Tudo Sobre Dieta, Treino, Hormônios e Estagnação, como Eliminar Gordura Corporal de Forma Eficiente

11.4k views3087 WordsCopy TextShare
Breno Moura BWM
Consultorias: https://bwmsolutions.com.br/acompanhamento-gold-bio/ QUER PERDER GORDURA SEM CALCULAR...
Video Transcript:
Perder gordura não é fácil, não é mesmo? Mas hoje você vai descobrir como perder gordura em todos os lugares do corpo, seja no rosto, no braço, na barriga, na lombar, aonde você quiser. E tudo que você precisa mudar na alimentação, no treino e na sua rotina para fazer isso acontecer.
E o melhor, eu vou te ensinar como você vai sair da estagnação. E no final eu ainda vou te explicar porque as pessoas ficam estagnadas e o que você precisa fazer para resolver isso e continuar queimando gordura. Mas antes, eu sou Breno Moura, nutricionista e minha missão aqui é ajudar as pessoas a fazer dieta e terem resultados de forma mais fácil, prática e rápida.
Então, sem mais delongas, vamos lá. Na primeira parte, vamos falar os pré-requisitos para queimar gordura. Na segunda parte vamos falar sobre dieta, alimentação e tudo que deve ser feito para perder gordura.
Na terceira parte, vamos falar sobre o treino, quais mudanças precisam ocorrer e o que que você precisa fazer para continuar queimando gordura sem perder bassa. Na quarta parte, vamos falar sobre hormônios e como eles controlam essa queima de gordura e ajudam ou atrapalham demais a emagrecer. E na quinta parte vou falar um segredinho sobre estagnação e como resolvê-la.
Então, sem mais delongas, vamos lá. Então, ó, já aproveita, se inscreve no canal, me siga nas minhas redes sociais, Instagram, TikTok, que lá tem conteúdos muito bons e diferentes do que eu posto aqui no YouTube. Bem, então vamos lá.
Primeira coisa, déficit calórico. Déficit calórico é muito importante. Para emagrecer, o seu corpo precisa queimar mais calorias do que ele gasta.
Se o seu metabolismo consome 2. 000 calorias e você gasta 2. 500, o seu déficit calórico vai ser de 500 calorias.
E essas 500 calorias o corpo vai buscar nas suas reservas, de preferência gordura, dependendo do que você tá fazendo. Uma coisa, o corpo não escolhe aonde ele vai queimar a gordura. Outra coisa, qualquer dieta que faz déficit calórico funciona, seja low carve, citogérica, carnívora, todas elas vão funcionar para emagrecer.
Só que a reserva pode não ser gordura que você vai queimar com déficit calórico. Outra coisa importante, suplemento termogênico, drogas que aceleram, elas vão queimar a gordura temporariamente enquanto você usa e quando você parar você vai engordar de novo. Então, qual o valor ideal para o déficit calórico?
O ideal para começar uma dieta emagrecimento é de 300 a 500 calorias a menos do que você gasta. Se você aumentar demais esse valor, você corre risco de ficar com a pele flácida, perder massa, ficar cansado e disposto. Então, não compensa você começar de maneira rápida.
E uma coisa muito importante para secar água, porque o corpo usa água para toda a estrutura de metabolização e produção de energia e também para queimar a gordura. Então, se você não bebe o suficiente, o corpo vai desacelerando a queima e acaba prejudicado. Você deve beber em média 35 ml por kg corporal.
Então, se você tem 100 kg, você bebe 3,5 L. E agora vamos para a parte da dieta. O que que importa para secar na dieta?
A primeira coisa é priorizar alimentos que dem saciedade e que preservem a massa muscular. Se você só reduziu os alimentos, as calorias sem estratégia, você vai perder massa e ficar com fome ainda. Então o segredo é escolher alimentos que dão mais saciedade para você conseguir se manter no plano com mais facilidade.
Dentre eles, proteínas magras como carne, ovos, peixe, frango são essenciais para manter a massa e regular fome também. Carboidratos complexos, como arroz, batata, aveia, frutas. frutas não exatamente complexas, mas elas têm fibras, que eu vou falar um pouco mais à frente, mas muito bom também.
Feijão, vegetais, também gorduras boas, elas são usadas para regular a ansiedade, a fome e também para modular os hormônios, como abacate, azeite, ovos, castanha, tudo muito bom. E fibras, quanto mais fibras, mais saciedade e melhor digestão também, contando que não é seda demais. Então, vegetais, fruta, chia, linhaça, aveia, todos os alimentos fibrosos ajudam muito na saciedade.
