O CRISTÃO PODE OUVIR E PRODUZIR MÚSICA "DO MUNDO"?

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
você ouve música secular existe sempre um debate muito ferro se cristão pode ou não vir música chamada de do mundo músicas que não são usadas no contexto religioso será que o cristão pode ouvir esse tipo de coisa será que o cristão pode produzir esse tipo de coisa será que os nossos ouvidos não deveriam ser identificados e houve apenas aquilo que fala da palavra de deus pois não tem nada a ver ea gente pode ouvir música secular si mesmo então fica aí que o vídeo de hoje está musical antes de começar o vídeo um pequeno jabá
da loja do doido tecnologia usando a camisa não tem no banho olha só preta com verde limão se vê nenhum si mesmo muito bonito forte muito boa com muitos comes the city somente eu gosto muito dessa camiseta utilizada feita pela grama estado em parceria com dois de tecnologias pode comprar na cozinha é importante já está a cabeça e pensar então das coisas na vida mas o vídeo hoje aqui para falar de música e muitas vezes a gente entra nessa grande polêmica sobre a arte e música secular e muitas vezes a gente simplesmente pensa naquilo que
a gente gostaria que os outros fizessem com base nas nossas preferências eu ouço muito regular eu gosto de música secular eu quero que os outros ouçam música secular ou eu não gosto não os quero que os outros também não ouço mas o que é que a palavra de deus tendo dizer sobre esse assunto esse é o debate que se torna muito forte pra gente fazer duas coisas 1 por causa da secularização hoje existe separação muito forte entre o que é arte secular e o que é arte religiosa porque muitas vezes é a igreja que é
responsável pela construção da arte não só na esfera religiosa mas também não espera popular de forma geral como a religião ela fazia parte da esfera pública em um nível muito maior do que agora o conceito de ar seco lado é uma coisa tão presente nos debates teológico de séculos passados em segundo lugar está muito relacionado também com a popularização da arte em 1898 próprio abran kuiper disse que os prazeres artísticos mais refinados são agora trazidos a um preço acessível dentro do alcance de uma classe cada vez maior e hoje a gente pode ter música no
smartphone tem música no youtube a gente ouve música no metrô no trem alguém tocando violino muitas vezes e você tem acesso à arte muito frequentemente na sua vida antes eu tinha que ouvir a orquestra alguém que toca um instrumento agora você pega um simples aparelho eletrônico que está na sua mão você tem acesso ao mundo de músicas que só seriam acessíveis antes você fosse um nobre de forma que a arte hoje é barata e presente isso acaba gerando debate que a gente configura hoje que a gente quer trazer esse vídeo o cristão pode se relacionar
com essas músicas que não são religiosas que não são músicas que se manifestam dentro do contexto de culto por secular eu vou me referir que as músicas que são não litúrgicas deixa a música litúrgica existe a música usada para o culto existe a música que fala de deus por outro lado existem situações que não são feitos para culto não são canções religiosas no sentido cultivo do sentido de voto final do termo que não farão necessariamente sobre deus mas sobre coisas da vida com a grande pergunta fim das contas é podermos glorificar a deus com arte
produzida pelos pagãos não é marcos 12 e lucas 6 que diz que toda árvore ruim dá frutos ruins como é que um árvore ruim como um homem sem deus pode criar uma arte que seja boa para o homem cristão a resposta pra mim tá lá no começo da bíblia em gênesis capítulo 4 a gente tem gênesis 4 relato do primeiro homicídio você tem que cair matando abel e caim matou abel porque tem inveja do irmão que odiou o irmão fugiu é sabido a marca de deus nesse processo e criou uma geração de homens sem deus
caim ele acabou sendo ele o pai de uma família distante do senhor que a partir do verso 16 a um relato sobre a família de cair os descendentes de cair em um homem separado de deus e coisas que esses homens acabaram inventando acabaram concluindo veja só então cain saiu da presença do senhor que foi habitar na terra de 9 a origem do éden cair conheceu ultimamente sua mulher ela engravidou e deu à luz e 9 aí ficou uma cidade que deu nome do filho e nóqui caí inventou a cidade não existe um contexto de cidade
