vai começar já com uma situação do menor ponte né o melhor fonte autor lá da fenomenologia da percepção né já é um grande nome dentro da filosofia da tecnologia né e ele diz aqui o inacabamento da fenomenologia e o seu andar um quartista é sempre um novo andar né Sempre recomeçando não são signos de um fracasso eles eram inevitáveis né isso Acho interessante tá pensar fenomenologia como massa do Sofia uma perspectiva uma vertente que a gente usa enquanto método não seja na psicologia seja na geografia seja na Sociologia na ciências humanas de um modo geral
que ela não tem um fim ela não acaba ela não se encerra ela aceita essa essa permanente transformação da experiência humana ou seja entende quem o contato humano do ser humano com o mundo é um o tempo se transforma então não tem como acabar uma teoria não se encerrar dizer isso é x ou isso é Y né o contato ser humano sempre vai se ver louvando e se transformando assim coloca aberta para sempre olhar para esse contato de uma maneira até um tanto ingênua Como se eu tivesse vendo pela primeira vez como se eu tivesse
visitando uma cidade de um país que eu nunca fui né que eu tô vendo tudo novo não sei como que é isso como que as pessoas se relacionam que é essa disposição que eu acho que é uma disposição talvez bem originária na filosofia se a gente for ver lá atrás por Sócrates né que se colocar como não saber eu não sei ainda nem eu busco entender mas eu não sei né mas diferente detox buscavam conselhos não busca alcançar um conselho né busca compreender o que é bem diferente de explicar Ou seja a expressão fenomenologia significa
antes de tudo um conceito de meta em alguns autores até preferem usar o nome atitude do que método Que métodos às vezes dá uma ideia de um procedimento já a depois faz bem e depois faz como se fosse uma receita né E vai dar um resultado né então alguns autores usam uma atitude no sentido uma disposição como que eu vou me dispor para olhar essa experiência essa situação essa circunstância Então posso fazer uma fenomenologia da tristeza da depressão da pobreza de várias condições da experiência humana né E aqui ele falando né Cada autor levaram os
autores usaram né E eles mudam um pouco né então uma coisa você nesse fenomenologia partir do Edmundo Lúcia outra coisa você né partir do Sartre a partir do Raiden que cada um tem uma leitura o fundamento geral é um dos muros métodos usamos como base e a gente tem vários autores aí de uma perspectiva mais humanista e acabam bebendo da fenomenologia que é uma perspectiva e tão olhar para um humano a técnica e não paciência ou seja Vou molhar com experiência humana como que ela se dá né como que acontece né Ah eu também tenho
um exemplo de ali presta bem legal chama no Café existencialista um livro da Sarah batismo É bem interessante ela fala por exemplo do café mesmo né É só se eu posso pegar o café e falar toda a ciência do café onde foi plantado os grãos quanto tempo ficou como que faz colheita de qual é qual que é o tipo desse grão qualquer espécie qual que é não sei o que né como que foi feito o quanto graus de poluição a água tava né onde foi Coroado como que foi moído né nada disso tudo isso seria
toda a ciência né tô na explicação senti nada disso traduz a experiência de eu tomar o café não é tudo isso disso fala sobre o café mas ao mesmo tempo não fala de novo que é eu tomar um café né ou até que momento que eu tomei café em que sobre qual circunstância Foi de manhã se for de e depois de ver um filme agradável Depois de uma noite triste depois Sim essa experiência que a ciência não fala é o que é semiologia mas precisa falar ou seja enquanto a ciência se desenvolvendo cada vez mais
para explicar as coisas pela explicações objetivas A fenomenologia vai falar assim olha a gente esqueceu o subjetivo a gente foi se esquecendo da experiência como ela se dá por isso que A fenomenologia propõe essa volta famosa volta as coisas mesmas né ou seja não vou falar do café enquanto o café esse objetivado mas eu vou falar da minha relação com café Então se a gente for pensar nisso na psicologia é a pessoa não vai falar da ansiedade no sentido da ansiedade objetiva é muito comum gente aqui deixa informado e tipologia tá atendendo alguém faz um
diagnóstico lá de ansiedade né é a primeira coisa que a pessoa faz toda preocupada ansiosa né o psicólogo ansioso também né vai lá no Google jovem ansiedade começa a baixar vários dá para entender o que é ansiedade acha que lembre-se livros ele vai entender melhor da pessoa é E aí vem o seu nome é logo e diz assim não deixa esses livros de lado você tem que olhar pra pessoa como que se dá a sua ansiedade nessa pessoa como que experiência da esses vírus não estão se aproximando datam de distanciando você vai sabendo ansiedade de
caráter objetivo dessa teorias todos você vai saber mas não vai saber como se dá essa ansiedade para essa pessoa nessa circunstância específica como que se deu né ou seja entende que a experiência é o subjetiva ultrapassa as objetivações que a gente coloca por meio da ciência por meio da técnica né então fenomenologia ela faz ao mesmo tempo não só uma grande crítica essa técnica cientificismo positivista mas também a filosofia Idealista é a filosofia traz por meio das posições as trações da Razão explicações também para realidade então ela vai buscar a explicação e na própria vivência
na própria experiência o método fenomenológico ele vai ser até ao as experiências é um objeto de tudo dele é espinhoso como que a pessoa Experimenta esse momento de pandemia né para uma pessoa tá bem a pessoas está tranquila né e tem gente que não tem gente que tá saindo que tá correndo risco da deixando o filho em casa que tá deixando filho com mãe não bola é que você para cada pessoa todo jeito então deve falar assim a pandemia tem gente falando ela poderia Boa olha que eu aprendi estão fazendo A fenomenologia da pandemia nós
dizer o que é pandemia é mas como que essa quando ele se dá para cada grupo de pessoas ou para cada pessoa em particular né para uma pessoa pode tá ótimo para outra pessoa pode tá tendo Perdeu o emprego não tem que trabalhar tá passando aperto tá passando até formas vezes né pessoalmente aqui no Brasil a gente sabe que muita gente tá passando por isso né então assim fazer fenomenologia é não se até o Se eu olhar para as características singulares e para o subjetivo também tá