tá bom estamos terminar nossa introdução à metafísica e até a última aula de introdução 4 aulas de introdução e nessa quarta aula eu queria trabalhar com vocês as relações entre metafísica fé e teologia tá bom então vamos lá vamos lá e em quanto que é a passagem do conhecimento espontâneo oi para o conhecimento metafisico exige certo esforço intelectual até não exige nenhum esforço intelectual é dom de deus é deus que nos lá dar a fé é dom de deus e no entanto e a fé ela e ela quer ser ela quer ser razoável quer dizer
eu não creio porque é absurdo como disse algum filósofo credo cuia absurdo não eu não creio porque a vi tudo eu creio porque de você vê low eu creio porque deus não engana nem pode se enganar e nem pode me enganar e eu creio pela autoridade de deus é mas eu encontro também que aquelas coisas que deus revela estão cheias de inteligibilidade e portanto são razoáveis não são contra a razão o podem ser acima da razão mas não contra a razão às vezes as pessoas confundem essas palavras essas expressões né por exemplo celibato o celibato
não é antinatural é sobrenatural tá então a questão também aqui da fé e da metafísica né perdão da fé e da revelação de deus a revelação de deus não é contra a natureza é sobrenatural é sobrenatural então e o conhecimento da fé o conhecimento da fé a fé como dom não exige esforço de nós nós recebemos e nós colaboramos dizendo adeus que sim a sua revelação e então em nós está o dom da fé pela ação do espírito santo se bem é verdade que muitas vezes se bem é verdade que muitas verdades alcançadas pela razão
humana por exemplo a existência de deus a criação essas verdades podem ser conhecidas pela razão humana sem precisar da revelação divina e tem dizer se eu conseguir vaticano primeiro tá é tão verdade que a gente chama de verdades naturais né deus revelou também essas verdades mas ela poder podem ser conhecidas tem a revelação né quer dizer o filósofo só pensar ao pensar sobre as causas das coisas quem fez isso quem fez isso quem fez isso quem fez isso para acabar chegando em deus que fez isso isso isso e aquilo' a tampa existência de deus ela
se prova pela razão o que houve criação é algo que a razão humana consegue chegar também é só que para facilitar o nosso conhecimento deus revelou tudo isso e para facilitar o nosso conhecimento da verdade mas não é pelo fato de que deus é velou que nós perdemos qualquer capacidade da razão humana para continuar a pensar sobre essas coisas de maneira racional filosófica que eu quero dizer que a fé ela é racional ela é razoável ela não é um absurdo e portanto se ela é razoável é lógico que ela se conecte com a metafísica uma
vez que a metafísica trata sobre o c e o e em última análise o senhor é deus e a festa e conecta com a metafísica porque a metafísica se questionam sobre as causas e esse questionamento sobre as causas leva necessariamente a deus e como realidade em causada que causa tudo que existe o afeto também se conecta com a metafísica porque a metafísica se questiona sobre os primeiros princípios e nós vamos descobrir toda a disposição antropológica que existe em nós internas sobre estes primeiros princípios tá bom então a razão ela quer dizer a fé de fato
resposta razão natural tá então eu poderia conhecer determinado as coisas pela razão natural algumas pessoas que conheceram outras não aí deus revelou quando deus de vela deus não suplanta a razão mas deus é leva a razão e quer dizer que a fé ela resposta razão natural é mas também em sentido inverso a razão bem estruturada pela metafísica nos ajuda a entender melhor as doutrinas cristãs as doutrinas reveladas por deus especialmente na dogmática conceitos metafísicos como transubstanciação está relacionada com a palavra substância e a as palavras como jesus cristo é uma pessoa em duas naturezas pessoa
é um conceito metafísico também a natureza está relacionado com a essência com os e que são conceitos metafísicos também então se eu não entendo metafisicamente o que que é pessoa o que que é natureza o que que é substância e eu não tenho dificuldade enorme ser não não vou entender o mistério da trindade naquilo que eu possa entender não vou entender a cristologia naquilo que eu posso entender não vou entender o mistério de cristo porque eu não tenho uma base metafísica para entender a maneira como a igreja expressou o mistério de cristo certo e tão