antes de cair será que nós não deveríamos nos reunir em cidades e cidade uma coisa negativa e em weimar porque quem inventou a gente leva calypso 21 que nós vivemos eternamente na cidade santa e veremos a nova jerusalém será uma cidade que nós veremos mas quem vê toda intensidade foi caiu o olímpico cair um homem mau produziu algo bom não só algo bom mas algo que nós vamos receber pra sempre o céu que a cidade mas não só caírem stoppa enoque nasceu iradi irá de gerou meu jael e meu jael gerou medo israel e medusa
é o generoso maxilar mec tomou para si duas mulheres o nome de uma parada o nome da outra vila que é o primeiro caso de um homem bígamo na escritura deus criou adão e eva um homem ou mulher que se tem um homem tomando para si duas mulheres pela primeira vez na escritura o que dá um indicativo e que está atrelado a essa família longe de deus de alguma forma você já percebe que existe coisas boas e coisas ruins surgindo ao mesmo tempo da mesma família a da lusa já baú que foi o pai dos
que habitam em tendas e possuem dado ganha só chamá-los família separada de deus filho de um pai bigham constrói tendas pela primeira vez mais habitual em tendas talvez para evitar em caverna e coisas assim e começam a habitar em uma casa construída pelas mãos humanas e começa a prática da pecuária ele possui gado e sabendo entender que a gente vive em casas nem cavernas que um homem líbio criou o conceito de habitação como é que hoje a gente tem capacidade de comer carne porque o homem ímpio criou a pecuária o nome do seu irmão era
jubal este foi o pai de todos que tocam arban e flauta quem foi que inventou a água parece um instrumento musical muito santo é muito lindo muito maravilhoso que a gente canta igrejas por aí mas a água foi criada por um homem em um pio mas uma coisa especial aqui sobre o contexto da foto em apocalipse 58 diz que no céu os 24 ancião cada um deles tinha um arco nas mãos de apocalipse 15 versu2 disse aqueles que venceram o pecado a besta ea sua imagem receberam da parte de deus a mãe de deus harpas
apas que foram entregues pelo próprio deus a gente tem apostado criada por jubal irmão de jamal um homem ímpio que cria um instrumento que deus dá a seus filhos no último dia no céus não só a terra mas nos céus de uso do instrumento que na terra foi criado por um homem sem deus aqui é uma coisa mais difícil como é que funciona isso de um homem criar algo que já existe no céu será que existe uma continuidade entre as criações humanas e aquilo vai ser usado no céu não vai existir grande continuidade entre a
nossa produção tecnológica mas haverá um seqüenciamento a continuidade do que se produz aqui o que há de ser usado no céu ou então as coisas que o homem produz na terra são de alguma forma um reflexo daquilo que já existe na mente de deus e muitas vezes fisicamente nos céus isso é outra questão mas o que a gente sabe é que a gente tem deus dos céus entregando para os seus filhos para os 24 11 anos um instrumento musical que foi criado por um homem separado de deus o teste continua silva também teve um filho
total cain fabricante e todo instrumento importante de cobre de ferro ea irmã de tomar o caso foi na amareleja da idade da pedra vai entrar na idade do bronze de fazer o instrumento de corte de metal por causa de um homem sem deus então já segue com relato de lá métodos nas suas mulheres sobre um assassinato que ele cometeu olha só que seja estranho a gente tem aqui um famílias em deus pessoas que praticam mal e produção de coisas boas vindas de homens sem deus a gente não tem que acreditar então aqui já é uma
aplicação tecnológica muito séria que por que o ímpio fez é necessariamente mau no seu resultado o inpe peca em tudo que ele faz provérbio vai dizer que até a lavoura do ímpio é um pecado tudo aquilo que o ímpio faz é um ato de pecaminosidade porque ele não faz para a glória de deus como ordenado e romanos 14 que tudo que o homem vai fazer tem que ser feito por fé e para a glória de deus no corinthians 1061 também coloca isso no entanto não é porque o homem está pecando na sua motivação na sua
intenção que o efeito daquilo vai ser pequeno o momento pode produzir coisas boas criar coisas boas no youtube provavelmente não foi feito por um cristão e você está assistindo ao youtube para aprender tecnologia o facebook formado por mathew e talvez você esteja vendo este vídeo bad um link no facebook talvez que inventou muitas das coisas que você use possui não foi um homem cristão as suas roupas o prédio à sua tecnologia a sua comida nada dizem gospel nada disso veio das mãos de alguém que está produzindo algo para a igreja mas ainda assim algo bom
