Oi boa tarde a todos e me dá os melhores horários é o último da manhã quando todo mundo já está com fome e o primeiro da tarde quando todo mundo está com sono E aí e Para Não Dizer dos temas me dá uns temas mais inspiradores possíveis Oi eu gostaria de ter tido mais tempo para falar do primeiro tema o tema da manhã e Há outras coisas e nuances e aspectos que também precisariam ser abordados Especialmente quando nós vamos para a realidade das igrejas o e os nossos pastores nossos líderes têm que lidar com este
assunto e não é fácil É mas o tema desta tarde que também me foi solicitado é um tema Talvez um pouco menos espinhoso o tio da manhã mas ainda assim um tema difícil o título é a hermenêutica Progressista hoje é sobre o cristianismo Progressista O que é o cristianismo Progressista e é uma nova abordagem e a fé é uma nova novo jeito de encarar a fé é um jeito pós-moderno Oi e o propósito do cristianismo Progressista é reformar a fé eles acham que o cristianismo tradicional está errado bom e nós precisamos ou dizem eles precisamos
renovar a fé por meio de valores o e estes valores são valores pós-modernos O que é a pós-modernidade a pós-modernidade é uma nova forma de enxergar a realidade pegar o mundo chegar a vida chegar o ser humano que começou nos anos 80 em alguns autores dizem que começou depois da segunda guerra mundial e quais são as características do pós-modernismo é uma preocupação com o indivíduo e não apenas com a coletividade diferenças são respeitadas levadas em consideração o pós-modernismo valoriza o aqui eo agora e ele também enfatiza a subjetividade nada é concreto e fixo é nada
é concreto e fixo é aquilo que antes era tido como verdadeiro passa a ser visto apenas como uma hipótese a mais num conjunto de hipóteses E aí a outra característica é o multiculturalismo EA pluralidade fruto da globalização a valorização de todas as culturas não existe cultura melhor cultura pior não existe e é tudo é válido tudo é aceitável também fragmentação a mistura combinação de diferentes estilos tendências e culturas tentar criar um padrão único não está correto a fragmentar respeitar as diferenças e individualidades de centralização a outra característica e finalmente a banalização ou ausência de valores
e esse é o pós-modernismo e se você prestou atenção você já pode ver onde tudo isso vai levar na verdade onde tudo isso tem levado a humanidade assim o cristianismo Progressista que está sendo influenciado por valores pós-modernos é este cristianismo que questiona por exemplo a tradição Cristã e eles questionam a tradição Cristã Isso é apenas uma hipótese em um conjunto de potes e este cristianismo Progressista e aceita a diversidade diversidade humana até valoriza a diversidade humana as pessoas são diferentes claro que as pessoas são diferentes não há duas pessoas iguais mas para eles a diferença
não importa qual seja deve ser aceita e valorizada E aí o cristianismo Progressista também é caracterizado por uma forte ênfase na justiça social lembram-se quando eu falei do pós-modernismo interessado no aqui no agora muito bem o cristianismo Progressista e influenciado pelo aqui o agora do pós-modernismo enfatizam aqui o agora justiça social cuidado do pobre do Oprimido tudo isso é bíblico tudo isso é parte do evangelho É mas o foco e é como se o evangelho não fosse suficiente bom para curar os traumas da humanidade nós precisamos mais e eles enfatizam Jesus Cristo no amor de
uns para com os outros tudo isso está correto e promovem valores tais como compaixão Justiça A misericórdia tolerância O problema é que eles promovem esses valores dentro de um contexto de um ativismo político um ativismo político-ideológico e também são extremamente preocupados com o ambiente é o aqui eo agora é a solução Divina de um novo céu é uma nova terra não é o bastante tá muito distante Eu quero uma solução aqui e agora é em suma o cristianismo Progressista é influenciado por um mar cosmovisão que não é bíblica e é uma cosmovisão humanista a pós-moderna
já falei de manhã com a definição clássica do humanismo remonta a Protágoras quinto século antes de Cristo o homem é a medida de todas as coisas é como se o ser humano fosse a única ou a principal fonte de valores fonte de verdades é o homem no centro não é mais Deus do centro cristianismo tradicional judaísmo tradicional religião bíblico-cristã Deus é o centro e numa mesmo o homem é o centro e por que o homem é o centro conhecimento é subjetivo Depende de indivíduo para indivíduo o conhecimento ter Iva da experiência humana não deriva de