importante em é por isso na estrutura do currículo dos estudos filosóficos e teológicos das faculdades pensando especialmente naqueles que serão sacerdotes né é está previsto que haja pelo menos dois anos de filosofia né na prática acabam sendo três ou quatro né mas pelo menos dois anos de filosofia pelo menos um biênio filosófico tá agora não aumente tem mais três quatro né é o normal aí a maioria dos seminários fazem 3 a 4 anos e se não dois por quê porque é preciso estruturar bem a cabeça com a metafísica com a filosofia aprender a raciocinar bem
a pensa bem a dominar as estruturas intelectuais a entender o que que é pessoa o que que é natureza o que que é substância o que que são acidentes o que que são essas causas o que que é o ser entre tudo isso são pressupostos para a frase para entender bem elementos da fé para entender bem elementos da revelação dá para entender a maneira como a igreja explicou a fé então assim não podemos prescindir da filosofia até tem uma queixa aqui em si permite o que muitos homens casados sejam ordenados diáconos permanentes fazendo apenas a
teologia sem fazer a filosofia e ficou muito fraco no pensamento no raciocínio na pregação isso pode se ressentir na pregação então assim seria muito bom que aqueles que querem mesmos e diáconos permanentes passem pela filosofia antes de acender a teologia para entender melhor para entenderem melhor a teologia aquilo que vão estudar na teologia para quem vai ser padre é estudo obrigatório toda a filosofia né infelizmente alguns substituem a filosofia por história sociologia perdem muito mas muito mesmo né o e muitos não entendendo a importância da metafísica oi deixa essa matéria para lá né o que
é um erro grande é porque esses alunos não serão capazes depois de entender com profundidade a maneira como a igreja é expressou a sua fé a mas isso são elementos gregos dentro da bíblia são elementos pagamos dentro do cristianismo bom pessoal nós sempre fomos assim que a gente nós sempre tivemos a capacidade de batizar os pagãos é de cristianizar determinado as arquiteturas é difícil analisar as culturas e porque não dizer de cristianizar pela sofia é tipicamente cristão quando a dor for harmonic acusa o cristianismo de helenizar o próprio cristianismo acho que ele não entendeu a
dinâmica da evangelização e do próprio cristianismo né que seria entender-se a dinâmica nossa essa capacidade que o cristianismo tem de evangelizar culturas filosofias arquiteturas arte música tudo né então ele não faria essa queixa porque é a filosofia para nós está a serviço da pele também está também a cerveja não de maneira servil né não tô usando essa expressão de maneira a diminuir a filosofia muito pelo contrário estou enaltecendo a razão humana porque a coisa mais nobre que existe nesse mundo é servir a deus oi e a metafísica cef cef muito tá bom então quer dizer
a fé de fato resposta a razão natural ea razão bem estruturada pela metafísica nos ajuda a entender melhor as doutrinas cristãs são joão paulo segundo expressou muito bem isso que eu acabei de dizer em 1998 com a carta encíclica fides et ratio a fé ea razão e aí lá o papa fala falava de três momentos da filosofia o primeiro é quando a filosofia acontece de maneira independente da revelação quer dizer o séculos anteriores a revelação anteriores ao mistério da redenção anteriores a jesus cristo onde os filósofos como sócrates platão aristóteles parmênides intuíram estudaram descobriram tantas
coisas maravilhosas que enriqueceram a razão humana logicamente essa filosofia no período a revelação ou concomitante com a revelação mas não em contato com ela essa filosofia ela é maravilhosa e tudo que for verdade nessa filosofia o cristianismo acolhe sem nenhum problema e o segundo momento da filosofia é assim chamada filosofia cristã e com essa expressão a gente não se a gente não se refere a uma filosofia oficial da igreja católica que ela não tem uma filosofia oficial e ela indica santo tomás de aquino como mestre dos estudos mas a igreja católica em si não tem
uma filosofia é oficial é verdade que em outros tempos sim mas atualmente não se pode afirmar tal coisa pelo menos se você está aí antenado com os documentos do magistério da igreja tá bom e eu também não nos referimos ao conjunto de autores cristãos que são filósofos nós nos referimos ao patrimônio da humanidade ao patrimônio filosófico da humanidade nos referimos a filosofia perene quer dizer todas aquelas filosofias que procuraram a verdade sinceramente e nós reconhecemos aí uma filosofia cristã que sem dúvida alguma e ficou muito clara em filósofos cristãos ou em cristãos que estão filósofos
