[Música] Fala galera do Cifra Club Eu sou Felipe lobo e agora a gente vai ter a nossa primeira aula teórica especial sobre um tema muito importante é a formação de acordes vamos conhecer como que funciona a lógica da construção dos acordes e algumas estruturas bás chamadas de tríades que são acordes de três sons diferentes vamos ver ainda as forminhas pra gente tocar todos os acordes maiores e menores no violão ou na guitarra é importante que antes de assistir essa aula você assista duas aulas muito importantes que trazem as bases teóricas pra gente compreender a teoria
dos acordes são as aulas de introdução à teoria musical e a aula sobre intervalo eu preparei também um PDF com todo material didático para você acompanhar essa aula basta pegar esse link tá aparecendo aqui no vídeo e digitar no seu navegador para fazer um download do arquivo vamos [Música] lá acorde é um grupo de notas musicais que soam ao mesmo tempo a maior parte das músicas que a gente ouve ainda hoje são feitas a partir de acordes simples de apenas três notinhas esses acordes são chamados de tríades por exemplo o Acorde de dó [Música] maior
este acorde é formado pela as notas Dó também chamada de nota fundamental Porque é ela que dá o nome ao acorde Depois temos a nota Mi que forma um intervalo de terça maior com a Fundamental e depois temos a nota sol que forma um intervalo de quinta justa com a nota Dó Então temos fundamental terça maior e quinta justa as outras duas cordas fazem notas que repetem essas mesmas notas temos o dó na segunda corda e mais um mi na corda mizinha se a gente analisar o que forma entre as notas sol e mi veremos
que é mais um intervalo de terça por isso dizemos que os acordes são formados por terças sobrepostas sabemos que as terças podem ser de dois tipos terça maior com a distância de Dois Tons entre as notas ou terça menor com a distância de apenas um 1 e me e o intervalo de quinta também pode variar ele pode ser quinta justa quinta diminuta ou quinta aumentada Por isso as diferentes combinações desses intervalos vão formar diferentes tipos de tríades para ficar mais fácil da gente entender vamos imaginar que o intervalo de terça ele tem uma forma de
uma caixa quadrada e temos dois tipos de caixa a caixa grande que é a terça maior e a caixa pequenininha que é a terça menor agora vamos empilhar Essas caixas de duas em duas e ver todas as combinações possíveis e a gente vai ter aí todos os tipos de tríades a primeira Possibilidade é a gente pegar primeiro um intervalo de tensa maior e depois colocar uma tensa menor em cima quer dizer a gente vai pegar uma caixa grande e colocar uma caixa pequena por cima por exemplo no acorde dó maior a gente tem as notas
dó e mi formando a terça maior e depois vem a nota sol que forma uma terça menor com a nota Mi a resultante da soma desses intervalos é uma quinta justa entre as notas dó e sol e esta é a configuração da Tríade [Música] maior a segunda Possibilidade é a gente fazer o contrário pegar primeiro uma caixinha pequena e colocar uma caixa grande por cima é a mesma coisa da gente fazer o seguinte o acordo de dó menor eu tenho primeiro um intervalo de terça menor entre as notas Dó e mi [Música] bemol depois um
intervalo de terça maior entre as notas mi bemol e sol que é a quinta justa do acorde Este é o padrão para a Tríade menor uma terça menor com uma terça maior em cima formando o intervalo de quinta justa na resultante Note que a diferença entre o acorde maior e o Acorde menor está apenas na nota que forma um intervalo de ter no acorde maior temos a tensa maior e no menor a tensa menor é fácil de ver aqui no braço do violão que apenas a nota da segunda corda está mudando quando eu faço essa