um código o previamente definido fixo conhecimento deriva da experiência humana da experiência individual e portanto não há verdades Absolutas e objetivas e elas são mutáveis porque nós mudamos Oi e a humanidade tem que se ajustar a esse novo padrão tudo gira em torno do ser humano G1 e é uma nova mentalidade ó e vou sair um pouquinho do a do escrito aqui nós muitas vezes não estamos sequer cientes de como essa mentalidade está bombardeando a nossa mente 24 horas por dia tô na mídia a mídia jornalística mídia de entretenimentos os partidos políticos a entidades de
classe entidades de classe e universidades e a humanidade está passando por um processo de lavagem cerebral existem mentes intencionais destinados a substituir é a base da cultura ocidental que sempre foi bíblico-cristã por uma nova mentalidade uma mentalidade humanística nós estamos dispostos a isso todas as horas todo dia nossos filhos nas escolas mesmo Ensino Fundamental uma das discussões agora nos Estados Unidos são os livros didáticos os livros didáticos onde os alunos já no ensino fundamental estão sendo doutrinados de acordo com essa nova mentalidade doutrinários é muito bem vamos ser um pouco mais específicos agora com relação
aos [Música] ah ah é os ensinos do cristianismo Progressista Oi e para esta parte eu vou me basear especialmente um autor Progressista ele diz quais são os pilares da Fé Progressista o autor Roger hussey é uma obra intitulada o título meio estranho em português seria o peixe que beija: cristianismo para pessoas que não gostam do cristianismo Ah e assim ele tenta apresentar uma versão pós-moderna do cristianismo para uma população pós-moderna que não olha o cristianismo com bons olhos eu já acordo com esse autor Quais são os pilares e da Fé Progressista primeiro deles o chamado
princípio cristológico a princípio cristológico Jesus como a chave hermenêutica vários autores têm usado esta expressão O que é hermenêutica hermenêutica é um sistema de Interpretação da Bíblia isso tem que ver com alguns dos nossos postulados teológicos em algumas das nossas premissas teológicas e com as regras mediante as quais por meio das quais nós interpretamos a Bíblia e sua hermenêutica é um sistema de interpretação e portanto o primeiro desses Pilares é exatamente o chamado princípio cristológico Em que consiste o princípio cristológico Jesus é a chave hermenêutica para se interpretar as escrituras é a fonte de autoridade
não é a Bíblia esse mas Jesus sua vida e seus ensinos e o evangelho como vivido e pregado por Jesus é apresentado como um filtro uma espécie de filtro é só passa aquilo que foi dito afirmado por Jesus se Jesus não disse se Jesus não afirmam não é verdade e não é verdade essa é a ideia do princípio cristológico você já podem ver que esse princípio relativa a inspiração EA autoridade das escrituras e as escrituras não são autoritativa só Jesus é autoritativo em alguns deles disse não a Bíblia é inspirada mas ela também é culturalmente
condicionada ela foi escrita por pessoas de uma mentalidade muito tacanha eles deram vazão aos seus sentimentos muitas vezes até perversos quando escreveram a Bíblia então é o Instagram de Jesus que é o padrão a chave filtro e como Jesus pregou o amor como ele foi compassivo é enfatiza-se o amor é o amor de Deus e o amor de uns para com os outros é como se religião se resumisse a amor o rejeita-se por exemplo a ideia de castigo a ideia de retribuição Não isso não faz parte do amor então não há castigo não a Retribuição
o julgamento a e agora irmãos pasmem a própria cruz é vista apenas como uma revelação do amor de Deus por que que Jesus morreu para mostrar que Deus nos ama a Jesus não morreu para a ocupar o nosso lugar hoje eu vou falar um pouco mais sobre isso mais adiante e a cruz não é uma revelação da justiça de Deus apenas do amor de Deus e portanto eles rejeitam a noção de um sacrifício substitutivo ou Se Jesus tivesse morrido em nosso lugar não Jesus apenas morreu por nós para revelar o amor de Deus e continuando
segundo o segundo Pilar do cristianismo Progressista é o chamado panenteísmo e existe o teísmo clássico Sobrenatural Deus criou o universo Deus é uma coisa universo é outra coisa Deus é o soberano Deus é Deus Deus é eterno todo poderoso Deus criou o universo existe o panteísmo que é uma filosofia pagã Deus e Universo são uma só e a mesma coisa Deus está em tudo o deus do universo são uma só e a mesma coisa existe agora o panenteísmo cristianismo Progressista é pa nem teísta a Deus eo universo estão Prof intimamente relacionados é como se o
