Como PRODUZIR Uma MÚSICA - Checklist

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Video Transcript:
e aí beleza neste vídeo eu vou te falar como eu penso na hora de produzir uma música e tudo se quer ser produtor musical ou artista tem banda e quer produzir os seus próprios trabalhos filha comigo neste vídeo que eu vou te falar de uma forma bem rápida e simples como produzir uma música eu sou origem romana do novo apple e da horticultura tá começando mais um check list [Música] bostelmann artista solo o mundo ideal o mais certo seria ter um produtor musical para produzir seu trabalho porque com o produtor musical tu vai aprender muita
coisa produtor musical tem uma vivência e experiências que tu provavelmente ainda não tem então produzir com o produtor musical em alguma fase da tua vida é muito importante porque vai vivenciar muitas coisas legais e aprender muito com isso mas nada impede de começar a olhar por esse lado de produção musical ainda mais que é tornar o produtor rosto tem uma banda é muito legal que começar a produzir até prato que um dia algo mais claro com um produtor musical isto venha a ter um produtor musical e também cara prático machado é uma grana começar a
produzir outros artistas tanto a região do bairro então é importante saber como produzir uma música entender como funciona esse processo de produção ou é claro que neste vídeo é não tem como dar um curso de produção musical em poucos minutos mas vou falar como a gente não o produtor como que a gente pensa na hora de produzir uma música como que a gente organiza as coisas pra produzir uma música de uma maneira bem simples não vou entrar muito na parte técnica mas como que a gente pensa na hora de produzir primeira coisa a gente divide
a produção em três etapas que seriam a pré-produção a gravação ea finalização vamos ver então o que são essas coisas com a primeira etapa da pré produção escolher a música que vai ser gravada então pensando que a música já está escolhida primeira coisa que a gente faz é entender sobre a banda entender sobre esse artista qual o conceito o que a banda já gravou que a banda já tem lançado o que a banda está buscando nessa nova gravação qual nicho esse projeto se encaixa é com a verdade musical de cada um dos integrantes ea artista
solo a gente entende qual nicho que que essa banda se encaixa quem é que consumir qual público que vai consumir esse trabalho e também qual é o objetivo daquela gravação porque isso faz toda a diferença na hora de produzir porque às vezes a banda produzindo não necessariamente pra lançar oficialmente às vezes é um trabalho que para a própria banda uma realização alguma coisa assim ou a banda não vai trabalhar rádio aí tu pensa de um jeito de fugir a bola vai trabalhar na internet ou a banda vai trabalhar rádio artista tem pretensões de trabalhar então
conforme toda essa direção todas essa análise a gente começa a direcionar a produção musical em cima de um estudo feito é sobre essas coisas que eu acabei de falar a gente também procura entender sobre as tendências do mercado que está acontecendo porque bandas parecidas na artistas parecidos estão fazendo quais são as tendências de outros estilos que a gente pode trazer para essa produção então é realmente um estudo do projeto da verdade e do músico da banda do artista e também do que está acontecendo no mercado e aí tentar juntar as duas coisas a gente sempre
tenta entender também qual é a mensagem daquela música qual é a sensação que aquela música precisa causar nas pessoas isso vai de acordo com a letra com a mensagem é um trabalho instrumental que aquela música tem que passar isso é muito importante a gente começar a produzir alguma coisa que entender tal mas onde quer chegar com essa música pra não ficar é totalmente perdido na hora de produzir uma música com essa sensação está de acordo com a mensagem está de acordo com o posicionamento da banda isso tem que ter muito claro na hora de começar
a produzir uma música e qual de mostrar porque é criar com aquele arranjo com aquela produção do copom a partir disso a gente comece a entrar num processo ainda na pré produção mas no processo de gravação e ajuste da guia o que que é a guia gravar de uma maneira bem simples né um registro para começar a produzir a música uma guia que vai servir de guia toda a produção e vai serviria também para criar os arranjos e pra gravação e nesse processo é de gravar guia primeira coisa que a gente faz é conferir a
