Indústria Cultural - Brasil Escola

163.72k views2252 WordsCopy TextShare
Brasil Escola Oficial
Nesta videoaula de Sociologia, vamos explicar o conceito de indústria cultural, que foi cunhado por ...
Video Transcript:
[Música] Olá todas e todos meu nome é João Gabriel professor de sociologia e hoje nós falaremos sobre indústria cultural mas antes de começar a minha aula não se esqueça se inscreva no nosso canal deixa o Sininho ativado para receber as nossas notificações se tiver alguma dúvida durante a aula manda um recado aqui para mim beleza vamos [Música] lá bom pessoal o tema indústria cultural é um dos temas mais recorrentes em Provas e vestibulares que tem no Brasil esse tema ele vincula muito uma questão atual de como que o capitalismo e como que essas novas dinâmicas
principalmente das áreas de cultura no Brasil elas se envolvem nessa consumo e nessa produção em massa é interessante como esse conceito ele não engloba apenas a realidade brasileira mas engloba todo o capitalismo no seu nível internacional pensar sobre a indústria cultural é pens sobre a origem do conceito a origem a época que ele foi cunhado que é nos anos 1940 pra gente começar a falar disso vamos relembrar um pouquinho sobre a chamada escola de Frankfurt ah durante os anos 1930 e 1940 o capitalismo havia se desenvolvido para Além da questão da própria indústria o capitalismo
havia produzido também um processo de eu diria engloba englobamento de compreensão também das questões de Cultura Por exemplo quando a gente pensar a respeito de como que o capitalismo ele tudo produz em mercadoria para gerar lucro nós podemos pensar também um pouquinho a respeito sobre questões da arte o que é muito curioso é que na nos anos 30 e 40 e devido à expansão do cinema o desenvolvimento da Rádio nós tivemos no caso da Alemanha um Instituto de Pesquisa social preocupado com a questão que englobava aquilo que que o Marxismo clássico aquilo que as teorias
e os principais análises filosóficas não englobavam a escola de Frankfurt foi fundada em 1940 na cidade Frankfurt na Alemanha num contexto extremamente complexo vejamos que nós estamos em 40 no auge do governo de Hitler já no início Zinho da segunda guerra mundial Nesse contexto histórico alguns historiadores filósofos e principalmente sociólogos começaram a trabalhar algumas questões que não estavam tanto ainda no rol das análises clássicas de um Marxismo mais ortodoxo se destaca nesse período dois grandes filósofos muito importantes são eles Max horkheimer e teodor Adorno esses dois autores dois alemães produziram uma análise muito curiosa produziram
uma interpretação que vinculava tanto às questões econômicas das análises marxistas quanto uma também análise agora de outras áreas por exemplo a psicologia o campo da psicanálise e outras áreas de pesquisa social como a própria sociologia clássica interessante que esses autores romperam como análise eh um pouco mais Ortodoxa ou tradicional do Marxismo ao tentar englobar aquilo que sempre foi eclipsado jogado em segundo plano no Marxismo que é a questão da cultura esse termo indústria cultural ele vem a designar todo o conjunto enorme grandioso de características da cultura que é produzida em uma sociedade e que o
mercado e a indústria engloba podemos falar de um processo de industrialização de bens culturais podemos falar de mercantilização de bens culturais então o conceito cunhado por ador horkheimer na escola de Frankfurt tem algumas características que a gente vai analisar agora bem pontualmente que são fundamentais a primeira delas é a ideia de razão instrumental esse conceito essa expressão usada pelo adorne horkheimer é para designar Como que o Iluminismo que desenvolveu a tese da racionalidade principalmente o Kant com a noção de esclarecimento havia colocado que a razão serviria ao bem humano ao Progresso ao futuro da Humanidade
para libertar os homens por exemplo exemplo do que convencionalmente se chamava de idade das Trevas conceito criado pelos próprios iluministas O que que a dorne hork he vão trabalhar em torno de uma crítica acante que a racionalidade que a razão na verdade ela não é simplesmente voltada naturalmente para o progresso humano de que o desenvolvimento técnico tecnológico científico Industrial ela pode ser instrumento para as áreas de por exemplo acumulação de riqueza o capitalismo ele desenvolve técnicas e outros modos de obter então quando nós falamos de razão instrumental nós estamos falando de uma racionalidade técnica para
