17. Divórcio e novo casamento (1Co 7.10-16)

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Augustus Nicodemus
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eu ia dizer que é um dos temas mais difíceis de primeiros coríntios mas depois refletir que não tem nada fácil em primeiro aos Coríntios quem tem acompanhado a exposição desde o começo sabe como nós temos sido desafiados a tentar compreender o ensino do apóstolo Paulo aqui primeiro aos Coríntios capítulo 7 de 10 a 16 Vamos ler o que escreveu o apóstolo Paulo aos casados ordenam não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido mas se ela se separar que não se case de novo ou que se reconcilie com seu marido e
que o marido não se divorcia e da sua esposa e aos outros digo eu não senhor se algum irmão estiver casado com a mulher não Crente e esta concorda em morar com ele não se divorcia dela e se uma mulher estiver casada com um homem não Crente e esse concordar em viver com ela que ela não se divorcie do marido porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa e a esposa não crente a santificada no convívio do marido crente se não fosse assim os filhos de vocês seriam impuros porém agora são santos
Mas se eu não crente quiser separasse que Se separe Em tais casos não fica sujeito a servidão nenhum irmão nem a irmã Deus chamou vocês para viverem em paz pois você é uma mulher como sabe se Salvará o seu marido e você o marido Como sabe se salvará sua mulher até aqui a leitura vamos orar como sempre fazemos pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreensão da palavra que ele mesmo inspirou sim Deus querido diante de ti nós nos prostramos diante dessa passagem que fala ao nosso coração e que reflete a situação de muitos irmãos
e sobre a qual existe tanta controvérsia nós pedimos que o Senhor nos ajude ao caminharmos pela pelas palavras que teu servo apóstolo Paulo escreveu sobre tua inspiração Queremos ser fiéis não queremos ensinar nada que o Senhor não tenha ensinado e também não queremos deixar de ensinar aquilo que o senhor ensinou portanto danos fidelidade dá-nos exatidão na exposição e que tua palavra seja usada pelo teu espírito santo no coração de todos que ouvirem em nome de Jesus amém queridos vamos rapidamente fazer uma revisão daquilo que vimos até agora uma vez que o contexto é super importante
para nós entendermos o texto que nós temos diante de nós nós chegamos naquela parte Chegamos na terceira grande parte da carta aos Coríntios a primeira parte capítulos de 1 a 4 Paulo tratou do problema dos partidos da divisão divisões na igreja e de objeções ao seu apostolado na segunda parte Capítulo 5 e 6 ele tratou de vários problemas de ordem moral que estava acontecendo na igreja de Corinto um homem que está vivendo com sua madrasta um crente Processando o outro no tribunal e também crentes praticando a prostituição e o problema principal que era que essas
pessoas não estavam sendo cuidadas e pastoreadas até disciplinadas como deveriam pela igreja e agora na terceira grande parte da carta Paulo Começa a responder algumas questões que foram enviadas pelos Coríntios através de uma carta e Paulo Começa a responder e as primeiras perguntas são a respeito do casamento ou do ficar solteiro ou do casar e o que é que Paulo pensava sobre essa situação ele responde aqui no Capítulo 7 depois no Capítulo 8 já são outras perguntas que nós veremos e por enquanto vamos a ter a essas questões aqui que fazem parte da carta né
as perguntas que os Coríntios fizeram apóstolo Paulo nós vimos que eles tinham perguntas do tipo se era melhor casar se ficar solteiro e quem era casado se podia se divorciar para poder servir a Deus melhor tudo isso por conta da influência daquela ideia de que o estado de solteiro era superior ao de casado que era resultado da influência do platonismo do dualismo grego como Geralmente se chama e a resposta de Paulo também levava em consideração os tempos difíceis que eram aqueles todo cristão no primeiro século estava sujeito a perseguição e perseguição grave forte e era
mais fácil você escapar e fugir da perseguição sozinho no caso se você fosse solteiro do que ter uma família então Em algumas situações era melhor ficar solteiro mesmo e também muita gente se sentia chamada a pregar nos campos missionários e considerando que era o cristianismo estava desbravando agora o mundo de então missionário solteiro seriam mais chance e mais oportunidade de servir do que se eles fossem casados então diante de toda essa situação é que Paulo Responde às perguntas Elas têm um contexto é claro que os princípios que Paulo coloca aqui são Gerais serve para todas
as épocas para os cristãos todas as culturas e servem para nós também Mas precisamos sempre ao definir os princípios fazer isso partindo do entendimento do que é que o que Paulo escreveu significou para os seus primeiros ouvintes Essa é a regra número um de interpretação O que é que o autor quis dizer como é que os recipientes da carta no caso a igreja de Corinto teria entendido o apóstolo Paulo Porque somente a partir daí é que a gente pode estabelecer a doutrina ou princípio Central nós vimos na exposição anterior do verso primeiro até o verso