forma e é importante notar também como o som muda bastante não é mesmo a terceira Possibilidade é a gente empilhar duas caixinhas pequenas uma em cima da outra quer dizer a gente vai somar dois intervalos de terça menor formando uma quinta diminuta na resultante desses intervalos por exemplo eu vou tocar a nota Dó em seguida a nota Mi Bemol que forma um intervalo de tensa menor com a [Música] fundamental em seguida eu vou tocar a nota sol Bemol que vai formar um intervalo de terça menor também com o mi bmol então nós teremos uma quinta
diminuta quando a gente fizer a resultante desses intervalos então a Tríade diminuta é uma Core menor com a quinta dimina a última Possibilidade é a gente empilhar duas caixas grandes uma em cima da outra quer dizer serão dois intervalos de tensa maior um sobre o outro por exemplo vou fazer o Acorde de dó com quinta [Música] aumentada que também pode ser ser feito dessa [Música] forma eu tenho as notas dó que é a fundamental do acorde O Mi que é a terça maior e o sol sustenido que é uma terça maior da terça maior e
forma um intervalo de quinta aumentada com o dó Este é o padrão das tríades aumentadas fundamental tensa maior e quinta aumentada você deve ter percebido que toquei os acordes em posições diferentes e a gente tem liberdade para organizar as notas como a gente quiser a fundamental deve ser a nota mais grave porém a terça e a quinta podem vir em qualquer ordem se a gente quiser fazer a terça mais aguda e fazer a quinta numa região um pouco mais grave não tem problema o importante é que a fundamental seja a nota mais grave então são
quatro os tipos de tríades nós temos a triade maior a menor aumentada e a diminuda é a terça que vai definir se o acorde é maior ou menor e se a gente tem um acorde menor que tem a quinta diminuta ele vai ser uma Tríade diminuta e o acorde maior que tem a quinta aumentada vai ser uma Tríade aumentada agora você pode perguntar mas Felipe não tem como a gente pegar um acorde menor e colocar uma quinta aumentada nesse acorde é uma boa pergunta mas Observe como que vai ficar se a gente fizer isso com
mi menor o mi menor é formado pelas notas mi Sol que é a tensa menor e o si que é a quinta justa bom então pra gente pegar essa quinta Justa e fazer ela ficar aumentada a gente vai chegara meio Tom pra frente e ela vai virar a nota si sustenido que vai ter a mesma sonoridade da nota dó então é como se a gente tivesse fazendo um acorde com as notas mi sol e dó mas essas três notas são as notas do acorde de dó maior só que invertidas quer dizer a gente pegou o
mi e jogou como nota mais grave então É como se eu tivesse fazendo um acorde de dó maior só com a tensa no baixo então a Tríade menor com quinta aumentada vai acabar coincidindo com um outro tipo de acorde que é até mais simples que é a Tríade maior só que invertida agora você vai até encontrar essa cifra do acorde menor com quinta aumentada em algumas músicas por aí não quer dizer que ele não exista mas que ele é incomum e vai ser muito pouco usado a gente pode por exemplo imag as seguinte sequência de
acordes mi [Música] menor mi menor com quinta aumentada mi menor com sexta e mi menor com quinta aumentada [Música] novamente por causa do baixo que fica sempre fazendo a nota Mi e a gente vai fazendo uma sequência a partir de um acorde menor ele acaba ficando com uma sonoridade de acorde menor e poderia ser cifrado como mi menor com a quinta aumentada porém se ele aparecer isolado ou em um outro contexto ele vai soar mais como um acorde maior invertido Mas fica a possibilidade da gente ter um quinto tipo de Tríade que é a Tríade
menor com a quinta aumentada embora seja muito pouco comum e pouco [Música] utilizada a agora vamos a parte prática dessa aula eu vou ensinar a vocês cinco formas diferentes que servem para tocar qualquer acorde maior é o que chamamos de sistema CAGED olha só a primeira forminha é a forma do dó maior Observe que nessa forma nós temos o baixo do acorde na quinta corda a corda lá e o restante das notas estão todas do lado esquerdo desse baixo se a gente trocar os dedos aqui liberando o dedo um a gente vai ter uma forma