Mas como isso funciona na prática? Vamos dar um exemplo. Se sua dieta ela é composta mais por arroz branco e frango, só arroz e frango, por exemplo, você vai sentir muita fome.
Isso porque de saciedade só vai ter praticamente frango. Não vai ter as gorduras boas, nem as fibras. Agora, se você combina tudo isso, gorduras boas, fibras, proteínas, carboidratos, de maneira equilibrada na dieta, além de você ter uma grande saciedade para reservar a massa, você também vai ter mais energia e mais exposição.
Então, conseguimos se para pensar aumentar a saciedade sem ter que aumentar as calorias, como focando em fibras, proteínas, por exemplo, gorduras boas, elas vão ter a digestão mais lenta, promovendo mais saciedade por uma calorias menores de alimento e você comendo mais. Dando exemplo, você comer uma bacia de tomate, vai ser que nem um pouquinho de arroz, entende? E a água também vai te ajudar a evitar a fome na dieta.
E também refeições frequentes e bem distribuídas. A cada três ou 4 horas, mais refeiços você fizer num dia, mais equilibrada vai est a fome. Agora, se você chegar e cortar tudo de carboidrato, botar só fibra e proteína, também pode não dar bom, porque o corte exagerado dos carboidratos pode causar cansaço extremo e queda de rendimento nos treinos.
Também causa maior chance de compulsão alimentar quando você voltar a ingerir carboidratos. E se você perder rendimento no treino e abaixar as cargas, você acaba perdendo massa bagra junto com a gordura. Então, a melhor forma mesmo é manter equilibrado.
Uma dieta carnívora, por exemplo, ou uma dieta que é zero carboidrato não vai ser a melhor escolha. E o que que evita pra dieta de definição? Alimentos com muita gordura saturada ou muito carboidrato?
Alimentos que têm muita gordura saturada ou muito carboidrato simples devem ser evitados, principalmente os ultraprocessados, fast food também, eles inflamam demais e atrapalham muito a definição, tanto no aumento de gordura localizada quanto na retenção de líquido. Então, se for consumir, que seja de modo estratégico. Outra armadilha é achar que o sucesso da sua fase definição vai ser do termogênico.
Sim, eles aceleram o processo de definição, mas quando você parar de usar, eles vão fazer você engordar de novo. Então eles servem como facilitadores do processo e devem ser usados de maneira inteligente. Se você acha que ele pode compensar a dieta e o treino, você acaba acontecendo o quê?
Usando ele, não perdendo gordura e aí você para de usar e engorda mais do que estava antes. Então não caiam nessa furada. Outra furada seria comer pouco demais e ter compulsão alimentar.
Cortes muito agressivo de calorias vão fazer você ter muita vontade de comer e às vezes fazer a dieta se torna insustentável. Mesmo que você perca peso rápido, você não vai perder muita gordura. Então, acaba que é uma armadilha que você sempre deve evitar.
Então, agora um resumão de tudo que a gente falou sobre dieta. Se você quer perder gordura, o processo é simples. Regras básicas para uma dieta que funciona.
Priorize proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras boas. Inclua fibras, tanto vegetais quanto frutas, e água alta para manter a saciedade. Evite exageros no déficit calórico para não tornar a dieta insustentável.
De nada adianta fazer a dieta que você não consegue manter. E esqueça talhos, termogênicos, drogas, suplementos milagrosos, todos eles não fazem milagre e o preço que se paga por usar você vai ganhar depois. Então é basicamente isso.
Dieta bem ajustada vai fazer você ter resultado e não ter sofrimento. Tá fazendo sentido para você? Se tá, já deixa aquele like, se inscreve no canal para receber todos os vídeos toda semana e se você tiver uma dúvida, manda aqui embaixo nos comentários para eu responder rapidinho quando puder.
Agora, galera, vamos começar a parte de treino. Por que que a musculação é tão bom, não só para crescer, mas quanto para secar também? Fazer só cárdio vai embora toda a baça bagra.
O que mantém a musculatura é a dieta e a musculação. O déficit calórico, quanto mais alto ele tiver, menos performance nos treinos você vai ter e maior quantidade de chance de você perder glicogênio e massa magra. E outra coisa importante, quanto mais massa magra você tiver, mais calorias você vai queimar.
Então você fica com metabolismo mais acelerado. Então se você faz só corrida cárdio, seu metabolismo desacelera porque não tem tanta massa vagra e acaba diminuindo a gordura ao longo do tempo comparada quanto você fizesse musculação. E agora, qual o volume ideal que você precisa treinar?