mundo estivesse em Deus e Deus estivesse no mundo É é mais ou menos assim é por causa do livre-arbítrio das suas criaturas Nós seres Celestiais o mundo experimentam mudanças nós fazemos desses tomamos decisões escolhemos por onde seguir o mundo Experimenta mudanças dizem eles para que Deus é realmente conhece as suas criaturas ele tem que estar nelas ele tem que estar no mundo e passar pelas mesmas mudanças experimentar em si mesmo as mesmas mudanças que o mundo Experimenta Deus deve se ajustar ao mundo por ele criado Deus deve se tornar parte do objeto que muda para
que ele possa ter um perfeito conhecimento do objeto suas criaturas e em outras palavras à medida que o mundo muda Deus muda Só Deus conhece Deus se torna e o que ele está no mundo tudo o que acontece afeta afeta Deus e provoca nele mudanças é o Deus que ama o mundo é o mesmo Deus que partilha das alegrias e tristezas de cada uma das suas criaturas e é uma ênfase e na imanência de Deus se a teologia clássica enfatizava a transcendência de Deus a teologia para nem texto enfatiza imanência Deus está aqui e praticamente
perto de vista a transcendência eu poderia falar um pouco mais que isso mas o tempo está correndo alguns desses autores e a propósito deixa eu já falar não devemos necessariamente imaginar que todos os cristãos progressistas vão pensar exatamente da mesma forma tá certo tô aqui é um resumo dado por eles mesmos mas Alguns podem vir mais por aqui outros podem ir mais por ali mas como regra nós vamos perceber estes conceitos em vários dos autores progressistas alguns desses autores por exemplo aceitam a evolução e eles dizem que Deus cria por meio de processos evolutivos é
por meio de processos evolutivos que Deus crie Deus está ali envolvido naquele processo de evolução para enterismo há entre parênteses da criação e vamos adiante o terceiro Pilar segundo este autor salvação presente lembram-se o aqui eo agora salvação presente cristãos progressistas praticamente perdem de vista a salvação futuro futura céu é muito longe não me interessa o que importa é o aqui eo agora Oi e aí os cristãos progressistas focam nos problemas da humanidade nas desigualdades e não são poucas cá para nós a problemas as desigualdades sociais os problemas e Raça problemas de gênero sexo classe
social a problemas muitos problemas há muito preconceito sociedade está dividida o e estes são os males da sociedade nós temos que curar a sociedade e eles têm um forte viés ideológico social e eles redefinem pecado e eles não estão preocupados com si o que eu faço ou deixo de fazer afeta um Deus transcendente eles estão preocupados é com a realidade então pecado é ele se manifesta na forma como eu trato meu próximo E aí se eu sou preconceituoso os eu não aceito se eu sou intolerante eu sou pecador é uma ênfase horizontal social Se apresente
experiência da salvação é Suprema Incondicional eles enfatizam então o aqui o agora diz respeito ao pecado e no que diz respeito a experiência da salvação também dizem eles a graça de Deus é soberana e não deve estar condicionada absolutamente nada ou ser medida por absolutamente nada nada antes nada depois a graça é absolutamente soberana e a Bíblia diz que Jesus pregava O arrependimento e o evangelho do arrependimento bom Existem duas palavras para arrependimento na Bíblia em uma delas Esse é o arrependimento é é um remorso como perda como tristeza pelas perdas é o arrependimento de
Judas por exemplo tristeza pelas perdas palavra metamelomai em inglês existe uma segunda palavra que a palavra metanol é roupa é o verbo o substantivo é metanoia significa mudança de mente mudança de atitude e a palavra no seu do ponto de vista linguístico do ponto de vista etimológico metal Noel ou metanóia significa isso mudança de mente mudança de mente bom então dizem eles arrependimento é isso mudança de lente se você consegue olhar um pouco mais longe mudança de dente e você não precisa mudar mais nada muda mente Esse é o arrependimento mudamente a santificação a Santificação