9 Paulo respondendo à questão do casar ou ficar solteiro e também se dava para fazer um abstinência unilateralmente um dos cônjuges resolver esse abster do relacionamento sexual para servir a Deus melhor agora eu creio que Paulo tá respondendo aqui duas questões a primeira delas é se crentes irmãos casados em Cristo Jesus se eles poderiam se separar para poder servir melhor a Deus talvez não quisesse ir para o campo missionário ou talvez os dois quisessem para o campo missionário mais situação diferente Ou qualquer outra situação eu sou casado com uma pessoa Crente e eu posso me
separar para servir melhor a Deus servir melhor ao senhor ou seja a separação é legítima nesse caso a segunda pergunta é eu sou casado ou casada com uma pessoa descrente uma pessoa descrente e eu posso pelo fato dela ser descrente me separar para poder me consagrar mais a Deus porque não resta dúvida que se você tá casado com uma pessoa que não é crente você não vai ter a mesma facilidade o mesmo ânimo e o mesmo encorajamento para servir a Deus se seu cônjuge fosse crente Então nesse caso eu para servir a Deus melhor eu
posso me separar do meu cônjuge uma vez que ele não é crente e assim eu posso me dedicar melhor ao Senhor você tem que lembrar que se essas perguntas elas podem parecer um pouco estranhas para nós e descabidas até mas não era no primeiro século havia um fervor espiritual muito grande um desejo de pregar o Evangelho o Pentecostes tinha acontecido fazia pouco tempo os apóstolos estavam vivos era um momento de grande efervescência espiritual e tinha muita gente que queria de fato servir a Deus de todo o coração estava disposto Inclusive a sacrificar o seu o
seu casamento então aqui não tem nenhuma má intenção era o desejo de uma igreja que queria ser espiritual era uma igreja bem problemática mas nós apesar dos problemas da igreja Paulo nunca questionou o fato de que eles eram crentes de que eles eram servos de Deus apenas estavam estavam confusos e estavam seguindo padrões que eram padrões mundanos não haviam ainda aprendido A pensar como cristãos por isso que essas perguntas aparecem aqui então hoje à noite nós vamos ver a resposta que Paulo da para o caso do casal crente quando Ambos são crentes se pode haver
separação tá e do verso 12 e do verso 13 perdão só o verso 12 e nós vamos ver perdão é 10 e 11 minhas anotações aqui tão meio carnavalescas aqui não consigo seguir 10 10 11 a primeira questão tá no caso de separação de dois de um casal crente ambos os crentes e do verso 12 até 16 no caso de crente casado com descrente Tá bom então primeiro lugar ao casado ou aos casados ambos crentes aos casados se por que que eu tô dizendo que esse aqui é para crente porque no verso 12 ele diz
assim aos outros se algum irmão tiver casado com a mulher não crente etc então pressupõe que o que ele disse antes era para quem estava casado com crente tá então esses Versículos são para quem casado com crente aos casados ordeno não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido essa expressão de Paulo não eu mais o senhor não significa que autoridade com que Paulo está dizendo alguma coisa fora da autoridade de Cristo e fora da autorização ou da permissão de Cristo Jesus ele não tá falando por ele mesmo porque ele tá
dizendo é simplesmente o seguinte o que eu vou falar aqui o Senhor Jesus não falou Mas isso não quer dizer que eu não tenho autoridade para fazer isso tanto é que no final do capítulo 7 ele como que faz uma ressalva quando ele diz assim no verso 40 e eu penso que também eu tenho o espírito de Deus então ele tem consciência de que ele tem o espírito santo que tá falando pelo Espírito Santo quando ele diz digo eu não o senhor é simplesmente que Jesus Cristo isso aqui é tá no verso 12 né é
que Jesus Cristo nunca tinha falado sobre esse assunto e portanto quando ele diz ordeno não eu mais o senhor é porque ele tem uma palavra de Cristo sobre esse assunto isso porque as pessoas pegam essa passagem aqui e acham que Paulo aqui tá legislando sem autoridade de Cristo mas quando ele diz não eu mais o senhor ou o senhor mais não eu é porque se refere a ditos de Jesus a respeito do assunto Jesus falou para a gente casada e no ambiente do Judaísmo onde não se passava pela cabeça que um membro de Israel o
povo de Deus fosse casar com o Gentil um descrente os judeus casavam entre si então Jesus já falou sobre esse assunto por isso que ele diz no verso 10 aos casados ordenam não eu mas o senhor e aqui Paulo se refere Sem dúvida O que Jesus ensinou em Mateus capítulo 19 quando os fariseus se aproximar o dele com uma pegadinha e perguntar se o homem pode se divorciar da sua mulher por qualquer motivo e o senhor Jesus Cristo Apelou para a escritura dizendo que No princípio Deus os fez homem e mulher e que aquilo que
Deus uniu o Homem não separe E aí os fariseus disseram sim mas Moisés mandou da carta de divórcio e Jesus disse somente por causa da dureza do coração de vocês mas eu digo a vocês quem deixar sua mulher e casar com outra comete Adultério a não ser em caso de relações sexuais ilícitas A não ser que tenha vindo adultério Se não houve Adultério e você se separa da sua mulher se você casa de novo Você vai cometer Adultério então Jesus já havia se posicionado a respeito disso ele já tinha falado a respeito disso dizendo que