e vantajoso pra você e para o mundo o motivo disso é por causa de duas coisas graça comum e imagem de deus os homens ainda são imagem do deus vivo tiago vai dizer que a gente não fala mal dos irmãos porque ele ainda tem a imagem de deus nele o homem caiu ele caiu em pecado mas ainda há uma imagem de deus que permanece no coração do homem criado à imagem e semelhança do senhor e mesmo com o pecado a gente continua imagem e semelhança de deus por isso sendo imagem e semelhança de deus ainda
produz coisas boas vindas de deus somos o espelho quebrado mas ainda refletindo alguma coisa da bondade divina além disso existe uma graça de deus a bondade de deus que se manifesta todos os homens restringindo a maldade humana restringindo o nosso pecado fornecendo bondade e criando coisas boas através dos indivíduos em lucas 6 33 o próprio jesus reconhece que exige qualidades morais no homem e no homem sem deus quando ele fornece coisas boas por seu filho ainda um homem caído ele tem interesses de bondade e muitas das coisas que fazem e 16 ele fornece o bem
através dos outros tudo que é bom pro vem de deus mesmo quando aquilo que é bom vem da mão de um homem simples thiago 17 vai dizer que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do pai nas luzes e muitas vezes essas dádivas e se somos perfeitos provém das mãos de homens maus também de homem simples também deus usou muitos homens limpos na história pra fazer o bem ao povo de deus é o próprio jesus que disse joão 3 27 que o homem não pode receber coisa alguma se o céu lhe for dado inclusive
as coisas boas que são produzidas por outros homens deus usa muitas vezes homem simples para produzir coisas boas aos seus filhos é justamente em resumo 31 a 5 que a gente lê que deus encheu bezalel com o espírito santo para aquele encalhassem cobre e ouro e fizesse muitos bons materiais de metal deus está enchendo um homem com seu espírito nem sabemos se é um homem crente ou não pra que ele produzisse arte e arte boa e arte bela nem sempre deus encher o espírito santo para capacitar pessoas que ou as vezes de espírito santo para
a produção de algo bom saúde recebeu do espírito santo para ser rei não porque ele foi salvo no antigo testamento o espírito santo trabalhava muito mais capacitando as pessoas para as obras do que realmente trazendo a salvação interior com a gente vê mais relacionado com o novo tratamento contínuo fechamento o espírito santo usava homens para criar bondade e fazer coisas boas para as pessoas a gente tem 530 e um homem sido cheio do espírito santo simplesmente para fazer arte simplesmente pra em falhar em metal e encobre por isso que joão calvino fala de forma muito
acertada quando ele diz que nenhuma partícula de luz ou sabedoria ou justiça o poder ou retidão ou verdade genuína ser achada em qualquer lugar sem fluir dele é claro que em romanos ou 36 vai dizer que é por meio dele que tudo acontece ato 1728 vai dizer que nós vivemos nos movemos e existimos com nós podemos negar aquilo que deus está fazendo no mundo produzindo vontade do mundo fazendo bem no mundo mesmo através das mãos de homens limpos talvez um das coisas mais humilhantes que o ímpio terá que assumir no último dia é que ele
era servo de deus que odeia é que ele era usado pelo deus que ele rejeitava de que o mesmo homem líbio é um instrumento do senhor para produzir coisas boas através das mãos de um deus que ele rejeita que ele odeia e que vai condenar o último dia se não houver arrependimento genuíno no seu coração isso afeta nossa visão de arte secular com toda certeza porque isso significa que o homem mau homem limpo ele pode produzir coisas boas que a gente pode consumir e que nem tudo aquilo que é bom precisa necessariamente tá dentro do
game religioso deus faz coisas boas mesmo pessoas que estão fora do contexto religioso fora do contexto cristão muitas vezes a música pode falar sobre a natureza sob o céu sobre a terra sobre o amor o relacionamento do pai filho sobre o outro homem a mulher sobre as mais variadas questões da vida e nós podemos ouvir aquilo e encontrar coisas certas boas e justas e apreciar a beleza daqui não sei se você sabe mas existem muitos exemplos de arte secular na escritura que não são tratadas com o pecado por deus mas são vistos muitas vezes como