para eles a própria noção de obediência é em si legalismo própria noção de obediência legalismo e não se usa a palavra lei usar a palavra legalismo e além de não existe para ser obedecido dizem esses autores são explícitos a lei não existe para ser obedecido toda a lei apenas existe para jogar o homem no pó eu lembro se a ilustração do espelho a lei mostra que eu sou as minhas manchas a lei mostra que eu sou o pecador Essa é a única função da lei o resto é com Cristo e então você tira a lei
de cena e a teologia Progressista é muito próxima mas muito próxima de uma vez salvo salvo para sempre muito próximo bom e muito próxima também do chamado universalismo não mencionei de manhã lembro você seu enfatizar o amor de Deus levar o amor de Deus às últimas consequências não o amor de Deus Deus só uma porque ele é amor Deus aceita deu perdoa porque ele é amor se eu levar em suas últimas consequências Qual é a implicação Então quem vai se perder Deus é amor ninguém se perde universalismo todos vão ser salvos e inclusive Satanás e
os demônios quarto Pilar do cristianismo Progressista orthoxia em vez de ortodoxia então definir os termos ortopraxia tem que ver com prática ortodoxia tem que ver com crenças nós somos cristãos ortodoxos em nossas crenças em outras palavras cristianismo não é um conjunto de crenças cristianismo é vida é prática eles enfatizam os aspectos práticos da Fé ó e esses aspectos práticos da Fé geralmente são sócio-ideológicos tem que ver com a cura dos traumas da sociedade as doutrinas código de crenças a ortodoxia doutrinas são irrelevantes na verdade doutrinas eles chegam dizer são lógica humana a doutrina são lógica
humana portanto são imperfeitas e dispensáveis e ilegítimas e o que manda o que manda é a prática da fé é a experiência humanismo o humanismo que manda como você trata o seu próximo e esse é o que manda e se você é e se você é tolerante se você aceita se você ama e isso é Ser Cristão a própria Bíblia é avaliada a partir dessa perspectiva assim e de acordo como eu lhe disse hoje de manhã questão do homossexualismo Ai eu não me importo com que a Bíblia diz embora alguns deles até tenta interpretar a
Bíblia ele seja o que manda é a experiência humana EA experiência nos ensina outra coisa se a experiência nos ensina outra coisa então eu devo ajustar a Bíblia a experiência humana a razão e experiência estão acima de doutrinas e dogmas a fluência do liberalismo teológico a liberdade no espírito dentro dessa desse escopo da ortodoxia o que manda é a vida é a prática eles pregam muito a liberdade do espírito o espírito Como o Vento Sopra onde quer e ninguém sabe para onde vai onde vem assim é o crente determinada espírito leva onde quiser e onde
quiser é a liberdade do espírito E aí dizem algumas o meu sábado pode ser na segunda-feira é o espírito que me conduz assim meu sábado pode ser na quarta-feira o quinto Pilar de acordo com pensadores progressistas religião não cristianismo o quinto Pilar religião em vez de cristianismo e é como se o cristianismo fosse um conjunto código de crenças fechado e isso não está correta fixo isso não está correta mais importante do que o cristianismo é o sentimento religioso é Experiência Religiosa Esse é o que manda portanto existem outros meios válidos dê se conectar com a
Deus com Deus Experiência Religiosa mais importante do que a fé cristã e em fazendo sentimento religioso na ética ser bom o que é Ser Cristão é ser bom O que é ser amorável ser tolerante é aceitar o pluralismo religioso repito nem todos vão defender todos esses Pilares tá certo mas a maioria deles de alguma forma ou de outra estarão ali e não é uma ênfase unificada em algumas ideias Na verdade são divergentes está tudo bem É a diversidade humana e nós temos que aprender a tolerar as divergências dizem eles as diferenças citação de alguns aspectos
rejeição de outros o cristianismo liberal e traçou uma linha divisória muito claro entre aqueles que acreditavam na inspiração cristãos ortodoxos e aqueles que rejeitavam o elemento Sobrenatural inspiração o cristianismo liberal os liberais rejeitam que a bíblia seja a palavra de Deus A bíblia é um livro antigo como qualquer outro livro antigo cristianismo Progressista ele está se infiltrando no meio termo entre o cristianismo liberal e o cristianismo tradicional ortodoxo ele quer ser cristão quero usar a Bíblia mas à sua maneira então eles dizem não a Bíblia é inspirada mas existem partes da Bíblia que estão erradas