não é para separar não é a única exceção seria se houvesse Adultério cometido por um dos cônjuges e mesmo assim isso não obriga o divórcio possibilita abordagem que os pastores geralmente tomam pastores reformados geralmente tomam quando se deparam com caso de adultério não é dizer assim para pessoa que foi traída você pode pedir divórcio Vamos eu te ajudo vamos ali no cartório que eu já ajudo você a preparar os papéis e tudo mais não a gente procura a reconciliação a restauração do casamento mesmo que tenha havido o adultério é somente quando pela dureza de coração
não se consegue perdoar não se consegue passar por cima e readiria confiança quando realmente não tem jeito é que com lágrimas nos olhos e dor no coração o divórcio pode ser pedido mas nunca é a primeira opção e não é o que nós queremos mesmo quando existe divórcio nós seguimos o que disse o senhor através do profeta Malaquias lá no capítulo 3 Eu odeio o re vídeo diz o senhor odeia o refúgio Deus odeia o divórcio não é o que ele queria não é o plano dele só pela dureza de coração porque depois da queda
de Adão e Eva nós vivemos num mundo quebrado onde não existe solução perfeita é que Deus permitiu o divórcio naquela situação é o que Paulo explica que verso 10 aos casados ordenam não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido ele tá começando com a mulher porque talvez foi uma pergunta que as mulheres de Corinto estavam fazendo né por isso que ele responde primeiro com a mulher mas se a mulher se separar que não se case de novo ou que se reconcilie com seu marido ok Não Case de novo ou se
reconcilia com seu marido porque porque se não houve Adultério se ela casar de novo ela vai cometendo até mesma coisa o marido né veja o final do verso 11 e o marido não se divorcia e da sua esposa se divorciar duas opções ficar sem casar ou então se reconciliar com o marido ficar sem casar ou se reconciliar com o marido uma vez que não houve relação sexual ilícita que com todos os pesares última instância justificariam de voz então por isso que ele fala digo não eu mas o senhor Paulo tem uma palavra de Cristo a
respeito do assunto e ele só repete o que Jesus diz em Mateus 19 fazendo o acréscimo aqui como Apóstolo de Cristo Ele pode interpretar as palavras do Senhor ele aqui então faz esse acréscimo de que então a mulher ou não case ou que se reconcilia com seu marido mas agora chega na questão do crente casado com descrente sobre o qual Jesus nunca falou Jesus nunca tocou nesse assunto porque como eu disse o ministério de Jesus três anos foi entre os judeus e ali sempre judeu casava com os judeu judeu o povo de Deus eram os
servos de Deus era a família de Deus era igreja de Deus então só casava entre eles não tinha necessidade de Jesus dar uma palavra sobre isso porque não era o caso ali ele deixou isso para os apóstolos no caso de Paulo era diferente porque Paulo levou o evangelho ele era o apóstolo do gentios ele levou o evangelho para além das fronteiras de Israel foi pregar nas províncias do império romano e acontecia muito isso uma pessoa pessoas casadas uma se convertia mas o marido não ou então o marido se convertia e a esposa não se convertia
Paulo está contemplando aqui uma situação de fato ele tá falando para que gente que já era casada e que o um com alguém que não era crente lembre que isso aqui é uma situação de Fronteira no primeiro século né não tem ainda aqui uma segunda geração de cristãos que aí eles vão depois de convertidos eles vão querer casar aqui geralmente era pessoal já adulto não é que já com a vida resolvida que se convertia os filhos deles é que iriam para essa segunda geração eu tô dizendo isso porque essa passagem ela não pode ser usada
para justificar casamento misto Tem muita gente que vai pegar essa passagem para dizer aqui olha o apóstolo Paulo fala da possibilidade de um crente casar com descrente não Paulo não tá falando da possibilidade de um crente casar com descrente ele tá contemplando uma situação que já existe o ensino dele todo né aqui por exemplo no final primeiro aos Coríntios só para não deixar dúvida verso 39 a mulher está ligada ao seu marido enquanto ele vive mas se o marido morrer ela fica livre para casar com quem quiser mas somente no Senhor então é evidente que
Paulo não tá ensinando aqui abrindo a porta para ele não tá estimulando o casamento misto o casamento quando chama o casamento misto eu sou a favor do casamento misto homem e mulher né então é misto mas quando eu falo misto aqui nesse contexto é crente com descrente né nesse caso eu não creio que a gente pode apoiar isso biblicamente da suporte ou dá apoio para esse tipo de atitude Vale também para quem tá namorando pensando em casar Tá mas também para quem tá namorando pensando em casar sobre isso Jesus nunca deu uma palavra por isso
que Paulo no verso 12 diz assim aos outros que estão nessa outra situação digo eu não senhor digo eu não senhor se algum irmão tiver casado com a mulher não Crente e esta concorda em morar com ele não se divorcie dela e ele vai dizer a mesma coisa com relação à mulher casada com um homem não crente no verso 13 se uma mulher estiver casada com homem não Crente e esse concorda em viver com ela que ela não se divorcia e do marido aqui o apóstolo Paulo dá uma resposta Onde fica claro que ele coloca
