a semana da arte moderna foi uma manifestação artística ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922 o objetivo era romper com os parâmetros que vigoravam na arte brasileira influenciada naquela época pelo parnasianismo e o academicismo mas antes de começar a ver o vídeo não se esqueça de ativar o Sininho para não perder nenhum conteúdo do toda a matéria vamos lá em 1922 o mundo acabava de passar pela terrível experiência da primeira guerra mundial havia uma Euforia cultural e artística onde os criadores experimentavam novos conceitos como a velocidade em suas obras no Centenário
da independência do país ocorrida em 1822 o Brasil passava por diversas modificações políticas econômicas e sociais o país era dominado pelas oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais que se revezavam na presidência da república na política conhecida como café com leite no entanto as fábricas e indústrias já eram uma realidade na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro por isso no plano social se vivia a migração do campo para a cidade modificando a paisagem brasileira também é importante mencionar os imigrantes europeus e japoneses que continuavam a aportar no Brasil então surge a
necessidade de recorrer a uma nova estética para interpretar esta realidade e daí nasce a ideia da Semana de Arte Moderna duas correntes artísticas dominavam a cultura do Brasil o parnasianismo era uma corrente literária que valorizava a forma e não o conteúdo em suas obras os versos dos poemas por exemplo deveriam ser milimetricamente contados e rimados já o academicismo dominava as artes plásticas onde o mais importante era copiar exatamente os modelos deixando pouco espaço para as emoções o Modernismo no Brasil se caracterizou por criticar o modelo parnasiano e propor uma ruptura com a cada missismo também
desejava valorizar a identidade e a cultura brasileira retratando seu povo os artistas modernistas foram influenciados pelas vanguardas europeias como futurismo cubismo dadaísmo surrealismo e expressionismo no entanto não faziam uma cópia dessas correntes artísticas e sim realizavam a fusão com elementos da cultura brasileira por isso encontramos nas obras destes artistas ausência de formalismo experimentações estéticas e temáticas nacionalistas e cotidianas pintores como Almeida Júnior retrataram pessoas marginalizadas esquecidas exercendo seus ofícios na literatura destacaram-se os trabalhos de Monteiro Lobato com seu Jeca Tatu onde descrevia o habitante do interior de São Paulo na música vemos os compositores usarem
as melodias folclóricas e os ritmos populares para escrever suas partituras Este foi o caso de Francisco mioni em suas valsas de esquina e Heitor villa-lobos na coletânea Carnaval das Crianças na poesia nota-se a aproximação com a linguagem oral e coloquial em oposição ao formalismo do parnasianismo Um Bom exemplo é o poema de Oswald de Andrade um cigarro diz a gramática do professor e do aluno e do Mulato sabido mas o bom negro e o bom branco da nação brasileira dizem todos os dias Deixa disso camarada me dá um cigarro nos dias 13 15 e 17
de Fevereiro de 1922 ocorreu a semana de arte moderna no Teatro Municipal de São Paulo essa manifestação artística política e cultural reuniu jovens artistas e reverentes e contestadores a maioria deles eram descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo esse fator foi determinante para a realização do evento uma vez que foi respaldado pelo governo de Washington Luiz na época governador do Estado de São Paulo Além disso como tinham uma situação financeira confortável puderam viajar e estudar na Europa trazendo para o país novos modelos artísticos que misturaram a arte brasileira assim São Paulo demonstrava que era a
nova protagonista da cena cultural brasileira isso tudo em confronto com o Rio de Janeiro então capital do país para de Cavalcante a Semana de Arte Moderna seria uma semana de escândalos literários e artísticos de meter os estribos na barriga da burguesia Paulista o evento foi inaugurado pela palestra do escritor Graça Aranha intitulada a emoção estética da arte moderna no saguão do teatro era possível admirar obras de Anita Malfatti e Victor Brecheret a plateia estava cheia e foi uma noite relativamente tranquila no segundo dia a pianista Guiomar Novaes interpretou o compositores modernos como Claude debucci e
Heitor villa-lobos em seguida houve a palestra do escritor e artista plástico Menotti delpídia na mesma noite o poeta Ronald de Carvalho ressuscitou o poema os sapos de Manuel Bandeira uma ácida crítica aos parnasianos o sapo tanoeiro parnasiano aguado diz meu Cancioneiro é bem martelado Verde como primo em comer os hiatos que a arte e nunca rimou os termos cognatos Ronald de Carvalho fez a leitura pois o poeta Manuel Bandeira encontrava-se com uma crise de tuberculose a apresentação causou indignação e o público respondeu com vaias sons gelatinos e relinchos por fim no terceiro dia houve uma