existem parte da Bíblia que retratam o caráter de Deus de modo muito equivocado essas partes devem ser rejeitadas a parte da Bíblia são mais autoritativos que outra Jesus é o filtro Jesus é a chave para se entender esse aceitar tudo e vamos falar um pouco mais agora o quero dar algumas respostas e Esse princípio cristológico Jesus como a chave hermenêutica e eu tenho 21 minutos eu vou conseguir nem começar isso aqui e eu tô na introdução ainda Jesus como chave hermenêutica a Jesus é o filtro eu já começo perguntando assim quem foi que disse isso
Ah pois Jesus me mostra em uma passagem que Jesus disse eu sou o filtro das escrituras não existe Portanto o chamado princípio cristológico ele desmorona já no seu fundamento ele desaba no seu primeiro e no seu na sua reivindicação principal não foi Jesus que disse isso então se Jesus é o filtro mas Jesus nunca disse que ele é o filtro e eles defendem uma oposição estranha na verdade esse objetivo eles rejeitam partes específicas da Bíblia e eles colocam uma contradição muito estranha entre por exemplo Jesus e as escrituras ou entre a graça EA lei ou
Entre a Fé EA obediência e Abra sua Bíblia Mateus capítulo 15 que Jesus disse sobre o assunto e vamos ver o que Jesus disse sobre o assunto Mateus capítulo 5 e eles gostam desta passagem aqui vários deles estão citando a todo momento o Versículo 21 ouvistes que foi dito aos antigos não matarás 22 eu porém vos digo que Jesus está fazendo em Jesus está corrigindo as escrituras no Versículo 27 ouvistes que foi dito não adulterarás eu porém vos digo Jesus tem um novo padrão Jesus é o filtro Jesus é a chave Versículo 31 também foi
dito aquele que repudiar a sua mulher porém consigo versículo 33 também ouvistes que foi dito aos antigos não jurarás eu porém vos digo E aí eles gostam desse 38 aqui ouvistes que foi dito olho por olho dente por dente eu porém vos digo e vai ter mais um Versículo 43 Versículo 43 e 44 então eles dizem tão vendo Jesus está corrigindo Jesus está alterando Jesus está reformulando E é isso que Jesus está fazendo é interessante que eles não citam os versículos iniciais 17 a 20 e Venham comigo é o preâmbulo dessa discussão de Jesus Jesus
diz assim não pênseis que vim revogar A Lei e os profetas O que a lei e os profetas é o antigo testamento é como judeus se referiram ao antigo testamento A Lei e os profetas não pênseis que vim revogar a lei ou os profetas não vim para revogar vim para cumprir fazer valer é o que Jesus está dizendo porque em verdade vos digo que até que o céu EA Terra passem nem um i ou um til jamais passará da Lei até que tudo se compra enquanto durar o céu EA terra a lei permanece desse Jesus
Ah pois aquele que viu lá um destes mandamentos mesmo que pequeno e assim ensinar aos homens não vai entrar no reino dos céus será considerado mínimo Isso é uma expressão idiomática Hebraica que significa não vai entrar no reino dos céus aquele porém que os observar e ensinar esse será considerado grande no reino dos céus E ai Jesus corrigido está Jesus alterado Tá mas e aqueles Versículos então ouvistes que foi dito ouvistes que foi dito eu porém vos digo irmãos prestem bem atenção Jesus não está citando antigo testamento naquelas declarações e como é que Jesus cita
a Bíblia como é que Jesus cita o antigo testamento na tentação no deserto tá escrito e em outros momentos Jesus diz assim não tem deslido E como que Jesus cita as escrituras como algo e como algo Pinto tá escrito não tendes lido é assim que Jesus se refere as escrituras que que ela está dizendo aqui em todos esses seis exemplos que ouvistes o que foi dito não é assim que Jesus cita as escrituras o Jesus aqui irmãos Está se referindo aos ensinos dos escribas e fariseus as tradições humanas as tradições dos homens que ele menciona
quem eram os escribas e fariseus que dentro Pavão os ensinos bíblicos à sua maneira e nem uma olhada por exemplo e no o versículo 31 o exemplo de número 3 também foi dito aquele que repudiar sua mulher dê-lhe carta de divórcio no Antigo Testamento o antigo testamento diz aquele que repudiar sua mulher a não ser por caso de imoralidade é mas os escribas e fariseus diziam por qualquer motivo a única exigência que você deu um certificado e divórcio para ela é a única exigência e Jesus ele enfatiza o antigo o antigo testamento dizendo eu porém
vos digo que qualquer que repudiar sua mulher exceto em casa e relações sexuais ilícitas Esse é o que diz a Bíblia é mas os inscreva-se fariseus distorciam as escrituras o Versículo 43 ouvistes que foi dito Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo onde nos encontramos no Antigo Testamento e o antigo testamento não ensina o ódio aos inimigos os escribas E fariseus especialmente no contexto da opressão Romana e que ensinavam o ódio aos inimigos Jesus disse nada disso eu porém vos digo Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e esse é
