História da arte em 20 minutos #VIVIEUVI

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vivieuvi
Aqui vai um resumo da história da arte ocidental da arte pré-histórica até a arte conceitual dos ano...
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importante dizer que esta é uma história da arte Aqui vai um resumão da história da arte desde a arte pré-histórica até a arte conceitual de 1960 acredita que eu fiz isso que trabalheira nesse resumão dá bem para perceber como o contexto histórico influencia a criação artística e como um movimento surge em resposta ou em relação ao anterior então vamos lá arte para histórica são manifestações artísticas entre 50 mil e três mil Antes de Cristo como as pinturas rupestres na caverna de lascou na França feitas acerca de 17 mil anos a sala dos touros tem esses
animais pintados com texturas e efeitos sofisticados e que eram provavelmente uma forma de ritual para trazer sorte na Caça entre as esculturas pré-históricas mais conhecidas está a Vênus de William dor produzida em cerca de 25 mil Antes de Cristo e que é provavelmente um de fertilidade vasos de cerâmica de cerca de 11 mil anos foram produzidos na Sibéria durante a Era do Gelo aqui no Brasil temos por exemplo o sítio arqueológico da Serra da capivara no Piauí com pinturas rupestres imperdíveis de 6 a 12 mil anos arte greco-romana são esculturas objetos pinturas construções magníficas feitas
entre cerca de 700 antes de Cristo e 476 depois de Cristo na Grécia e Roma antigas e que se tornaram a base da arte e do pensamento ocidental a arte grega se divide em quatro períodos geométrico arcaico clássico e helenístico os artistas desse período seguiam um sistema de proporções nas esculturas incorporando ideais de beleza porque na Grécia antiga o que é belo é bom e o que é bom é belo pela primeira vez o nome de alguns escultores se tornaram conhecidos como poligleto filhas miram e praxítes arte bizantina são principalmente a frescos e mosa pessoas
que surgem por volta de 330 quando o Imperador Romano Constantino depois de legalizar o cristianismo transfere a capital do seu império de Roma para bizâncio e muda o nome para Constantinopla hoje Istambul na Turquia a arte greco-romana é abandonada porque a representação de divindades como pessoas comuns passou a ser malvista era considerada idolatria a arte bizantina exprime uma sensação de ordem e utiliza figuras planas e estilizadas para falar aos espectadores sobre Deus o Santos e as escrituras adornando grandes igrejas construídas para expressar a onipresença de Deus a arte bizantina permanece até a derrubada de Constantinopla
pelos turcos outomanos em 1453 a arte medieval são obras produzidas desde a queda do império romano até o Renascimento é um período longo de quase mil anos indo de cerca de 500 a 1400 e que tem obras bastante va com influência Romana bizantina e da cultura do norte da Europa arte medieval se divide em três períodos Cristão primitivo românico e gótico os artistas medievais se preocupavam em ilustrar A Supremacia divina e mais para o fim do período começam a olhar de novo para as esculturas Gregas e romanas que tinham sobrado desenvolvendo uma delicadeza e expressividade
nas figuras giotto é um artista fundamental na transição entre a arte medieval e o renascimento renascimento a gente já logo lembra de grandes nomes da história da arte como Leonardo da Vinci Michelangelo Rafael Botticelli ticiano o renascimento começa em Florença na Itália no início do século XV e é marcado pelo Renascer de um interesse pela arte pela retomada da cultura clássica pelo humanismo que entende um humano como centro do mundo os artistas descobriram a perspectiva linear que traz tridimensionalidade a composição desenvolvem conhecimentos anatomia e pela primeira vez se tornam famosos por suas habilidades e inovações