algo bom primeiro reis 10 8 20 a gente tem relato de um grande trono uma peça artística e escultura sendo tratada como uma das coisas mais bonitas vivendo da mão de deus para o povo de israel o rei fez ainda um grande trunfo de marfim e revestiu de ouro por isso foi coisa maravilhosa o trono tinha seis degraus e andava seis degraus para chegar e sentar em cima do trono dos dois lados havia braço junto a 102 milhões em pé então existem dois braços 22 impede cada lado seis degraus havia 12 leões 1 em casa
cada degrau nunca se havia feito nada igual em reino algum que tá falando como algo positivo acerca das riquezas salomon para que peça artística linda 12 leões em de cada lado em seis de graça até chegar ao trono em cada braço do trombudo havia também dois leões trono este todo feito de marfim e revestido de ouro puro você terá que articular isso não foi por culpa foi do rei isso não era feito provou o nome do senhor no contexto de congregação destinado ao reforço era feito simplesmente pra mostrar a imponência do rei sentado sobre um
trono esperam arte secular eram arte não religiosa e arte boa ai ai você tá falando de escultura do ta falando de uso ainda não mas agora o fado música olha só para a segunda samuel 1 25 27 você tem o rei davi compondo uma música secular e louvor seu amigo jonas que havia morrido a batalha não era um canção louvo a deus agora a canção em torno do senhor não era um canção para ser usado no culto era simplesmente uma música para alguém com música em louvor e e memória de uma pessoa que havia morrido
diz o verso 17 da vida demonstrou sua dor pela morte de saul e seu filho d antas com essa lamentação ordenado que fossem ensinada ao povo de ajudar na amamentação do arco foi registrado no livro de jazz a quero um canto de lamentação e vai dizendo no final como caíram os guerreiros no meio da batalha jonas foi morto com suas colinas estou angustiado portimão jotas tu eras muito querido a mim tomar misrata é mais preciosa para mim do clamor de mulheres como caíram uns valentes e pereceram as armas de guerra é uma canção sobre um
homem que morreu sobre dois homens aqui no caso de saúde ondas que morreram em guerra e significa que ser algo negativo maui não era uma canção sobre o elemento da criação que transmitir valores de deus e que por isso era bom e era justo ele não precisava cantar algo no culto para que eu fosse correto você pensar no próprio texto de cantares de salomão você tem um canto secular de amor sexual é uma música sobre o amor do marido para o esposo nem vem com essa conversa de cantares não tem sobre jesus ea igreja certo
você pode tentar aplicar metafóricamente por quê o homem mulher presente algum modo o relacionamento de jesus igreja mas esse é o significado principal da passagem é um texto sobre sexo um texto sobre amor se você for aplicar diretamente sofridos na igreja vai ter uma coisa muito séria por exemplo grave porque existem muitos textos com posições sexuais e você não vai querer dizer que está sobre jesus da igreja o texto é fundamentalmente sobre o homem e uma mulher que se amam de forma carnal também forma física e esse amor físico é louvado com canto e essa
é uma música secular na música cultivando a música devocional mas que é registrada como palavra de deus é palavra de deus no música secular uma música foi escrita para celebrar um relacionamento e não como o vou direto ao demonstre no em um culto a gente já aprendi com isso muito facilmente de que deus não desabou da arte secular onde a bola porque o homem simples podem produzir coisas boas e porque a arte que é feita fora do culto não é tratada como algo negativo na própria escritura davi companhar secular salomão acompanhar de celular e deus
louva aquilo como o google e deus trata como palavra de deus um desses campos seculares além do mais se o pecado é a transgressão da lei como de joão na sua primeira pista qual é a lei que está sendo transmitida quando alguém compõem arte pra fora do cupe quando alguém ouve arte de fora do culto um arte produzida por um simples desde que tenha um conteúdo bom e correto a gente está falando de música mundana que prega conteúdos contra o nome de deus mais arte que não é religiosa mas que obviamente precisa trazer conteúdos que