o ensino que nós encontramos no Antigo Testamento Oi e o olho para o outro ali que eles gostam Desse exemplo Versículo 38 ouvistes que foi dito olho por olho dente por dente e eu porém vos digo irmãos O que é chamada lei de talião o Lex talionis é o olho por olho dente por dente no antigo testamento a lei de talião olho por olho dente por dente simplesmente significa que preste atenção o castigo é equivalente ao Crime é simplesmente isso se você fez com que o seu irmão perdesse a mão você vai pagar com a
sua mão você fez com que seu irmão perdesse um olho você vai pagar com o seu olho e o castigo é equivalente ao crime no antigo testamento Mas quem aplica a pena Quem são os anciãos os anciãos aqui são os juízes e os anciãos e que vão aplicar que vão julgar e aplicar a pena o que que os escribas e fariseus ensinavam os escribas e fariseus usavam princípio do olho por olho dente por dente para pregar a vingança e já estão entendendo É como se cada um agora estivesse na Liberdade de se vingar dos seus
inimigos não é isso que o antigo testamento ensina que Jesus vem e coloca os pingos nos is Jesus não está citando o antigo testamento irmão dele tá citando a forma como os escribas e fariseus se tavam no Antigo Testamento e ficou claro vamos de novo ao preâmbulo aos Versículos iniciais vamos ao Versículo 19 é aquele pois que violar um destes mandamentos mesmo que dos menores e assim ensinar aos homens e assim ensinar quem é que ensinava os homens nos dias de Cristo tem que ensinar vá os escribas os escribas e os fariseus todos os escravos
eram fariseus eram os escribas que eram os que ensinava é aquele pois que violar e assim ensinar aos homens não vai entrar no reino dos céus aquele porém que os observar e ensinar esse será considerado grande no reino dos céus eu porém vos digo não tem Jesus falando se a vossa Justiça não exceder for a lei da Justiça de quem é a eles que Jesus está se referindo aos escribas e fariseus eram ele se ensinavam esses conceitos distorcidos para o povo e Jesus vem agora para corrigir os ensinos dos espíritos e fariseus e ao corrigir
os em si nos escritos e fariseus Jesus praias Traz a sua audiência de volta para onde e para Bíblia é isto o que as escrituras dizem irmãos a Jesus não está e anulando as escrituras Jesus não está reinterpretando as escrituras e as escrituras do Antigo Testamento são a palavra de Deus está escrito desse Jesus não só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus ele não está dizendo que nós temos que usar o evangelho como um filtro não algumas partes são melhores que outras não e não só de
pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus às vezes criaturas são infalíveis a escritura Não Pode falhar disse Jesus em João Capítulo 10 Versículo 35 do começo ao seu ministério Jesus usou as escrituras Sempre orando ao pai por seus discípulos ele disse santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade e após a ressurreição criticou os discípulos por não crerem em tudo o néscios e tardos de coração para não crer em tudo o que os profetas disseram lukas 2425 e ele afirmou a suficiência das escrituras para salvação lembram-se daquela
aquela história estranha Jesus contou uma história muito estranha a do mendigo Lázaro na verdade aquela história Era uma história é um conto Popular que existia nos dias de Jesus é a história de bar Madame Jesus pegou um conto Popular para comunicar uma verdade você conhece a história o rico morreu e foi para o inferno Lázaro morreu e foi para o seio de Abraão e o rico tá lá no inferno vendo Lázaro no seio de Abraão e ele começa a conversar com Abraão o pai Abraão manda Lázaro lá avisar os meus irmãos eu tenho vários irmãos
Para que se arrependa O que é que Jesus disse aqui vem o ponto na parábola eles têm Moisés e os profetas ouçam-nos o Lucas 1629 mas não pai Abraão é se um morto ressuscitar e for ter com eles é um conto irmãos se um morto ressuscitar e for ter com eles eles vão se arrepender a resposta de Jesus Versículo 31 se não ouvem a Moisés e aos profetas tampouco se deixaram persuadir ainda que ressuscite alguém dentre os mortos a suficiência das escrituras para salvação e enquanto durassem os céus EA Terra nada seria tirado querido Jesus