obtenção de lucro ok uma segunda característica também fundamental é a noção de padronização de formas culturais o que que isso significa do ponto de vista filosófico e do ponto de vista sociológico padronizar é criar uma tentativa de simplismo na produção de acesso aos bens culturais tentar ao mesmo tempo levar aquilo que é diverso para algo um pouco mais único lembra do da ideia de fordismo na ideia de produção cultural Pois é quando falamos de padronização estamos falando disso de uma produção em larga escala que não Visa simplesmente a obtenção de atingir a estética cultural mas
sim a lucratividade e isso é feito de modo racional de modo instrumental anterior é uma ação que o Weber né Max Weber sociólogo clássico chamaria de uma ação racional de uma ação social Racional com relação a fins ou seja aquilo que nós agim Sempre esperando brevi ou previamente uma determinada consequência por isso padronização de formas culturais é fundamental pra gente pensar a respeito da indústria cultural quer ver um exemplo bem típico Quando pensamos em algum país ou alguma região por exemplo região do Brasil Nordeste Geralmente se padroniza bens culturais geralmente tendemos a criar um estereótipo
muito generalista sobre toda a região por exemplo música no nordeste vai se pensar o quê Ah o forró ah na O Aché em Goiás o sertanejo no Rio de Janeiro funk essas tentativas de simplismo a respeito de uma diversidade cultural é prática muito fundamental da indústria cultural terceira característica produção social do gosto o que que ele quer dizer com isso né de que na verdade os gostos daquilo que nós subjetivamente decidimos não foi decididos subjetivamente que na verdade existe uma pressão externa aos indivíduos para produzir em nós um gosto ou seja não é uma escolha
individual do que eu gosto na música do que eu escolho no cinema vamos falar daqui a pouquinho dos nossos gostos na verdade eles são produzidos previamente por indústria por um conjunto de empresas que anteriormente já decidem o que devemos gostar claramente Isso fica muito evidenciado quando Agorinha nós vamos citar o caso do cinema quarta característica massificação cultural o que que é isso né quando nós padronizamos as formas de cultura e produzimos o gosto a ideia de consumo em massa se torna necessário se a gente pegar alguns números principalmente da produção do cinema atual nós vamos
dizer que o investimento na produção do filme é assustadoramente grande tem filmes que já viraram a casa de 300 milhões de dólares de investimento apenas para sua produção mas o lucro aquilo que obtém-se depois da vendagem é muito maior que isso veja que é um funcionamento da cultura no padrão da indústria um padrão onde você tem investimento e você espera com esse investimento a mais valia o lucro obtido dessa relação de produção cultural Ok quinta característica né quinta característica Nossa pluri classismo o que que é isso quando a indústria cultural vai produzir um determinado bem
ela não Visa atingir uma determinada camada social Apenas não é uma exclusividade de certos grupos sociais ela tende a ao atingir determinada camada social expandir sempre paraas outras camadas para que aquele grau de consumo e o círculo concêntrico do consumo se espand pensamos bem a respeito disso quando a gente pega o sertanejo a história da música sertaneja no Brasil nós podemos ver que ela surge como uma cultura popular restrita a determinados ambientes um ambiente sertanejo caipira mas ao longo do tempo ela começa a ser produzida para outros grupos sociais urbanos universitários grupos de intelectuais de
classe média para que isso se expanda o núcleo do consumo para pensar a respeito disso a gente pode ver como que o cinema restrito a determinados grupos sociais começava a se expandir de tal forma que hoje todas as classes sociais evidentemente tem acesso a ele então massificar e ao mesmo tempo produzir uma uma uma cultura para várias classes sociais é você romper com o exclusivismo da produção por exemplo das chamadas culturas populares belezinha pensamos nisso um outro conceito fundamental conceito de ideologia é bem simples ideologia um conceito que vem da tradição marxista que representa um
conjunto de ideias dominantes que são naturalizadas pelas classes subalternas trabalhadoras o que Marx diria uma falsa consciência sistematizada da realidade uma inversão da realidade por exemplo acreditemos que os gostos culturais nossos geralmente eles são ã naturais universais por exemplo morar em Goiás gostar de Sertaneja natural né morar em São Paulo por exemplo gostar do Samba ou do rap é natural e bem não é isso que na verdade os gostos são produzidos anteriormente por classes sociais que não são as nossas e é diante disso que criamos esse processo de ocultamento de ocultação das relações sociais que