tonalidade da música porque a gente precisa aumentar um pouquinho tom a gente precisa baixar um pouco o tom porque o cantor está se esgoelando aqui nenhum catopê lado efeito tem que ajustar para ficar confortável para o cantor e também tem a mão de não perder a energia porque a gente conforme vai mudando na música do pode ganhar energia ou também perder energia mudar a ascensão na música então esse é um cuidado que tem que tomar outra coisa que presta muita atenção conta definir novas guias neco vai gravar aquele ali é o bpm da música então
a gente testa dois pontinhos para a frente dois pontinhos para trás pra entender ali a situação de como o que causará com a música se chama energia que já menos energia então o andamento é uma coisa bem importante de se ajustar e a gente sempre tenta medir mandamento da música para uma versão mais original uma versão mais como posso dizer uma versão mais espontânea então às vezes pouco aquela gravação que o artista que o cantor e compositor fez ali na hora que saiu a música que mandou pra gente ou cara tá tocando ali no violão
pra procon postou properties tocando violão então vai ser um mais espontânea porque ali é a versão mais natural que surgiu a música então antes fazia muito nessa versão mais espontânea que a gente tem ea gente dentro disso junto com isso a gente começa a mexer também na letra na estrutura da música verso refrão como que vai ser feito não definitivo porque durante os arranjos depois de consegue mexer mas é é legal que tem um morte e também na letra e na melodia a gente mexe na melodia harmonia tem que fazer algum ajuste antes de gravar
minha gente a fazer se esse ajuste aí pra gravar a guia já com uma qualidade legal e claro que muda muito esse processo a artista solo se abana muda um pouco esse processo na que com banda a gente faz um processo mais ensaio mais de concentração ali os próprios músicos criamos os arranjos junto com na produção já o artista só a gente faz um processo diferente então que é o que vou me basear mais aqui que annecy do primeiro grava guia vem criando os arranjos um pum depois passa por um processo de gravação e então
tem uma diferença na hora de produzir uma música de banda pra ti está só mas nunca é uma regra não existe o certo eo errado ou geralmente de gravar guia canais separados a gente sempre grava a guia voz e um instrumento seja pode ser violão pode ser uma guitarra pode ser um piano sempre um instrumento só para fazer a base ele mesmo e avós a gente grava separado tentando é canais separados e tentando não ter vazamento por exemplo não tem o som do violão na voz não terá voz o som do violão sem vazamento cada
vez cada canal que seu som para depois a gente poder usar melhor durante a criação dos arranjos da produção a gente tem essa opção de ter a guia limpa vale para poder trabalhar melhor no arranjo e antes a gente começar a gravar os arranjos havia regravado antipáticos arranjo primeira coisa que faz é buscar referência isso é uma coisa muito importante para a sua produção cara não é que tu vai pegar uma música e tu vai copiar não vai definir algumas referências 34 e que tu vai perceber nessas referências como que a bateria toca como que
o baixo toca como que os instrumentos estão ali conversando a sonoridade é uma mente mais aberta mais fechada mas ter bateria acústica é bater eletrônica é guitarra a instrumentação porque isso vai te dar um norte kato precisa ter referência precisa buscar referências não vai simplesmente partir do nada e isso não é saudável principalmente no início que não é um produtor experiente um sempre importante buscar referências lembra que no início eu falei lá e que é importante estudar tendência continue no mercado partir daí também buscar referências para aquela música para aquela produção talvez a banda tem
outras influências e referências o mp vai tendo as referências dela mas aquela música tem que ter uma base com a música os músicos que tu vai analisar esses detalhes e vai tentar trazer para a produção sem copiar simplesmente para ter um caminho para ter uma direção que é elevada a gente parte então cruzar arranjo isso tudo faz parte da profissão como falei muda um pouco de banda prática só mas geralmente recebe quando a artista solo a gente recebe a música só voz e violão então a gente tem que criar todos os arranjos da banda não