a instituição do casamento antes da questão religiosa ele não permite que você desfaça o seu casamento por motivos de religião quero me separar do meu marido descrente para eu poder servir a Deus melhor não se ele consente em morar com você não se divorcia dele e também se for uma mulher se for um marido um homem casado com uma mulher descrente mesma coisa a mulher consente em morar com ele não abandone o casamento não pode ser desfeito por esses argumentos do tipo assim eu quero me dedicar mais a Deus eu quero servir a Deus melhor
quero me separar para poder ir para igreja que meu marido me deixa ir para igreja tô criando meus filhos sozinho mas quem casou com ele quem casou com ele Ah mas eu casei no tempo da ignorância assim agora a irmã sabe a verdade Então Deus vai lhe dar graça Deus vai lhe dar sabedoria mas você não pode separar do seu marido só porque ele é descrente só porque ele é descrente e há casos de pessoas que não são crentes mas que não colocam qualquer dificuldade para para a parte crente exercer o seu o seu cristianismo
e por isso que Paulo ele tem alguns argumentos aqui que ele vai colocar mas antes de eu contar uma experiência que eu passei por muitos anos atrás durante o meu primeiro Ministério aqui e ele tá pregando numa igreja aqui para o lado da Iputinga nem me lembro não é melhor até que eu não lembro mesmo e eu me lembro que eu falei sobre casamento alguma coisa assim e na saída veio um rapaz conversar comigo e disse Pastor eu preciso da sua ajuda eu sou casado com a moça a minha esposa não é crente e Mas
é uma pessoa que não se incomoda de ouvir a igreja e tudo mais eu me converti né me convertir depois de casado e mas ela não não se converteu ela não vem à igreja não gosta da igreja mas também não impede que eu venha não fica colocando dificuldade o problema Pastor aqui na igreja tem uma profetisa e toda vez que ela me vê ele diz assim ó O senhor preparou uma varoa para você tá certo uma mulher crente para você larga essa incrédula porque o senhor preparou uma varoa para você esse pastor na minha igreja
a gente acredita nisso e eu tô aqui confuso porque né Essa palavra é do espírito santo eu disse meu irmão vamos aqui primeiro Coríntios Capítulo 7 você quer que a bíblia inspirada por Deus crer inspirado pelo Espírito Santo creio então espírito santo não se contradiz meu irmão porque ele tá dizendo aqui pelo Apóstolo Paulo que se sua eu perguntei sua mulher constante viver com você e ele disse sim ela consente Então tá claro o espírito santo já falou não deixe a sua mulher Então eu imagino que a varoa preparada deve ser profetiza né ela que
tá de olho no irmão alguma coisa desse tipo aí né porque mas o espírito santo já falou já falou três razões o apóstolo Paulo na verdade duas razões que o apóstolo Paulo coloca aqui para o descrente que permanece em casa não seja motivo para que o crente se a parte dele o primeiro é com relação a Santificação do descrente verso 14 porque o marido não crente o porquê aqui introduz a explicação de Paulo quando ele disse não Se separe se o descrente quiser porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa e a
esposa não crente é santificada no convívio do marido crente para entender o que Paulo tá dizendo precisamos definir a palavra santificado aqui o sentido mais básico da palavra santificado do verbo santificar é separar é isso que ele significa curiosamente o verbo no grego o verbo aforismo que significa separar Se você pegar as letrinhas as consoantes você vai ver que são as mesmas consoantes da palavra fariseu FRS é a mesma são as mesmas consoantes da palavra grega para separar por que isso porque os fariseus surgiram Exatamente porque eles achavam que eles eram e separados separado de
todo o restante do povo e portanto mais Santo mais justo diante de Deus não se misturavam com as demais camadas sociais e religiosas de Israel eles eram os fariseus separados é isso que a palavra quer dizer Paulo tá usando aqui essa palavra não no sentido ético como a gente costuma dizer usar não é santificar no sentido de você se tornar mais Santo mais puro fazer o bem detestar o mal andar nos caminhos de Deus tem uma vida de piedade de devoção Esse é um sentido que a palavra é usada no Novo Testamento mas o sentido
em que ela é usada aqui é o seu sentido básico de separação quando Paulo diz que o marido descrente é santificado pela esposa crente ele não pode estar dizendo que sem ter passado pela Regeneração Novo Nascimento conversão e Mudança de Vida o descrente de alguma forma pode experimentar o processo de santificação porque não pode o processo de santificação ele sempre vem depois da conversão quem não é convertido não pode ser santificado quem não é nascido de novo ele não pode experimentar a Santificação que é esse processo gradual em que a gente cada vez mais mortifica
o pecado e cada vez mais é feito semelhante a Jesus Cristo é um processo que vai durar a vida inteira mas vai durar na vida do crente descrente não experimenta Santificação ele pode virar religioso moralista Mas a verdadeira Santificação operada pelo Espírito Santo isso é somente para quem é regenerado Portanto o que Paulo tá dizendo aqui o que ele tá fazendo é usando a palavra santificado no sentido de separado e por isso quer dizer distinto distinto dos demais o marido não crente é santificado no convívio da esposa duas ilustrações do antigo testamento para ajudar você