a gente consome determinados bens culturais sem antes refletir e isso é ideologia uma falsa consciência de classe produzido por classes dominantes certinho vamos analisar alguns exemplos bem rápidos sobre indústria cultural veja só Quando pensamos a respeito do cinema o cinema ele tem uma origem no final do século XIX iníci do século XX o cinema ele conseguiu uma revolução no campo da estética que é produzir as imagens em movimento a produção do cinema foi muito bem estudada por um outro membro da escola de Frankfurt Walter Benjamin Walter Benjamin quando foi estudar o cinema Ele desenvolveu num
livro dele chamado a as a a cultura a arte na era da reprodutibilidade técnica a arte na era da reprodutibilidade técnica nesse livro Benjamin destinou a sua análise a respeito de como que o cinema consegue criar uma nova forma estética de conhecimento mais democrática muito mais fácil de você ter análise do que um livro Porém esse processo de bem produzido pela burguesia e tem uma intenção racional de lucro o cinema se a gente juntar ele com outro fenômeno dos anos 20 e 30 Por exemplo as histórias em Quad quadrinhos principalmente o gênero da super aventura
que começa ali com Superhomem que se desenvolve com a Mulher Maravilha com o Capitão América no auge da segunda guerra mundial nós vamos ver que ele é produzido para uma parcela específica que é a juventude e ela se expande hoje curiosamente nós já temos há alguns anos que o cinema e os quadrinhos se envolveram numa mesma relação grandes filmes grandes Produções por exemplo são feitas com histórias em quadrinhos baseadas no agora nessa nova linguagem que é o cinema e olha que a lucratividade é enorme as salas de cinema no mundo inteiro estão lotadas para ver
o Capitão América que nasce morre Ressurge morre congelado de novo nasce de novo curioso né ele nunca pode morrer definitivamente sabe por quê Porque se ele morre Definitivamente não tem mais por produzir novos filmes dele a doa tem que se Reinventar e olha que eu vou até dar um dado curioso para você em 1941 o primeiro quadrinho do Capitão América aparecer na capa ele dando um burro um soco no Hitler que tava vivo na ainda né contexto de segunda guerra mundial Quando acaba a segunda guerra mundial o consumo dos quadrinhos do Capitão América foi ao
baixo foi ao chão por quê Porque acabava a guerra a luta contra o nazismo acabou precisava agora de um novo inimigo e o inimigo era o comunismo a União Soviética Como por exemplo o Caveira vermelha né que na no contexto ali do nazismo ele vai se envolver agora como outros personagens que vai sempre ressurgir né como inimigo do Capitão América belezinha por último a música a TV e a música Cara como que a TV a música ela tá envolta também né na indústria cultural a TV eh até hoje ela domina ainda o processo de comunicação
mas a música é curioso como que relacionada à TV como forma de propaganda era principalmente o gênero artístico mais democrático que atinge todas as classes sociais agora pensemos uma coisa pra gente concluir a nossa aula a música enquanto um gênero da indústria cultural como parte constituinte dela produz também é uma indústria fonográfica lembra ali dos anos 60 70 quando a juventude contra cultural produziu o rock o rock and roll que era uma espécie de resposta né contra o conservadorismo Moral daquele momento de geração dos anos 60 70 Pois é até a música Até o rock
até o movimento punk também entra na indústria cultural a gente pode pensar aí como vocês estão vendo na imagem discos né de bandas como The Clash Ramones bandas clássicas que eram uma crítica direta e uma aversão completa ao consumismo voltar nesse nicho ou seja o capitalismo ele engloba tudo até mesmo seus críticos E é curiosamente disso que se trata a indústria cultural deixo para você uma indicação uma leitura muito boa desse livro aqui ó publicado em 47 de onde saiu o conceito indústria cultural dialética do esclarecimento teodor adoro e Max horkheimer belezinha E aí gostou
da minha aula Então olha só deixa um like aqui para mim tem alguma dúvida manda um comentário mas também não se esqueça temos uns links aqui na nossa descrição para você poder acessar temos também redes sociais Twitter Facebook Instagram divulga o nosso canal belezinha te espero na nossa próxima vídeoaula
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com