O ideal seria de quatro a seis vezes por semana. pensando em tudo, ganhar massa, eh perder gordura, ter uma periodização, uma rotina de quatro a seis vezes, acaba sendo melhor por causa do metabolismo também. Treinar em excesso sete vezes por semana acaba não sendo tão bom, porque o corpo só cresce, só evolui no descanso e também vai ser bom para perder gordura.
Mesmo o treino sendo para definição, para perder gordura, você ainda tem que aumentar as cargas e ainda tem que tentar evoluir no treino, porque é isso que vai te dar mais resultado. Pode ser que você ganhe massa, mesmo em restrição, e quanto mais tempo de treino você puder fazer, melhor também, desde que você consiga se recuperar do que você fez. Treinar em excesso, a quantidade em excesso sem descanso vai fazer com que você não evolua, não perca gordura direito e não ganhe massa.
E se precisar optimizar seu tempo para isso, você tiver pouco tempo para treinar. Você pode usar técnicas especiais como dropset, cluster, respuse, conjugados, entre outros. Mas isso é assunto para outro vídeo, né?
Então, como é que se usa o cárdio para acelerar queima de gordura? O segredo é você encaixar esse carro de maneira estratégica para que ele não prejudique o treino nem a recuperação muscular. Mas se sua dieta e treino estiverem aliados e você colocar um pouco de cárdio, não vai atrapalhar em nada.
Mas ele não é uma solução mágica, ele é uma ferramenta, deve ser usado de maneira inteligente. Existe dois tipos de cárdio que você pode fazer: o hit, que é um acelerado com pausa, e o cárdio mais constante. Se você estiver num processo de emagrecimento muito intenso, o hit pode não ser uma boa, porque ele exige uma certa energia de você.
Para queima de gordura, o cárdio moderado acaba sendo a melhor opção, mesmo que seja uma intensidade mais baixa, só que demanda mais tempo. Agora, dá para ganhar massa enquanto emagrece? Dá sim.
Caso você não fazia boas dietas e bons treinos e comece a ajustar, você pode ser também que você ganhe massa. E o que é necessário para isso acontecer? evoluir nos treinos, seja na carga, repetições ou no volume.
Então, concluindo a parte de treino, como treinar de forma que você perca a gordura e não perca músculo. Priorizar musculação para manter o metabolismo acelerado. Treinar quatro a seis vezes, sempre com a carga progressiva ou volume ou repetição.
Usar o cárdio de forma estratégia, encaixando ele no momento que você estagnar e aumentando ele conforme necessário. Evitar treinos excessivos para não desequilibrar o organismo e travar a queima de gordura. E consistência emagrecimento acaba levando tempo, então tem que ter uma certa paciência para per gordura, mas fazendo as coisas certas.
Agora vamos para a parte hormonal. Você pode estar treinando certo, fazendo dieta certo e ainda assim não ter os resultados que você espera. Isso porque sua parte hormonal pode estar desregulada.
Isso vai fazer com que o metabolismo fique mais lento, queimando menos gordura e atrapalhando também a garbataça. Um dos hormônios que ajudam a manter tudo equilibrado é a testosterona e o gh. Não tô falando do uso de hormônios exógenos, sim o que você produz mesmo e como manter eles regulado.
Treino pesado, sono profundo e gorduras boas na dieta. Fazendo isso, você vai manter equilibrado e diminuir o cortisol, que é o hormônio de estresse que eu vou falar agora. Quando ele está alto, ele aumenta a retenção de líquidos e estimula o corpo a armazenar a gordura.
Isso também leva a diminuição da queima de gordura e atrapalha também a massa. E para controlar ele, o que que se faz? Dormir bem, não treinar em excesso, controlar o estresse diário, ter momentos de equilíbrio para que ele não se fique predominante.
Agora, leptina e grelina são os hormônios que controlam o apetite e a saciedade. Lepina é o hormônio da saciedade, é produzido na gordura. Na gordura corporal, ele informa seu cérebro que já tem quantidade suficiente de energia, ou seja, se ela tá alta, a fome diminui.
Se ela está baixa, a fome aumenta. E também tem a grelina, o hormônio da fome. Ele é produzido de um estômago e é e sinaliza o cérebro quando você precisa comer.
E quanto mais tempo você fica sem comer, mais grelina você produz. Então, dietas muito restritivas e jejumos prolongados podem aumentar muito esse hormônio e dar uma fome absurda. gerando também compulsão alimentar.