que pode andar pelo braço ser deslocada através do uso da Pestana veja como eu cheguei todas as notas uma casa pra frente e coloquei a Pestana na primeira casa formando o Acorde de dó sostenido que se eu chegar mais uma casa pra frente vira o ré maior e assim por diante ele pode virar o ré sostenido maior o mi maior o fá maior se a gente continuar fazendo esse mesmo raciocínio a gente consegue tocar todos os acordes maiores com essa mesma forma a segunda forma que a gente tem é a forma de Lá Maior veja
que nessa forma a gente também tem o baixo na quinta corda a corda lá porém as outras notas estão todas do lado direito desse baixo Nós também podemos deslocar este acorde pelo braço usando a Pestana quando eu chego tudo uma casa pra frente eu tenho lá sustenido mas uma casa pra frente eu tenho si maior mais uma casa eu tenho dó maior e assim por diante veja como a gente toca o mesmo acorde de dó maior com as duas [Música] formas o som vai mudar um pouquinho porque os acordes estão em regiões diferentes então o
timbre é um pouco diferente e a ordem com que as notas vão se enc também é um pouco diferente porém as notas são as mesmas o Acorde recebe o mesmo nome a próxima forma é a forma de sol maior veja bem nessa forma a gente tem o baixo do acorde na sexta corda a corda mizona e as outras notas estão todas pro lado esquerdo do acorde inclusive temos três notas em cordas solas a gente pode trocar os dedos para liberar o dedo um poder locar também essa forma pelo braço do violão com o uso de
uma pestana quando a gente chega tudo uma casa pra frente e coloca a Pestana na primeira casa a gente vai ter o Acorde de sol sustenido maior e mais uma casa pra frente a gente tem o lá maior Observe que se a gente comparar este acorde com o mesmo acorde de Lá Maior feito na forma de lá o som vai ser um pouco diferente porque na forma de sol as notas vão ficar numa região um pouco mais aguda e o resultado é um acorde mais brilhante a próxima forma é a forma do mi nessa forma
a gente tem também o baixo na sexta corda e o restante das notas está à direita desse [Música] baixo a gente pode trocar os dedos aqui para liberar o dedo um e poder deslocar esse acorde pelo braço através do uso da Pestana quando chegamos tudo uma casa pra frente a gente vai ter o Acorde de fa maior mais uma casa e ele vira fa sostenido e depois a gente tem o sol maior na próxima casa e assim por diante vamos comparar o som do sol maior feito a forma de sol e feito com a forma
do mi o timbre do acorde vai ficar um pouco diferente porque com a forma de mi a gente tá usando todas as cordas presas o som fica um pouco mais fechado na forma do Sol como a gente tem várias cordas soltas a gente tem um som mais [Música] aberto a próxima forma é a forma de ré maior nessa forma o baixo encontra na quarta corda a corda ré e as outras notas estão do lado direito deste baixo a gente pode também trocar os dedos para liberar o dedo um e deslocar esse acorde Essa é a
única forma que não precisa da Pestana para fazer o deslocamento Porque existe apenas uma corda solta que é o baixo do acorde Então vou apertar apenas essa corda com o dedo um aqui eu tenho um acorde de ré sostenido que está apenas uma casa à frente do ré é na próxima casa nós teremos o mi maior e assim por diante observe a diferença do mi tocado na forma de Mi e tocado na forma do ré ele vai ficar com um som um pouco mais agudo quando a gente faz na forma do [Música] ré então resumindo
tudo isso são cinco formas duas delas com baixo na quinta corda sendo uma pro lado esquerdo e a outra pro lado direito e duas com um baixo na sexta corda da mesma forma e apenas uma com baixo na quarta [Música] corda porque se a gente fizesse mais uma forma com baixo na quarta corda a gente ia ter essa posição aqui ó que acaba sendo um fragmento da forma do mi que a gente já aprendeu Então as cinco formas são dó que recebe a Cifra C O lá que recebe a cifra A o sol que recebe