a entender melhor a ilustração melhor para isso é de José José do Egito depois que ele foi vendido pelos irmãos ele foi comprado por potifar lá no Egito aquele Nobre egípcio de grande riqueza e autoridade no Egito que o colocou depois de um depois de algum tempo né que José tava no Egito que o colocou a frente da sua casa e de todos os seus bens e Está Escrito Lá no livro de Gênesis que Deus abençoou potifar e a sua causa casa por causa de Moisés potifar foi separado dos demais egípcios por conta da presença
do crente José e Deus abençoou potifar e abençoou toda a casa de potifar por causa do crente José outro exemplo Deus vem destruir Sodoma e Gomorra e se apresenta diante de Abraão que diz então começa a argumentar Quando Deus revela que ele veio para castigar e destruir a cidade e Sabendo que seu sobrinho ló estava lá Abraão pergunta a Deus se tiver 50 justos na cidade o senhor vai destruir qual foi a resposta de Deus se tivesse 50 justos eu não vou destruir a cidade por amor dos 50 justos quer dizer Deus teria poupado Sodoma
se lá tivesse 10 justos e Abraão Vai argumentando com Deus né até chegar eu acho que 10 né até 10 nem se tiver 10 aí Deus eu não destruirei por amor dos dez Então Deus separaria Deus distinguiria Deus abençoaria Sodoma no caso deixando de castigar por causa da presença de 10 crentes na cidade então É nesse sentido que nós temos que entender essa passagem aqui o marido descrente é abençoado ele é santificado ele é distinguido por conta da presença da mulher crente ele vai aproveitar as bençãos que Deus vai derramar sobre ela ele vai ser
poupado por conta da presença dela ele vai experimentar bênçãos e bençãos por conta da presença dela então por isso Paulo diz que a mulher crente não deve deixar o marido descrente se ele concentre morar com ela porque porque ele vai ser santificado pela sua presença santificado aqui ele vai ser abençoado né Então essa é a única Esse é um significado do verbo abençoar o santificar perdão que cabe aqui não cabe aquele como eu falei o sentido ético Mas cabe esse de separação distinguir e abençoados separadas outras pessoas para abençoar como Deus fez com potifar e
sua família no Egito isso aqui também tanto faz no caso do marido não crente como da esposa não crente o segundo argumento de Paulo para que não Se separe é os filhos ou são os filhos tá aí no final do verso 14 Paulo diz assim se não fosse assim os filhos de vocês seriam impuros porém agora são santos quando ele diz que o marido não crente é santificado no convívio da esposa e vice-versa ele disse não fosse assim os filhos de vocês seriam impuros ou seja se não houvesse uma benção de Deus sobre a família
por conta do cônjuge Ou do pai ou da mãe que é crente os filhos não desfrutariam ou não experimentaram essas bençãos que vem de Deus e Paulo que usa essa figura de impuros e Santos o impuro aqui tem que ser tomado no sentido oposto ao de Santos que nós já Vimos que é santificado mais uma vez não podemos imaginar que Paulo tá dizendo que o filho do crente ele é santo no sentido de só faz o que é bom aprender a rejeitar o mal tá crescendo como um servo de Deus se o filho do crente
não se converter ele vai para o inferno do mesmo jeito agora o privilégio de quem nasce no lar onde pelo menos um cônjuge é cristão é que desde cedo ele vai ser separado ele vai ser distinguido ele vai ser santificado pela pregação do evangelho pela ida a igreja pelo ensino do pai ou da mãe que é crente pelas orações que serão feitas a seu favor então Que privilégio nascer no lar onde pelo menos um dos cônjuges dos Pais é crente que ele vai crescer desde cedo conhecendo a presença de Deus e o significado do evangelho
e a obra completa de Cristo por ele por isso que Paulo diz Para o casal cuja mulher ou cujo marido é crente e o outro não não Se separe pense no seu filho Seu filho está sendo abençoado seu filho está sendo distinguido seu filho tá conhecendo de alguma forma ele está desfrutando das bençãos Que Deus derrama sobre a família por isso você não deve se separar Como eu disse isso aqui não é incentivo a você casar com quem não é crente não é em nenhum sentido já mostrei que parou o apóstolo Paulo casamento deve ser
no Senhor deve ser no Senhor Paulo aqui não está encorajando de qualquer forma esse tipo de casamento Você pode eu sei e as pessoas vão dizer assim olha eu casei com um descrente e depois de alguns anos eu trouxe ele para Cristo Hoje ele é uma benção ele que tá certo para cada caso desses que você me conta eu vou lhe contar cinco em que não deu certo vou lhe mostrar cinco e que não deram certo então a gente estatísticas são a favor do apóstolo Paulo estatísticas são do apóstolo Paulo isso também não quer dizer