o Renascimento é dividido em renascimento Inicial Renascimento nórdico auto-renascimento e Renascimento Veneziano maneirismo Como o próprio nome diz é uma maneira ou estilo desenvolvido nas cortes da Itália em 1520 que numa tentativa de levar adiante o auto renascimento ostenta a originalidade se emociona um pouco além incorporando um virtusismo e exageros que produzem figuras alongadas e efeitos de luz e cores que caminham em direção ao excesso o Concílio de Trento com novas regras para arte sacra reagiu contra o maneirismo era de ouro holandesa e um contexto histórico porque os países baixos estavam divididos em dois Flandres
permaneceu católica e monarquista enquanto a Holanda se tornou uma República Centro do protestantismo e uma das Nações mais prósperas da Europa nesse cenário a igreja não era mais um patrono tão importante e pessoas foram tomando esse lugar os artistas desenvolvem todo um mercado de retratos pinturas de pequena escala e temas do cotidiano para decorar as casas dessa nova classe de Comerciantes abastados os artistas da era de ouro holandesa eram muito bons na descrição de detalhes e excepcionais nos efeitos de luz rambran Frans House e ohanas Werner São desse período que vai desde 1585 a 1702
Barroco é o próprio drama com efeitos espetaculares de luz e sombra Claro escuro pinceladas carregadas e expressivas Caravaggio é o grande nome do Barroco italiano junto de Artemis e a gente lesque era final do século 16 e o Barroco surge da reação da igreja católica a reforma protestante que ficou conhecida como contra-reforma a arte é incumbida de arrebatar os espectadores com temas fervorosamente religiosos e por isso o Barroco é cheio de emoção um Realismo teatral com cores intensas e grandiosidade imponente Barroco se desenvolve primeiro na Itália mas se propaga para a França Alemanha a Holanda
Espanha a Inglaterra durante cerca de 1720 o Barroco Brasileiro tem expoentes Como Aleijadinho e mestre Valentim e é um movimento bastante importante para nossa história da arte porque para além do contexto colonial e da influência da arte europeia nas obras desse Período os artistas brasileiros se inspiram na paisagem local nos materiais disponíveis em cada região como Madeira Barro ouro e se expressam de forma autêntica e espontânea rococó é um termo que vem da palavra francesa hokage que faz referência a pedras e Conchas usadas na decoração o rococó surgem em Paris por volta de 1720 como
uma reação da corte do novo rei Luiz 15 isso a amante madame de pompadour ao Barroco característico da corte do Luiz 14 se a decoração rococó tem um estilo ornamental E requintado conforme as elegantes e fluidas a pintura Tem motivos naturais cores suaves linhas curvas o o lazer despreocupado com sua bochecha um dos artistas mais aclamados do Rococó com suas pinturas sensuais e irreverentes e janto ano o ator com suas cenas ao ar livre em gênero festa Galante neoclassicismo os ideais clássicos voltaram algumas vezes para influenciar a arte o neoclassicismo se desenvolve na segunda metade
do século 18 inspirado pelas escavações das cidades romanas de Pompeia e Herculano em resposta à sensualidade frílula do Rococó e influenciado pelo pensamento racional do Iluminismo a pintura neoclassista tem clareza das formas cores sóbrias Contorno suaves pinceladas imperceptíveis e temas extraídos da cultura da Grécia e da Roma Antiga os artistas se inspiram em pinturas históricas clássicas do artista francês Nicolau e o estilo se dissemina pela Europa como tradicional dos jovens aristocratas que iam estudar em Paris Veneza Florença e Roma romantismo desiludidos com os ideais iluministas da razão da ordem após a Revolução Francesa de 1789
os artistas se voltam para emoção a imaginação sentimentos fortes o romantismo é uma reação contra o neoclassicismo enfatizando as paixões e os sentimentos as composições são dinâmicas ao invés de estáticas e os artistas expressam seus instintos e sua individualidade ao invés de criar representações clássicas do passado a força da natureza e sua beleza aparecem em pinturas de artistas como Turner e John constab as pinceladas eram enérgicas em oposição as pinceladas imperceptíveis do neoclassicismo eu gender e Francisco Goya eram românticos Realismo esse termo foi criado para descrever a obra de Gustavo B Já estamos em meados