é o centro das escrituras a Bíblia diz isso João 5:39 examinais as escrituras Porque vós julgais Ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim e as escrituras são o centro das escrituras São Jesus mas usar isso como pretexto para excluir partes das escrituras Jesus jamais fez isso Jesus jamais endossou isto não é um critério definido pelas próprias escrituras muito menos pelo próprio Senhor Jesus a e agora eles estão usando o mesmo princípio para o restante do novo testamento e na verdade eles não gostam muito de Paula eu não gosto muito de
Paulo por exemplo por aqueles textos que ele hoje de manhã você se lembra né é Paula principal Novo Testamento bom então Paulo definir o pecado pelo nome de uma forma que eles não gostam então desuso o mesmo princípio cristológico para excluir Paulo e o assunto da homossexualidade é um deles Jesus nunca condenou o homossexualismo então Paulo tá errado você não precisa prestar atenção em Paulo Paulo tá dando vazão ao seu sentimento machista a cultura da sua época nada mais do que isto isso eles dizem é muito bem eu pergunto como que o conhecimento do Evangelho
chegou até nós foi por alguma coisa que Jesus escreveu sim sim ou não não Jesus não escreveu nada nós sabemos talvez que tem escrito algumas frases no chão João 8 e o evangelho chegou até nós por meio daqueles a quem Jesus escolheu separou comissionou autorizou para serem suas testemunhas e ele deu a eles o poderes do Espírito Santo para que os capacitasse Sem Parar isto e como os apóstolos não tem autoridade Jesus tem se eu não teria Jesus se não fosse pelos Apóstolos e digo tem que escrever os Evangelhos os apóstolos é uma contradição enorme
uma contradição é Norma e tem os apóstolos não a Jesus também no evangelho há 16 minutos há o outro. Amor sim dizem Justiça não Oi amor você é meu amor Nada de Justiça nada de Justiça alguns deles dizem e se Deus não castiga absolutamente ninguém e recentemente tive que ajudar numa igreja lá nos Estados Unidos que havia sido influenciado por este conceito partir de um escritor norte-americano chamado Greg Boyd escrevi exatamente sobre isso Deus não castiga no máximo Deus retira sua proteção mas é Satanás quem castiga Deus não castiga a Deus não castiga então lá
no de Lourdes Sodoma e Gomorra rebelião de cor é etc não foi Deus não foi Deus porque Deus não castiga é mas a Bíblia diz que foi Deus não tá tudo errado são informações equivocadas o caráter de Deus não está sendo retratado como deveria e são sentimentos humanos Moisés ali Samuel eles estão dando vazão à sua própria perversidade a sua própria alimentação o seu espírito de vingança seu revanchismo porque Deus na verdade não pune ninguém Deus não castiga a inscrição dos progressistas defendem essa ideia e já no segundo século da nossa era um cristão chamado
Marcião que defendia praticamente as mesmas coisas ele diz O Deus do antigo testamento não é obeso O Deus do novo testamento o pai de Jesus porque o pai de Jesus ama o mundo e o Deus do Antigo Testamento tapo lindo tá castigando todo mundo era outro em Jesus em doce essa ideia e lembre-se da parábola do credor incompassivo Mateus 18 assim também meu pai Celeste vos fará se do íntimo não perdoardes cada um seu irmão em Jesus Jesus citou De novo Jesus citou seu domingo Bom Jesus citou a mulher de Ló há nenhuma indicação de
que Jesus tivesse dizendo não essas passagem representam mau caráter de Deus nenhuma na parábola do Trigo do joio Mateus 13 mandará O filho do homem os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa Ali haverá choro e ranger de dentes isso é Jesus é de onde tirar essa ideia de que Deus não pune Deus não castiga a profecia de João Batista ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo costumamos apresentar o fogo em seu aspecto purificador E se eu estou
falando estão lembro de Mateus capítulo 3 Versículo 10 mas se nós lemos no Versículo anterior fogo é sinal de julgamento e no Versículo 11 Fuga final de sinal de julgamento e João Batista está dizendo que Jesus batizaria o mundo com o espírito a transformação salvação e com fogo condenação para aqueles que o rejeitaram em com a morte de Jesus na cruz a morte de Jesus porque Jesus morreu só para revelar o amor de Deus é só para revelar o amor de Deus a drag Boys esse autor que eu acabei de mencionar quem é Jesus morreu