o que é mais exatas segunda maneira de dizer né e o filósofos que são cristãos também é muito exato né vamos deixar as duas aí depois vocês pensam e tiram suas conclusões o terceiro momento da filosofia segundo o papa na filha esse trácio é quando a filosofia serve a teologia e desta maneira a teologia progride de acordo com aquilo que a razão humana pode entender de maneira ordenada e cheios de conceitos que a fazem mais inteligível tá não queremos subordinar a teologia a filosofia mas afirmamos que teologia sem filosofia é um desastre e é uma
casa com paredes e tetos e isso tem um fundamento importante que é a razão tá é muito importante a filosofia muito importante a filosofia a luz essas reflexões é até interessante a gente observar uma coisa o papa pio décimo na carta encíclica angelite doutores de 1914 dizia que não podemos prescindir da metafísica de santo tomás de aquino leia o texto do papa neste documento e se gestação ou se pervertem esses fundamentos metafísicos seguir-se-á necessariamente que aqueles que estudam as ciências sagradas nem sequer poderão captar o significado das palavras com as quais o magistério da igreja
expõe os dogmas revelados por deus por isso fizemos a divertir aqueles que se dedicam a ensinar a filosofia e a sagrada teologia que se separam das verdades das pegadas de instante eu tô mais principalmente em questões de metafísica não será tem grande detrimento ou seja e é que a pessoa se separa das pegadas metafísicas de áreas de santo tomás de aquino e consequentemente o o união posso pegar as metafísica de aristóteles pode até fazê-lo mas com grande detrimento concílio vaticano segundo para não ficar simplesmente em 1914 né você tá o concílio vaticano segunda tomás de
aquino é o único filósofo no concílio vaticano segundo o único filósofo e teólogo que merece duas situações indicativas optatam totius número 16 e gravíssimo educaciones número 10 nesses dois documento cita explicitamente santo tomás de aquino como orientador dos estudos filosófico-teológicos é como assim e como importância é muito grande porque deram atenção aos elementos da metáfise tá bom então tô falando tudo isso para que vocês vejam que que realmente não dá para fazer não dá para fazer uma boa teologia sem filosofia não dá para fazer uma boa filosofia sem metafísica e e e para que entendamos
melhor a fé os elementos de fé é importante também que a gente entenda os elementos filosóficos porque nós pensamos a teologia com elementos da filosofia e é importante então ter bem estruturado a cabeça filosoficamente para que possamos então entender melhor os elementos da fé e fazer uma autêntica teologia que não seja uma espécie de pederismo né e é uma pena quando a gente encontra determinado comentários da escritura tá mas vem sentimentalistas e fio de strass que não informam a mente não possue ficam a vontade né não chegam à vontade e não estrutura um sentimentos né
a metafísica ajuda a ter uma ordem nos pensamentos na maneira de ver as coisas é isso pessoal então praticamente é é o que eu falei tá aí os alunos vão receber o material de apoio para continuar a estudar aconselha também a pegar a o plano de cursos que o plano de custo que nós estruturamos pressa matéria e eu vou fazer a sala mais curta mesmo tá bom assim eu descanso vocês e porque a cabeça já deve extrair eu sei lá né saindo fogo de tanta metafísicas ter entre substância acidentes causa final causa né então vamos
parar por aqui hoje e na próxima aula nas eu vou dedicar e quatro aulas a falar sobre a metafísica aristotélica e tomista uma vez que aristóteles e santo tomás são sem dúvida alguma os autores mais importantes para a metafísica esse daqui eu falo sem problema tá realmente quem quiser entender bem metafísica tem que entrar aí na filosofia de aristóteles e na filosofia de santo tomás de aquino e nós vamos fazer isso durante quatro pequenas durante quatro aulas né que serão as próximas quatro e aí vocês vão entender melhor o que eu venho falado até agora
tá bom então é a estudar como vocês vão continuar a estudar isso aqui né primeiro lugar eu aconselho a repetir mais uma vez as aulas se alguma coisa não ficou muito clara né alerta apostila zinha que eu vou passando pouco a pouco enfim e perguntas podem fazendo não é cês sabem os alunos matriculados neste curso nós temos encontros online no google mim né então lá a gente complementa através de perguntas e respostas a essas questões nós estamos uma matéria simplesmente e central então aproveitemos cada conceito vamos desfrutar com os ter com leite com a substância
com os acidentes com as causas vamos ter especulativos nesta matéria porque sem dúvida alguma vai ser um fundamento maravilhoso para depois entender coisas é mais maravilhosas ainda tá bom então até a próxima se deus quiser