Então, como é que você controla esses hormônios? Dormir bem, você vê que dormir bem é praticamente principal, né? Priorizar proteínas e fibras na dieta para aumentar saciedade, como foi falado anteriormente, e evitar restrições extremas, cortes grandes de caloria, déficit calórico alto, vão fazer com que degule os hormônios, atrapalhando seu processo de emagrecimento.
Agora, a insulina, que é o hormônio que leva o açúcar para dentro da célula. Como é que regula ele? carboidratos controlados a dieta na medida certa ali, evitar picos de açúcar de dopamina, ou seja, doces industrializados, carboidratos simples, e simaros complexos que dão volume de comida e alimento e treinar regulare.
O treino consegue regular esse hormônio também, facilitando a entrada de açúcar, glicose dentro do músculo, ajudando não só a ganhar massa, mas também a per gordura. Então, concluindo tudo aqui dos hormônios, que é a parte mais complicadinha, mantenha testosterona e H altos com sono, treino pesado, gorduras boas. Controle o cortisol regulando períodos de estresse no seu dia e não faça treinos exagerados de baixe.
Ajuste a leptina e a grelina de forma que você fique controlado de apetite e saciedade e evite picos de açúcar, doces ou alimentos que podem desregular esses hormônios e fazer você ter algum tipo de compulsão alimentar. déficit calórico alto também evite. Só dá para fazer, ó, por pouquíssimo tempo.
E agora vamos falar sobre metabolismo. Por que que isso influencia tanto assim? Você já começou uma dieta e treino e acabou ficando estagnado no meio do caminho?
Normalmente o que faz isso é o metabolismo. O problema é homeostase e estagnação. O seu corpo sempre tenta entrar em equilíbrio.
Então vamos supor, você começou uma dieta restrita com déórico certinho, tudo calculado, bonitinho, e aí você vai perder 1 kg na semana. Vamos supor, na segunda semana fazendo essa dieta, você já não vai perder mais 1 kg. O corpo vai se adaptar, ele vai diminuir o metabolismo e vai diminuir a queima de gordura também.
Então você perde menos peso do que você perderia no começo da dieta. Pode perder, por exemplo, 1 kg na primeira semana, 700 g na segunda, 300 g na terceira e depois pode não perder mais. Isso vai acontecer mesmo que você faça tudo certo na dieta e no trem.
Então você tem três formas principais de evitar essa estagnação. Primeiro, ajustar a dieta e ir fazendo ajustes de acordo com o resultado para ver o que você precisa fazer para continuar evoluindo. Segundo, ciclar carboidratos, fazer dias com mais baixas calorias de propósito, pensando em aumentar esse fluxo de queima e diminuir a estagnação.
Terceira opção, você aumenta o gasto calórico. Você faz um treino com mais volume, você aumenta o cárdio, o aeróbico. Isso vai fazer você gastar mais caloria e forçar seu corpo a continuar queimando gordura.
E eu nem preciso dizer, né? Quanto mais intensa é a diferença, se você fizer uma dieta super estrita, zero carboidrato, o seu corpo vai se adaptar à queima de gordura muito mais rápido do que um déficit calórico menor. Isso é muito importante porque é um motivo pelo qual as dietas extremas não funcionam.
E essa parte de acompanhamento, às vezes você precisa comer mais, às vezes você tem que comer menos, às vezes tem que alterar o treino, a dieta, cárdio. É muito complicado. Por isso a importância de um acompanhamento.
Quando você faz sozinho, você não vai saber quando precisa ajustar a dieta. Você fica em dúvida se seu treino tá certo, se a quantidade de cárdio, porque você não sabe se tá fazendo certo. E você não é evidente, né?
Você não vai saber quando é que precisa ficar mudando algo. Você só vai perceber isso quando você travar os resultados, que é um problema. E aí você já vai ter perdido um grande tempo se esforçando que sofrendo à toa praticamente.
Agora com acompanhamento certo, você tem as alterações na hora certa. Você precisar ficar se estressando com isso, só seguir ter resultado. Segundo, não precisa ser um vidente, é só esperar, porque o planejamento vai est todo certinho para você.
E aí você vai ter clareza no processo. Você sabe onde você vai chegar, qual shape você quer ter, o poal de gordura que você vai ficar, tudo calculado e você vai evoluir de forma consistente, sem aqueles altos e baixos e sim com um objetivo claro, uma meta e você vai chegar lá. Mas agora você sabe tudo que você precisa fazer.
Porém, saber suficiente. Você tem que agir. Então, eu quero que vocês tentem executar tudo que foi aprendido no vídeo e comenta para mim como é que foi o processo, como é que tá sendo.