já a banda chegar um pouco mais pronto a gente vai só lapidando e beijando em artistas ou gravar a gente começa a fazer o nosso arranjo geralmente a gente começa por um bit ou bactéria para criar a parte rítmica daquela música em cima da geek foi gravado e exibido esta bactéria ola pode ser gravada mesmo bem simples ou a gente faz programada no tecladinho midi pega um timbre vizinha de bater e coloca só pra gente começar a ter a sensação da parte rítmica da música em cima daquela base que tudo aquela geek já gravou que
já definiu isso deixa aquela guia um pouco mais completa ela deixa uma base melhor pra gente começar a criar os outros arranjos depois dessa bactéria a gente começa a pensar qual é um instrumento principal da música a gente sempre gosta de tentar trazer tacou é um instrumento que vai ser a base que ele vai estar em evidência que o mixto no principal da música pode ser um piano pode ser um violão pode ser uma guitarra a partir disso a gente define o que que esse instrumento principal ele vai fazer e aí nesse instrumento principal agente
já tomam cuidado já pensar como que ele vai ser tocado qual é o arranjo porque a partir dele a gente já vai mudar aquele violão ou aquela a que o instrumento que estava na guia partir de gravar esse instrumento base esse instrumento principal ele já vai ser o principal da música pra gente começar a levar música levar aquele arranjo para a sensação que a gente quer então a gente faz é o bactéria faz os beats ele escolhe este instrumento principal pensa no arranjo dele como tem que ser tocado e já exclui aquele instrumento de gui
a música começa já a tomar mais corpo começa a lembrar um pouco de como vai ficar no final então depois desse instrumento principal né que já a gente começa já a visualizar a música a gente vai produzir menos bases à itu vem preenchendo uns instrumentos que eu acredito que vão completar né e sempre lembrando da gente falou de referência por na referência lá quais instrumentos tão de bases é que pode adaptar alguma coisa e aí a gente vem nessa parte de instrumentos de base para criar o pânico que aquela massa sonora 40 em produções que
vai precisar tem por funções que não em produções minimalistas em produções grandiosas depende conceito filho que passar aquela música e vem a gente vem esses instrumentos de base outra coisa depois de gravar esses instrumentos pensar esses números de base aí a gente vem criando os arranjos que a gente chama elemento-chave todas as nossas produções a gente tenta trazer um elemento chave porque isso é aquele elemento marcante da música ele pode ser um riff ele pode ser um timbre diferente ele pode ser feito na voz ele pode uma vocalização e sim sempre é legal trazer um
elemento-chave tomou porque isso vai marcar na cabeça das pessoas e isso vai diferente chácara música a música vai se tornar o único então a gente sempre pensa nesse elemento chave para todas as nossas produções e por último a gente pensa nos instrumentos de cobertura nos arranjos cobertura que aí são detalhes camadinhas texturas ambientações o que vai é não vai modificar a tua música o seu arranjo mas vai trazer a cereja em cima do bolo vai dar detalhe que precisa que são instrumentos de cobertura que a gente costuma deixar por último feito isso a gente sempre
costuma gravar toda essa produção já deixando bem real situação real e mostra o artista mostra a banda refazer alguma coisa vez por se ajustar a uma coisa está de acordo com que o artista queria muitas vezes o artista não consegue acompanhar a produção às vezes sim às vezes não tão a gente sempre passa esse pente fino está legal se o artista realmente está sentindo confortável que lhe arranje bola pra frente para a próxima etapa que é o que a gravação antes da gravação a gente faz o quê que precisa ser gravado porque a nossa produção
a gente agrava muito bem gravado os times que são me diz são do computador a gente já faz um jeito para não precisar regravar depois então já tomam cuidado na hora de gravar geralmente regrava coisas acústicas violão bactérias vezes guitarra voz então a gente toma um cuidado na produção para quando for gravar além da música a gente aproveitar muitas coisas da produção e aí chega um momento que esse artista solo precisa de músicos para gravar então a gente seleciona os melhores músicos pra aquela gravação para aquele estilo de música para aquela faixa especificamente então isso