a cifra g o mi recebe a cifra e e o ré recebe a cifra D por isso é chamado de sistema CAJ c a g e d agora vou tocar o mesmo acord usando as cinco formas e tocando o acorde em todas as regiões do braço do violão Observe que interessante dó maior com a forma de dó com a forma de lá com a forma de sol com a forma de mi com a forma de ré [Música] isso é muito interessante porque a gente pode escolher qualquer uma dessas formas para tocar qualquer acorde maior então
de acordo com o contexto da música Às vezes a gente tá fazendo alguns acordes que são mais na região aguda e vem um dó maior eu não preciso fazer ele lá na parte mais grave do violão que seria dar um salto muito grande com a mão então eu vou escolher talvez a posição do mi que tá na região mais aguda e assim eu tento economizar o tempo de fazer grandes saltos e também vou conseguir um timbre mais agudo que vai ser mais interessante pro contexto da música Então são cinco opções para tocar os acordes maiores
agora é muito interessante que a gente pode também usar apenas um fragmento dessas formas quer dizer por exemplo a forma do mi maior eu não preciso necessariamente tocar as seis cordas posso pegar apenas as cordas mais graves e dispensar o uso da Pestana se eu pegar apenas as três cordas a gente vai ter um acorde muito utilizado no rock and roll que é chamado de power Cord derivado justamente dessa forma do mi aqui na sexta corda e se a gente fizer isso com a forma do lá a gente também vai ter o Power Cord na
quinta corda basta a gente usar apenas as três cordas mais graves dessa [Música] forma eu posso usar o mesmo raciocínio e criar fragmentos só com as cordas agudas por exemplo se eu pegar a forma do mi e usar apenas as três cnas agudas a gente vai ter essa forminha aqui sol maior lá maior e assim por diante a mesma coisa com a forma do lá Olha só eu vou usar apenas as três cordas agudas esses fragmentos são muito interessantes pra gente construir arranjos de violão por exemplo que a gente tem dois violões tocando juntos enquanto
um violão vai fazer os acordes numa região mais grave o outro violão Pode fazer os mesmos acordes numa região mais aguda isso vai dar um colorido todo especial pro arranjo também vai deixar os acordes mais fáceis de executar porque a gente vai estar dispensando as pestanas para que a gente não precisa tocar todas as cordas ok agora vamos ver como são as formas para tocar os acordes menores que são derivadas dessas mesmas formas do CAGED entretanto Nem todas essas cinco formas vão ser assim fáceis de montar com os acordes menores apenas três delas serão as
mais práticas que são a forma de lá que quando eu faço o Acorde menor eu vou pegar a notinha aqui da segunda corda e jogara Meio Tom para trás ou seja uma casa para trás [Música] liberando o dedo um Eu posso também deslocar essa forma pelo braço do [Música] violão o mesmo raciocínio a gente pode aplicar na forma de mi este aqui é o mi maior a tensa do acorde encontra-se aqui na terceira corda então eu vou jogar ela Meio Tom para trás ele vai virar o mi menor trocando os dedos a gente vai deslocar
dessa forma o corde menor com a forma de [Música] mi então nós temos a forma de lá e a forma de mi tocando aqui o mesmo acorde de lá menor e a terceira opção para os acordes menores é a forma de ré veja aqui é o ré maior que tem a terça do acorde na corda mezinha Então vou pegar essa nota e jogar ela uma casa para trás para ter a forma do ré menor se eu trocar os dedos aqui para liberar o dedo um Eu Posso deslocar o Acorde menor com a forma de ré
por todo braço do [Música] violão Então são três formas que facilitam a gente fazer os acordes menores dentro dessa lógica do sistema CAJ a forma de lá a forma de mi e a forma de R menor a gente também pode aplicar a mesma lógica de fragmentos com as formas menores por exemplo se eu pegar aqui a forma do lá menor na quinta casa a gente tem um acorde de R menor eu vou usar apenas as três cordas mais agudas e vou fazer um som aqui que eu acho que vocês vão [Música] reconhecer é a música