sejam bons agradáveis e justos que possuam boa fama como diz paulo aos filipenses ao invés de música que pregue coisa errada músicas que pregam que falam de coisas erradas pecaminosos em idosos nunca deve fazer parte do consumo normal em questão agora nem tudo aquilo que é secular r 42 normal muitas vezes traz bons conteúdos diz coisas boas que pode ser usado para a glória de deus pra alegria no coração do crente franceschi e vai dizer em arte a bíblia que nós podemos nos relacionar com arte secular porque cristo é senhor sobretudo a gentileza e mateus
28 18 a 20 que ele tem toda a autoridade sobre os céus e terra não só autoridades sobre a igreja ele tem autoridade sobre cada detalhe do universo a branca aip é que vai dizer que não existe nenhuma área nenhum de cima o público do universo e que não posso dizer é meu chefe e vai trazer quatro proposições no art a bíblia para falar um pouco sobre como nos relacionamos com a arte como se hoje de crise afeta isso primeiro deus fez o homem todo deus não foi só na esfera espiritual onde colocou no mundo
deus não só fez sua parte e material dos fez sua carne o teu corpo e colocou o mundo como um deus fez o homem todo ea gente não tem que ter vergonha esse aspecto mais estético que deus fez e nós em segundo lugar em cristo o homem todo é redimir nós não somos recebidos só no aspecto transcendental nós fomos redimidos nosso completude também no nosso senso estético nosso senso moral a nossa apreciação de arte e até no modo como a gente se relaciona com os efeitos dessa arte do nosso corpo de seu lugar cristo é
senhor da vida cristã toda e senhor do homem todo o senhorio de cristo sobre nossas vidas não está restrito a um único aspecto afeta toda a nossa vida inclusive nosso relacionamento com as artes fora do contexto de cuba e em último lugar quando jesus voltar como em todo seu resultado e nós a parte material será unida nossa parte material e um homem todos receberá uma redenção completa nossa completude é nosso relacionamento com as artes recebe do senhorio de cristo da ressurreição no último dia e nós vamos continuar seres humanos físicos estéticos auditivos apreciadores de arte
porque não também no céu é muito triste que a gente tem o costume de criar um gueto gospel e que nós só podemos consumir aquilo que provei nome religioso e não também as coisas boas que deus nos dá através da cultura e das coisas boas e bonitas e belas que aparece na nossa sociedade é um pouco um debate em primeiro corinthians 8 a 10 em que havia comida sacrificados a ídolos e paulo vai dizer como tudo que o mercado não tem problema em comer comidas foram sacrificados a ídolos a deuses falsos porque tudo aquilo que
você é bom é justo esse recebido com a ação pode ser consumido para a glória de deus o povo da igreja de corinto de um problema é toda a carne é sacrificada os pagãos e havia muito problema dentro da igreja sobre esse relacionamento entre homens e aquilo que eles comiam pão vai dizer que não há problema nenhum em comum essas coisas deixa sem efeito a glória de deus e se relaciona o nível com aquilo que a gente escuta também ainda que tenha sido feito em homenagem a deus pagão se a letra representa a bondade a
gente pode receber como algo belo aqui no card ou no link da inscrição você pode ver o vídeo no canal sobre escândalos e as pessoas na igreja não acredito nisso como é que você age você pode ver esse vídeo aqui no canal porque já está tudo bem explicadinho lá o nosso problema com esse assunto que a gente ainda muitas vezes realmente meu farisaica a gente não consegue entender que deus é um deus que aprecia o belo que deus não se incomoda que a gente se relacione com algo simplesmente porque é bom a gente desarma mas
não quer que a música secular vai modificar um só golpe ou modificar muito mais primeiro porque existe música gospel que é muito mais simples que muita música secular vamos ser sincero que a gente existe música gospel pelo amor de deus vem do portão do inferno e tem muita música secular que é muito mais honesta muito mais cristã do que muita música é cantada igreja então coisa não tem nada a ver com a outra nesse sentido mas ainda assim nós temos um deus que aprecia o belo que aprecia a beleza simplesmente por ser bela nós podemos
ouvir artista popular simplesmente porque é bonito não precisa ter uma edificação proposicional de conteúdo para valer a pena simplesmente porque nos agrada esteticamente já é o suficiente para recebermos aquilo como um presente de deus para desenvolvermos a deus adoração por aquilo e êxodo 25 principalmente no verso 9 e no verso 40 gente tem deus declarando como tabernáculo deve ser que a gente tem constantemente deus ordenando arte delson fernando enfeite deus ordenando coisas que não deveriam ter simplesmente o aspecto funcional que essas coisas virão também tem thales para que ficasse bonito mesmo 25/18 avião que rubin