é um cuidado bem legal que esse produtor isso é bem importante escolha o músico que tem a ver com aquela sonoridade com arranjo criou porque isso vai com ele vai conversar melhor com música e no final vai ser muito melhor então se é a artista solo a gente passa essa pré produção para os músicos os músicos eles vão tirar vão estudar ou rejeitar gente parte programação se a banda a mesma coisa a gente passa a gravação nessa pré produção gravação da produção para a banda a banda vai sair e tiras parte certinho agente pacha para
nossa outra etapa que é a gravação na gravação a gente segue a mesma ordem de gravação que a gente fez lá produção então a gente vê o que povo vai gravar batera gente usa aquela guia agora já com os arranjos estão vai muita bactéria pré e vem gravando em cima daquela via naquele arrancou a bateria depois do baixo depois é um instrumento principal e depois um dos instrumentos de base depois de um instrumento de cobertura e assim na mesma ordem e aí a gente vai mutando ante gravação na hora em que estiver gravando um instrumento
um instrumento que tiver gravando então segue a mesma ordem lá da produção isso os instrumentos que precisam ser gravados que não precisam estar por um certo por último a gente geralmente costuma gravar o que a voz antes de gravar voz a gente faz uma produção local isso é muito importante a gente marca uma sessão um cantor para produzir aquela música especificamente como que ele vai cantar as melodias tão corretas a respiração timbre muitas vezes a gente tem o auxílio de uma profissional de um coach vocal uma preparadora vocal na sessão de gravação que isso é
muito importante que a gente faça esse processo de preparação vocal um dia antes dois dias antes da gravação e ali algumas horas para ti não perder tempo depois na gravação e quando chega na gravação o vocalista está seguro que ele vai fazer ele tá ele já praticou ele já tá na cabeça ele já tá seguro de como tem que gravar então essa preparação vocal antes da gravação em cima já da base com os arranjos é muito importante que a gente também tem produtor que já a voz o linense uma sola guia lá com um instrumento
só isso não é legal porque não passa aquela sensação porque a música produzida ela já vai gerar outra energia no cantor tão importante fazer a preparação vocal ea gravação local em cima da música gravada com todos os arranjos a isso é bem legal a gente parte já para a gravação do vocal depois essa preparação e aí é muito importante gravar a a linha principal a gente costuma gravar tudo que o cantor principal tem que fazer dobras locais a gente sempre cuida do cantor gravar parte por pais para ficar certinha ficar perfeito claro lembra que cada
conceito cada sonoridade cada tipo de som tem um formato não existe regras mas cada produtor também tem show com o filme de trabalho mas a gente gosta e ama trecho por trecho para a voz fica bem certinha e também gravar as dobras certinhas e parte dos backing vocals aí em faz toda essa cobertura de vocais aí que também a gente faz é antecipadamente a gente não costuma criar os backing vocals na gravação em alguns casos que a os músicos têm facilidade o cantor tem facilidade ou se chama backing vocals profissionais para gravar alguns casos se
faz na hora da gravação mas quanto antes definir quanto antes do deixar muito claro as linhas vocais mais tempo vai economizar na hora da gravação vai ser muito melhor vai rolar muito mais rápido a gravação gente sabe que gravar com está cartão quanto mais preparado que tiver melhor é bom passar nessa parte da gravação vem a terceira etapa que é a finalização o que a gente faz nessa finalização são quatro etapas condição dos áudios afinação das vossas prensagem a masterização o que a edição dos jogos conforme o tipo de som conforme o trabalho preciso colocar
todo mundo tocando junto alguns ajustes é às vezes o cara tocou um pouco mais pra frente button com um pouco mais recente do baixo ou vice-versa colocar todo mundo tocando junto e isso se faz sempre com muito bom senso e às vezes realmente tem estilo precisa ser bem gravado no grid bem está têm estilos que tu vai editar só um pouquinho as primeiras notas as nossas principais mas isso é edição de áudio colocar todo mundo justa é todo mundo tocando junto e hoje no mercado uma coisa bem importante é se o mercado americano principalmente o