do século 19 e os jovens artistas queriam retratar o mundo moderno exatamente como ele acontecia ao seu redor negando As convenções acadêmicas que ainda dominavam a arte ocidental ou os excessos do neoclassicismo e do Roma eles querem se expressar objetivamente influenciados pelas técnicas recém-inventadas da fotografia querem representar a vida comum da classe trabalhadora e imagens da natureza sem artificialidade pintam cenas de camponeses e Operários as ruas da cidades os cafés e escandalizam os espectadores das classes média e alta Impressionismo um grupo de artistas se reuniu para realizar uma exposição independente suas obras pareciam inacabadas e
capturavam momentos fugazes como a impressão de um nascer do sol esses artistas querem romper com as regras rígidas da academia são influenciados pela fotografia pela escola de Barbie Zom por eu genderlacar pelas gravuras japonesas eles usam tintas portáteis que possibilitam a pintura ao ar livre e cria uma imagens espontâneas em Cores Vivas e pinceladas rápidas retratam paisagens e cenas cotidianas com pessoas comuns capturam os efeitos transitórios da Luz money passar bertimorrisou pizza arroz são alguns dos nomes famosos do Impressionismo pós impressionismo e pós impressionismo não é um movimento em si mas um termo usado em
1910 na exposição Mané e os pós impressionistas do crítico Roger Fry e que abrange vários estilos e artistas que faziam um trabalho independente influenciados pelo Impressionismo expressando mais o que pensavam do que o que viam são artistas como Paul cézanne Vincent Van Gogh que utilizavam Cores Vivas para expressar a atmosferas criar efeitos ópticos e que retratando o mundo visível com formas hostilizadas introduzem noções de abstração né o Impressionismo é um termo criado para falar da obra de Jorge e seus seguidores o Né o Impressionismo também é chamado de divisionismo e pontilhismo e se baseiam nas
teorias científicas das cores e como a percepção da cor é influenciada pelas cores que estão ao lado dela os artistas justapunham pequenos traços ou pontos em cores puras para criar um efeito óptico com cores vibrantes a intenção é de que as cores se misturassem nos olhos do espectador sorar e seus seguidores se afastam da espontaneidade dos impressionistas mas continuam com suas Cores Vivas Arno voo a arte e o design das últimas décadas do século 19 se depararam com uma vontade de modernizar as criações conciliando a produção em massa da Revolução Industrial com o trabalho artesanal
e buscando influências na arte Celta no Neo gótico no rococó no esteticismo no simbolismo e no japonismo os artistas e designers do ar no voo incorporaram temas orgânicos como motivos que incluíam insetos plantas animais e formas femininas prata e madrepérola eram usados como ornamentos e os designs eram sinuosos fluidos e elegantes dando a impressão de movimento eles queriam elevar o status do trabalho artesanal e do Design a categoria de obra de arte organismo movimento que começa na Alemanha e se espalha pela Europa Van Gogh e Munck são fortes influências para esses artistas que diante das
angústias da vida moderna distorcem as formas e usam pinceladas exageradas cores fortes e discordantes para expressar o seu sentimentos interiores dois grupos marcaram o expressionismo alemão são eles a ponte formada em 1905 na cidade de dred por 4 artistas e que expressavam visões sociais radicais por meio de figuras humanas Cenas Urbanas e paisagens e o segundo grupo O Cavaleiro Azul surgem em 1911 em Munique com artistas como basicandinsky e paulclê que procuravam injetar valores espirituais na arte por meio da cor a primeira guerra mundial impacta a produção dos artistas expressionistas e o movimento durou até