serão feitos para embelezar ainda mais o tabernáculo com efeito cujo sentido daquilo era simplesmente ser bonito tem de outro de 3 de novembro a cancelar o jogo porque cada lado bonito e em cocal do material porque tem o candelabro não podia só colocar uma vela dentro não deus queria coisas bonitas um tabu enorme êxodo 2833 deu chegou a ordenar com mangas azuis como os azuis devem enfeitar a sobrepor links na roupa do sacerdote você tem uma arte que nem apresenta ao que existe na realidade não existe com o azul mas deus envie duarte não figurativa
uma mudança daquilo que realmente existe na realidade para evidenciar a mera beleza e um mero enfeite para que aquilo ficasse a munique bonito para que deus se agravasse o que é belo o mesmo acontece no tempo e o tempo a gente tem um belo inútil a gente tem belezas que se manifesta no tempo que muitas vezes não tem nenhuma utilidade arquitetônica e segunda crônicas 3 16 e 17 disse que deus ordenou que fossem erguidas dois pilares na frente o tempo em cima de cada pilar haveria uma cadeira em cima de cadeiras em romãs pra que
isso nada nenhum motivo arquitetônico aqueles pilares não sustentavam nada não tinha nenhum peso arquitetônico sobre ele existe unicamente beleza existe unicamente ao que era bonito e aquela beleza e é comunicar alguma coisa os corações e em geral o efeito visual estético e agradar a deus e agradar as pessoas que lá fossem no tempo em segunda crônicas 45 disco tanque não deveria ser liso mas entalhado porque para melhorar a aderência da não era simplesmente para ser bonito deus lobelo o cristão pode receber um belo e celebrado belo e fazer uso do belo simplesmente porque é bell
simplesmente ficar bonito simplesmente porque deus se agrada de dar aquilo que é bom o problema é que muitas vezes no relacionamento com música secular a gente pode passar por dois problemas da gruta na área cultural da anorexia cultural na gruta na área cultural a gente come de tudo se pode ouvir música que não é religiosa e ouvir tudo o que está feito por aí isso não é certo existem muitas canções que logo coisas maravilhosas onde as canções que inspiram sentimentos de criminosos onde as canções possui palavrões possuem descrições de atos sexuais muitas canções que falam
de princípios e vão contra o próprio deus vivo por outro lado a gente tem um problema de anorexia culturalmente combinada a gente experimenta nada a gente não vê nada e muitas coisas boas que deus nos dá a gente rejeita porque a gente acha que não vendido por um lado a gente relações tanto com a cultura que a gente ama também o pecado do outro lado a gente relacionada a um pouco a cultura que a gente rejeita o bem que deus dá a gente acaba então como pedro que quer chamar de impuro aquilo que deus a
gente ficou com de atos de deus diz mata e come come os animais que para a cultura judaica são puros pedro não quer comer ea escrever o jes não chama impuro o que deus a gente ficou tudo é puro para os puros se não há pecado envolvido naquilo nós podemos fazer uso para a glória e honra do deus vivo franceschi e vai dizer que a arte não cessa os portões do paraíso e nos céus ainda existir a arte e tirar música com a gente do calibre que existirá instrumentos musicais com a gente no apocalipse ele
chega vestuário como a gente leva khalip e deu seu lance bonito nos fez com que o mar de vidro misturado com fogo é uma das regiões mais lindas de joão apocalipse ea gente vê deus fazendo coisas belas o próprio céo será um grande obra de arte ea gente pode usar isso para honra e glória do deus vivo mas no fim das contas que aquela pergunta será que o cristão pode produzir arte secular que a gente está falando que se o consumo é correto a produção também seria obviamente sim você tem davi produzindo arte secular salomão
produzindo arte secular você não é como cristão restrito a só poder compor músicas que falam diretamente do nome do senhor ou que possam ser usado com dom a velha história pobre fala sobre o tédio sapateiro engrossar bater os converte pergunta como se um sapateiro cristãos e tinha que colocar cruzes certo na sola dos sapatos lutero teria respondido nessa história que não que deveria fazer o melhor sapato que ele pudesse vender por um preço justo um cristão que produz arte e não têm necessariamente colocar deus em todas as músicas para não fazer sentido para que o