que se você casar com um crente que vai dar tudo certo os pastores que o digam dor de cabeça que a gente tem de crente casado com outro crente dá problema também mas as chances de você consertar as chances de arrumar de recuperar o casamento de crescer são muito maiores muito maiores tudo bem agora vamos para uma terceira situação aqui e que tá ligado a essa também é no caso do descrente querer se apartar tipo assim a pessoa se converteu o marido se converteu e a esposa disse eu não aceito essa tua religião não eu
não foi isso Quando a gente casou você tinha uma religião você é adorava Deus Afrodite comigo a gente ia para o Templo da deusa Afrodite lá oferecia os nossos sacrifícios e participavamos com os nossos amigos e todo mundo da sociedade mas agora você tá seguindo essa seita desse Nazareno aí e agora a gente tá isolado dos amigos a gente não vai mais ao tempo de Afrodite não vai mais cultuar o Imperador então não eu não quero não vou me afastar de você não quero não adianta eu vou embora eu vou embora com as crianças vou
deixar você sozinho então era mais ou menos esse tipo de situação que estava sendo previsto aqui o abandono que a gente chama de abandono obstinado Se o se o não crente tivesse o 15 se o não crente quiser separar perdão se o não crente quiser separasse que Se separe Olha que palavra de Paulo né se o descrente quisesse separar então que Se separe agora a iniciativa é dele não pode ser do crente a iniciativa é do não crente ele quer se separar e a razão é via de via de regra religiosa eu não quero essa
tua religião eu não quero viver contigo porque não foi assim né quando a gente casou era diferente agora Você mudou então eu não quero continuar Então nesse caso quando se trata de abandono e remediavel que não pode ser consertado não pode ser remediado então Paulo diz assim que se separe Em tais casos casos como esse não fica sujeito a servidão nem um irmão nem a irmã apenas um detalhe aqui no verso 15 quando ele diz se eu não crente quiser separar-se que se Separe aqui o separasse tem a mesma força do divorciar-se das ocorrências anteriores
do verbo Então por razões eu não sei quais a nossa tradução deveria por consistência ter traduzido como divorciasse aqui como ele traduziu nas outras ocorrências só que aqui ele botou separasse Mas seria para ser coerente se eu não crente quiser divorciasse que está implícito aí o desejo de separar-se embora né se ele quiser fazer isso então que se de você nesse caso não fica sujeito a servidão nem um irmão nem a irmã Deus chamou vocês para viverem em paz ou vocês aqui a igreja que Paulo escreve essa expressão não fica sujeito a servidão ela tem
sido interpretada de maneira diferente por gente boa gente crente gente que tem capacidade e preparado teologicamente não que nós seguimos aqui é que a servidão seria ficar preso pelo casamento a uma a um descrente que não quer você que não quer você por motivos religiosos mesmo e o que acarreta uma situação praticamente insustentável praticamente sustentável a ponto de Paulo dizer Deus chamou vocês para viver em paz e numa situação como essa não teria como você casado com descrente o descrente quer se separar de você não quer continuar com você de maneira nenhuma por conta de
Cristo e outros fatores então Paulo disse deixa E aí a mulher crente vamos imaginar o caso de uma mulher crente piedosa disse mas como é que eu vou dar o divórcio para ele como é que eu vou deixar ele ir né e de repente eu posso ganhar para Cristo eu posso levá-lo a Jesus dessa 16 pois você é uma mulher como sabe se Salvará o seu marido ou você é o marido Como sabe se salvará a sua mulher você não sabe se você vai salvar Porque alguns se prendem dizendo isso não eu eu quero ganhar
meu marido para Cristo eu quero ganhar minha esposa para Cristo por isso eu não não vou sentir jamais com essa separação esse argumento ele pressupõe que você acha ou pensa que é capaz de converter alguém e portanto Paulo rebate aqui como é que você sabe que você vai salvar o seu marido ou você vai salvar sua esposa porque se alguma coisa da soberania de Deus da ação Soberana de Deus na vida das pessoas então não não Tome uma decisão baseado no imponderável naquilo que você não pode ter certeza naquele que você não pode garantir que
vai acontecer o que acontece é que você está num casamento onde o descrente não quer ficar na verdade até já abandonou em alguns casos aqui entra a violência doméstica é onde a gente enquadra a violência doméstica quando é uma separação de corpo presente ele o marido tá em casa o marido descrente tá em casa não se separou mas bate na mulher pratica violência contra mulher e é a gente enquadra violência doméstica nesse mesmo caso aqui de abandono os pastores costumam fazer isso e eu acho que tá correto fazer isso então Deus não chamou para pais
você não sabe se vai converter melhor coisa deixa ele ir embora deixa embora Essa é a solução que o apóstolo Paulo encontra aqui deixa eu tentar fazer algumas aplicações aqui são muitas porque São tantas situações diferentes que eu já encontrei que eu sempre penso em trazer uma listinha assim de aplicações dessa passagem para determinados casos mas nunca é sempre aparece uma coisa nova Eu sempre falava assim de violência doméstica tipo assim o marido bater na mulher até eu descobri uma mulher que batia no marido rapaz eu tô vendo de tudo já né quando eu pensei
