Na sua infância, que frases você ouvia a respeito de dinheiro, riqueza e pessoas ricas? Provavelmente era algo como: o dinheiro é a fonte de todo mal, os ricos são desonestos, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e nem todo mundo pode ser rico. E provavelmente você está olhando para essas frases e vendo que você ainda acredita em todas, ou quase todas delas.
É sobre esses pensamentos e as consequências dele que vamos conversar nesse vídeo. As pessoas ricas acreditam na seguinte idéia: “Eu crio a minha própria vida. ” Já as pessoas de mentalidade pobre acreditam que: “Na minha vida, as coisas acontecem.
” Já reparou que em geral são as pessoas que têm uma situação financeira difícil as que mais gastam dinheiro com jogos lotéricos? Elas realmente acreditam que a riqueza cairá no seu colo quando as bolinhas com os seus números forem sorteadas. E ai passam a vida inteira tentando ficar ricas contando apenas com a sorte.
O resultado disso todos sabem! Você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista o seu próprio êxito, que é você mesmo quem promove a sua própria mediocridade e que é você mesmo quem estabelece a sua própria batalha pelo dinheiro e pelo sucesso. Consciente ou inconscientemente, sempre se trata de você.
Em vez de assumirem a responsabilidade pelo que acontece na sua própria vida, as pessoas de mentalidade pobre preferem se colocar no papel de vítimas. Um pensamento típico de quem apresenta esse padrão é:“Pobre de mim”. Se tivesse nascido rico tudo seria diferente!
É perceptível que o pensamento correto não é esse, mas sim encarar a situação e tentar encontrar o que realmente podemos fazer para se resolver na vida. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
Vou contar uma historia verídica. Numa cidade do interior de São Paulo, chamada Bauru, existiam dois amigos que como qualquer outra criança, sonhavam muito alto. .
. Elas não queriam ser jogadores de futebol, mas sim, queriam ser astronautas. Logicamente, com o tempo, todos falaram que esse sonho era uma loucura e uma das crianças percebeu mesmo que seria uma loucura.
Por incrível que pareça, apenas conhecemos a criança que continuou acreditando que poderia ser um astronauta. Essa criança se tornou adulta e passou por muitos obstáculos até chegar lá, acho que você sabe de quem estou falando. Essa pessoa é Marcus Pontes, o primeiro e único astronauta brasileiro.
As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre somente obstáculos. Quando Mark Zuckenberg estava criando o futuro Facebook, ja existiam o youtube, twitter, e o Orkut e MSN pareciam imbatíveis.
Isso não o deteve e agora sabemos o que aconteceu. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
Quando algum rico passa num carrão, ou quando estão construindo uma mansão. Qual é o pensamento mais comum? “Que sorte eles têm!
”, algumas pessoas até falam: “Esses ricos idiotas, com certeza roubou muita gente pra chegar aonde estão. Da mesma forma que existem pessoas pobres boas e más, também existem as ricas boas e más. O dinheiro apenas potencializa o caráter da pessoa.
Tanto entre os ricos como entre os pobres, a maioria das pessoas é boa. Se não fosse assim, como um rico conseguiria fazer com que tantas pessoas confiassem seus investimentos em suas ideias? Como juntaria tantas pessoas para trabalharem para ele?
As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas por tempo. Essa é uma das minhas preferidas!
Eu sempre escuto isso: Eu merecia um salário maior. Ou Eu merecia uma promoção no emprego. SIM, mas não é assim que o mundo funciona.
Se eu montar uma empresa e trabalhar durante um ano inteiro, 16 horas por dia, durante todos os 365 dias do ano e no final do ano eu entregar um produto que não tem funcionalidade nenhuma, NINGUÉM vai se importar! Você compraria meu produto apenas porque eu trabalhei um ano nele? COM CERTEZA não.
Não é assim que as coisas funcionam. Ninguém NUNCA ligou e NUNCA vai ligar para a quantidade de trabalho que você teve. A pergunta certa é: Você consegue entregar um bom resultado e agregar valor?
As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Sucesso é algo que se aprende.
Podemos aprender a vencer em qualquer coisa. Se você quer ser um grande goleiro, será capaz de aprender a fazer isso. Se prefere ser um grande pianista, conseguirá aprender a se tornar um.
Se deseja ser verdadeiramente feliz, terá condições de aprender a ser assim. Se quer enriquecer, também pode aprender como fazer isso. Não importa onde você está agora – o essencial é que esteja disposto a aprender.
Invista em você: Leia livros, participe de palestras, assista vídeos e converse com pessoas que tenham sucesso na sua área. As pessoas de mentalidade pobre dizem que não podem se instruir por falta de tempo e de dinheiro. Os ricos, por outro lado, estão mais conectados a citação de Benjamin Franklin: “Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância.
” Então é isso, algumas das minhas ideias preferidas desse livro.