seu belo porque ninguém faz isso nenhuma outra profissão sem colocar deus no rodapé na contabilidade da empresa que faz você tem que colocar deus na etiqueta das blusas que você faz na sua confecção tem que colocar deus os seus projectos de engenharia porque você tem que colocar deus diretamente na arte que você produz para que o ar seja burro que maquinou obra chamada arte não precisa de justificativa vai dizer que falar de música cristã não significa necessariamente falar de uma música cuja letra transmita uma mensagem bíblica explícita mas que a arte muitas vezes por ser
cristã ela evidencia valores morais corretos percepções boa sociedade traz algo na natureza e no coração daquele que compõem o homem que é cristão ele vai trazer os seus elementos e cristianismo suas percepções do mundo proveniente da festa a música que ele produz mas não necessariamente tem que cantar versículos bíblicos se ele não quiser e é isso que marca vai dizer que a arte não precisa de justificativa de que a arte não precisa de uma desculpinha religiosa para poder ser boa o melhor exemplo disso é a minha vida é justamente o tiago cavar chave o cavaco
já figurou o pequeno canal a um canal no youtube com vários vídeos dele você pode pesquisar não tinha cavado na internet a vida nova publicou várias obras dele tem uma entrevista porque gosto muito que diz que ele é um homem do clero homem do rock o tiago cavaco um pastor também tradicional e é um astro do rock em portugal que já foi na tv várias vezes produziu muita cultura em um contexto altamente avesso ao evangelho e sendo um homem de deus pode produzir muita arte para a glória de deus sinceramente falar de deus todas as
musas portugal um terreno muito fértil para isso franceschi foi novamente no art a bíblia vai dizer que o cristão deve usar a arte para glorificar a deus mas não simplesmente como propaganda é evangelística mas como algo belo para a glória de deus ainda vai dizer que uma obra de arte pode ser por si mesma uma do fisiologista talvez esse negócio de falar e se agravou se em direito e esquerdo você tem uma tecnologia que não faz muito sentido se têm que circular têm a graça é a direita tem esquerda e isso talvez não seja uma
coisa muito boa talvez devesse à semelhança do debate sobre direito esquerda na política mudar usando luz de um lado e do outro pra colocar em cima e embaixo também criar um eixo x e um y mexo x a gente tem o que é congregacional e o que é não congregacional aquilo pode ser cantado no culto para a glória de deus aquilo que não deve ser cantado no culto porque não faz sentido sem atuar no lugar de culto ocupa um lugar para ficar longe de deus pra falar das coisas do senhor para falar da grandeza do
deus vivo e sobre o filho de deus e transmitir alvo da palavra da verdade mas nesse contexto e congregacional nacional a gente tem outra área em que música boa música ruim música santa e música inpe e só temos a obrigação moral ruim não deveria ter entrado na igreja do congresso na boa que deve cantar na igreja você tem música secular ruy que não vai ser cantada na igreja e que deve ser excluída e música secular boa que não vai ser da igreja mas que pode ser construída também uma forma mais madura a gente pensar sobre
esses assuntos que você escuta se ouve música secular você só ouve música gospel como aqui em baixo fala um pouco sobre isso é manter um debate sempre aberto em todos os assuntos da palavra de deus com respeito e com amor e você sabia que pode nosso patrão e 32 de teologia ponto br barra patrão no link está aqui embaixo você pode se inscrever para atuar um dois três quatro cinco reais por mês e fazer a gente continuar mantendo esse canal funcionando escreveu nosso grupo taleban inter contexto de amizade muito gostosa em todos os temas aqui
no canal você recebe algumas coisas antes de todo mundo a gente falar de temas pega dicas de vídeo para gravar você pode fazer parte daqueles que financiam os dois geologia ajudou a propagar boa teologia na internet onde se inscrever no canal não deixe de conferir o nosso site tem muita coisa boa lá compra nossa camiseta no pleno brinco que a gente vai aprendendo mais juntos sobre a palavra da verdade muito obrigado por nos acompanhar até aqui foi negada e tchau tchau
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