que tinha visto de tudo de uma mulher que bateu no marido e mas ele tava perdido porque não tem lei José da Penha né Maria da Penha então ele não podia nem denunciar a esposa né podia me denunciar mas vou tentar fazer algumas aplicações aqui primeiro para aqueles que são casados são crentes e que estão enfrentando dificuldades Ou seja todos todos casamento são dois pecadores morando debaixo do mesmo teto imagina o rolo dois pecadores morando embaixo do mesmo teto vai ter briga vai ter compreensão vai ter mágoa vai dormir a noite de cara fechada vai
ter coisa parecida com isso aí mais do que isso eu não admito mas isso aí ainda vai dar Tá certo vai acontecer vai acontecer divórcio deve ser a última coisa que passa pela sua cabeça não tem divórcio na Bíblia por incompatibilidade de gênio não tem as duas únicas possibilidades é o ensino de Cristo quando houver relação sexual e lícita Adultério ou aqui na cláusula de exceção do apóstolo Paulo no caso do abandono e remediável por parte de um descrente o que inclui violência doméstica Então essas são as duas três duas né porque tá incluindo uma
tá incluindo a outra duas únicas possibilidades em que se veria o caso de divórcio com possibilidade de casal outra vez mas você diz assim mas pastor o abandono é só no caso do descrente Como faz isso a orientação que a gente dá é quando tem um crente quando a gente fala crente é uma pessoa que é membro regular de uma igreja que se professa que diz que é crente mas que resolveu abandonar a mulher já aconteceu isso eu conheci casa assim eu fiz o casamento fiz o casamento de um casal maravilhoso que se amar fizeram
Juras de Amor fizeram voto todo menos de um ano depois ele apareceu e disse eu tô largando ela porque nada eu não simplesmente não quero mais mas por quê O que que ela fez não fez nada a mulher é maravilhosa mas eu não quero mais ficar com ela quero ir embora eu quero ir embora então o que fazer num caso desses dependendo da igreja eu sei que nem toda igreja é assim Mas dependendo da igreja Esse foi uma Igreja Histórica biblicamente estruturada vai chamar esse rapaz e vai exortar o rapaz e vai dizer você tem
que voltar para sua mulher você não tem razão nenhuma para abandoná-la para deixar o casamento você tem que voltar para ela se ele disser que não vai voltar ele tem que ser excluído da igreja e ele não pode ser considerado como crente porque essa não é atitude de uma pessoa que teme a Deus e que ama a Deus ele vai ser considerado como diz crente E aí então cai dentro de primeiro Coríntios 7 é um descrente que tá abandonando a sua mulher e aí então a mulher pode deixar ele embora e pediu o divórcio por
justa causa por assim dizer Então essa palavra para quem é crente Invista no seu casamento Peça ajuda infelizmente quando chega para nós pastores quando chega para nós pastores já chega um bagaço eu chego um bagaço um exemplo aqui para vocês fui pastorear uma outra igreja fora de Recife chegar encontrei um caso alguém um rapaz Pediu para conversar comigo no gabinete Pastoral ele veio e disse pastor é o seguinte eu fui dessa igreja minha vida toda da Mocidade cresci aqui casei com a moça daqui E aí eu errei eu me separei dela sem motivo não tinha
motivo nenhum eu simplesmente né o amor acabou não acabou nada nunca era amor nunca acaba segundo o primeiro Coríntios 13 né amor é uma atitude não é sentimento que acabe é paixão amor a gente aprende por isso que Paulo diz lá em título que as mulheres mais velhas ensinem as mais novas amar o marido é alguma coisa que aprende em que a gente ensina Não amor eu sei que eu terminei aí a igreja me disciplinou eu fui excluído da igreja aí eu fui para outra cidade eu trabalho e tudo Fui para uma igreja outra igreja
presbiteriana e lá encontrei uma moça que também era separada não é E aí me casei com ela aí na minha cabeça dois erros né o primeiro eu fazendo a paixão fica fazendo conta que você tá contando história pode ter certeza que fica anotando assim para depois dar o bote então primeiro ele se separou sem razão e segundo casou de novo Jesus disse quem casar com outra né se separou sem motivo comédia E ele disse E aí me casei com a outra E aí agora eu fui para o pastor dessa igreja na outra cidade eu disse
a ele eu quero me reconciliar com a igreja eu quero voltar a frequentar a igreja e o pastor disse que eu viesse falar com o senhor porque o Senhor é pastor dessa igreja aqui que foi tudo aconteceu eu disse ah meu Deus do céu como é que eu resolvo essa situação né pensa no meu lugar com pastor como é que você faria como é que você resolveria isso o cara errou quando largou a mulher erro número um casou com outra que também tinha problemas não dava para casar também e agora ele quer tinha sido disciplinado
e agora quer voltar para a igreja então é esse tipo de abacaxi que a gente pega no gabinete Pastoral eu tô dizendo isso para você o seguinte por favor se você se não tá dando certo procure ajuda Pastoral procure ajuda não seja tão arrogante prepotente orgulhoso pensando que você vai resolver sozinho às vezes uma ajudazinha uma palavra de um homem de Deus que abre escritura conversa com você vai ajudar você não deixa chegar numa situação como essa estou querendo saber como é que eu resolvi né vou contar não eu vou dizer eu perguntei para ele