de Pink Flo ela é tocar exatamente com essa que é um fragmento da forma de lá menor tocada na quinta casa para fazer o ré menor usando apenas as três cnas mais agudas para ter um som bem na região aguda aqui bom vamos ver como que funciona agora a variação dessas formas do kajet para tocar os acordes diminutos e os acordes aumentados vamos ter três formas que vão servir de referência né essas mesmas que a gente usou para fazer os acordes menores para fazer também os diminutos então por exemplo se eu pego a forma aqui
do menor Vamos colocar aqui na terceira casa para usar o dó como referência para eu fazer o Acorde diminuto Eu preciso da quinta diminuta então vou localizar aqui aonde que tá a nota sol que é a quinta diminuta ela encontra-se na corda ré e na corda mizinha agora a gente precisa jogar essa nota Meio Tom para trás ou seja uma casa para trás então eu posso pegar essa nota que tá aqui na corda ré e apertar ela na quarta casa com dedo dois e essa vai ser a forma da Tríade diminuta nós não vamos usar
a corda mizinha que é para facilitar aqui a [Música] digitação podemos fazer a mesma coisa na forma de mi menor colocar aqui na terceira casa para F mais fácil da gente visualizar e vou localizar a quinta do acorde que está na corda lá e jogar ela Meio Tom para trás [Música] e a gente tem o sol menor com a quinta diminuta ou Tríade diminuta de sol a gente também vai evitar de usar as duas primeiras cordas porque a quinta justa vai aparecer aqui na corda si a gente não pode tocar as duas Quintas nesse acorde
então apenas as quatro cordas mais graves para fazer a Tríade diminuta com essa forma e se a gente fizer o mesmo raciocínio aqui com a forma de R menor a gente vai ver que a quinta do acorde está na corda sol e eu vou jogar ela Meio Tom para trás para ter a Tríade diminuta dessa [Música] forma então mais uma vez a Tríade diminuta com a forma de lá menor com a forma de mi com a forma de ré e agora a gente pode usar o mesmo raciocínio para fazer as formas dos acordes aumentados veja
bem eu vou pegar aqui os acordes maiores primeiro na forma de lá localizando a quinta do acorde que está na corda ré eu vou trocar os dedos aqui para poder colocar ela uma casa à frente vai ficar [Música] assim é a Tríade aumentada de dó ou dó com quinta [Música] aumentada a mesma coisa aqui com a forma do mi a gente P na terceira casa vai ter o Acorde sol maior certo então eu localizo a quinta do acorde que encontra-se aqui na corda lá e jogo uma casa pra frente e temos o sol com quinta
aumentada ou Tríade aumentada de sol fazendo a mesma coisa com o Acorde na forma de ré maior se a gente colocar aqui na terceira casa a gente vai ter o acorde de fá eu localizo a quinta do acorde que está na corda sol e coloco uma casa à frente teremos então o fá com quinta [Música] aumentada ou Tríade aumentada de [Música] fá o interessante que pros acordes aumentados a forma de dó também funciona bem que é fácil a gente vai apenas fazer uma panha na primeira casa que aí o sol que é a nota da
corda solta vai virar sol sustenido e vai dar pra gente a quinta aumentada que a gente precisa só que a gente não vai poder tocar a corda mizinha que vai acabar por causa da Pestana fazendo uma nota que não pertence ao [Música] acorde então para ficar mais fácil de você visualizar eu vou pegar um mesmo acorde e transformar ele fazendo os quatro tipos de tríades veja bem nós temos o dó maior na forma de [Música] lá se eu aumentar a quinta dele Meio Tom ele vira dó aumentado voltando pro dó maior eu vou agora pegar
a terça que tá na segunda corda e diminuir Meio Tom Ele vai virar dó menor e agora a quinta que está na corda ré eu jogo Meio Tom para trás e ele vai virar a Tríade diminuta de dó uma vez que a gente aprende todas essas formas a gente pode ler as cifras com mais facilidade porque a gente não precisa estar sempre recorrendo à aquele diagrama com o desenho do acorde mas a gente pode escolher de acordo com o contexto da música qual dessas formas vai ser mais fácil de tocar ou qual vai dar um