1930 fovismo são as obras de um grupo de pintores influenciados pelos pós impressionistas como cesani com suas formas sólidas Van Gogh com suas pinceladas e Jorge com suas cores puras justapostas fove em francês significa fera e os artistas como rimatisse e André derran eram as feras que usavam Cores Vivas e pinceladas soltas para preencher as telas com forma simplificadas sem profundidade e cores saturadas carregadas de intuição para retratar paisagens e transmitir emoções positivas cubismo Pablo Picasso e Jorge Braque criam o cubismo em 1907 e que se torna um dos movimentos mais importantes das vanguardas modernas
os cubistas abandonam a perspectiva e a tradição de construir a composição a partir de um ponto de vista fixo e olham para uma mesma cena por todos os ângulos ao mesmo tempo inspirados por cézanne os planos geométricos que usam são descritos por um crítico como pequenos cubos e daí vem o nome cubismo o cubismo teve duas fases o cubismo analítico que vai até 1912 e o cubismo sintético em que os artistas adiciona fortes de jornais e outros materiais a pintura e que vai até 1914 o cubismo influenciou artistas do mundo todo Inclusive a brasileira Tarsila
do Amaral futurismo afirmamos que a magnificência do mundo foi enriquecida por uma nova beleza a beleza da velocidade escreveu o poeta Felipe Thomaz Marinetti em seu Manifesto futurista publicado em 1909 o futurismo exalta a modernidade as máquinas a velocidade que romper com o passado destruindo a tradição criando uma nova arte que incorpora a tecnologia a força e o movimento a Retratos do cotidiano Humberto bottioni liderou os futuristas na Itália e Suas Obras assim como o cubismo tem formas facetadas mas no futurismo elas são coloridas e dinâmicas suprematismo quadrado Preto sobre fundo branco essa pintura de
1915 criada pelo artista Russo casa e mima leve-te é radical no abandono das Nações de mundo real e na busca dos elementos essenciais parte que levariam a supremacia dos sentimentos e da percepção pura uma leve te vai em direção a essência que habita as formas geométricas e planas ele pinta quadrados retângulos e círculos com cores limitadas e estimula os espectadores a contemplarem as ideias para além de suas aparências superficiais o suprematismo foi importante na formação do construtivismo russo e influenciou a arte abstrata dadaísmo um movimento anti-arte que surgiu insure que na Suíça em relação aos
horrores da primeira guerra mundial em 1916 um grupo de artistas descrentes do mundo moderno e da razão se encontravam no Cabaré voltei fundado por realizar performances que rejeitavam As convenções artísticas e queriam deliberadamente chocar e causar impacto com sua irreverência e aparente falta de sentido o nome dada que não significa nada foi escolhido por tristeza e incluiu as artes visuais poesia literatura o design e não tinha nenhuma técnica específica que predominava entre os artistas alguns faziam performances outros colagens ao acaso ou criavam Red mats como o famoso urinol de Marcel duchamp o Dadá questiona a
sociedade o papel dos artistas e da própria arte e em 1924 é substituído pelo surrealismo neoplasticismo são as pinturas com linhas retas em preto branco e cores primárias do artista Holandês Mondrian que expressam a representação pura da mente humana embora Mondrian chamasse seu estilo de neoplasticismo ele também ficou conhecido como destil título de uma revista publicada em 1916 pelo artista designer e escritor e que indicava a redução de todos os elementos as suas cores e formas fundamentais Mondrian foi influenciado pelo cubismo suprematismo e construtivismo além da filosofia de Madame barbatski filosofia que o fez buscar
harmonias faz intrínsecas e a ordem Espiritual do mundo por meio de sua arte surrealismo movimento lançado em 1924 por André Breton com seu Manifesto influenciado pelo Dadá pelos estudos dos Sonhos de Freud pelas ideias políticas de Karl Marx e a pintura metafísica de decírico as obras surrealistas têm espontaneidade e buscam as informações do inconsciente por meio dos métodos freudianos de livre Associação estados de transe ou sonhos e a prática da escrita e do desenho automático que interrompe a consciência e dá lugar a palavras e imagens do inconsciente entre o surrealistas mais conhecidos estão Rene Magritte