Você tá arrependido de tudo que fez eu estou tá arrependido de ter separado da primeira reconhece que pecou quando casou com a segunda reconheço tá disposto a dizer isso na frente da igreja então reunimos no Conselho da igreja ele veio pediu perdão se humilhou chorou foi uma quebradeira geral lá e aí nós marcamos um domingo à noite e ele veio depois do culto Eu chamei ele à frente a esposa tava sentada Aí eu disse irmãos nós estamos recebendo esse irmão aqui de volta e primeiro quero que ele confesso diante da igreja que ele pecou quando
separou-se da sua primeira esposa eu confesso que o PT diante de Deus peço perdão a igreja peço perdão a todos vocês e que você reconhece também que pegou quando casou de novo e a mulher na frente se eu confesso pq diante de Deus e realmente eu eu tô aqui quebrantado eu sei que eu fiz alguma coisa que não tem mais conserto eu disse não tem mesmo não né Eu tinha falado com ele não tem o que fazer não vou mandar você largar essa segunda mulher né não se resolve com divórcio é só mais o terceiro
pecado né terceiro problema e se tá bom choro na igreja ele chorou Foi um momento muito emocionante e eu disse para ele lá no gabinete ele disse olha nós vamos te receber porque deixar você é crente dá para ver você tá arrependido de fato tá quebrantado não tem como não mas uma coisa você nunca vai poder ser professor de escola dominical diácono ou presbítrio nessa igreja porque a xícara foi quebrada xícara quebrada a gente ainda usa mas a gente não serve na sala para os visitantes então não tem como você aqui nessa igreja você nunca
vai ter uma posição de liderança você tá perdoado você vem mas todo mundo conhece a sua história não faz sentido porque todo mundo vai olhar o que é que os jovens vão dizer olha lá falando de tal pintou o bordou fez o que não devia tá lá na frente agora ensinando então se ele pode eu posso também então como eu disse não existe solução perfeita no mundo quebrado existe a menos ruim especialmente nessa área de família então por favor não faça isso com a gente com os pastores quando a coisa Começa a complicar Peça ajuda
porque vai virando um rolo que você não encontra por onde puxar o fio ela não sabe nem por onde começar a outra palavra que eu daria aqui eu sei que o que eu tô dizendo aqui para algumas pessoas deve tá raiando beirando o liberalismo porque algumas pessoas que consideram que não existe nenhuma possibilidade de divórcio novo casamento somente a morte pode terminar o relacionamento conjugal ou laço do casamento eu diria para esses queridos irmãos que eles não deveriam colocar um peso sobre a igreja maior do que Deus já colocou quando Jesus acabou de dizer que
se você se separar da sua mulher sem ser por relações sexuais ilícitas e casar com outra comédia Adultério O que é que os discípulos disseram mas se é assim não convém casar então a própria palavra de Jesus quando ele abriu a possibilidade com a relação sexual ilícita para o divórcio os discípulos ainda assim acharam pesado eles disseram mas se assim não convém casar se eu posso me separar somente se a minha mulher adulterar isso era não adulterava tem que viver com ela 40 anos 50 anos não convém casar e Jesus não maneira não ele disse
é isso mesmo nem todo mundo é apto para receber essa palavra casamento é coisa séria então se a própria palavra de Jesus que abre uma exceção os discípulos consideraram pesados agora imagine você chegar e dizer nem isso pode você tá colocando um fardo que Deus não colocou sobre a igreja porque a base energética para isso não existe vai querer dizer primeiro Jesus não tava falando de casado Jesus estava falando daquele período de noivado antes do casamento Onde Jesus está falando isso ele tá falando de divórcio tá falando de separação ele tá citando Deuteronômio onde claramente
tá falando de casamento e vem com história de noivado querendo empurrar no texto que o texto está dizendo ou então pega Romanos Capítulo 7 onde Jesus diz assim que a mulher tá ligada ao marido enquanto ele viver sim esse o padrão se é a regra como também está escrito bom é que o homem não esteja só mas o próprio Paulo tá fazendo exceção aqui quando ele diz às vezes é melhor ficar solteiro então a Bíblia tem que ser lida toda Esse é um dos lemas da reforma não é só escritura é tanta escritura toda a
escritura toda escritura para que a gente Estabeleça algum ponto de doutrina a minha última palavra aqui é para questão da violência doméstica se você tá sendo abusada se você eu vou falar pensando só que as mulheres é que sofrem com isso tá já disse que tem exceções mas são pouquinhas se acontece o caso de você tá sofrendo violência doméstica caso de abuso pancadaria espancamento você não tem que sofrer sozinho você não tem que sofrer sozinho e você não é obrigada pelo cristianismo é permanecer casada com esse homem Você tem o direito de se separar dele
na verdade você devia denunciar esse é um dos casos em que Nós cremos que o crente tem que recorrer mesmo a justiça contra um que se diz crente se no caso o marido se disser que é cristão qualquer outra coisa assim não é cristão coisa nenhuma se bateu na mulher não é cristão coisa nenhuma vai denuncia procura apoio mas não é obrigado a ficar numa situação como essa amém
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