som mais interessante o som que a gente vai achar mais bonito aí para determinada música ou para determinado trecho da música Então esse sistema CAGED é um sistema que ajuda muito a gente a memorizar as formas dos acordes e se tornar cada vez mais independente e mais criativo podendo tocar a música do nosso jeito com o nosso próprio estilo [Música] pessoal agora a gente vai aprender um exercício muito legal para assimilar as principais tríades que a gente viu Nessa aula Olha só vou tocar uma vez para vocês é um exercício com uma sonoridade muito legal
de escutar e na sequência eu vou explicar um pouco melhor vou começar com esse acorde aqui que é a Tríade com a quinta aumentada né [Música] bom o exercício é muito simples a gente começa montando a Tríade maior com quinta aumentada Começando aqui com o baixo na sétima casa fazendo o Acorde de mi maior com quinta [Música] aumentada como a gente viu a quinta do acorde tá aqui na corda ré Então no próximo acorde a gente vai recuar essa nota uma casa e fazer o mi maior em seguida a gente vai recuar a nota da
corda siendo o mi menor e para fechar a sequência a gente recua novamente a nota da corda ré que faz a quinta do acorde E aí a gente monta o Acorde menor com quinta diminuta Então veja são quatro tipos de acordes que a gente vai estar exercitando a Tríade com quinta aumentada depois a Tríade maior então a tensa vai cair Meio Tom e a gente toca a Tríade menor em seguida a quinta cai Meio Tom novamente e a gente toca a Tríade menor com quinta diminuta para dar sequência no Exercício a gente cai agora a
fundamental do acorde e troca aqui o dedo dois vai pra corda sol e o dedo quatro sobre pra corda ré e a gente voltou no primeiro tipo de Tríade que é a Tríade maior com quinta aumentada só que agora em mi bemol que é a fundamental do acorde foi pra sexta casa então é só a gente repetir essa sequência toda uma casa para trás e novamente a gente desce mais uma casa e recomeça a sequência agora em ré e assim por diante [Música] dessa forma nós vamos assimilar os quatro principais tipos de tríades que a
gente aprendeu nessa aula treinando tanto a entação de mão esquerda quanto a compreensão da estrutura de cada tipo de Tríade e O legal é que não precisa ter um ritmo definido para tocar esse exercício a gente pode fazer o ritmo que a gente quiser até por exemplo fazer uma uma um toque só para baixo em cada acorde né já que o foco do exercício não é o ritmo mas sim a montagem de cada um dos acordes aqui que a gente tá treinando bom eu preparei também as versões desse mesmo exercício só que com as forminhas
com o baixo na corda misona ou com o baixo na corda ré que estão lá no pdf que com material didático dessa aula que você pode baixar também e é isso [Música] aí Nesta aula Vimos que as estruturas básicas para formação de acordes são chamadas de tríades porque são acordes de apenas três notas e são quatro os principais tipos de tríades a maior a menor aumentada e a diminuta vimos ainda como usar o chamado sistema CAGED para ter cinco formas diferentes para tocar qualquer acorde maior ou acordes menores também pelo braço do violão ou da
guitarra na próxima aula vamos falar sobre os acordes tetrads que são acordes de quatro sons e são predominantes na MPB eles são feitos a partir do acréscimo de um intervalo de sétima à tríades básicas é importante baixar o pdf que eu preparei com todo esse material didático pra gente fixar bem o conteúdo dessa aula é só pegar esse link que tá aparecendo aqui embaixo e digitar no seu navegador para fazer o download e é isso aí obrigado faça sua inscrição no nosso canal do YouTube deixe seus comentários aqui pra gente e siga o Cifra Club
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