E se você não tá conseguindo e tá com dificuldade, nós estamos aqui para te ajudar. Você pode contratar a nossa consultoria para resolvermos tudo para você, fazermos um planejamento certinho, bem elaborado. Então, se você precisar de ajuda, é só me chamar aqui nos comentários.
Pode me chamar também pelo Instagram que tá aqui no link e curte meu vídeo.
Related Videos
A VERDADE SOBRE OS ABDOMINAIS ( TREINO PERFEITO PARA ABDÔMEN ) | MAURÍCIO MARQUES
12:32
A VERDADE SOBRE OS ABDOMINAIS ( TREINO PER...
Mauricio Marques
32,709 views
O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE PRÉ TREINO: VALE A PENA TOMAR?
13:06
O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE PRÉ TREINO: ...
Olá, Ciência!
72,185 views
As 5 VITAMINAS OBRIGATÓRIAS para EVITAR CÂNCER Após os 50
20:00
As 5 VITAMINAS OBRIGATÓRIAS para EVITAR CÂ...
Saúde Simplificada
1,989 views
Como ELIMINAR a Pochete! (POUCOS sabem disso)
18:46
Como ELIMINAR a Pochete! (POUCOS sabem disso)
Laércio Refundini
207,689 views
Hypertrophy: More Loads or More Reps? Find Out What Works!
18:53
Hypertrophy: More Loads or More Reps? Find...
Viajando pela Fisiologia by Fabio Ceschini
9,552 views
Como emagrecer e PERMANECER magro para sempre (usando a ciência)
27:15
Como emagrecer e PERMANECER magro para sem...
Mateus Candelot
6,552 views
[Guia Completo] Metabolismo: Como Virar uma Máquina de Queimar Gordura
28:19
[Guia Completo] Metabolismo: Como Virar um...
Breno Moura BWM
46 views
CUTTING: Guia para Perder Gordura e Definir RÁPIDO em 2025
17:16
CUTTING: Guia para Perder Gordura e Defini...
Laércio Refundini
174,160 views
10 Ways to VISUALLY CHANGE your Body in 14 DAYS, with CARDIO!
8:05
10 Ways to VISUALLY CHANGE your Body in 14...
Gabriel Arones - Fitness Flexível
7,239 views
Como Seu Corpo Está Limitando Sua Vida (E Você Nem Percebe)
20:09
Como Seu Corpo Está Limitando Sua Vida (E ...
Breno Moura BWM
8 views
O Método de Queima de Gordura que Me Fez Secar Sem Sofrimento (Parece TRAPAÇA)
17:22
O Método de Queima de Gordura que Me Fez S...
João Pedro | Fitness Flexível
12,376 views
COMO PERDER GORDURA RÁPIDO ? SIGA ESSES PASSOS !!!
17:24
COMO PERDER GORDURA RÁPIDO ? SIGA ESSES PA...
Renato Cariani
4,696,974 views
A VERDADE SOBRE EXERCÍCIO E SAÚDE CARDÍACA
15:26
A VERDADE SOBRE EXERCÍCIO E SAÚDE CARDÍACA
Cortes do Sem Groselha [OFICIAL]
209,935 views
O Que Descobriram em 2025 Vai Mudar a Forma Como Você Vê os Hormônios
15:11
O Que Descobriram em 2025 Vai Mudar a Form...
Breno Moura BWM
1,457 views
COMO REDUZIR GORDURA VISCERAL, COLESTEROL E TRIGLICÉRIDOS
19:33
COMO REDUZIR GORDURA VISCERAL, COLESTEROL ...
Performance Pro
2,238 views
4 Passos para Emagrecer sem abrir mão da VIDA SOCIAL
13:27
4 Passos para Emagrecer sem abrir mão da V...
Breno Moura BWM
100 views
Emagrecimento Definitivo, O Segredo para Nunca Mais Engordar
26:27
Emagrecimento Definitivo, O Segredo para N...
Breno Moura BWM
25 views
A MELHOR DIETA para Ganhar MUITA Massa Muscular!
28:49
A MELHOR DIETA para Ganhar MUITA Massa Mus...
Laércio Refundini
98,003 views
CARBOIDRATOS: O COMBUSTÍVEL QUE SEUS MÚSCULOS PRECISAM! | MAURÍCIO MARQUES
12:21
CARBOIDRATOS: O COMBUSTÍVEL QUE SEUS MÚSCU...
Mauricio Marques
31,097 views
TOP 5 PIORES ALIMENTOS DE ACORDO COM PAULO MUZY
21:25
TOP 5 PIORES ALIMENTOS DE ACORDO COM PAULO...
Eduardo Correa
396,728 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com