só para revelar o amor de Deus e para derrotar Satanás não para espiar a nossa culpa porque se Jesus morreu para espiar a nossa cultura Então Deus castiga eu estou enganado Se Jesus morreu em nosso lugar então é porque Deus castiga aí A Ira de Deus é caiu sobre sobre Jesus E como eles dizem que Deus não A Ira de Deus alguns fazem que a da Ira de Deus um prato de forma leidiana é como Deus não castiga então a morte de Jesus foi só para mostrar o caráter de Deus na verdade o que é
que está por trás o sentimento muito leviano sobre a malignidade do pecado seriedade do pecado a Bíblia diz o salário do pecado é a morte no dia em que comeres certamente o Renan alma que pecar essa morrerá' e o que a Bíblia diz pecado é coisa séria e eles também têm pouca ou nenhuma noção da santidade de Deus e o dilema de Deus e como poderia Deus punir o pecador e sem comprometer o seu amor e como pode Deus punir o pecador se ele amor e do outro lado como pode salvar o pecador e Oi
e o salário do pecado é a morte Como é o dilema de Deus qual é a resposta de Deus a cruz a cruz Olá meus amores o mundo de tal maneira que tem ó a e na cruz Jesus ocupam nosso lugar o pecado não passem pune aos olhos de um Deus Santo Jesus mesmo sofre a pena em nosso lugar e a morte substitutiva de Cristo ensinada Novo Testamento diversas passagens algumas delas citadas o ciclo Coríntios 5 14 tem uma olhada comigo segunda correntinha 14 Meu tempo acabou já começou a piscar esse negócio aqui o segundo
Coríntios 5 14 E aí e não é o único mas é um dos textos mais claros Novo Testamento sobre a morte substitutiva de Cristo pois o amor de Deus nos constrange julgando-nos isso um morreu por todos logo todos morreram Versículo 21 aquele que não conheceu o pecado ele Deus o fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos justiça de Deus diversas passagens no Novo Testamento Jesus mesmo disse sobre a morte do filho do homem como um resgate como Resgate pagamento de um preço em Isaías 53 ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as
nossas dores levou sobre si foi traspassado Pelas nossas transgressões e moído Pelas nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele o e pelas suas pisaduras fomos sarados o seu evangelho a Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo true o amor sem justiça é permissividade justiça sem amor é tirania a cruz mostra que Deus não é nem permissivo nem tirando e ele não deixa o pecado passar em branco Oi e a pena e recai sobre si mesmo não sobre nós glória a Deus maravilha que maravilha [Aplausos] é
e qual será o cântico dos remidos por toda a eternidade Apocalipse 19 dois Aleluia salvação e a glória e o poder são do nosso Deus porquanto verdadeiros e justos são seus juízos e por toda a eternidade o conceito de Hiper graça Meu tempo acabou não tem mais tempo falar sobre isso E é só graça E é só graça nada antes nada depois falar em obediência à legalismo arrependimento é só mudança de mente não é mudança de vida nada é uma coisa terrível o tito Capítulo 2 e com isso eu termino tito Capítulo 2 Eu quase
não lembro se tu vem uma olhada aqui baita resumo do Evangelho nós encontramos aqui o tipo Capítulo dois Versículos 11 12 e por quanto a graça de Deus se manifestou Salvadora a todos os homens fazendo o quê o educando nossa e para que renegadas a impiedade e as paixões mundanas vivamos no presente século sensata Justa e piedosamente os irmãos a graça de Deus se manifestou para salvar-nos do pecado não no pecado o objetivo do Evangelho é restaurar no homem a imagem pureza e santidade imagem do Criador que foi perdida a graça nos educa a graça
nos ensina a graça nos leva a viver de modo sensato justa de modo sensato justo e piedoso no mundo do mal e mais do que nunca é disso que nós precisamos de pessoas comprometidas com o evangelho na sua totalidade não venham usar o nome sagrado de Jesus como desculpa para excluir aquilo que não interessa a Jesus reconhecia a inspiração EA autoridade das escrituras E essas pessoas não pouca ênfase na doutrina na verdade eles rejeitam doutrina irmãos O que é doutrina doutrina EA síntese daquilo que Deus ensinou na Bíblia bem bem inspirada por Deus e portanto
se a Bíblia é inspirada por Deus quando eu pego um pouco aqui um pouco ali um pouco lá sobre quando Deus fala desse assunto todas as passagens tem que ver com esse assunto E isto é um resumo é uma síntese daquilo que Deus ensinou rejeitar doutrina rejeitar a inspiração e rejeitar autoria Divina da Bíblia e que Deus nos abençoe irmã