apresentação musical com mistura de instrumentos regida pelo Maestro carioca villa-lobos nesse dia o músico subiu ao palco vestindo casaca e no pé calçava um sapato e no outro um chinelo o público vaiou pensando que se tratasse de uma atitude afrontosa Mas depois foi explicado que o artista estava com um calo no pé as figuras centrais da Semana de Arte Moderna foram os Escritores Mário de Andrade e Oswald e o pintor Di Cavalcanti também foi essencial o auxílio econômico do empresário e cafeicultor Paulo Prado para pagar o aluguel do teatro vamos conhecer os artistas que participaram
da Semana de Arte Moderna de 1922 Mário de Andrade escritor Modernista e músico seu estilo literário foi inovador e marcou a primeira fase Modernista no Brasil em suas obras Mário de Andrade valorizava a identidade e a cultura brasileira seu poema odiel burguês do livro Paulicéia desvairada foi lido na Semana de Arte Moderna eu Insulto burguês o burguês níquel o burguês a digestão bem feita de São Paulo o homem curva o homem nádegas o homem que sendo francês brasileiro italiano é sempre um cauteloso pouco a pouco osval de Andrade foi escritor e dramaturgo brasileiro sua atuação
ficou marcada por seu espírito irreverente polêmico e combativo tornou-se figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileira na primeira metade do século 20 sua obra apresenta de maneira geral um nacionalismo que busca as origens sem perder a visão crítica da realidade brasileira trechos do seu romance Os Condenados foram lidos porque não agora porque não souberem enfrentar tudo arrancá-la do outro e do avô por quê até o dia em que soube pela vizinhança alarmada risonha que há uma voltará para a companhia do velho e que passar a sair todos os dias bem trajada com o
sujeito recurvo e Galhardo que a esperava na esquina di Cavalcante foi desenhista ilustrador cartunista e ainda se dedicou ao mundo das Letras de Cavalcante participou da organização da semana assinou o desenho do catálogo e do cartaz e expôs 11 pinturas e ilustrações publicitárias mais tarde seria reconhecido como um dos grandes pintores brasileiros do século 20 Anitta Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da primeira fase do modernismo estudou Artes e pintura na Alemanha e nos Estados Unidos em 1917 Anitta reuniu 53 de suas obras com forte tendências expressionista a fim de expor individualmente
em São Paulo na exposição de pintura moderna Anita Malfatti ela teve um papel preponderante na Semana de Arte Moderna onde expor seus trabalhos a crítica o movimento foi Severa pois as pessoas ficaram desconfortáveis com as apresentações e não conseguiram compreender a nova proposta de arte os artistas envolvidos chegaram a ser comparados aos doentes mentais e loucos o escritor Monteiro Lobato Por Exemplo foi um dos que atacou com veemência as ações da semana de 22 para os organizadores Com tudo o excesso de crítica Era exatamente aquilo que eles desejavam Pois chamaram a atenção para suas propostas
artísticas após a Semana de Arte Moderna foram criadas inúmeras revistas movimentos e manifestos artísticos isso porque vários grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse modelo alguns exemplos que se destacaram foram revista clacton movimento pau-brasil movimento verde e amarelo movimento antropofágico a influência da Semana de Arte Moderna pode ser sentida inclusive nos anos 60 com a bossa nova e movimentos como tropicalismo e a geração da Lira Paulistana nos anos 70 no Centenário da independência do país ocorrida em 1822 o Brasil passava por diversas modificações políticas econômicas e sociais as fábricas e indústrias
já eram uma realidade na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro surge a necessidade de recorrer a uma nova estética para interpretar esta realidade e daí nasce a ideia da Semana de Arte Moderna o Modernismo no Brasil se caracterizou por criticar o modelo parnasiano e propor uma ruptura com a cada missismo na poesia nota-se a aproximação com a linguagem oral e coloquial em oposição ao formalismo do parnasianismo nos dias 13 15 e 17 de Fevereiro de 1922 ocorreu a semana de arte moderna no Teatro Municipal de São Paulo as figuras centrais da Semana
de Arte Moderna foram os Escritores Mário de Andrade e Oswald e o pintor de Cavalcante a crítica o movimento foi Severa pois as pessoas ficaram desconfortáveis com as apresentações e não conseguiram compreender a nova proposta de arte gostou temos um mapa mental com tudo este conteúdo é só clicar no link da descrição para baixar inscreva-se no canal E não se esqueça de compartilhar o vídeo com quem precisa saber sobre a Semana de Arte Moderna até a próxima [Música]