá fazendo no instagram o nosso instagram tá tendo live diária tá então olha só se você quiser acessar o instagram ele tá aqui ó esse aqui em cima esse endereço aqui a evelyn certamente vai colocar também aqui no chat o endereço mas se você quiser lives diárias sobre comunicação e política tá aqui ó vai lá se inscreve seja nosso seguidor e interaja com a gente o nosso telegram também tá lá na nossa
bio do instagram tem um link que você clicando tem acesso outra ligar e ainda está com ela comer para você também agora eu quero agradecer demais demais demais mesmo assim os nossos apoiadores o que o seguinte eu quero abrir aqui agora o nosso cá tarde para agradecer um por um assim porque eu já deveria ter feito isso eu faço questão de fazer isso todos os vídeos em todos os vídeos e a gente teve alguns novos apoiadores e eu queria dar as boas-vindas a eles e me permitam por favor eu quero falar quero chamar vocês pelo
nome tá e deixa eu deixa eu trocar aqui olha só já os apoiadores são gabriel menezes augusto de queiroz lima oi josilene bezerra do nascimento heber vieira santana de lima guilherme pazzetti astério moreira talita carla hugo sousa pedro menezes john lennon da silva bruna moreira wagner ele kinski uniguedes natasha ribeiro hanneman eliane telles tem mais tem mais carregando tá carregando mateus vercezi chiquito washington luiz junior eduardo soares constantino lápis patrick santos de melo guilherme as locker joana rita rodrigo patrício ribeiro carlos frederico vieira moraes é muito obrigado vocês permitem com que o nosso projeto aqui
vai adiante vocês permitem que a gente sinta motivado a primeira que a gente se senta no caminho certo vocês permitam e muita gente 60 amados se a gente senti muito acolhido quando a gente vê que a gente muito interessado no que a gente tá fazendo e muito obrigado mesmo assim e é bastante é bastante emocionante rico gente que acredita no que a gente faz e tá com a gente assim desde o início da nossa trajetória muito bom muito obrigado e se você acredita no que a gente faz e claro e claro está dentro de suas
condições financeiras você pode nos ajudar a partir de cinco reais pode ser um mês bater dois meses pode ser quando você quiser você pode cancelar quando você quiser mas o seu apoio permite que o nosso projeto continue e cresça seja viram que a gente já fez uma edição de vídeo para ficar melhor a qualidade a imagem nao ta perfeita mas vai ficar a gente garante a gente está trabalhando nisso já está contando iluminação para ficar melhor para mim ficar tão escuro vídeo enfim o nosso propósito é fazer com que isso que fique cada vez mais
perfeito lembrando que a perfeição não quer alcançável mas que a busca é sempre necessária ah tá muito obrigado mesmo agora quero responder a comentários de vocês deixa eu ver aqui e deixa eu ver tá [Música] ah ah tá o bruno falou assim mais uma aula de explodir a mente sintam-se bem queridos mesmo gratidão eu e obrigado bruno obrigado obrigado mesmo ele me colocou um coraçãozinho a natasha falou assim eu quero colaborar com mais dimdim no futuro mas no momento está um pouco apertado trabalho de vocês é incrível a taxa muito obrigado pelo karen a gente
adora adora essas palavras mesmo como fosse algo incrível como sempre olá meus parabéns a qualidade do canal cada vez cresce mais é o nosso intuito eu não falo assim mexendo conceitual do platão sobre nossas memórias do saber de certa forma foi apropriado pelas religiões como espiritismo sobre termos outras vidas passadas você sabe bruno aqui o a crença em vidas passadas não é platão ela já anterior o plantão ela tá de presente no pitágoras inclusive tem muita gente que interpreta o plantão funcionando perguntado do pitágoras exatamente por isso exatamente por por essa teoria da transmigração das
almas é uma sequência muito mais antiga que o cartão muito mais antiga e eu falei caramba hein mesmo tempo que você evita latão uso a episteme e parmênides aleteia se não me engano é pressa eu entrei colocar os termos gregos aqui nessa linha divisória para ficar mais acessível mas é o betão utilizar para ler sistema e o parmênides utilizar aletéia que a concepção de verdade dos gregos a paty para serra a diferença entre episteme aletheia nós produzimos ambas para português como verdade mas deve haver alguma diferença é episteme significa conhecimento é a letícia me diga
a verdade verdade é natasha é aquilo que assegura o conhecimento ela não se confunde com ele a verdade a independente do conhecimento conhecimento é um processo humano já alcançar a verdade de alcançar aletheia em nota a lei assegura a possibilidade do conhecimento mas ela é independente dele aleteia de respeito a metafísica a estrutura da realidade a episteme de respeito ao modo como nós seres humanos temos acesso a essa realidade e se a diferença o thiago depois eu vou ver cheguei atrasado de novo o tiago essa dualidade entre corpo material em perfeito e a mãe material