mercado pop edita muito então tudo se tu não tá com o teu sonho editado pode ser que as pessoas estranhas não sabe o que é mas pode causar uma incomodação portal ouvindo sempre as coisas editais em estilos mais fechados enfim o jazz bossa nova samba blues não existe muito essa questão da edição porque é mais natural mas em outros estilos no rock eo pop no ranking fixe usa muito a questão da edição também a parte da afinação de voz por mais que o cantor seja afinado é importante passar um pente fino na voz principalmente porque
vem é uma coisa do mercado hoje em dia todo mundo fina voz então pra ficar perfeita ficar num nível profissional é importante passar um pente fino na afinação de voz a gente mesmo terceiriza esses trabalhos de edição e afinação de voz então se não sabe se na voz ou não sabe ditar que é um trabalho um pouco mais minucioso trabalho um pouco mais chato de fazer tem vários profissionais da área que fazem isso um por um valor x mais procura bons profissionais porque a edição é muito importante também estava e afinação cara tem que ser
um cara que define muito bem para não ficar um afinador de mais uma fase na gold - para serginho para a música respirar para a música ficar natural mas ao mesmo tempo no nível do mercado depois de gente parte para mixagem aí o processo que quase todos vocês conhecem que é justamente pegar todos esses anos da gravação mixar eles a gente sempre fala que não existe corrigir é a gravação que tem que gravar o melhor possível pensar já no timbre antes quando estiver gravando porque a mixagem cara não vai conseguir resolver na mesma é conseguir
melhorar o que já fez mas não vai conseguir mudar da água para o vinho então se preocupa muito na qualidade da gravação tanto na execução quanto nos timbres porque daí para facilitar mixa mix já é eu sempre recomendo situam tem vontade ou não tem muita paciência de busca ativa e pesquisar e aprender terceiriza também pode me chamar alguém de fora pode ter um engenheiro que mixa pratique mas teria então esse processo de mixagem um processo que é um pouco mais técnico mas é muito importante no mundo da produção musical é a sinalização a música e
depois nem a mãe que ainda é a sinalização da mídia é a mesma coisa se uma mix não tiver boa não vai conseguir mudar totalmente na marcha consegue ajustar algumas coisas mas sempre pensa de o que eu puder fazer para evitar o protea bairro na próxima etapa melhor faz uma boa produção faz uma boa gravação faz uma boa lição faz uma boa mix e depois vai ter uma massa muito boa eo resultado final vai ser muito bom então sempre pense não corrigir defeitos mas melhorar aprimorar cada etapa que foi o que está fazendo aí a
marcha já são eu recomendo buscar sempre um profissional porque é uma coisa bem específico é uma coisa que dá trabalho uma coisa que já com conhecimento técnico teórico então no início sugiro que terceirizar a tua masterização com o tempo pode ir testando fazendo que é quem ainda mais porque esse produtor é legal que tenha conhecimento nessas áreas saber um pouquinho de cada coisa mas é isso bom é isso então eu falei um pouco dos três etapas para produzir uma música pré produção gravação e finalização não existe uma regra para se produzir e também claro que
não tem como dar um curso de com produzir uma música nos mínimos detalhes no vídeo de si mas falei um pouco de como a gente pensa no nosso dia a dia aqui na produção como que é cada etapa e espero ter ajudado cada produtor tem o seu formato de trabalho não é uma regra mas tudo está começando a pensar artista tem uma banda quer começar a vivenciar este mundo de deus diz espaços já vai ter um norte a ir para começar a fazer as produções dos trabalhos belezas que curtiu este vídeo deixa eu lhe que
aí comenta diz que curtiu que não curtiu o espírito não gostou se inscreve no nosso canal e ativos se uniu para receber todos os vídeos que faz vídeos todos os dias tem vídeos novos no canal e se quer saber mais sobre gestão de produção musical deixe nos comentários aí que a gente pode trazer mais vídeos sobre este assunto beleza valeu um grande abraço e até o próximo vídeo boas produções aí deixa o link nos comentários das produções que já fez que a gente vai passar e dar uma olhada ver as produções da galera um abraço
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