Salvador Dali Juan Miró Max Weber então remédios e até a Frida Kahlo que apesar de não pintar sonhos e sim a sua realidade foi incluída por bretão em uma exposição surrealista a partir daqui por conta da segunda guerra mundial o eixo da história da arte ocidental se desloca da Europa para os Estados Unidos expressionismo substrato é o primeiro movimento artístico que surge nos Estados Unidos e tem Impacto Mundial era 1943 a Europa estava se recuperando da guerra e os Estados Unidos se estabelecendo como potência política econômica e cultural Originalmente conhecidos como escola de Nova York
esses artistas eram pouco engajados de perspectivas semelhantes mas abordagens diferentes os artistas expressam seus sentimentos por meio da pintura e inspirados pelo automatismo do surrealistas desenvolveram técnicas como Action penti do Polo que também conhecida como gestualismo em que a tinta é jogada ou espirrada espontaneamente na tela ao invés de ser aplicada com cuidado e que enfatiza o próprio ato físico de pintar Pop Art a pop art surge do encontro entre a cultura do consumo os meios de comunicação e o entretenimento de massa especialmente em Londres em Nova York Hamilton cria uma colagem com revistas estadunidenses
que tem a palavra pop e como a cultura popular que se diferencia da cultura erudita em Nova York em reação contra o expressionismo abstrato os artistas criam sua própria interpretação da cultura pop produzindo imagens coloridas baseadas na publicidade com astros de cinema Bandeiras embalagens de alimentos os temas da Pop Art eram acessíveis e não produzidos para homo Elite intelectual Angel entendeu tudo sobre a sociedade que estava surgindo arte performática nos anos 60 inspirados pelas apresentações dada e encenações surrealistas os artistas se apresentam ao vivo para plateias em performances que ficaram conhecidas como Happiness essas apresentações
tinham principalmente o corpo como protagonista por isso ficaram conhecidas também como arte performática predominou nos anos 60 mas existe até hoje sendo realizada por uma variedade de artistas para expressar pontos de vistas diferentes envolvendo por exemplo questões sociais e políticas minimalismo na década de 60 em Nova York um grupo de escultores reavalia o espaço ao seu redor e defende uma nova maneira de apresentar os objetos que se afasta das tradições das Belas Artes eles incorporaram a ideia construtivista de que a arte deveria ser produzida com materiais industriais modernos e usam por exemplo tijolos ou luzes
fluorescentes em novos contextos sem nenhuma tentativa de representação expressão pessoal significados ocultos ou habilidades artísticas a repetição as formas geométricas e obras em grandes proporções eram comuns nas obras minimalistas para que os espectadores pudessem objetivamente avaliar a arte e o espaço em torno das formas arte conceitual arte conceitual não é um movimento em si mas uma denominação que abrange vários tipos de arte que surgem nos anos 60 como a performance a vídeoarte além de arte e Arte povera assim como Marcel do chá lá em 1917 com seu urinol os artistas Conce promovem a arte das
ideias ou conceitos sugerindo que estes podem ser mais válidos no mundo moderno do que a habilidades técnicas ou estéticas os artistas conceituais abandonam materiais e métodos convencionais para suprimir a ideia de que a arte é um objeto que possa ser colecionado e expandir as limitações artísticas tornando a arte mais acessível para mais pessoas Ufa Esse foi um resumão da história da arte ocidental que como vocês perceberam é eurocêntrica branca e bastante masculina eu usei esse livro aqui como guia importante dizer que esta é uma história da arte e existem outras tantas histórias da arte que
não foram incluídas nesse registro oficial que vem sendo ensinado para gente a tantos anos por isso eu sigo aqui nesse canal fazendo novas perguntas e pesquisando o que os artistas que não foram incluídos nesse centro da arte estavam e estão fazendo ainda hoje é sempre um prazer compartilhar arte com vocês seguimos beijos
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