perfeito influenciar a concepção cristã certo total na caixa total é unity falava que o cristianismo é o platonismo do povo é mole porque o próximo junto povo porque todo mundo certo modo é dualista quando diz que uma coisa é o corpo é o mundo como os religiosos gostam de dizer outra coisa é o reino da meio do artista platônico mas sem nunca ter ido platão porquê porque ele já está dissolvida na cultura já tava subindo a cultura em grande medida por causa do cristianismo sem dúvida uma coisa é a bíblia novo testamento outra coisa é
o santo agostinho interpretando a bíblia novo testamento transforma completamente o modo como a gente vê enfim se dá para marcar para caramba para falar igual essa narrativa mitológica do platão sobre saber responde acabament o joelho freire mas não há como deixar de confessar que a filosofia socrático-platônica profunda é bem crônico é bem profundas amor a gente nunca foi conduzido sob a se encontra amparo para sua filosofia eu penso nos livros do nigella a bruna essa concepção do amor do desejo por algo que falta pode ter influenciado shopping hauer do ciclo de tristeza tarde sem dúvida
essa opção de amor influenciou toda a cultura ocidental toda a cultura ocidental volume 1 oi julie boa noite estamos indo direto de áreas rio grande do norte ai que desculpa pelo pelo palavrão mas eu fiquei bem empolgado que bom saber que a gente lá conferir o duro que sim hein acho que sim já são conhecidos os critérios para alunos ingressarem na academia de platão vocês sabem dizer se havia cobrança financeira para essas aulas não recompensa financeira natasha não tem notícia de compras financeira o estilo de distúrbios do patrão já já aparece o cunha e as
pessoas iam para ali para aquele local simplesmente para aprender e não para cobrar e inclusive é é uma forma de distinguir a o que fazer um surfistas do que fazer um filósofo se lembra que os eu fiz são antagonistas do cartão então isso é uma coisa muito em decorrência dessa cobrança que era indigna para os gregos sabe que a o lidar com dinheiro é bem digno até reforma protestante na história do ocidente né assim lidar com dinheiro nunca foi vista como uma prática a uma prática nobre nunca foi a filosofia era coisa de nobre era
coisa de gente abastada e porção que era coisa de gente que não precisava cobrar por isso os sofistas não eram nobres eu fizer um gente é é um profissionais liberais como somos nós hoje né mas professor hoje portanto precisando de dinheiro para uma nobre todo tudo certo do platão todo o grupo do plantão é composto de gente da alta classe o único único a única exceção é o próprio sócrates que era pobre mas ele é exceção e como não era que pessoas como sorte se envolvesse com questões filosóficas e de conhecimento na época o e
parece que o senso comum sobre o amor platônico se confunde com a perfeição característica da teoria das ideias na exatamente com a proposição de platão sobre o amor sim e e fica na teoria das ideias não quer trocar pelo cristianismo não por um cara chamado plotino e agora que a gente não vai ver no curso mas é um cara bastante importante parece concepção de platonismo colocar a gente conhece hoje o platinum é um cara que interpreta o platão de modo quase cristianizado ele nunca entendi porque eu continuo não é cristão mas quase ele tem uma
cristianização do platonismo na essa exacerbação do mundo inteligível e pode ser mais uma procuração ainda assim gente boa noite muito obrigado vocês são [Música] e sensacionais mesmo sem palavras fique conosco vai ter vídeo amanhã também e o vídeo que eu não sei nessa parte agora vou dançar amanhã provavelmente vai ser sobre o que é ontologia o que é ontologia vai sair amanhã de noite e domingo agora tem o vídeo de perguntas e respostas mil devem se você tem pergunta e resposta e coloque lá comente lá naquele vídeo tá semana passada do isso não é uma
resposta que a gente vai olhar sua pergunta com carinho tá bom muito obrigado hoje eu fui até um pouco além da aula né nossa toma tudo tempo aqui e a gente se ver a gente se vê no instagram a gente se vê no telegram vai lá nosso telegram também legal assim tá tendo tá tendo o áudio todo dia todo dia eu tô colocando o áudio lá alguma coisa que não aparece no instagram e aqui no youtube é só você acessar o link do telegram e nos acompanhar sempre lá mais live diárias do instagram certo é
muito obrigado e até a próxima dose